sábado, 10 de agosto de 2019

Na Gira dos Pretos Velhos, a Luz que Encanta


Resultado de imagem para pretos velhos

    Chama a luz das Almas, chama a luz dos Pretos Velhos.


    Eu adorei as Santas Almas!


    Assim sempre ouvi nas roças que caminhei, Preto Velho não é só uma Entidade de Luz, eles são; sempre foram e sempre serão um caminho a seguir.

    A luz que resplandece dessas Entidades de Luz, ilumina todos os que tem fé e humildade.

    Suas lições são lindas, suas palavras harmoniosas como o céu, tem na doçura, um encanto que nos faz refletir sobre tudo e todos.

    A cada sorriso, a cada gesto, a cada lágrima que notamos vinda de um Preto ou Preta Velha, deveria nos fazer crescer, buscar a melhora espiritual, fazermos entender que Deus está presente a cada gesto desses seres divinos, e eles estão ali para, com toda a humildade do mundo, nos mostrar que somos filhos desse bondoso Deus, e assim sendo, devemos nos comportar como tal, e vivermos plenamente sobre a regência do amor, da caridade, da boa vontade, da humildade, sem a prepotência, sem os dissabores do ódio, sem a mesquinharia, sem a intolerância que tanto consome a tão frágil humanidade sem fé e amor.

    E assim os Pretos Velhos vem até nós, nós que somos seres tão falhos, trazendo esses ensinamentos, e no dia da gira dos Pretos e Pretas Velhas, eles nos abençoam de uma forma tão linda e intensa, que a mão do próprio Deus está ali, diante de nós.

    E nada melhor para demonstrar esse carinho do que esse pequeno texto que descrevemos abaixo, frisando que não temos a autoria do mesmo.

"Com as contas de seu Rosário,
minha vó já benzia,
Saravá Pai Benedito, Pai José e Vó Luzia.

O preto é pura humildade,
bondoso é seu coração,
Saravá Vovô Baiano, Mãe Maria e Pai João.

Na luta com sacrifício,
Precisa humildade e fé,
Saravá Maria Conga, Pai Fabrício e Pai Tomé.

Tambor rufando pra preto,
trabalha como ele só,
Saravá Pai Jeremias, Maria Bina e Pai Jacó.


Nesta terra pra vencer,
é preciso muita fé,
Saravá Mãe Anastácia, Vô Bahia e Pai André.

Só é feliz quem trabalha,
o meu velho já dizia,
Saravá Vovó Cambinda, Salve o Povo da Bahia.

O Preto não tem dinheiro,
Mas tem tesouro pra dá,
São Bênçãos que vem do alto, Do nosso Pai Oxalá.

A alma do Preto é pura,
Mais doce que o puro mel,
Salve os nossos Pretos Velhos, salve a Princesa Isabel.

Na gira de Preto Velho,
Tem farofa, tem café,
Saravá Povo do Congo, salve o Povo da Guiné.

Quem no trabalho só vê,
Fama, poder e riqueza,
Vive só de fantasias, é grande a sua pobreza.

Toda a riqueza da Terra,
no meu Reino é sem valor,
o nosso maior tesouro, é humildade, paz e amor.

Mesmo assim há esperanças
pro caminho retomar,
estou aqui filho meu, diz nosso Pai Oxalá.

Joga fora tuas pedras,
segura na minha mão,
vem, retoma o teu caminho, filho do meu coração.

Te espelha no Preto Velho,
seja humilde, seja puro,
lembra que o brilho do ouro, sempre acaba no escuro.


    Saravá os Pretos Velhos!


    E assim findamos esse texto, pedindo que todos reflitam em cada gesto dos Pretos Velhos, para que possamos nos espelhar nessas humildades divinas, e assim tentarmos sermos seres melhores.

Carlos de Ogum

42 comentários:

Aninha de Iemanjá disse...

São seres com tanta luz e tanta sabedoria que é difícil descrever em palavras.

Texto lindo demais sobre Entidades lindas demais!
Muito Axé!

Unknown disse...

