segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Entendendo o que é Firmamento na Umbanda



 Resultado de imagem para umbanda

    Muito se fala em casas, templos ou terreiros de Umbanda sobre os firmamentos que devem ser feitos, porém pouco se explica o que seria esses firmamentos. Nesse texto vamos falar resumidamente sobre isso, para tentar deixar um pouco mais claro a todos que são adeptos a Umbanda e seus preceitos.

    Devemos compreender que os firmamentos são firmezas feitas, ou para a segurança da casa em questão, ou para a própria segurança dos médiuns que nessa casa trabalha em prol da caridade. E essas firmezas são extremamente importantes, pois sabemos que na Umbanda estamos lidando com muitas forças ocultas, e sabemos também que o lema da Umbanda é fazer a caridade acima de tudo, e como a caridade não é aceita dentro da legião de espíritos sem luz, espíritos como os Kiumbas, Eguns e Zombeteiros, devemos manter a casa e a coroa do médium protegidos contra esses espíritos sem luz, para assim podermos ter a certeza da boa chegada aos trabalhos das Entidades de Luz, Entidades como os Pretos Velhos, os Caboclos, os Erês, os Exus, as Pombos giras, entre outros.

    A firmeza, no entanto, não se apega apenas aos bons firmamentos, pois apesar disso o médium trabalhador deve estar coerente com o trabalho da casa, dentro das regras e leis da Umbanda, sem deixar que os vícios de sentimento atrapalhem o bom andamento desses trabalhos de caridade, porém isso não vem ao caso agora, pois devemos nos apegar aos firmamentos, conforme proposto o tema desse texto.

    Devemos compreender inicialmente o que significa o firmamento em si, e para isso devemos frisar que ele, o firmamento é algo momentâneo, ou seja, ele estará agindo apenas no momento em que as firmezas estejam sendo oferecidas, como exemplo básico disso é o oferecer uma vela, que estará agindo enquanto acesa, se findando o firmamento ao se apagar.

    E assim vamos começar a nossa explanação sobre o firmamento, lembrando que normalmente o firmamento é algo bem mais particular, ou seja, pode ser feito tanto por um grupo de médiuns, quanto por uma única pessoa, tudo diante da intenção e da proporção da fé de cada um.


    O firmamento pode ser visto de um modo bem resumido, como força e poder feitos por uma causa, sabendo-se que a chamada força se refere as Entidades de Luz, e o poder se refere aos Orixás, e claro que acima tanto da força quanto do poder, temos a luz dominante, a luz divina, que é o próprio Deus.

    Um exemplo de firmamento da força é quando acendemos uma vela, podendo ser essa vela oferecida a uma Entidade de Luz, ao nosso Anjo de Guarda, enfim, o acendimento de uma vela é uma das maneiras mais simples de mantermos o firmamento de uma força. Devemos compreender que não basta apenas acender a vela, devemos manter elevada a fé e a força mental, pois esse ato deve-se vir do interior de quem acende, bem do íntimo, pois caso contrário essa vela é apenas um objeto sem destino, ou melhor dizendo, apenas uma vela acesa.

    Enquanto essa vela estiver acesa, sendo isso feito com convicção, estaremos com a certeza de que ali temos uma força firmada, finalizando esse firmamento quando essa vela se findar, pois ela, a vela, é um dos grandes e mais simples recursos da nossa ligação com o Orixá ou com a Entidade de Luz.

    Esse firmamento ficará potencializado quando por exemplo, escolhemos velas com as cores que representam as Entidades ou os
Orixás.

    Abaixo descrevemos alguns firmamentos que poderão ser feitos, e esses firmamentos podem ser para agradecimentos, para orações, para pedidos, tudo feito dentro da coerência e das regras da Umbanda.

    Exemplos de firmamentos para Orixás:

OXALÁ: Em um prato branco colocar água, e uma vela de sete dias na cor branca, se oferece essa vela a Pai Oxalá, a água pode ser mineral ou de mina, ao acender a vela faz a oração que desejar.

IEMANJÁ: Em uma bacia ou prato branco ou azulado, coloca-se água do mar acender uma vela de sete dias na cor azul claro, oferece-se a Mãe Iemanjá, fazendo a oração que desejar. Pode se utilizar a água com sal grosso na falta de água do mar.

OGUM: Em um prato transparente colocar limalhas de ferro, acender uma vela de sete dias na cor vermelha, oferecer a Pai Ogum, fazendo-se uma oração que desejar.

OXUM: Em um prato ou bacia branca ou azulada, colocar água de cachoeira, três pétalas de rosa branca, acender uma vela de sete dias na cor azul anil, oferecendo a Mãe Oxum, fazendo a oração que desejar.

