terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

A História da Pombo Gira Maria Quitéria

                          

**********************************************************************
Eu tenho nome tão lindo,
mas eu só uso em tempo de guerra.
Quer saber o meu nome?
Eu sou Maria,
mas não vão se confundir por aí,
porque eu sou Maria,
Maria Quitéria

 Fui convidado para um baile na calunga,
mas quando eu cheguei lá,
quem comandava era Maria Quitéria.

Quando eu bato palmas,
Saravá a encruzilhada,
Saravá Exú mulher,
quando eu bato palmas,
Saravá Maria Quitéria,
Rainha da madrugada.
**********************************************************************


    A Pombo Gira Maria Quitéria é uma das mais conhecidas no reino
umbandista. Com seu jeito peculiar, forte, batalhadora, guerreira, ela
chama atenção por onde passa, deixando sempre saudades quando parte.

    Maria Quitéria trabalha na mesma banda ou legião da Pombo Gira
Maria Padilha, e é normal uma médium bem preparada em seu
desenvolvimento mediúnico, que tenha dona Maria Padilha na Coroa, ter
também a bela senhora Maria Quitéria.

    Dona Maria Quitéria, como já falamos acima é uma Entidade muito
forte, e sendo assim ela comanda uma enorme falange de mulheres, entre
tantas se destaca a Pombo Gira Maria Navalhada, que é sua subordinada.
Maria Quitéria em terreiros bem firmes, sem mistificação e com médium
preparado é acompanhada por sete Exús, Exús esses que formam uma
legião de trabalho e proteção onde dona Maria Quitéria for e estiver.

    Essa bela Entidade se apresenta sempre sem rodeios quando bem
incorporada, porém se notar que seu médium não esteja tão preparado,
ela simplesmente se vai, por não aceitar que seu trabalho seja
prejudicado.

    A história dessa linda Pombo Gira teve início na cidade de Lisboa
em Portugal, nos meados do século XIX, quando nascia uma bela menina
de olhos negros e penetrantes na casa de uma família economicamente
abastada.

    Seu nascimento fora uma festa para a família, pois sua mãe, uma
jovem portuguesa, após alguns anos de matrimônio com um militar
brasileiro, não conseguia realizar seu grande sonho, que era ter um
filho de seu amado. Após as esperanças se findarem, veio a grande
surpresa, uma gravidez, gravidez essa que foi a grande felicidade de
todos.

    E então chegou o tão esperado dia, o nascimento da criança que já
era tão amada e aguardada.

    O primeiro choro emocionou a todos, a jovem portuguesa, em
lágrimas, abraça o esposo e mostra a bela menina de pele não muito
clara.

    Uma pequena princesa, que teve como nome a tradicional Maria, para
seguir a tradição familiar, e o composto de Quitéria, pois a mãe da
menina era muito devota e extremamente agradecida a Santa Quitéria.

    E sete anos se passaram, a menina Maria Quitéria era muito esperta
e falante, e assim criava muitas amizades com todos da região.

    Nessa época o rei de Portugal estipulou uma lei na qual eram
tomadas a coroa terras que mesmo produtivas viraram propriedades do
poder, deixando os trabalhadores rurais sem ter onde morar e o que
comer. E assim foi nascendo grandes revoluções e invasões em torno da
região.

    Em uma dessas invasões alguns malfeitores se entraram em meio dos
trabalhadores rurais, e assim aproveitando a confusão, assaltavam as
casas das pessoas que residiam na cidade, e faziam isso com extrema
covardia, chegando a assassinar moradores inocentes.

    E uma dessas casas foi a da pequena Maria Quitéria, que ao ver a
invasão na casa de seus pais ficou desesperada, pois os assassinos já
tinham alcançado os mesmos.

    Uma serviçal da residência ao notar o acontecido pegou a menina
pela mão e saiu escondida pela parte de trás da casa, indo se esconder
por entre as árvores que ficavam em um pomar.

    Ficaram ali por horas escondidas, enquanto dentro da residência
os malfeitores roubavam tudo, agrediam os pais de Maria Quitéria e os
serviçais.

