domingo, 20 de março de 2016

ENTENDENDO SOBRE DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO E ESPIRITUAL




    Sempre nos falam de desenvolvimento mediúnico, por muitas vezes
vamos a terreiros de Umbanda e uma Entidade de Luz, um Pai ou Mãe de
Santo nos diz que devemos nos desenvolver mediunicamente para podermos
trabalhar com nossas Entidades de Luz, para que possamos caminhar em
caminhos iluminados, para que possamos sanar alguns males que achamos
que poderia ser do corpo, enfim, é uma frase que podemos ouvir
periodicamente, que as vezes pode ser real, e em outras vezes nada tem
a ver com o fundamento de algum problema que estamos passando naquele
momento.

    Mas o que vem a ser o desenvolvimento mediúnico?

    Abaixo vamos tentar deixar um pouco mais claro e compreensível
essa ação tão importante para nós, médiuns de sensibilidade um pouco
mais ativa.

    Para iniciar gostaria de esclarecer que todos os seres humanos são
médiuns, independente de raça, cor, opção de vida, religião, com ou
sem fé em algo, todos somos. O que diferencia um médium de outro e o
grau de mediunidade, o quanto de sensibilidade essa mediunidade
representa para o médium, e claro, o quanto de desenvolvimento
mediúnico tem esse médium no caminhar de sua vida.

    Gostaria também de frisar que o desenvolvimento nunca termina,
estamos em eterno aprendizado sobre tudo relacionado a espiritualidade
e claro que a mediunidade está nesse aprendizado, portanto melhoramos
a cada dia nossa condição de aparelho receptor, seja para
incorporação, para recebimentos de mensagens, para visualização e
audição do mundo espiritual, seja em nossas intuições, enfim, todo e
qualquer tipo de mediunidade que possamos ter e desenvolver, tem uma
considerável melhora, e assim podemos administrar todas essas coisas
deslumbrantes, e assim usarmos para fazer a caridade e auxiliarmos um
irmão dentro daquilo que esteja necessitando, no que diz de teor
espiritual.

    Vamos esclarecer também que devemos sempre pregar o
"Desenvolvimento Mediúnico e Espiritual", ou seja não adianta fazermos
nosso desenvolvimento mediúnico em uma casa de Umbanda, e fora dela
nosso espírito, nossa alma e nossa aura estejam totalmente indo ao
inverso daquilo que se é pregado pelos Guias, pelos Zeladores, pelos
Pais ou Mães de Santo. Assim com certeza seu desenvolvimento não
passará de algo mistificador, sem coerência, enganativo. Portanto
sempre que lermos nesse texto a palavra "desenvolvimento", podemos
considerar que é para ser entendido que estaremos falando de
"desenvolvimento mediúnico e espiritual".

    Vamos iniciar esse pequeno texto dizendo que cada casa tem suas
particularidades no que é chamado desenvolvimento de seus médiuns,
dizendo também que tem algumas casas que nem fazem o trabalho de
desenvolvimento. Mas devemos ter na consciência que esse trabalho é de
grande importância, não só em relação ao entendimento e aumento de
sensibilidades do grau mediúnico do médium que está se desenvolvendo,
mas também para o bom andamento da casa e de toda caridade cedida aos
consulentes, que estão ali em busca de um auxílio das Entidades de
Luz e não para ver apresentações teatrais de médiuns despreparados e
vaidosos.

    Normalmente quando o médium está preparado para seus trabalhos de
caridade, na qual fora visto um progresso na sua vibração mediúnica
pela Entidade de Luz responsável pelo desenvolvimento, é feito em
algumas casas o ritual de "coroação", e em outras casas se faz o
ritual do Amaci, que se consiste na lavagem da coroa (cabeça) com água
e ervas selecionadas para cada filho. Frisando que tanto a Coroação
quanto o Amaci, são rituais que demonstram que o filho está preparado
sim para os trabalhos mediúnicos de caridade, mas conforme dito acima,
o desenvolvimento continuará, e vai estar sempre progredindo de
acordo com o próprio progresso do médium diante dos trabalhos de
incorporação, para auxílio de seus semelhantes, portanto esses rituais
são feitos para demonstrar e justificar que o médium em questão está
apto a seguir em frente, podendo ser entregue a ele novas
responsabilidades, como por exemplo, o atendimento a consulentes
mediante incorporação.

    Esses rituais também é como um troféu por um bom trabalho de
condicionamento do médium, que se preparam por meses até anos e anos,
para que possam ter a benção de uma incorporação, com uma Entidade de
Luz, para prosseguir o trabalho de caridade junto aos que necessitam.

    Para chegarmos ao ponto de sermos coroados ou aptos a fazer o
Amaci, devemos participar das Giras de desenvolvimento (isso nas casas
que tem essas Giras), controlar nossa ansiedade, pois esse trabalho é
árduo e longo, em alguns médiuns pode se levar alguns meses, e em
outros levam anos a fio. Tudo dependerá do grau de mediunidade de
cada filho.

    Normalmente é observado pelas Entidades de Luz, ou Mentores, ou
Pais ou mães de Santo, as incorporações, as mensagens e o teor delas
passadas pelas Entidades da Coroa do Médium, deslocam esse médium para
alguns trabalhos na casa, como correntes, descarregos, desobsessões,
até consultas a assistência. Porém, cada procedimento varia de uma
casa para outra, e de um Pai ou Mãe de Santo para outro.

    Normalmente essas colocações, esses desenvolvimentos, esses
"testes", por não serem regrados, vai de acordo com a aprendizagem de
cada responsável pelo trabalho, no qual aprenderam com seus Zeladores
ou Mentores, e assim perpetuam em suas casas da mesma maneira do
aprendizado.

    Muitas pessoas que buscam o desenvolvimento, acreditam que estão
ali apenas para fazer presença, aguardar o grande dia da coroação, mas
na verdade não é bem isso, pois a coroação do médium não se limita
apenas a um ritual do Amaci, ou mesmo a raspagem, ou qualquer tipo de
demonstração a assistência. Devemos considerar isso apenas um ponto do
desenvolvimento, pois a grandeza de tudo está contida nos meses ou
anos a fio de aprendizagem, de trabalhos de ascensão das ondas de
vibração da coroa de um médium, para chegar nas proximidades das ondas
vibracionais de uma Entidade de Luz, para que assim seja feita o
aceite de uma provável incorporação.
    Na maioria dos casos, um grande erro de um médium, ou mesmo do
responsável por seu desenvolvimento, é deixar que a ansiedade extrema
tome conta da mente do médium, ou seja, se perde muito tempo
imaginando o dia da coroação ou da lavagem do que estabelecer um
processo de trabalho correto de desenvolvimento, independente do tempo
que isso leve.

