sexta-feira, 30 de junho de 2017

Pequeno Dicionário de Umbanda. 1ª Parte - Letra: A à Letra: C


          
                   
Esse texto de hoje é um pedido especial de vários e vários amigos, que por muitas vezes entram em contato conosco por diversos meios, apenas para tirar dúvidas em certas palavras ditas em terreiros, templos, tendas e casas de Umbanda.

Como foram muitos pedidos, selecionamos algumas palavras usadas dentro da Umbanda e até mesmo em outras religiões afro brasileiras para fazer esse pequeno dicionário a todos que se interessarem. E para não ficar algo maçante de se ler, dividimos em 3 partes.

Os links de cada parte posterior a esse são:


Espero que todos apreciem, pois o saber é algo maravilhoso.

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*LETRA A*

ABAÇÁ: Templo, tenda, terreiro de Umbanda. Casa umbandista, onde se tem
as sessões espíritas.

ABACÊ: Cozinheira que prepara as comidas de Santo, no culto JeJê.

ABADÁ: É o nome dado a uma túnica larga e de mangas compridas, usada
nos terreiros pelos homens.

ABADÔ: Parte da vestimenta de Oxum.

ABALÁ: Comida muito semelhante ao acarajé.

ABAÔ: Quer dizer um iniciante do sexo masculino, desenvolvendo-se
mediunicamente no terreiro de Umbanda.

ABARÁ: Comida dos pretos africanos como seja bolo de feijão, que vem
enrolado em folha de bananeira.

ABARÉ: Nome dado ao médium desenvolvido.

ABARÉ GUASSU: O mesmo que grande trabalho.

ABARÉ MIRIM: Médium em desenvolvimento.

ABATÁ: Sapato ou qualquer tipo de calçado.

ABEDÊ: É o leque de Oxum, quando feito de latão.

ABICUN: Uma criança que desencarna logo após o parto.

ABÔ DOS AXÉS: Água contendo ervas maceradas, não cozidas.

ABRIR A GIRA: Significa o início ou abertura dos trabalhos nos
terreiros de Umbanda.

ABROQUE: É um manto usado somente pelas mulheres durante uma sessão de Umbanda.

ACAÇÁ: Comida ou alimento dos Orixás. Bolo feito com massa de farinha
de milho branco ou arroz, cozido em água, sem sal e envolto em folhas
de bananeira. É comida votiva do Oxalá, mas pode ser ACARAJÉ.

ACARAJÉ: Comida de santo feita na base de feijão fradinho com pimenta
malagueta, camarões e também outros temperos. É a comida de Iansã.

ACENDE CANDEIA: Planta muito utilizada para banhos. Conhecida também
como Candeia Mucerengue

ADARRUM: É o toque feito seguidamente pelos atabaques quando da
invocação dos protetores para incorporarem nos médiuns.

ADÉ: Homem com trejeito femininos, homem afeminado.

ADJÁ: É uma campainha (sino) usada nas cerimônias de terreiro. É um
instrumento utilizado pela entidade chefe ou Zelador, ou ainda pelos
auxiliares durante as giras para ajudar na incorporação de médiuns
iniciantes, ou de médiuns com Falangeiros que tomam excesso de carga
espiritual do mesmo.

ADOBALÉ: Nome dado ao ato de deitar-se no chão para ser abençoado pelo
Orixá.

ADUPÊ: Bode.

AGÉ: Pessoa que não entende o Ritual.

AGÔ: Significa pedir licença ou permissão, em outros momentos em que
este termo traduz perdão e proteção pelo que se está fazendo.
Ex.: Agô meu Pai agô.

AGOGÔ: Instrumento de percussão feito de boca de sino que marcam o
toque dos orixás e os pontos das Entidades de Luz.

AGUIDAVIA: Varetas de cipó, goiabeira, marmelo ou ipê utilizadas para
tocar Atabaque.

AGURÊ: Toque em ritmo muito lento para chamar ou homenagear Iansã.

AIA: Toalha branca para uso em terreiro.

AIEIEU OU ORAAIEIEU: saudação a Oxum.

AIOCÁ: Referente à Iemanjá e ao fundo do mar.

