Aos filhos que estão acostumados em participarem de Giras (sessões
Umbandistas), já muito ouviram falar de "oferendas".
Mas o que se consiste a oferenda ?
A quem devemos ofertar algo ?
O que devemos oferecer ?
Muitos Pais e Mães de Santo ao lerem esse texto vão de início
discordar terminantemente com a visão composta nele, mas de antemão
gostaria de frisar que esse texto foi conduzido pelo mentor de nossa
casa, sendo assim para nós a regra a ser seguida, pois a visão
colocada sobre oferendas é algo muito mais simples do que os pregados
por algumas pessoas, que infelizmente se utilizam desse ritual para
elaborar com prepotência o ego vaidoso dos que se dizem responsáveis
por um Terreiro de Umbanda.
As oferendas podem ser cedidas por qualquer um de nós, podem ser
ofertadas o que é desejado por nós, podem ser entregues em qualquer
lugar que desejarmos. Isso está dentro de nosso livre arbítrio, querer
ou não entregar uma oferenda.
Mas as perguntas são:
Um Orixá ou uma Entidade de Luz nos cobra isso?
Eles necessitam desses artifícios em sua jornada espiritual?
Será que seremos cobrados de alguma maneira caso não for entregues
essas oferendas?
Em resposta a todas essas perguntas vamos colocar da seguinte
maneira:
Um Orixá é uma força predominante da natureza. Eles estão
presentes nos dias e noites, nos verões e invernos, no dia quente ou
na tarde chuvosa, eles vem com a pequena brisa ou com as fortes
tempestades. Se encontram nos rios e mares, na terra ou na Lua, nas
montanhas ou nas matas. Ou seja, os Orixás estão presentes em tudo.
E estão com essa presença constante pois os Orixás são anjos de
Zambi (Deus), e Deus se encontra em tudo e em todos.
Se essa é a colocação de um Orixá, se eles são a força geradora de
tudo, e comandados por Deus, refletiremos então, pra que uma força
assim iria cobrar oferendas para nos proteger?
Não iriam, e não cobram.
Então sobre Orixás já ficou um tanto explicado que não há
necessidade de ser imposto oferendas, nem para eles nos proteger, nem
pra eles vibrarem em nossa coroa, mesmo que esses Orixás sejam Pais,
Mães ou Terceiro Santo de nosso Ori.
Agora vamos a nossas amadas Entidades de Luz.
O que chamamos aqui de Entidades de Luz são nossos Pretos e Pretas
Velhas, Caboclos e Caboclas, Ibeijadas, Boiadeiros, Malandros e
Malandras, (Baianos), Ciganos e Ciganas, Pombo Giras e nossos
guardiões Exús.
Nossas queridas Entidades de Luz estão no caminho de evolução
grandiosa, por isso que são Entidades de Luz. Sendo visto dessa forma,
um ser que tem uma luz tão brilhante, que nos ensina a sermos
humildes, que nos da lições a cada dia de Gira no Terreiro, que prega
sempre buscar fazer a caridade, que nos incentiva a fazer o bem sem
olhar a quem, será que esse ser divino vai nos cobrar oferendas?
Não, não vai. Nenhuma Entidade de Luz vai lhe cobrar oferendas,
nenhuma delas vai lhe abandonar se você não lhe der algo, nenhuma
delas vai deixar você doente ou na miséria se você não oferecer trocas
por alguma ajuda pedida.
Estamos falando de seres com a força da natureza e seres
evoluídos, estamos lidando com algo muito acima do que a ganância dos
seres humanos, estamos buscando caridades de seres divinos que sabem
ser caridosos sem cobranças.
Então não há necessidade de dar algo para receber alguma coisa.
É claro que poderemos oferecer algo sim. Em primeiro lugar
oferecer nossa fé, nosso amor, nosso carinho e nosso respeito aos
Orixás e as Entidades de Luz.
Mas caso desejar oferecer algo visível, palpável, algo que seja de
sua vontade e não imposto, pode ser coisas simples, coisas não
mirabolante como é visto em algumas casas.
Abaixo colocarei exemplos de coisas assim.
