quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Características de Médiuns com Omulú e Nanã Buruquê na Coroa

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    Como já dissemos em outros textos, na Umbanda sabemos que temos nossos Orixás de Coroa e que para sabermos quais são esses Orixás devemos buscar um jogo de Búzios com um jogador preparado e honesto; assim teremos a certeza sobre esse fato. Nada de adivinhações, nada de datas de nascimento e nada dessas invenções feitas por ai, apenas o tradicional e verdadeiro jogo de Búzios pode dar essa resposta.

    E como já foi dito também, nossa Coroa forma um triângulo; em cada vértice desse triângulo temos um Orixá e logicamente são três, sendo eles o Pai de Coroa, a Mãe de Coroa e o Terceiro Santo.

    Como já fizemos anteriormente, vamos nos apegar somente no Pai e Mãe de Coroa e vermos como os dois vibrando juntos podem formar ou mexer com a personalidade de um filho.

    Hoje pegaremos um médium com Omulú como Pai e Nanã Buruquê como Mãe; assim vamos buscar entender a Coroa desse filho tendo esses dois Orixás, frisando que não levaremos em conta o Terceiro Santo, pois se fôssemos levar tudo ficaria ainda mais complexo.

    Primeiro falaremos apenas das características dos filhos de Omulú

     Ao senhor da doença é relacionado um arquétipo psicológico derivado de sua postura na dança: se nela Omulú/Obaluaiê esconde dos espectadores suas chagas, não deixa de mostrar, pelos sofrimentos implícitos em sua postura, a desgraça que o abate. No comportamento do dia-a-dia, tal tendência se revela através de um caráter tipicamente masoquista.

     Arquetipicamente, lega a seus filhos tendências ao masoquismo e à auto punição, um austero código de conduta e possíveis problemas com os membros inferiores, em geral, ou pequenos outros defeitos físicos.

      A definição dos filhos de Omulú como pessoas é que eles são incapazes de se sentirem satisfeitos quando a vida corre tranquila para eles. Podem até atingir situações materiais e rejeitar, um belo dia, todas essas vantagens por causa de certos escrúpulos imaginários. São pessoas que, em certos casos, se sentem capazes de se consagrar ao bem-estar dos outros, fazendo completa abstração de seus próprios interesses e necessidades vitais.

     No Candomblé como na Umbanda, tal interpretação pode ser demais restritiva. A marca mais forte de Omulú/Obaluaiê não é a exibição de seu sofrimento, mas o convívio com ele. Ele se manifesta numa tendência auto-punitiva muito forte, que tanto pode revelar-se como uma grande capacidade de somatização de problemas psicológicos (isto é, a transformação de traumas emocionais em doenças físicas reais), como numa elaboração de rígidos conceitos morais que afastam seus filhos de santo do cotidiano, das outras pessoas em geral e principalmente dos prazeres. Sua insatisfação é básica, portanto, não se reservaria contra a vida, mas sim contra si próprio, uma vez que ele foi estigmatizado pela marca da doença, já em si uma punição.

     Em outra forma de extravasar seu arquétipo, um filho do Orixá menos negativista, pode apegar-se ao mundo material de forma sôfrega, como se todos estivessem perigosamente contra ele, como se todas as riquezas lhe fossem negadas, gerando um comportamento obsessivo em torno da necessidade de enriquecer e ascender socialmente. Mesmo assim, um certo toque do recolhimento e da auto-punição de Omulú/Obaluaiê serão visíveis em seus casamentos: não raro se apaixonam por figuras extrovertidas e sensuais.

    Os filhos de Omulú são solitários. Mesmo tendo um grande círculo de amizades, frequentando o mundo social, seu comportamento seria superficialmente aberto e intimamente fechado, mantendo um relacionamento superficial com o mundo e guardando sua intimidade para si próprio. O filho do Orixá oculta sua individualidade com uma máscara de austeridade, mantendo até uma aura de respeito e de imposição, de certo medo aos outros. Pela experiência inerente a um Orixá velho, são pessoas irônicas. Seus comentários porém não são prolixos e superficiais, mas secos e diretos, o que colabora para a imagem de terrível que forma de si próprio.

