Dentro de nossas Giras de Umbanda, muitas coisas nos chamam
atenção, o ritual, a caridade, o amor, o clima de luz e paz, os
cantos, as Entidades de Luz, enfim, tantas belezas, tantas coisas
maravilhosas e divinas, que até parece que estamos viajando para a
linda cidade espiritual de Aruanda. Porém, dentre tantas coisas
lindas, vamos destacar uma que é algo sem igual, algo que nos
encanta, nos faz vibrar, nos domina: O Atabaque, instrumento sagrado
de nossa amada religião.
O Atabaque é um instrumento musical Sagrado na Umbanda, utilizado
nos trabalhos espirituais para produzir vibrações energéticas, que são
direcionadas pelo guia chefe, para determinados trabalhos realizados
no terreiro.
Normalmente todos os Terreiros de Umbanda tem a apresentação do
Atabaque, que com seu toque, sua cadência, sua força e luz espiritual,
auxilia extremamente a concentração, vibração e incorporação dos
médiuns, que estão preparados, ou seja, desenvolvidos mediunicamente e
espiritualmente para esse trabalho, cedendo sua Coroa, seu corpo, sua
voz, para as amadas Entidades de Luz, e assim auxiliar a quem busca
um caminho para chegar aos braços do Pai Maior dentro da religião
umbandista.
Os Atabaques são tambores altos e estreitos, afunilados de um só
couro, usados para atrair as diferentes vibrações quando tocados. Os
Atabaques são usados para manter o ambiente sob uma vibração homogênea
e fazer com que todos os médiuns permaneçam em atenção mediúnica.
Os Atabaques são um dos principais pontos de atração de vibrações
de um terreiro. A energia dos Orixás e das Entidades de Luz chamados é
captada pelos assentamentos e direcionada para o Zelador onde é
concentrada e depois lançada para os Atabaques onde é modulada e
distribuída para os médiuns da corrente.
Os Atabaques vieram pelas mãos dos negros africanos, que foram
escravizados e trazidos para o Brasil, ele é usado em quase todos
rituais afro-brasileiro, porém é bem comum na Umbanda e no Candomblé,
mas também poderemos encontrar esse sagrado instrumento em outras
nações, influenciado pelas tradições africanas de uso tradicional na
musica ritualista religiosa, utilizados para a convocação de Entidades
de Luz e Orixás.
Anteriormente ao Atabaque, se deu início um instrumento antigo
conhecido como "macumba", utilizado para as percussões musicais, e
esse instrumento era formado por uma casca de árvore e duas varetas de
bambu, que eram batidos sobre a casca, um tanto parecido com o
reco-reco de origem africana.
Após o instrumento "macumba", nasceu o Atabaque pelas mãos dos
africanos, e esse é feito em madeira, e os aros de ferro que sustentam
o couro, que são esticados de uma forma na qual fique com um som limpo
e agradável.
O responsável pelos Atabaques é normalmente uma pessoa escolhida no
terreiro que conheça os ritmos aplicados para cada linha dentro da
Umbanda.
Os Atabaques devem ser tratados com o máximo de respeito e nenhuma
pessoa desautorizada deverá tocá-los, o que poderia colocar em risco o
equilíbrio da gira e a faixa mediúnica dos médiuns da corrente.
Quando fora de uso, os atabaques, devem ser cobertos com pano
próprio, de cor branco, e só podem ser retirados pelos responsáveis de
cada instrumento, ou por pessoa autorizada pelo Ogã Mestre, ou pelo
Zelador de Santo da casa.
É bem importante observar que o toque (volume) dos atabaques nunca deve
exceder as vozes da corrente. Quando o atabaque excede a corrente se
desorganiza e o médium perde a concentração, atrapalhando assim a
desenvoltura na incorporação ou nos trabalhos.
Na Umbanda temos três tipos de Atabaques, que são utilizados
para dar a cadência dos toques e assim fazer com que a vibração
mediúnica dos filhos da casa se condensem com a vibração das Entidades
de luz e dos Orixás, para que a incorporação seja extremamente segura,
fazendo assim o trabalho perfeito em prol da caridade.
Esses Atabaques são conhecidos como: Rum, Rumpi e Lê.