    Essa ansiedade pode demonstrar que o médium deseja muito estar ser
preparado, mas isso com certeza torna o aprendizado extremamente
deficiente, pois certamente a ansiedade, a intemperança e a
impaciência são obstáculos para um processo de aprendizagem e manuseio
de seu instrumento de trabalho em prol da caridade, que é a
mediunidade.

    A corrente de Umbanda tem como forma básica de trabalho, os médiuns
em desenvolvimento (os que estão se preparando para assimilar sua
mediunidade), os médiuns desenvolvidos (que já fizeram o ritual do Amaci
ou a coroação) e as Entidades de Luz.

    Temos também os médiuns escolhidos para servir como instrumento
aos Mentores Espirituais da Umbanda, e esses devem ter a compreensão
de que são partes de grande importância, pois essas etapas de escolha,
de ensinamentos, de desenvolvimento, até chegar uma possível coroação,
são importantíssimas para o bom e seguro trabalho de uma Gira
(corrente) umbandista.

    Essa preparação é tão grandiosa, com tantos preceitos, englobando
tantos passos, que uma boa parte dos médiuns em desenvolvimento
desistem do serviço de sacerdote que iriam desempenhar, e isso
simplesmente porque não conseguiram controlar seus impulsos de
ansiedade, e desejam extremamente estar trabalhando com suas
Entidades, fazendo assim com que todo o desenvolvimento possa ser
perdido. Em fatos assim, normalmente acreditam que um simples
sentimento da vibração intensa da Entidade, ou um simples arrepio, ou
uma falsa intuição, já é o suficiente para se dizer incorporado,
fazer atendimento a consulentes, aplicar passes e rezas, receitar
obrigações, oferendas, banhos de descarregos, acreditando até que seja
possível a realização de trabalhos de desmanches de magias. Com isso
se inicia a mistificação, crescendo a vaidade, demonstrações de
diálogos sem noção e sem nexo, fazendo assim uma constante soma de
erros espirituais, tornando esses atos extremamente perigosos para os
consulentes, para todo andamento do terreiro, para o corpo de médiuns
trabalhadores de uma casa, e claro, principalmente para o médium
mistificador e mal desenvolvido, pois esse não tem a percepção de que
a mediunidade pode ser de extrema valia, com grande feitos e útil ao
médium desenvolvido, mas em caso contrário pode ser algo desastroso,
sendo ela um salto para um precipício infinito.

    Como podemos notar, muitas pessoas brincam em demasia com a
mediunidade, mas devemos compreender que a mediunidade sem o devido
preparo, é como um homem que empunha uma espada sem o treino da
habilidade para a luta, assim, fatalmente alguém sairá ferido no
findar do combate, e muitas das vezes é o próprio homem, ou alguém que
não se encontrava destinado a fazer parte dessa luta.

    Então para que um médium tenha um bom desenvolvimento, deverá
antes de qualquer coisa, cultivar a paciência e controlar seus
impulsos de ansiedade. pois a paciência deve ser prioridade a todos os
filhos e filhas que desejam servir a Deus e trabalhar com suas
Entidades de Luz de uma forma correta e acertada.

    Muitas pessoas vão a uma Gira uma ou duas vezes, e imaginam estar
preparados para um trabalho de incorporação as suas Entidades de Luz,
e isso não é bem assim, não se enganem, e pior não tentem enganar as
Entidades, pois isso não vai acontecer. O desenvolvimento não tem
tempo limite para se findar, como já foi dito, enquanto ser humano
estaremos em evolução espiritual, sabendo que todos humanos são
médiuns, certamente estamos em dois caminhos, evolução espiritual e
desenvolvimento mediúnico. Portanto não adianta ter pressa, não
adianta mistificar, não adianta induzir, não adianta achar que já tem
preparo para esse lindo trabalho de caridade, sem realmente o tê-lo.

    O tempo de início de um trabalho de desenvolvimento propriamente
dito, até a coroação, não pode ser marcado a esmo, vai depender
exclusivamente de cada ser, do grau, sensibilidade, de cada tipo de
mediunidade, e consideramos também, logicamente, o modo de agir e ser
durante o dia a dia. Pois o médium em desenvolvimento, para acelerar o
trabalho de desenvolvimento de sua coroa, não basta apenas fazer parte
de uma casa umbandista, se deve deixar para trás alguns conceitos e
sentimentos ruins, que fizeram parte de sua vida e nunca lhe ajudaram
a evolução e desenvolvimento, tais como a crença sem limites, o
julgamento e condenações eternas a seus semelhantes, ou o medo temor e
pregações de um Deus vingativo e cruel, que troca suas bençãos por
certas quantias em dinheiro, ou mesmo a unicidade da existência, ou
ainda a religiosa supremacia de uma única raça e a demonização de
irmãos e amigos desencarnados ou até mesmo encarnados. Conceitos que
afastam o médium de sua importância no intercâmbio espiritual e o
lança a um mundo materialista, obscuro, sem fundamentos, levando-o a
escuridão eterna.

    O próximo passo nesse processo chamado de desenvolvimento é
aprender e aceitar ser guiado por seu mestre (Pai ou Mãe de Santo,
Zelador, Mentor, ou Entidade de Luz que está auxiliando no
desenvolvimento), ou seja, caminhar com as regras determinadas por
seu mestre, entender cada passo, aceitar essa caminhada, mesmo que
seja árdua, certamente não será só flores, pode se esperar que as
lições dadas, as mensagens passadas, as cobranças, por algumas vezes
vem de forma simplificada, mas em outras vezes virá de uma forma
extrema, com demonstrações que possam parecer uma cobrança sem
limites, que até achamos que não conseguiremos finalizar nossa
caminhada, mas certamente tais lições vão, além de fazer seu
desenvolvimento mediúnico florescer com maior brilhantismo, seu
desenvolvimento espiritual, sua evolução irá dar um salto grandioso, e
assim chegar ao ponto onde é desejado pelas Entidades de Luz.

