quarta-feira, 10 de outubro de 2018

A História da Pombo Gira Menina da Calunga



Resultado de imagem para pombo gira menina 

**********************************************************************
É Laroiê, é Laroiê.
é na calunga, é no calungá,
é Laroiê, é Laroiê,
que a Pombo Gira Menina é Mojubá.

Na meia noite ela dança,
no meio dia ela vai brincar,
menina linda nos traz esperança,
e no terreiro vai saravar.

Vem da calunga a linda pequenina,
trazendo sua Falange em nome de Oxalá,
ela é a bela Pombo Gira Menina
encantando e iluminando o nosso Gongá.

*****************************************************************************

    A história da Pombo Gira Menina da Calunga teve seu início no final do século XIX e início do século XX. Sua mãe, uma mulher da vida, a abandonou em uma viela da região, quando a menina tinha apenas sete dias de vida.

    Ela foi encontrada e cuidada por uma cafetina que ganhava a vida negociando as mulheres com trabalhadores vindos da grande expansão industrial da época e nesse ambiente de cabarés e bordéis ela passou sua infância.

    Aos nove anos de idade, por não lhe agradar muito viver e conviver em ambientes assim, a menina, chamada de Laura, nome dado pela cafetina, tinha uma grande vontade de fugir dali, porém não tinha condições e nem sabia como fazer. Ela se sentia presa, triste e assustada, pois sabia que aquela vida de meretriz na qual tinha tanto convívio, uma hora iria chegar para ela, assim como prometera a cafetina, que sempre lhe dizia que entre seus onze e doze anos, ela deveria começar a trabalhar com a prostituição.

    A menina ficava extremamente receosa com tudo aquilo e da mesma forma com que ela desejava uma saída daquela vida, ela desejava a mesma coisa a outras meninas de mais idade e que já estavam atuando como prostitutas, no domínio severo da cafetina.

    E assim dessa forma ela buscava mostrar as moças trabalhadoras da prostituição que a vida escolhida era muito sofrida, que era um acúmulo de cargas negativas, de tristeza, de desespero e que elas sempre iam sofrer sendo "escravas" da senhora dos cabarés e bordéis.

    Muitas dessas meninas ouviam a pequena Laura e refletiam sobre todos os fatos, e após uma grande reflexão, fugiam, retornavam a casa dos pais, buscavam ajuda com familiares e abandonavam os cabarés; quando essas partiam a cafetina ficava com muito ódio e já sabendo sobre as falas da menina Laura, ela a castigava intensamente e dizia que ela era a desgraça de sua vida, pois com seus dizeres as outras meninas, muitas delas estavam abandonando o trabalho de prostituta, fazendo assim com que a cafetina tivesse um grande prejuízo.

    Porém Laura não se importava com as torturas sofridas, ela acreditava estar fazendo o bem tirando as jovens daquela vida de escuridão.

    O tempo passou, e a menina Laura completara onze anos e de um modo vingativo a velha cafetina decidiu que ela deveria se prostituir, deixando a menina desesperada.

    A cafetina então marcou a data do acontecimento e a inocência de Laura seria entregue para o homem que pagasse o maior valor. O assunto se espalhou como fogo em pólvora, entre vielas, cabarés, bares e bordéis, todos falavam sobre a entrega da menina, conhecida como "a filha da cafetina do cabaré". Homens parecendo animais atrás de sua presa bebiam e gargalhavam falando do quanto estavam dispostos a gastar para ter a menina.

    Laura por sua vez chorava, aguardando o dia proposto pela cafetina, sem saber o que fazer para não ter aquele destino tão cruel. E em uma última tentativa de fazer com que a perversa mulher não a vendesse como um objeto qualquer, ela clamou em piedade, buscando tirar dela ao menos um pequeno gesto de carinho para que não a obrigasse a fazer com que sua vida fosse entregue nas mãos de um homem qualquer.
Porém a mulher não tinha piedade, por mais que Laura a implorasse, ela apenas a olhava com desprezo e gargalhando dizia-lhe que a menina havia feito ela perder muitos ganhos e agora ela deveria repor todo o valor perdido com a partida de outras meninas durante os anos em que Laura mostrava os caminhos terríveis da vida em prostituição.

