Esse texto de hoje é um pedido especial de
vários e vários amigos, que por muitas vezes entram em contato conosco por
diversos meios, apenas para tirar dúvidas em certas palavras ditas em
terreiros, templos, tendas e casas de Umbanda.
Como foram muitos pedidos,
selecionamos algumas palavras usadas dentro da Umbanda e até mesmo em outras
religiões afro brasileiras para fazer esse pequeno dicionário a todos que se
interessarem. E para não ficar algo maçante de se ler, dividimos em 3 partes.
Os links de cada parte
posterior a esse são:
Espero que todos apreciem, pois
o saber é algo maravilhoso.
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*LETRA A*
ABAÇÁ:
Templo, tenda, terreiro de Umbanda. Casa umbandista, onde se tem
as sessões espíritas.
ABACÊ:
Cozinheira que prepara as comidas de Santo, no culto JeJê.
ABADÁ: É o
nome dado a uma túnica larga e de mangas compridas, usada
nos terreiros pelos homens.
ABADÔ: Parte
da vestimenta de Oxum.
ABALÁ:
Comida muito semelhante ao acarajé.
ABAÔ: Quer
dizer um iniciante do sexo masculino, desenvolvendo-se
mediunicamente no terreiro de
Umbanda.
ABARÁ:
Comida dos pretos africanos como seja bolo de feijão, que vem
enrolado em folha de bananeira.
ABARÉ: Nome
dado ao médium desenvolvido.
ABARÉ GUASSU:
O mesmo que grande trabalho.
ABARÉ MIRIM:
Médium em desenvolvimento.
ABATÁ:
Sapato ou qualquer tipo de calçado.
ABEDÊ: É o
leque de Oxum, quando feito de latão.
ABICUN: Uma
criança que desencarna logo após o parto.
ABÔ DOS AXÉS:
Água contendo ervas maceradas, não cozidas.
ABRIR A GIRA:
Significa o início ou abertura dos trabalhos nos
terreiros de Umbanda.
ABROQUE: É
um manto usado somente pelas mulheres durante uma sessão de Umbanda.
ACAÇÁ:
Comida ou alimento dos Orixás. Bolo feito com massa de farinha
de milho branco ou arroz,
cozido em água, sem sal e envolto em folhas
de bananeira. É comida votiva
do Oxalá, mas pode ser ACARAJÉ.
ACARAJÉ:
Comida de santo feita na base de feijão fradinho com pimenta
malagueta, camarões e também
outros temperos. É a comida de Iansã.
ACENDE CANDEIA: Planta muito utilizada para banhos. Conhecida também
como Candeia Mucerengue
ADARRUM: É o
toque feito seguidamente pelos atabaques quando da
invocação dos protetores para
incorporarem nos médiuns.
ADÉ: Homem
com trejeito femininos, homem afeminado.
ADJÁ: É uma
campainha (sino) usada nas cerimônias de terreiro. É um
instrumento utilizado pela
entidade chefe ou Zelador, ou ainda pelos
auxiliares durante as giras
para ajudar na incorporação de médiuns
iniciantes, ou de médiuns com
Falangeiros que tomam excesso de carga
espiritual do mesmo.
ADOBALÉ:
Nome dado ao ato de deitar-se no chão para ser abençoado pelo
Orixá.
ADUPÊ: Bode.
AGÉ: Pessoa
que não entende o Ritual.
AGÔ:
Significa pedir licença ou permissão, em outros momentos em que
este termo traduz perdão e
proteção pelo que se está fazendo.
Ex.: Agô meu Pai agô.
AGOGÔ: Instrumento
de percussão feito de boca de sino que marcam o
toque dos orixás e os pontos
das Entidades de Luz.
AGUIDAVIA: Varetas
de cipó, goiabeira, marmelo ou ipê utilizadas para
tocar Atabaque.
AGURÊ: Toque
em ritmo muito lento para chamar ou homenagear Iansã.
AIA: Toalha
branca para uso em terreiro.
AIEIEU OU ORAAIEIEU: saudação a Oxum.
AIOCÁ: Referente
à Iemanjá e ao fundo do mar.
AIUKÁ: Fundo
do mar. Também se diz os domínios de Iemanjá Rainha do
Aiuká.