Rum: Significa grande ou maior.
Rumpi: Significa médio ou mediano.
Lê: Significa pequeno ou menor.
Abaixo falaremos a diferença de cada um deles.
Antes vamos frisar duas formações básicas na colocação dos
Atabaques e de seus atabaqueiros, para que possamos entender a
colocação desses instrumentos dentro dos Terreiros, ou lugares
apropriados para a realizações das Giras, locais como as matas, as
cachoeiras, as praias, etc.
A primeira formação é conhecida como "Formação Horizontal", e a
segunda é conhecida como "Formação Ponta de Flecha ou em "V".
FORMAÇÃO HORIZONTAL: Essa é a formação mais utilizada, talvez por
ocupar menos espaço dentro dos Terreiros. Ela se compõe de normalmente
três Atabaques, distribuídos dentro do modo e regras do Terreiro.
Podemos também ver em algumas casas de Umbanda três ou mais linhas
horizontais de Atabaques e atabaqueiros, ou seja, uma linha de
Atabaque Rum, com três instrumentos, uma de Atabaque Rumpi, com três
instrumentos da mesma forma, e uma de Atabaque Lê, também com três
instrumentos, sendo enfileirados, conforme o espaço do Terreiro e a
determinação do Ogã Mestre ou do Zelador da casa.
FORMAÇÃO PONTA DE FLECHA OU EM "V": Essa formação é mais utilizada em
Terreiros mais espaçosos ou em Giras fora do Terreiro, como nas
praias ou cachoeiras por exemplo. Essa formação é feita por uma
colocação de um Atabaque Mestre no inicio da ponta, e vem se abrindo
em "V" com abertura em diagonal externa, sendo os Atabaques colocados
em uma distância compatível com o tamanho do local destinado aos
instrumentos. Ela tem por obrigatoriedade se iniciar com um Atabaque
Rum na ponta, podendo a partir do segundo grupo seguir dois desses
Atabaques, ou dois Atabaques Rumpi, seguindo a abertura da formação
conforme a quantidade de instrumentos que tenha na casa, e se fechando
com dois Atabaques Lê. Toda a formação deverá ser determinada pelo Ogã
Mestre ou pelo Zelador de Santo.
Agora falaremos sobre os Atabaques.
RUM: Esse Atabaque é o maior de todos, normalmente tem 1,20 M (um
metro e vinte centímetros) de altura, fora a base. Ele que registra o
som mais grave. É através dele que as energias chegam no Terreiro, é
dele que vem a cadência mestra, ou seja, é dele que deve vir o maior
patamar de vibrações espirituais para os trabalhos mediúnicos, chamado
também de "Puxador". Normalmente esse Atabaque fica do lado direito,
de quem esteja olhando de frente para os atabaqueiros, isso em uma
colocação horizontal, porém em uma formação Ponta de Flecha, o
Atabaque Rum fica no inicio da formação (apenas um, sem pares),
podendo estar também a partir daí de dois em dois, dependendo da
quantidade de Atabaques Rum, existentes no Terreiro, sempre
verificando a distância compatível com o tamanho do local destinado
aos instrumentos.
O Atabaque Rum sempre deverá ser tocado pelo Ogã chefe, ou Ogã
Mestre, e só poderá ser tocado por outro atabaqueiro caso tenha
permissão do Ogã chefe, fora isso, caso tenha uma Gira na qual o Ogã
chefe ou mestre não possa estar presente, esse Atabaque deverá ficar
em silêncio, coberto com seu pano branco.
A função desse Atabaque é dar os primeiros toques nos pontos,
repicar e conduzir os trabalhos impulsionando energias, isso justifica
tamanha importância e respeito por se tratar do Atabaque do Ogã
Mestre.
RUMPI: Esse Atabaque é de tamanho médio, varia entre 80 CM à 1 M
(oitenta centímetros à um metro) de altura, fora a base. Tem o som
entre o grave e o agudo. É o Atabaque que faz a proteção, e é ele que
tem a responsabilidade de fazer a maioria de dobras, ou seja, repiques
diferenciados, com uma entonação bem forte.
