domingo, 2 de fevereiro de 2014

Saudação a Mãe Iemanjá




     Deusa da nação de Egbé, nação esta Iorubá onde existe o rio
Yemojá (Yemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares. Orixá muito
respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás
Iorubanos, enquanto a maternidade dos Orixás Daomeanos é atribuída a
Nanã. Por isso à ela também pertence a fecundidade. É protetora dos
pescadores e jangadeiros.

     Comparada com as outras divindades do panteão africano, Yemanjá é
uma figura extremamente simples. Ela é uma das figuras mais conhecidas
nos cultos brasileiros, com o nome sempre bem divulgado pela imprensa,
pois suas festas anuais sempre movimentam um grande número de
iniciados e simpatizantes, tanto da Umbanda como do Candomblé.

     Pelo sincretismo, porém, muita água rolou. Os jesuítas
portugueses, tentando forçar a aculturação dos africanos e a
aceitação, por parte deles, dos rituais e mitos católicos, procuraram
fazer casamentos entre santos cristãos e Orixás africanos, buscando
pontos em comum nos mitos.

     Para Yemanjá foi reservado o lugar de Nossa Senhora, sendo,
então, artificialmente mais importante que as outras divindades
femininas, o que foi assimilado em parte por muitos ramos da Umbanda.

     Mesmo assim, não se nega o fato de sua popularidade ser imensa,
não só por tudo isso, mas pelo caráter, de tolerância, aceitação e
carinho. É uma das rainhas das águas, sendo as duas salgadas: as águas
provocadas pelo choro da mãe que sofre pela vida de seus filhos, que
os vê se afastarem de seu abrigo, tomando rumos independentes; e o
mar, sua morada, local onde costuma receber os presentes e oferendas
dos devotos.

     São extremamente concorridas suas festas. É tradicional no Rio de
Janeiro, em Santos (litoral de São Paulo) e nas praias de Porto Alegre
a oferta ao mar de presentes a este Orixá, atirados à morada da deusa,
tanto na data específica de suas festas, como na passagem do ano. São
comuns no reveillon as tendas de Umbanda na praia, onde acontecem
rituais e iniciados incorporam caboclos e pretos-velhos, atendendo a
qualquer pessoa que se interesse.

Apesar dos preceitos tradicionais relacionarem tanto Oxum como Yemanjá
à função da maternidade, pode estabelecer-se uma boa distinção entre
esse conceitos.

As duas Orixás não rivalizam (Yemanjá praticamente não rivaliza com
ninguém, enquanto Oxum é famosa por suas pendências amorosas que a
colocaram contra Iansã e Obá). Cada uma domina a maternidade num
momento diferente.

      A majestade dos mares, senhora dos oceanos, sereia sagrada,
Yemanjá é a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares,
protetora da família. Chamada também de Deusa das Pérolas, é aquela
que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento.

     Numa Casa de Santo, Yemanjá atua dando sentido ao grupo, à
comunidade ali reunida e transformando essa convivência num ato
familiar; criando raízes e dependência; proporcionando sentimento de
irmão para irmão em pessoas que há bem pouco tempo não se conheciam;
proporcionando também o sentimento de pai para filho ou de mãe para
filho e vice-versa, nos casos de relacionamento dos Babalorixás (Pais
no Santo) ou Ialorixás (Mães no Santo) com os Filhos no Santo. A
necessidade de saber se aquele que amamos estão bem, a dor pela
preocupação, é uma regência de Yemanjá, que não vai deixar morrer
dentro de nós o sentido de amor ao próximo, principalmente em se
tratando de um filho, filha, pai, mãe, outro parente ou amigo muito
querido. É a preocupação e o desejo de ver aquele que amamos a salvo,
sem problemas, é a manutenção da harmonia do lar.

