sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Banhos de Descarrego e Proteção para serem tomados na semana de: PAI OMULÚ


Imagem relacionada

    Hoje falaremos dos banhos de descarrego e de proteção para serem tomados na semana de Pai Omulú, que é saudado no dia 17 de dezembro.
    Para nosso entendimento, voltamos a dizer que os banhos de descarrego e de proteção podem ser tomados por qualquer pessoa, sendo essa pessoa filho ou não do Orixá em questão.

    Então seguiremos com a descrição dos banhos de Pai Omulú

BANHO DE DESCARREGO

    Em uma panela grande colocar sete litros de água, ferver essa água e adicionar as seguintes ervas:

Alamanda;
Alfavaca Roxa;
Araticum de areia (Malolô);
Cordão de Frade;
Guararema;
Jenipapo;
Jurubeba (folhas).

    Deixar essas ervas em infusão até a temperatura ficar agradável ao corpo, coar e jogar esse banho de seus ombros para baixo, logo após ter tomado seu banho higiênico. Rogue a Pai Omulú pela limpeza, fazendo uma oração e seus pedidos com coerência.

    As ervas que foram coadas do banho podem ser despachadas em um rio de água corrente, ou em um jardim no pé de uma árvore sem espinhos.


BANHO DE PROTEÇÃO

    Esse banho deve ser preparado com antecedência, pois ele deve ficar em infusão por 7 horas e deve ser feito da seguinte maneira:

    Em uma panela colocar 7 litros de água, adicionar sete punhados de Canela de velho, deixar fervendo por 13 minutos e após apagar o fogo, adicione as ervas abaixo:

Alfavaca Roxa;
Assa Peixe;
Capixingui;
Cordão de Frade;
Erva Moura;
Jenipapo;
Panaceia.

    Deixar em infusão por 7 horas e após esse tempo, coar e tomar o banho de proteção jogando dos ombros para baixo, sempre após o seu banho higiênico. Pode adicionar água quente do chuveiro caso a temperatura esteja abaixo do que você deseja.

    Fazer uma oração a Omulú, pedindo forças para caminhar e pedindo que seja protegido contra tudo que possa atrapalhar essa caminhada, sendo do mundo de encarnados ou desencarnados.

    As ervas que forem coadas desse banho podem ser despachadas em um jardim, perto de alguma árvore sem espinhos, em uma mata ou em um rio de água corrente.

BANHO TANTO PARA PROTEÇÃO QUANTO PARA DESCARREGO

    Separe um punhado das seguintes ervas para esse banho:

Alamanda;
Alfavaca;
Erva de Passarinho;
Guararema;
Jurubeba;
Quitoco;
Sete sangrias.

    Picar e macerar bem as ervas, adicionar em uma panela grande e colocar 13 litros de água. Deixar essa panela tapada por 7 horas, e após esse tempo levá-la ao fogo para ferver. Após fervida apagar o fogo e deixar em infusão até a temperatura da água ficar agradável ao corpo. Tomar seu banho de higiene e após coar o banho de descarrego, jogá-lo dos ombros até os pés. Faça uma oração a Omul e faça seus pedidos, desde que sejam com coerência.

    As ervas coadas desse banho devem ser jogadas em um rio de água corrente.


BANHO PARA PROTEÇÃO E PROSPERIDADE

    Em uma panela grande colocar 13 litros de água para ferver, após fervida colocar os seguintes ingredientes, mexendo sempre em sentido horário com uma colher de pau:

Agapanto;
Agoniada;
Arrebenta Cavalo;
Assa Peixe;
Babosa (seca);
Barba de Milho;
Barba de Velho;
Canela de Velho;
Canena Coirana;
Cinco Chagas;
Erva de Passarinho;
Figo Benjamim;
Fortuna.