Para Orixás:
Velas nas cores dos Orixás sempre são muito bem aceitas. Pode ser
acesas em Gongás, altares, ou simplesmente dentro de casa, com seu
respeito, demonstrando a sua intenção, pedido ou agradecimento.
Para quem desejar fazer uma oferenda que seja além das velas vou
descrever abaixo o que poderia ser a cada Orixá. Lembrando sempre que
é um agrado pessoal, pois o Orixá não cobra nada.
OXALÁ: Além de velas brancas, podem ser ofertadas frutas brancas, como
goiaba, melão, etc. Também podem ser oferecidas fitas brancas, flores
brancas, além de comidas como canjica e arroz doce, além de milho
verde em espiga. Sendo essas comidas feitas ofertadas em Terreiros, e
após o ritual, os filhos da casa podem se alimentar dessas iguarias.
OXOSSI: Além das velas verdes ou brancas também pode ser ofertadas
fitas na mesma cor, frutas de todas as espécies ou comidas sendo
morangas cozidas, milho verde cozido, maçã cozida regada ao mel,
sendo comidas oferendas de Terreiro e distribuídas aos filhos da casa
após o ritual.
XANGÔ: Velas e fitas marrons, frutas como abacaxi, melão, figo, manga,
melancia, goiaba vermelha, caqui ou laranja. Comida quiabo cozido,
rabada com rodelas de cebola. Sempre sendo distribuídas aos filhos da
casa no findar do ritual.
OGUM: Velas e fitas vermelhas, flores vermelhas como cravo e palmas
vermelhas. Frutas como melancias, laranja, pera, goiaba vermelha,
ameixa preta,abacaxi ou uvas. A comida pode ser a feijoada, que no
final do ritual deverá ser distribuído aos filhos da casa.
OBALUAIÊ: As velas ou fitas podem ser nas cores brancas ou traçadas
brancas e pretas, as flores podem ser crisântemos brancos e
quaresmeira, as frutas oferecidas podem ser pinha, caqui, coco seco e
as comidas são pipoca estourada no azeite de dendê, batata doce roxa
cozida ou beterraba cozida regada no mel de abelha, mandioca cozida
cortada em formas cilíndricas e açucaradas.
OXUM: Velas e fitas nas cores azul anil, podendo também ser na cor
azul claro. As flores podem ser rosas vermelhas, amarelas ou brancas.
Frutas podem ser cereja, maçã, pera, framboesa, melancia, goiaba,
figo, pêssego, etc. As comidas podem ser quindim, muqueca de peixe,
banana frita, pirão feito com a cabeça do peixe. Sempre sendo
distribuídas aos filhos da casa após o ritual.
OMULÚ: Velas ou fitas nas cores amarelas e pretas traçadas, flores
crisântemos, rosas brancas e flores do campo. As frutas que podem ser
oferecidas são, maracujá, ameixa preta, ingá, figo e as comidas que ao
final de cada ritual devem ser oferecidas aos filhos da casa são,
pipocas estouradas regadas ao mel, coco seco fatiados, e também
regados com mel, batata doce roxa
regadas com mel, coco seco fatiado e regado com mel, batata doce roxa
cozida regada com mel.
IANSÃ: Velas e fitas na cor amarelo, qualquer flor amarela, frutas
podem ser, laranja, abacaxi, pitanga, uva, morango, ambrósia,
melancia, melão amarelo, pêssego e goiaba vermelha e as comidas como
acarajé, abacaxi em calda e arroz doce com bastante canela em pó por
cima e após ritual distribuir aos filhos do terreiro.
NANÃ BURUQUÊ: Velas e fitas na cor lilás, flores como crisântemos,
flor do campo e lírios. Frutas tipo uva, melão, manga, mamão, maracujá
doce, framboesa, amora, figo.
IEMANJÁ: Velas e fitas nas cores brancas ou azul claro, flores, rosas
brancas, palmas brancas, lírio branco, as frutas melão em fatias,
cerejas, laranja lima, goiaba branca, framboesa e as comidas manjares;
peixes assados; arroz doce com bastante canela em pó e da mesma forma
oferecidas aos filhos da casa.
