sábado, 10 de fevereiro de 2018

A Homossexualidade na visão da Umbanda




    Antes de começarmos esse texto gostaríamos de frisar que o tema que falaremos hoje, não tem nenhuma ligação com a visão social ou com a opinião pessoal de um ou de outro. Esse texto é uma visão espiritual umbandista, ou seja, o que é ensinado ou demonstrado dentro do dogma descrito. Estamos frisando isso, pois não desejamos ser taxados como incoerentes, preconceituosos, radicais, ou mesmo que não nos importamos com o que é feito ou dito, dentro e fora do terreiro pelos filhos de nossa casa ou mesmo por consulentes assíduos.

    Devemos entender primeiramente que esse fato não se limita apenas como a explicação obtida em dicionários, ou seja:

"Significado de Homossexualismo: Substantivo masculino.
Psiquiatria: Refere-se aos que se sentem atraídos (sexualmente e/ou emocionalmente) por pessoas do mesmo sexo. Que pratica relações sexuais com pessoas do mesmo sexo. “Pessoa que se envolve tanto sexualmente quanto emocionalmente com pessoas do mesmo sexo.”

    Como podemos observar na explicação obtida em alguns dicionários, tudo se limita aos relacionamentos e relações sexuais com alguém do mesmo sexo, porém isso só é visto a grosso modo, pois dentro da Umbanda se deve olhar mais profundamente caso a caso.

    Na mente do ser humano, quando se fala de homossexualidade, nasce à imagem apenas de uma relação sexual, inclusive na mente do próprio homossexual, e assim se cria o preconceito, a intolerância, a promiscuidade, enfim, sentimentos e vícios que sempre vão atrasar a evolução espiritual.

    Outra coisa que devemos entender é que nos tempos modernos temos dois tipos de homossexualidade:

A que é estabelecida pela "moda atual", ou seja, muitas pessoas se dizem homossexuais apenas para fazer parte de um grupo. Talvez acreditem que possam ser, porém é mais para atacar a sociedade hipócrita do que realmente ter uma alma feminina em corpo masculino ou vice-versa. Porém não falaremos desse grupo, pois como sabemos isso é livre arbítrio, e a Umbanda respeita o livre arbítrio de todos.

A homossexualidade de alma, ou seja, a pessoa nasce realmente em um corpo masculino e com a alma feminina ou vice-versa, e é sobre esse grupo que falaremos.

    Para a Umbanda essa questão vai muito além da relação sexual, a questão envolve afetividade, relação de atração, relação de amor a outra pessoa na qual dedicamos carinho verdadeiro, construir uma vida.

    Devemos pensar antes de tudo que o espírito não tem gênero, pois não são criados por Deus como masculino ou feminino, e será que em nossas inúmeras reencarnações sempre vestimos a roupagem de um só gênero?

    Certamente tivemos e teremos ainda diversas reencarnações, e reencarnaremos em diversas roupagens materiais, sendo algumas vezes essas roupagens sendo masculina e em outras vezes feminina; entretanto temos a maior tendência em reencarnarmos em determinada roupagem.

    Porém devemos entender que estamos aqui para evoluirmos, e essa evolução deve ser feita de acordo com a vontade e os ensinamentos de Deus, nosso Pai Maior, e devemos aceitar sem revelias o que está em nosso destino de crescimento espiritual.

    A Umbanda nos ensina que muitos casos de homossexualidade verdadeira, ou desencarnamos em uma roupagem masculina e reencarnamos em um tempo considerado curto, em uma roupagem feminina, ou vice-versa, que esse tempo foi tão curto que o espírito não entendeu os novos hábitos, mesmo estando em um corpo contrário do referente ao espírito, ou que viemos reencarnando por séculos e séculos em uma mesma roupagem, e devemos passar por outra para podermos evoluir e dar continuidade ao trabalho dessa evolução, para aprendermos algum tipo de lição que ainda nos resta, como o aceite aquele corpo tão diferenciado do espírito que estamos acostumados a demonstrar.

    Em casos assim devemos refletir da seguinte maneira, se Deus nosso Pai Maior, nos deu a missão de seguirmos a caminhada evolutiva em um corpo diferente daquele que nosso espírito possa estar ligado, talvez estejamos indo contra a Deus e suas lições quando por falta de informações, transformamos nosso corpo de acordo com a roupagem que nosso espírito estivesse acostumado em reencarnações passadas, pois certamente necessitamos vir de forma diferenciada do costume espiritual para termos novas lições e aceites.

