quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dez Doenças Espiritualmente Transmissíveis - Colaboração do nosso amigo: Guilherme Luiz de Freitas


  1. Espiritualidade Fast Food:

A espiritualidade Mix com uma cultura que celebra a velocidade, a multitarefa e gratificação instantânea onde o resultado seja provável a espiritualidade fast-food. Espiritualidade fast-food é um produto da fantasia comum e é compreensível para o alívio do sofrimento de nossa condição humana, ele tem que ser rápido e fácil. Uma coisa é clara: a transformação espiritual não pode ser obtida como uma solução rápida.


  2. Falsa espiritualidade:

A falsa espiritualidade é a tendência de falar, vestir e agir como se o imaginário visse o que outra pessoa espiritualizada faria. É uma espécie de imitação da espiritualidade. Imita a realização espiritual da mesma maneira que um tecido pode imitar a pele genuína de um leopardo.


  3. Motivações confusas:

Embora o nosso desejo de crescer seja genuíno e puro, muitas vezes ele se confunde com motivações menores. Incluindo o desejo de ser amado, o desejo de pertencer a um grupo, a necessidade de preencher nosso vazio interno, a crença de que o caminho espiritual removerá: A nossa ambição, o nosso sofrimento espiritual, o nosso desejo de ser especial, de ser melhor do que qualquer coisa, para ser "o Único".


  4. Identificando-se com Experiências Espirituais:

Nesta doença, o ego se identifica com a nossa experiência espiritual e a toma como sua e nós começamos a acreditar que estamos incorporando ideias que surgiram dentro de nós em determinados momentos. Na maioria dos casos isso não dura indefinidamente, embora tenda a perdurar por longos períodos de tempo como aqueles que se julgam terem função iluminada e/ou, serem professores espirituais.


  5. O Ego espiritualizado:

Essa doença ocorre quando a própria estrutura da personalidade egoica se torna profundamente integrada com conceitos espirituais e ideias. O resultado é uma estrutura egoica "à prova de balas". Quando o ego se torna espiritualizado, somos incapazes de ajudar, em uma nova entrada ou em comentários construtivos. Nós nos tornamos seres humanos impenetráveis com crescimento espiritual raquítico e isto tudo em nome da espiritualidade.


 6. Produção em Massa de Professores Espirituais:

Há uma série de tradições espirituais em moda, produzem pessoas que acreditam estar em um nível de iluminação espiritual ou maestria, que está muito além de seu nível real.Uma das doenças é o transportador espiritual: Ele coloca um brilho, obtém um insight e... Bam! Pronto! Você está iluminado e pronto para iluminar os outros de maneira similar. O problema não é que tais professores instruam, mas que representem, a si mesmo, como tendo alcançado o domínio espiritual.


  7. Orgulho Espiritual:

O orgulho espiritual surge quando o profissional, através de anos de esforço e trabalhado, realmente alcança certo nível de sabedoria e a usa para justificar o poder de desligar uma experiência maior. Um sentimento de "superioridade espiritual" é outro sintoma desta doença transmitida espiritualmente. Ela se manifesta como uma sensação sutil de que "Eu sou melhor do que os outros sou mais sábio e superior porque sou espiritualizado".


  8. Grupo da mente:

Também descrito como pensamento de grupo de culto ou doença que cause vergonha, grupo da mente é um vírus insidioso que contém muitos elementos tradicionais que causam dependência.Um grupo espiritual faz acordos sutis e inconscientes sobre as formas corretas de pensar, falar, vestir e agir. Indivíduos e grupos infectados com o "espírito de grupo" rejeitam indivíduos, atitudes e circunstâncias que não estão de acordo com suas regras, muitas vezes não escritas do grupo.


  9. O complexo de pessoas escolhidas:

O complexo de pessoas escolhidas não se limita aos judeus. É a crença de que "O nosso grupo é mais evoluído espiritualmente, poderoso, iluminado e simplesmente, melhor do que qualquer outro grupo". Há uma diferença muito importante entre reconhecer que se encontrou o caminho certo. O professor ou a comunidade e o caminho que você se encontra.


  10. O vírus mortal:

"Cheguei": Esta doença é tão potente que tem a capacidade de ser terminal e mortal para a nossa evolução espiritual. Esta é a crença de que "Eu cheguei" na meta final do caminho espiritual. Nosso progresso espiritual termina no ponto em que essa crença se torna cristalizada em nossa psique, para o momento em que começamos a acreditar que chegamos ao fim do caminho, um maior crescimento cessa.



 Mariana Caplan, Ph. D. Adaptado > do livro Eyes Wide Open: Cultivando o Discernimento no Caminho Espiritual (O Som Verdadeiro).


    Todos os ensinamentos e curiosidades sobre o Espiritismo serão muito bem vindos.

Carlos de Ogum.

7 comentários:

Ana Flávia disse...

Excelente informação!!
Não fazemos ideia do que atraímos com sentimentos contrários a caridade.
Orai e vigiai sempre!!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog! Muitos ensinamentos novos para mim. Estou aprendendo muito.

Anônimo disse...

A caminhada é muito difícil, temos que nos policiar sempre, o aprendizado nunca termina.Temos que policiar nossas mentes e ações o mundo esta ai pra tirar a gente do trilho.

Fernando disse...

Olá meu amigo!!!
Sempre leio as postagens do seu blog mas nunca comentei ( não acho que eu tenha algo a acrescentar).
Hoje resolví deixar aqui meus singelos parabéns por divulgar não só valores sobre a Umbanda para umbandistas ou para quem queira conhecê-la mas valores que servem para qualquer pessoa que queira caminhar no bem.

Grande abraço desse errante matuto do sertão paulista ^^/
Muito axé sempre!!!

Carlos de Ogum disse...

Caro Amigo Fernando, engana-se dizendo que não tem nada a acrescentar, o simples fato de estar presente já acrescentou muita luz a nosso humilde blog. Abraços.

Anônimo disse...

A caminhada é dura demais. Mas temos que evoluir; Lutar pelas bençaos. Vamos sempre buscando a melhor jornada. Saravá para todos. Axé. Ricardinho.

Adriana Cavalheiro disse...

ADOREI ESSA MATÉRIA REALMENTE ESCLARECEDORA, HOJE ME DIA TODO MUNDO SE DIZ MÉDIUM, TODO MUNDO E ESPIRITUALISTA E ESPIRITUALIZADA, MAS QUANDO VAMOS VER A MAIORIA E SÓ ENGANAÇÃO, A MEDIUNIDADE A GENTE MORRE APRENDENDO E DESENVOLVENDO

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;