OXOSSI: Em uma bacia, podendo ser na cor branca, colocar ervas, folhas verdes e frescas variadas, pode-se colocar raízes, frutas, e acender uma vela de sete dias na cor verde, oferecendo a Pai Oxóssi, fazendo a oração que desejar.

IANSÃ: Em um prato ou bacia na cor transparente ou branco, colocar água de rio, uma espada de Iansã cortada em sete pedaços, acender uma vela de sete dias na cor amarela, oferecer a Mãe Iansã, fazendo uma oração que desejar.

OBALUAIÊ / OMULÚ: Em um prato branco colocar sete raspas de pemba branca, três cruzes de arruda, três cruzes de guiné, um cruzeiro de madeira, acender duas velas sendo uma traçada preta e branca, e uma traçada preta e amarela, oferecendo a Pai Obaluaiê e Pai Omulú, fazendo uma oração que desejar.

NANÃ BURUQUÊ: Em uma bacia ou prato lilás, ou transparente, ou ainda na cor branco, colocar água de rio ou de poço, três folhas de canela de velho, acender uma vela de sete dias na cor roxa ou lilás, oferecendo a Mãe Nanã Buruquê, fazendo uma oração que desejar.

XANGÔ: Em um prato transparente, colocar três pedras de tamanho de médio para pequena, acender uma vela de sete dias na cor marrom, oferecer a Pai Xangô, fazendo uma oração que desejar.

IBEIJI: Em um prato branco colocar sete balas abertas de sua embalagem, três doces (podendo ser cocada branca, suspiro, doce de leite), colocar uma fruta, um copo de guaraná ou água com açúcar, acender uma vela traçada nas cores azul e rosa, e fazer a oração desejada, oferecendo a Ibeiji.


    Acima vimos alguns exemplos de firmamentos para os Orixás, porém sabemos que podemos fazer firmamentos para as Entidades de Luz, e nesse caso alguns firmamentos podem ser feitos com a própria vela sendo das seguintes cores para as Entidades:

PRETOS VELHOS: Vela traçada nas cores branca e preta, ou toda branca.

CABOCLOS: Velas verdes.

BOIADEIROS: Velas brancas, ou amarelas, ou marrons, ou vermelhas (dentro da irradiação do Orixá que ele venha).

ERÊS: Vela azul, ou rosa, ou traçada azul e rosa.

MALANDROS: Velas traçadas nas cores branca e vermelha.

CIGANOS: Vela de cera ou de mel, podendo ser também uma vela de sete cores.

EXUS: Vela preta, ou vermelha, ou traçada preta e vermelha.

POMBOS GIRAS: Assim como os Exus, podem ser velas pretas, ou vermelhas, ou traçadas preta e vermelha.

POVO DO ORIENTE: Velas brancas.

    Podemos fazer o firmamento também aos Anjos de Guarda, e esses sempre utilizaremos velas brancas.

    Devemos compreender que médiuns trabalhadores de alguma casa de Umbanda deve firmar seu Anjo de Guarda sempre ao iniciar qualquer Gira, assim sendo feito, evitará o adentramento de espíritos sem luz na coroa do médium, deixando assim que as Giras e Correntes tenham grande estabilidade no que se diz sobre concentração.

    Portanto além de podermos fazer firmamentos particulares, e podermos nos utilizar desses firmamentos para limpezas, agradecimentos, orações, firmezas, cruzamentos, mentalização, pedido, entre outras coisas, devemos fazer firmamentos em pontos estratégicos dentro do terreiro para que possamos ter com tranquilidade um bom andamento dos trabalhos espirituais, pontos como o Cruzeiro das Almas, como a tronqueira, o Gongá, entre outros.

     Já foi dito, nos Gongares dos terreiros, casas, templos, de Umbanda existem firmamentos, e que podemos fazer também firmamentos em nossas casas em auxílio ao nosso próximo, e podemos fazer firmamentos em prol as Entidades de Luz, pedindo força e proteção, dentro da coerência e sempre que achemos assim for necessário.

    Devemos compreender também que a partir do momento que aquela vela está firmada, ela tem um dono, e se por acaso aparecer um espírito sem luz diante dessa vela, o verdadeiro dono, sendo esse dono um Orixá ou Entidade de Luz, dependerá a quem for oferecida a vela, afastará esse espírito sem luz dali, encaminhando esse espírito para onde deve ser encaminhado.

    Portanto devemos ter o entendimento de que um firmamento deve ser feito com muita concentração, muita fé, com boas intenções, para que assim esse firmamento não vire contra quem o fez.

    Salve os Firmamentos!


Carlos de Ogum


53 comentários:

Aninha de Iemanjá disse...

A atencao se faz sempre necessária quando se trata de espiritualidade.

Texto excelente, Dindo!
Axé 💙

Clarinha disse...