    Vamos dar um exemplo básico do que foi dito acima para ficar mais claro:

    Imaginemos um espírito que por séculos vem com a roupagem feminina, e nesse tempo de encarnação e reencarnações esse espírito é reprimido por espíritos em roupagem masculina em diversas épocas diferentes. Essa repressão faz com que cresça rancores e sentimentos de ódio, e esses sentimentos atrasam a evolução espiritual desse ser. Nesse ponto Deus decide que esse espírito deverá passar por uma reencarnação na roupagem masculina, para entendimento sobre o ser que odeia, e assim buscar a retirada dos sentimentos adversos de reencarnações passadas. E assim é feito conforme a vontade de Deus, uma roupagem masculina, com uma alma acostumada com a forma e hábitos femininos. Porém esse ser não consegue dentro de si aceitar essa missão de evolução, e busca a entrega de transformação da roupagem decidida por Deus a uma roupagem na qual o espírito está acostumado, e ai vem à entrega a homossexualidade, e claro a perda da chance de evolução pretendida por Deus a nós, evolução essa necessária para alcançar mais um patamar no degrau espiritual que nos leva a busca de uma perfeição, com objetivo de chegarmos a Deus e a não reencarnação novamente, pois o grande objetivo dos espíritos é não precisarmos mais reencarnar.

    E ai perguntamos: Isso tudo não seria pecado?

    Não posso dizer nem que sim e nem que não, pois a Umbanda não está ligada a pecados, e sim ligada no livre arbítrio de cada um, ou seja, errado ou não, todos nossos atos e ações serão cobrados ou vão ser bonificados na hora do desencarne de cada um de nós, para a demonstração do quanto tivemos de evolução na reencarnação que está se findando, ou seja, isso não é apenas ligado à homossexualidade e sim a tudo que nosso livre arbítrio possa estar preparado para decidir.

    Portanto a visão da Umbanda é acima de tudo respeitar todos os seres, independente de opção sexual, cor, raça, posição social ou econômica.

    Sendo assim a homossexualidade para a Umbanda é irrelevante, pois o aceite da missão dada por Deus, só pode ser bonificada ou cobrada à própria pessoa que recebeu a missão de evolução, e se essa pessoa por um acaso pedir orientações a qualquer Entidade de Luz da Umbanda sobre esse fato, certamente vai ser mostrado o porquê disso ou daquilo, mas jamais será cobrado ou julgado.

    A Umbanda jamais dirá que um filho ou filha que seja homossexual deverá ser tratado, curado, ou que está "endemoniado", jamais dirá que esse filho ou filha não poderá frequentar seus terreiros, casas, barracões ou templos, pois a Umbanda está de braços abertos a todos.

    A única coisa que a Umbanda e suas Entidades de Luz podem desejar demonstrar a um filho homossexual é que a homossexualidade não pode ser confundida com promiscuidade, e infelizmente muitas e muitas pessoas acreditam que essa ligação é o que rege o gênero, fazendo assim acontecer uma grande falta de respeito com o próprio corpo e certamente com o próprio espírito.

    A Umbanda ama seus filhos acima de tudo, de todos os sentimentos, de todos os atos e ações.

    E por que não amar sendo um desses filhos homossexual?

Sabemos que muitos deles já travam suas próprias batalhas interiores, sabemos também que muitos espíritos aceitam os novos corpos onde farão essa nova jornada terrena, porém outros espíritos não aceitam os corpos que reencarnaram, fazendo assim um conflito emocional enorme.

    Sendo assim, por que qualquer dogma ou religião deveria ver um homossexual com olhos diferenciados a um heterossexual, por exemplo?

    Certamente muitos já tem pensamentos e emoções suficientes para ter com o que se preocupar. E sendo assim será que cabe a nós ou a Umbanda, ou a qualquer religião julgar seus atos ou atitudes?


    Logicamente não!

    E nessa colocação é que a nossa amada Umbanda demonstra que sua visão para a homossexualidade é a mesma do que para a heterossexualidade, para qualquer pessoa, de qualquer raça, qualquer cor, qualquer grau de instrução, qualquer nível social e qualquer nível econômico, ou seja, portas abertas, amor e caridade a todos que buscam a Umbanda, seus Orixás e suas Entidades de Luz.