    É sábio que um médium em desenvolvimento necessita de um tempo
para assimilar todas essas coisas que ouvirá do Guia ou Zelador
responsável, todas as lições de comportamento, de controle de
sentimentos, do modo de agir, pensar ou falar, e todas essas
informações são levemente dosadas dia a dia, gira a gira, conversa a
conversa, ensinamento a ensinamento. Não se aprende tudo em um único
dia ou em um único mês, pois é preciso muito tempo para a assimilação
das palavras dadas, muita observação constante de tudo que estará
vivenciando ao longo dos meses e anos.

    Se deve também refletir e compreender as diferentes opiniões e
modo de agir de seus irmãos de corrente, de seus semelhantes,e saber
tirar disso o principal de tudo: A paciência.

    O desenvolvimento mediúnico e espiritual envolve, mesmo que seja
dificultoso para uns, ou doloroso para outros, a aceitação das
diferenças comportamentais, ideológicas, religiosas, morais e sociais,
não só de seus irmãos de corrente, dos consulentes e assistentes dos
rituais umbandistas, mas de todos seus semelhantes. Pois mesmo que se
tenha um pouco mais de conhecimento no que se diz sobre a religião,
suas regras, seus rituais e toda fascinação que envolve a
espiritualidade, não deverá se colocar acima dos demais como senhor da
verdade, apontando-lhes as falhas e tropeços da caminhada.

    Devemos constantemente nos manter ligados na oração, buscar a
essência divina e o esforço por uma vida espiritual elevada e pessoal
mais regrada, devem fazer parte do trabalho de desenvolvimento para o
serviço mediúnico nos terreiros de Umbanda.

    Para conseguirmos certa elevação espiritual e assim preciosas
inspirações e intuições dos Mentores de Aruanda, o médium em
desenvolvimento, deverá se colocar na posição de humildade,
demonstrando a alma necessitada que é, para assim buscar a força e
energia necessária através de horas de conexão com a força
vibracionais das Entidades de Luz e assim chegar a um plano superior.

    Assim, terá experiência suficiente para discernir entre a
comunicação de um Guia Superior ou a ardilosa verborragia de uma
Entidade sem luz, como Kiumbas, Eguns ou Zombeteiros. Assim sendo a
confirmação para o trabalho mediúnico chegará no tempo certo não sem
antes a verdadeira compreensão do trabalho honesto, verdadeiro e sem
mistificação.

    Após essa confirmação íntima de sua responsabilidade como médium a
serviço da Espiritualidade Maior, virá das ordens de Zambi (Deus) o
poder necessário aos responsáveis pelo desenvolvimento (Mentores,
Zeladores, Entidades de Luz) para demonstrar que esse médium está apto
a desempenhar o trabalho corretamente. É quando descem da Corrente
Astral as irradiações poderosas dos Orixás que formam as Sete Linhas
de Umbanda. A partir daí, o médium poderá ter sua coroa confirmada
pelo Guia Chefe e pelos seus próprios Mentores.

    Muitas pessoas me perguntam se são médiuns ou não, como frisei
acima, todos nós somos médiuns, e a explicação é simples, pois é
extremamente natural nos comunicarmos com espíritos desencarnados, e
eles conosco, pois como é sábio nós também somos um espírito, apenas
diferenciando que ainda estamos encarnados. Sendo assim, como uma
relação entre espíritos encarnados com espíritos encarnados, temos a
mesma condição de termos esse contato de espírito encarnado com
espírito desencarnado, sem que algumas das vezes, tirando claro
algumas exceções, não o vemos, mas o ouvimos, e em outras vezes o
vemos mas não o ouvimos, ou vemos, ouvimos, sentimos, ou qualquer
outro contato espiritual de um plano para o outro, isso claro com a
dependência de grau, tipo e sensibilidade mediúnica.

    Portanto todas as pessoas recebem as influências dos espíritos, a
todo dia, hora e momento, mas a maioria não percebe esse intercâmbio
oculto, pois em seu mundo íntimo, no seu dia a dia, em sua forma de
agir, no seu estado de alma, nos seus pensamentos, pressentimentos,
intuições, e toda forma de ser, não é taxado como coligação entre
espírito encarnado e desencarnado, e sim uma colocação simples de
apenas ser, como se fosse algo não coligado, portanto muitas pessoas
não entendem que essa captação diária de fatos tem a ver com a ligação
com um plano oculto, e se todos nós temos esses impulsos, podemos
afirmar que todos nós somos médiuns.

    Sendo dessa forma, algumas dúvidas surgem, como por exemplo, se
somos todos médiuns, como não são todas as pessoas que se possibilitam
ao trabalho da incorporação por exemplo?

    Essa resposta vem dos fatos mencionados acima, como o grau e o
tipo de mediunidade de cada um, pois existem pessoas que essa
mediunidade passa desapercebida, enquanto em outras que o intercâmbio
é ostensivo. Nelas os fenômenos são marcantes e frequentes, como ´por
exemplo a psicografia ou a psicofonia, e com o passar do tempo dentro
de um trabalho de desenvolvimento, a incorporação de Entidades de Luz.

    A palavra "médium" serve para os dois gêneros, quer dizer
"medianeiro", ou seja, que está no meio. E como de fato é assim que é
visto o médium, pois ele fica entre o mundo físico e o mundo
espiritual como intermediário, podendo ele ser o intérprete ou
instrumento tanto para o espírito quanto para uma Entidade de Luz
(espírito já evoluído).

    A mediunidade é algo natural, sendo algo natural manifesta-se
espontaneamente, mas pode ser exercitada e claro, desenvolvida.

    E esse desenvolvimento não depende de idade, de sexo, de condição
social, filiação religiosa, ou determinadas casas, ou seja, não há uma
casa de Umbanda que seja melhor que a outra para esse trabalho, claro
levando em conta a honestidade dos responsáveis por essa casa.

    A importância de um bom desenvolvimento se dá, pois normalmente
uma pessoa com um grau de mediunidade elevada, que tenha uma
sensibilidade mediúnica um tanto demonstrativa, pode por muitas vezes,
sem ter o preparo adequado, atrair espíritos sem luz, obsessores,
conhecidos como Eguns, Zombeteiros ou Kiumbas, e assim sendo esses
espíritos sem luz, trazendo grandes perturbações ao médium em questão,
em seu corpo físico, sua vida social e pessoal. E essas perturbações é
simplesmente uma falta de equilíbrio emocional e a ignorância de
entendimento do que seja a mediunidade.