    Diante de uma fúria incontrolável esses larápios atacaram a todos
que ali estavam com punhais pontiagudos, assassinando a todos, e sem o
menor arrependimento, os sanguinários atearam fogo por toda a casa
queimando os corpos, até mesmo os que ainda não tinham desencarnado,
sobre os olhos mareados de lágrimas da pequena Maria Quitéria que
observava tudo.

    Os assassinos saíram apressadamente, e sem olhar para trás
deixaram aquela grande dor no coração da menina.

    Sem ter onde ir, a serviçal levou a menina a um acampamento de
Ciganos, implorando ajuda e explicando o que havia acontecido. Pedia
ela que os Ciganos tomassem conta da pequena criança, pois não tinha
condições de ficar com a menina.

    O Povo Cigano tinha na alma a caridade extrema, e acolheram a
menina como se fosse uma deles. E ali ela ficou por dez anos, viajando
de cidade a cidade em Portugal como uma verdadeira nômade, até que por
questões do rei, começaram perseguições implacáveis sobre os Povos
Ciganos, fazendo assim com que o grupo no qual se encontrava Maria
Quitéria, partisse para o Brasil.

    E foi assim que Maria Quitéria veio para o Brasil, já uma jovem,
linda, guerreira, sabendo as magias ciganas, caridosa e extremamente
forte.

    E o tempo foi passando, e de cidade em cidade, agora no Brasil,
Maria foi tendo novas experiências, até que um belo dia o chefe do clã
Cigano na qual ela fazia parte decidiu retornar a Portugal, porém a
jovem estava decidida a ficar, e assim houve a despedida dela daquele
tão generoso Povo Cigano que a acolheu com tanto carinho e dedicação.

    Ela então se tornou uma nômade solitária, como uma andarilha
buscava lugares para pernoitar, e assim foi conhecendo muitas pessoas
e tendo novas experiências. Entre essas pessoas ela passou por meio de
grandes fazendeiros, de prostitutas, de malandros, pessoas do bem e do
mal, e a todos elas buscava demonstrar palavras de auxilio, de luz,
de caridade. Auxiliou diversas pessoas com que aprendera com os
Ciganos, trouxe paz aos desesperados, comida aos famintos, água aos
sedentos, luz aos que se encontravam na escuridão.


    Por viver nas ruas ela aprendeu se defender e defender seus
semelhantes, e tinha nessa colocação a sua dádiva de vida.

    E em um fato assim Maria Quitéria teve seu desencarne já com seus
trinta anos, pois em uma das suas andanças pelas noites e sem destino,
encontrou uma jovem prostituta desesperada a correr, e chorando muito,
e vendo esse fato logo se pôs a tentar ajudá-la.

    A jovem esclarece que está sendo perseguida por covardes homens na
qual ela não aceitou ceder a proposta que lhe fizeram, e com a
negativa eles decidiram matá-la. E nesse momento chega a frente delas
um homem forte e com olhar covarde, gritando que ela deveria o
acompanhar, e a jovem em negativa se esconde atrás de Maria Quitéria,
que toma a frente da situação, tirando de sua saia um punhal afiado. O
homem avança sobre as duas, e nesse momento Maria o ataca acertando o
punhal na barriga, fazendo um grande e profundo corte. Ele cai, e as
duas correm pela escuridão.

    Nesse momento chega até o homem os outros que também estavam
perseguindo a jovem prostituta, e ao vê-lo ao chão ferido e
desacordado, ficam sem entender o acontecido. Acreditando que o homem
ferido estava morto, um dos perseguidores se joga de joelhos ao chão,
e em um grito de desespero e dor grita a frase: "Meu irmão, quem fez
isso com você?"

    Nesse momento Maria Quitéria vê o desespero do rapaz e diz a
jovem para fugir, pois ela iria retornar para auxiliar o ferido e
assim acalmar o coração de seu irmão.

    E assim foi feito, ela retornou, e chegando junto ao homem ferido
e seu irmão, ela diz:

    "Meu rapaz, tome esse frasco com essa poção Cigana, dê um bom gole
a boca de seu irmão, e depois jogue o restante no ferimento."

    O rapaz seguindo as orientações da mulher, fez o que devia fazer,
enquanto ela sumia na escuridão, sem ser notada, pois todos estavam
apáticos ao verem a reação do homem, e da ferida que fechava e
cicatrizava na frente dos olhos de todos.