    Após fervida, apagar o fogo e tampar a panela deixando em infusão por 7 horas. Coar, adicionar mais água e após seu banho normal jogar esse banho da cabeça aos pés. Fazer seus pedidos com coerência e fazer uma Oração a Pai Omulú. Despachar os ingredientes coados em uma mata, ou mesmo ainda em um rio de água corrente.

BANHO PARA ABERTURA DE CAMINHOS

    Em uma panela colocar 13 litros de água para ferver. Assim que entrar em ebulição adicionar as seguintes ervas:

Fortuna;
Manjericão Roxo;
Panaceia;
Quitoco;
Trombeteira Branca;
Jamelão;
Mamona Branca.

    Mexa com uma colher de pau no sentido horário, tampar a panela e deixar cozinhar em fogo baixo por mais 7 minutos, desligando o fogo.

    Manter abafado por 7 horas e coar. Adicione mais água as ervas em um recipiente maior.

    O banho para abertura de caminhos deve ser tomado do pescoço aos pés, despejando a água com o fluído das ervas, após o seu banho higiênico.

    Peça a Omulú para afastar as impurezas e trazer abertura a seus caminhos, faça uma oração a Pai Omulú e acenda uma vela traçada nas cores amarelo e preto.

    As ervas coadas do banho podem ser despachadas em uma mata, em um jardim aos pés de uma árvore sem espinhos, ou em um rio de água corrente.


BANHO PARA OS FILHOS DE OMULÚ QUE ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO
(PARA ATRAIR A ENERGIA E A VIBRAÇÃO DE PAI OMULÚ)

    Separe com antecedência as seguintes ervas e materiais:

Bacia de louça na cor branca;
3 litros de Água Mineral;

Agapanto;
Agoniada;
Alfavaca Roxa;
Alfazema;
Capixingui;
Hortelã Brava;
Musgo;
Velame do Campo;
Velame Verdadeiro.

    Esse banho deverá ser feito um dia antes de ser utilizado. Pega-se a bacia branca, coloque as ervas na quantidade que desejar e achar necessário, junto as ervas coloque a água mineral bem devagar, comece a macerar com cuidado.

    Peça proteção a Pai Omulú em forma de uma oração, peça a ele que sempre restabeleça sua Coroa quando não estiver forte para os trabalhos espirituais.

    Deixe esse banho descansar, coberto com um pano branco, e principalmente onde ninguém possa mexer nele, pois esse banho só pode ser manipulado pelo filho que vai utilizá-lo.

    Importante: Esse banho não pode ser fervido, para esquentá-lo, caso desejar que fique em uma temperatura mais agradável, esquente um pouco mais de água em um recipiente e jogue junto a água do banho e as ervas maceradas no momento que for tomar o banho. Esse banho deve ser jogado da cabeça aos pés, após seu banho normal. Acenda uma vela traçada amarela e preta e faça uma oração a Omulú.

BANHO PARA RESTABELECIMENTO DA SAÚDE

    Sabemos que Pai Omulú tem o poder de curar as doenças, ele é o senhor da varíola, assim sendo vamos descrever um banho no qual é utilizado para o restabelecimento da saúde do corpo físico e para isso vamos seguir os passos abaixo.

Ingredientes:

Milho de pipoca (meio copo);
Azeite de oliva (3 colheres de sopa);
Água (3 litros).

    Vamos dar inicio a preparação de nosso banho de pipoca.

    Estoure a pipoca no azeite de oliva, reserve em uma vasilha e deixe-as esfriar. Após estarem frias, coloque essas pipocas em uma panela, coloque a água e deixe ferver. Após fervida apague o fogo, tampe a vasilha e deixe em infusão até a temperatura ficar agradável ao corpo. Coe e depois de tomar seu banho diário, jogue esse banho dos seus ombros para baixo, fazendo uma oração a Pai Omulú e acendendo uma vela traçada preta e amarela, pedindo proteção a seu corpo físico e espiritual, para que seja retirados todos os miasmas, larvas astrais, bactérias, doenças físicas, espirituais e emocionais.

    Frisando que após esse banho as roupas usadas devem ser limpas e na cor branca.

