Durante alguns anos conversando com muitos amigos ligados a
Umbanda, muitos consulentes que nos procuram com dúvidas disso ou
aquilo sobre a religião, tem uma dúvida, talvez a mais perguntada
dentre várias, seja por irmãos que se desenvolvem em terreiros, seja
por pessoas curiosas, seja por pessoas de outras religiões, enfim, por
qualquer tipo de pessoa que nos contactam para entender um pouco mais
sobre a nossa amada Umbanda, e essa pergunta é:
Como faço para saber meu Orixá de Coroa, ou Ori, ou mesmo ainda de
Cabeça?
Dentre essas pessoas, muitas delas já vem com uma resposta
predefinida , ou porque alguém olhou para ela e disse que você é filho
de tal Orixá, ou que a pessoa tem afinidade por tal Orixá, e dai já é
filho desse Orixá, ou mesmo ainda que alguém pegou minha data de
nascimento e daí disse que meu Pai de Coroa é tal, ou minha mãe de Ori
é tal.
Mas infelizmente tenho que decepcionar muitas pessoas, pois na
verdade não é tão simples assim.
Se você que acredita que seu Orixá de Coroa seja aquele que alguém
lhe disse sem ter buscado essas informações de uma maneira correta, ou
que você buscou em sites que lhe prometem uma informação verdadeira
sobre esse fato, ou mesmo se você acreditou que por sua data de
nascimento já está com a resposta de quais são seus Orixás, melhor
rever tudo isso, mesmo se tem uma paixão pelo Orixá informado. Claro
que esse carinho pelos Orixás não tem porque mudar, mas acreditar que
o que você tem esse amor seja seu Pai ou mãe de cabeça é um erro que
pode deixar algumas marcas grandiosas em sua vida espiritual.
Portanto não custa nada sabermos a verdade de uma forma expressiva
e sem rodeios, saber de verdade quem são nossos Orixás de Coroa, e
mesmo assim, amar todos os Orixás, sempre respeitando cada um como
assim nos compete.
Antes de tudo gostaria de frisar que já ouvi muitas pessoas
falando que meu Orixá é tal, e que foi visto em um jogo de Búzios.
Então sempre pergunto: E qual são os outros Orixás de sua Coroa?
Normalmente a pessoa fica sem resposta, pois isso não foi dito
pelo nosso amigo "Jogador de Búzios".
Então vamos iniciar assim, todos nós temos três Orixás na Coroa,
que tem que ser apresentados como o Pai, a Mãe e o Terceiro Santo de
nosso Ori. Na junção desses três Orixás se forma o triângulo da Coroa,
sendo em cada vértice um Orixá, tendo a base composta do Pai e a Mãe
de sua Coroa, e na ponta seu Terceiro Santo. Imaginemos um triângulo
na qual as vértices da base desse triângulo entrelacem as fontes, se
interligando por uma linha imaginária entre eles, e mais duas linhas
subindo em diagonal até o topo da cabeça, bem no centro, parte
conhecida como coronário, se fechando em um só ponto, que seria a
vértice superior do triângulo, que nesse caso seria o ponto do
Terceiro Santo da Coroa, portanto se em um jogo de Búzios não for dito
e especificado esses três Orixás, certamente esse jogador não está
preparado para fazer um jogo sério e honesto para demonstração dos
Orixás da Coroa de Alguém.
Como foi dito acima muitas pessoas pregam que daria para verificar
os Orixás através da data de nascimento, mas essa colocação é errônea,
pois os Orixás são determinados no momento da concepção, ou seja, no
mesmo instante em que o óvulo da mãe está sendo inseminado.
Os Orixás são forças da natureza que vibram tanto abaixo da
atmosfera quanto acima dela. Essas forças giram de forma diagonal na
camada terrestre, fazendo assim que volte e meia uma força dessas
vibre com a outra ao passarem no mesmo ponto, e isso com a rotação
terrestre faz com que essas forças se encontrem em diversos pontos de
tempo e de espaço uma com as outras.
Explicando melhor, essas forças são chamadas de Orixás, vamos
imaginar que em um certo ponto qualquer do planeta, e em certo
momento qualquer do tempo, nesse giro de força e dentro da rotação do
planeta, se encontre os Orixás Ogum, Oxum e Xangô, e nesse mesmo
instante o óvulo de uma mulher esteja sendo inseminado, no momento
exato
dessa inseminação, ou seja na concepção de um novo ser, está sendo
designado o Pai, a Mãe e o Terceiro Santo desse novo ser, que nesse
exemplo dado seria Ogum, Oxum e Xangô. No caso não determinado em
qual posição do triângulo da Coroa ficariam, pois isso dependeria do
grau de irradiação e tempo de vibração de cada um dos Orixás no
momento de concepção do novo ser.
Especifiquei esses detalhes para que possamos entender que a
verificação dos Orixás de Coroa é algo extremamente complexo, que está
fora da inteligência humana, portanto é algo que só pode ser visto
através de forças divinas como Entidades de Luz ou Jogo de Búzios (que
também são respostas de forças divinas como Entidades e Orixás). Não
devemos confiar em palavras de vaidade de pessoas que dizem saber seus
Orixás sem uma colocação divina.