Esse Atabaque é o que fica no meio, caso a formação for em
horizontal no local onde está reservado para os médiuns atabaqueiros e
curimbeiros. Já em uma formação em ponta de flecha, ele pode ficar
após a colocação do puxador, ou seja, do Atabaque RUM, que vai
depender de cada casa, podendo o Atabaque Rumpi estar na segunda ou terceira fila em
linha diagonal aberta, frisando que deve estar sempre em pares para
essa formação.
O Rumpi poderá ser tocado por qualquer outro filho considerado um
atabaqueiro, e autorizado pelo o Ogã chefe. A função do Rumpi é dar
somente o ritmo do toque e manter a harmonia, tendo sua importância
particular, pois ele é responsável por sustentar a energia básica
trabalhada pelo toque.
LÊ: Esse é o caçula dos Atabaques, de tamanho menor, ele pode medir
entre 45 à 60 CM (quarenta e cinco à sessenta centímetros) de altura,
fora a base. Seu som registra o tom agudo, e ele que faz a ligação
entre o som dos Atabaques e o som do canto.
Esse instrumento é utilizado pelos aprendizes atabaqueiros e
curimbeiros, e devemos respeitá-lo da mesma forma do que os outros
Atabaques.
Normalmente ele fica do lado esquerdo de quem olha de frente a
colocação dos Atabaques, isso em uma formação horizontal, e em uma
formação Ponta de Flecha ele ficará logo após a colocação dos
Atabaques Rumpi, e tem a finalidade de fechar a formação, sempre
claro vindo em pares, assim como toda a formação, com exceção do
Atabaque Mestre, que se inicia apenas um, na formação Ponta de Flecha.
O Atabaque Lê, deve seguir sempre os toques do Rumpi. Pode ocorrer
de que o guia chefe indique futuros Ogãs e atabaqueiros, e o Ogã chefe
tem o direito de compartilhar ou não desta indicação. Caso seja
compartilhada, cabe a ele designar o Atabaque que será tocado pelo
iniciante.
O trio de atabaques (no caso da formação horizontal), ou conjunto
de Atabaques (no caso da formação Ponta de Flecha) executa, ao longo da
gira, uma série de toques que devem estar de acordo com os Orixás ou
Linhas chamadas que vão sendo evocados em cada momento do trabalho,
para que assim desde a abertura até o fechamento de uma Gira, toda a
irradiação seja harmônica entre as vibrações mediúnicas e os toques
vibratórios.
Como percebemos os Atabaques e a Curimba são de suma importância para
o bom andamento de uma Gira. A Curimba é o nome que damos para o grupo
responsável pelos toques e cantos sagrados dentro de um terreiro de
Umbanda. São eles que percutem os atabaques (instrumentos sagrados de
percussão), assim como conhecem cantos para as muitas "partes" de todo
o ritual umbandista. Esses pontos cantados, junto dos toques de
atabaque, são de suma importância no decorrer da gira e por isso devem
ser bem fundamentados, esclarecidos e entendidos por todos nós.
A Curimba também é de suma importância para a manutenção da ordem
nos trabalhos espirituais, com os seus pontos de "chamada" das linhas,
subida, firmeza, saudação, enfim, para todo andamento da Gira.
Só para esclarecimento, muitas pessoas dizem que são os Atabaques
juntamente com seus atabaqueiros, que chamam as Entidades de Luz, isso
claro é uma inverdade, pois todas as Entidades já se encontram no
espaço físico e espiritual de um Terreiro, bem antes mesmo do começo
dos trabalhos. Os Atabaques são responsáveis pela concentração dos
médiuns, e também como uma sustentadora da manifestação dos Guias.
O que realmente invoca os guias e os Orixás são os nossos
pensamentos e sentimentos positivos vibrados em vossas direções.
Muitas vezes ao cantar expressamos esse sentimentos, mas é o amor aos
Orixás a verdadeira invocação de Umbanda.
Portanto não é verídico a pregação de alguns supostos Ogãs, que
dizem que são eles que trazem e levam determinada Entidade de Luz, a
seu bel prazer. Porém essa prepotência não pode ser aceita em nenhum
Terreiro. O Ogã pode sim auxiliar extremamente com seu toque no
Atabaque, mas dentro da determinação dos Zeladores e das Entidades.
