Como já sabemos a
religião de Umbanda prega as leis da caridade, do amor, da dedicação, do
auxilio ao próximo, assim como Jesus determinou, e além dessas leis, a Umbanda
também prega que deve ser respeitado acima de qualquer dogma, de qualquer casa,
ou de qualquer opinião de líderes religiosos, o nosso livre arbítrio.
Sendo assim quando
somos de uma casa de Umbanda devemos colocar em nossa mente que o nosso livre
arbítrio é a parte mais importante para nós mesmos para seguirmos um caminho
espiritualista, da mesma forma que devemos fazer em nosso dia a dia.
Só assim temos a
capacidade moral, pessoal, psicológica e principalmente espiritual de seguirmos
o caminho determinado a nós mesmos, sem ter desculpas, engrandecer ou culpar
nossos semelhantes por fatos que podem ser certos ou errados nessa nossa
caminhada rumo a nossa evolução espiritual.
Sendo explicado
esse ponto do livre arbítrio na visão da religião umbandista, podemos ficar com
algumas perguntas em nossa mente.
Por que então que uma religião que prega
respeitar o livre arbítrio tem junto a seus filhos a divisão da hierarquia?
Por que colocarmos uma nomenclatura para
demonstrar graus nessa hierarquia diferenciando um filho da casa de outro
filho, sendo que todos estão ali por seu livre arbítrio, e com as mesmas
intenções de caridade a seu próximo?
Será que essa hierarquia não trará certo
grau de militarismo para dentro do terreiro, onde o mais graduado inibe o livre
arbítrio do menos graduado?
As respostas podem
ser várias, porém essa possível inibição do livre arbítrio de um filho de um
terreiro de Umbanda feito por outro que tenha uma hierarquia maior dentro da
casa, também é um livre arbítrio, o livre arbítrio da compreensão de que essa
hierarquia é apenas para dividir as tarefas e as responsabilidades dos filhos
dentro do terreiro, além de demonstrar o que é desejado pelo responsável, pelo
Mentor e pelas as Entidades daquela casa, para o filho em questão.
Portanto essa
hierarquia deve ser conduzida por uma Entidade de Luz da casa, sendo ela
Mentora ou não, para que assim os vícios de sentimentos humanos não tragam
constrangimentos ao filho que tenha um grau hierárquico menor, fazendo com que
um filho que não esteja preparado espiritualmente e psicologicamente, receber a
função de ter um poder hierárquico maior, e abusar dessa confiança nele
colocada.
Sendo assim, quando
se é dividido hierarquicamente responsabilidades do terreiro dentre os filhos
da casa, as Entidades de Luz sabem exatamente quem as merece, quem está
preparado para recebê-las, quem é digno, quem utilizará esse poder hierárquico
para trazer luz para a casa e para os médiuns dessa casa, além de ter um
desenvolvimento mediúnico e espiritual compatível com seu lugar dentro dessa
hierarquia.
Abaixo colocarei
algumas nomenclaturas que seguem a hierarquia dentro da Umbanda, sendo que
algumas dessas vem do Candomblé, e uma boa parte de médiuns de Umbanda nunca
ouviram falar, porém em alguns terreiros esses termos são utilizados para
diferenciar os médiuns e suas responsabilidades.
Estaremos colocando
as hierarquias de uma forma crescente, ou seja, da menor para a maior, dentro
do tempo de terreiro, da responsabilidade de cada um, do grau de
desenvolvimento mediúnico e espiritual de cada um e dentro das recomendações
dadas pelas Entidades de Luz e os Mentores da casa.
- ABIÃ: Também chamado em algumas casas de
Noviço ou Noviça, essas nomenclaturas são dadas para aquelas pessoas que
iniciam frequentando o terreiro primeiramente como assistente, e tem na maioria
das vezes o desejo de ingressar na religião de Umbanda, pode ser dado essa nomenclatura
tanto para os filhos, quanto para as filhas que estão com intenção de fazerem
parte da casa.
Essas pessoas
frequentam regularmente as Giras e sessões, e elas não são iniciadas dentro do
terreiro ainda, normalmente vem como consulentes por algum motivo particular se
interessam em demasia pela religião, se tornam fiéis e dessa maneira viram
assistentes, porém sem serem iniciados na religião e nem no terreiro.