     É ela que proporcionará boa pesca nos mares, regendo os seres
aquáticos e provendo o alimento vindo do seu reino. É ela quem
controla as marés, é a praia em ressaca, é a onda do mar, é o
maremoto. Protege a vida marinha. Junta-se ao orixá Oxalá
complementando-o como o Princípio Gerador Feminino.



CARACTERÍSTICAS

Cor:
Cristal. (Em algumas casas: Branco, azul claro. também verde claro e
rosa claro)

Fio de Contas:
Azul leitoso (Umbanda).
Contas e Missangas de cristal. Firmas cristal.

Ervas:
Colônia, Pata de Vaca, Embaúba, Abebê, Jarrinha, Golfo, Rama de Leite
(Em algumas casas: aguapé, lágrima de nossa, araçá da praia, flor de
laranjeira, guabiroba, jasmim, jasmim de cabo, jequitibá rosa, malva
branca, marianinha - trapoeraba azul, musgo marinho, nenúfar, rosa
branca, folha de leite)

Símbolo:
Lua minguante, ondas, peixes.

Pontos da Natureza:
Mar.

Flores:
Rosas brancas, palmas brancas, angélicas, orquídeas, crisântemos
brancos.

Essências:
Jasmim, Rosa Branca, Orquídea, Crisântemo.

Pedras:
Pérola, Água Marinha, Lápis-Lazúli, Calcedônia, Turquesa.

Metal:
Prata.

Saúde:
Psiquismo, Sistema Nervoso.

Planeta:
Lua.

Dia da Semana:
Sábado.

Elemento:
Água

Chakra:
Frontal

Saudação:
Odôiyá, Odô Fiaba

Bebida:
Água Mineral ou Champanhe

Animais:
Peixes, Cabra Branca, Pata ou Galinha branca.

Comidas:
Peixe, Camarão, Canjica, Arroz, Manjar; Mamão.

Numero:
4

Data Comemorativa:
15 de agosto (Em algumas casas: 2 de fevereiro, em 8 de dezembro)

Sincretismo:
Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora dos
Navegantes

Incompatibilidades:
Poeira, Sapo

Qualidades:
Iemowo, Iamassê, Iewa, Olossa, Ogunté assabá, Assessu, Sobá, Tuman,
Ataramogba, Masemale, Awoió, Kayala, Marabô, Inaiê, Aynu, Susure,
Iyaku, Acurá, Maialeuó, Conlá.


ATRIBUIÇÕES

     Essa força da natureza também tem papel muito importante em
nossas vidas, pois é ela que rege nossos lares, nossas casas. É ela
que dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo
teto. Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que
vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos
tornando-os coesos. Rege as uniões, os aniversários, as festas de
casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por
laços consanguíneos ou não.



AS CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE YEMANJÁ:

