quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Características de Médiuns com Omulú e Nanã Buruquê na Coroa

Imagem relacionada



    Como já dissemos em outros textos, na Umbanda sabemos que temos nossos Orixás de Coroa e que para sabermos quais são esses Orixás devemos buscar um jogo de Búzios com um jogador preparado e honesto; assim teremos a certeza sobre esse fato. Nada de adivinhações, nada de datas de nascimento e nada dessas invenções feitas por ai, apenas o tradicional e verdadeiro jogo de Búzios pode dar essa resposta.

    E como já foi dito também, nossa Coroa forma um triângulo; em cada vértice desse triângulo temos um Orixá e logicamente são três, sendo eles o Pai de Coroa, a Mãe de Coroa e o Terceiro Santo.

    Como já fizemos anteriormente, vamos nos apegar somente no Pai e Mãe de Coroa e vermos como os dois vibrando juntos podem formar ou mexer com a personalidade de um filho.

    Hoje pegaremos um médium com Omulú como Pai e Nanã Buruquê como Mãe; assim vamos buscar entender a Coroa desse filho tendo esses dois Orixás, frisando que não levaremos em conta o Terceiro Santo, pois se fôssemos levar tudo ficaria ainda mais complexo.

    Primeiro falaremos apenas das características dos filhos de Omulú

     Ao senhor da doença é relacionado um arquétipo psicológico derivado de sua postura na dança: se nela Omulú/Obaluaiê esconde dos espectadores suas chagas, não deixa de mostrar, pelos sofrimentos implícitos em sua postura, a desgraça que o abate. No comportamento do dia-a-dia, tal tendência se revela através de um caráter tipicamente masoquista.

     Arquetipicamente, lega a seus filhos tendências ao masoquismo e à auto punição, um austero código de conduta e possíveis problemas com os membros inferiores, em geral, ou pequenos outros defeitos físicos.

      A definição dos filhos de Omulú como pessoas é que eles são incapazes de se sentirem satisfeitos quando a vida corre tranquila para eles. Podem até atingir situações materiais e rejeitar, um belo dia, todas essas vantagens por causa de certos escrúpulos imaginários. São pessoas que, em certos casos, se sentem capazes de se consagrar ao bem-estar dos outros, fazendo completa abstração de seus próprios interesses e necessidades vitais.

     No Candomblé como na Umbanda, tal interpretação pode ser demais restritiva. A marca mais forte de Omulú/Obaluaiê não é a exibição de seu sofrimento, mas o convívio com ele. Ele se manifesta numa tendência auto-punitiva muito forte, que tanto pode revelar-se como uma grande capacidade de somatização de problemas psicológicos (isto é, a transformação de traumas emocionais em doenças físicas reais), como numa elaboração de rígidos conceitos morais que afastam seus filhos de santo do cotidiano, das outras pessoas em geral e principalmente dos prazeres. Sua insatisfação é básica, portanto, não se reservaria contra a vida, mas sim contra si próprio, uma vez que ele foi estigmatizado pela marca da doença, já em si uma punição.

     Em outra forma de extravasar seu arquétipo, um filho do Orixá menos negativista, pode apegar-se ao mundo material de forma sôfrega, como se todos estivessem perigosamente contra ele, como se todas as riquezas lhe fossem negadas, gerando um comportamento obsessivo em torno da necessidade de enriquecer e ascender socialmente. Mesmo assim, um certo toque do recolhimento e da auto-punição de Omulú/Obaluaiê serão visíveis em seus casamentos: não raro se apaixonam por figuras extrovertidas e sensuais.

    Os filhos de Omulú são solitários. Mesmo tendo um grande círculo de amizades, frequentando o mundo social, seu comportamento seria superficialmente aberto e intimamente fechado, mantendo um relacionamento superficial com o mundo e guardando sua intimidade para si próprio. O filho do Orixá oculta sua individualidade com uma máscara de austeridade, mantendo até uma aura de respeito e de imposição, de certo medo aos outros. Pela experiência inerente a um Orixá velho, são pessoas irônicas. Seus comentários porém não são prolixos e superficiais, mas secos e diretos, o que colabora para a imagem de terrível que forma de si próprio.