Os filhos que levam
a nomenclatura de Abiã tem como responsabilidade pequenas tarefas no terreiro
- COTA: Seria a mesma coisa que Abiã ou
Noviça, porém apenas as mulheres recebem esse nome em alguns terreiros. Assim
como o Abiã as suas responsabilidades são pequenas tarefas determinadas pela
Yalorixá ou pelo Babalorixá da casa. Elas também não são iniciadas na religião,
e são vistas como assistentes.
- CAMBONO: Apesar de estar em uma condição
hierárquica menor, o Cambono ou Cambone, é um personagem muito importante
dentro de qualquer terreiro de Umbanda, ele é um grande ajudante anônimo dentro
de todas as Giras, tem várias responsabilidades, mesmo que essas sejam mais
modestas, um trabalhador sem igual, em que as Entidades de Luz podem confiar em
sua descrição junto a qualquer consulta feita. Ele pode ser tanto do sexo feminino
quanto masculino, e em muitas vezes uma Entidade de Luz só permite que o mesmo
Cambono trabalhe junto a ela, pois tem afinidade e confiança extrema nesse
nobre personagem.
Lembrando que a
maioria dos Cambonos ao fazerem sua iniciação deixam de ser Cambonos.
- YAÔ: São os filhos ou filhas de santo,
pessoas iniciadas na religião de Umbanda, e tem o propósito de se manter dentro
do terreiro para aprendizagem, trabalhos e auxílios nas Giras da casa. Esses
podem ser considerados os verdadeiros e únicos filhos e filhas de santo.
Poderá esse filho
ou filha, dentro da determinação das Entidades de Luz, dentro do livre arbítrio
desse filho ou filha, dentro das regras do terreiro em questão e dentro das
leis umbandistas, quem poderá tomar conta desse terreiro futuramente ou fundar
o seu próprio.
- YABACÊ: Ela é responsável pela preparação
das comidas ritualísticas do terreiro, conhecida também como "cozinheira
de santo", porém são pouquíssimos os terreiros que tem essa função em
destaque, pelo modo diferenciado de oferendas feitas na Umbanda.
- YATABEXÊ: Na maioria dos terreiros esse nome é
desconhecido, pois chamam essa função de Ogã, e ele é o solista da casa, tem a responsabilidade
de cantar para todas as Entidades de Luz que se apresentam no terreiro naquele
Xirê (cerimônia). E essa apresentação deve ser feita juntamente com os Ogãs
Alabês.
- OGÃ ALABÊ: Eles são os responsáveis pelo toque
nos atabaques, auxiliam nas cantigas, e firmam a corimba para as vibrações necessárias
para as incorporações nos médiuns desenvolvidos para receberem as Entidades de
luz.
- DAGÃ: É a filha com maior tempo nas
obrigações do terreiro, é que auxilia e ensina os filhos mais novos todas as
obrigações, regras e leis do terreiro segundo as determinações das Entidades de
Luz, do Babalorixá ou Yalorixá. Tem como uma das responsabilidades principais o
firmamento da Tronqueira quando assim é determinada pelos responsáveis do terreiro,
também pode auxiliar nas cantigas solistas, na defumação, no cruzamento da
casa, além de supervisionar os trabalhos de Cambonos.
A Dagã só receberá
esse título após completar 7 anos de aprendizagem dos conceitos umbandistas e
das regras gerais da casa e da Umbanda, e isso se for determinado pelas
Entidades de Luz e com o aval do Babalorixá ou Yalorixá.
Quando se tem Giras
de linha de esquerda anteriores do da direita, a Dagã também tem a função de
solicitar a partida dos Exús antes do próximo culto, para que assim se possa
dar andamento aos trabalhos.
- EBÂMI ou EBAMÍ: É o filho com maior tempo nas
obrigações do terreiro, tendo as mesmas funções e obrigações da Dagã, inclusive
a solicitação da partida de Exú quando se está se findando uma Gira de Esquerda
e iniciando uma de direita.