O Atabaque antigamente era visto como um instrumento de
feiticeiros, pelo fato de que foram os negros escravizados que os
trouxeram para nosso país. Primeiramente os Atabaques surgiram na
região Nordeste, provavelmente na Bahia, e nessa região os
Atabaques sempre foram alvo da polícia baiana, pois estava
terminantemente proibido de serem tocados durante o Estado Novo. E
assim para serem tocados somente seria feito na clandestinidade. Esse
fato foi terminado apenas quando em certa ocasião, em uma viagem ao
Rio de Janeiro, Mãe Aninha, fundadora do Ilê Axé do Opô Afonjá , em
São Gonçalo do Retiro, usou de sua influência e conseguiu uma
audiência com o presidente Getúlio Vargas . Ela só queria cultuar a
religião dos seus antepassados e Getúlio não teria como resistir ao
pedido legítimo de uma criatura tão doce. O encontro de Aninha com o
presidente do Brasil resultaria no Decreto 1.202, que permitiu o uso
dos atabaques nos terreiros. O acontecimento é considerado um passo
importante para a liberação definitiva do controle policial sobre os
candomblés, o que só ocorreu em 1976, no governo de Roberto Santos.
Na ocasião, a notícia foi recebida com entusiasmo pelo povo de santo
da Bahia, em plena festa da "Lavagem do Bonfim ."
E assim temos até hoje essa maravilhosa vibração provinda da
energia dos amados Ogãs, da força mediúnica dos médiuns e do Sagrado
som do toque dos Atabaques, sendo eles para Umbanda, Candomblé, ou
qualquer outra religião afro-brasileira existente.
Para entendimento e esclarecimento, vamos descrever o porque o
Atabaque tem toda essa ligação espiritual e divina com as religiões
afro-brasileiras, frisando que isso tem muito a ver com a sua
confecção, e claro com o material empregado nessa confecção, conforme
descrevemos abaixo.
O Atabaque é composto por 3 elementos naturais, que são: A
madeira, o ferro e o couro.
A madeira, que é regida por Xangô, tem a função de equilibrar a
vibração do som e sustentar o cumprimento da justiça divina durante os
trabalhos.
O ferro, que é regido por Ogum, tem a função de fortalecer o
trabalho realizado no Atabaque, dando garra e força ao Ogã e demais
atabaqueiros, para enfrentar as dificuldades que ocorrerem durante os
trabalhos, e energeticamente garantir a ordem.
O couro, que é regido por Exú, tem a função de atrair parte das
energias condensadas trabalhadas dentro do Gongá, auxiliando na
limpeza das mesmas, e quando o Ogã toca o couro do Atabaque, a
vibração produzida pelo toque, quebra a contra parte etérea destas
energias, dissolvendo-as no astral.
Sendo assim, o Atabaque é responsável, juntamente com as
Entidades, pela manipulação de três energias básicas, que são:
sustentação, ordem e movimento.
Vamos agora resumidamente demonstrar as ações do som do Atabaque
dentro de uma Gira de Umbanda, ou seja, como acontece toda essa
vibração, e claro mostrar a importância do sagrado instrumento.
Para que seja produzida a energia necessária dentro de uma Gira, é
provocado, pelos atabaqueiros, um atrito no couro do Atabaque, e com
isso atingimos níveis de calor e vibrações sonoras que vão diretas
para os campos celulares dos médiuns. Os médiuns se eletrizam ao som
dos atabaques. Portanto sem os Atabaques essa eletrização é muito
menor. E pelo campo magnético do atabaqueiro que absorveu as energias
que vieram do Zelador, são projetadas as vibrações dos nossos
assentamentos para os demais médiuns. Assim a corrente magnética se
espalha pelo recinto de trabalho.
O atabaqueiro, ao tocar, aguça sua captação de energias, recebe de
um Guia uma certa carga de vibrações que se infiltra nos seus planos
material e espiritual iniciando, depois, um ciclo que terá término em
suas mãos. Com a produção de energia calorífica, através do toque no
couro, o atabaqueiro fará a mistura com as vibrações das entidades e
as vibrações naturais dos médiuns, a sua energia e a do Guia irão
circular na corrente mediúnica começando dos médiuns mais preparados e
passando para os iniciantes. Essa energia, quando enfraquecida, volta
para as mãos do atabaqueiro, onde será fortificada e voltará a fazer o
ciclo na corrente.