    A cafetina vira as costas para a menina deixando-a ainda mais entristecida e sem um caminho a seguir.

    Voltando a seu quarto ela chora copiosamente chamando a atenção de outras meninas e todas vão até Laura para consolá-la.

    Laura roga ao Pai Maior e dentro de sua oração escuta uma voz doce e serena, dizendo-lhe que é à hora de partir, porém ela não deverá partir sozinha, deveria levar com ela todas as outras meninas de pouca idade que no bordel se encontravam e deveria também aceitar seu destino, pois ela estava destinada a dois caminhos e entre esses dois caminhos tinha que fazer uma escolha: ou se entregava as vontades da cafetina, ou fugiria e se entregava a caridade e ao auxilio as crianças e jovens, que sofriam em desespero assim como ela, porém a segunda opção seria uma entrega eterna e só poderia ser feito se ela estivesse de acordo em ter que partir quando necessário.

    A menina entendeu que ela era especial, tinha um amor grandioso por Deus, amava proteger os mais fracos e sempre buscou fazer o bem e a caridade; se para isso acontecer ela tivesse que partir precocemente, assim seria feito, pensou Laura, com uma maturidade que não condizia com sua pouca idade.

    Decidida em sair do bordel, Laura busca acertar com outras meninas como seria a fuga e assim foi acertado, naquela noite teria o encontro dos homens com a cafetina para o leilão da inocência da menina e essa seria a chance que Laura esperava, pois assim ela fugiria com as outras meninas e se livrariam do domínio da cafetina.

    A noite chegou e com a noite também o encontro dos homens no bordel, onde iriam tentar comprar a inocência de Laura. Todos eles animados, já embebedados, dando gargalhadas e se demonstrando animalizados. Diante deles estava a cafetina sorridente, já esperançosa em saber a quantia que arrecadaria com a negociação da menina Laura.

    Aproveitando o descuido da cafetina, Laura e as meninas fugiram, enquanto havia a negociação entre os homens e a cafetina. Quando a negociação se fez, o homem que adquiriu o direito de ser quem teria a menina pela primeira vez, ordenou que a cafetina trouxesse Laura até ele e assim ela iria fazer, porém ao adentrar no recinto onde deveriam estar às meninas, nada e ninguém foi encontrado

    A cafetina ficou com muito ódio ao perceber a fuga de Laura e das meninas, da mesma forma que o homem que havia pago por Laura.

    Pelas vielas da região, Laura buscava se esconder, da mesma forma as 21 meninas que com ela partiram e assim se tornaram livres, buscando cada uma seu caminho de luz e paz, distante das ordens pecaminosas da cafetina.

    O tempo passou, Laura preste a completar 13 anos de idade já conhecia a dureza das ruas, da fome, do frio, mas nada disso a tirava do caminho da caridade, pois ela buscava sempre fazer o bem, principalmente às crianças abandonadas, que volte e meia encontrava pelas ruas, levando-as a orfanatos ou conventos.

    A cafetina ainda não conformada com a fuga das meninas jurou se vingar e com o auxilio de alguns mercenários e do homem que havia pago por Laura, partiram em busca das meninas, para ou trazê-las de volta, ou ceifar suas vidas.

    Dias se passaram, e os mercenários contratados para encontrar as meninas e Laura corriam por toda a região e com isso foram encontrando as meninas fugidas e uma a uma foram sendo entregues a cafetina.

    E as 21 meninas foram novamente aprisionadas pela velha senhora dos bordéis.

    Laura ao saber do fato ficou arrasada, tinha que retornar ao cabaré e resgatar novamente suas amigas.

    Mas como fazer?

    Então ela percebeu que chegara à hora de se entregar a caridade eterna e foi até o encontro da cafetina no bordel. Lá ela ordena que a velha soltasse todas as meninas e se ela fizesse isso ela se entregaria nas mãos do homem que a comprou e passaria a fazer parte do bordel.