Paizinho amado, certa vez me sentia um tanto agoniada, triste, meio sem rumo, e conversei com você, e de uma forma majestal me ensinou como fazer um firmamento a meu Anjinho de Guarda, com todo carinho que você me ensinou eu fiz, e parecia mágica, pois na oração parecia que ia saindo aquela tristeza grandiosa de mim, e fui me erguendo, a chama daquela vela parecia queimar tudo de ruim que estava me deixando triste, e consegui graças aos seus ensinamentos sobre as firmezas, e hoje lendo esse texto maravilhoso, vi que sem você comigo, me mostrando caminhos eu jamais teria conseguido, agradeço a Deus por ter colocado você em meu caminho e me ter tirado daquela tal igreja evangélica que só queriam o dinheiro de minha mãe, e falsidade religiosa que tanto enganaram a gente, principalmente depois do falecimento de meu pai, no qual nos deixou muito enfraquecidas emocionalmente. Você paizinho salvou a mim e a minha mãe, e hoje somos umbandistas de corpo, alma e coração. Te adoro demais Pai Carlos de Ogum. Beijos grandes de sua fã Clarinha.

Anônimo disse...

Precisava de um firmamento para me livrar de vicios carnais, preciso
muito senhor Carlos. Ajude-me.

Zuzu Gatinha disse...

Uma bela informação, obrigada pai Carlos.

Xayena disse...

Salve os firmamentos, ajudam demais na hora de nosso desespero.

Cintia Morena disse...

Adorei essa aula pai, muito agradecida.

Anônimo disse...

Deu para entender bem agora pai, agradeço imensamente

Anônimo disse...

Um ensinamento de peso, adorei.

Anônimo disse...

Salve pai, muito bom saber sobre firmamentos.

Anônimo disse...

Belo post

Sara Freixo disse...

Lindo amigo Carlos, essas suas aulas são nota mil.

Anônimo disse...

Muito bem colocado. Axé.

Anônimo disse...

Linda explicação. Foi adoravel.

Anônimo disse...

Saravá pai, gostei das explicações, ajudaram demais.

Anônimo disse...

Parabens pelo texto e a lição.

Bruna Valéria disse...

Estudar a Umbanda assim é divino, ter conhecimentos com quem realmente entende. Assim viro fregueza desse belo blog.

Anônimo disse...

Adorei a aula pai. Saravá.

José Vieira disse...

Explicações maravilhosas. Salve a Umbanda e seus firmamentos.

Ricardo Lima disse...

Muito explicativo... Linguagem clara e objetiva ...

Anônimo disse...

Adoreeeeeeiiii obrigada.

Anônimo disse...

Bem explicado e bm entendido. Saravá

Lorena Ferreira disse...

Obrigada por mais essa aula pai, sou leitora assidua de seu blog
divino. Beijos.

Anônimo disse...

Saravá e axé pai, adorei esse texto. Obrigada por tudo.

Anônimo disse...

Belo texto, nunca em 20 anos de Umbanda alguém me explicou assim.

Bruna Valéria disse...

Agradeço o texto tão inteligente saravá

Anônimo disse...

Saravá pai, queria aprender a fazer um bom firmamento para juntar minha familia

Anônimo disse...

Muito bem escrito e explicado, salve a Umbanda.

Anônimo disse...

Salve os firmamentos

Anônimo disse...

Saravá

Anônimo disse...

Linda demaiws a Umbanda

Anônimo disse...

Firmar e algo maravilhoso na umbanda

Anônimo disse...

Parabens pelo ensinamento sarava

Anônimo disse...

Firmar nossa coroa e muito impportante axe

Anônimo disse...

Boa expplicação salve

Anônimo disse...

Beleza demais sua aula sobre firmamentos pai. Sarava

Vanusa Mourão disse...

Ficou bem esclarecido para mim agora. Obrigada.

Anônimo disse...

Salve que a luz da Umbanda nos mostre sempre o melhor caminho

Anônimo disse...

Saravá todas as firmezas.

Anônimo disse...

Boa. Adorei as explicações;

Anônimo disse...

Saravá pai, sempre faço firmamentos a meu anjo da guarda.

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), entre em contato conosco através do e-mail: umbanda.yorima.rj@gmail.com

Axé!

Anônimo disse...

Belos firmamentos nos yumbandistas faremos

Anônimo disse...

Salve Umbanda

Anônimo disse...

Salves os firmamentos.

Anônimo disse...

Agradeço as recomendaçoes.

Anônimo disse...

Muito bom esse texto.

Anônimo disse...

Saravá e agradecida pelo bom texto

Anônimo disse...

Abençoado seja o firmamento

Anônimo disse...

Excelente aula sobre firmamento.

José Vieira disse...

Agora sabendo das diferenças entre firmamento e assentamento.

Anônimo disse...

Agradeço as explicações.

Regina Lima disse...

Adorei a aula pai.

Diogo Resignado disse...

Gratidão. Bem esclarecedor.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;