    Salve a Umbanda!




Carlos de Ogum

62 comentários:

Aninha de Iemanjá disse...

Devemos ajudar sempre e julgar jamais!
Texto magnífico como sempre, Padrinho.

Salve essa luz que o Senhor tem para nos esclarecer temas tão complexos!

Clarinha disse...

Adorei esse texto paizinho, como sempre bem colocado, aliás sutilmente
colocado dentro das regras da Umbanda. Tenho certeza que muitas pessoas
vão refletir bastante. Não consigo imaginar a Umbanda sem as suas
palavras. Sou fãzoca número 1. Sei que pode até aparecer alguém que
possa falar que não sou, que a numero 1 seja a pessoa que possa dizer
que é, porém eu sou realmente fã e amo amo amo tudo que me ensina.
Beijinhos da Clarinha <3

Anônimo disse...

Adorei a explicação.Não sabia.

Unknown disse...

Devemos aceitar e compreender ... Sermos caridosos.

Amelinha Silva disse...

Estou arrepiada. Adorei o texto, e concordo com tudo. Obrigado.

Anônimo disse...

Sou homossexual, e penso da mesma forma, não devo ser promiscu só
porque sou gay. Busco a evolução de fato.

Sabrina disse...

Uma lição de vida e de amor umbandista. Adorei.

Simone de Oxum disse...

Tenho um irmão homossexual, e vou mostrar esse texto para ele
refletir. Foi maravilhoso.

Angélica Anjinha disse...

Texto de muita sabedoria. Saravá pai.

Luis Fábio disse...

Salve senhor Carlos de Ogum. Meu pai é umbandista, e eu nasci com esse
dogma, hoje eu não sigo por motivos alheios a minha pessoa, mas gostaria
de dizer que amo de verdade essa religião. Me reconheci como homossexual
quando tinha 14 anos, hoje já tenho 30, e sempre busquei essa questão
dentro de mim, e lendo e relendo seu texto observei que tem tudo a ver
comigo, eu tento não me entregar a promiscuidade como muitos
homossexuais que conheço, e tento de todas as formas viver para Deus e
por Deus. Obrigado por tanto esclarecimento e por deixar as portas
abertas de sua casa a todos que buscam o entendimento, pena que isso não
é feito nas igrejas católicas e evangélicas. Saravá.

Raul disse...

Amei pai Carlos. E sei que a Umbanda age assim porque fui recebido de
braços abertos por você, e sou gay assumido e feliz por buscar minha
evolução.

Helena Gaspar disse...

Bom demais para pensarmos. Obrigado pai por tantos esclarecimentos.

Yara Santana disse...

Belissima lição de luz e fé. Uma aula para esclarecer ambos os lados, os
dos homossexuais e os que se prendem em apenas julgar.

Anônimo disse...

Senhor autor desse post eu gostaria muito de lhe conhecer pessoalmente,
estou na busca dessa evolução, preciso muito de sair dessa roda de
promiscuidade, gostaria de ter um companheiro e viver normalmente. Ser
homossexual realmente não é referencia de promiscuidade, e eu estou
entendendo isso hoje. Peço ajuda. Salve a Umbanda. Roberto (Samara)

Ursula de PAULA disse...

Muito inteligente esse texto. Obrigado por compartilhar.

Patricia Mourão disse...

Me fez refletir bastante esse texto. E como vemos os dois lados da
moeda nele, o de muitos homossexuais acharem que seu modo de vida tem
que ser adjetivo de promiscuidade, e o de muitas pessoas colocarem da
mesma forma na visão promiscua os que apenas tentam levar uma vida
normal mesmo sendo homossexual.

Carol Dantas disse...

Sua benção pai Carlos, tenho muito respeito pelo senhor, e agora muito
mais com esse belo texto de reflexão. Parabéns pelas palavras. São
lições maravilhosas.

Anônimo disse...

Gostaria de aprender mais sobre essa evolução dita. Sou homossexual, já
fiz muita coisa errada, mas sempre me senti mal com isso. Lendo esse
texto vejo que posso ter uma vida simples, casa, família, companheiro, e
não cair na promiscuidade que demonstram que o homossexual representa
para muitas pessoas que se dizem heteros. Gostaria de poder conversar
com Carlos de Ogum para me esclarecer mais coisas, sei que tenhoo um
erro, e assim demonstrado o erro pode ser de homens mulheres ou gays.
Devemos aprender o caminho de luz e buscar não errar. Lindo texto que me
emocionou demais. JJF Brasília

Anônimo disse...

