sábado, 18 de janeiro de 2014

SAUDAÇÃO A PAI OXOSSI.







    SAUDAÇÃO A PAI OXOSSI.

     Divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais
símbolos são o arco e flecha, chamado Ofá, e um rabo de boi chamado
Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmão de Ogum e de Exú.

     Oxossi é o rei de Keto, filho de Oxalá e Yemanjá, ou, nos mitos,
filho de Apaoka (jaqueira). É o Orixá da caça; foi um caçador de
elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados. Diz um mito
que Oxossi encontrou Iansã na floresta, sob a forma de um grande
elefante, que se transformou em mulher. Casa com ela, tem muitos
filhos que são abandonados e criados por Oxum.

     Oxossi vive na floresta, onde moram os espíritos e está
relacionado com as árvores e os antepassados. As abelhas pertencem-lhe
e representam os espíritos dos antepassados femininos. Relaciona-se
com os animais, cujos gritos imita a perfeição, e caçador valente e
ágil, generoso, propicia a caça e protege contra o ataque das feras.
Um solitário solteirão, depois que foi abandonado por Iansã e também
porque na qualidade de caçador, tem que se afastar das mulheres, pois
são nefastas à caça.

     Está estreitamente ligado a Ogum, de quem recebeu suas armas de
caçador. Ossãe apaixonou-se pela beleza de Oxossi e prendeu-o na
floresta. Ogum consegue penetrar na floresta, com suas armas de
ferreiro e libertá-lo. Ele esta associado, ao frio, à noite, à lua;
suas plantas são refrescantes.

     Em algumas caracterizações, veste-se de azul-turquesa ou de azul
e vermelho. Leva um elegante chapéu de abas largas enfeitados de penas
de avestruz nas cores azul e branco. Leva dois chifres de touro na
cintura, um arco, uma flecha de metal dourado. Sua dança sumula o
gesto de atirar flechas para a direita e para a esquerda, o ritmo é
"corrido" na qual ele imita o cavaleiro que persegue a caça,
deslizando devagar, às vezes pula e gira sobre si mesmo. É uma das
danças mais bonitas do Candomblé.

    Orixá das matas, seu habitat é a mata fechada, rei da floresta e
da caça, sendo caçador domina a fauna e a flora, gera progresso e
riqueza ao homem, e a manutenção do sustento, garante a alimentação em
abundância, o Orixá Oxossi está associado ao Orixá Ossãe, que é a
divindade das folhas medicinais e ervas usadas nos rituais de Umbanda.

     Irmão de Ogum, habitualmente associa-se à figura de um caçador,
passando a seus filhos algumas das principais características
necessárias a essa atividade ao ar livre: concentração, atenção,
determinação para atingir os objetivos e uma boa dose de paciência.

     Segundo as lendas, participou também de algumas lutas, mas não da
mesma maneira marcante que Ogum.
     No dia-a-dia, encontramos o deus da caça no almoço, no jantar,
enfim em todas as refeições, pois é ele que provê o alimento. Rege a
lavoura, a agricultura, permitindo bom plantio e boa colheita para
todos.

     Segundo Pierre Verger, o culto a Oxossi é bastante difundido no
Brasil mas praticamente esquecido na África. A hipótese do pesquisador
francês é que Oxossi foi cultuado basicamente no Keto, onde chegou a
receber o título de rei. Essa nação, porém foi praticamente destruída
no século XIX pelas tropas do então rei do Daomé. Os filhos
consagrados a Oxossi foram vendidos como escravos no Brasil, Antilhas
e Cuba. Já no Brasil, o Orixá tem grande prestígio e força popular,
além de um grande número de filhos.

     O mito do caçador explica sua rápida aceitação no Brasil, pois
identifica-se com diversos conceitos dos índios brasileiros sobre a
mata ser região tipicamente povoada por espíritos de mortos, conceitos
igualmente arraigados na Umbanda popular e nos Candomblés de Caboclo,
um sincretismo entre os ritos africanos e os dos índios brasileiros,
comuns no Norte do País.

     Talvez seja por isso que, mesmo em cultos um pouco mais próximos
dos ritos tradicionalistas africanos, alguns filhos de Oxossi o
identifiquem não com um negro, como manda a tradição, mas com um
Índio.