Percebe-se que tanto a presença física dos atabaques quanto a dos
atabaqueiros é de suma importância para a atração e distribuição das
energias dentro da gira.
Quando não temos a possibilidade de termos em uma Gira o Atabaque,
ou o atabaqueiro, algumas pessoas pregam que poderia ser utilizados
aparelhos eletrônicos para que assim se tenha o som e os toques do
Atabaque, porém isso é uma inverdade, pois não teria essa corrente de
energização contida e necessária aos trabalhos.
Nesse caso a melhor coisa a se fazer é apenas trabalhar com preces
e a concentração extrema para obter maior eficiência em todo andamento
da Gira.
É importante ressaltar que o Atabaque é um instrumento sagrado, e
como tal temos que ter todo o respeito ao manuseá-lo.
Antes de usar o atabaque deve-se pedir permissão, tocando o couro
e dizendo a seguinte prece:
"Dai-me licença Pai Oxalá. Dai-me licença ...(Entidade dona do
Atabaque). Dai-me força e dignidade para esse instrumento eu tocar."
Quando o atabaque for guardado, deve-se agradecer da seguinte
forma:
"Obrigado meu Pai Oxalá. Obrigado .....(Entidade dona do Atabaque).
Obrigado por ter-me permitido cumprir a minha missão."
E assim são os preceitos do Atabaque, que falamos resumidamente
nesse texto.
Saravá os Atabaques e seus atabaqueiros!
Que a força, a justiça e a proteção de Xangô, Ogum e Exú estejam
com todos os filhos de Umbanda e principalmente com os Atabaqueiros,
os Curimbeiros e os Ogãs mestres.
Caô Cabecile Xangô!
Patacori Ogum!
Laroiê Exú!
Carlos de Ogum
Quando o atabaque soa, filho de Umbanda chora...
ResponderExcluirLindo texto, Padrinho.
Salve os Atabaques, instrumentos sagrados!
Salve os Ogãs!
Salve a Curimba!
Amei o texto lindo!meu esposo já tocou atabaque !cada dia aprendendo mais !
ResponderExcluirsalve os Ogãs!
Maravilhoso instrumento de luz.
ResponderExcluirSalve os atabaques e os atabaqueiros.
ResponderExcluirAprendi muito com seu texto pai Carlos. obrigado
ResponderExcluirUma lição linda sobre os atabaques. Mucoiô
ResponderExcluirPai obrigado por esse maravilhoso texto exaltando um dos maiores
ResponderExcluirsimbolos de nossa Umbanda.Saravá
Saravá. Obrigado senhor Carlos por esse texto importante
ResponderExcluirGostaria muito de saber tocar atabaque acho lindo demais.
ResponderExcluirAtabaque da uma sensação maravilhosa ao ouvir. Eu sou fã desse
ResponderExcluirinstrumento sagrado e adorei seu texto pai. beijos amaveis
Lindo e tocante texto , muito esclarecedor , passemos adiante desmistificando assim todo PRECONCEITO E DIFAMAÇÃO INCUTIDO NA SIMPLES PALAVRA "M A C U M B A " , PALAVRA SEMPRE USADA PARA OFENDER E DENEGRIR A UMBANDA.
ResponderExcluirUsam os ignorantes para dizer que "macumbeiro" só faz o mal.
Paz ,Luz e muito AXÉ !
Lindo texto que aula.
ResponderExcluirAmei Pai. Obrigado
ResponderExcluirAmei Pai. Obrigado. Sua bençao
ResponderExcluirPai eu ja vi em uma casa um ogã tocando tan tan no lugar do atabaque.
ResponderExcluirIsso e certo?
Atabaqueiros e atabaque. Que lindo são. Saravá
ResponderExcluirPai eu adorei seu texto. Um ensinamento maravilhoso
ResponderExcluirCaro Juarez, dentro da gira de Umbanda, já observei algumas casas que realmente usam outros instrumentos como: Tan Tan e o Tambor; porém, somente o atabaque é considerado instrumento sagrado. Ao meu ver, sem querer julgar, eu considero errado o uso desses instrumentos.