     Entretanto, podem ser humildes, simpáticos e caridosos. Assim é que na Umbanda este Orixá toma a personalidade da caridade na cura das doenças, sendo considerado o "Orixá da Saúde".

     O tipo psicológico dos filhos de Omulú é fechado, desajeitado, rústico, desprovido de elegância ou de charme. Pode ser um doente marcado pela varíola ou por alguma doença de pele e é frequentemente hipocondríaco. Tem considerável força de resistência e é capaz de prolongados esforços. Geralmente é um pessimista, com tendências autodestrutivas que o prejudicam na vida. Amargo, melancólico, torna-se solitário. Mas quando tem seus objetivos determinados, é combativo e obstinado em alcançar suas metas. Quando desiludido, reprime suas ambições, adotando uma vida de humildade, de pobreza voluntária, de mortificação.
     É lento, porém perseverante. Firme como uma rocha. Falta-lhe espontaneidade e capacidade de adaptação, e por isso não aceita mudanças. É vingativo, cruel e impiedoso quando ofendido ou humilhado.
     Essencialmente viril, por ser Orixá fundamentalmente masculino, falta-lhe um toque de sedução e sobra apenas um brutal solteirão. Fenômeno semelhante parece ocorrer no caso de Nanã: quanto mais poderosa e mais acentuada é a feminilidade, mais perigosa ela se torna e, paradoxalmente, perde a sedução.

    Agora falaremos das características dos filhos de Nanã Buruquê.

     Uma pessoa que tenha Nanã como Orixá de cabeça, pode levar em conta principalmente a figura da avó: carinhosa às vezes até em excesso, levando o conceito de mãe ao exagero, mas também ranzinza, preocupada com detalhes, com forte tendência a sair censurando os outros. Não tem muito senso de humor, o que a faz valorizar demais pequenos incidentes e transformar pequenos problemas em grandes dramas. Ao mesmo tempo, tem uma grande capacidade de compreensão do ser humano, como se fosse muito mais velha do que sua própria existência. Por causa desse fator, o perdão aos que erram e o consolo para quem está sofrendo é uma habilidade natural. Nanã, através de seus filhos de santo, vive voltada para a comunidade, sempre tentando realizar as vontades e necessidades dos outros.
     Às vezes, porém, exige atenção e respeito que julga devido, mas não obtido dos que a cercam. Não consegue entender como as pessoas cometem certos enganos triviais, como optam por certas saídas que para um filho de Nanã são evidentemente inadequadas. É o tipo de pessoa que não consegue compreender direito as opiniões alheias, nem aceitar que nem todos pensem da mesma forma que ela.

     Suas reações bem equilibradas e a pertinência das decisões, mantém-nos sempre no caminho da sabedoria e da justiça.
     Todos esses dados indicam também serem os filhos de Nanã, um pouco mais conservadores que o restante da sociedade, desejarem a volta de situações do passado, modos de vida que já se foram. Querem um mundo previsível, estável ou até voltando para trás: são aqueles que reclamam das viagens espaciais, dos novos costumes, da nova moralidade, etc.

     Quanto a dados físicos, são pessoas que envelhecem rapidamente em alguns casos, aparentando mais idade do que realmente têm, com exceção as que tenham também Oxum ou Iansã na coroa.

     Os filhos de Nanã são calmos e benevolentes, agindo sempre com dignidade e gentileza. São pessoas lentas no exercício de seus afazeres, julgando haver tempo para tudo, como se o dia fosse durar uma eternidade. Muito afeiçoadas às crianças, educam-nas com ternura e excesso de mansidão, possuindo tendência a se comportar com a indulgência das avós. Suas reações bem equilibradas e a pertinência de suas decisões mantêm-nas sempre no caminho da sabedoria e da justiça, com segurança e majestade.