AIUKÁ: Fundo do mar. Também se diz os domínios de Iemanjá Rainha do
Aiuká.

AJÉ ou AKÃ: Faixa usada para amarrar no peito dos médiuns
incorporados.

AJUCÁ: É a festa da Cabocla Jurema entre os capangueiros.

AKIKÓ: Galo.

AKOKEM: Galinha d'angola.

AKUKÓ: O mesmo que Akikó, ou seja galo.

ALDEIA: Povoado de índios. Tratando-se de terreiros, esta palavra quer
dizer a moradia dos espíritos de caboclos na Aruanda.

ALFANJE: Sabre curvo, um tanto curto e de lâmina larga.

ALGUIDAR: Vasilha ou bacia de barro usada para entregas, acendimento
de velas, depósito de banhos, entrega de comidas e defumação.

ALIBÃ: Mesmo que polícia.

ALUBOSA: Cebola.

AMACI NI ORY: Cerimônia da lavagem (feitura) de cabeça dos médiuns.

AMACI: Líquido preparado de folhas de ervas, macerados pela Iabá ou
Babalorixá ou Ialorixá, onde depois de preparado fica curtindo por alguns
dias, dependendo da linha de Orixá ao qual se destina o Amaci.

AMALÁ: Comida de Santo.

AMARRADO: Estado do indivíduo que se encontra perturbado e
influenciado por espíritos e forças maléficas que se agregam a ele e o
prejudicam na vida material e espiritual, sugando suas energias e o
levando a falta de evolução.

AMOBIRIM: Mulher que não casou , mulher solteira.

AMOLOCÔ: Comida de Oxum.

AMPARO: Chicote sagrado usado especialmente para afastar espíritos
atrasados e maléficos.

AMULETO: Objeto feito artesanalmente e cruzado pela entidade Chefe do
terreiro, onde tem por finalidade dar a proteção ao indivíduo que o
usa. Pode ser usado pendurado no pescoço, no bolso, em bolsas, no
carro, ou onde for determinado pela Entidade de Luz. O mesmo que
Patuá.

ANGOLA: Região do sudoeste da África, de onde vieram negros escravos
para o Brasil, trazendo vários dialetos de origem Bantu como Kimbundo,
Embundo, Kibuko e Kikongo.

ANGOMBÁ: É a designação para um segundo atabaque.

APARÁ: Uma das qualidades da Orixá Oxum, quando se apresenta
carregando uma espada.

APARELHO: O mesmo que Médium.

ARAUANÃ: Dança ritual africanista para quebrar demandas e trazer
alegrias.

ARÊ: Ruas e Encruzilhadas.

ARIAXÉ: Banho preparado com ervas e folhas. Esse banho consta mais de
21 diferentes espécies de vegetais. Preparado somente pelo próprio
Zelador.

ARIMBÁ: Pote de barro para guardar o azeite de dendê.

ARIPÓ: Panela muito semelhante ao alguidar de barro.

ARROBOBÔ: Uma das saudações do Orixá Oxumaré.

ARUANDA: Céu, Nirvana ou Firmamento significam a mesma coisa, isto é,
a moradia daquele que é Criador de todos os mundos e de todas as
coisas. Alta esfera, local onde habitam iluminados seres que viveram
ou não no planeta Terra. Espíritos de Luz diretamente ligados com as 7
Divindades criadas por Deus.

ARUÊ: Espírito desencarnado

ARUQUERÊ: Objeto de metal usado por Oxossi.

ASSENTAMENTO DE ORIXÁ: É o lugar no Gongá onde é colocada a
representação de Orixá, ou da sua ferramenta, ponto riscado, etc.

ASSENTAR: Consagrar objetos lançando mão de apetrechos e rituais, a
fim de oferecê-los ao Orixá.

ASSENTO: Termo utilizado para um local preparado para um Orixá ou Exú.
Santuário exclusivo.

ATABAQUE: Instrumento sagrado utilizado para firmar a curimba durante
as giras, através do Ogã. Eles são três tambores de tamanho pequeno,
médio e grande, que marcam o ritmo e a cadência dos cânticos. O maior
chama-se RUM, o médio RUMPI e o pequeno Lê.

ATARÉ: Pimenta da Costa.