     Pelo fato de Yemanjá ser a Criação, sua filha normalmente tem um
tipo muito maternal. Aquela que transmite a todos a bondade,
confiança, grande conselheira. É mãe. Sempre tem os braços abertos
para acolher junto de si todos aqueles que a procuram. A porta de sua
casa sempre está aberta para todos, e gosta de tutelar pessoas. Tipo a
grande mãe. Aquela mulher amorosa que sempre junta os filhos dos
outros com os seus. O homem filho de Yemanjá carrega o mesmo
temperamento: é o protetor. Cuida de seus tutelados com muito amor.
Geralmente é calmo e tranqüilo, exceto quando sente-se ameaçado na
perda de seus filhos, isto porque não divide isto com ninguém. É
sempre discreto e de muito bom gosto. Veste-se com muito capricho. É
franco e não admite a mentira. Normalmente fica zangado quando
ofendido e o que tem como ajuntó o orixá Ogum, torna-se muito
agressivo e radical. Diferente é quando o ajuntó é Oxóssi, aí sim, é
pessoa calma, tranqüila, e sempre reage com muita tolerância. O maior
defeito do filho de Yemanjá é o ciúme. É extremamente ciumento com
tudo que é seu, principalmente das coisas que estão sob sua guarda.
Gostam de viver num ambiente confortável e, mesmo quando pobres,
pode-se notar uma certa sofisticação em suas casas, se comparadas com
as demais da comunidade de que fazem parte. Apreciam o luxo, as jóias
caras e os tecidos vistosos e bons perfumes. Entretanto, não possuem a
mesma vaidade coquete de Oxum, sempre apresentando uma idade maior,
mais responsáveis e decididos do que os filhos da Oxum. A força e a
determinação fazem parte de suas características básicas, assim como o
sentido de amizade, sempre cercada de algum formalismo. Apesar do
gosto pelo luxo, não são pessoas ambiciosas nem obcecadas pela própria
carreira, detendo-se mais no dia a dia, sem grandes planos para
atividades a longo prazo. Pela importância que dá a retidão e à
hierarquia, Yemanjá não tolera mentira e a traição. Assim sendo, seus
filhos demoram a confiar em alguém, e quando finalmente passam a
aceitar uma pessoa no seu verdadeiro círculo de amigos, deixam de ter
restrições, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros
como nos acertos, tendo grande capacidade de perdoar as pequenas
falhas humanas. Não esquecem uma ofensa ou traição, sendo raramente
esta mágoa esquecida. Um filho de Yemanjá pode tornar-se rancoroso,
remoendo questões antigas por anos e anos sem esquecê-las jamais.
Fisicamente, existe uma tendência para a formação de uma figura cheia
de corpo, um olhar calmo, dotada de irresistível fascínio (o canto da
sereia). Enquanto os filhos de Oxum são diplomatas e sinuosos, os de
Yemanjá se mostram mais diretos. São capazes de fazer chantagens
emocionais, mas nunca diabólicas. A força e a determinação fazem parte
de seus caracteres básicos, assim como o sentido da amizade e do
companheirismo.
     São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da
tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou
associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis,
preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os
quase ritos que fazem do cotidiano.
     Todos esses dados nos apresentam uma figura um pouco rígida,
refratária a mudanças, apreciadora do cotidiano. Ao mesmo tempo,
indicam alguém doce, carinhoso, sentimentalmente envolvente e com
grande capacidade de empatia com os problemas e sentimentos dos
outros. Mas nem tudo são qualidades em Yemanjá, como em nenhum Orixá.
Seu caráter pode levar o filho desse Orixá a ter uma tendência a
tentar concertar a vida dos que o cercam - o destino de todos estariam
sob sua responsabilidade. Gostam de testar as pessoas.


COZINHA RITUALÍSTICA.

Canjica branca:

Canjica branca cozida, leite de coco. Colocar a canjica em tigela de
louça branca, despejando mel por cima, e uvas brancas, se desejar.

Canjica Cozida:

Refogada com azeite doce, cebola e camarão seco.

Manjar do Céu:

Leite, maizena, leite de coco, açúcar

Sagu com leite de coco:

Colocar o sagu de molho em água pura de modo a inchar, depois de
inchado, retirar a água e levar ao fogo com leite de coco, de modo a
fazer um mingau bem grosso, colocar em tigela de louça branca.


LENDAS DE YEMANJÁ

     Yemanjá teve muitos problemas com os filhos. Ossain, o mago, saiu
de casa muito jovem e foi viver na mata virgem estudando as plantas.
Contra os conselhos da mãe, Oxossi bebeu uma poção dada por Ossain e,
enfeitiçado, foi viver com ele no mato. Passado o efeito da poção, ele
voltou para casa mas Yemanjá, irritada, expulsou-o. Então ogum a
censurou por tratar mal o irmão. Desesperada por estar em conflito com
os três filhos, Yemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio
que correu para o mar.

