domingo, 20 de outubro de 2019

Entendendo o que é Assentamento na Umbanda




    Assim como já falamos dos firmamentos, vamos agora falar sobre os assentamentos, e como já foi explicado nos Gongares dos terreiros, casas, templos de Umbanda temos tanto os firmamentos quanto os assentamentos.

    Mas o que seriam esses assentamentos, e o que eles representam?

    O assentamento é uma força extrema e assentada, enraizada, plantada, que ficará ali pelo tempo desejado por quem assentou, ao contrário do firmamento, que ficará ali enquanto uma vela estiver acesa, por exemplo, ao se findar essa vela o firmamento se finda.

    O assentamento é uma base bem estruturada e bem sustentada para dar força aos trabalhos espirituais, normalmente o assentamento é à força de sustentação do templo de Umbanda, que auxilia no recebimento de pessoas.

    Nos terreiros estruturados se faz uso normalmente de dois principais assentamentos, que são o assentamento do Gongá e o assentamento da Tronqueira.

    Esses dois pontos dos terreiros são de extrema importância, pois a Tronqueira que fecha a entrada do terreiro, afastando todo e qualquer tipo de espírito sem luz que possa ter a intenção de atrapalhar os trabalhos, e o assentamento do Gongá é para que todos os filhos tenham um apoio espiritual do dirigente da casa, fazendo assim um bom trabalho junto as Entidades de Luz.

    No Gongá se faz normalmente o assentamento para o Orixá de frente do seu dirigente encarnado, Pai, Mãe de Santo, responsável pela casa.

    Na Tronqueira se faz os assentamentos para o Exu ou Pombo Gira do dirigente da casa, ou seja, para os Guardiões que acompanha esse Zelador.

    O assentamento de um terreiro, ou casa, ou templo de Umbanda pode ser feito com elementos da natureza na força do Orixá ou da Entidade Mentora da casa, e normalmente será o mesmo que indicará quando, como e com o que deverá ser feito esse assentamento.

    Devemos entender que o assentamento é a sustentação dos trabalhos de um terreiro, e não é fundamento, é sustentação ao trabalho da casa, o fundamento é a teoria da religião de Umbanda.

    Quando se recebe uma ordem de montar um terreiro à primeira providência a ser tomada é assentar essa casa, ou seja, fazer o fundamento particular daquela casa, dentro das regras e leis do Orixá ou da Entidade Mentora do seu futuro Zelador.

    Na maioria das vezes esses assentamentos podem ser feitos por diversos elementos da natureza, porém um dos mais utilizados é o Otá, ou seja, no idioma Nagô iorubá, significa pedra.

    Devemos esclarecer que não se deve pedir a terceiros que assentem o futuro terreiro, pois o correto é que o Mentor do médium responsável diga como será feito esse assentamento.

    Vejamos que se o médium tiver certa insegurança para fazer esse assentamento, certamente ele não estará preparado para dirigir uma casa de Umbanda. Seria recomendado aguardar o momento mais propicio, pois o tempo trará mais firmeza e maturidade para tal missão, e assim não trazer mazelas a terceiros, ou a si próprio.

    Devemos entender também que não se deve copiar um assentamento de alguma outra casa, pois muitos Zeladores de Umbanda acreditam ter que acompanhar assentamentos mirabolantes, como por exemplo, a de uma casa de Candomblé, que nada tem a ver com os assentamentos da Umbanda, pois normalmente não tem nada de simplicidade, assim como e de praxe na Umbanda, que busca a demonstrar humildade e simplicidade extrema.

    Na Umbanda se diz que ninguém assenta fora o que não está assentado dentro, essa é uma das grandes lições da Umbanda no que se refere a assentamento, ou seja, devemos antes de tudo ter amor, carinho, dedicação, caridade para com a Umbanda e a quem a procura, pois o terreiro é exteriorização do que está dentro de você, ou seja, receber pessoas, fatos, problemas alheios de assistentes, devemos recebê-los antes em nossos corações. Portanto devemos mostrar em nossos assentamentos aquilo que devemos mostrar caridosamente e humildemente a nossos assistentes, sendo assim basta um assentamento simples, feito com muito amor, sem muitos elementos naturais, mas com extrema quantidade de caridade, amor e carinho, principalmente demonstrar toda a verdade no que está destinado a ser feito, pois ali estará a sua verdade.


    Faça com amor seu assentamento, caso seja necessário um dia cumprir essa missão.

    Salve a Umbanda, salve os terreiros e seus assentamentos.



Carlos de Ogum

38 comentários:

  1. É algo tão importante e ao mesmo tempo tão simples; uma pena que muitos terreiros não tem seu assentamento feito da maneira correta, com amor e simplicidade.

    Axé!

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  2. Paizinho, agora está lindo, li sobre os firmamentos e agora li sobre os
    assentamentos, entendi direitinho a diferença de um para o outro. E
    novamente lhe agradeço imensamente pela linda aula. Beijinhos da
    Clarinha.

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  3. Salve todos os acentamentos;

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  4. Muito boa a explanação

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  5. Sem tirar nem por, uma verdadeira colocação de mestre.

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  6. Amei as explanações. Saravá.

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  7. Parabens pelo texto e toda a sua sabedoria pai.

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  8. Nota mil pai, grande ensinamento.

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  9. Bençãos pai, muito bem explicado. Salve os assentamentos.

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  10. Obrigada pela aulinha maravilhosa sobre assentamentos.

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  11. Sensacional, estive perguntando sobre isso no terreiro e disseram que
    não poderiam dar informações. Nada entendi. Mas agradeço imensamente o
    texto.

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  12. Saravá os assentamentos.

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  13. Nota um milhão para todas essas aulas. Saravá

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  14. Salve os assentamentos de todas as casas.

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  15. Adorei a aula. Salve os assentamentos.

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  16. Parabens pela bela explicação. Saravá.

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  17. Assentar uma casa é muito importante, obrigado pela aula.

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  18. Saravá pai, vou seguir na nossa casa. Salve Umbanda.

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  19. Sarava a Umbanda e seus assentamentos.

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  20. Muito bom, adorei os assentamentos e seu texto.

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  21. Casa firme tem que ter bom assentamento. Parabens.

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  22. Colocação perfeita. Salve.

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  23. Adoro essas aulas de Pai Carlos, me faz muito bem e mais firme na
    umbanda.

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