ATIM: Pó de pemba.

ATOTÔ: saudação ao Sr. Omulú.

AXÉ: É a força mágica do terreiro representada pelo segredo composto
de diversos objetos pertencentes às linhas e falanges. Força bendita e
divina. Termo de múltiplas acepções no universo dos cultos: Amém,
Salve, Que Deus esteja contigo.

AXEXÊ: Cerimônia fúnebre iorubana. Semelhança com a missa de 7º dia
Católica.
Ritual fúnebre para libertar o espírito da matéria.

AXÓ: Roupas dos filhos de santo.

AXOXÔ: Nome dado a uma comida de Oxossi.

AZÊ: Capuz de palha. Ornamento da roupa de Omulú.

AZEITE DE DENDÊ: Óleo baiano extraído do dendezeiro, sendo muito
utilizado na culinária dos Orixás.

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*LETRA B*

BABA KEKERÊ: O mesmo que Pai Pequeno.

BABALAÔ: Pai de Santo. Chefe de terreiro. Somente o Zelador de gênero
masculino.

Babalorixá: Sacerdote masculino, chefe material do terreiro,
orientador, curador e mentor. Denominado como “pai de santo” ou
Zelador. Dirige tanto o corpo administrativo como sacerdotal.

BABUGEM: Restos de comidas e bebidas que sobram no terreiro.

BACO: Ato Sexual.

BACURÔ DE PEMBA: Filho de Santo.

BAIXAR: Termo que quer dizer incorporação das Entidades/Orixás nos
médiuns. Esse termo designa que toda entidade que vem do Céu, ou
seja, de Aruanda, baixe do céu para terra. Mesma coisa que incorporar,
assim a Entidade espiritual se comunica com os demais através do
médium.

BALANGANDÃ: Enfeites e ornamentos. Podem também ser amuletos.

BALÊ: Casa dos Espíritos mortos ou seja desencarnados.

BANDA: Termo utilizado para dizer em qual linha está ligado a Entidade
de Luz, ou seja lugar de Origem da Entidade.

BARRACÃO: Local de ritual, terreno, o terreiro fisicamente
propriamente dito. O lugar principal do terreiro.

BASTÃO DE OGUM: Espécie vegetal de espada de São Jorge.

BATER PARA O SANTO: Ato de percutir os Atabaques usando o ritmo
especial de determinado Orixá.

BATER CABEÇA: Ritual que quer dizer cumprimentar respeitosamente e
humildemente. Consiste... em abaixar-se aos pés do Gongá (altar) ou a
uma Entidade Espiritual e tocar sua cabeça ao chão, aos seus pés.
Representa respeito e humildade.

BEJA: Cerveja branca.

BENTINHOS: Escapulário que traz pendurado no pescoço e contém orações,
rezas e figuras de santos. O mesmo que Patuá.

BETULÉ: Machado feito de pedra e de bambu para designação de Xangô.

BILONGO: Amuleto muito usado por caçadores para proteção.

BOLAR NO SANTO: Início incompleto de transe que ocorre com os médiuns
não preparados.

BORÍ: Ato pelo qual filho de santo oferece sua cabeça ao Orixá. Termo
usado também cujo significado é cabeça. Termo muito utilizado no
Candomblé.

BOTAR NA MESA: Quando um médium atende particularmente um consulente e
através de um oráculo (principalmente as cartas) procede a consulta e a
orientação espiritual.

BREVE: o mesmo que patuá ou amuleto. Utilizado para proteção, pequeno
envelope de pano ou couro, contendo uma oração ou imagem de santo.

BURRO: o mesmo que médium. Termo utilizado pelos guardiões para se
referir aos médiuns de incorporação. E dito assim não pela referência
a falta de inteligência, mas sim pela força contida no físico para
incorporações.

BÚZIOS: Tipos de conchas de uso recorrente na vida cerimonial dos
terreiros, Especialmente servem para serem jogados na busca de
respostas sobre a espiritualidade, e somente com os búzios que se pode
dizer os Orixás de Coroa dos médiuns. São empregados geralmente
dezesseis búzios, porém isso quem determina é o jogador ou Mentor.
Assim sendo, é com os búzios que se pode ser evocado o Ifá, feito
somente pelo Zelador do terreiro ou Mentor da casa.
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                              *LETRA C*

CABAÇA: Vaso feito do fruto maduro do cabaceiro depois de esvaziado o
miolo. Utilizado também como moringa para água.

