domingo, 7 de fevereiro de 2021

A HIERARQUIA NA UMBANDA

 


    Como já sabemos a religião de Umbanda prega as leis da caridade, do amor, da dedicação, do auxilio ao próximo, assim como Jesus determinou, e além dessas leis, a Umbanda também prega que deve ser respeitado acima de qualquer dogma, de qualquer casa, ou de qualquer opinião de líderes religiosos, o nosso livre arbítrio.

    Sendo assim quando somos de uma casa de Umbanda devemos colocar em nossa mente que o nosso livre arbítrio é a parte mais importante para nós mesmos para seguirmos um caminho espiritualista, da mesma forma que devemos fazer em nosso dia a dia.

    Só assim temos a capacidade moral, pessoal, psicológica e principalmente espiritual de seguirmos o caminho determinado a nós mesmos, sem ter desculpas, engrandecer ou culpar nossos semelhantes por fatos que podem ser certos ou errados nessa nossa caminhada rumo a nossa evolução espiritual.

    Sendo explicado esse ponto do livre arbítrio na visão da religião umbandista, podemos ficar com algumas perguntas em nossa mente.

    Por que então que uma religião que prega respeitar o livre arbítrio tem junto a seus filhos a divisão da hierarquia?

    Por que colocarmos uma nomenclatura para demonstrar graus nessa hierarquia diferenciando um filho da casa de outro filho, sendo que todos estão ali por seu livre arbítrio, e com as mesmas intenções de caridade a seu próximo?

    Será que essa hierarquia não trará certo grau de militarismo para dentro do terreiro, onde o mais graduado inibe o livre arbítrio do menos graduado?

    As respostas podem ser várias, porém essa possível inibição do livre arbítrio de um filho de um terreiro de Umbanda feito por outro que tenha uma hierarquia maior dentro da casa, também é um livre arbítrio, o livre arbítrio da compreensão de que essa hierarquia é apenas para dividir as tarefas e as responsabilidades dos filhos dentro do terreiro, além de demonstrar o que é desejado pelo responsável, pelo Mentor e pelas as Entidades daquela casa, para o filho em questão.

    Portanto essa hierarquia deve ser conduzida por uma Entidade de Luz da casa, sendo ela Mentora ou não, para que assim os vícios de sentimentos humanos não tragam constrangimentos ao filho que tenha um grau hierárquico menor, fazendo com que um filho que não esteja preparado espiritualmente e psicologicamente, receber a função de ter um poder hierárquico maior, e abusar dessa confiança nele colocada.

    Sendo assim, quando se é dividido hierarquicamente responsabilidades do terreiro dentre os filhos da casa, as Entidades de Luz sabem exatamente quem as merece, quem está preparado para recebê-las, quem é digno, quem utilizará esse poder hierárquico para trazer luz para a casa e para os médiuns dessa casa, além de ter um desenvolvimento mediúnico e espiritual compatível com seu lugar dentro dessa hierarquia.

 

    Abaixo colocarei algumas nomenclaturas que seguem a hierarquia dentro da Umbanda, sendo que algumas dessas vem do Candomblé, e uma boa parte de médiuns de Umbanda nunca ouviram falar, porém em alguns terreiros esses termos são utilizados para diferenciar os médiuns e suas responsabilidades.

    Estaremos colocando as hierarquias de uma forma crescente, ou seja, da menor para a maior, dentro do tempo de terreiro, da responsabilidade de cada um, do grau de desenvolvimento mediúnico e espiritual de cada um e dentro das recomendações dadas pelas Entidades de Luz e os Mentores da casa.

 

- ABIÃ: Também chamado em algumas casas de Noviço ou Noviça, essas nomenclaturas são dadas para aquelas pessoas que iniciam frequentando o terreiro primeiramente como assistente, e tem na maioria das vezes o desejo de ingressar na religião de Umbanda, pode ser dado essa nomenclatura tanto para os filhos, quanto para as filhas que estão com intenção de fazerem parte da casa.

    Essas pessoas frequentam regularmente as Giras e sessões, e elas não são iniciadas dentro do terreiro ainda, normalmente vem como consulentes por algum motivo particular se interessam em demasia pela religião, se tornam fiéis e dessa maneira viram assistentes, porém sem serem iniciados na religião e nem no terreiro.