    E como saberemos que nosso grau de mediunidade é um tanto elevado,
de tal tamanho que devemos tomar a decisão de buscarmos um trabalho de
desenvolvimento?

    Bem, para tomarmos uma decisão desse nível, devemos ficar atentos
a alguns sintomas, sintomas esses que podemos presenciar dia a dia de
nossa caminhada na vida terrena, e esses são:

Sensação de presenças invisíveis: Quando estamos em algum ambiente
qualquer, podendo estarmos sós ou não (falando de companhia encarnada,
e sentimos a presença de mais  alguém, não o vemos, mas sentimos e
sabemos que está ali. E essa presença nos prende a atenção, muitas
vezes nos sentimos incomodados, um tanto sem explicação.

Sono profundo demais, síncope inexplicáveis (perda repentina da
consciência com suspensão aparente das funções vitais de circulação e
de respiração), desmaios: Tendo esses sintomas, a primeira providência
a ser tomada deve ser buscar ajuda e diagnóstico de um profissional na
área de saúde. Após esse passo, caso não tenha nenhum mal físico ou
psicológico, nenhum problema aparente em exames laboratoriais, e
sempre indicado buscar uma casa de Umbanda para o trabalho de
desenvolvimento mediúnico, com aval, claro, do responsável pelo
atendimento no Terreiro.

Sensações ou ideias estranhas, mudanças repentinas de humor, crises de
choro: Quando um espírito sem luz, um obsessor percebe em uma pessoa o
seu grau de mediunidade elevado, e a sensibilidade aflorada para tal,
esse espírito sem luz busca de todas as formas afastar esse médium de
uma casa de Umbanda e de seu desenvolvimento, pois assim ele poderá
tomar conta de seus atos, modo de agir e pensar. E essa atitude é
tomada fazendo com que o médium se torne agressivo, deprimido, com
atitudes de uma pessoa com desequilíbrio mental e até suicida. E isso
é feito para que esse médium seja desacreditado pela sociedade e por
ele mesmo, não fazendo o desenvolvimento, e assim não tendo chances de
trabalhar com uma Entidade de Luz em prol da caridade, e com esses
fatos, logicamente o bem que deveria ser feito não o será, dando
forças para o trabalho do mal desses obsessores.

Ballonement (sensação de inchar, dilatar) nas mãos, pés ou em todo o
corpo, como resultado de desdobramento perispiritual: Essa sensação é
bem incômoda, e temos realmente a sensação de estarmos com os membros
inchados de uma tal maneira que nos sentimos até com o corpo pesado.
Frisando que isso não é visto pelas pessoas em nosso convívio, e sim
apenas nós sentimos.

Adormecimento ou formigamento nos braços e pernas: Quando estamos com
a sensibilidade mediúnica em uma grandeza que nos faz captar vibrações
de outras pessoas, que também se encontram no mesmo nível de
sensibilidade que estamos, e não estamos em trabalho de
desenvolvimento, sentimos um grande formigamento e adormecimento nos
membros inferiores e superiores, e isso se dá pela força da energia de
cada médium, como se fosse um imã. Logicamente ao sentirmos esses
sintomas, deveremos em primeiro lugar buscar um profissional na área
médica, caso não tivermos nenhum problema físico partiremos para a
busca de um desenvolvimento.

Arrepios como os de frio, tremores, calor, palpitações: Esses
sintomas, não sendo males de saúde do corpo físico, é uma
característica clara que devemos buscar um desenvolvimento. Esse
sintoma se dá tanto pelo encontro vibracional de outros médiuns na
mesma situação, como um possível ataque de espíritos sem luz (Eguns,
Kiumbas e Zombeteiros), tentando destabilizar o médium para que esse
acredite estar adoentado.

    E como é o básico de tudo?

    Como desenvolver a mediunidade?

    Algumas pessoas acham impossível, outras acham simples até demais,
mas na verdade como estamos no meio de tudo, vamos dizer que não é tão
fácil desenvolver a mediunidade, mas também não é impossível, pois
dentro do ponto de vista umbandista, o desenvolver não é apenas se
dizer estar com uma Entidade de Luz, puxar um consulente e dizer o que
vier a cabeça (isso para médiuns conscientes ou semi-conscientes),
não é apenas dizer que recebeu uma mensagem, que teve uma intuição, um
sonho de revelação, que ouviu ou viu um espírito. O desenvolvimento
se consiste em apurar e disciplinar a sensibilidade espiritual a fim
de tê-la nas melhores condições possíveis de manifestação ou
incorporação, e claro, aprender a empregá-la da melhor maneira visando
sempre o bem estar do consulente, do assistente, dos irmãos de
terreiro, das causas umbandistas, das Entidades de Luz, e de todo
trabalho de caridade de uma casa de Umbanda.

    O caminho mais acertado a fazer esse desenvolvimento deve abranger
três partes importantes, que são: Doutrinária, técnica e moral.

DOUTRINÁRIA

    Um médium deve conhecer e entender a doutrina espírita umbandista
para compreender o universo, a si mesmo e a todos os seres como
criaturas evolutivas que são regidas pela lei de causa e efeito, ou
seja, você recebe aquilo que você doa. Dentro da Umbanda não se pode
fazer o mal, não é aceito que um médium se prepare, se desenvolva com
intenções mesquinhas, prepotentes, injustas, que vão  contra as leis
de Deus.
Toda a atenção especial será dada à compreensão do intercâmbio
mediúnico, ação do pensamento sobre os fluidos, natureza e situações
dos espíritos no Além, perispírito e suas propriedades na comunicação
mediúnica, tipos de mediunidade, em especial o respeito extremo as
Entidades de Luz.

TÉCNICA

    O médium tem que se colocar em um trabalho de desenvolvimento
dentro do exercício prático, aproveitando todas as oportunidades para
desenvolver esse lado, pois será na prática intensa que esse médium
começará a reconhecer acertos e erros, deverá se empenhar na luz do
conhecimento espírita umbandista, dessa forma entenderá a diferença e
saberá distinguir os tipos de espíritos pelos seus fluídos,, podendo
assim trabalhar sem receio de entregar sua coroa a um obsessor ou a um
Zombeteiro, acreditando estar com uma Entidade de Luz, coisa que
acontece periodicamente em terreiros de Umbanda, principalmente com
médiuns vaidosos e sem preparo, e isso claro é extremamente
prejudicial aos consulentes que vem em busca de ajuda e ao próprio
médium, por estar atrasando sua evolução, tanto mediúnica, quanto
espiritual, e apenas fica alimentando e dando energia a esses
espíritos sem luz.