Vou frisar outra colocação muito importante também a quem
busca entendimento sobre Pai e Mãe de Coroa. Sempre escuto muitas
pessoas dizerem que tal Exú, ou Pombo Gira, ou Caboclo, ou Preto Velho
ou qualquer Entidade é Pai ou Mãe de sua Coroa, pois assim foi dito em
tal Terreiro que foi, por tal Entidade. Isso também é um erro
grandioso, primeiro porque Pai ou Mãe de nossa Coroa são Orixás, e
Caboclos, Exús, Pombo Giras, Pretos Velhos, enfim, todas essas
divindades são Entidades de Luz. Entidades de Luz trabalhadoras pela
caridade, que vem ou não, em incorporação em um médium desenvolvido
mediunicamente e espiritualmente, para fazer seus trabalhos de
auxiliar a quem necessita, e eles estão ali por determinação do Pai
Maior (Zambi ou Deus) e também pelos Orixás.
E quem rege nossa Coroa, sendo Pai, Mãe e Terceiro Santo, são os
Orixás (Oxalá, Ogum, Xangô, Oxossi, Obaluaiê/Omulú, Oxum, Iansã,
Iemanjá, Nanã Buruquê), e as Entidades de Luz estão extremamente
cientes dessa forma de colocação, portanto nenhuma dessas Entidades de
Luz diria a uma pessoa que tal Entidade fosse Pai ou Mãe de Coroa, se
já ouviram isso em alguma casa de Umbanda vindo de algum médium se
dizendo estar incorporado, ou esse médium não estava em um bom dia,
ou estava tomado pela vaidade, ou simplesmente mistificando e tentando
enganar o consulente, mas jamais estaria com uma Entidade de Luz em
sua incorporação.
Abaixo vamos descrever as possibilidades verdadeiras para um
consulente saber quais Orixás tem em sua Coroa.
As três formas existentes de sabermos nossos Orixás de Coroa, isso
claro se for autorizado a nos dizer e que esteja dentro do tempo de
nos informar é da seguinte maneira:
Poderá ser em um jogo de Búzios, e esse jogo deverá ser feito com
um jogador de extrema honestidade, que esteja preparado para tal
trabalho. Digo honesto pois muitas pessoas se dizem jogadores de
Búzios, mas infelizmente são charlatões, e se utilizam da nomenclatura
"Pai de Santo Jogador" para absurdas cobranças em dinheiro,
inventando, induzindo, mentindo a seus consulentes, e assim poder
tirar mais dinheiro de uma forma extremamente desonesta, com uma
agravante um tanto maior que é fazer o consulente crer que um possível
Orixá rege sua Coroa, mesmo sem a certeza plena desse fato. Frisando
que dessa forma o consulente deverá estar presente no momento do jogo
de Búzios, portanto dessa maneira não teria como ser feito a distância
como é pregado por muitas pessoas más informadas.
Outra forma correta de ser mostrado os Orixás de Coroa é por um
Zelador de Santo preparado mediunicamente, através do desenvolvimento do
médium que deseja saber seus Orixás. Essa forma o médium em questão
deverá fazer parte de uma casa de Umbanda como filho, deverá estar em
desenvolvimento mediúnico e espiritual sobre o comando desse Zelador
de Santo, e essa demonstração é feita através das informações dadas
por Entidades de Luz como Pretos Velhos ou Caboclos, incorporados na
Coroa do Zelador de Santo. Normalmente essas Entidades são Mentoras do
Zelador, e podem ver esses Orixás através dos Búzios ou do modo de
trabalho de cada uma dessas Entidades. Quando são feitos outros tipos
de trabalhos para essa verificação, como verificação na água, na
fumaça do cachimbo ou charuto, na própria cabeça do médium (analisando
pontos da coroa que determinam os Orixás), normalmente após é feito o
jogo de Búzios para a confirmação. É claro que como lógica o
consulente que deseja saber sobre os Orixás de Coroa deve estar
presente no momento dessas colocações.
A terceira forma de verificação dos Orixás de um consulente pode
ser feita através de um Mentor de uma casa de Umbanda, incorporado na
Coroa do Zelador dessa casa, e é feita através de um jogo de Búzios,
mesmo sem a presença física do consulente que deseja saber sobre seus
Orixás de Ori.
Esse caso é bem mais raro, e é só feito se o médium consulente
estiver com uma extrema vibração dos Orixás, e após uma imantação
sugerida pelo Mentor da casa, que está se buscando as respostas para
esse consulente.
Normalmente essas imantações podem ser com banhos de ervas, velas
de cores diversas, defumadores variados, nos dias e tempo determinado pelo
Mentor que irá fazer o jogo de Búzios a distância, tudo isso dentro da
autorização dos próprios Orixás a serem revelados. Esse tempo de
imantação vai depender do grau de mediunidade, da verdadeira vontade
em saber quais Orixás fazem parte da Coroa, da vibração de cada Orixá
no Ori do Médium consulente, além da autorização a ser feito isso,
claro.
Finalizando, gostaria de frisar bem que de forma nenhuma vamos ter
o prazer de saber nossos amados Orixás de Coroa de outra forma, nunca
devemos deixar-nos enganar por pessoas de má fé, se dizendo
Zeladores de Santo, e inventando Pais e Mães de Coroa somente por
desejar mostrar algo, e desse algo fazer cobranças absurdas em
dinheiro, ou apenas para demonstrar que pode fazê-lo, e assim nessa
enganação demonstrar poder, elevando a vaidade e o próprio ego.
Ter certeza dos Orixás de sua Coroa é algo maravilhoso. Vamos amar a
todos os Orixás, mas os que estão tomando conta de seu Ori,
demonstrando muitas vezes a personalidade que lhes acompanham, dando
proteção e caminhos ao filho amado e um sinal de extremo respeito.
Portanto não se deixem enganar para não desrespeitar nunca seus Orixás
de Coroa.
Salve todos os Orixás!
Salve o Ori de todos os irmãos!
Salve meu Pai Ogum, minha Mãe Oxum e meu Terceiro Santo Xangô!
Carlos de Ogum.