segunda-feira, 30 de abril de 2018

Reflexão: Eu Pedi a Ogum...


Resultado de imagem para pai ogum

    Dentro da Umbanda temos lições extremas, ensinamentos de como sermos e como devemos agir. Porém muitas pessoas que buscam a Umbanda sem saber realmente seus preceitos e suas regras, acreditam que a religião seja uma magia e que em um estalar de dedos, ao bel prazer desses consulentes, as coisas simplesmente acontecem, isso sem o merecimento, sem o desejo de Deus, sem ao menos estar destinado a essas pessoas.

    Mas para a decepção de muitos, a verdade da Umbanda é totalmente diferente, pois só alcançamos algo que esteja dentro de nosso destino, de nosso merecimento e claro, com a benção e o aval de Deus, nosso amado Pai Maior.

    Esses preceitos são passados pelas Entidades de Luz, pelos Orixás e até mesmo por Zeladores de Santo, que não estando incorporados, mas tem dentro de si a honestidade de demonstrar a verdadeira Umbanda, sem interesses pessoais.

    Para ilustrarmos o que estamos tentando dizer, vamos usar um texto, onde a referência são as lições dadas por Pai Ogum a um consulente, que vem a ele pedir algumas bençãos, sem tentar entender sobre os merecimentos, sobre a força de vontade, e sobre o destino.

    Dentro desse texto vamos resumir uma explicação referente às colocações da Umbanda e suas regras, para salientarmos a realidade da religião umbandista e retirar essa falsa colocação que a Umbanda é magia, que em um estalar de dedos tudo pode ser concedido, mesmo sem a aprendizagem, lições e merecimentos, conforme a determinação de Deus.

Então vamos ao texto

**********************************************************************

“Eu pedi a Ogum, para fazer meu filho aleijado se tornar completo.
- Ogum disse: não! Seu Espírito é completo, seu corpo é apenas temporário.”

Reflexão: Devemos entender que tudo que passamos ou somos como encarnados são lições, acertos e aprendizagem. Sem esses fatos não teríamos a chance de evolução. Cada um de nós tem que trazer de outras reencarnações, fatos e problemas, sejam eles quais forem, para podermos melhorar em algo que erramos, ou acertar alguma coisa com outro espírito no qual no passado fizemos algo de ruim. Muitas são as formas de acerto e evolução, porém se não aceitarmos essas lições, certamente retornaremos sem evoluir, ou melhorar, ou acertar nossas pendências, e logicamente teremos que retornar da mesma forma em uma próxima reencarnação. Portanto busquemos melhorar sempre, entender as lições de Deus para que possamos crescer espiritualmente.

“Eu pedi a Ogum para fazer meu Espírito crescer.
- Ogum disse: Não! Você deve crescer em si próprio! Mas eu te podarei para que dê frutos.”

Reflexão: Muitas vezes acreditamos estar no caminho correto rumo à evolução. Acreditamos tão fielmente nisso que nos achamos perfeitos, ao ponto de cobrar a Deus, aos Orixás, as Entidades de Luz, que eles nos façam crescer espiritualmente, mesmo estando nós estagnados.
Não entendemos que a cada lição dada, seja ela por uma Entidade de Luz dentro dos terreiros, pelos Orixás na forma de resposta da natureza, ou mesmo por Deus na forma de fatos de nossa existência, são podas de galhos secos, para que assim possamos florescer novamente, frutificar e termos a chance de não morrermos para a espiritualidade.


“Eu pedi a Ogum para me dar felicidade.
- Ogum disse: Não! Eu dou bênçãos; felicidade depende de você.”