    E assim se passaram sete dias, o homem que antes ferido já andava
normalmente pelas vielas da cidade, e andava não a esmo, pois em seus
olhos brilhavam o sentimento de vingança.

    Em certo ponto de uma viela escura, ele vê Maria Quitéria
dormindo ao relento, e se aproximando como uma serpente, decide se
vingar estocando um punhal no coração da mulher que dormia indefesa.

    E assim Maria Quitéria desencarna, e em seu redor e diante dos
olhos assustados do assassino, espíritos obsessores tentavam levar o
espírito de Quitéria para a escuridão, pois viam nela uma grande
força. Porém diante desse fato foram surgindo espíritos de luz, uma
legião de sete Exús, que vieram resgatar Maria e levarem ela para o
lugar das divindades de luz, para que pudesse, com a benção de Oxalá,
se tornar uma Entidade de Luz lutadora em prol da caridade e guerreira
contra a escuridão da maldade.

    Os Exús pegaram Maria Quitéria pela mão, dando-lhe o caminho a
seguir, e ela sorridente se foi formando um lindo caminho de luz
brilhante.

    Sem quase acreditar o assassino se põe de joelhos, sem perceber
que os espíritos sem luz que antes tentavam desviar o caminho do
espírito de Maria Quitéria, colocavam-se em volta dele, sugando suas
energias, até o ponto de seu desencarne, e assim o levaram para o
reino da escuridão, como mais um escravo.

    Hoje Maria Quitéria trabalha nos terreiros de Umbanda, sua linha é
a das Pombo Giras, e ela tem um jeito muito peculiar de falar,
parecendo um tanto radical, e bastante brava, assim como demonstrava
nas ruas e vielas que vivia, não como demonstração de prepotência,
mas sim pela sobrevivência.


    Saravá as Pombos Giras !

    Laroiê Dona Maria Quitéria !


Carlos de Ogum.
                            

103 comentários:

Priscila Gomes disse...

Maravilhosa história. Muito linda essa graça de Pombo Gira.

Olivia Brito disse...

História linda e maravilhosa assim como é Maria Quitéria. Amei. Beijos
Pai Carlos.

Anônimo disse...

Linda história!!!! Laroiê Dona Maria Quitéria!!! Priscila

Anônimo disse...

É um prazer enorme conhecê-la Dona Maria Quitéria!! Priscila

Ursula de PAULA disse...

Maravilhosa Pomba Gira Maria Quitéria, Laroiê.

Yara Santana disse...

Linda história. Amei pai. Obrigado por compartilhar.

Anônimo disse...

Nota mil a Maria Quitéria. Laroiê.

Anônimo disse...

Muito Linda a História de Maria Quitéria.

Anônimo disse...

Laroie Pomba Gira. Salve sua força.

Anônimo disse...

Laroie Pomba Gira. Salve sua força.

Pedro Filho disse...

Quanta emoção maravilha de se ler. Adorei.

Taciane disse...

Fé e caridade são os nomes da Pombo Gira Maria Quitéria. Maria
Quitéria é Mojubá.

Suely disse...

Salve a Pombo Gira Maria Quitéria. Muita força e luz.

Neide R disse...

Abençoada seja a Pombo Gira Maria Quitéria. Salve sua coroa e luz.

Luis Fábio disse...

Saravá. Laroiê. Emojubá as Pombas Giras. Salve Maria Quitéria.

Dalila Romas disse...

Que linda a historia de minha pombo gira. Laroiê.

Anônimo disse...

Salve a Pombo Gira Maria Quitéria.

Aninha de Iemanjá disse...

Ela realmente tem um jeito muito peculiar, rsrsrs.
Dindo, é uma honra poder ter a presença de tao bela Pombo Gira em nosso terreiro, através da coroa de nossa Mãe Pequena.
Salve Dona Maria Quitéria!
Maria Quitéria é Mojubá!

Anônimo disse...

Paizinho amado, que linda essa história da Pombo Gira Maria Quitéria. E muita gente sem instrução ainda fala mal das Pombos Giras. Como pode isso. Gente sem noção. Mas agora como tenho um professor maravilhoso, dedicado e carinhoso, eu aprendi muita coisa verdadeira sobre a Umbanda e suas Entidades. Te agradeço demais meu paizinho, meu amigo querido, meu exemplo, minha luz na espiritualidade. Beijinhos da Clarinha

Simone de O disse...