     O tipo psicológico dos filhos de Nanã é introvertido e calmo. Seu temperamento é severo e austero. Rabugento, é mais temido do que amado. Não tem maiores atrativos e é muito afastado da sexualidade. Por medo de amar e de ser abandonado e sofrer, ele dedica sua vida ao trabalho, à vocação, à ambição social.


    E agora vamos resumir as características do filho que tem Omulú e Nanã Buruquê juntos como Pai e Mãe de Coroa.

    Como ambos os Orixás são ditos idosos, o filho que tenha esses dois na coroa, tem uma personalidade mais levada aos acontecimentos do passado.

    Tendem a ser ligados extremamente a família e cuidam de seus entes como se fosse uma leoa com seus filhotes.

    Seu humor é levado a ser até um pouco ranzinza, não gosta de lugares de multidão, de lugares com barulho excessivo, ou mesmo lugares que tenham uma dita alegria sem nexo.

    Se irrita facilmente e tem um ciúme excessivo de suas coisas do dia a dia, como casa, apetrechos, roupas, utensílios, ao ponto de ser radical sobre esse fato.

    Não tolera a arrogância, a traição, a fraqueza de personalidade, os dissabores de terceiros, a falsidade, a intolerância, o preconceito, enfim, tudo que possa levar um ser menosprezar o outro.

    Porém tem o defeito do menosprezo nele própria e o faz sem que ao menos perceba. A crítica é um grande dissabor dos filhos de Omulú e Nanã Buruquê, pois esses acreditam que criticando possam estar auxiliando a outra pessoa a crescer na caminhada da vida, porém ao fazer essas críticas se tornam extremamente intolerantes.

    Os filhos de Omulú e Nanã não tem um humor apurado, e por esse motivo muitas vezes não compreendem o que lhes foi dito, fazendo do fato um cavalo de batalha, sem nenhuma noção e sem nenhum nexo.

    Esses filhos tendem a envelhecer bem antes da hora, demonstrando um físico bem mais envelhecido do que a realidade da idade que tenha, frisando que esse fato só não se daria se o filho tivesse como terceiro Santo Oxossi, Ogum, Iansã ou Oxum, porém a idade mental ainda assim continuaria idosa, ou seja, teria pensamentos, gestos, ações de uma pessoa mais velha do que realmente seria da idade cronológica.

    Os filhos de Omulú e Nanã prezam pelo silêncio, amam a natureza, a rotina, a vida familiar, se sentem muito bem quando podem auxiliar terceiros, deseja ser útil de toda forma, tem preocupações elevadas com seus filhos, são bons amigos, confidentes, prestativos, são ótimos cozinheiros, excelentes cuidadores e oradores. Gostam de explicar tudo de uma forma no qual acreditam que não ficará dúvidas, podendo chegar ao ponto de se repetir demais, ou seja, um fato de pessoas idosas.

    Finalizando, as pessoas que tenham Omulú como pai e Nanã Buruquê como mãe, são pessoas muito boas para se conviver, isso se a pessoa na qual conviverá com eles, tenham pulso forte, honestidade, bom caráter, paciência e gosto pela vida familiar.


    Salve os filhos de Omulú e Nanã Buruquê!

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Carlos de Ogum

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Compreendendo as Crianças Cristal

 

    Nesse texto vamos tentar esclarecer as dúvidas das pessoas que nos
contactaram para entender melhor sobre as Crianças Cristal, conforme
fizemos no texto anterior que falamos de Crianças e Adultos Índigos.

http://umbandayorima.blogspot.com/2018/07/compreendendo-as-criancas-e-adultos.html

    Conforme foi dito no texto sobre os Índigos, gostaríamos de
esclarecer que falaremos resumidamente, pois ainda não temos todas as
respostas concretas sobre esses fatos.