     Entretanto, podem ser humildes, simpáticos e caridosos. Assim é que na Umbanda este Orixá toma a personalidade da caridade na cura das doenças, sendo considerado o "Orixá da Saúde".

     O tipo psicológico dos filhos de Omulú é fechado, desajeitado, rústico, desprovido de elegância ou de charme. Pode ser um doente marcado pela varíola ou por alguma doença de pele e é frequentemente hipocondríaco. Tem considerável força de resistência e é capaz de prolongados esforços. Geralmente é um pessimista, com tendências autodestrutivas que o prejudicam na vida. Amargo, melancólico, torna-se solitário. Mas quando tem seus objetivos determinados, é combativo e obstinado em alcançar suas metas. Quando desiludido, reprime suas ambições, adotando uma vida de humildade, de pobreza voluntária, de mortificação.
     É lento, porém perseverante. Firme como uma rocha. Falta-lhe espontaneidade e capacidade de adaptação, e por isso não aceita mudanças. É vingativo, cruel e impiedoso quando ofendido ou humilhado.
     Essencialmente viril, por ser Orixá fundamentalmente masculino, falta-lhe um toque de sedução e sobra apenas um brutal solteirão. Fenômeno semelhante parece ocorrer no caso de Nanã: quanto mais poderosa e mais acentuada é a feminilidade, mais perigosa ela se torna e, paradoxalmente, perde a sedução.

    Agora falaremos das características dos filhos de Nanã Buruquê.

     Uma pessoa que tenha Nanã como Orixá de cabeça, pode levar em conta principalmente a figura da avó: carinhosa às vezes até em excesso, levando o conceito de mãe ao exagero, mas também ranzinza, preocupada com detalhes, com forte tendência a sair censurando os outros. Não tem muito senso de humor, o que a faz valorizar demais pequenos incidentes e transformar pequenos problemas em grandes dramas. Ao mesmo tempo, tem uma grande capacidade de compreensão do ser humano, como se fosse muito mais velha do que sua própria existência. Por causa desse fator, o perdão aos que erram e o consolo para quem está sofrendo é uma habilidade natural. Nanã, através de seus filhos de santo, vive voltada para a comunidade, sempre tentando realizar as vontades e necessidades dos outros.
     Às vezes, porém, exige atenção e respeito que julga devido, mas não obtido dos que a cercam. Não consegue entender como as pessoas cometem certos enganos triviais, como optam por certas saídas que para um filho de Nanã são evidentemente inadequadas. É o tipo de pessoa que não consegue compreender direito as opiniões alheias, nem aceitar que nem todos pensem da mesma forma que ela.

     Suas reações bem equilibradas e a pertinência das decisões, mantém-nos sempre no caminho da sabedoria e da justiça.
     Todos esses dados indicam também serem os filhos de Nanã, um pouco mais conservadores que o restante da sociedade, desejarem a volta de situações do passado, modos de vida que já se foram. Querem um mundo previsível, estável ou até voltando para trás: são aqueles que reclamam das viagens espaciais, dos novos costumes, da nova moralidade, etc.

     Quanto a dados físicos, são pessoas que envelhecem rapidamente em alguns casos, aparentando mais idade do que realmente têm, com exceção as que tenham também Oxum ou Iansã na coroa.

     Os filhos de Nanã são calmos e benevolentes, agindo sempre com dignidade e gentileza. São pessoas lentas no exercício de seus afazeres, julgando haver tempo para tudo, como se o dia fosse durar uma eternidade. Muito afeiçoadas às crianças, educam-nas com ternura e excesso de mansidão, possuindo tendência a se comportar com a indulgência das avós. Suas reações bem equilibradas e a pertinência de suas decisões mantêm-nas sempre no caminho da sabedoria e da justiça, com segurança e majestade.

     O tipo psicológico dos filhos de Nanã é introvertido e calmo. Seu temperamento é severo e austero. Rabugento, é mais temido do que amado. Não tem maiores atrativos e é muito afastado da sexualidade. Por medo de amar e de ser abandonado e sofrer, ele dedica sua vida ao trabalho, à vocação, à ambição social.