    Os filhos que levam a nomenclatura de Abiã tem como responsabilidade pequenas tarefas no terreiro

- COTA: Seria a mesma coisa que Abiã ou Noviça, porém apenas as mulheres recebem esse nome em alguns terreiros. Assim como o Abiã as suas responsabilidades são pequenas tarefas determinadas pela Yalorixá ou pelo Babalorixá da casa. Elas também não são iniciadas na religião, e são vistas como assistentes.

- CAMBONO: Apesar de estar em uma condição hierárquica menor, o Cambono ou Cambone, é um personagem muito importante dentro de qualquer terreiro de Umbanda, ele é um grande ajudante anônimo dentro de todas as Giras, tem várias responsabilidades, mesmo que essas sejam mais modestas, um trabalhador sem igual, em que as Entidades de Luz podem confiar em sua descrição junto a qualquer consulta feita. Ele pode ser tanto do sexo feminino quanto masculino, e em muitas vezes uma Entidade de Luz só permite que o mesmo Cambono trabalhe junto a ela, pois tem afinidade e confiança extrema nesse nobre personagem.

    Lembrando que a maioria dos Cambonos ao fazerem sua iniciação deixam de ser Cambonos.

 

- YAÔ: São os filhos ou filhas de santo, pessoas iniciadas na religião de Umbanda, e tem o propósito de se manter dentro do terreiro para aprendizagem, trabalhos e auxílios nas Giras da casa. Esses podem ser considerados os verdadeiros e únicos filhos e filhas de santo.

    Poderá esse filho ou filha, dentro da determinação das Entidades de Luz, dentro do livre arbítrio desse filho ou filha, dentro das regras do terreiro em questão e dentro das leis umbandistas, quem poderá tomar conta desse terreiro futuramente ou fundar o seu próprio.

- YABACÊ: Ela é responsável pela preparação das comidas ritualísticas do terreiro, conhecida também como "cozinheira de santo", porém são pouquíssimos os terreiros que tem essa função em destaque, pelo modo diferenciado de oferendas feitas na Umbanda.

- YATABEXÊ: Na maioria dos terreiros esse nome é desconhecido, pois chamam essa função de Ogã, e ele é o solista da casa, tem a responsabilidade de cantar para todas as Entidades de Luz que se apresentam no terreiro naquele Xirê (cerimônia). E essa apresentação deve ser feita juntamente com os Ogãs Alabês.

- OGÃ ALABÊ: Eles são os responsáveis pelo toque nos atabaques, auxiliam nas cantigas, e firmam a corimba para as vibrações necessárias para as incorporações nos médiuns desenvolvidos para receberem as Entidades de luz.

- DAGÃ: É a filha com maior tempo nas obrigações do terreiro, é que auxilia e ensina os filhos mais novos todas as obrigações, regras e leis do terreiro segundo as determinações das Entidades de Luz, do Babalorixá ou Yalorixá. Tem como uma das responsabilidades principais o firmamento da Tronqueira quando assim é determinada pelos responsáveis do terreiro, também pode auxiliar nas cantigas solistas, na defumação, no cruzamento da casa, além de supervisionar os trabalhos de Cambonos.

    A Dagã só receberá esse título após completar 7 anos de aprendizagem dos conceitos umbandistas e das regras gerais da casa e da Umbanda, e isso se for determinado pelas Entidades de Luz e com o aval do Babalorixá ou Yalorixá.

    Quando se tem Giras de linha de esquerda anteriores do da direita, a Dagã também tem a função de solicitar a partida dos Exús antes do próximo culto, para que assim se possa dar andamento aos trabalhos.

- EBÂMI ou EBAMÍ: É o filho com maior tempo nas obrigações do terreiro, tendo as mesmas funções e obrigações da Dagã, inclusive a solicitação da partida de Exú quando se está se findando uma Gira de Esquerda e iniciando uma de direita.

    Uma observação importante é que o Ebâmi ou Ebamí é o mesmo nível da Dagã, a diferença é que Ebâmi ou Ebamí é nomenclatura para o sexo masculino e Dagã é para o sexo feminino.

- APETEBI: Mulher que obrigatoriamente deverá ter Oxum como Mãe e regente de sua Coroa, preparada após 7 anos de terreiro para ser a única mulher que poderá jogar os Búzios. Em terreiros de Umbanda a Apetebi é uma raridade, normalmente só os homens tem a função de abrir o Ifá.