     Yemanjá foi casada com Okere. Como o marido a maltratava, ela
resolveu fugir para a casa do pai Olokum. Okere mandou um exército
atrás dela mas, quando estava sendo alcançada, Yemanjá se transformou
num rio para correr mais depressa. Mais adiante, Okere a alcançou e
pediu que voltasse; como Yemanjá não atendeu, ele se transformou numa
montanha, barrando sua passagem. Então Yemanjá pediu ajuda a Xangô; o
orixá do fogo juntou muitas nuvens e, com um raio, provocou uma grande
chuva, que encheu o rio; com outro raio, partiu a montanha em duas e
Yemanjá pôde correr para o mar.

Mãe linda sereia do mar, a ti entrego meu caminho, não me deixe ficar sozinho. Saravá Mãe Iemanjá.

Iemanjá senhora mãe venha nos salvar das tormentosas ondas e furacões de nossas vidas seja o nosso porto seguro ó grande mãe !!! Odoiá

Odôiyá Linda Mãe Iemanjá. Odô Fiaba!!!


Carlos de Ogum





Oração PODEROSA IEMANJÁ

Iemanjá, Enfermeira dos que sofrem, consoladora dos aflitos, conselheira
dos angustiados. Mãe de todos. Agradeço-te tantas graças que nos
concedes. Quero ser merecedor da tua aura luminosa. E rendo-te minha
homenagem, rainha das águas. Que distribui caridade e amor, entre todos
os seus filhos. Eu te agradeço Mãe Iemanjá, por me atender nas horas que
recorro a Teus poderes divinos... Graças te dou Iemanjá. Pelas tuas
radiações milagrosas agradeço, agradeço principalmente por tua proteção
constante. Que tua áurea bendita continue protegendo e vibrando bondade.
Dai-nos a tua proteção pura e conforto da alma. Suplico nesta oração
porque creio em teu poder imenso.

Assim seja. Minha mãe querida Iemanjá!

Oração a Iemanjá. (Quando uma filha vai cortar o cabelo)

A ti entrego minha coroa e minhas madeixas, para que tu Mãe Poderosa
me torne digna de ser sua filha, a ti prometo cuidar do corpo e da
alma, e que tu Mãe Iemanjá me proteja das maledicências e das invejas
de pessoas que nada tem a acrescentar em minha evolução.

    A ti entrego minha fé e meu amor, e de ti peço a sua grande
proteção.

Odôiyá Linda Mãe Iemanjá. Odô Fiaba!!!


Assim Seja!!!




38 comentários:

Umbanda de Luz disse...

Ah, minha Linda Mãe; finalmente chegou seu dia. Rainha do Mar, linda sereia. Minha protetora, mãe de minha coroa. Sua benção minha Rainha, hoje e sempre! Salve Iemanjá, salve a Linda Sereia.
Odoyá! ❤

Anônimo disse...

Salve Iemanjá, Odô Fiaba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Priscila

Unknown disse...

Salve minha mae !!! Adorei o texto, ainda estou aprendo sobre minha mae querida.

@tatianefr disse...

Ameiiii!!! :)

Anônimo disse...

Salve a mãe d'água! Sua benção. Nos proteja!

Anônimo disse...

Que a Rainha da mar nos abençoe sempre! Odoya.

Abraços,

Luiz Eduardo
twitter @LEMM1986

Anônimo disse...

Linda, linda, linda!!! Amor maior que eu!!! Amo incondicionalmente!

Unknown disse...

Salve nossa mãe Iemanjá!!!!!

Orixá tão querida e tão popular que ultrapassou até as fronteiras da religião.
As pessoas podem até ter preconceito, mas sempre pulam ondas na virada do ano e jogam flores e oferendas a mãe Iemanjá.
Assim espero que o mesmo ocorra com todos os nossos orixás.


Axé!

Anônimo disse...

Odocyaba minha mãe linda Iemanjá.

Janette Freitas

Anônimo disse...

Sempre amo seus textos, mas esse eu tive que comentar. Realmente maravilhoso saber tanta coisa da minha doce Mãe.

Juliana de Iemanjá

Anônimo disse...

Parabéns. Lindo texto.

Durce Silva

Anônimo disse...