     Oxossi é o que basta a si mesmo. A ele estiveram ligados alguns
Orixás femininos, mas o maior destaque é para Oxum, com quem teria
mantido um relacionamento instável, bem identificado no plano sexual,
coisa importante tanto para a mãe da água doce como para o caçador,
mas difícil no cotidiano, já que enquanto ela representa o luxo e a
ostentação, ele é a austeridade e o despojamento.

CARACTERÍSTICAS

Cor:
Verde (No Candomblé: Azul Celeste Claro)

Fio de Contas:
Verde Leitosas (Azul Turquesa, Azul Claro)

Ervas:
Alecrim, Guiné, Vence Demanda, Abre Caminho, Peregum (verde), Taioba,
Espinheira Santa, Jurema, Jureminha, Mangueira, Desata Nó. (Erva de
Oxossi, Erva da Jurema, Alfavaca, Caiçara, Eucalipto)

Símbolo:
Ofá (arco e flecha).

Pontos da Natureza:
Matas

Flores:
Flores do campo

Essências:
Alecrim

Pedras:
Esmeralda, Amazonita. (Turquesa, Quartzo Verde, Calcita Verde)

Metal:
Bronze (Latão)

Saúde:
Aparelho Respiratório

Planeta:
Vênus

Dia da Semana:
Quinta-feira

Elemento:
Terra

Chakra:
Esplênico

Saudação:
Okê Arô (Odé Kokê Maior)

Bebida:
Vinho tinto (água de coco, caldo de cana, aluá)

Animais:
Tatu, Veado, Javali. (qualquer tipo de caça)

Comidas:
Axoxô - milho com fatias de coco, Frutas.(Carne de caça, Taioba, Ewa -
feijão fradinho torrado na panela de barro, papa de coco e frutas.)

Número:
6

Data Comemorativa:
20 de janeiro

Sincretismo:
São Sebastião.

Incompatibilidades:
Mel, Cabeça de bicho (nos sacrifícios e alimentos), Ovo

Qualidades:
Êboalama, Orè, Inlé ou Erinlè, Fayemi, Ondun, Asunara, Apala,
Agbandada, Owala, Kusi, Ibuanun, Olumeye, Akanbi, Alapade, Mutalambo


ATRIBUIÇÕES

     Oxossi é o caçador por excelência, mas sua busca visa o
conhecimento. Logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento
da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé
quanto do saber religioso.



AS CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXOSSI

     O filho de Oxossi apresenta arquetipicamente as características
atribuídas do Orixá. Representa o homem impondo sua marca sobre o
mundo selvagem, nele intervindo para sobreviver, mas sem alterá-lo.

     Os filhos de Oxossi são geralmente pessoas joviais, rápidas e
espertas, tanto mental como fisicamente. Tem portanto, grande
capacidade de concentração e de atenção, aliada à firme determinação
de alcançar seus objetivos e paciência para aguardar o momento correto
para agir.

     Fisicamente, os filhos de Oxossi, tendem a ser relativamente
magros, um pouco  nervosos, mas controlados. São reservados, tendo
forte ligação com o mundo material, sem que esta tendência denote
obrigatoriamente ambição e instáveis em seus amores.

     No tipo psicológico a ele identificado, o resultado dessa
atividade é o conceito de forte independência e de extrema capacidade
de ruptura, o afastar-se de casa e da aldeia para embrenhar-se na
mata, afim de caçar. Seus filhos, portanto são aqueles em que a vida
apresenta forte necessidade de independência e de rompimento de laços.
Nada pior do que um ruído para afastar a caça, alertar os animais da
proximidade do caçador. Assim os filhos de Oxossi trazem em seu
inconsciente o gosto pelo ficar calado, a necessidade do silêncio e
desenvolver a observação tão importantes para seu Orixá. Quando em
perseguição a um objetivo, mantêm-se de olhos bem abertos e ouvidos
atentos.

Sua luta é baseada na necessidade de sobrevivência e não no desejo de
expansão e conquista. Busca a alimentação, o que pode ser entendido
como sua luta do dia-a-dia.

Esse Orixá é o guia dos que não sonham muito, mas sua violência é
canalizada e represada para o movimento certo no momento exato. É
basicamente reservado, guardando quase que exclusivamente para si seus
comentários e sensações, sendo muito discreto quanto ao seu próprio
humor e disposição.