    Vamos iniciar esse texto frisando  que as crianças Cristal
nasceram após o ano de 2000, e para expressar essa nomenclatura dentro
da sociologia, foi criado o termo para reconhecimento desses seres
como geração Z", e essa geração cada vez mais vem crescendo em nosso
planeta, demonstrando a grande evolução a ser entendida.

    As crianças Cristal tem uma aura alvinitente, ou seja, uma aura
branca brilhante ou branca imaculada, razão pela qual passaram a ser
denominadas dessa maneira.

    Conforme foi dito acima, essas crianças vem reencarnando a partir
dos anos 2000, e vem dessa forma em grande quantidade, fazendo assim
que seja forçada uma mudança extremamente necessária no padrão
metodológico na pedagogia, uma nova psicoterapia a fim de serem
atendidas, desde que serão as continuadoras do desenvolvimento
intelecto-moral da Humanidade.

    É dito que antes dos anos 2000, já teria algumas crianças Cristal,
porém em muito menor número, e essas vieram nessa encarnação preparar
o planeta para o recebimento em massa de outras crianças do mesmo
estilo. Esses desbravadores atuavam de uma forma significativa
principalmente na espiritualidade, deixando sua marca pela eternidade.

    As crianças Cristal, são seres que vieram curar ambientes e
as pessoas, trazendo atributos de paz e equilíbrio para poder
continuar o trabalho iniciado pelos Índigos.

    Essas crianças na verdade são um grande desafio para a sociedade,
principalmente para pais, responsáveis e professores, pois a forma
tradicional do tratamento de uma criança não Cristal não é adaptável
a uma que seja Cristal, sendo assim pais, responsáveis e educadores
deverão adotar novas formas de ser, de cobrar, de buscar o
entendimento, para que assim saibam lidar corretamente com as crianças
dessa nova geração.

    Na realidade essas crianças necessitam de educadores e pais
compreensivos, porém não podendo ser omissos muito menos indiferentes,
devem buscar a evolução cultural e principalmente a espiritual, para
que assim essas crianças Cristal se tornem adultos dignos e
respeitáveis.

    Vamos citar algumas características dessas crianças, frisando que
nem todas exibirão necessariamente as mesmas características, porém
uma extensa maioria podem ter essas mais comuns e de fáceis percepção.

- Extrema sensibilidade a todo seu meio ambiente.

- Extrema sensibilidade a emoções negativas de terceiros.

- Sensibilidade a cheiros.

- Sensibilidade ao som.

- Sensibilidade a cores.

- Sensibilidade a algumas comidas.

- Extrema sensibilidade a violência.

- Extrema sensibilidade a dores de terceiros.

- Verificação da consciência de terceiros ou de grupos em um simples
olhar.

- Não se adapta em grupos. Preferindo a solidão.

- Necessidade de estar em contato com a Natureza.
(A Natureza que os auxilia a se manterem equilíbrio)

- O não entendimento extremo da desumanidade do homem contra o próprio
homem.

- Sensibilidade a avareza e aos avarentos.

- A extrema sensibilidade as injustiças.

- A extrema sensibilidade as guerras.

- A tranquilidade extrema.

- A atração vibracional dessas crianças as outras pessoas é
contagiante.

    As características físicas das crianças Cristal se dá facilmente
nos olhos e no olhar, pois elas normalmente tem olhos maiores,
possuindo a capacidade de observar o mundo com uma grande
profundidade, dirigindo-se as pessoas com certa altivez e com certo
atrevimento. Na questão da fala, elas tem dificuldades de falar com
rapidez, possivelmente será bem mais entendível a partir dos três ou
quatro anos, e isso dentro do entendimento espiritual é bem
considerado, pois sabendo-se que vindo de uma dimensão em que a
verbalização é diferente, se deve ouvir muito antes de criar um
vocabulário e assim poderem comunicar conosco.

    Muitas das crianças Cristal tem o dom de observar o fundo da alma
de seu semelhante, podendo assim dizer com certeza os sentimentos
desse semelhante, e podendo assim auxiliar extremamente em vícios de
sentimentos, como orgulho, ódio, ciúme, arrogância, inveja, entre
tantos outros.