    Façam sempre esses banhos com boas intenções e com muita fé, assim certamente Pai Omulú estará sempre a seu lado.

Atotô Omulú!

Imagem relacionada

Carlos de Ogum

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Banhos de Descarrego e Proteção para serem tomados na semana de: MÃE Oxum



 Imagem relacionada


    Dando continuidade aos textos sobre os banhos de proteção e descarrego de um determinado Orixá, dentro da semana que homenageamos o mesmo, hoje falaremos da bela e maravilhosa Mãe Oxum, que é homenageada com muito carinho no dia 8 de dezembro.

    Vamos esclarecer novamente que esses banhos podem ser feitos por qualquer pessoa que desejar, sendo ela filha do Orixá ou não.

BANHO DE DESCARREGO

    Em uma panela grande, colocar 5 litros de água para ferver, após fervida, colocar as seguintes ervas já maceradas:

Alfavaca;
Alfazema;
Manjericão miúdo;
Manjerona;
Melissa.

Quando começar a ferver a água, adicionar as ervas e mexer devagar em sentido horário com uma colher de pau, deixando em fogo baixo por 5 minutos. Desligar o fogo, tapar a panela e deixar em infusão por umas três horas. Coar. Pode aumentar a quantidade do banho com água do chuveiro. Após o banho normal, jogar desde a cabeça aos pés, pedindo à Mãe Oxum que traga proteção espiritual e física a você, retirando todas as perturbações presentes em sua vida. Faça uma oração oferecendo a Mamãe Oxum fazendo seus pedidos com coerência.

As ervas que foram coadas do banho podem ser despachadas em um jardim ou em um rio de água corrente.

BANHO TANTO PARA PROTEÇÃO QUANTO PARA DESCARREGO

    Para fazer esse banho se utiliza os seguintes ingredientes:

Alfazema;
Camomila;
Manjericão miúdo;
Rosa amarela;
Rosa branca.

    Ferver sete litros de água, após fervida adicionar as ervas, deixe o fogo baixo, e mexa com uma colher de pau em sentido horário. Faça isso por cinco minutos. Após esse tempo, apague o fogo, tampe a panela e deixe assim por cinco horas. Quando for tomar esse banho, faça primeiro seu banho de higiene, pode adicionar água quente do chuveiro para ficar uma boa temperatura, jogar o banho de limpeza da cabeça aos pés. Faça seus pedidos com coerência juntamente com orações a Mamãe Oxum. Despachar as ervas em um jardim ou em uma cachoeira.

BANHO PARA PROTEÇÃO E PROSPERIDADE

    Em uma panela grande colocar 5 litros de água para ferver, após fervida colocar os seguintes ingredientes, mexendo sempre em sentido horário com uma colher de pau:

Flor de Girassol (5 flores);
Pétalas de rosa amarela (5 pétalas);
Sementes de erva doce (5 colheres de semente);
Anis estrelado (5 unidades);
Moedas douradas (5 moedas bem limpas).

    Após fervida, apagar o fogo e tapar a panela deixando em infusão por 5 horas. Coar, adicionar mais água e após seu banho de higiene jogar esse banho da cabeça aos pés. Fazer seus pedidos com coerência e fazer uma Oração a Mãe Oxum. Despachar os ingredientes coados em um jardim ou em um rio de águas claras. As moedas devem ser colocadas em um saquinho de pano da cor amarela e deve-se ser utilizado como amuleto.


BANHO PARA OS FILHOS DE MÃE OXUM QUE ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO
(PARA ATRAIR A ENERGIA E A VIBRAÇÃO DE MAMÃE OXUM)

Busque separar com antecedência as seguintes ervas e materiais:

Bacia de louça branca;
Cinco litros de água Mineral;
Calêndula;
Flores de alfazema;
Flores de jasmim;
Macaçá;
Macela;
Rosa amarela;
Rosa branca.