Uma observação
importante é que o Ebâmi ou Ebamí é o mesmo nível da Dagã, a diferença é que
Ebâmi ou Ebamí é nomenclatura para o sexo masculino e Dagã é para o sexo
feminino.
- APETEBI: Mulher que obrigatoriamente deverá
ter Oxum como Mãe e regente de sua Coroa, preparada após 7 anos de terreiro
para ser a única mulher que poderá jogar os Búzios. Em terreiros de Umbanda a
Apetebi é uma raridade, normalmente só os homens tem a função de abrir o Ifá.
- YAKEKERÊ: Na maioria dos terreiros de Umbanda
a Yakekerê é chamada de "Mãe Pequena", porém a Mãe Pequena é uma
função determinada pela Yalorixá ou pelo Babalorixá, enquanto a Yakekerê vem
por determinação direta das Entidades de Luz, e essa é preparada dentro da
aprendizagem das leis e regras tanto do terreiro quanto os da Umbanda. Ela, a Yakekerê
após 21 anos de trabalhos no terreiro pode se tornar uma Yalorixá, pois ela é a
substituta direta da chefe do terreiro.
A filha que tem por
determinação de se intitular Yakekerê tem a possibilidade do aceite ou não,
porém ao aceitar essa função ela deverá entender que se tornará o braço direito
da Yalorixá ou mesmo do Babalorixá, caso a casa não tenha um Babakekerê.
A Yakekerê poderá
abrir trabalhos, firmar Giras, fazer assentamentos, firmamentos, e se caso
necessário ficar no lugar da Yalorixá ou do Babalorixá, na chefia da Gira,
dentre abertura até o fechamento.
- BABAKEKERÊ: Conhecido na maioria dos terreiros
de Umbanda como "Pai Pequeno", e da mesma forma que a Mãe Pequena, ele
tem essa função determinada pelo Babalorixá ou pela Yalorixá, e o Babakekerê
vem por determinação das Entidades de Luz.
Assim como a
Yakekerê, o Babakekerê também poderá se tornar um Babalorixá após seus 21 anos
dentro da aprendizagem no terreiro.
Portanto tanto o
Babakekerê quanto a Yakekerê tem o mesmo nível dentro do terreiro, sendo quase
a mesma coisa, a diferença está que o Babakekerê é uma nomenclatura para as pessoas
de gênero masculino e a Yakekerê são para as pessoas de gênero feminino, e
outra diferença é que o Babakekerê tem a possibilidade de conduzir o Ifá, ou
seja, o jogo de Búzios.
- YALORIXÁ: Na maioria dos terreiros é conhecida
também como "Mãe de Santo", é a maior autoridade feminina dentro de
um terreiro de Umbanda. Responsável pelos trabalhos espirituais, pelo
desenvolvimento mediúnico e espiritual dos filhos, aberturas e fechamentos de
Giras, pelos trabalhos administrativos de uma casa.
- BABALORIXÁ: Conhecido na maioria dos terreiros
como "Pai de Santo", ele é a segunda maior autoridade encarnada
dentro da Umbanda, exerce toda e qualquer função dentro do terreiro, deverá ser
respeitado como líder da casa, grande conhecedor de trabalhos espirituais, tem
todas as possibilidades de determinar níveis hierárquicos a todos os filhos do terreiro,
grande conhecedor do desenvolvimento mediúnico, espiritual ou pessoal, de todos
os frequentadores das Correntes e Giras, tem a sabedoria espiritual para
conduzir os Ogãs, solistas, Cambonos, Ebâmis, Dagãs, entre outros.
Está preparado para
verificação de Pontos Riscados de todas as Entidades, determinar os erros e
acertos desse ponto para ver a preparação do médium, fazer todo e qualquer tipo
de firmamento, assentamento, descarregos, desobsessões, entre outros tipos de
trabalhos especiais possíveis no terreiro.
O Babalorixá pode
fazer batizados, casamentos, extremunções, tanto dentro do terreiro quanto fora
dele, além de poder abrir o um jogo de Búzios, pois ele é um grande conhecedor
do Ifá.