ResponderExcluirAxé!
Saravá e salve salve os atabaques
ResponderExcluirBenção pai. Seu texto me deixou emocionado. Sempre adimirei o som mas
ResponderExcluirnunca soube quais fatos tinha esse instrumento
Belo texto. Axé
ResponderExcluirMeu pai de santo nao deixa tocar atabaque na roça. Eu acho um erro.
ResponderExcluirSalve os atabaques
Eu queria um Rum adoro o som dele.
ResponderExcluirAdoreeeeeeeeei saber sobre os atabaques. Saravaaaaaaa
ResponderExcluirUm instrumento de Deus. Salve Deus salve os atabaques salve a Umbanda
ResponderExcluirLindo demais essa sua aula sobre atabaques.
ResponderExcluirBelo. Atabaques são melodias onde os anjos dançam em nome de Deus.
ResponderExcluirObrigado por mais esse belo texto. Lindo.
ResponderExcluirLindo instrumento de Deus. Maravilhoso viajar no som deles.
ResponderExcluirAmado atabaque de paz e luz. Salve todos os atabaques e atabaqueiros.
ResponderExcluirMuita lição nesse blog. Adorei.
ResponderExcluirSalve pai Carlos. adorei seu texto. Amo os atabaques
ResponderExcluirSaravá os atabaques. Lindo tezxto
ResponderExcluirAmo demais esse instrumento; Sarava
ResponderExcluirTenho um atabaque Rum mas nunca aprendi tocar. Gostaria de ser ogã mas nao tenho dom.
ResponderExcluirSou atabaqueiro amo os atabaques. Esse texto me emocionou demais. Obrigado meu Pai
ResponderExcluirLindo. Ganhei um atabaque pai. Adorei. Saravá
ResponderExcluirSalve os atabaques. Pai Carlos será que se algum dia eu for tocar atabaque eu poderei começar no maior?
ResponderExcluirEu viajo no som dos atabaques. Lindo demais
ResponderExcluirSalve os atabaques
ResponderExcluirTexto belo som lindo de pazz e amor saravá
ResponderExcluirSalve os atabaques e os Ogãs
ResponderExcluirCaro Juca, tudo depende da autorização do Ogã mestre da casa.
ResponderExcluirAxé!
Não há nada mais maravilhoso que o som do atabaque. Amo
ResponderExcluirEstou iniciando a tocar atabaque no templo pai Joaquim de Angola
ResponderExcluirEstou me sentindo ótimas vibrações ao tocar e aprendi mais ainda ao ler este texto muito obrigado por me mostrar esse caminho
Maravilhoso som de Deus. os Atabaques nos levam aos céus.
ResponderExcluirLindo texto esclarecedor e elucidativo. Saravá umbanda!
ResponderExcluirO som dos atabaques nos levam a sonhar com a esperança. Amo demais salve
ResponderExcluirSalve os atabaques instrumentos magicos da umbanda
ResponderExcluirsalveeeeeeeeeee
ResponderExcluirCoisa mais linda é o som dos Atabaques eu sou apaixonada. Assim como sou apaixonada por esse blog. Saravá
ResponderExcluirO som dos atabaques nos levam aos céus. Amo
ResponderExcluirPara mim é o mais belo instrumento de todos. Traz magia, paz e luz. amo de verdade.
ResponderExcluirSalve aos atabaqueiros e ao atabaque sagrado. Amém.
ResponderExcluirSagrado de verdade. Salve salve
ResponderExcluirPorque algumas linhas não fazem uso do atabaque ?
ResponderExcluirCaro Fabrício, não é questão de linha, isso vai da regra de casa para casa, não é uma lei.
ExcluirAxé!
Amei saber mais sobre atabaque ,para para pelo texto
ResponderExcluirSou atabaqueiro a 10 anos pai. adorei
ResponderExcluirAlguém poderia me dizer ou me indicar algum livro que fala sobre a origem do atabaque? Eu já li alguns que falava que era totalmente dispensável esse instrumento, alguém conhece algum que fala a sua origem e necessidade?
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