    E agora vamos resumir as características do filho que tem Omulú e Nanã Buruquê juntos como Pai e Mãe de Coroa.

    Como ambos os Orixás são ditos idosos, o filho que tenha esses dois na coroa, tem uma personalidade mais levada aos acontecimentos do passado.

    Tendem a ser ligados extremamente a família e cuidam de seus entes como se fosse uma leoa com seus filhotes.

    Seu humor é levado a ser até um pouco ranzinza, não gosta de lugares de multidão, de lugares com barulho excessivo, ou mesmo lugares que tenham uma dita alegria sem nexo.

    Se irrita facilmente e tem um ciúme excessivo de suas coisas do dia a dia, como casa, apetrechos, roupas, utensílios, ao ponto de ser radical sobre esse fato.

    Não tolera a arrogância, a traição, a fraqueza de personalidade, os dissabores de terceiros, a falsidade, a intolerância, o preconceito, enfim, tudo que possa levar um ser menosprezar o outro.

    Porém tem o defeito do menosprezo nele própria e o faz sem que ao menos perceba. A crítica é um grande dissabor dos filhos de Omulú e Nanã Buruquê, pois esses acreditam que criticando possam estar auxiliando a outra pessoa a crescer na caminhada da vida, porém ao fazer essas críticas se tornam extremamente intolerantes.

    Os filhos de Omulú e Nanã não tem um humor apurado, e por esse motivo muitas vezes não compreendem o que lhes foi dito, fazendo do fato um cavalo de batalha, sem nenhuma noção e sem nenhum nexo.

    Esses filhos tendem a envelhecer bem antes da hora, demonstrando um físico bem mais envelhecido do que a realidade da idade que tenha, frisando que esse fato só não se daria se o filho tivesse como terceiro Santo Oxossi, Ogum, Iansã ou Oxum, porém a idade mental ainda assim continuaria idosa, ou seja, teria pensamentos, gestos, ações de uma pessoa mais velha do que realmente seria da idade cronológica.

    Os filhos de Omulú e Nanã prezam pelo silêncio, amam a natureza, a rotina, a vida familiar, se sentem muito bem quando podem auxiliar terceiros, deseja ser útil de toda forma, tem preocupações elevadas com seus filhos, são bons amigos, confidentes, prestativos, são ótimos cozinheiros, excelentes cuidadores e oradores. Gostam de explicar tudo de uma forma no qual acreditam que não ficará dúvidas, podendo chegar ao ponto de se repetir demais, ou seja, um fato de pessoas idosas.

    Finalizando, as pessoas que tenham Omulú como pai e Nanã Buruquê como mãe, são pessoas muito boas para se conviver, isso se a pessoa na qual conviverá com eles, tenham pulso forte, honestidade, bom caráter, paciência e gosto pela vida familiar.


    Salve os filhos de Omulú e Nanã Buruquê!

Resultado de imagem para nanã buruquê

Carlos de Ogum

40 comentários:

Aninha de Iemanjá disse...

Abençoados sejam os filhos desses Orixás iluminados.

Atotô Omulu!
Saluba Nanã!

Unknown disse...

Adorei o texto!! Muito obrigada!! Sou uma filha de Omulu e Nanã e me achei no texto.

Clarinha disse...

Paizinho querido, queria tanto saber quais são meus Orixás. E quando ler
um texto como esse e se for do meu pai e mãe de coroa, ficarei tão feliz
que nem sei se vou aguentar a emoção. Se bem que aguento sim, a mesma
emoção em ler todos seus textos ou tirar minhas dúvidas com você. Meu
professor de espiritualidade, adorei e agradeço todo dia por estar em
contato contigo. E aqui não tem ninguém mais fã do que eu heim.
Beijinhos da Clarinha <3

Andreia Maranhão disse...

Maravilhosa lição. Obrigado por esclarecer.

Anônimo disse...

Salve Nanã Buruquê e salve Omulú

Wanderleia disse...

Pessoas maravilhosas com Orixás divinos. Atotô e Saluba.