    Esse banho deverá ser feito um dia antes de ser utilizado. Pega-se a bacia branca, coloque as ervas na quantidade que desejar e achar necessário, junto a ervas coloque a água mineral bem devagar, comece a macerar com cuidado, enquanto macera as ervas, faça uma oração a Mãe Oxum, pedindo proteção a ela, peça forças das águas, tanto dos rios quanto das cachoeiras para restabelecer suas forças e energias, trazendo essas forças a sua Coroa.

    Deixe esse banho descansar coberto com um pano branco e principalmente onde ninguém possa mexer nele, pois esse banho só pode ser manipulado pelo filho que vai utilizá-lo.

    Importante: Esse banho não pode ser fervido, para esquentá-lo, caso desejar que fique em uma temperatura mais agradável, esquente um pouco mais de água em um recipiente não metálico e jogue junto à água do banho e as ervas maceradas no momento que for tomar o banho. Esse banho deve ser jogado da cabeça aos pés, após seu banho normal. Acenda uma vela azul anil e faça uma oração a Mamãe Oxum.

    As ervas que serão coadas desse banho podem ser despachadas em um jardim, em um rio de águas limpas ou em uma cachoeira.

BANHO DE PROTEÇÃO AOS FILHOS DE MAMÃE OXUM

    Esse banho deverá ser preparado no dia anterior pela manhã. Deve-se ferver em uma panela cinco litros de água; após fervida, adicionar um punhado das seguintes ervas:

Alfavaca de cobra;
Calêndula;
Cambará;
Colônia;
Erva de Santa Maria;
Jambuaçu;
Macaçá;
Manjericão Branco;
Narciso;
Oripepê;
Oriri;
Pingo D'água;
Santa Luzia.

    Sempre mexendo em sentido horário e com uma colher de pau por aproximadamente cinco minutos. Após esse tempo, desligar o fogo, tampar e deixar em infusão por 5 horas. Coar e após seu banho normal, jogar esse banho dos ombros até os pés. As ervas que foram coadas podem ser despachadas em um rio de água corrente ou em um jardim. Desejando pode acender uma vela azul anil e fazer uma oração a Mamãe Oxum.


    A fé que estamos dispostos a demonstrar é que faz as firmezas desses banhos, façamos com boas intenções e extremo de fé.


    Salve a nossa linda e amada Mãe Oxum!

Aieieu Mamãe Oxum!

Carlos de Ogum

sábado, 10 de novembro de 2018

Orixá Regente do Ano de 2019




    Caminhamos para o final do ano de 2018, ano esse que foi regido por Pai Xangô e Mãe Iansã, e pudemos observar que o ano começou um pouco mais lento, porém a partir da metade do ano o tempo nos pareceu ter dado uma acelerada, fazendo assim com que mal percebêssemos que já está quase se findando e se findando com muitos acontecimentos, bons e ruins.

    Após uma breve reflexão, podemos perceber o quanto buscamos estar na presença de Deus, nosso Pai Maior e assim tentar trazer mais evolução a nossa caminhada. Será que conseguimos?

    Em 2018 passamos vários momentos agradáveis, porém passamos por muitos dias desoladores. Tivemos muitas lições dadas, algumas que podemos compreender e outras que nem entendemos como lição.

    E assim o ano de 2018 está quase de partida.

    Sonhamos com um ano melhor, desejamos uma nova era, um caminho novo e mais agradável, desejamos novos ensinamentos para buscarmos novos rumos.

    Temos a compreensão de que a cada ano que nasce, nasce em nós novas esperanças, mais elevação a nossa fé, mais crença na humanidade, e assim tentamos com tudo isso sonhar mais alto e ter em nossas mãos a possibilidade nova de buscarmos a tão desejada elevação espiritual.

    Por isso que a cada novo ciclo, a cada entrada de um novo ano, nós, sendo umbandistas ou não, temos uma grande vontade de saber qual, ou quais, os Orixás que irá ou irão reger esses 365 dias de batalhas para irmos ao encontro da tão buscada evolução espiritual, e tentarmos finalizar mais um ciclo de nossa caminhada terrena.