Que linda a Maria Quitéria. Muita luz e força.

Wania Chagas disse...

Amo Maria Quitéria. Amei sua história.

Fátima R. disse...

Salve as Pombos Giras, salve Maria Quitéria.

Karen de Paula disse...

Linda demais. Que historia maravilhosa. Laroiê Dona Maria Quitéria.

Anônimo disse...

Pomba Gira Maria Quitéria é mojubá.

Anônimo disse...

Amei demais a historia da minha pombo gira de coroa. Salve.

Anônimo disse...

Salve a linda Maria Quitéria. Mojubá, mojubá, mojubá. Laroiê, laroiê,
laroiê.

Clau disse...

Maravilhosa demais essa historia de fé. Salve a Pombo Gira, salve a
Maria Quitéria.

Joyce Mantovanni disse...

Salve Maria Quitéria minha deusa protetora. Laroie

Ricardinho disse...

Linda minha Pombo HGira Maria Quitéria. Amo tê-la na coroa

Anônimo disse...

Quanta bondade dona Maria Quitéria tem. Amo essa linda moça de
Umbanda. Salve as Pombos Giras. Salve a linha de esquerda.

Bruna Helena disse...

Salve Maria Quitéria. Salve todas as Marias. só podiam mesmo chamar
Maria, nome da mãe de Jesus. Luz a todos.

Angélica Anjinha disse...

Da muita vontade de chorar com essas histórias. Que linda dona Maria
Quitéria.

Ursula de PAULA disse...

Já conversei com ela, é maravilhosa. Luz e paz, caridade e sabedoria.
Salve Maria Quitéria.

Julinha Princesa disse...

Ensinamentos mil. Amo essas Pombos Giras, tem muita luz na coroa.
Salve Maria Quitéria.

Anônimo disse...

Muita paz a todos os Umbandistas. Saravá dona Maria Quitéria.

Unknown disse...

Que trajetória linda dessa maravilhosa guerreira! Salve Dona Pombo Gira Maria Quitéria! Laroyê!

Vivian Fonseca disse...

Abençoadas sejam todas as Entidades da Umbanda, cada história uma
lição. Saravá.

Anônimo disse...

Salve toda essa luz dessa Pomba Gira. Laroiê Maria Quitéria.

Anônimo disse...

Laroiê dona Maria Quitéria é Mojubá

Anônimo disse...

Laroiê. Dona Maria Quitéria é Mojubá. Salve salve.

Vilma Grandenne disse...

Um exemplo de vida e de fé. Salve a Pomba Gira Maria Quitéria.

Anônimo disse...

Linda pomba gira maria quiteria.

Anônimo disse...

Lindíssima história. Pombo Gira é Mojubá.

Anônimo disse...

Linda demais Maria Quitéria. Sarava laroie

Unknown disse...

alguém poderia me dizer se maria Quitéria é mesmo cangaceira?
me falaram que ela se veste como cangaceira mais nas histórias dela não vejo nada sobre isso

Unknown disse...

Linda historia dessa grande mulher q trago em minhas correntes,Amo de paixao essa mulher q abaixo de Deus é Dona do meus caminhos💃💃💃

Unknown disse...

Acabei de conhecer e já me encantei pela Maria Quitéria,minha rainha,salve!

Unknown disse...

Amei a história da pomba gira Maria Quitéria .
Linda ,maravilhosa.
Laroyê.👏👏👏

Luna Flor disse...

Maravilhosa. Rainha. Luz. Divina. Cheia de axé. Laroiê. Uma flor. Anjo de Deus. Força. Mojubá. Amém.

Unknown disse...

Linda história mulher sozinha mais sempre ajudando quem precisava mulher guerreira linda amei essa história de uma grande mulher?

Luna Flor disse...

Linda. Forte. Sagaz. Maravilhosa. Iluminada. Adorável. Sem igual. Mulher guerreira. Divina. Filha de Deus. Amém.

Unknown disse...