Agora para as Entidades de Luz:
PRETOS VELHOS: Velas e fitas nas cores brancas ou traçadas preta e
brancas, as frutas podem ser de todas as espécies, podem ser
oferecidas bebidas como café, vinho doce, cerveja preta, água de coco,
vinho branco licoroso, as flores crisântemos brancos, margaridas,
lírios brancos, e podem ser oferecidas as comidas arroz doce, canjica,
bolo de fubá de milho, milho cozido, doce de coco, doce de abóbora,
doce de cidra, coco fatiado, quindim, que além dos filhos da casa
saborearem, também a Entidade que estará incorporada ao seu médium
poderá saborear.
CABOCLOS: Normalmente as oferendas a Caboclos e Caboclas são iguais a
dos Orixás que os regem, ou seja, no geral são iguais as dos Orixás e
no particular são acrescentados elementos indicado por cada Caboclo ou
Cabocla.
IBEIJADA (ERÊ): Velas e fitas brancas, azuis, rosas ou traçadas rosas
e azuis,, todas as flores podem ser oferecidas as crianças, e as
frutas podem ser uva, pêssego, pera, goiaba, maçã, morango, cerejas,
ameixa. As comidas podem ser doces de frutas, arroz doce, cocadas,
balas, bolos açucarados, quindins e acompanhados com refrigerantes,,
água de coco e suco de frutas.
BAIANOS: Velas e fitas brancas e amarelas, frutas coco, caqui,
abacaxi, uva, pera, laranja, manga, mamão. Bebidas, batida de coco, de
amendoim, pinga misturada com água de coco. As flores, flor do campo,
cravo, palmas e as comidas acarajé, bolo de milho, farofa, carne seca
cozida e com cebola fatiada, quindim.
BOIADEIROS:
velas brancas, vermelhas, amarelas, azuis escuras e marrom. Devem ser
oferecidas todas as frutas e as bebidas podem ser vinho seco,
aguardente, batidas, conhaque, licores. Flores como palmas, flor do
campo, cravos. E as comidas feijoada, charque bem cozido e bolos
MALANDROS E MALANDRAS: Velas e fitas nas cores brancas, vermelhas ou traçadas
vermelhas e brancas. As flores podem ser cravos brancos para os
Malandros e rosas brancas para as Malandras. Frutas coco, caqui,
abacaxi, uva, pera, laranja, manga, mamão. Bebidas, batida de coco, de
amendoim, pinga misturada com água de coco.
POMBO GIRA: Velas e fitas vermelhas ou traçadas vermelhas e pretas, as
flores podem ser oferecidas as rosas vermelhas, as frutas podem ser
maçãs, morangos, uvas rosadas, caqui, e as bebidas champagne de maçã,
de uva, de sidra, licores de todos os sabores.
EXÚ: Velas e fitas pretas ou traçadas vermelhas e pretas, flores
deverá ser o cravo vermelho, e as frutas como manga, mamão e limão.
Bebidas aguardente de cana de açúcar, whisky e conhaque, as comidas
como farofa com carne bovina ou com miúdos de frango, bifes de carne
ou de fígado bovino fritos em azeite de dendê e com cebolas, bifes de
carne ou de fígado bovino temperado com azeite de dendê e pimenta
ardida. Essa oferenda de comidas é para ser distribuída aos filhos
do terreiro, pelos Exús que estarão incorporados em Médiuns
preparados mediunicamente para esse tipo de incorporação. Não devendo
ser permitido médiuns não desenvolvidos, mistificadores ou vaidosos
nesse trabalho e nesse aceite de oferendas.
Como foi visto acima, tem diversos modos de fazer uma oferenda a
um Orixá ou as Entidades de Luz. E como foi frisado bem nas colocações
acima, as oferendas são formas de um consulente ou um Médium
agradecer, homenagear ou agradar o Orixá ou a Entidade de Luz que
desejar, mas nunca é imposto isso, nunca deverá desperdiçar alimentos,
não tem necessidade de entregas em encruzilhadas, cemitérios, ou em
qualquer lugar que não seja de acordo com seu livre arbítrio. Se uma
pessoa desejar fazer essa oferenda, faça de modo consciente, limpo, de
coração aberto e sem pedidos de amarrações, maledicências, atrapalhar
a caminhada de um semelhante ou fazer mal a alguém, pois fazendo desse
modo poderá estar alimentando Espíritos sem Luz, Kiumbas e Zombeteiros
com a oferenda que se acredita estar entregando a um Orixá ou uma
Entidade de Luz.