Lindo texto pai, parabéns e salve a linda Iemanjá.

Maria Sanches Pinho

Anônimo disse...

Odoiá Iemanjá, Mãe linda Sereia do Mar, doce como mel linda como céu.

Flavio Gomes

Anônimo disse...

Saravá Mãe Iemanjá, saravá Umbanda, Saravá Pai Carlos. Parabéns e muito obrigado por tudo.

Cristina Souza

Anônimo disse...

Pai Carlos agradeço o senhor por interceder por mim junto a essa linda e sagrada Orixá. Saravá Iemanjá, não terei nunca como agradecer a graça alcançada. A Iemanjá eu entrego minha oração sempre e ao senhor Pai Carlos, que me acolheu com tanto carinho em um momento tão dificil pra mim, eu não tenho como agradecer, mas rezo pelo senhor e pela sua proteção todos os dias. Salve a Umbanda Sagrada.

Maristela Medeiros Almeida. Rio de Janeiro - RJ

Anônimo disse...

Odoia Iemaja parabéns pelo seu dia

Anônimo disse...

Salve a linda Rainha do Mar. Salve minha mãe Iemanjá.

Anônimo disse...

Muito lindo msm. Também estou aprendendo ainda sobre nossa linda mãe, mas já sinto seu grande amor e proteçáo!!

Anônimo disse...

Odoiá minha Mãe. Obrigado por tudo. Saravá Iemanjá

Anônimo disse...

- Salve mae Iemanja, estou tao feliz em saber que sou sua filha! Ja amo muito ❤

Rafanne de Iemanjá disse...

Minha linda mãe. Minha adoravel Orixá. Odoiá querida protetora.

Anônimo disse...

Salve a rainha do mar. Odoiá. Francisco Penna

Anônimo disse...

Salve a linda rainha Iemanjá. Odoiá

Anônimo disse...

YEMANJÁ, RAINHA DO MAR.
SEU DIA É COMEMORADO HOJE.
OBRIGADO POR SER MINHA MAE.
PAULO

Anônimo disse...

Salve a Linda Rainha do .Lave com o teu poder Minha Mãe! O coração dos Maus e purifique ainda mais o coração dos bons. Odôya! Assis

Anônimo disse...

Mãe parabéns pelo seu dia,e que minha mãe yemanjá continue nós protegendo assim como faz agora.obrigado por ter me escolhido como sua filha.odôya nós. proteja

Silvinha de Iemanjá disse...

Odoiá. Salve minha Mãe Iemanjá

Anônimo disse...

Abenção mãe Iemanjá. Salve seu dia de luz.

Raianne disse...

Odociaba. Salve nossa Senhora dos Navegantes, salve Iemanjá.

Anônimo disse...

Salve Maezinha. Me leve com a senhora para o mar para que eu possa ter paz na minha vida. As vezes não aguento esse fim de vida, pergunto o porque tenho que passar por tudo isso, mas não vejo respostas. Meu destino nunca foi muito bom, mas esse final está muito terrivel e até injusto. Sei que posso estar pagando por algo feito por mim, mas desculpe, ainda acho que não merecia tantas provações. Até quando vai isso minha mãe. Quero sua mão pra me fortalecer. Amém. C.A.O

Anônimo disse...

Odociaba santa Iemanjá.

Matheus disse...

Salve salve. Que a mae iemanja nos abençoe.

Anônimo disse...

Salve Mãe dos peixes. Odociaba

Anônimo disse...

Salve Mãe Iemanjá. Odoiá.

MAURO disse...

" Adôiyá , minha mãe Iemanja Adô fiaba "

Anônimo disse...

Odoiyâ!!!! Minha rainha!!!! Salve minha querida!

Unknown disse...

Ó sábia mãe DE todas cabeça. Ati entrego meu coração entrego todo meu aflito em suas mãos. Odoiyâ mãe yemanja

Renata Mourão disse...

Minha mãe amada. Salve sua luz.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;