Queria levar meus dois filhos para conversar com o senhor pai Carlos. Um
filho tem 23 anos e o outro 19, nunca demonstraram ser homossexuais, e
do meio ano para cá os dois vieram com essa novidade. Se isso viesse
desde criança eu abraçaria a causa, porém inventar agora depois de
velhos para mim é como o senhor disse no texto, modinha, e essa modinha
para mim não tem nada a ver com roupagem feminina ou masculina, é falta
de vergonha. Não sei o que posso fazer, preciso de ajuda. Abraços.
Ass.: Mãe desesperada.

Pedro Filho disse...

Ensinamento divino que traz paz a muitos corações.

Nadia Silva disse...

Sabedoria acima de tudo. Adorei seu texto. Muito interessante e
explicativo. Axé

Anônimo disse...

Maravilhoso esse tema e de como foi dito. Parabéns

Amanda Santos disse...

Promiscuidade, como bem dito no texto, acaba com todos os generos.
Parabéns pai Carlos.

Anônimo disse...

Um bom texto, só desejava saber mais sobre o livre ar´bítrio. Acredito
que eu não esteja sabendo usar direito o meu. Talvez eu precise de mais
luz no caminho. Mas obrigado por tanto esclarecimento.

Nubia Gatinha disse...

Saravá e paz aos umbandistas. Li e reli o texto. Depois de muito
refletir vi que o fato é complicado, e devemos realmente aceitar o que
Deus nos indica. Texto de ensinamentos universais. Basta saber
entender.

Anônimo disse...

Demais esse texto. Parabéns.

Fafá disse...

Fiquei pensando sobre essa colocação de ser gay ´por modinha, e
realmente vemos muito isso, a alguns anos atras não era assim, quem era
era quem não era não inventava. Parabéns pelo texto.

Anônimo disse...

Lição maraaaaaaaavilhosaaaaaa.

Anônimo disse...

Tenho que dizer a verdade, sou gay, ainda não assumido, tenho 21 anos
e sofro demais a pressão. Quero sim a evolução, porém acredito que não
tenho forças para tal. MMS RJ

Windy disse...

Luz a todos que estão na situação de homossexuais e não usam disso
para dar tapa na cara de todos. Esse texto diz tudo que deve ser dito.
Obrigado.

Raissa disse...

Saravá pai. Adorei suas colocações. De extrema luz e sabedoria
espiritual. Sua benção.

Anônimo disse...

Creio que esse texto vai acordar muitas pessoas. Muito bom.

João Queiróz disse...

Parabens Carlos. Mostrando em um texto o caminho para a evolução e a
compreensão.

Anônimo disse...

As vezes acho que a homossexualidade é uma provação para muitos. Porém
essa colocação das vestes corporais são excelentes explicações.

Anônimo disse...

Devemos receber e aceitar nossas vestes assim como Deus determina.
Esse texto é uma verdade maravilhosa.

Anônimo disse...

Compreensão a todos os humanos. Caridade a todos. Evolução buscaremos

Tatiana Kopke disse...

A reflexão é o caminho a todos nós. Esse texto deveria ser exposto a
todos e em todos os lugares. Talvez muitas pessoas vão virar a cara para
ele, mas isso mostra que não estamos preparados para as verdades.

Jujuba disse...

Que Deus abençoe a todos que passam por fatos assim, e que dê muita luz
e clareza para serem pessoas de bem, independente de serem homossexuais
ou heterossexuais. O importante é como diz o texto, buscar a Deus e
entender o porque de tudo, se temos que passar por uma roupagem, que a
vestimos e seguimos o caminho.

Anônimo disse...

Salve a luz da compreensão. Salve a Umbanda.

Anônimo disse...

Muita força a aqueles que lutam para manter a roupagem destinada.
Vamos nos unir e dar forças a esses irmãos.

Anônimo disse...

Salve pai. Muito bom seu post. Parabéns

José Simião disse...

Pai Carlos seu texto é de muita luz. Parabéns. Fatos mostram a
veracidade desse post. Agradeço demais.

Anônimo disse...