Laroie dona Maria Quitéria,bombo gira da fé,da caridade da luz!!mim ajuda a conquistar a luz da prosperidade, Laroiê minha amada pombo gira,luz, fé caridade foi o seu caminhar pbriobri por estar comigo,lLaroiê mojuba pombo do bem!!!que oxalá abencoe minha vida com a vossa intervenção,Maria Padilha minha rainha

Unknown disse...

Nós que temos a vossa proteção somos tbm guerreiras,fortes,iluminadas,somos filhas de uma grande mulher de forca,garra,comprotimento,somos filhas da luz, somos guerreiras por ter vc como força,como protecao de tanta covardia,divina flor amada de deus, Laroiê dona Maria Quitéria,mojuba.

Unknown disse...

Salve as pompa gira amo muito

Anônimo disse...

Salve a Maria Quiteria salve seu Laroie

Unknown disse...

Sinto muito orgulho de carregar o nome dessa guerreira no meu nome!

Unknown disse...

Linda história amei salve Maria Quitéria

Unknown disse...

Linda história ❤❤❤

Unknown disse...

linda a historia agora eu sei que ela não faz mal pra ninguém so o bem salve mais maria quiteria

Locemar. disse...

Olá, nunca tinha ouvido falar nesta pombo gira. Amei a história e por ter sonhado com ela dizendo o nome em sonho. Na mesma hora fui pesquisar quem é ela é me apaixonei pela história. "Sarava Maria Quitéria, obrigado pela mensagem sem sonho."

Unknown disse...

Maria Quitéria sabe sua banda e proteção uma linda istoria

Unknown disse...

Linda historia

Unknown disse...

Eu carrego esa pombagira muito boa mesmo ela nem sempre vem em terra mas quando vem vem pra trabalhar gosta das coisas muito certo laroe

Anônimo disse...

Salve minha amiga Maria Quiteria. Muuuito carinho por ela. Laroie!

Unknown disse...

Oi boa noite minha sobrinha incorpora a Maria Quitéria e hoje ela me falou q o gato preto q apareceu na minha casa foi a Maria Quitéria q mandou para proteger a mim e a minha casa

Anônimo disse...

Laroie dona Maria Quiteria. Salve sua luz.

Jôse disse...

Ela acaba de me dizer seu nome em sonho e vim pesquisar... coencidecia...

Carlos de Ogum disse...

Cara anônima, gatos aparecem em diversos lugares. A afirmação da sua sobrinha não tem sentido espiritualmente falando.

Axé!

Anônimo disse...

A Maria Quitéria tambem pode fazer parte das Ciganas ou apenas pomba giras? Tenho sonhado muito com ela, mas com roupa de cigana e me pedindo para girar a saia

Anônimo disse...

Maria Quiteria é mojuba.

Anônimo disse...

Salve pomba gora dona Maria Quitéria apareceu em sonhos, não sabia nada sobre ela mas foi exactamente como descrever ela pediu um maço de cigarro mas que só precisava de 3 cigarros fiquei perturbado porque nunca tinha o v oi visto

Telmakreimer18@gmail.com disse...

Salve salve , paizinho eu chamo muito a pomba gira maria Padilha em minhas orações, mas hoje eu tive um sonho pela primeira com a dona Maria Quitéria, nunca tinha visto no meu sonho ela aparece exatamente como a descrição , é ela no sonho me pediu um maço de cigarro, e queria que eu lhe desse apenas 3 cigarros,, então fui.pesquisar e estou perturbada porque ela apareceu do jeito que está na imagem, é eu nunca tinha visto. Agora. Como faço para oferecer o cigarro ou os 3 cigarros que ela me pediu. ..preciso de ajuda,. Axé.

sheep disse...

Maria Quitéria e mesma pombogira maria vingança ?

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), ela faz parte apenas da linha das Pombo Giras.

Axé!

Carlos de Ogum disse...

Cara Telma, caso desejar oferecer o cigarro, você pode ir em um terreiro que tenha um médium incorporado com essa Entidade e oferecer a ela mesma. Frisando que nenhuma Entidade ficará esperando por oferenda, isso pode ser apenas para desencargo de sua consciência, mas certamente a Entidade não tem necessidade de nenhuma oferenda.

Axé!

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), não, não é! E também não existe nenhuma Pombo Gira chamada Maria Vingança.

Axé!

José Vieira disse...