Desconfie sempre desses Pais e Mães de Santo que pregam oferendas
grandiosas, em lugares que a pessoa pode ficar desconfortável para
"entregar", com cobranças em dinheiro para que seja passado a "lista"
de materiais a serem entregues, com intimidações para amedrontar,
dizendo que cobranças por partes dos Orixás ou Entidades de Luz,
cairão, caso não seja feita a oferenda, sobre a pessoa em questão.
Nada disso é real. Isso é apenas um modo de coagir aos filhos de
fé a entrarem em uma constante forma de oferendas, que para serem
entregues, deverão pagar quantias em dinheiro ao relator do tal
pedido.
Como foi frisado acima, pode-se sim fazer a oferenda que desejar
sem a obrigação como e pregado por muitas pessoas. Faça o que desejar,
a hora que desejar e no lugar que desejar, sempre respeitando a nossa
Mãe Natureza.
Assim certamente nossos amados Orixás e Entidades de Luz vão estar
sempre presente conosco, assim como nossa fé vai estar elevada a eles.
Reflita: Sua Oração, sua pequena vela entregue com carinho e sua
fé valem muito mais que grandiosas oferendas impostas.
Os Orixás e Entidades de Luz necessitam de sua fé e de sua
felicidade apenas para se iluminarem cada vez mais. Afinal, eles são
divindades de Deus e não objeto de troca do homem.
Salve nossos Orixás e nossas Entidades de Luz!
Carlos de Ogum
A maior oferenda que temos é nossa fé. O maior agradecimento por uma benção recebida é querer também ajudar os outros assim como fomos ajudados.
ResponderExcluirTexto maravilhoso e de grande ensinamento, meu Padrinho. Nenhum Orixá e nenhuma Entidade de Luz precisam de coisas materiais para ajudar um filho, eles necessitam apenas da nossa fé, do nosso querer, e da nossa força de vontade. Que os médiuns e consulentes aprendam isso!
Grande Axé!
Agradeço a explicação agora tirei várias dúvidas a respeito das oferendas...Axé!!!
ResponderExcluirEsse texto me deu um grande alivio. Sempre achei que estava errando por
ResponderExcluirpensar dessa maneira. Oferendas não são obrigações
Muito bom seu texto amigo Carlos, assim demonstra que não existe tais
ResponderExcluirtrocas na Umbanda.
Parabéns. Texto excelente.
ResponderExcluirGostei dessas Oferendas. E melhor que não é desperdiçado colocando
ResponderExcluircomida nas ruas.
Somo enganados e amedrontados se não pagarmos quantias absurdas.. Que bom ler e ouvir isso.
ResponderExcluirMuito bom seu texto. Já me estressei com um pai de santo que ficava me
ResponderExcluirexigindo que levasse centenas de coisas para o terreiro dele para que
fosse oferecido a Orixás. Inclusive whisky 12 anos. Achei demais e
debandei de lá.
Pai uma pergunta. Li aqui que as comidas e frutas devem ser
ResponderExcluirdistribuidas aos filhos da casa após o ritual. Isso quer dizer que os
Orixás recebem, e fazem o que? E não tem problema de serem comidos esses
alimentos? Agradeço Pai. Márcia de Fátima.
Eu nunca tinha pensado em oferendas assim Pai. Isso sim é uma
ResponderExcluirdemonstração de dar e receber verdadeiro.
Pai Carlos, fiquei bastante feliz com seu texto. Essa obrigação de
ResponderExcluirfazer algo me incomodava um pouco na Umbanda. E agora vi que não é da
Umbanda, e sim de pessoas mal preparadas na Umbanda. Obrigado e beijos.