     Os filhos de Oxossi, portanto, não gostam de fazer julgamentos
sobre os outros, respeitando como sagrado o espaço individual de cada
um. Buscam preferencialmente trabalhos e funções que possam ser
desempenhados de maneira independente, sem ajuda nem participação de
muita gente, não gostando do trabalho em equipe. Ao mesmo tempo , é
marcado por um forte sentido de dever e uma grande noção de
responsabilidade. Afinal, é sobre ele que recai o peso do sustento da
tribo.

     Os filhos de Oxossi tendem a assumir responsabilidades e a
organizar facilmente o sustento do seu grupo ou família. Podem ser
paternais, mas sua ajuda se realizará preferencialmente distante do
lar, trazendo as provisões ou trabalhando para que elas possam ser
compradas, e não no contato íntimo com cada membro da família. Não é
estranho que, quem tem Oxossi como Orixá de cabeça, relute em manter
casamentos ou mesmo relacionamentos emocionais muito estáveis. Quando
isso acontece, dão preferência a pessoas igualmente independentes, já
que o conceito de casal para ele é o da soma temporária de duas
individualidades que nunca se misturam. Os filhos de Oxossi,
compartilham o gosto pela camaradagem, pela conversa que não termina
mais, pelas reuniões ruidosas e tipicamente alegres, fator que pode
ser modificado radicalmente pelo segundo Orixá.

Gostam de viver sozinhas, preferindo receber grupos limitados de
amigos. É portanto, o tipo coerente com as pessoas que lidam bem com a
realidade material, sonham pouco, têm os pés ligados à terra.

São pessoas cheias de iniciativa e sempre em vias de novas descobertas
ou de novas atividades. Têm o senso da responsabilidade e dos cuidados
para com a família.

    São generosas, hospitaleiras e amigas da ordem, mas gostam muito
de mudar de residência e achar novos meios de existência em
detrimento, algumas vezes, de uma vida doméstica harmoniosa e calma.

     O tipo psicológico, do filho de Oxossi é refinado e de notável
beleza. É o Orixá dos artistas intelectuais. É dotado de um espírito
curioso, observador de grande penetração. São cheios de manias,
volúveis em suas reações amorosas, multo susceptíveis e tidos como
"complicados". É solitário, misterioso, discreto, introvertido.

Não se adapta facilmente à vida urbana e é geralmente um desbravador,
um pioneiro. Possui extrema sensibilidade, qualidades artísticas,
criatividade e gosto depurado. Sua estrutura psíquica é muito emotiva
e romântica.


COZINHA RITUALÍSTICA

Axoxô

     É a comida mais comum de Oxossi. Cozinha-se milho vermelho
somente em água, depois deixa-se esfriar, coloca-se numa Gamela e
enfeita-se por cima com fatias de coco. (pode-se cozinhar junto com o
milho, um pouco de amendoim).


Quibebe

     Descasca-se e corta-se 1kg de abóbora em pedaços. Numa panela,
faz-se um refogado com 2 colheres de manteiga e 1 cebola média
picadinha, até que esta fique transparente ou levemente corada.
Acrescenta-se 2 ou 3 tomates cortados em pedaços miúdos, 1 pimenta
malagueta socada, e a abóbora picada. Põe-se um pouco de água, sal e
açúcar. Tampa-se a panela e cozinha-se em fogo lento até que a abóbora
esteja bem macia. Ao arrumar na travessa que vai à mesa, amassa-se um
pouco.


Pamonha de milho verde

     Rala-se 24 espigas de milho verde não muito fino. Escorre-se o
caldo e mistura-se o bagaço com 1 coco ralado(sem tirar o leite do
coco), tempera-se com sal e açúcar.
     Enrola-se pequenas porções em palha de milho e amarra-se bem.
Cozinha-se numa panela grande, em água a ferver com sal, até que
desprenda um bom cheiro de milho verde.