    E como todo ano é feito, foram jogados os sagrados Búzios em nossa casa, dessa vez pelo amado Pai Antero, que revelou a todos nós essa informação, sendo ela confirmada pelos queridos também Pretos Velhos, Vovô Rei Congo das Almas e VovôBenedito da Calunga.

    E hoje, com todo carinho, estaremos passando as informações divulgadas por essas divindades da nossa linda Umbanda


    No ano de 2019 o Orixá regente será Pai Ogum, que regerá intensamente por todo ano, tendo como companhia, a partir do mês de junho, a linda e esplendorosa Mãe Nanã Buruquê.


    Resumindo e respondendo a pergunta, mais simplesmente, ao ser perguntado qual Orixá vai reger o ano de 2019, podemos certamente dizer Pai Ogum, que será o Orixá dominante desse ano.

    O ano de 2019 será um ano de muitas batalhas, lutas intensas e por ser Pai Ogum um Orixá guerreiro, que tem ligação extrema com a guerra e a paz, simbolizando a vitória e todas as conquistas, teremos um ano muito competitivo e só chegará a seu objetivo aquele que realmente lutar, que buscar seu caminho, que tiver atitude par vencer.

    Ogum é um grande guerreiro, senhor soberano da Execução da Lei Espiritual, e assim será o ano de 2019, o ano de executar a lei, o ano de cobrar daqueles que erraram a busca do acerto.

    2019 será um ano um tanto conservador, mas devemos nos manter na racionalidade, pois o ano nos trará uma impulsividade extrema e assim sendo, devemos ficar afastados de mazelas desnecessárias, evitar a todo custo confusões ou brigas. A humanidade estará um tanto menos tolerante com tudo e com todos.

    O ano de 2019 será bem rápido, assim como o segundo semestre de 2018, teremos dias nos parecendo mais curtos e com boa intensidade de frio.

    Com a energização de Pai Ogum no ano que vai entrar, devemos evitar agir antes de pensar, principalmente para os filhos desse Orixá, pois 2019 não será um ano muito tranquilo para esses filhos.

    Teremos dias intensos, barreiras e obstáculos que deveremos vencer acima de tudo. Teremos fatos em nossa vida que não teremos como adiar, deveremos encarar seja como for, para assim vencer a maratona que será o ano de 2019.

    Para os que tiverem decisões a tomar, tome-as, sem pestanejar, pois é isso que Ogum espera de nós: força e atitude.

    Devemos nos manter em linha reta, devemos tentar nos colocar longe e fora da ganância e da cobiça que o mundo materialista nos mostra a todo o momento, nos despertar e nos focar nas coisas que acreditamos ser mais importantes para nossa vida e nossa evolução.

    Como sabemos, Ogum é um poderoso Orixá, senhor do ferro e do fogo, defensor da lei e da ordem e em 2019 Pai Ogum dará o segmento ao que Xangô começou em 2018, ou seja, a justiça sendo feita, Xangô julga e Ogum executa a sentença, assim será. Para aqueles que foram julgados por Xangô, serão cobrados agora por Ogum, portanto aquele que buscou a paz em 2018 terá a paz em 2019, porém para aqueles que ignoraram a justiça no ano de Xangô pagarão bem caro agora no ano de Ogum.

    Teremos em 2019 muitos avanços na tecnologia, muitas descobertas serão feitas, e isso em todas as áreas, o conhecimento estará em alta, e para aquele que buscar o caminho da informação, dos estudos, será agraciado com as bênçãos de Ogum, podendo crescer tanto pessoalmente, quanto socialmente, e para isso devemos batalhar junto ao Orixá guerreiro, e assim sendo, certamente será vitorioso na busca do bem.

    Ogum é um justiceiro nato e ele fará muitas verdades aparecerem, os hipócritas serão desmascarados, tanto no âmbito pessoal, profissional e principalmente político.