Realmente um maravilhoso texto. Pois para agradecer, pedir ou
ResponderExcluiragradar, basta uma linda oração até comidas a serem distribuidas após
rituais aos médiuns. Esse negocio de impor algo é totalmente fora do
contexto da religião umbandista. Mãe Maria de Oxum.
Parabéns Pai. Aprendi demais com seu post.
ResponderExcluirFoi bom entender sobre as oferendas. Muitas vezes me sentia obrigada a
ResponderExcluirrealizar coisas totalmente sem nexo. Parabéns e obrigado por esse
esclarecimento Pai Carlos. Axé. Fátima Aparecida.
Achei sensacional esse texto e esse ensinamento. Parabéns
ResponderExcluirEsclarecedor demais. Muito obrigado e muita paz.
ResponderExcluirComo notei nesse texto quer dizer que fui enganada um monte de vezes
ResponderExcluirsendo praticamente obrigada a gastar um dinheirão para fazer oferendas
aos Orixás, sendo que nossos amados não necessitam disso. Ai Pai Carlos
precisava muito desse texto para acordar e não me deixar ser levada as
crendices e canalhices de certas mães de santo, como já fizeram comigo
até mesmo me ameaçando. Jamais cairei nessa de novo, e agradeço de
coração ao Senhor Pai Carlos, que de um jeito simples me mostrou a
lógica de tudo. Sua benção. Maria do Rosário Santana. BH - MG
Muito bem colocado. Texto deveria ser lido por muitos Pais de Sanrto
ResponderExcluirque tentam subtrair dos fieis quantias para ser compradas oferendas que
não mudarão nada nossa caminhada na Umbanda. Alfredo Freire.
Cara amiga Márcia, todos Orixás e Entidades de Luz retiram desses alimentos a parte energética espiritual, sobrando apenas a parte orgânica. Em relação a ingerir esses alimentos, não há problema algum; o único problema seria o desperdício que não é aceito por nenhum Orixá ou Entidade de Luz.
ResponderExcluirAxé!
Liçao grandiosa e muito interessante. Obrigado. Odete Maia
ResponderExcluirAdorei ,pois ja perdi muito com tantos pais e maes de santo com oferendas e hoje me sinto descrente de muita coisa. Nao sou a Rita e sim a mae dela. Carmen lucia da silva, lopes ainda casada no papel.
ResponderExcluirJa fix muita burrice por nao saber o que estava fazendo so agora dezempregada que parei lendo muito e com o sr. To aprendendo muito obrigado por existir e abrir os olhos de quem esta cegamente seguindo se saber que no final se esta caindo num presibicio sem fim. Muito agradecida estou pois de hojr em disnte serei fiel a Umbanda de verdade. Axe.
Se possivel peco que muita luz no meu csminho pois necessito de uma grande corrente de muita fe e paz na minha alma.
Agradeco de ja.
Muito bem explicado. Infelizmente a maioria dos lugares não explicam dessa maneira, fazendo parecer que na Umbanda tem uma cobrança interminavel. Joaquim Ramos,
ResponderExcluirVerdade!!
ExcluirMuito boa a explicação sobre as oferendas. A maioria dos umbandistas cobram que sejamos obrigados a elas. Gostei demais de entender sobre. Marcinha
ResponderExcluirEsse texto foi algo maravilhoso para nosso entendimento. Já me obrigaram a fazer entregas carissimas sem eu estar podendo. Uma mãe de Santo disse se eu não fizesse minha filha de 3 anos poderia sofrer algo. Fiquei apavorada, arrumei dinheiro emprestado e fiz. Se tivesse lido esse texto não teria sido enganada pela aquela charlatã.
ResponderExcluirPai Carlos, SOCORRO. Fui a um terreiro e a mãe de la disse que eu estava totalmente tomada por obsessores, e que deveria fazer uma oferenda. Pediu um monte de coisas entre bebidas e charutos e velas. E uma coisa estranha. Pediu pra eu levar um pernil de porco. Ai Pai Carlos eu acompanho o senhor por todas as redes, blog e tudo mais, acho tudo maravilhoso que diz e que ensina. Me ajuda eu devo fazer isso que foi mandado? Levar e entregar tudo isso nas mãos dessa dona ? Me ajudeeeeeee.