CABAIA: Assim é denominado uma túnica de mangas largas utilizada por
médiuns e Cambonos.

CABEÇA MAIOR: Pessoa de alta hierarquia no terreiro.

CABEÇA FEITA: Denominação do médium desenvolvido e que já foi cruzado
no terreiro, tendo já definido seu Orixá de cabeça. Médium que já
passou pelo ritual do amaci.

CAIR NO SANTO: Transe mediúnico de quem ainda não está preparado para incorporar.

CALIFÃ: Prato ritualístico com 4 búzios, onde se pede a confirmação
aos Orixás em certos rituais.

CALUNGA GRANDE: Oceano, mar.

CALUNGA PEQUENA: Cemitério, Campo Santo.

CAMBONO ou CAMBONE: Auxiliar de Médiuns de Incorporação e o Servidor
dos Orixás e Entidades de Luz.

CAMOLETE: Lenço branco de tamanho grande colocado na cabeça dos
médiuns durante alguns rituais.

CAMUCITÊ: Nome dado ao Gongá, ou Altar, ou congar, ou pegi.

CAMUTUÊ: cabeça do indivíduo.

CANJIRA ou CANDJIRA: Lugar onde são realizados algumas danças
religiosas.

CANZUÁ ou CAZUÁ de QUIMBÉ: Terreiro, casa, tenda espiritual.

CAÔ: Saudação de Xangô.  O mesmo que: Salve! Viva!

CAÔ CABECILE XANGÔ: saudação a Xangô.

CAPANGUEIRO: termo utilizado para designar os companheiros.

CARMA: É a consequência de vidas passadas, as quais dirigem a presente
e organizam as futuras encarnações.

CARREGADO: termo utilizado para denominar a pessoa que esta com má
influência, com energias negativas, baixa vibração mental e
espiritual. A pessoa demonstra prostração, desânimo, mal estar, medo.

CASA DAS ALMAS: Pequeno cômodo com velas e imagens de Obaluaiê, Omulú
e Pretos Velhos. Local utilizado para fazer as orações e preces às
Almas.

CASA LIMPA: Templo ou moradia livre de más influências e demandas.

CAZUÁ: Casa, moradia ou Lar das pessoas.

CATIMBOZEIRO: termo utilizado para chefe do catimbó.

CATULÁ: Termo usado em sessão que significa anular um trabalho
maléfico.

CAVALO: O mesmo que médium, pessoa que incorpora.

CAVARIS: Conchas da África, búzios, instrumento pelo qual se faz as
consultas a Ifá.

CAVUNJE: Moleque.

CENTRO: Terreiro, tenda ou casa de Umbanda, cazuá.

CERA DOS TRÊS REINOS: São empregados para trabalhos de Umbanda
sagrada. São elas: 1ª Carnaúba, sendo do Reino Vegetal. 2ª Abelha,
sendo do Reino Animal. 3ª Parafina, sendo do Reino Mineral.

CHEFE DE CABEÇA: Entidade chefe do médium, guia protetor.

CHEFE DE FALANGE: Entidade espiritual chefe da corrente vibracional de
uma determinada linha.

CHEFE DE LEGIÃO: Entidade de grande escala evolutiva espiritual, que
descem nos templos representando os Orixás de uma determinada linha ou
corrente vibratória. O mesmo que Falangeiros.

CHEFE DE TERREIRO: O mesmo que dirigente espiritual.

COISA FEITA: Quer dizer trabalho feito para levar o mal a alguém,
despacho maléfico, feitiço, bruxaria, Magia negra.

COITÉ: Fruto que partido ao meio, serve como recipiente para servir
bebidas as Entidades de Luz. Hoje em dia se faz também com casca de
coco e se utiliza o mesmo nome.

COMPADRE: utilizado por alguns terreiros para denominar os guardiões,
Exús ou o Povo da Legião da Malandragem.

CONSULENTE: Indivíduo que vai a um terreiro de Umbanda se consultar
com uma Entidade de Luz.