LENDAS DE OXOSSI

Como Oxossi Virou Orixá:

     Odé era um grande caçador. Certo dia, ele saiu para caçar sem
antes consultar o oráculo Ifá nem cumprir os ritos necessários. Depois
de algum tempo andando na floresta, encontrou uma serpente: era
Oxumaré em sua forma terrestre. A cobra falou que Odé não devia
matá-la; mas ele não se importou, matou-a, cortou-a em pedaços e levou
para casa, onde a cozinhou e comeu; depois foi dormir. No outro dia,
sua esposa Oxum encontrou-o morto, com um rastro de cobra saindo de
seu corpo e indo para a mata. Oxum tanto se lamentou e chorou, que Ifá
o fez renascer como Orixá, com o nome de Oxossi. Orixá da Caça e da
Fartura !!!

Em tempos distantes, Odùdùwa, Rei de Ifé, diante do seu Palácio Real,
chefiava o seu povo na festa da colheita dos inhames. Naquele ano a
colheita havia sido farta, e todos em homenagem, deram uma grande
festa comemorando o acontecido, comendo inhame e bebendo vinho de
palma em grande fartura. De repente, um grande pássaro, pousou sobre o
Palácio, lançando os seus gritos malignos, e lançando farpas de fogo,
com intenção de destruir tudo que por ali existia, pelo fato de não
terem oferecido uma parte da colheita as feiticeiras Ìyamì Òsóróngà.
Todos se encheram de pavor, prevendo desgraças e catástrofes. O Rei
então mandou buscar Osotadotá, o caçador das 50 flechas, em Ilarê,
que, arrogante e cheio de si, errou todas as suas investidas,
desperdiçando suas 50 flechas. Chamou desta vez, das terras de Moré,
Osotogi, com suas 40 flechas. Embriagado, o guerreiro também
desperdiçou todas suas investidas contra o grande pássaro. Ainda foi,
convidado para grande façanha de matar o pássaro, das distantes terras
de Idô, Osotogum, o guardião das 20 flechas. Fanfarrão, apesar da sua
grande fama e destreza, atirou em vão 20 flechas, contra o pássaro
encantado e nada aconteceu. Por fim, todos já sem esperança,
resolveram convocar da cidade de Ireman, Òsotokànsosó, caçador de
apenas uma flecha. Sua mãe, sabia que as èlèye viviam em cólera, e
nada poderia ser feito para apaziguar sua fúria a não ser uma
oferenda, uma vez que três dos melhores caçadores falharam em suas
tentativas. Ela foi consultar Ifá para Òsotokànsosó. Os Babalaôs
disseram para ela preparar oferendas com ekùjébú (grão muito duro),
também um frango òpìpì (frango com as plumas crespas), èkó (massa de
milho envolta em folhas de bananeira), seis kauris (búzios). A mãe de
Òsotokànsosó fez então assim, pediram ainda que, oferecesse colocando
sobre o peito de um pássaro sacrificado em intenção e que oferecesse
em uma estrada, e durante a oferenda recitasse o seguinte: "Que o
peito da ave receba esta oferenda". Neste exato momento, o seu filho
disparava sua única flecha em direção ao pássaro, esse abriu sua
guarda recebendo a oferenda ofertada pela mãe do caçador, recebendo
também a flecha certeira e mortal de Òsotokànsosó. Todos após tal ato,
começaram a dançar e gritar de alegria: "Oxossi! Oxossi!" (caçador do
povo). A partir desse dia todos conheceram o maior guerreiro de todas
as terras, foi referenciado com honras e carrega seu título até hoje.
Oxossi.

Okê Arô! Oxossi é Caçador!


Vamos saudar nossas matas lindas e nossas florestas sagradas.

    Saravá Pai Oxossi!


Okê Arô Oxossi!

Carlos de Ogum.




  ORAÇÃO AO PAI OXÓSSI

Meu pai Oxóssi!

Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o
oxigênio necessário á manutenção de nossas vidas durante a passagem
terrena, inundai os nossos organismos coma vossas energia, para curar de
nossos males!

Vós que sois o protetor dos caboclos, dai-lhes a vossa força, para que
possam nos transmitir toda a pujança, a coragem necessária pra
suportarmos as dificuldades a serem superadas!

Dai-nos paz de espírito, a sabedoria para que possamos compreender a
perdoar aqueles que procuram nossos Centros, nosso guias, nossos
protetores, apenas por simples curiosidade, sem trazerem dentro de si um
mínimo da fé.

