Certamente muitas
pessoas que acompanham algum terreiro de Umbanda já puderam observar o uso do
Adjá; e mesmo com a curiosidade elevada não se aprofundaram mais sobre esse
objeto por acreditar ser apenas uma sinetinha que é utilizado para chamar a
atenção dos médiuns no início dos trabalhos da casa.
Pois bem, ele não
serve apenas para essa função, e vamos tentar demonstrar a grande importância
desse instrumento para a nossa Umbanda.
O Adjá, também
conhecido por Adjarin, ou Ajá, ou Aajá, é uma sineta de metal, muito utilizada
pelos Zeladores da Umbanda em diversas ocasiões. Ele pode ser de uma, duas ou
três sinetas, e o cabo pode ser do mesmo material das sinetas, podendo ser esse
cabo de bronze, metal dourado ou prateado, ou também pode ser o cabo de
madeira. Normalmente quando assim o é, se faz firmezas com fitas ou palha,
conforme a recomendação do Mentor da casa. Esses firmamentos são feitos pelo
próprio Mentor ou pelas Entidades referentes ao firmamento.
Na Umbanda, como
dissemos, o Adjá é utilizado em vários momentos, podendo ser usado no
desenvolvimento mediúnico e espiritual dos filhos da casa, no preparo do amaci,
na chegada de alguma Entidade de descarrego, como um Falangeiro de Omulú, por
exemplo, no encaminhamento de algum espírito trevoso, ou quando a Entidade
responsável pela Gira solicita a utilização do Adjá.
O Adjá só pode ser
usado pelo Zelador da casa, ou por alguém de extrema confiança do dirigente e
mesmo assim com permissão do Mentor do terreiro.
Esse divino
instrumento tem uma magia extrema na espiritualidade, pode ser considerada a
campainha desbloqueadora de campos mentais; retirando todas as cargas negativas
quando necessário. Para alguns médiuns que tem a percepção de vidência, podem
observar que ao ser tocado, o Adjá solta faíscas de campos mentais, ao ser
tocado saem e pequenos raios de luz, pois ele é propagador de energias, e pode
ser utilizado para abençoar os filhos, limpar a aura para a incorporação de uma
Entidade mais árdua, e assim não forçar e retirar muita energia do médium,
também é utilizado para a limpeza das energias do Gongá, as que são captadas
nas limpezas de consulentes, assistência, e dos próprios médiuns que por vez ou
outra trazem cargas negativas param dentro do terreiro, com pensamentos, ações
e gestos de baixa espiritualidade.
Normalmente o Adjá
é feito de três tipos de material, latão, aço e cobre, mas isso não é uma
regra.
Quando é tocado o
Adjá próximo a um médium em seu desenvolvimento mediúnico, as forças dos Orixás
de Coroa, e a luz das Entidades de cabeça se aproximam com maior facilidade,
fazendo assim que, se caso for um médium de incorporação, essa incorporação
fique mais firme, e menos consciente, fazendo com que esse médium adormeça com
mais facilidade o mental, deixando todos os pensamentos de lado e se conectando
com maior força com o astral superior.
O uso do Adjá
também tem uma função importante quando se necessita decantar energias nocivas
ao médium, e também em determinado local, pois o som das sinetas ao fabricarem
a energia necessária, afasta todas essas cargas nocivas.
Também se é
utilizado o Adjá na maceração de ervas, assim como no amaci, isso para
concentrar as energias dos Orixás, as forças da natureza, no trabalho a ser
feito.
Vamos aproveitar a
oportunidade desse texto e anexar uma colaboração de um amigo do blog, que nos
enviou algumas colocações do uso do Adjá no Candomblé.
"No Candomblé o Adjá é muito importante, pois
ele é o instrumento que aproxima os Orixás da Coroa dos médiuns.
Ele pode ser de 1, 3, 5 ou 7 campainhas, e
é firmado conforme o Orixá de cabeça do dirigente da casa, e é ele, o Guia de
Cabeça do dirigente, quem determina quantas serão as sinetas.
Também se tem um Adjá para cada Orixá no
Candomblé, assim como tabela abaixo.
Pai Oxalá: Cor de Prata.
Mãe Oiá (Logunan): Cor de
Prata.
Mãe Oxum: Cor de Cobre.
Pai Oxumaré: Cor de
Cobre.
Pai Oxossi: Cor de Latão
(amarelo).
Mãe Obá: Cor Branco.
Pai Xangô: Cor de Cobre.
Mãe Iansã: Cor Latão
(dourado)
Pai Ogum: Cor de Prata.
Pai Obaluaiê: Cor de
Prata.
Mãe Nanã Buruquê: Cor de
Prata.
Mãe Iemanjá: Cor de
Prata.
Pai Omulú: Cor de Prata.”
Bem como
observamos acima, no Candomblé temos diferenças nas regras entre a Umbanda no
uso do Adjá, assim como a formação dele e as cores. Mas isso foi apenas para
informar uma curiosidade, pois para nossa utilização dentro da Umbanda é válido
as 3 sinetas, na cor prata e cabo podendo ser de madeira, com firmamento da
Entidade Mentora ou a quem essa Entidade passar essa missão.
Portanto
independente das regras contidas, o que devemos colocar em prática acima de
tudo é o respeito pela utilização desse instrumento sagrado dentro da Umbanda.
Saravá Umbanda de Luz!
Saravá o Adjá!
Carlos de Ogum
Maravilhoso ensinamento, Padrinho.
ResponderExcluirAgradeço extremamente por ter a permissão de Vovô Rei Congo para tocar esse instrumento de energia tão importante na nossa amada Umbanda.
Obrigada por mais essa lição divina,
Axé!