    A técnica também é muito importante para o médium aprender a se
concentrar ou desconcentrar, entender o desdobramento, controlar-se
nas manifestações (como em um trabalho de descarrego ou desobsessão)
analisando o resultado que esse trabalho vai produzir para o bom
andamento da casa, ou do bem estar do consulente e dos próprios
médiuns.

MORAL

    Muitos pensam que o desenvolvimento para ser bem feito, basta
apenas frequentar um terreiro de Umbanda, ser colocado nas vibrações
dos passes de energia de uma Entidade de Luz, tomar banhos de limpeza
de aura, fazer defumadores, auxiliar na casa em seus afazeres, enfim,
um trabalho limitado a quatro paredes. Mas não é bem assim, pois o
trabalho de desenvolvimento vai além disso, por esse motivo ele tem o
nome de "desenvolvimento mediúnico e espiritual". Temos que ter na
consciência que não só adianta a doutrina e a técnica, temos que
elevar, e elevar grandiosamente, a nossa condição moral. É
indispensável a nossa reforma íntima para elevarmos a nossa moral, e
assim nos libertemos de  espíritos perturbadores e obsessores, para
que possamos assim ter condição de sintonia com os bons espíritos e
recebermos orientações de nossas amadas Entidades de Luz para que seja
algo louvável nosso trabalho mediúnico.

    O respeito a nossos Guias, nossos Orixás, nosso amado Deus, a
orientação umbandista nos leva a vigilância, a oração, a boa conduta e
a caridade com nossos semelhantes, vai sempre atrair a nosso encontro
e nosso convívio a assistência espiritual superior.

    Por esse motivo, devemos ter sempre em mente que a elevação de
nossa vida moral, nos eleva também nossa vida espiritual e a nossa
mediunidade.


    O desenvolvimento nos traz a possibilidade de entender o nosso
tipo de mediunidade, o grau e o quanto de sensibilidade temos. Muitas
pessoas ao adentrarem a um terreiro de Umbanda acredita que vão logo
obterem uma incorporação com uma Entidade de Luz, não se apegam nas
regras do desenvolvimento bem feito, para que não haja futuras
mistificações.

    Muitas pessoas me procuram com perguntas como "Qual é minha Pombo
Gira?", "Qual meu Exú?", "Quantas e quais são as Entidades que
trabalho?"

    E quase sempre tenho que repetir as mesmas e velhas perguntas:

    "Você é de algum terreiro de Umbanda?"

    "Está em desenvolvimento mediúnico e espiritual a quanto tempo?"

    E normalmente a grande maioria das pessoas respondem ou que estão
a poucos meses, ou mesmo a poucas semanas, e ainda temos os que
respondem que nunca foram a um Terreiro de Umbanda, e nem sabem o que
é um desenvolvimento.

    Só desejam saber sobre os "Guias" por curiosidade.

    Tem ainda algumas pessoas que me procuram desesperadas, e não são
poucas, que dizem: "Fui a um terreiro, o Pai de Santo disse que sou
médium, preciso desenvolver. Entrei para o Terreiro, já estou lá a
quase um mês e já senti arrepios, mas vejo e ouço tudo que acontece,
acho que meu desenvolvimento está sendo feito errado."

    Como disse anteriormente, a ansiedade é uma palavra que não cabe
juntamente com a palavra desenvolvimento. Temos que ter muita, mas
muita paciência, pois sem ela certamente não chegaremos lugar algum. E
para esses amigos tão ansiosos, gostaria de falar um pouco sobre a
incorporação em si.

    Caso um médium tenha a mediunidade de incorporação, ele não vai
entrar hoje no terreiro e já vai estar incorporado (claro que isso é
para os iniciantes, não serve para os médiuns já desenvolvidos que
por algum motivo trocou de casa). Entendendo que um arrepio, uma
vibração, não é uma incorporação, devemos ficar atentos a esse
detalhe, pois já observei médiuns sentirem arrepios ao ouvirem o som
do sagrado Atabaque, e se dizerem incorporados, isso é apenas seu
emocional vibrando com as belas melodias do som sagrado.

    Agora para entendimento sobre a incorporação propriamente dita,
como sabemos ela pode ser de três tipos: Consciente, semi-consciente e
inconsciente.

CONSCIENTE:

    Na mediunidade de incorporação consciente, a Entidade se aproxima
do médium fazendo ligações apenas junto a seu cérebro, enviando a ele
seus pensamentos e alguns comandos. Nesse tipo de incorporação o Guia
se valerá também de outros tipos de mediunidade do médium, como por
exemplo, a mediunidade intuitiva, auditiva e sensitiva.

    A Entidade de Luz que trabalha com um médium consciente, vai
sempre se utilizar de todos os meios que tiver ao alcance para se
fazer compreendido e transmitido ao seus consulentes.

    Nesse caso o médium permanecerá consciente e notará todas as
situações que ocorram no ambiente dos trabalhos, e quando desenvolvido
corretamente, e que ele esteja ciente do seu papel como médium a
atuação de seu Guia aumentará. gradativamente através da assiduidade
do médium nos trabalhos, situação em que o médium quanto mais assíduo
nos trabalhos, mais passa a perceber movimentos dos seus braços,
pernas e da boca sem o seu comando e nesse patamar caminha para
semi-consciência.

    A mediunidade consciente é a mais comum, e sendo assim ela é o
tipo de mediunidade que mais faz confusão na mente de um médium no
início do desenvolvimento, fazendo assim que muitas vezes esse médium
duvide das comunicações enviadas em sua mente, imaginando estar
transmitindo, com suas próprias palavras, as comunicações que lhe
chegam a mente, e isso não corresponde a realidade de um médium
consciente quando integrado a uma corrente séria. O médium consciente
quando firme e convicto de sua missão mediúnica não dá importância ao
fator consciência de sua mediunidade e segue com naturalidade na sua
missão, adaptando-se aos meios que seu Guia usa para se comunicar e se
fazer compreendido. E isso deve ser colocado bem exposto pelo
responsável pelo desenvolvimento do médium iniciante.