- BABALAÔ: É o Babalorixá após 21 anos de
feitura, a maior autoridade encarnada dentro da Umbanda, o grande conhecedor de
todas as regras, leis, atos, ações, ensinamentos, assentamentos, firmamentos, o
grande desvendador de todas as dúvidas de todos os filhos de Umbanda, o que deverá
ter todas as respostas a qualquer pergunta ou questionamento espiritual.
Grande conhecedor
de todas e quaisquer funções da Umbanda, ele está preparado para qualquer
situação espiritual, desde um simples passe (mesmo não estando incorporado),
até uma busca de espíritos perdidos nas profundezas da Quimbanda (eterna
desavença da Umbanda) caso necessário.
Tem o Ifá como seu
companheiro aliado, e dentre a busca de respostas para as questões das mais
simples até as mais complexas, tem a possibilidade de ter essas respostas nas
leituras de velas, na chama de fogueira, na brasa do carvão, na água, na borra
da terra, entre outras diversas maneiras, cada uma dessas maneiras dentro do grau
e tipo de mediunidade do Babalaô.
O Babalaô como já
dito anteriormente recebe essa nomenclatura após 21 anos de preparo como
Babalorixá, e ele não tem a possibilidade do não aceite ao cargo e a função,
assim como outros níveis hierárquicos dentro da Umbanda, pois essa determinação
é feita exclusivamente pelas Entidades de Luz, pelos Falangeiros, por todas as
linhas de trabalho umbandista e pelos Orixás, portanto quando se é determinado
que um filho será Babalaô, essa determinação ultrapassa até o livre arbítrio,
fato que é extremamente respeitado pela Umbanda.
O Babalaô é o mais
conhecedor de toda a religião umbandista, e após receber esse título deverá se
entregar ao sacerdotismo de uma forma profunda e completa, isso porque são extremamente
raros os verdadeiros Babalaôs.
Dentro da Umbanda,
quando um Babalorixá ou uma Yalorixá tiverem algum tipo de dúvida, desejarem
fazer um Yaô, ou algum tipo de trabalho que esteja fora do alcance desse Babalorixá
ou Yalorixá, eles recorrem ao Babalaô, mesmo sendo esse Babalaô de outro
terreiro ou linha.
E assim se finda as
principais formas de hierarquia dentro da Umbanda, lembrando que nem todos os
terreiros seguem esses preceitos, porém deveriam, para que assim as tradições
umbandistas não se percam, e não fossem abertas tantas casas se dizendo
umbandistas, com preceitos, atos, ações e ensinamentos fora das regras e leis
da nossa sagrada Umbanda.
Para quem deseja saber seus Orixás através do Ifá, entre em
contato com o seguinte endereço de E-mail:
contato.umbandayorima@gmail.com
Por esse endereço de E-mail passaremos o que se faz
necessário para todas as imantações e o Jogo de Búzios propriamente dito.
Texto incrível que reforça ainda mais o quanto o Senhor, meu amado Padrinho, se dedica a Umbanda, procurando conhecer e transmitir esses conhecimentos aos outros.
ResponderExcluirHierarquia com base na dedicação e sem duvidas na humildade de cada um, afinal, sem humildade não há crescimento espiritual na Umbanda.
Texto enriquecedor demais, obrigada por mais esse ensinamento!
Belo texto e uma verdadeira lição
ResponderExcluirMaravilhoso texto e um lindo ensinamento do maior Babalorixá que conheci. Uma verdadeira forma de demonstrar as tradições de nossa amada Umbanda sem colocar a vaidade. Paizinho você é demais. Um orgulho dentro da religião. Salve e beijão da Clarinha
ResponderExcluirMuito boa suas explicações. Saravá.
ResponderExcluirParabens texto muito bom
ResponderExcluirAdorei essa aula pai estou ficando afiadissima no terreiro
ResponderExcluirMuito bom pai vou levar esse texto até meu terreiro e pedir a mãe para passar a todos la
ResponderExcluirQue bela aula
ResponderExcluirAgradeço pai por essas explicações maravilhosas. Saravá
ResponderExcluirSalve pai. Adorei esse texto.
ResponderExcluirAdorei conhecer os niveis da hierarquia na Umbanda. Salve
ResponderExcluirOtimo texto
ResponderExcluirCada nome dificil né pai. Mas adorei conhecer.