AJÉ ou AKÃ: Faixa
usada para amarrar no peito dos médiuns
incorporados.
AJUCÁ: É a
festa da Cabocla Jurema entre os capangueiros.
AKIKÓ: Galo.
AKOKEM: Galinha
d'angola.
AKUKÓ: O
mesmo que Akikó, ou seja galo.
ALDEIA:
Povoado de índios. Tratando-se de terreiros, esta palavra quer
dizer a moradia dos espíritos
de caboclos na Aruanda.
ALFANJE:
Sabre curvo, um tanto curto e de lâmina larga.
ALGUIDAR:
Vasilha ou bacia de barro usada para entregas, acendimento
de velas, depósito de banhos,
entrega de comidas e defumação.
ALIBÃ: Mesmo
que polícia.
ALUBOSA:
Cebola.
AMACI NI ORY:
Cerimônia da lavagem (feitura) de cabeça dos médiuns.
AMACI: Líquido
preparado de folhas de ervas, macerados pela Iabá ou
Babalorixá ou Ialorixá, onde depois
de preparado fica curtindo por alguns
dias, dependendo da linha de
Orixá ao qual se destina o Amaci.
AMALÁ:
Comida de Santo.
AMARRADO:
Estado do indivíduo que se encontra perturbado e
influenciado por espíritos e
forças maléficas que se agregam a ele e o
prejudicam na vida material e
espiritual, sugando suas energias e o
levando a falta de evolução.
AMOBIRIM:
Mulher que não casou , mulher solteira.
AMOLOCÔ:
Comida de Oxum.
AMPARO:
Chicote sagrado usado especialmente para afastar espíritos
atrasados e maléficos.
AMULETO:
Objeto feito artesanalmente e cruzado pela entidade Chefe do
terreiro, onde tem por
finalidade dar a proteção ao indivíduo que o
usa. Pode ser usado pendurado
no pescoço, no bolso, em bolsas, no
carro, ou onde for determinado
pela Entidade de Luz. O mesmo que
Patuá.
ANGOLA:
Região do sudoeste da África, de onde vieram negros escravos
para o Brasil, trazendo vários
dialetos de origem Bantu como Kimbundo,
Embundo, Kibuko e Kikongo.
ANGOMBÁ: É a
designação para um segundo atabaque.
APARÁ: Uma
das qualidades da Orixá Oxum, quando se apresenta
carregando uma espada.
APARELHO: O mesmo
que Médium.
ARAUANÃ:
Dança ritual africanista para quebrar demandas e trazer
alegrias.
ARÊ: Ruas e
Encruzilhadas.
ARIAXÉ:
Banho preparado com ervas e folhas. Esse banho consta mais de
21 diferentes espécies de
vegetais. Preparado somente pelo próprio
Zelador.
ARIMBÁ: Pote
de barro para guardar o azeite de dendê.
ARIPÓ:
Panela muito semelhante ao alguidar de barro.
ARROBOBÔ: Uma
das saudações do Orixá Oxumaré.
ARUANDA: Céu,
Nirvana ou Firmamento significam a mesma coisa, isto é,
a moradia daquele que é Criador
de todos os mundos e de todas as
coisas. Alta esfera, local onde
habitam iluminados seres que viveram
ou não no planeta Terra.
Espíritos de Luz diretamente ligados com as 7
Divindades criadas por Deus.
ARUÊ: Espírito
desencarnado
ARUQUERÊ: Objeto
de metal usado por Oxossi.
ASSENTAMENTO DE ORIXÁ: É o lugar no Gongá onde é colocada a
representação de Orixá, ou da
sua ferramenta, ponto riscado, etc.
ASSENTAR: Consagrar
objetos lançando mão de apetrechos e rituais, a
fim de oferecê-los ao Orixá.
ASSENTO: Termo
utilizado para um local preparado para um Orixá ou Exú.
Santuário exclusivo.
ATABAQUE: Instrumento
sagrado utilizado para firmar a curimba durante
as giras, através do Ogã. Eles
são três tambores de tamanho pequeno,
médio e grande, que marcam o
ritmo e a cadência dos cânticos. O maior
chama-se RUM, o médio RUMPI e o
pequeno Lê.
ATARÉ:
Pimenta da Costa.
ATIM: Pó de
pemba.