Reflexão: Tudo que conseguimos sem nosso esforço pessoal não tem o valor verdadeiro para nossa evolução.
Desejamos a felicidade. Cobramos de Deus essa felicidade. Porém muitas vezes estamos buscando a falsa felicidade, pois acreditamos que ela só vem da forma grandiosa, esplêndida, insuperável.
 Será que isso é a verdadeira felicidade?
Deus nos concede bençãos todos os dias, nos da à luz do Sol, o brilho da Lua e das estrelas, nos envia a chuva que traz a água que mata nossa sede, nos dá nosso alimento, nos dá a chance de nos arrependermos de nossos erros, nos concede o amor divino, nos deu a inteligência, o poder da fé, enfim, tantas bençãos que bastaria um instante de agradecimento de nossa parte, para entendermos que a felicidade já está conosco.


“Eu pedi a Ogum para me dar paciência.
- Ogum disse, Não! Paciência é um subproduto das tribulações; ela não é dada, é aprendida.”

Reflexão: Rogamos ao Pai Maior que nos abençoe com a paciência. Julgamos nossos semelhantes, entramos no rodamoinho da ira, reclamamos por ter que esperar por algo ou por algo não acontecer. Porém não buscamos a compreensão, o entendimento, o domínio de si próprio. Não cultivamos em nós mesmos a sabedoria de aguardar o instante correto das coisas, mesmo sabendo que tudo e todos têm seu momento.
E cobramos, cobramos sem refletir, sem refletir em nada, sem refletir sobre as lições do tempo, da vida, de Deus.
E assim não aprendemos nunca que a paciência é igual uma planta, que para nascer e crescer, a terra deve ser preparada, semeada, adubada, aguada, cuidada, aguardada e amada. E assim é a aprendizagem da paciência, demora o tempo que for preciso e devemos amar aprender essa boa lição e jamais desejá-la sem esforço.

“Eu pedi a Ogum para me livrar da dor.
- Ogum disse: Não! Sofrer te leva para longe do mundo e te traz para perto de mim.”

Reflexão: Devemos entender que a dor é uma forma de crescimento. O sofrimento nos faz elevar nossa fé perdida pelos prazeres do mundo.
Quando temos uma vida facilitada, sem dores, sem perdas, sem fracassos, sem sofrimentos, nós esquecemos que acima de tudo e de todos tem um ser divino, o nosso Pai Maior que é Deus.
Muitas vezes acreditamos sermos superiores a tudo e a todos, fazendo minguar a nossa fé. Não buscamos nos entregar a Deus, não deixamos que seus Anjos e Entidades de Luz nos direcionem para o melhor caminho, não acreditamos que um dia poderemos cair e não termos uma mão para nos levantar.
A dor e o sofrimento não devem ser banidos, devem ser compreendidos, e um dia aprenderemos que a cada momento de dor é um momento de evolução e de acerto, para a busca de uma reencarnação já evoluída sem então precisar passar pela dor novamente.

“Eu pedi a Ogum todas as coisas que me fariam apreciar a vida.
- Ogum disse: Não! Eu te darei a vida, para que você aprecie todas as coisas.”

Reflexão: Somos apegados extremamente a bens materiais, a falsos amores, a coisas supérfluas. Acreditamos que tudo isso faz com que a vida seja melhor, mais gratificante, mais excitante. Porém são falsos prazeres que temos e assim colocamos esses falsos prazeres acima de algo muito mais gratificante e divino, que é a própria vida, a grande benção em forma de presente que Deus nos concedeu.
Temos em mente que para melhor apreciar a vida, devemos ser abastados, sempre com os melhores automóveis, as melhores mansões, as melhores grifes, as melhores comidas e bebidas, acompanhados das pessoas mais importantes para assim sermos entregues a uma felicidade extrema. Porém já temos a própria vida e só ela nos dá a possibilidade de podermos apreciar tudo mais e assim sermos gratos a Deus e recebermos bençãos verdadeiras e logicamente alcançar a tão sonhada e apreciada felicidade.

“Eu pedi a Ogum, para retirar os meus vícios.
- Ogum disse: Não! Eles não são para eu tirar, mas para você desistir deles.”