SEMI-CONSCIENTE:

    É chamado de mediunidade semi-consciente quando a Entidade de Luz
atua sobre o cérebro e o duplo etéreo do médium, movimentando também
com maior facilidade e naturalidade os órgãos da fala e os membros do
mesmo, mas mesmo assim o médium poderá ter grande parte da visão do
que ocorre a sua volta, percebendo também em grande escala os
acontecimentos dentro do ambiente de trabalho.

    Nesta situação, o médium ao final da incorporação, terá vagas
lembranças dos fatos e pessoas que com o seu guia tiveram
contato.                                          A manifestação da
Entidade de Luz será forte e claramente sentida pelo médium, porém, a
lembrança dos fatos desaparece rapidamente, podendo-se comparar a um
sonho, rapidamente esquecido. Esse tipo de mediunidade já é menos
comum, ou seja, a cada 100 médiuns em início de seu desenvolvimento,
15 ou 20 estarão desta forma classificados.

INCONSCIENTE:

    Chamamos de incorporação inconsciente quando as Entidades de Luz
atuam de forma ampla no espírito, no cérebro e no duplo etéreo do
médium, ocasião que esse médium adormece, mas permanece ao lado de seu
corpo, ligado fortemente por um cordão magnético, conhecido como
"cordão prateado".

    Em casos de incorporação inconsciente, a posse do corpo, mente e
espírito, pela Entidade de Luz, ao médium é total. E ao término da
incorporação. o médium de nada recordará dos fatos, atos ou pessoas
que com seus Guias tiveram contato. Esse tipo de mediunidade não é
comum. Na média podemos observar que a cada 500 médiuns em seu
trabalho de desenvolvimento, entre um a três médiuns podem ter a
mediunidade de incorporação inconsciente total. Esses médiuns
normalmente tem um trabalho de desenvolvimento diferenciado, em muitos
casos não tem a coligação de sua coroa com um Zelador de Santo, mas a
normalidade é que esse tipo de mediunidade seja desenvolvida pelo
próprio Mentor do Ori do médium. Só frisando que esses casos são
raros, não se deve criar uma imaginação de que se pode desenvolver
sozinho, pois como foi dito a quantidade de médiuns conscientes são
extremas.

    Gostaria de frisar também que em todos os três tipos de
incorporação, ao se aproximar o Guia que deseja fazer a ligação
necessária entre ele e seu médium, é muito comum os tremores do corpo
e o aumento forte da respiração do médium, pois esse fato ocorre
devido ao deslocamento sutil do duplo etéreo do médium em questão,
portanto não devemos nos enganar tentando demonstrar uma incorporação
diferente daquela que estamos aptos, pois todas elas tem o mesmo tipo
de sintomas.

    Gostaria de frisar também algo muito importante durante o trabalho
de desenvolvimento mediúnico e espiritual, demonstrando que mesmo após
a confirmação e a  coroação do médium, devemos nos manter em estado de
desenvolvimento eterno, pois nas incorporações, independente dos
tipos, contribuem para um bom resultado o estado emocional do médium
nos dias dos trabalhos, pois quanto mais desequilibrado estiver o
médium, menor ou mais fraca será a atuação de suas Entidades de Luz.
Portanto é muito recomendado estarmos com a aura livre, sem
sentimentos ruins, sem rancores, com nossa alma em paz, sem vaidade,
sem desejarmos mostrar a influencia de nosso ego, para que assim
compreendamos o significado do desenvolvimento, e de nossos futuros
trabalhos de caridade.

    Para finalizar resumidamente frisamos que o desenvolvimento é de
extrema necessidade, ninguém deve buscar o desenvolvimento com
ansiedade, devemos aprender cultivar a paciência, não devemos buscar
desenvolver para tentar resolver nossos próprios problemas (pessoas
que acham que assim vão conversar com Entidades de Luz e assim sanar
coisas sem nexo ou noção de nossas cabeças), devemos respeitar cada
Entidade trabalhadora, não tentar fazer do desenvolvimento um ponto
de falsa incorporação (mistificação), de demonstração de vaidade e
ego.

    Somos todos médiuns, mas somos humanos, e com isso sabemos que
temos muitos erros, busquemos o desenvolvimento para sanar esses erros
e assim podermos evoluir não só como médiuns trabalhadores em prol da
caridade, mas como seres humanos em busca da luz e da paz que somente
Deus, os Orixás e todas as Entidades de Luz tem para oferecer.

    Deem valor ao desenvolvimento e se afastem da vaidade e da
ansiedade.

    Aos que buscarem o desenvolvimento mediúnico e espiritual
verdadeiro, que Oxalá abra seus caminhos para que possam se encontrar
nessa jornada longa, mas tão bela e tão estimulante.

Paz e um desenvolvimento de luz a todos!

Carlos de Ogum.



76 comentários:

  1. Gostei muito do texto, bem coeso e explica bem a situação. Eu tenho mediunidade desde criança mas nunca desenvolvi isso, e minha família tem um histórico grande de incorporações,mas eu nunca incorporei. Fui em um terreiro que um amigo me convidou e eu justamente cai com a entidade dele e nisso ele tentou fazer eu encorporar, eu achei isso um tanto estranho, porque eu não incorporei claro pq não tenho uma preparação e eu me sinto travada, apenas minhas mãos que suam tanto que escorrem suor e eu perco minha memória, fico imóvel sem saber oque falar e sentir como se tivesse dormindo acordada. Enfim me senti meio mal com isso e seu texto me esclareceu muitas dúvidas. Paz

    ResponderExcluir
  2. A Paz à todos!
    Muito interessante e motivadora toda a explicação acerca do Desenvolvimento Mediúnico e Espiritual, principalmente para fazer uma cristã completamente alheia a toda a doutrina Umbandista compreender a beleza da fé simples e objetivada.
    Ao ler todo o texto e a profundidade do mesmo fiquei mto comovida e reflexiva. Claro que existem alguns conflitos internos acontecendo em mim nesse momento, mas apesar de todos os questionamentos e conflitos internos, acho e viabilizo tudo o que está escrito acima. O comprometimento com a fé em Deus é absolutamente coerente e pacificador. Não existe fé real em um cenário, se na prática diária a fé aprendida não estiver nos conduzindo e nos moldando para um amadurecimento espiritual. Paciência é uma palavrinha desafiadora mesmo, Pai Carlos. Requer disciplina e ajustes constantes, afim de não nos desviarmos de nosso alvo. Aprendí mto com suas palavras nesse lindo texto. Mesmo crendo em outra doutrina e princípios, percebo claramente a singeleza do ecumenismo...tudo fica tão mais simples quando apenas ouvimos o que o outro tem a nos dizer sobre o que crê, e em que bases esse outro crê, o respeito é a tônica das relações. Sempre aprendemos mto com o respeito. Sempre.
    Poderia me estender em mais alguns pontos aqui, mas o agradecimento é um bem maior nesse momento.
    Obrigada querido, que mesmo sem conhecê-lo tem me ajudado a entender outras fronteiras do espírito.
    Shalom,
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive essa duvida. Obrigado Pai Carlos. Ajudou-me demais.