ResponderExcluirSempre quis saber sobre hierarquia na Umbanda. Obrigado Pai Carlos.
ResponderExcluirMaravilhoso. Sempre nos ensinando cada vez mais. Axé !
ResponderExcluirPai quero casar na Umbanda achei muito legal poder ser feito casamento pelo Babalorixá.
ResponderExcluirMuito bom gostei muito mesmo parabéns
ResponderExcluirExcelente texto, parabéns!
ResponderExcluirUma aula. Obrigado Pai Carlos. Saravá
ResponderExcluirBelo ensinamento
ResponderExcluirSempre quis saber sobre esse tema, obrigada
ResponderExcluirGostei Pai. Obrigado.
ResponderExcluirAprendi um monte com esse texto. Saravá.
ResponderExcluirSalve a hierarquia bem feita. Saravá
ResponderExcluirAdorei entender sobre a hierarquia na umbanda salve
ResponderExcluirParabéns pelo texto.
ResponderExcluirExcelente, em nosso terreiro as pessoas não entendem pra que a hierarquia, vou levar esse texto la e tentar mostrar que não é vaidade e sim responsabilidade. Parabéns de verdade.
ResponderExcluirBem importante a hierarquia na Umbanda. Eu nunca tinha entendido bem para que
ResponderExcluirservia. Valeuuu Paizinho.
Saravá irmão Carlos, muito bem colocado seu texto parabéns.
ResponderExcluirTexto demais de importante. Muito bom mesmo.
ResponderExcluirParabéns e obrigado por passar esse conhecimento. Axé.
ResponderExcluirSaravá nossa lei da Umbanda. Adorei saber mais.
ResponderExcluirAs leis da Umbanda para mim e muito importante. Parabéns.
ResponderExcluirSou o canbono e gosto muito da minha função, agradeço a colocação dos
ResponderExcluircambonos na hierarquia e ter nos elevado tanto. Um axé.
Maravilha de informações. Saravá.
ResponderExcluirAdoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiii!!!!! Axé e beijos pai.
ResponderExcluirPai, achei de grande valia seu texto. Gostaria de agradecer por tantas
ResponderExcluirinformações. Estou iniciando na Umbanda e seus textos estão me ajudando
muito. Esse eu precisava saber. Muito obrigado mesmo. Axé.
Pai adorei mais esse texto de muita lição. Axé.
ResponderExcluirPai Carlos obrigada pelo texto de luz e lições.
ResponderExcluirAdorei entender sobre a hierarquia na Umbanda
ResponderExcluirAdorei essa aula pai.
ResponderExcluirPai Carlos muito bom seu texto, parabéns
ResponderExcluirMuito bem colocado esse texto a hierarquia e bem importante
ResponderExcluirSalve a hierarquia da Umbanda.
ResponderExcluirPai Carlos, eu adorei cada linha desse texto, me deucondição de entender fatos que antes não tinha entendido. Você é nota mil
ResponderExcluirBeleza de post uma aula. valeu axé
ResponderExcluirSalve a hierarquia da Umbanda.
ResponderExcluirEntendidoo obrigadoo
ResponderExcluirObrigado senhor Pai Carlos de Ogum. São textos assim que busco para
ResponderExcluirpassar a meus irmãos de Umbanda. Alias todos textos de seu blog são
maravilhosos. Saravá e Mucoiô.
Salve, gostei muito de seu texto Carlos. Obrigado por compartilhar.
ResponderExcluirParabéns pelo texto Carlos. De muita valia e bom para entendermos.
ResponderExcluirBom demais. Saravá.
ResponderExcluirInteressante demais seu texto. Parabens.
ResponderExcluirBelo texto. Obrigado
ResponderExcluirUm texto de ensinamento prático. Muito bom
ResponderExcluirParabéns pelo texto. Adorei saber mais sobre hierarquia na Umbanda. Saravá e
ResponderExcluiraxé.
Salve Pai Carlos. Mais um texto nos falando sobre as coisas da
ResponderExcluirUmbanda. Obrigado e saravá.
Mutumbá Carlos. Gosto muito de seu blog, sempre tem textos
ResponderExcluirinteressantes e muito verdadeiro. Saravá.