    A cafetina então aceita as condições de Laura, porém em seus olhos se via a maldade e a falsidade embutidas. A troca foi feita e as meninas seriam liberadas após ser constatado o ato com o comprador da inocência de Laura.

    O homem pega Laura pelo braço com violência, arrastando a menina para um dos quartos do local, enquanto a cafetina ordena aos mercenários que matem as outras meninas e só assim ela se sentiria vingada.


    E assim foi feito, uma a uma elas eram levadas aos fundos do local fétido e assassinadas pelos mercenários.

    Laura por sua vez tem uma visão enquanto o homem se preparava para desfrutar do corpo da menina, ela vê as meninas envoltas em poças de sangue, gritos, desesperos e tem a certeza de que a cafetina não tinha cumprido com o combinado entre elas. A menina se apossa de um punhal que o homem trazia consigo e sorrateiramente o esconde com ela, quando o homem chega diante dela, Laura crava o punhal no coração do homem, que com um grito pavoroso cai ao chão já sem vida. A cafetina ouve o som do grito desesperado do homem, corre até o quarto e vê Laura coberta pelo sangue do mesmo. Ela puxa o punhal do coração dele e crava no coração de Laura, que sente uma dor intensa, que vai se acalmando pouco a pouco. Laura sorri e agradece a velha cafetina por sua libertação, agora eterna.


    O pequeno corpo da menina Laura cai ao chão, porém seu espírito continuava na mesma posição, sorridente, um tanto mais tranquila, serena.

    Laura, agora em forma espiritual, abre os braços e diante dela e da cafetina, aparecem os espíritos das vinte e uma meninas assassinadas. As meninas fazem uma roda em volta de Laura e todas gargalhando dançam como se estivessem em uma brincadeira de ciranda.

    A cafetina assustadíssima sai correndo em desespero e vai de encontro com um bonde, que sem ter como parar a atropela deixando o corpo inerte da velha do cabaré no chão, enquanto Kiumbas lutavam entre si para levar o espírito dela para as profundezas, e assim a escravizá-la.

    A menina Laura agora sendo uma Entidade de Luz, ficou conhecida como Pombo Gira Menina da Calunga e trabalha pela e para a caridade em terreiros de Umbanda em uma forma linda, trazendo sempre com ela sua legião de vinte e uma Pombo Giras de semelhante aspecto.

    Ela também é companheira de trabalho do Exú Mirim e juntos com suas falanges penetram onde poucos conhecem. Sua ajuda é muito grande no que se refere à defesa deste ou daquele filho de fé do terreiro, ou mesmo quando algum filho do terreiro pede sua valiosa defesa, para outrem, principalmente se forem os que envolvem crianças, adolescentes e jovens.

    Ela também é companheira de trabalho de Tranca Ruas das Almas e quando esse Exú se manifesta, a Pombo Gira Menina sempre estará presente, incorporada a um médium ou não.

    Que a Pombo Gira Menina da Calunga guarde o caminho de todos nós!

   Laroiê Pombo Gira Menina!

Carlos de Ogum

73 comentários:

Aninha de Iemanjá disse...

Ah, que história!

Abençoada seja essa menina de tanta coragem e resignação. Que possa sempre estar protegendo nossas crianças, adolescente e jovens.

Laroiê Pombo Gira Menina da Calunga!

Clarinha disse...

Que maravilha essa historia e essa Pombo Gira meu paizinho amado. Quanta
luz tem essa menina moça, amei demais toda a caminhada dela. Beijinhos
da Clarinha <3

Adriana Marques disse...

Linda historia de fé e caridade. Laroie Pomba Gira Menina.

Sabrina disse...

AAAAH!! Minha Pomba gira. Adorei sua historia.

Durval Pinheiro disse...

Muita luz na caminhada dessa mocinha. Salve e laroiê.

Fabiane Cruz disse...

Lindo demais. Uma encantadora Pombo Gira. Saravá.

Anônimo disse...

Pombo Gira Menina é Mojubá.

Edna Gomes disse...