    ResponderExcluir
  4. Sempre demonstrando interesse em ajudar. Pai Carlos muito muito muito
    obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Interessante demais. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Amigo Carlos, sensacional esse seu texto. Infelizmente muitos Pais e
    Mães de Santo falam sobre desenvolvimento, mas nada explicam. Mandam um
    filho a fazer desenvolvimento, mas sem noção do que seja. Parabéns
    novamente, você com seu jeito inteligente de mostrar as coisas e
    caminhos me surpreende a cada dia mais. Grande axé pra ti meu irmão na
    fé umbandista. Mãe Maria de Oxum.

    ResponderExcluir
  7. Agora sei o que é desenvolvimento. Achava que era algo sem sentido.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom texto,muito bem explicado e escrito, obrigada por esclarecer, sempre temos muitas dúvidas!!! Priscila

    ResponderExcluir
  9. Sem palavras com essa lição extraordinaria. Muito mais que um simple
    texto uma verdadeira aula.

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso amei esse texto. Precisava dele demais. bença

    ResponderExcluir
  11. Parabéns e obrigado por me dar um caminho exato na Umbanda, meu Pai de
    santo nunca se expressou assim no que era desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  12. Paz amigo Carlos. Surpreendente seu texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Amei. Agora vou me desenvolver. Tinha medo. rsrs. Beijos pai.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito de seu texto. Gostaria muito mas muito mesmo me desenvolver em sua casa. Axé e beijos.

    ResponderExcluir
  15. Texto divino para nós iniciantes. Muito obrigado. Axé

    ResponderExcluir
  16. Muito bom. Parabéns e sarava.

    ResponderExcluir
  17. Um amor de lição para nós médiuns que buscamos melhorar cada vez mais. Saravá

    ResponderExcluir
  18. Que texto explicativo. Precisava dessa aprendizagem para continuar
    meu desenvolvimento. Salve.

    ResponderExcluir
  19. Levarei esse texto a minha mãe de santo, acho que ela não está
    sabendo ver esse desenvolvimento correto

    ResponderExcluir
  20. Salve. Muito bom seu texto axé

    ResponderExcluir
  21. Pai meu Pai de Santo nunca disse nada disso, e só ficava falando que
    eu estava em desenvolvimento, mas sem ensinamento algum. Será que estou
    realmente sendo desenvolvida?

    ResponderExcluir
  22. Maravilhoso. Parabéns. Adorei demais.

    ResponderExcluir
  23. Aprendemos bastante meu Pai Carlos. Muito obrigado. Estamos mandando um axé com grande beijos. As irmãs gemeas Mara e Sara.

    ResponderExcluir
  24. Patacori Pai Carlos de Ogum. Seu texto de desenvolvimento foi uma
    lição otima. Sarava.

    ResponderExcluir
  25. Estou me desenvolvendo em uma casa maravilhosa Pai, e nossa mãe de
    santo segue tudo isso que o senhor falou. Obrigado. Já sabia que
    estavamos indo muito bem nesse trabalho de desenvolvimento, agora
    comprovado com suas palavras em seu texto tenho muito mais segurança.

    ResponderExcluir
  26. Saravá. Obrigado por esse texto belo e cheio de lições.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Pai. Texto muito bom. Que bela aula

    ResponderExcluir
  28. Salve o desenvolvimento bem feito. Salve todos os Zeladores de Santo
    que nos ajudam de verdade.

    ResponderExcluir
  29. Sua benção pai. Gostaria de saber onde é sua casa, precisava muito de
    entrar em desenvolvimento, mas deveria ser em uma casa honesta em que o
    Pai levasse a serio, e vejo por tudo que faz que o senhor tem
    consciencia de fazer tudo de melhor para um filho. Agradeço.

    ResponderExcluir
  30. Excelente texto, Pai Carlos de Ogum!
    Que Oxalá aumente sua Luz e a sua do seu Congá!

    ResponderExcluir
  31. A que dó que o senhor não é meu pai de santo. Beijos pai. Saravá

    ResponderExcluir
  32. Amei seu post. Aprendendo cada dia mais.

    ResponderExcluir
  33. Cara Mahira, somos de Petrópolis-RJ.

    Axé!

    ResponderExcluir
  34. Parabéns e agradeço a nova lição.

    ResponderExcluir
  35. Saravá paizinho. Muda para SP pai, quero ser de seu terreiro. rsrs.
    Brincando pai, mas queria muito muito muito fazer parte de sua casa,
    você me passa muita segurança. Beijos e muito muito muito obrigado por
    tudo.

    ResponderExcluir
  36. Saravá pai. Um belo texto para nós leigos e iniciantes nesse trabalho
    lindo. Axé.

    ResponderExcluir
  37. Adorei a lição. Mucoio axé.

    ResponderExcluir
  38. Muito boa essa lição. Muitos mediuns entram em uma casa e na verdade ficam la jogados sem que o Zelador fale algo que possa demonstrar que o desenvolvimento foi feito ou estar sendo feito. Eu fiquei em uma casa 10 anos e nunca me falaram nada de desenvolvimento. Entrei 0 e sai 0. Infelizmente. Parabéns pelo texto. Saravá.

    ResponderExcluir
  39. Parabéns senhor Carlos de Ogum. Otimo texto.

    ResponderExcluir
  40. Preciso muito me desenvolver de verdade. Ajuda meu Pai. Precisamos conversar. Preciso muito de você. Saravá

    ResponderExcluir
  41. Quero muito me desenvolver. Mas tenho muito medo. Na minha região não temos terreiros confiaveis. Pai Carlos deixa eu ser de seu Terreiro? A se fosse perto ia mesmo. Sou de Jundiaí SP, infelizmente. Axé meu Pai.