Dai-nos paciências para suportarmos aqueles que se julgam os únicos com
problemas e desejam merecer das entidades todo o tempo e atenção
possível, esquecendo-se de outros irmãos mais necessitados! Dai-nos
tranqüilidade para superarmos todas as ingratidões, todas as calúnias!

Dai-nos coragem para transmitir uma palavra de alento e conforto aqueles
que sofrem de enfermidades para quais, na matéria, não há cura! Dai-nos
força para repelir aqueles que desejam vinganças e querem a todo custo
magoar seus semelhantes! Dai-nos, enfim, a fossa proteção e a certeza de
que quando um caboclo, num gesto de humildade, baixar até nós, ali
estará a vossa vibração!

Okê Arô Pai Oxossi!




31 comentários:

  1. Belo post mais uma vez meu amigo!

    Muito bom saber mais sobre um Orixá muito importante pra mim, obrigado!

    Okê Arô Oxóssi!

    Muito axé a todos!

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  2. Obrigada pai por mais um texto esclarecedor sobre nosso querido Orixá Pai Oxóssi.
    Que ele possa sempre nos abençoar através dos nossos amados guias de luz.
    Okê Arô Oxóssi!!!!!

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  3. Okê Arô Pai Oxossi. Belo texto, axé.

    Claudiney Castro

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  4. Maravilhoso texto do Rei das Matas. Saravá Pai Oxossi.

    Cris Meneses

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  5. Amo seu blog querido Pai Carlos. A cada dia e a cada post aprendo mais e mais, obrigado por tantos ensinamentos e tanta luz e por principalmente pelo carinho com todos nós filhos da linda Umbanda.

    Catarine Oliveira

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  6. Divinamente explicativo. Parabéns pai. Sarava Oxossi.

    Kelly Moura

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  7. Okê Arô meu Pai Oxossi é caçador. Caçador de paz e amor.
    Parabéns e muito obrigado Pai Carlos por essa homenagem a meu pai de coroa, o grandioso Pai Oxossi.

    Alessandra de Oxossi

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  8. Texto maravilhoso Carlos, parabéns por tanto ensinamento sobre esse Orixá que reina as matas. Saravá Pai Oxossi.

    Ricardo de Almeida

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  9. Lindo texto. Parabéns.

    Selma Castro

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  10. Um salve todo especial a Pai Oxossi. Okê arô.

    Mielle Martinho

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  11. Salve meu Pai Oxossi, que ele nos de paz e luz na nossa caminhada.

    Paulo Ramos

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  12. Blog divino como é divina a Umbanda. Parabéns pelos textos e salve Oxossi.

    Margarida Sanches

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  13. Enseñanza Marvelous guardar Orisha Oxóssi. La paz y la luz padre Carlos.

    Aleixa Gonçala

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  14. Pai que texto belo. Obrigado por compartilhar essa lição umbandista conosco.

    Beth Maldonato

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  15. Parabéns pelo texto meu amigo Carlos, como sempre uma preciosidade. Saravá Pai Oxossi.

    Cleyton Magalhães

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  16. Sem palavras para agradecer esse post falando do meu querido Pai Oxossi. Parabéns. Axé. Okê Arô.

    Mário de Oxossi

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  17. Pai Oxossi nos proteja. Okê aro.

    Claudio magazzine

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  18. Salve meu Pai Oxossi. Salve nosso senhor das matas. okê Arô

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  19. Saravá meu pai oxossi. oke

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  20. Okê Arô. Salve meu pai de cabeça. Sebastião Rocha

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  21. Saravá meu pai Oxossi. Oke.

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  22. Saravá Oxossi salve os Caboclos.

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  23. Okê Arô salve Oxossi protetor.

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  24. Okê aro pai Oxossi. Proteção e saude para mim e meus semelhantes. Oke oke

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  25. Salve meu Pai Oxossi, salve São Sebastião. Okê Arô.

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  26. Salve o grande guerreiro das Matas. salve pai Oxossi. Okê arô.

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  27. Salve São Sebastião. Oke Aro Oxossi. Saravá todos filhos desse Orixá.

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  28. Okê Oxossi. Salve seu mes. Saravá

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  29. Oxossi é pai que não deixa seu filho tombar. Saravá.

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  30. Nosso Guerreiro Santo e meu Pai

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