Por quantas coisas passou essa menina. Adorei a historia.

Laura Andrada disse...

Amei o nome dela. Deve ser por isso que minha mãe me colocou o nome de
Laura, fique mega orgulhosa agora.

Sebastião Santiago disse...

Abençoada seja essa senhorita. Salve sua força e sua fé.

José Vieira disse...

Graça de menina moça, uma linda historia. Salve.

Anônimo disse...

Abençoada seja essa menina anjo de Deus. Adorei demais.

Luna Flor disse...

Menina. Linda. Paz. Caridade. Luz. Guerreira. Abençoada. Anjo de
Deus. Maravilhosa. Caridosa. Feliz. Meiga. Moça de Umbanda. Amém.

Natalia Bordignon disse...

Bela historia pai Carlos, da até arrepios de tão emocionante que é.
Adorei.

Dorinha Maçal disse...

Saravá a Pombo Gira Menina, a mais linda e meiga das moças da
Umbanda.

Leonardo Ferreira disse...

Muito boa a historia dessa lindeza chamada Laura, adorei demais todas
as linhas.

Renato Lourival disse...

Como sofreu essa menina, muito emocionante toda a caminhada dela até
virar essa bela Entidade.

Anônimo disse...

Que Deus nos mande muitos e muitos mais anjos como a pombo gira
Menina. Laroiê.

Monike Alcântara Lisboa disse...

Uma abençoada menina que virou uma divina entidade, e assim deu uma
historia linda dessas contada por um inteligentissimo escritor. Tudo
perfeito..

Senhorita X disse...

Que linda historia. Amei essa menina Pombo Gira. Queria muito
conhecer.

Anônimo disse...

Minha protetora, amo demais a Pomba Gira Menina.

Ju a linda flor disse...

Sempre me emociona essas historias contadas por pai Carlos, todas
lindas demais, mas essa teve um gostinho especial. Amei.

Anônimo disse...

a vida dessa pombo gira me levou a um passado distante, parece que
está falando de mim, de minha vida, de tudo que ja me aconteceu. Chorei
demais ao ler cada linha, desculpe-me por parecer repetitiva, mas gostei
tanto mas tanto de ler esse texto, que fiquei sem ar de tanta emoção.
Podemos falar que 80% dessa historia e a historia de minha vida. Muito
obrigado por me fazer refletir tanto, não conheço o Carlos de Ogum, mas
tenho certeza que para colocar linhas belas assim só pode ser alguém
muito especial alguém de Deus. Fiquei realmente encantada. Silvana MS

Sara Peçanha disse...

Lindo lindo. Preciso em minha doce adolescencia conhecer uma pombo
gira que tem essa proteção por nós. Beeeeijooooos.

Fabiane Cruz disse...

Divinamente bem escrito esse post. Parabens por nos colocar dentro da
historia e nos fazer sentir como personagens dela. Adorei demais.

Anônimo disse...

Salve a Pomba Gira Menina. Laroie. Ela é mojjiba.

Unknown disse...

Laroyê Pombo Gira Menina!! LINDA SUA história que ela tenha muita Luz, e peço proteção para meus netos e aquelas crianças que necessitam de cuidados espirituais.

Jamile Porto disse...

Uma honra poder ser leitora desse blog, cada dia que abro um texto e
leio me emociono, aprendo, reflito, e me encanto.

Anônimo disse...

Chorei de tanta emoçao em ler tão bela historia dessa Pomba Gira, ela e mojuba.

Anônimo disse...

Saravá as Pombos Giras, salve a Pombo Gira Menina.

Roberta disse...

Que linda historia de muita fé e muita coragem. Linda menina Laura, a bela Pombo Gira.

Suely disse...

Um amor de Pombo Gira, salve sua luz e sua fé.

Mariléia Ramos disse...

Linda e exoberante como sua historia. Apaixonante.

Anônimo disse...

Salve a bela Menina Pombo Gira. Salve!

Priscila Gomes disse...

Sempre amei essa pombo gira, agora sabendo de sua historia fiquei mais deslumbrada ainda.

Anônimo disse...