Reflexão: Com o passar de nossa existência como encarnados, trazemos de outras encarnações alguns vícios que por ventura não conseguimos evoluir sobre eles. Também adquirimos novos vícios da mesma forma, ou seja, nos deixando ser tomados pelos maus sentimentos, tais como a inveja, ciúme, ódio, ira, preguiça, enfim, vários e vários sentimentos que crescem em nosso caminho como ervas daninhas.
Também, além desses vícios de sentimentos, temos os vícios ditos físicos, como a bebida alcoólica, o fumo e os entorpecentes, que igualmente nos destrói, nos levando muitas vezes a virarmos farrapos humanos.
Quando com um pouco de consciência desses fatos e em um momento de lucidez diante o desespero, buscamos a Deus e rogamos que ele nos livre desses vícios, porém não nos esforçamos para buscar escapulir deles, ou seja, jogamos a responsabilidade a Deus e não abraçamos essa responsabilidade para nós mesmos.
A conclusão disso é que não estamos lutando contra os obsessores que irradiam esses vícios, estamos apenas buscando uma desculpa para nos enganar e após nos entregarmos novamente a esses vícios, culpar a Deus, pela nossa própria falta de vontade de evoluirmos.
Portanto devemos lutar firmemente contra esses maus atos e maus sentimentos, e buscar isso de uma forma convicta, sem desculpas e sem fraquejar, para que assim possamos nos livrar deles e seguir firmemente para a nossa evolução espiritual.

“Eu pedi a Ogum para me ajudar a amar os outros, como ele me ama.
- Ogum disse: Ah, finalmente você entendeu a idéia.”

Reflexão: O amor é a esperança de um mundo melhor. O dia que aprendermos que nossos erros não devem ser elevados acima do amar e ser amado nos encontraremos verdadeiramente com Deus, nosso Pai Maior.
A Umbanda nos ensina que esse amor que devemos buscar e entender, não é o amor de palavras ao vento, de gestos vazios, de atos interessados.
O amor que devemos espalhar a nossos semelhantes é como o puro amor de Deus, sem cobranças, sem interesses, sem hipocrisia. Deve ser o amor fraternal, de caridade, de fé, de luz, de paz.
Só quando aprendermos a distribuir esse amor divino, é que podemos dizer com toda certeza que estamos preparados para seguir adiante, para os braços do Senhor, para a eternidade, para a evolução pura e verdadeiramente espiritual.

**********************************************************************

    E assim podemos demonstrar resumidamente alguns passos que devemos seguir para buscar à tão sonhada evolução espiritual por nós umbandistas.

    E com a luz desse Orixá guerreiro, que me mostra tantos caminhos para que eu chegue verdadeiramente aos braços de Deus, deixo a todos uma frase de nosso irmão Chico Xavier, para reflexão.

"Não somos seres humanos passando por uma vida espiritual, somos seres espirituais passando por uma experiência humana."- (Chico Xavier)

Parem e reflitam!


Obs.: Esse texto foi idealizado no título e subtítulo do original" Eu Pedi a Deus..." (autor desconhecido) e foi colocado de forma para que os filhos de Pai Ogum, busquem o entendimento de evolução. E esse é o motivo de ter sido trocado o original do título e subtítulo. Frisando que o conteúdo do texto é exclusivo do autor desse blog,

www.umbandayorima.blogspot.com.br

Carlos de Ogum

69 comentários:

Aninha de Iemanjá disse...

Que lição mais linda, meu Dindo!

Realmente, algo para refletir e levar para nossa caminhada rumo à evolução.

Que Pai Ogum com a permissão de nosso Pai Maior, Deus, possa nos ajudar a vencer nosso maior inimigo: nós mesmos; que com nossas imperfeições e vícios, atrapalhamos essa caminhada.

Saravá!

Clarinha disse...