ResponderExcluirCara Edna Maria, não se preocupe você não está com nenhum obsessor, a não ser está suposta mãe de terreiro. Como estamos chegando no natal está senhora lhe pediu esse pernil para fazer a ceia familiar sem gastar nada. Ela é apenas uma espertalhona que gosta de comer bem no natal. Paz e Axé!
ResponderExcluirCom certeza!!!
Excluirmuito bem esclarecido pensso desta maneira. sou médium muitos anos ,sempre procurei orientação
ResponderExcluirEsse texto e de uma luz sem igual. E muito bom saber que possamos estar com as Entidades e Orixas sem estar comprando sua presença. Isso sempre me incomodava ter que dar algo para ser abençoada.
ResponderExcluirPai Carlos, essas obrigações que alguns zeladores mandam fazer é de extrema necessidade? Debati isso com meu zelador, pois ele queria que fizessemos uma obrigação na cachoeira, mas era tanta coisa que ia ficar bem fora do meu orçamento, então decidi não fazer. E ele disse que não se responsabilizaria pelos acontecimentos da minha recusa. Falta mais ou menos umas 3 semanas para o dia marcado, o senhor acha que devo ir e fazer? Abraços.
ResponderExcluirCara Rosinéia, não se preocupe que seu zelador disse, nenhuma entidade de luz vai lhe cobrar algo relacionado a oferendas, aliás oferendas de um modo sem nexo e noção são extremamente desnecessárias. Isso é criação do próprio ser humano, as vezes por falta de informação, outras vezes por vaidade. Axé!
ResponderExcluirDemonstraram a mim e minha familia que deveriamos sempre dar oferendas, mas agora com seu texto vejo que você tem uma sensibilidade maravilhosa. Corretissimo pai. Bença.
ResponderExcluirAmei todo esclarecimento e fiquei aliviada. Pois sempre tive dúvidas à respeito de obrigações. Obrigado.
ResponderExcluirInteligentissimo texto. Acaba com o mito que umbanda e troca. Maraaaaavilhosooo
ResponderExcluirObrigado demais pelo texto. Dia 8 agora é OXUM, tenho meu quarto especial com o Conga vou fazer a oferenda acender a vela e quando a mesma se queimar por completo eu vou comer tudinho. Que os Orixás abençoe nossas vidas. Axé
ResponderExcluirEu sempre preparo as oferendas com amor e dou o meu melhor, sempre sou atendida. Normalmente quando preparo a comida aos Orixás e guias, entrego no altar uma parte, a comida é servida para todos comerem. Axé!
ResponderExcluirPai Carlos fui a uma consulta com uma mãe de santo ela colocou as cartas e mostrou que fizeram trabalho para prejudicar a minha vida, realmente estou com problema no estômago e problema emocional, e ela me pediu uma lista de coisas, falou que eu estava devendo aos santos e tenho que fazer essas obrigações para ficar livre dessas mandingas e me cobrou mão de obra dela devo atender
ResponderExcluirCaro(a) anônimo(a), não, não faça! Toda pessoa que cobra por qualquer trabalho é mau caráter e está usando a religião como comércio. Recomendaria você a procurar um médico para resolver seu problema de estômago.
ResponderExcluirDesejando mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: umbanda.yorima.rj@gmail.com
Axé!
Boa noite Pai Carlos , nao sou pronta na religião,mas frequento e acompanho, gostaria de saber se posso ascender as velas e fazer as oferendas para eles? E se posso , posso deixar aonde ?
ResponderExcluirCara Fernanda, não há necessidade nenhuma de você fazer algum tipo de oferenda. Você expressou "a eles", esse pronome pode significar muitas coisas; eles quem? E o porquê você deseja agradar "eles"?
ResponderExcluirAxé!
Antes de tudo, como te disse vou passar te chamar de paizinho, gostei quando vi alguém te chamar assim. Paizinho é realmente teu jeitinho. Sobre o texto eu sempre pensei que era troca a Umbanda, assim como falam os pastores, depois que deixei a igreja que me aprofundei mais na Umbanda que conheci o paizinho Carlos, eu vi que não é nada disso. Entidades de Umbanda são boas, não fazem barganhas, e entendi quem faz isso são os pastores que me cobravam tudo. Feliz com a Umbanda.