    Essas crianças são muito sensíveis,, prudentes, gentis, sinceros e
cuidadosos, fazem de tudo para agradar e nunca magoar as pessoas.
Dificilmente se vê um Cristal que se alimente de carne, são
naturalmente vegetarianos, e sempre buscam em todas as coisas uma
chance de renovação a seus entendimentos espirituais. Acreditam
fielmente em um ser divino (Deus), e gostam de demonstrar bons
exemplos para que assim sejam entendidos e compreendidos, ou seja,
ensinam com suas ações.

    As crianças Cristal percebem e vivem a espiritualidade extrema,
tem a facilidade de entender tudo e todos, tem a possibilidade de
captar o sentimento e as energias dos outros, captam também o
nervosismo, ansiedade que não são delas, tem a sensibilidade de sentir
as toxinas de comidas e ambientes, e isso as fazem refletir sobre a
raça humana e como essa raça pode estar se destruindo.

    Com o crescimento dos Cristais na terra, precipitam o despertar
espiritual de grande número de humanos, fazendo com que toda evolução
dessas crianças se espalhem a todos nós, pois as crianças Cristal tem
o dom de trazer a evolução de uma maneira quase incompreensível, pois
elas carregam dentro de seu ser uma enorme sabedoria espiritual.

    Para finalizar, assim como as crianças e adultos Índigos, as
crianças Cristal devem ser extremamente bem conduzida espiritualmente,
para que não sejam tomadas por legiões de obsessores, que tem o
intuito de sugar as energias de todos, principalmente dos seres que
são extremamente iluminados, assim como os Índigos e Cristais.

    Caso tenha alguma falha dentro dessa condução, essas crianças
poderiam perder toda sua luz, sua sabedoria, sua sensibilidade, seu
amor, sua caridade, e claro toda sua força espiritual

    Abençoado sejam as crianças Cristal !

Carlos de Ogum

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Banhos de Descarrego e Proteção para serem tomados na semana de: PAI Obaluaiê.



 Hoje falaremos dos banhos de descarrego e de proteção para serem
tomados na semana de Pai Obaluaiê que é saudado no dia 16 de agosto.

    Lembrando, que assim como foi dito nos textos anteriores, os
banhos de descarrego e de proteção podem ser tomados por qualquer
pessoa, sendo essa pessoa filho ou não do Orixá em questão.



    Agora vamos aos banhos.

                        BANHO DE DESCARREGO:

    Em uma panela grande colocar sete litros de água, ferver essa água
e adicionar as seguintes ervas:

Alevante.
Aroeira.
Assa Peixe.
Babosa.
Barba de Milho.
Barba de Velho.
Canela de Velho.

    Deixar essas ervas em infusão até a temperatura ficar agradável ao
corpo, coar e jogar esse banho de seus ombros para baixo, logo após
ter tomado seu banho normal. Rogue a Obaluaiê pela sua proteção e
limpeza, fazendo uma oração, e seus pedidos com coerência.

    As ervas que foram coadas do banho podem ser despachadas em um rio
de água corrente, ou em um jardim.


                         BANHO DE PROTEÇÃO:

    Esse banho deve ser preparado com antecedência, pois ele deve
ficar em infusão por 7 horas, e deve ser feito da seguinte maneira:

    Em uma panela colocar 7 litros de água, adicionar sete punhados
generosos de Canela de velho, deixar fervendo por 21 minutos e após
apagar o fogo adicionar as ervas abaixo:

Barba de Milho.
Barba de Velho.
Camomila.
Carnaúba.
Cinco Chagas.
Erva de Bicho.
Erva de Passarinho.


    Deixar em infusão por 7 horas, e após esse tempo, coar, e tomar o
banho de proteção jogando dos ombros para baixo, sempre após o seu
banho normal. Pode adicionar água quente do chuveiro caso a
temperatura esteja abaixo do que você deseja.