Meu querido paizinho Carlos de Ogum, lindo demais esse texto, uma aula
de evolução a todos nós. Aprender com os exemplos dos mais evoluidos e
com aqueles que admiramos, assim como aprendo com você, é divino. Eu sou
totalmente apaixonada pela Umbanda, e tenho sorte de ter você como meu
conselheiro, meu instrutor, meu amigo amado e como meu ídolo. Te adoro
por tudo isso Paizinho. Beijinhos da Clarinha. <3

Milenna Ravinny disse...

Bela reflexão sem duviida. Faz todos pensarem sobre a linha de evolução
pretendida por Deus.

Anônimo disse...

Eu peço tanta coisa a Ogum, e hoje eu peço tranquilidade, paciencia.
Estou em desespero com coisas que acontecem. Pai Ogum me ajude a me
livrar desse mal.

Nadia Silva disse...

Lindo demais pai. Agradeço demais por essas lições.

Brenda Master disse...

Divinamente bem colocado. Salve Ogum

Veronica Lima disse...

Abençoada seja as lições de Pai Ogum. Maravilhoso Orixá que nos
encaminha para a luz sempre.

Catarina Pereira disse...

Divinamente bem colocado nesse texto as intenções de Pai Ogum com seus
filhos. Parabéns.

Zuzu Gatinha disse...

Pai Carlos muito bom seu texto. Eu precisava muito de ler algo assim
para aprender a buscar evolução. Paz de Ogum a todos

Anônimo disse...

Refleti muito nesse texto, dá até emoção. Parabéns

Amelinha Silva disse...

Maravilha demais suas palavras. Salve pai Ogum.

Julio disse...

Com todas as benção de Pai Ogum, em um belo texto. Parabéns ao autor.

Anônimo disse...

Obrigada pelo lindo texto pai Carlos.

Anônimo disse...

Divino ensinamento para a humanidade. Salve Pai Ogum

Anônimo disse...

Otima reflexão. Adoro esses ensinamentos. Saravá Umbanda.

Lorena Esteves disse...

Ogum é um pai sensacional. Nos abençoe sempre com suas lições.

Anônimo disse...

Amei esse texto parabéns Pai Carlos.

Ana Carolina disse...

Que lição linda. Amo demais Pai Ogum.

Priscila Gomes disse...

Quero sempre ter lições assim. Isso nos faz ver a vida com mais luz.

Anônimo disse...

Patacori Ogum. Salve seus ensinamentos.

Anônimo disse...

Lindo pai. Adorei.

Ursula de PAULA disse...

Isso não são lições, são bençãos de luz para nossa evolução. Salve
Pai Ogum. Obrigado Pai Carlos.

Anônimo disse...

Maravilhoso demais saravá Ogum.

José Figueira disse...

Ogum sabe das coisas. Ele sempre está conosco para nos guardar, até de
nós mesmos.

Anônimo disse...

Quero muito buscar esses entendimentos dentro de mim. Mas qiuando acho
que estou indo, estou retornando. Sou dificil demais.

Daniel Passos disse...

Tudo que precisava ler hoje. Abençoado seja Ogum.

Yara Lins disse...

Deus nos dá muitos Anjos, entre eles está pai Carlos nos oferecendo
esse texto lindo. Salve todos umbandistas. Salve Ogum.

Anônimo disse...

Ter a luz de Ogum na vida assim é algo muito precioso. Amo demais.

Waleria Sampaio disse...

Tudo que eu precisava ler essa semana. Muito obrigado.

Brenda Master disse...

Esse blog é demais. Tem muita luz para aqueles que buscam entendr as
coisas com fé.

Anônimo disse...

Luz, só isso a dizer. Muita luz no texto. Que lindo.

Paulo Mendonça disse...

Peço Ogum tanta coisa errada também. Esse texto me ensinou muito.

Anônimo disse...

Patakori Ogum. Salve suas lições. Muito satisfatorio ser filho de Ogum.

Flávia Marques disse...

Lindo lindo lindo demais. Saravá o guerreiro Ogum, saravá o filho
desse guerreiro, Sua benção Pai Carlos de Ogum.