    O ano de Ogum também é muito propício para aberturas de negócios próprios, para busca de novos caminhos, para realizações de sonhos, porém somente para aquelas pessoas que demonstram plena atitude, pois para aqueles que não demonstrarem, o ano vai ser muito difícil, vai ser como se remar contra a maré.

    A grande dica na verdade dada por nossas Entidades de Luz é evitar as discórdias, demonstrar atitude, cuidado nas palavras ditas, evitar a intolerância, pois em 2019 as pessoas estarão em autodefesa, buscando cada uma a sua própria visão sobre os fatos do cotidiano, fazendo assim com que a intolerância cresça, dando abertura a perigosos obsessores, que buscam se energizar com as falhas de caráter de todos, além dos vícios de sentimento, entre esses vícios, o principal para o ano de 2019: o orgulho.

    A busca de poder dentro da humanidade poderá trazer grandes batalhas e isso será um grande diferencial desse ano.

    Foi recomendado precaução com os gastos desnecessários, pois para aquele que não se preveniu no ano de Xangô, poderá ter um ano de Ogum com alguma dificuldade na área de gastos pessoais.

    Foi dito que em 2019 teremos muitos desencarnes por ferro retorcido, ou seja, muitos acidentes automobilísticos, aéreos, ou por qualquer tipo de meio de transporte que tenha a ligação do ferro e do fogo.

    O ano de 2019, tendo também a influência da vovozinha Nanã Buruquê no segundo semestre, será um ano de reflexão, de cuidados com os familiares, de busca com o próprio ser.

    A partir do meio do ano teremos mais serenidade, mais oportunidade para voltarmos atrás em algo que possamos ter errado, seremos mais tolerantes com todos e para aquele que se dedicar a fazer o bem, certamente receberá o bem de uma forma mais intensa.

    Contudo, estaremos menos propícios a conversas que não tem muito fundamento, amizades que não se dedicam intensamente, a vida social mais agitada, teremos uma grande vontade de estar em lugares calmos e tranquilos, porém quando não conseguimos esse feito, ficaremos com o humor abalado, podendo até mesmo ficarmos arredios a tudo e a todos.

    Na junção de Ogum com Nanã, iremos da guerra a paz no mesmo instante, e assim devemos ter muito cuidado com o que poderemos falar, agir, ou pensar, pois poderemos perder o foco das coisas, deixar a adrenalina da busca de objetivos baixar e assim perdermos muitas coisas, no qual não teremos condições de fazer retornar para o caminho devido.

    Devemos ficar atentos aos fenômenos da Natureza, fenômenos como enchentes, tufões e terremotos de grandes proporções. A Natureza está acuada, e Ogum sendo Orixá guerreiro estará em combate para auxiliar que ela se defenda de tudo e de todos.

    2019 será um ano como dito já, de estabelecermos objetivos, e partir para cima desses objetivos, pois só assim conseguiremos terminar o ano de uma forma agradável, a nós, a quem nos cercam, e ao mundo que pertencemos.

    Em 2019 devemos evitar as mazelas, as guerras desnecessárias, os vícios que tanto nos fazem mal, a ociosidade, a falta de objetivo, o orgulho, os maus sentimentos, enfim tudo que vai em desacordo com a força de Ogum e a serenidade de Nanã Buruquê.

    Que Deus abençoe nossa caminhada nesse novo ano de muitas lutas, e com muita dedicação, teremos muitas conquistas.

    Esperamos que todos os amigos entrem com muita fé nas vitórias pessoais nesse próximo ano.

    Que Pai Ogum e a doce Mãe Nanã Buruquê nos deem caminhos de luz nessa nova jornada, e que todos os Orixás e todas as Entidades de Luz nos protejam por todo ano de 2019.



        Patacori Ogum!

    

     Saluba Nanã Buruquê!

   

   Que assim seja!

Carlos de Ogum