ResponderExcluirPai gostaria de saber se pararmos de dar oferendas em dinheiro os orixás podem nos fazer mal
ResponderExcluirBom dia Pai, tinha uma mãe que dizia que eu era obrigada pra sempre a depositar o dinheiro da comida de santo como ela chamava todo o mês. disse que se eu nao depositasse ele me fariam algum mal e ao meu filho de 4 anos... fiquei com medo... mas lendo esse post, percebi que isso não existe, correto? ainda estou com um pouco de medo... justamente pelo meu filho...
ResponderExcluirCaro(a) anônimo(a), de forma alguma um Orixá ou uma Entidade de Luz cobra dinheiro de alguém; você pode estar dando dinheiro a um Zelador sem caráter e logicamente se parar nada vai lhe acontecer. A Umbanda é caridade, e caridade não se cobra.
ResponderExcluirAxé!
Cara anônima, essa falsa Mãe de Santo não está querendo dinheiro para "comida de Santo"; ela está querendo encher a própria barriga, pois é uma pessoa mau-caráter; de forma nenhuma um Orixá vai cobrar algo dessa forma de alguém. Aconselho quando alguém fizer isso, denunciar a polícia, pois isso é estelionato.
ResponderExcluirPaz, Axé é um beijinho em seu filho!
Que nosso pai oxalá continue abençoando e iluminando vcs por darem estás explicação fiquei feliz e entendendo muito mais muito AXÉ meus irmãos na fé 🙏🙏🙏
ResponderExcluirTexto muito verdadeiro. Saravá
ResponderExcluirVerdadeira Umbanda é assim. Parabéns.
ResponderExcluirgostei muito gratidão.
ResponderExcluirMuito coerente e simples. Traz muita aproximação e respeito esse texto. Grata!!!Axé !!
ResponderExcluirA Umbanda nada cobra. Esses que dizem sobre oferendas nada sabem de caridade
ResponderExcluirMaravilhoso pensamento, Um verdadeiro umbandista. Tenho que dizer que fiquei encantada.
ResponderExcluirBela lição
ResponderExcluirQue liçao. Se tivesse lido esse texto antes nao tinha feito tanta coisa errada. Muitos Zeladores de santo nada sabem. Mandam fazer coisas extremamente sem noçao.
ResponderExcluirQue visao verdadeira de Umbanda, se todos Zeladores pensassem assim a religião mais linda do mundo nao seria tao mal vista.
ResponderExcluirObrigações não fazem parte de um libvre arbitrio. Excelente postagem
ResponderExcluirSo tenhona agradecer seu texto, acabo de leer porqué tinha que gazer una obtigaçao na Segunda, más minha intuição disse na terça, afinal algo fez eu mudar pra quarta, só que hoje acordei com diarreia e infecção urinária, é claro sem chance de fazer algo, e tava apavorada por deixar um dia mas, e do nada entrei aqui é li esse texto que iluminó minha mente , minha alma e meu coração, e lembrei das palavras de minha mãe e tbm de uma tinha minha, que todo deve ser feito com respeito, com amor, com vontade , com cariño, nada obrigado presta. E é verdade. E otra coisa penso que eles são nossos amigos e não um patrão malvado que se não faz o que quer joga agente na rua da amargura. OBRIGADA AXÉ PRA TODOS!!!!!
ResponderExcluirSalve.
ResponderExcluirOtimo texto muitas lições.
Ótima leitura ESTOU me atualizando e conhecimento sempre é bom
ResponderExcluirÓtima leitura OK está de parabéns O PAI DE SANTO
ResponderExcluirMuito boa essa informação, assim evita de sermos enganados a toa
ResponderExcluirMuito explicativo o texto, eu ofereci um whisky ao exu, mas por gratidão de coração é gostaria de saber se posso servir dentro de casa ou fora de casa.
ResponderExcluirNão sou desenvolvida já trabalhei no terreiro ajudando e sempre amei e sinto eles sempre comigo essa luz me faz bem.