Gostei Pai, obrigado por esse texto e essa nova aulinha. Saravá.
ResponderExcluirPai Carlos novamente nos presenteando com mais um lindo texto de
ResponderExcluirexttrema valia.
Amo demais um bom texto como esse, nos auxilia a entender tantas coisas
ResponderExcluirna Umbanda.
Adorei valeu por esse texto nota miiiiiiiiil
ResponderExcluirMaravilha de post. Saravá e muntumbá
ResponderExcluirAdorei essas informaçoes; Sarava
ResponderExcluirParabens um texto otimo
ResponderExcluirSalve Oxalá. Salve a hierarquia na Umbanda
ResponderExcluirBelo texto sobre hierarquia na Umbanda
ResponderExcluirBoa tarde Pai Carlos!
ResponderExcluirMuito interessante seu texto!
Muito obrigada por compartilhar esse texto tão importante e necessário.
ResponderExcluirGrande axé
Gostei muito do texto uma aula.
ResponderExcluirParabéns
Muito bem coolocado sua indagação. Parabéns de todos nós umbamdistas
ResponderExcluirPai sou Ogã e me senti muito honrado com esse texto. Obrigado.
ResponderExcluirMaravilhosa aula;. Salve a Umbanda.
ResponderExcluirAmei demais esse texto. Amo seu blog, saravá.
ResponderExcluirQue a luz de Ogum proteja sempre todos os níveis dentro do terreiro.
ResponderExcluirBelissima aula. Sarava
ResponderExcluirLindo Texto!
ResponderExcluirSalve a presença e o trabalho correto da Umbanda.
Salve todos os trabalhadores de todos os terreiros.
ResponderExcluirExcelente lição. Muito bom para nós umbandistas.
ResponderExcluirUm dos maiores simbolos da Umbanda, a humildade mesmo com diferença na
ResponderExcluirhierarquia. Lindo texto.
Maravilhoso texto
ResponderExcluirSalve a Umbanda Pai.
ResponderExcluirQue Oxalá abençoe a todos trabalhadores.
ResponderExcluirObrigado por lembrar desses médiuns maravilhosos, em que a Umbanda
ResponderExcluirnão seria a mesma coisa sem eles, desde a assistencia até o Babalaô, são
todos divinos.
Que Ogum eleve todos os filhos da casa. E que nunca deixemos os
ResponderExcluirobsessores nunca atrapalharem essa bela e ardua caminhada.
Saravá Umbanda querida, saravá os filhos que respeitam a hierarquia.
ResponderExcluirUma benção a todos irmãos de todos niveis de hierarquia.
ResponderExcluirTexto mais que demais. Axé
ResponderExcluirAmo esse blog, nos ensina muita coisa.
ResponderExcluirSaravá a todos os Umbandistas. Bençãos a todos.
ResponderExcluirSalve a hierarquia
ResponderExcluirMuito bem colocado
ResponderExcluirLindo falar da Umbanda assim. Amo vocês.
ResponderExcluirSalve sua casa pai, salve seus filhos
ResponderExcluirUm texto de grande valor que demonstra o respeito a esses médiuns
ResponderExcluirbenditos.
Salve a Umbanda e a suas leis.
ResponderExcluirLinda e merecida homenagem aos filhos da Umbanda.
ResponderExcluirUma belezura de texto; Salve todos os umbandistas.
ResponderExcluirSaravá Pai Carlos. Sou Babakekerê em uma casa a 18 anos e adorei a suas
ResponderExcluircolocações. Parabéns.
Queria muito ser cambona de uma casa daqui mas ainda nao deixaram eu entrar
ResponderExcluirAula bela Muito obrigado. Mucoiô.
ResponderExcluirParabéns pelo texto. Axé e saravá.
ResponderExcluirSalve a Umbanda.
ResponderExcluirSaravá os umbandistas e Cambonos de minha casa.
ResponderExcluirSalve a Umbanda.
ResponderExcluirSalve as leis.
ResponderExcluirTenho certeza que todos os umbandistas que lerem esse texto vão se
ResponderExcluirsentir homenageados e respeitados. Parabéns pai Carlos.