- YAKEKERÊ: Na maioria dos terreiros de Umbanda a Yakekerê é chamada de "Mãe Pequena", porém a Mãe Pequena é uma função determinada pela Yalorixá ou pelo Babalorixá, enquanto a Yakekerê vem por determinação direta das Entidades de Luz, e essa é preparada dentro da aprendizagem das leis e regras tanto do terreiro quanto os da Umbanda. Ela, a Yakekerê após 21 anos de trabalhos no terreiro pode se tornar uma Yalorixá, pois ela é a substituta direta da chefe do terreiro.

    A filha que tem por determinação de se intitular Yakekerê tem a possibilidade do aceite ou não, porém ao aceitar essa função ela deverá entender que se tornará o braço direito da Yalorixá ou mesmo do Babalorixá, caso a casa não tenha um Babakekerê.

    A Yakekerê poderá abrir trabalhos, firmar Giras, fazer assentamentos, firmamentos, e se caso necessário ficar no lugar da Yalorixá ou do Babalorixá, na chefia da Gira, dentre abertura até o fechamento.

- BABAKEKERÊ: Conhecido na maioria dos terreiros de Umbanda como "Pai Pequeno", e da mesma forma que a Mãe Pequena, ele tem essa função determinada pelo Babalorixá ou pela Yalorixá, e o Babakekerê vem por determinação das Entidades de Luz.

    Assim como a Yakekerê, o Babakekerê também poderá se tornar um Babalorixá após seus 21 anos dentro da aprendizagem no terreiro.

    Portanto tanto o Babakekerê quanto a Yakekerê tem o mesmo nível dentro do terreiro, sendo quase a mesma coisa, a diferença está que o Babakekerê é uma nomenclatura para as pessoas de gênero masculino e a Yakekerê são para as pessoas de gênero feminino, e outra diferença é que o Babakekerê tem a possibilidade de conduzir o Ifá, ou seja, o jogo de Búzios.

- YALORIXÁ: Na maioria dos terreiros é conhecida também como "Mãe de Santo", é a maior autoridade feminina dentro de um terreiro de Umbanda. Responsável pelos trabalhos espirituais, pelo desenvolvimento mediúnico e espiritual dos filhos, aberturas e fechamentos de Giras, pelos trabalhos administrativos de uma casa.

- BABALORIXÁ: Conhecido na maioria dos terreiros como "Pai de Santo", ele é a segunda maior autoridade encarnada dentro da Umbanda, exerce toda e qualquer função dentro do terreiro, deverá ser respeitado como líder da casa, grande conhecedor de trabalhos espirituais, tem todas as possibilidades de determinar níveis hierárquicos a todos os filhos do terreiro, grande conhecedor do desenvolvimento mediúnico, espiritual ou pessoal, de todos os frequentadores das Correntes e Giras, tem a sabedoria espiritual para conduzir os Ogãs, solistas, Cambonos, Ebâmis, Dagãs, entre outros.

    Está preparado para verificação de Pontos Riscados de todas as Entidades, determinar os erros e acertos desse ponto para ver a preparação do médium, fazer todo e qualquer tipo de firmamento, assentamento, descarregos, desobsessões, entre outros tipos de trabalhos especiais possíveis no terreiro.

    O Babalorixá pode fazer batizados, casamentos, extremunções, tanto dentro do terreiro quanto fora dele, além de poder abrir o um jogo de Búzios, pois ele é um grande conhecedor do Ifá.

- BABALAÔ: É o Babalorixá após 21 anos de feitura, a maior autoridade encarnada dentro da Umbanda, o grande conhecedor de todas as regras, leis, atos, ações, ensinamentos, assentamentos, firmamentos, o grande desvendador de todas as dúvidas de todos os filhos de Umbanda, o que deverá ter todas as respostas a qualquer pergunta ou questionamento espiritual.

    Grande conhecedor de todas e quaisquer funções da Umbanda, ele está preparado para qualquer situação espiritual, desde um simples passe (mesmo não estando incorporado), até uma busca de espíritos perdidos nas profundezas da Quimbanda (eterna desavença da Umbanda) caso necessário.