Infelizmente a maioria dos homossexuais não veem essa colocação como
evolução, e sim como um modo de mostrar a promiscuidade. Sou
homossexual, não tenho o menor problema com isso, porém sei me portar,
me colocar junto a sociedade e aos preceitos de Deus. Esse texto foi
maravilhoso. Miguel. RS

Andréa Galdino disse...

Eu acho que ser homossexual não é defeito, o defeito é ser promiscuo,
vagabundo, e desejar bater na cara da sociedade a todo instante. Esse
texto fala muito bem sobre a espiritualidade, sobre a umbanda e sobre
Deus. Todos deveriam levar essa postagem a sério.

Anônimo disse...

Adoravel modo de dizer que temos muito que aprender. Texto muito bom.

Silvana Duarte disse...

Saravá a Umbanda. Adorei o texto de Carlos de Ogum, uma lição a cada
linha.

Anônimo disse...

Pai Carlos sou gay, e sempre fui desprezado por rtodos em minha
volta, pais, amigos, parentes. Porém eu ajo da forma que o senhor
colocou no texto. Sou simples, não gosto de promiscuidade, busco a Deus.
Sei que sou diferente e me sinto assim, mas acho que devo me manter como
Deus me colocou nessa vida, tenho roupagem de homem, mesmo me sentindo
mulher, quero me manter assim, vestes de homem. Anísio MG

Anônimo disse...

Salve as luzes do Senhor Deus em nosso caminho. Salve a Umbanda, salve
Carlos de Ogum que é um gênio para esclarecer as coisas espirituais. E
doigo isso porque sou homossexual, e isso andou me incomodando um pouco,
fui a uma igreja evangélica, o pastor disse que eu estava com o demonio
no corpo, e ele ia me ajudar, mandou eu ir a igreja dele em um certo
dia, cheguei lá não vi ninguém, só estava o pastor e um outro cara, e o
pastor tentou transar comigo, e disse que com o pastor não seria
errado. Podre esse cara. Eu agradeço muito a esse blog por me mostrar
coisas que nunca pensei. Marcelo RJ

Suely disse...

Salve as bençãos de Deus, ser ou não ser homossexual não é o caso,
assim como diz o texto a visão não está nesse ponto e sim no modo de
cada um agir sobre seus vícios. Parabéns Carlos.

Anônimo disse...

Me coloquei nesse texto. Gosrtei de saber que sempre pensei certo,
ser homossexual assim como sou não me muda em nada, o que me muda é não
buscar a evolução.

Renatinho X. disse...

Quero ser uma pessoa respeitada, e para isso devo me respeitar.
Gostei demais desse texto.

Anônimo disse...

Parabéns pelo magnifico texto. Muita sabedoria sua colocação.

Raul disse...

Muito sentido esse texto. Adorei todas as colocações. Abençoada seja a
Umbanda, abençoado seja o senhor pai Carlos, por trazer tantas
informações importantes a todos nós.

Anônimo disse...

Bela lição. Saravá

Anônimo disse...

Adorei demais esse texto. Luz a todos

Anônimo disse...

Adorei essa demonstração de entendimento, um texto de muita luz e sabedoria. Me coloco aqui como homosexual e desde já assino embaixo dessas belas palavras e ensinamentos. Marcos Saldanha.

Anônimo disse...

Quanta sabedoria, quanto amor a espiritualidade. Adorei.

Anônimo disse...

Que lição muito obrigado por tanta luz nessas palavras

Anônimo disse...

Um tezxto explicativo e sem preconceito. Isso que nós gais precisamos para entender uma religião. Agradeço

Matheus disse...

Gostei do texto, e fico feliz por existir religiões com a umbanda que acolhe todas as pessoas, porem eu como homossexual preciso dizer q nem todo nem todos homossexuais sentem desejo de ser vestir do jeito feminino, nem se sentem como mulheres no corpo de um homem, eu sempre me sentir um homem normal a unica diferença e que me sinto atraído por pessoas do mesmo sexo q o meu

Anônimo disse...

Uma aula bela.

Anônimo disse...

Pai sou gay, e sempre me culpei por isso, achava que Deus me odiava, mas depois de ler seu texto vi que não era um promiscuo, e sim apenas diferente, levo minha vida respeitando a todos, não me prostituo, e agora sei que Deus não me odeia. Muito obrigado por esse texto lindo e esclarecedor. Você pai Carlos é de uma luz linda. Fique com Deus. Marcinho do RJ.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;