Muntumbá.
Adorei sarava
ResponderExcluirUma das mais importantes tarefas dentro do terreiro, e saber respeitar
ResponderExcluirseus semelhantes e a hierarquia.
Parabéns ao autor.
Lindo demais pai. Salve todos os filhos da Umbanda.
ResponderExcluirSalve todos os umbandistas
ResponderExcluirOtimo texto para aprendermos varias coisas na Ummbanda
ResponderExcluirSalve a Umbanda e sua hierarquia.
ResponderExcluirMuito bem colocado.
ResponderExcluirBom termos aula assim. Obrigada pai.
ResponderExcluirMuito bem colocado esse tema. Saravá.
ResponderExcluirSalve os Umbandistas
ResponderExcluirSalve a Umbanda
ResponderExcluirBela aula. Axé
ResponderExcluirSalve todos os umbandistas de luz e de amor pela Umbanda.
ResponderExcluirSalve pai, adorei entender sobre a hierarquia na Umbanda
ResponderExcluirDivino texto. Saravá
ResponderExcluirMaravilhosa homenagem aos umbandistas. Salve
ResponderExcluirLindo texto os umbandistas merecem. Salve
ResponderExcluirSalve Umbandistas
ResponderExcluirAdorei os nomes, queria ter a nomenclatura de Dagã, amei.
ResponderExcluirObrigado pelo texto, sou de umbanda e um grande estudioso adoro seu blog e tenho muita vontade de conhecer vc pessoalmente. Um verdadeiro professor de umbanda. Saravá e mucoiô
ResponderExcluirLindo ensinamento, eu estou em terreiros a 30 anos e nunca me ensinaram algo assim. Muito Obrigado.
ResponderExcluirSaravá umbandistas.
ResponderExcluirUm abração Pai Carlos, adoramos o texto aqui.
ResponderExcluirSalve
ResponderExcluirGostei bastante de todas essas informações mega importantes para quem deseja levar a Umbanda a sério. Parabéns e muito obrigado pelo texto.
ResponderExcluirSalve todos que fazem parte de um bom terreiro. Saravá.
ResponderExcluirA hierarquia é o que nos move!
ResponderExcluirLindo texto, ótima explicação.
A hierarquia é individual... Uma mola para nossas vidas.
ResponderExcluirInteressante o texto.
Salve Pai Carlos. Lindo texto sobre a hierarquia.
ResponderExcluirBom demais esse texto Pai. Axé
ResponderExcluirMaravilhoso texto mostrando a hierarquia
ResponderExcluirAdorei Pai boa lição em tudo descrito
ResponderExcluirUma lição Pai, obrigado por me mostrar o caminho.
ResponderExcluirQuerido Pai Carlos, como sempre uma luz na vida de todos. Estava hoje
ResponderExcluirbuscando mais ensinamentos e abri seu blog e me deparo com esse texto
divino
O senhor é realmente uma luz a todos que buscam um caminho
benção amado pai Carlos.
Saravá Pai, precisava mesmo desse texto. Salve.
ResponderExcluirSalve a Umbanda e seus filhos
ResponderExcluirQue Deus abençoe a hierarquia na sagrada Umbanda
ResponderExcluirAmei seu texto amigo. Parabéns.
ResponderExcluirSua inteligencia espiritual contagia pai Carlos. Muito obrigada
ResponderExcluirParabéns pelo texto Pai Carlos, uma luz na vida de quem precisa de
ResponderExcluiraprender mais.
Abençoado aos filhos que levam a Umbanda a sério.
ResponderExcluirObrigado meu irmão de Umbanda por escrever
essas linhas tão importantes na vida de todos.
Salve Pai otimo texto.
ResponderExcluirObrigado Carlos, sempre postando coisas maravilhosas e uteis.
ResponderExcluirMaravilha seu texto sobre a hierarquia. Gratificante ler coisas assim.
ResponderExcluirSalve nossa hierarquia
ResponderExcluirSalve os terreiros de Umbanda que usam as leis corretas.
ResponderExcluirA hierarquia é o caminho das coisas certas. Otimo texto.