    Tem o Ifá como seu companheiro aliado, e dentre a busca de respostas para as questões das mais simples até as mais complexas, tem a possibilidade de ter essas respostas nas leituras de velas, na chama de fogueira, na brasa do carvão, na água, na borra da terra, entre outras diversas maneiras, cada uma dessas maneiras dentro do grau e tipo de mediunidade do Babalaô.

    O Babalaô como já dito anteriormente recebe essa nomenclatura após 21 anos de preparo como Babalorixá, e ele não tem a possibilidade do não aceite ao cargo e a função, assim como outros níveis hierárquicos dentro da Umbanda, pois essa determinação é feita exclusivamente pelas Entidades de Luz, pelos Falangeiros, por todas as linhas de trabalho umbandista e pelos Orixás, portanto quando se é determinado que um filho será Babalaô, essa determinação ultrapassa até o livre arbítrio, fato que é extremamente respeitado pela Umbanda.

    O Babalaô é o mais conhecedor de toda a religião umbandista, e após receber esse título deverá se entregar ao sacerdotismo de uma forma profunda e completa, isso porque são extremamente raros os verdadeiros Babalaôs.

    Dentro da Umbanda, quando um Babalorixá ou uma Yalorixá tiverem algum tipo de dúvida, desejarem fazer um Yaô, ou algum tipo de trabalho que esteja fora do alcance desse Babalorixá ou Yalorixá, eles recorrem ao Babalaô, mesmo sendo esse Babalaô de outro terreiro ou linha.

 

    E assim se finda as principais formas de hierarquia dentro da Umbanda, lembrando que nem todos os terreiros seguem esses preceitos, porém deveriam, para que assim as tradições umbandistas não se percam, e não fossem abertas tantas casas se dizendo umbandistas, com preceitos, atos, ações e ensinamentos fora das regras e leis da nossa sagrada Umbanda.

 

Carlos de Ogum 

 

Para quem deseja saber seus Orixás através do Ifá, entre em contato com o seguinte endereço de E-mail:

contato.umbandayorima@gmail.com

Por esse endereço de E-mail passaremos o que se faz necessário para todas as imantações e o Jogo de Búzios propriamente dito.

208 comentários:

  1. Texto incrível que reforça ainda mais o quanto o Senhor, meu amado Padrinho, se dedica a Umbanda, procurando conhecer e transmitir esses conhecimentos aos outros.

    Hierarquia com base na dedicação e sem duvidas na humildade de cada um, afinal, sem humildade não há crescimento espiritual na Umbanda.

    Texto enriquecedor demais, obrigada por mais esse ensinamento!

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  2. Maravilhoso texto e um lindo ensinamento do maior Babalorixá que conheci. Uma verdadeira forma de demonstrar as tradições de nossa amada Umbanda sem colocar a vaidade. Paizinho você é demais. Um orgulho dentro da religião. Salve e beijão da Clarinha

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  3. Muito boa suas explicações. Saravá.

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  4. Parabens texto muito bom

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  5. Adorei essa aula pai estou ficando afiadissima no terreiro

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  6. Muito bom pai vou levar esse texto até meu terreiro e pedir a mãe para passar a todos la

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  7. Agradeço pai por essas explicações maravilhosas. Saravá

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  8. Salve pai. Adorei esse texto.

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  9. Karen Dutra Ramos de Faria8 de fevereiro de 2021 às 15:48

    Adorei conhecer os niveis da hierarquia na Umbanda. Salve

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  10. Cada nome dificil né pai. Mas adorei conhecer.

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  11. Sempre quis saber sobre hierarquia na Umbanda. Obrigado Pai Carlos.

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  12. Maravilhoso. Sempre nos ensinando cada vez mais. Axé !

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  13. Pai quero casar na Umbanda achei muito legal poder ser feito casamento pelo Babalorixá.

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  14. Muito bom gostei muito mesmo parabéns

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  15. Excelente texto, parabéns!

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  16. Sonia Maria Mattoso de Moura8 de fevereiro de 2021 às 18:04

    Uma aula. Obrigado Pai Carlos. Saravá

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  17. Sempre quis saber sobre esse tema, obrigada

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  18. Aprendi um monte com esse texto. Saravá.

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  19. Salve a hierarquia bem feita. Saravá

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  20. Adorei entender sobre a hierarquia na umbanda salve

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  21. Excelente, em nosso terreiro as pessoas não entendem pra que a hierarquia, vou levar esse texto la e tentar mostrar que não é vaidade e sim responsabilidade. Parabéns de verdade.