Laroiê, Pombo Gira Menina é Mojubá.

Fafá disse...

Abençoada como a luz de Deus, salve essa menina meiga e maravilhosa.

Anônimo disse...

Salve a linda pomba gira menina. Laroie.

Anônimo disse...

Laroiê pombo gira Menina, a mais meiga e inocente das pombos giras.
Saravá.

Fernanda Matheus disse...

Tem que ter muita fé e força para aguentar tudo que essa menina
aguentou em sua caminhada terrestre. Uma vitoriosa de Deus.

Cristiane Meneses disse...

Sempre tive adoração pelo nome dessa pombo gira, me trazia a
meiguice, agora estou mais apaixonada ainda, que historia ela tem.

Suellen Frias disse...

Luz moça linda de umbanda. Saravá a Pombo Gira Menina.

Simone de Xangô disse...

Salve essa linda Pombo Gira mais que menina, ela é uma flor que nos
encanta a todos os momentos. Laroiê a linda das lindas Pombo Gira
Menina.

Catarina Pereira disse...

Minha amada, minha linda, minha flor. Saravá a pombo gira Menina.

João Maceiió disse...

Laroie menina da calunga, salve a linda pomba gira.

Bruna Valéria disse...

Uma graça de Pombo Gira, apaixonante, linda e maravilhosa. Amo demais.

Mel Moura disse...

Amei conhecer a historia da minha pomba gira minha menina da calunga laroie minha menina te carrego como minha pomba gira de frente com muito carinho e orgulho

Unknown disse...

muito triste a história da minha guardiã 😞

Anônimo disse...

Linda historia da minha menina. Saravá

Unknown disse...

Minha menina meu orgulho,minha ponbagira minha rainha menina ♥️

Unknown disse...

Lendo o texto e derramando lágrimas sobre essa triste e por outro lado linda história salve menina da calunga

Hamelin Raffard disse...

Uma das mais belas e encantadoras pombos giras, eu amo demais e adoro sua companhia.

Edy Vieira disse...

Nossa que história linda 😍♥️
Essa é a minha Pombo Gira, minha Menina da Calunga
Tem uma enorme satisfação em carregar a Pombo Gira Menina da Calunga
Amo Amo Amo Amo a Menina

Anônimo disse...

Linda ao extremo essa menina Pomba Gira, amo amo amo.

Flávia Mineirinha disse...

Linda demais essa menina da Calunga, amei demais sua historia.

Flávia Mineirinha disse...

Laroie a linda, bela e divina Pombo Gira Menina da Calunga.

Unknown disse...

Ela se revelou a mim eu sou pomba gira menina isso é surreal

Unknown disse...

Chorei emocionante

Antônio disse...

Linda história, queria conhecer mais sobre ela pois desde o dia que li está história alguma coisa em mim mudou mas não tenho explicação

Anônimo disse...

Linda demais a historia dessa menininha graciosa. Amei

Anônimo disse...

Minha pequena e linda rainha da noite. Salve minha menina

Anônimo disse...

Linda demais. Laroie

Unknown disse...

Minha. Ponpa. Gira menina. Tem. Muito orgulho. De. Ter. Está Linda. Menina. Amo. Obrigado por. Ter. Este prefilegio. Por. Ter. Está pomba. Gira

Ay disse...

Belo

Unknown disse...

Essa minha história.Gratidao🙏 por eu ter passado por tudo isso.Gratidao🙏 Gratidão 🙏 Gratidão 🙏

Unknown disse...

Gratidão 🙏 por poder conhecer minha história.

Unknown disse...

Gratidão 🙏 por conhecer minha história carmica.

Unknown disse...

Gratidão 🙏 por tudo que eu fiz com vcs no plano de todos 🙏🌹😘

Unknown disse...

Laroyee Minha Menina!💜

Unknown disse...

Laroyee Minha Menina����

Unknown disse...

Laroyee Minha Menina💜💖

Lili disse...

Eitha minha menina orgulhosa por ter essa entidade....

Unknown disse...

Laroyeee minha pomba gira menina

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;