Salve a bela Maria Quitéria. Salve sua luz.

Hanna Meira disse...

Linda a Maria Quitéria, e sua historia então, maravilhosa.

Anônimo disse...

Salve Maria Quiteria.

Anônimo disse...

Salve Maria Quiteria.

Unknown disse...

Salve Maria Quitéria e os Exus que ajudaram-na a trilhar na luz e no amor. Linda história de vida terrena. Força e persistência! Guerreira!

Anônimo disse...

Salve Maria Quiteria

Núbia disse...

Salve Maria Quitéria linda da minha vida.

Anônimo disse...

Linda Quiteria da minha vida.

Anônimo disse...

Amo a Maria Quitéria muito linda a sua história.

Anônimo disse...

Ola

Kimberlynkauane disse...

Sonhei recentemente com ela . Onde me arruma pra vela. ella disse seu nome
Me lembro perfeitamente. E lembro
que quando ia ao sei encontro disia tal fala .... laroye Minha pombo gira
Minha Maria Quitéria
Me sentia bem tao poderosa .
Ella e minha guia hoje sei disso .

lurdes disse...

Minha Maria Quitéria
tenho toda fé, carinho e respeito, laroye minha pomba gira sua história é muito bonita

Unknown disse...

Nunca tinha ouvido sobre ela , mas desde criancinha muitas pessoas me chama de Maria Quitéria até quem frequenta terrero , nunca soube porque me chamavam assim. Hoje li a história dela e vi a verdadeira mulher que ela é, um dia quero saber e entender porque me chamam assim .

Talita Gomes disse...

Linda Maria Quitéria que reina sobre minha vida. Laroiê.

Unknown disse...

Eu tenho ela sentada na minha casa

Anônimo disse...

Ela se identificou p mim através de sonhos. Sem muitas palavras, somente dando seu nome e sobrenome, agora acordei com a frase: Maria Quitéria da Figueira.. acabei de achar conteúdo sobre ela e estou muito emocionada. Que honra, Laroiê..

Anônimo disse...

Linda demais e muito forte a minha Maria Quiteria Sarava

Unknown disse...

Estou espantada sonhei com ela essa noite me dizendo seu nome estou tremendo por que sua história é como vi no sonho.

Unknown disse...

A noite passada, antes de dormir, em meio as minhas orações pensei em que qual Pomba Gira seria a minha senhora e ouvi claramente o nome Maria Quitéria... Pensei: que nome bonito...mas nunca havia ouvido falar... Hoje fui pesquisar e me encantei com a história da Dona Maria Quitéria... E me espantei que ela se apresenta se maneira parecida em alguns casos... Muito linda.
Laroye, minha Senhora!
Laroye Dona Maria Quitéria!

Anônimo disse...

Salve a Maria Quitéria nossa deusa da noite

Unknown disse...

linda a historia prazer em conhecer a SRA maria quiteria gratidao

Unknown disse...

Sonhei com ela e vim pesquisar o q era no sonho ela fala q vou ficar grávida em setembro

Unknown disse...

Salve povo da Umbanda ... recebi há muitos anos, uma mensagem dela em meu ouvido, se apresentou, e me disse que, se eu quisesse, poderia lhe oferecer 3 laranjada. Nunca entendi esse pedido. Como devo proceder, ou o que isso pode significar?

Unknown disse...

Salve Maria Quiteria Salve a sua forca major

Val disse...

Eu também nunca tinha ouvido falar e esta noite sonhei com Ela que me falou seu nome.

Unknown disse...

Salve... salve as todas as falanges das Pombas Gira. Sei qe mi ha moça é Maria Mulambo.
Más fiquei muito interessada em saber wuem era a Moça Maria Quiteria pois uma Médium me falou qe esse ano de 2022 quem tem a missão de me acompanhar é Ela Maria Quiteria.
Estou encantada c/ a história dela pois nem sabia qe ela ixistia.
Axé... Axe... Axé á todas das linhagem das Moças Pomba Gira.
Gratidão 🙏😊😃

Unknown disse...

Dia 28/01/2022 abri o jogo para saber quem era meus orixás e Exus estão no jogo ela se mostrou-se sendo uma das minhas pomba gira muita gratidão 🙏 pomba gira María Quitéria da calunga.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;