Gostei do nome do objeto, eu já vi um mas nem tinha ideia.
ResponderExcluirMuito bom falar sobre o adja, eu gosto muito de conhecer
ResponderExcluirEu ja vi o sininho no gongá do centro, mas nunca ninguem explicou.
ResponderExcluirObrigado
Muito bem explicado pai Carlos. Muitas pessoas nem tinham ideia do que
ResponderExcluirseria adja. Saravá
Parabéns pelo texto pai. Muito esclarecedor.
ResponderExcluirPai Carlos gostaria de conversar com o senhor se possível, meu pai
ResponderExcluirsanguineo tem um terreiro e não usamos o adjá, porém falei com ele sobre
o texto e ele se interessou. Gostaria do processo a ser feito para
termos um adjá em nossa casa. Devo lhe mandar email ou o senhor teria um
telefone de contato? Aguardo.
gostei Carlos de Ogum. Bom texto
ResponderExcluirLição otima a todos umbandistas. obrigado
ResponderExcluirAcho lindo o barulhinho do adjá. Suas explicações foram maravilhosas
ResponderExcluirpaizinho. Axé e beijos.
Maravilhosa aula pai. Obrigada
ResponderExcluirDivino adjá que tanto nos ajuda nas vibrações pre incorporativas. Adorei
ResponderExcluiresse texto.
Pai Carlos, eu ganhei um adjá de uma senhora que era mãe de um terreiro
ResponderExcluirque se fechou quando ela adoeceu. Logo ela faleceu, e eu guardo de
recordação. Teria algum problema ele ficar em minha casa? Abraços.
Bom texto pai. Parabéns.
ResponderExcluirMuito bem explicado pai. O adjá é um maravilhoso instrumento de trabalho
ResponderExcluirdentro da Umbanda. Axé
Bom texto. Muito esclarecedor, eu como iniciante de Umbanda gostei muito
ResponderExcluirde entender sobre o adjá.
Aula linda pai. Estou ligadinha em seu blog divino. Amém
ResponderExcluirEu auxilio ao meu pai de santo no toque do adjá. Fiquei muito feliz em
ResponderExcluirter um texto que fale desse instrumento. Axé a todos da Umbanda.
Bença pai, espero que esteja muito bem. Quero lhe agradecer e dar os
ResponderExcluirparabéns por esse texto, onde tantas pessoas nem fazem ideia de que
seria um adjá. Obrigado pela lição.
Gostei muito de saber sobre o adja senhor Carlos. Obrigado por esse
ResponderExcluirensinamento. Gostaria de ler outros textos de seu blog, quais seriam
recomendados para mim que amo a Umbanda e sou um iniciante nessa bela
religião.
Excelente demais pai. muito bom mesmo. Sempre nos ensinando. Beijos e axé
ResponderExcluirMuito bom saravá
ResponderExcluirTextos assim devem ser postados sempre uma liçao muito legal adoro esse blog e amo o escritor dele. Pai Carlos nota mil
ResponderExcluirComo sempre um belo texto. Parabéns pai
ResponderExcluirBem escrito esse texto sobre adja. eu amo a Umbanda
ResponderExcluirMaravilhoso demais saber sobre o adja. Amei
ResponderExcluiradorei esse texto pai. Minha mãe era de terreiro de umbanda e ela que era responsavel pelo adja. Eu amava o som. Me dava arrepios. Obrigado pela lembrança linda.
ResponderExcluirMuito bem elaborado seu texto Carlos. Vou repassar a meus irmãos de terreiro
ResponderExcluirMaravilhoso. Axé
ResponderExcluirExcelente texto, como sempre. Obrigada por nos trazer mais este aprendizado. Apesar de ter frequentado um terreiro por muito tempo, nunca soube o significado do Adja. Grande axé!
ResponderExcluirExcelente texto, como sempre. Obrigada por nos trazer mais este aprendizado. Apesar de ter frequentado um terreiro por muito tempo, nunca soube o significado do Adja. Grande axé!
ResponderExcluirCaro Pedro, entre em contato conosco através do e-mail: umbanda.yorima.rj@gmail.com
ResponderExcluirAxé!
Caro Lúcio, não há problema algum.
ResponderExcluirAxé!
Cara Sara, em todos os textos do blog há uma lição e ensinamento para reflexão.
ResponderExcluirAxé!
Muito bom texto. Saravá o adjá. Luz pra nós umbandistas.
ResponderExcluirMais uma lição paizinho. Obrigada por tanta luz. Você é meu ídolo. Nem sei o que dizer pra te falar tantas coisas boas que já me mostrou sobre a Umbanda. Você é nota mil. Beijinhos da Clarinha <3
ResponderExcluirMuito bom aprender mais e mais sobre esses simbolos da Umbanda. E só com você paizinho que eu tenho essas aulinhas. Obrigada. Feliz de ter conhecido você. Beijinhos da Clarinha <3
ResponderExcluirAula linda. Salve
ResponderExcluirAlguém poderia me dizer por favor a história e que data o yan foi criado?
ResponderExcluirAgradeço ao meu mentor por me conceder o uso do adja nas rodas do candomblé.
ResponderExcluirmuito agradecida por todas informações, sempre procuro aprender cada item que usamos em nossa casa. Ter esse conhecimento foi grandioso... Obrigada❤
ResponderExcluirSe alguém deixar cair um ajá tem algum problema?
ResponderExcluirAcho lindo o ecoar do adja
ResponderExcluirMaravilhoso ensinamento. Amei. Como sou neófita na umbanda, me perguntava muitas vezes, por que tocavam aquela sineta. Gratidão.
ResponderExcluirGratidão por nos passar conhecimento dessas energias chamada Umbanda.
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