ResponderExcluirAbençoado seja as pessoas que tem a Umbanda no coração e levam ela a
ResponderExcluirsério. Parabéns.
Pai Carlos, seu texto foi muito bem colocado. Parabéns.
ResponderExcluirHierarquia pequena palavra de grandes caminhos. Salve nossa Umbanda
ResponderExcluirGosto muito de seus textos pai carlos. salve a umbanda e sua hierarquia.
ResponderExcluirUm axé especial a todos os irmãos ligados na umbanda. Salve sua coroa Pai
ResponderExcluirCarlos. Lindo texto.
Sensacional texto de muita inteligencia e humildade.
ResponderExcluirOieeeee Pai Carlos adorei seu texto. Muito obrigadinha.
ResponderExcluirAmém a nossa Umbanda. Bença
ResponderExcluirParabens adorei
ResponderExcluirSalve pai. Salve a hierarquia salve a Umbanda
ResponderExcluirBom texto, uma aula.
ResponderExcluirSalve nossa Umbanda Sagrada. Lindo texto
ResponderExcluirSaravá as forças e leis da umbanda
ResponderExcluirParabens uma verdadeira aula de Umbanda.
ResponderExcluirSalve pai. Muito bem explicado seu texto. Abraços.
ResponderExcluirSalve. Adorei esse texto e me trouxe ao caminho da umbanda, as vezes
ResponderExcluiresqueço de como ela é linda.
Uma aula muito produtiva obrigada.
ResponderExcluirParabens pai colocou a hierarquia de uma forma que não cause orgulho nos filhos.
ResponderExcluirSalve pai. Salve a lei umbandista
ResponderExcluirAbençoe senhor a minha vida e eleve a sagrada Umbanda de Jesus.
ResponderExcluirAmados temos que elevar nossa Umbanda sim. Deus quer isso. Saravá a todos
Lindo demais sarava a Umbanda.
ResponderExcluirGostei muito desse texto amigo Carlos de Ogum. Refleti bastante.
ResponderExcluirPai Carlos, a alguns meses atras conversei com você sobre minha mãe de
ResponderExcluirSanto, e agora lendo esse tema vi que ela usa dessa hierarquia para
maltratar os filhos da casa, e como você colocou bem colocado que é
apenas um modo de divisão de tarefas no terreiro, notei que ela usa para
ser maior e tentar mostrar superioridade. Errado isso né pai, e assim
sendo queria muito mais muito mesmo ser filha de seu terreiro. Beijos e
parabéns por ser como é.
Amo minha Umbanda. Axé.
ResponderExcluirSaravá a umbanda religião que me ensinou a seguir no caminho correto.
ResponderExcluirQue Oxalá o abençoe cada vez mais. Gratidão sempre, por todo
ResponderExcluirensinamento e luz.
Se não fosse a Umbanda eu não seria ninguém.
Maravilhoso demais esse texto. Fé sempre a todos nós
ResponderExcluirSalve nossa Umbanda. Luz a todos.
ResponderExcluirMuita luz e dicas boas nesse texto. Parabéns.
ResponderExcluirMuito bem colocado o livre arbitrio e a humildade. parabens
ResponderExcluirTexto inteligentissimo.
ResponderExcluirSalve a Umbanda.
ResponderExcluirSalve nossa amada e sagrada umbanda de luz.
ResponderExcluirBelo ensinamento pai. Saravá
ResponderExcluirSalve nossa querida religião de Umbanda que amo.
ResponderExcluirSalve a Umbanda pai.
ResponderExcluirUma aula de umbanda. Paz ao senhor Pai.
ResponderExcluirMuito bem colocado, todo lugar que se respeita a hierarquia as coisas funcionam. Parabens
ResponderExcluirObrigada por tão belo texto de ensinamentos.
ResponderExcluirSempre nos ensinando algo pai. Obrigada.
ResponderExcluirMuita luz a todos filhos de umbanda
ResponderExcluirLinda aula
ResponderExcluirUma bela aula de umbanda, saravá e paz a todos umbandistas.
ResponderExcluirParabens pelo texto axé
ResponderExcluirObrigado pela aula de Umbanda.
ResponderExcluirSalve a hierarquia
ResponderExcluir