Anônimo disse...

Sou filha de Nanã e Omulú, no qual foram me revelados através de um
jogo de buzios, e eu sou exatamente assim. Saluba Vovó, Atotô meu Pai.

Sebastião Santiago disse...

Pessoas especiais, saravá Omulú e Nanã.

Anônimo disse...

Lição linda de coroa de um médium, adorei demais.

Renata de Iemanjá disse...

Pai gostei muito do texto, e vou aguardar muito ansiosa o texto dos
filhos de Iemanjá e Ogum.

Anônimo disse...

Saluba e Atotô. Salve os filhos de Omulú e Nanã.

Anônimo disse...

Aprendi mais essa pai. Obrigado e parabéns.

Anônimo disse...

Eu queria saber sobre a junção dos Orixás Nanã e Ogum, como seria um médium com esses Orixás ?

Lady Di disse...

Adoro essas colocações especiais que pai Carlos faz. Amo esse blog.
Obrigado pelo texto dos filhos desses dois poderosos Orixás.

Anônimo disse...

Queria muito saber as caracteristicas dos filhos de Xangô com Nanã.
Teremos?

Dorinha Maçal disse...

Se eu pedir para fazer um texto dos filhos de Ogum com Iansã o senhor
faria pai? Agradeço desde já.

Anônimo disse...

Atotô meu pai Omulú, Saluba minha mãe Nanã. Esse texto me descreveu.

Roseli Dias disse...

Abençoado seja o Ori desses mediuns com esses dois poderes supremos.
Saluba e Atotô.

Anônimo disse...

Saravá Umbandistas, e abraço fraternal a meus irmãos de coroa.

Karen de Paula disse...

Ensinamento de muita sabedoria. Obrigado e axé.

Solange Almeida disse...

Ter esses dois Orixás na coroa é uma grande be nção sou priveligiada.

Crislayne Ramos disse...

Força divina de Omulú e Nanã a todos. Salve.

Anônimo disse...

Força. Paz. Sabedoria. Vida. Inteligencia. Atotô. Saluba. Divino.
Amém.

Anônimo disse...

So muita luz a esses filhos de Omulú e Nanã. Abençoe a todos meus
velhos.

Anônimo disse...

Gostei pai, muito legal saber as caracteristicas desses médiuns,
pediria de Oxalá com Iemanjá.

Rita de Cássia Bezerra Mendes disse...

Agradecida por esse texto, fui descrita completamente. Sua benção Pai
Carlos de Ogum.

Anônimo disse...

Força. Luz. Sabedoria. Vovó. Poder. Coroa. Amor. Dedicação.
Felicidade. Amei. Saluba. atotô. Paz. Amém.

Senhorita X disse...

Muita luz em uma só coroa. Salve os filhos de Nanã e Omulú.

Anônimo disse...

Saluba vovozinha Nanã Buruquê. Atotô meu velho Omulú Babá.

Simone de Oxum disse...

Pai Carlos por favorzinho faz de Oxum e Oxossi. Por favor por favor
por favor por favor. Beeeeeijos.

Anônimo disse...

Meu pai e minha mãe. Adorei saber. Salve

Anônimo disse...

Que lindo esse post amei. Saravá Omulú e Nanã

Anônimo disse...

Muito eu, adorei saber mais essas caracteristicas.

Anônimo disse...

Que aula bela pai. Obrigada.

O Mundo da Arte de Celso D'Agostini disse...

Atotô meu pai,Salubá minha mãe.

Unknown disse...

Adorei,há muito estava procurando no terreiro que frequento só tem eu filha de nana e omolu

Unknown disse...

Tô pasmo com as "coincidências"...

Lay disse...

Excelente texto, vocês poderiam falar dos filhos de Oxum com Omolu? Obrigada!

Silvana de Omulú disse...

Pai Carlos, genial, foi feito meu jogo de buzios em sua casa e deu como Orixás Omulú e Nanã, e eu sou exatamente assim. Muito bom para mim me entender. Uma maravilha de texto. Beijos.

Croá disse...

E uma pessoa com Oxalá e Nanã?

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;