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  22. Bem importante a hierarquia na Umbanda. Eu nunca tinha entendido bem para que
    servia. Valeuuu Paizinho.

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  23. Saravá irmão Carlos, muito bem colocado seu texto parabéns.

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  24. Texto demais de importante. Muito bom mesmo.

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  25. Parabéns e obrigado por passar esse conhecimento. Axé.

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  26. Saravá nossa lei da Umbanda. Adorei saber mais.

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  27. As leis da Umbanda para mim e muito importante. Parabéns.

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  28. Sou o canbono e gosto muito da minha função, agradeço a colocação dos
    cambonos na hierarquia e ter nos elevado tanto. Um axé.

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  29. Maravilha de informações. Saravá.

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  30. Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiii!!!!! Axé e beijos pai.

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  31. Pai, achei de grande valia seu texto. Gostaria de agradecer por tantas
    informações. Estou iniciando na Umbanda e seus textos estão me ajudando
    muito. Esse eu precisava saber. Muito obrigado mesmo. Axé.

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  32. Pai adorei mais esse texto de muita lição. Axé.

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  33. Pai Carlos obrigada pelo texto de luz e lições.

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  34. Adorei entender sobre a hierarquia na Umbanda

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  35. Muito bem colocado esse texto a hierarquia e bem importante

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  36. Salve a hierarquia da Umbanda.

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  37. Pai Carlos, eu adorei cada linha desse texto, me deucondição de entender fatos que antes não tinha entendido. Você é nota mil

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  38. Beleza de post uma aula. valeu axé

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  39. Salve a hierarquia da Umbanda.

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  40. Obrigado senhor Pai Carlos de Ogum. São textos assim que busco para
    passar a meus irmãos de Umbanda. Alias todos textos de seu blog são
    maravilhosos. Saravá e Mucoiô.

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  41. Salve, gostei muito de seu texto Carlos. Obrigado por compartilhar.

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  42. Parabéns pelo texto Carlos. De muita valia e bom para entendermos.

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  43. Interessante demais seu texto. Parabens.

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  44. Um texto de ensinamento prático. Muito bom

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  45. Parabéns pelo texto. Adorei saber mais sobre hierarquia na Umbanda. Saravá e
    axé.

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  46. Salve Pai Carlos. Mais um texto nos falando sobre as coisas da
    Umbanda. Obrigado e saravá.

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  47. Mutumbá Carlos. Gosto muito de seu blog, sempre tem textos
    interessantes e muito verdadeiro. Saravá.

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  48. Gostei Pai, obrigado por esse texto e essa nova aulinha. Saravá.

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  49. Pai Carlos novamente nos presenteando com mais um lindo texto de
    exttrema valia.

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  50. Amo demais um bom texto como esse, nos auxilia a entender tantas coisas
    na Umbanda.

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  51. Adorei valeu por esse texto nota miiiiiiiiil

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  52. Maravilha de post. Saravá e muntumbá

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  53. Adorei essas informaçoes; Sarava

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  54. Salve Oxalá. Salve a hierarquia na Umbanda

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  55. Belo texto sobre hierarquia na Umbanda

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  56. Marcos Antonio da Costa e Silva12 de fevereiro de 2021 às 13:50

    Boa tarde Pai Carlos!
    Muito interessante seu texto!

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  57. Muito obrigada por compartilhar esse texto tão importante e necessário.
    Grande axé

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  58. Gostei muito do texto uma aula.
    Parabéns

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  59. Muito bem coolocado sua indagação. Parabéns de todos nós umbamdistas

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  60. Pai sou Ogã e me senti muito honrado com esse texto. Obrigado.

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  61. Adélia França de Amorim Cardoso12 de fevereiro de 2021 às 16:49

    Maravilhosa aula;. Salve a Umbanda.

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  62. Amei demais esse texto. Amo seu blog, saravá.

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  63. Que a luz de Ogum proteja sempre todos os níveis dentro do terreiro.

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  64. Lindo Texto!
    Salve a presença e o trabalho correto da Umbanda.

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  65. Salve todos os trabalhadores de todos os terreiros.

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  66. Excelente lição. Muito bom para nós umbandistas.