    Fazer uma oração a Obaluaiê, pedindo forças para caminhar, e pedindo
que seja protegido contra tudo que possa atrapalhar essa caminhada,
sendo do mundo de encarnados ou desencarnados.

    As ervas que forem coadas desse banho podem ser despachadas em um
jardim, em uma mata ou em um rio de água corrente.

          BANHO TANTO PARA PROTEÇÃO QUANTO PARA DESCARREGO:

    Nesse banho você vai utilizar as seguintes ervas:

Canela de Velho.
Erva de Passarinho.
Fortuna.
Hera.
Jamelão.
Jurubeba.
Mamona Branca.
Manjericão Roxo.
Quitoco.
Sete sangrias.

    Picar e macerar bem as ervas, adicionar em uma panela grande e
colocar 21 litros de água. Deixar essa panela tapada por 7 horas, e
após esse tempo levá-la ao fogo para ferver. Após fervida apagar o
fogo e deixar em infusão até a temperatura da água ficar agradável ao
corpo. Tomar seu banho de higiene, e após coar o banho de descarrego,
jogá-lo dos ombros até os pés. Faça uma oração a Obaluaiê, e faça seus
pedidos, desde que sejam com coerência.

    As ervas coadas desse banho devem ser jogadas em um rio de água
corrente.


                 BANHO PARA PROTEÇÃO E PROSPERIDADE:

    Em uma panela grande colocar 7 litros de água para ferver,
após fervida colocar os seguintes ingredientes, mexendo sempre em
sentido horário com uma colher de pau:

Alevante.
Aroeira.
Assa Peixe.
Babosa.
Barba de Milho.
Barba de Velho.
Camomila.
Canela de Velho
Carnaúba.
Cinco Chagas.
Erva de Bicho.
Erva de Passarinho.
Fortuna.

    Após fervida, apagar o fogo e tapar a panela deixando em infusão
por 7 horas. Coar, adicionar mais água, e após seu banho normal jogar
esse banho da cabeça aos pés. Fazer seus pedidos com coerência, e
fazer uma Oração a Pai Obaluaiê. Despachar os ingredientes coados em
um jardim, ou mesmo ainda em um rio de água corrente.

                  BANHO PARA ABERTURA DE CAMINHOS:

    Em uma panela colocar 7 litros de água para ferver. Assim que
entrar em ebulição adicionar as seguintes ervas:

Fortuna.
Hera.
Jamelão.
Mamona Branca.

    Mexa com uma colher de pau no sentido horário, tampar a panela e
deixar cozinhar em fogo baixo por mais 7 minutos, desligando o fogo.

    Manter abafado por 5 horas e coar. Adicione mais água as ervas em
um recipiente maior.

    O banho para abertura de caminhos deve ser tomado do pescoço aos
pés despejando a água com o fluído das ervas, após o banho higiênico.

    Peça a Obaluaiê para afastar as impurezas e trazer abertura a seus
caminhos, faça uma oração a Pai Obaluaiê e acenda uma vela branca.

    As ervas coadas do banho podem ser despachadas em uma mata, em um
jardim ou em um rio de água corrente.


BANHO PARA OS FILHOS DE OBALUAIÊ QUE ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO
          (PARA ATRAIR A ENERGIA E A VIBRAÇÃO DE PAI OBALUAIÊ)

    Separe com antecedência as seguintes ervas e materiais:

bacia de louça branca.
Água Mineral.
Alevante.
Aroeira.
Assa Peixe.
Babosa.
Barba de Milho.
Barba de Velho.
Camomila.
Canela de Velho
Carnaúba.
Cinco Chagas.
Cordão de frade.
Erva de Bicho.
Erva de Passarinho.
Flores de Angélica.
Fortuna.
Guiné.
Hera.
Jamelão.
Jurubeba.
Mamona Branca.
Manjericão Roxo.
Palmas de São José.
Quitoco.
Rosas Brancas.
Sete sangrias.
Vassourinha de relógio.