Pai Carlos sempre pintando quadros mais que lindos com suas palavras! Grato a Olorum, a todos os guias da TUPOM e ao senhor!
Muito Axé, irmão querido!!!
- Luiz Carlos.

Clarinha disse...

Paizinho como já te falei, eu amo os Pretos Velhos, e você com seu jeito
lindo de explicar as coisas que me mostrou o quanto essas lindas
Entidades são maravilhosas, a humildade encanta realmente a cada
palavra, obrigada por me mostrar essa linha tão bela, e obrigada por
tantas lições que você já me passou, você pra mim é uma luz tão
brilhante que não sei como eu consegui viver tanto tempo sem as suas
palavras e seus ensinamentos. Nunca tive tantas coisas boas aprendidas
quando estava sendo enganada por palavra de pastores, e você com seu
jeito simples de mostrar as bençãpos de Deus, me encantou demais, e
quando me mostrou as historias, o jeito e os pensamentos das Entidades,
minha vida virou totalmente para o lado do bem e da caridade, e depois
que entendi realmente o que era um Preto Velho, ai me apaixonei de vez,
obrigada paizinho amado. Beijinhos da Clarinha.

Unknown disse...

Waleria Sampaio disse...

Salve todos os pretos velhos, lindo texto.

Emanuele Rios disse...

Amei, salve as velhas e velhos da Umbanda.

Anônimo disse...

Salbve o velho Joaquim de Aruanda, salve todos os velhos.

Anônimo disse...

Lindo. Salve.

Anônimo disse...

Obrigado pelo texto divino. Saravá

Anônimo disse...

Saravá essas lindas entidades da humildade acima de tudo.

Anônimo disse...

Lindos demais nossos velhinhos. Adorei as Almas.

Tininha disse...

Salve a vovó Maria, Maria Conga., Pai Joaquim e Benedito. Salve todos os
Pretos Velhos.

Anônimo disse...

Coisa mais que linda.

Anônimo disse...

Salve nossos amadinhos pretos velhos.

Laurinha disse...

Adorei pai, salve os velhos da umbanda

Ju a linda flor disse...

Meu blog favorito eu amo todos os textos daqui.

Anônimo disse...

Que os pretos velhos me abençoem sempre.

Anônimo disse...

Salve vô Miguel do congo, adorei as almas

Queirós disse...

Adorei esse poeminha salve pretos e pretas velhas

Anônimo disse...

Amados demais amo os pretos velhos.

Anônimo disse...

Adorei as Almas.

Pérola disse...

Uma luz mesmo que nos encanta. Amei.

Anônimo disse...

Adorei as almas, amo vovó Cambinda e todos os vovôs e vovós.

Anônimo disse...

Lindo. Saravá Umbanda.

Anônimo disse...

Um amor de entidades. Adorei as Almas.

Anônimo disse...

Salve pai José. Salve todos os Pretos Velhos

Anônimo disse...

Lindo parabens

José Vieira disse...

Saravá pai. Gostei demais desse texto.

Anônimo disse...

Salve a vó Maria Congá. Salve a Umbanda.

Anônimo disse...

Saravá as santas almas dos pretos velhos.

Bruna Valéria disse...

Salve lindo demais abençoados vovozinhos

Anônimo disse...

Salve pai Preto. salve vó Maria, Pai Cipriano, Vó Benedita e Vó joana.

Anônimo disse...

Que todos os Pretos Velhos mandem uma benção especial a mim e a minha
familia. Adorei as Almas.

Anônimo disse...

Lindo demais todas as coisas ligadas aos Pretos Velhos na Umbanda.

Anônimo disse...

Lindo.

Anônimo disse...

Amo esses velhinhos lindos.

Anônimo disse...

Lindo demais axé

Anônimo disse...

Saravá

Anônimo disse...

Salve todos os velhos negros

Anônimo disse...

Salve os bondosos velhinhos da Umbanda.

Anônimo disse...

Amo os pretos velhos. Sarava

Anônimo disse...

Salve os Pretos Velhos

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;