Cara Simone, não pode ser oferecido dentro de casa. Qualquer oferta ao povo de esquerda deve ser oferecido fora de casa; não pelas Entidades, mas sim pelo que elas combatem.
ExcluirAxé!
Boa explicação e otima coisa para compreensao, muitas pessoas inventam oferendas desnecessarias para seguirmos na Umbanda
ResponderExcluirPai Carlos e quando um pai de santo obriga aos filhos da casa ofertar algo e diz que se não for feito cargas podem atrapalhar a caminhada desse filho no terreiro, o que fazer?
ResponderExcluirCaro(a) anônimo(a), se um Zelador pregar isso, ele não é um Zelador; não sendo Zelador, ele não pode estar a frente de um terreiro; se ele está, é porque o terreiro não é confiável; não sendo confiável, o melhor a fazer é sair dele.
ExcluirAxé!
Acabo de ler seu texto de ensinamento amei estou em dívida com o banco por ter que fazer um trabalho pra Minha saúde agora passo maior sufoco no meu financeiro pra pagar Só pela misericórdia de Deus entrei em empréstimo até com agiota mais lendo seu ensinamento agora acabou não serei mais enganada agradecida Pai Carlos pela abertura dos meus olhos!
ResponderExcluirIsso sim que é uma lição maravilhosa e verdadeira de Umbandda, são poucos zeladores de santo que pregam a verdade dessa forma. Fiquei encantada e apaixonada pelo blog e as informações aqui dadas. Carlos de Ogum gostaria muito de te conhecer pessoalmente. Parabéns. (h)
ResponderExcluirIsso aí é minha umbanda, sempre trabalhei assim, sendo cambona, mediun e agora zelador, vim morar numa cidade do litoral de São Paulo e aqui não tem caridade e sim comércio, meus parabéns meu irmão pelo seu trabalho.
ResponderExcluirTexto muito lindo os orixas querem nossa fé e amor
ResponderExcluirOi boa tarde tou indo no centro de Ubanda a entidade pediu um litro de mel e dendê e champanhe pra pomba gira e um kilo de bife pra cortar miúdos e um kilo de coração de frango eu devo levar tou ficando doida.
ResponderExcluirCara anônima, não deve levar nada disso! Provavelmente é um médium mal intencionado que está querendo fazer um jantar as suas custas.
ResponderExcluirAxé!
Aula nota mil saravá
ResponderExcluirSalve todas as forças da Umbanda. Lindo texto e muito cheio de realidade.
ResponderExcluirMuito bom ler textos assim, da muita chance de aprendermos de verdade e nao sermos enganados pelos hipocritas.
ResponderExcluirEssa imposição de oferendas é algo realmente que nada tem a ver com a Umbanda. Parabens pelo texto e as belas explicações.
ResponderExcluirQue o Senhor JesusCristo..vos abençoe...amados
ResponderExcluirVerdadeiro texto da verdadeira Umbanda.
ResponderExcluirBelo texto.
ResponderExcluirMaravilhosa postagem pai, uma verdadeira aula sobre a Umbanda.
ResponderExcluirBelo ensinamento.
ResponderExcluirParabens pelo texto
ResponderExcluirAdoro quando leio verdades assim, da uma vontade grande de espalhhar a Umbanda dessa forma, mas tem tanta gente ignorante dentro da religiao que matam a verdade. Parabens pai Carlos.
ResponderExcluirAdorei o texto
ResponderExcluirMuito bem explicadinho pai amado
ResponderExcluirQue aula linda pai. Sem igual, um verdadeiro mestre de Umbanda.
ResponderExcluirUma aula de Umbanda, maravilhoso.
ResponderExcluirGratidão por este texto tão sensível. Muita luz pra ti!
ResponderExcluirSe todos da umbanda pensassem assim nos umbandistas seriamos mais respeitados. Parabens pai Carlos parabens de verdade
ResponderExcluirAchei as palavras bem coerentes, pois, creio em quase td da mesma forma. Acho tbm que tem que ter a mensalidade entre os membros e doações voluntárias. Nada de constrangir ngn. Abraços
ResponderExcluirObrigada pelas orientações !
ResponderExcluir