    Esse banho deverá ser feito um dia antes de ser utilizado. Pega-se
a bacia branca, coloque as ervas na quantidade que desejar e achar
necessário, junto as ervas coloque a água mineral bem devagar, comece
a macerar com cuidado.

    Peça proteção a Pai Obaluaiê em forma de uma oração, peça a ele que
sempre restabeleça sua Coroa quando fraquejar.

    Deixe esse banho descansar, coberto com um pano branco, e
principalmente onde ninguém possa mexer nele, pois esse banho só pode
ser manipulado pelo filho que vai utilizá-lo..

    Importante: Esse banho não pode ser fervido, para esquentá-lo,
caso desejar que fique em uma temperatura mais agradável, esquente um
pouco mais de água em um recipiente, e jogue junto a água do banho e
as ervas maceradas no momento que for tomar o banho. Esse banho deve
ser jogado da cabeça aos pés, após seu banho normal. Acenda uma vela
traçada branca e preta, e faça uma oração a Obaluaiê.

                BANHO PARA RESTABELECIMENTO DA SAÚDE.

    Sabemos que Pai Obaluaiê é o Orixá da doença e da saúde, e assim
sendo vamos aproveitar esse texto para demonstrar um banho de
restabelecimento da saúde física, e para isso basta poucos e simples
ingredientes.

    Antes de tudo vamos conseguir dois recipientes, um para que ela
possa ser aquecida, e outro para armazená-la.

    Se´pare  também os seguintes materiais:

7 folhas de mamona do tipo branca.
5 litros de água.
1 Coador grande.
Palha da costa.
49 grãos de feijão preto (bem selecionados e lavados)

    Faremos em formas de etapas e da seguinte maneira:

1ª ETAPA:

    Separar as folhas de mamona uma a uma, colocar 7 grãos de feijão
preto no centro dessas folhas cuidadosamente para não rasgar as
mesmas. Unir as pontas da folha uma com a outra afim de que se forme
uma pequena "trouxinha", amarrando bem essas "trouxinhas com a palha
da costa, tomando cuidado para que as folhas não rasguem e nem
desamarrem. Dê 3 nós ao final de cada amarração, fazendo isso com as 7
folhas.

2ª ETAPA:

    Colocar os 5 litros de a água no recipiente para ferver, junto a
água colocar as 7 "trouxinhas" de mamona com os feijões. Quando a água
entrar em ponto de ebulição, tapar e deixar ferver por 13 minutos,
após passar esse tempo, apagar o fogo, deixar tapado por 24 horas.

3ª ETAPA:

    Após passar as 24 horas, pegar o banho, coar para outro recipiente
já previamente separado anteriormente. Frisando que deverá ser coado
apenas um terço do preparado, pois o restante será utilizado nos dias
seguintes, portanto deve ser reservado.

    No líquido coado devemos adicionar um pouco mais de água, podendo
ser do próprio chuveiro, isso que seja suficiente para ser jogado por
todo corpo.

4ªETAPA:

    Tome seu banho higiênico normalmente, e logo em seguida despeje o
conteúdo que foi coado sobre si, da cabeça aos pés. Durante esse
processo faça sua oração e seu pedido a Pai Obaluaiê, pedindo proteção
a seu corpo físico e espiritual, que sejam limpos retirando todos os
miasmas, larvas astrais, bactérias, doenças físicas, espirituais e
emocionais.

    Frisando que após esse banho as roupas usadas devem ser limpas, e
na cor branco.

5ª ETAPA:

    Para que fique bem protegido, após o banho acenda uma vela branca
a Seu Anjo de Guarda e uma traçada branca e preta a Pai Obaluaiê.

    Faça o mesmo processo com o restante do conteúdo que foi dividido,
e após terminar despachar as "trouxinhas" em um jardim com bastante
flores.

    Façam sempre esses banhos com boas intenções e com muita fé, assim
certamente Pai Obaluaiê estará sempre a seu lado.

Atotô Obaluaiê!

Carlos de Ogum