Anônimo disse...

Salve a força e a sabedoria de Ogum.

Monike Alcântara Lisboa disse...

Entendi agora a caminhada rumo a evolução. Ogum sempre nos dando a
mão para caminhar.

Sara Peçanha disse...

O que dizer né? Achei maravilhoso esse texto. Como sempre. Amo tudo que Pai Carlos escreve

Leticia Delicia disse...

Divino post. Refleti muito e vi que todos precisamos melhorar muito
para caminhar.

Milenna Ravinny disse...

Que luz divina as palavras desse texto elevando esse maravilhoso
Orixá para nossa reflexão. Salve Ogum.

Analice Peres disse...

Estonteada com tantas palavras lindas. Amo demais seu blog pai
Carlos. Você ilumina meu dia. Beijos e muita paz.

Anônimo disse...

Ogum é rei de todos os momentos. Salve Ogum

Rafaela Silveira disse...

Lua luar, casa de Ogum, me ilumina para que eu possa levar as
palavras desse Orixá para minha caminhada de vida.

Anônimo disse...

Luz é tudo que lhe eço meu pai Ogum. Salve.p

Tayse Campos disse...

Saravá os pretos velhos. Amém.

Anônimo disse...

eu peço muitas coisas a Ogum, será que estou sempre errado. Talvez eu
esteja sendo egoista.

Neide R disse...

Lindos ensinamentos de meu pai Ogum. Abençoado sejam suas palavras.

Anônimo disse...

bSaravá Ogum.

Beto Franco disse...

Ogum dando lições e lições. Patacori meu pai.

Anônimo disse...

Saravá Ogum, saravá suas lições e saravá a nossa compreensão.

Anônimo disse...

Muito ensinamento e muita coerencia em tudo. Salve.

Angélica Anjinha disse...

Gostei demais pai. Salve sua força e sua luz.

Fabiana Oliveira disse...

Salve salve salve. Lições maravilhosas.

Helena Gaspar disse...

Só luz na nossa caminhada. Com Ogum tudo fica lindo.

Anônimo disse...

Gostei muito muito muito, e aprendi demais. Salve.

Anônimo disse...

Ogum Nhê!!! Salve a força de Ogum.

Anônimo disse...

Muita luz nessas palavras, estou estonteada.

Zuzu Gatinha disse...

Aprendendo com Pai Ogum. Patacori.

Gustavo de Paula disse...

Salve pai Ogum, salve sua força, salve suas aulas de uma vida correta. Saravá saravá saravá

Anônimo disse...

Por gentileza, qual contato do pai Carlos?

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), o e-mail de contato do Pai Carlos é: umbanda.yorima.rj@gmail.com

Axé!

Anônimo disse...

Lindo demais; Salve Ogum

Sara Freixo disse...

Que maravilhosa postagem, que texto lindo, que obra de Deus. Somente uma
pessoa linda e maravilhosa como Pai Carlos poderia passar tanto amor e
sabedoria juntas em um só texto. Fiquei feliz, emocionada, encantada com
esse texto. Tenho tanto a agradecer a esse pai de santo, autor e amigo.
Uma luz na minha vida, na minha caminhada, nos meus sonhos. Muito
obrigado Carlos de Ogum, por ser essa pessoa de tanta luz e sabedoria
espiritual. Em 2019 eu farei de tudo para ir a seu terreiro, conversar,
abrir meus horizontes, clamar por Deus. Paz e milhões de beijinhos.

Gilson Moura disse...

Parabens pai ficou lindo demais. Salve

Anônimo disse...

Maravilhoso demais. Axé

Anônimo disse...

Ameeeeeeeeeiiiii!!!

Anônimo disse...

Linda reflexao.

Anônimo disse...

Ogum é divino e nosso guerreiro, lindo tudo isso.

Anônimo disse...

Lindo demais.

Anônimo disse...

Lindo.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;