CONSULTA: Termo utilizado no atendimento da entidade com o
necessitado.

CORPO FECHADO: Nenhum espírito maléfico pode incorporar no médium, ou
nenhum espírito pode trazer o mal à pessoa que tem o corpo fechado.

CORREDOR DE GIRAS: Frequentador que passa por vários terreiros, sem
ter firmado compromisso espiritual com nenhum deles.

CREDO EM CRUZ: Interjeição que traduz espanto, admiração e repulsa.

CURIÁ: Beber marafo.

CURIAU: Comida de Santo, despacho.

CURIMBA: Conjunto de instrumentos musicais do terreiro. Os
instrumentos que compõe uma curimba podem ser Atabaques, tambor,
agogôs, chocalhos, também pode se chamar de Curimba os pontos cantados
na umbanda.

CURIMBEIRO: Médium que “puxa” os pontos durante os trabalhos das
giras.

CURUMIM: Pequeno Índio. Pequeno guerreiro.

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Grande axé a todos os irmãos!



                               Imagem relacionada


Carlos de Ogum                             

33 comentários:

  1. Adorei demais essa postagem, estou aguardando as outras partes, uma maravilha. Obrigado

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  2. Muito bom,textos assim nos ajudam a conhecer um pouco de certos termos ou até mesmo conhecer outros termos utilizados para coisas que temos outros termos devido as diferenças das casas. Adoro essas iniciativas!!! Umbanda é estudo sim!

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  3. Isso sim que é empenho de um pai de santo. nos ensinar dessa forma é
    maravilhoso. Parabéns.

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  4. Ansiosa para ter as partes 2 e 3. Maravilha de postagem.

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  5. Muito bom pai. Adorei o dicionário. Aguardando as outras partes com
    muita ansiedade.

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  6. Texto divino. Adoro aprender coisas novas. Beijinhos pai.

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  7. Ai pai me mata de curiosidade. Quero muito saber todo dicionário.
    Manda pra nós. Axé

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  8. Divinamente bem explicado. Adorei e aguardando as próximas. Saravá.

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  9. Amei pai. Está guardadinho para juntar com as outras partes. Adoro tudo que você escreve e posta, ainda vamos conversar pessoalmente. Tenho muita vontade. Axé Pai

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  10. Muito bom parabéns e axé

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  11. ooooottiiiiiimooooo teeeextooooo. Ameiiii aprender tudo isso.

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  12. Muito bom pai Carlos. Um novo ensinamento de Umbanda. O senhor é
    realmente uma luz para todos.

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  13. Espetacular esse texto. Adorei demais, doidinha para ter as outras
    partes.

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  14. Belo texto. Salve a Umbanda.

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  15. Muitas palavras novas para aprender. Estamos ai para ficarmos afiados
    nas falas da Umbanda.

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  16. Bença pai. Adorei o dicionário. Estou aprendendo.

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  17. Depois de postar todos vou fazer um livro de cabeceira com esse
    dicionário. Adorei demais.

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  18. Ensinamento divido, Padrinho.
    São tantas coisas e nomes para aprender.
    Aguardo ansiosa a segunda parte.

    Axé!

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  19. Salve pai, ou melhor, salve meu professor. Assim viro uma umbandista
    de verdade. Salve.

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  20. Muito bem selecionado as palavras. Parabéns. Juntar todas elas em um
    dicionário foi uma otima ideia. Parabens.

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  21. Saravá e muita paz Carlos de Ogum. Obrigado por esse ensinamento.
    Aguardando as outras partes com ansiedade e carinho. Axé

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  22. Gostei demais pai Carlos. Certamente ajudará a nós leigos a entender
    melhor os terreiros

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  23. Parabéns pai. Ensinamento de primeira. Saravá.

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  24. Excelentes lições. Muito obrigado, adoro tirar as duvidas.

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  25. Muito bom dicionário. Nos mande as outras partes por favor.

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  26. Já lendo sem parar vou para a segunda parte agora. Adorando muito. Axé pai

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  27. Otimo texto. Parabéns

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  28. Adorei adorei adorei. Ja vou para o segundo.

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  29. Muito bom pai vamos que vamos aprender a linguagem da Umbanda

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