    ResponderExcluir
  42. Pai precisava muito de sua ajuda acredito nao estar sendo desenvolvida direito. Me ajude.

    ResponderExcluir
  43. Cara Carina, nos mande um e-mail para podermos conversar sobre o assunto. Talvez possa estar um tanto ansiosa, mas vamos confiar em seu Zelador de Santo, porém aguardarei seu contato. umbanda.yorima.rj@gmail.com

    Axé!

    ResponderExcluir
  44. Maravilhoso ensinamento

    ResponderExcluir
  45. Pai Carlos muito muito muito obrigado por esse texto acabei de ver que nada entendia de desenvolvimento. Axé

    ResponderExcluir
  46. Obrigada pelo belo esclarecimento
    Ainda sinto muito medo gostaria só de não ter mais medo quando vejo um espírito !!!!!! Sabias palavras e obrigada por ter respondido meu email

    ResponderExcluir
  47. Pai e diga onde é sua casa, sou do RJ de Niterói e não consigo comfiar em ninguem a respeito de desenvolvimento, mas você é tão seguro em tudo que gostaria muito de ser de sua casa. Aguardo pai querido.

    ResponderExcluir
  48. Cara Mayara, somos de Petrópolis-RJ. Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail: umbanda.yorima.rj@gmail.com

    Axé!

    ResponderExcluir
  49. Estou em desenvolvimento a quase 2 anos. Gostaria de saber quanto tempo dura esse desenvolvimento. Quando será que termina para que eu possa incorporar e trabalhar de verdade. Cleuza MS

    ResponderExcluir
  50. Cara Cleuza, o desenvolvimento mediúnico não termina; ele pode passar fases, mas é eterno. E sobre você incorporar, provavelmente com essa ansiedade nunca terá uma incorporação verdadeira.

    Axé!

    ResponderExcluir
  51. Axé parabéns texto incrivelmente maravilhoso...

    ResponderExcluir
  52. Lendo esse texto vi que nunca fizeram um desenvolvimento mediunico verdadeiro comigo la no terreiro, isso me deixa triste, mas aliviada por saber que posso buscar outras casas. Obrigado pai

    ResponderExcluir
  53. Muito bom esse texto;. Certamente a maneira correta de desenvolver a mediunidade. Saravá

    ResponderExcluir
  54. Quero desenvolver na sua casa. Abra as portas pra mim pai.

    ResponderExcluir
  55. Totalmente diferente do que me falaram, eu agradeço demais pai Carlos por tanta explicação boa, pra mim é uma luz.

    ResponderExcluir
  56. Boa noite! Frequento a umbanda levado por amigos. Estava em estado de depressão grave,fui até o Vale dos Orixás com 2 amigos que fizeram um limpeza pq estava carregava. Chutavam Minha cama entanto dormia. E comoecomo estava depressão o sono é muito difícil
    Recebi a visita de uma entidade Deus que meu amigo encorpada. Ele me acordou
    Eu o vi. Ele disse que eu ia ficar Boa e cuidar de mim. Soprou meu rosto 2 vezes e 2 vezes dentro da minha boca . Fez uma limpeza no meu quarto e nunca mais chutavam minha cama
    Depois disso uma amiga apareceu desesperada falando em suicídio. Estamos só nos em casa e eu encorporei. Não me lembro de uma planta dita, mas ela saiu melhor e permanece assim. Recebi um preto velho. Mudei minha expressão e Voz segunda ela. Depois fui a uma gira a convite a de um amigo e recebo minha baiana. Ela deu seu nome. Depois disso minha moça encostou e me disse seu nome também. Quero desenvolver pra devolver todo o bem que tenho recebido, mas ainda não achei uma casa. Sou de Paulínia interior de SP. Se alguém puder me ajudaajudar eu agradeço. Os amigos que me apresentaram moram em SP, fica a mais de 130 km daqui. Com está distância não poderia me dedicar de forma adequada pois tenho filhos pequenos e mãe idosa doente. Na última assistência que fui conversei com Exu Trança Rua e ele me disse que minhas entidades estão prontas pra vir a terra e que tinha que participar da Gira. Mas a mãe da casa não concordou .se alguém souber pra me indicar serei grata. Quero muito multiplicar a caridade e o bem que tenho recebido. Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Erika, recomendaria a você, antes de qualquer decisão de entrar em um Terreiro, ler com mais atenção e refletir sobre o texto do que é um desenvolvimento mediúnico; refletir também sobre a incorporação de uma Entidade de Luz; a tomada da coroa de um médium por espíritos sem luz; sobre os verdadeiros médiuns de Umbanda e o principal: entender o que é um assentamento e um firmamento de locais apropriados para tal trabalho de incorporação. Busque ler e refletir sobre tudo isso, para que possa entender sobre espíritos que se passam por Entidades de Luz.

      Axé!

      Excluir
  57. Acho que estava fazendo meu desenvolvimento todo errado pai Carlos, estava em um terreiro no qual o Zelador para fazer o desenvolvimento cobrava, e ainda matava galinhas. Sei agora que tudo isso é errado graças a você Carlos de Ogum, um verdadeiro Pai de Santo. Deus lhe proteja muito.

    ResponderExcluir
  58. Grande lição muitos pensam que podem ate se desenvolver em casa, por isso vemos tanta gente errada na umbanda. Tudo tem que ser certinho.

    ResponderExcluir
  59. Preciso muito de aprender mais sobre desenvolvimento, e com certeza não vai ser na casa que frequento, lá só tem muita vaidade por todos os lados. Quero ir ao RJ na casa do senhor pai Carlos.

    ResponderExcluir
  60. Fiquei muito esclarecido atraves do seu conhecimento
    Deus nosso Pai Maoir vos abençoe grandiosamente axé

    ResponderExcluir
  61. Preciso urgente achar uma boa casa para fazer meu desenvolvimento

    ResponderExcluir
  62. Texto de excelencia umbandista, parabéns.

    ResponderExcluir
  63. Me ajudou demais esse texto para mim foi essencial.

    ResponderExcluir
  64. Quero e preciso me desenvolver assim pai, preciso de ajuda e um caminho.

    ResponderExcluir
  65. Simplesmente maravilhoso, uma verdadeira aula. Gratidão.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.