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  67. Um dos maiores simbolos da Umbanda, a humildade mesmo com diferença na
    hierarquia. Lindo texto.

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  68. Que Oxalá abençoe a todos trabalhadores.

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  69. Obrigado por lembrar desses médiuns maravilhosos, em que a Umbanda
    não seria a mesma coisa sem eles, desde a assistencia até o Babalaô, são
    todos divinos.

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  70. [] Pai Jonas de Obaluaiê17 de fevereiro de 2021 às 17:32

    Que Ogum eleve todos os filhos da casa. E que nunca deixemos os
    obsessores nunca atrapalharem essa bela e ardua caminhada.

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  71. Saravá Umbanda querida, saravá os filhos que respeitam a hierarquia.

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  72. Uma benção a todos irmãos de todos niveis de hierarquia.

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  73. Marcelle do Couto Dias18 de fevereiro de 2021 às 15:25

    Texto mais que demais. Axé

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  74. Amo esse blog, nos ensina muita coisa.

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  75. Saravá a todos os Umbandistas. Bençãos a todos.

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  76. Lindo falar da Umbanda assim. Amo vocês.

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  77. Salve sua casa pai, salve seus filhos

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  78. Um texto de grande valor que demonstra o respeito a esses médiuns
    benditos.

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  79. Salve a Umbanda e a suas leis.

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  80. Linda e merecida homenagem aos filhos da Umbanda.

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  81. Uma belezura de texto; Salve todos os umbandistas.

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  82. Saravá Pai Carlos. Sou Babakekerê em uma casa a 18 anos e adorei a suas
    colocações. Parabéns.

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  83. Queria muito ser cambona de uma casa daqui mas ainda nao deixaram eu entrar

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  84. Aula bela Muito obrigado. Mucoiô.

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  85. Parabéns pelo texto. Axé e saravá.

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  86. Saravá os umbandistas e Cambonos de minha casa.

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  87. Tenho certeza que todos os umbandistas que lerem esse texto vão se
    sentir homenageados e respeitados. Parabéns pai Carlos.
    Muntumbá.

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  88. Uma das mais importantes tarefas dentro do terreiro, e saber respeitar
    seus semelhantes e a hierarquia.
    Parabéns ao autor.

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  89. Lindo demais pai. Salve todos os filhos da Umbanda.

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  90. Salve todos os umbandistas

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  91. Otimo texto para aprendermos varias coisas na Ummbanda

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  92. Salve a Umbanda e sua hierarquia.

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  93. Salve todos os umbandistas de luz e de amor pela Umbanda.

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  94. Salve pai, adorei entender sobre a hierarquia na Umbanda

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  95. Maravilhosa homenagem aos umbandistas. Salve

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  96. Lindo texto os umbandistas merecem. Salve

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  97. Adorei os nomes, queria ter a nomenclatura de Dagã, amei.

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  98. Obrigado pelo texto, sou de umbanda e um grande estudioso adoro seu blog e tenho muita vontade de conhecer vc pessoalmente. Um verdadeiro professor de umbanda. Saravá e mucoiô

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  99. Lindo ensinamento, eu estou em terreiros a 30 anos e nunca me ensinaram algo assim. Muito Obrigado.

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  100. Um abração Pai Carlos, adoramos o texto aqui.

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  101. Gostei bastante de todas essas informações mega importantes para quem deseja levar a Umbanda a sério. Parabéns e muito obrigado pelo texto.

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  102. Salve todos que fazem parte de um bom terreiro. Saravá.

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  103. A hierarquia é o que nos move!
    Lindo texto, ótima explicação.

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  104. A hierarquia é individual... Uma mola para nossas vidas.
    Interessante o texto.

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  105. Salve Pai Carlos. Lindo texto sobre a hierarquia.

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  106. Bom demais esse texto Pai. Axé

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  107. Maravilhoso texto mostrando a hierarquia

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  108. Adorei Pai boa lição em tudo descrito

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  109. Uma lição Pai, obrigado por me mostrar o caminho.

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  110. Querido Pai Carlos, como sempre uma luz na vida de todos. Estava hoje
    buscando mais ensinamentos e abri seu blog e me deparo com esse texto
    divino
    O senhor é realmente uma luz a todos que buscam um caminho
    benção amado pai Carlos.

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  111. Saravá Pai, precisava mesmo desse texto. Salve.

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  112. Salve a Umbanda e seus filhos

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  113. Que Deus abençoe a hierarquia na sagrada Umbanda

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  114. Sua inteligencia espiritual contagia pai Carlos. Muito obrigada

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  115. Parabéns pelo texto Pai Carlos, uma luz na vida de quem precisa de
    aprender mais.

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  116. Abençoado aos filhos que levam a Umbanda a sério.
    Obrigado meu irmão de Umbanda por escrever
    essas linhas tão importantes na vida de todos.

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  117. Salve Pai otimo texto.

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  118. Obrigado Carlos, sempre postando coisas maravilhosas e uteis.

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  119. Maravilha seu texto sobre a hierarquia. Gratificante ler coisas assim.

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  120. Salve os terreiros de Umbanda que usam as leis corretas.

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  121. A hierarquia é o caminho das coisas certas. Otimo texto.

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  122. Abençoado seja as pessoas que tem a Umbanda no coração e levam ela a
    sério. Parabéns.

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  123. Pai Carlos, seu texto foi muito bem colocado. Parabéns.

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  124. Hierarquia pequena palavra de grandes caminhos. Salve nossa Umbanda

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  125. Gosto muito de seus textos pai carlos. salve a umbanda e sua hierarquia.

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  126. Um axé especial a todos os irmãos ligados na umbanda. Salve sua coroa Pai
    Carlos. Lindo texto.

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  127. Sensacional texto de muita inteligencia e humildade.

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  128. Oieeeee Pai Carlos adorei seu texto. Muito obrigadinha.

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  129. Amém a nossa Umbanda. Bença

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  130. Salve pai. Salve a hierarquia salve a Umbanda

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  131. Salve nossa Umbanda Sagrada. Lindo texto

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  132. Saravá as forças e leis da umbanda

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  133. Parabens uma verdadeira aula de Umbanda.

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  134. Salve pai. Muito bem explicado seu texto. Abraços.

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  135. Salve. Adorei esse texto e me trouxe ao caminho da umbanda, as vezes
    esqueço de como ela é linda.

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  136. Parabens pai colocou a hierarquia de uma forma que não cause orgulho nos filhos.

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  137. Salve pai. Salve a lei umbandista

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  138. Abençoe senhor a minha vida e eleve a sagrada Umbanda de Jesus.
    Amados temos que elevar nossa Umbanda sim. Deus quer isso. Saravá a todos

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  139. Gostei muito desse texto amigo Carlos de Ogum. Refleti bastante.

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  140. Pai Carlos, a alguns meses atras conversei com você sobre minha mãe de
    Santo, e agora lendo esse tema vi que ela usa dessa hierarquia para
    maltratar os filhos da casa, e como você colocou bem colocado que é
    apenas um modo de divisão de tarefas no terreiro, notei que ela usa para
    ser maior e tentar mostrar superioridade. Errado isso né pai, e assim
    sendo queria muito mais muito mesmo ser filha de seu terreiro. Beijos e
    parabéns por ser como é.

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  141. Amo minha Umbanda. Axé.

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  142. Saravá a umbanda religião que me ensinou a seguir no caminho correto.

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  143. Que Oxalá o abençoe cada vez mais. Gratidão sempre, por todo
    ensinamento e luz.
    Se não fosse a Umbanda eu não seria ninguém.

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  144. Maravilhoso demais esse texto. Fé sempre a todos nós

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  145. Salve nossa Umbanda. Luz a todos.

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  146. Muita luz e dicas boas nesse texto. Parabéns.

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  147. Muito bem colocado o livre arbitrio e a humildade. parabens

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  148. Texto inteligentissimo.

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  149. Salve nossa amada e sagrada umbanda de luz.

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  150. Belo ensinamento pai. Saravá

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  151. Salve nossa querida religião de Umbanda que amo.

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  152. Muito bem colocado, todo lugar que se respeita a hierarquia as coisas funcionam. Parabens

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  153. Obrigada por tão belo texto de ensinamentos.

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  154. Sempre nos ensinando algo pai. Obrigada.

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  155. Muita luz a todos filhos de umbanda

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  156. Uma bela aula de umbanda, saravá e paz a todos umbandistas.

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  157. Parabens pelo texto axé

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  158. Obrigado pela aula de Umbanda.

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