ATOTÔ: saudação
ao Sr. Omulú.
AXÉ: É a
força mágica do terreiro representada pelo segredo composto
de diversos objetos
pertencentes às linhas e falanges. Força bendita e
divina. Termo de múltiplas
acepções no universo dos cultos: Amém,
Salve, Que Deus esteja contigo.
AXEXÊ: Cerimônia
fúnebre iorubana. Semelhança com a missa de 7º dia
Católica.
Ritual fúnebre para libertar o
espírito da matéria.
AXÓ: Roupas
dos filhos de santo.
AXOXÔ: Nome
dado a uma comida de Oxossi.
AZÊ: Capuz
de palha. Ornamento da roupa de Omulú.
AZEITE DE DENDÊ: Óleo baiano extraído do dendezeiro, sendo muito
utilizado na culinária dos
Orixás.
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*LETRA B*
BABA KEKERÊ:
O mesmo que Pai Pequeno.
BABALAÔ: Pai
de Santo. Chefe de terreiro. Somente o Zelador de gênero
masculino.
Babalorixá:
Sacerdote masculino, chefe material do terreiro,
orientador, curador e mentor.
Denominado como “pai de santo” ou
Zelador. Dirige tanto o corpo
administrativo como sacerdotal.
BABUGEM:
Restos de comidas e bebidas que sobram no terreiro.
BACO: Ato
Sexual.
BACURÔ DE PEMBA: Filho de Santo.
BAIXAR: Termo
que quer dizer incorporação das Entidades/Orixás nos
médiuns. Esse termo designa que
toda entidade que vem do Céu, ou
seja, de Aruanda, baixe do céu
para terra. Mesma coisa que incorporar,
assim a Entidade espiritual se
comunica com os demais através do
médium.
BALANGANDÃ: Enfeites
e ornamentos. Podem também ser amuletos.
BALÊ: Casa
dos Espíritos mortos ou seja desencarnados.
BANDA: Termo
utilizado para dizer em qual linha está ligado a Entidade
de Luz, ou seja lugar de Origem
da Entidade.
BARRACÃO: Local
de ritual, terreno, o terreiro fisicamente
propriamente dito. O lugar
principal do terreiro.
BASTÃO DE OGUM: Espécie vegetal de espada de São Jorge.
BATER PARA O SANTO: Ato de percutir os Atabaques usando o ritmo
especial de determinado Orixá.
BATER CABEÇA:
Ritual que quer dizer cumprimentar respeitosamente e
humildemente. Consiste... em
abaixar-se aos pés do Gongá (altar) ou a
uma Entidade Espiritual e tocar
sua cabeça ao chão, aos seus pés.
Representa respeito e
humildade.
BEJA:
Cerveja branca.
BENTINHOS:
Escapulário que traz pendurado no pescoço e contém orações,
rezas e figuras de santos. O
mesmo que Patuá.
BETULÉ:
Machado feito de pedra e de bambu para designação de Xangô.
BILONGO:
Amuleto muito usado por caçadores para proteção.
BOLAR NO SANTO: Início incompleto de transe que ocorre com os médiuns
não preparados.
BORÍ: Ato
pelo qual filho de santo oferece sua cabeça ao Orixá. Termo
usado também cujo significado é
cabeça. Termo muito utilizado no
Candomblé.
BOTAR NA MESA:
Quando um médium atende particularmente um consulente e
através de um oráculo (principalmente
as cartas) procede a consulta e a
orientação espiritual.
BREVE: o
mesmo que patuá ou amuleto. Utilizado para proteção, pequeno
envelope de pano ou couro,
contendo uma oração ou imagem de santo.
BURRO: o
mesmo que médium. Termo utilizado pelos guardiões para se
referir aos médiuns de
incorporação. E dito assim não pela referência
a falta de inteligência, mas
sim pela força contida no físico para
incorporações.
BÚZIOS:
Tipos de conchas de uso recorrente na vida cerimonial dos
terreiros, Especialmente servem
para serem jogados na busca de
respostas sobre a
espiritualidade, e somente com os búzios que se pode
dizer os Orixás de Coroa dos
médiuns. São empregados geralmente
dezesseis búzios, porém isso
quem determina é o jogador ou Mentor.
Assim sendo, é com os búzios
que se pode ser evocado o Ifá, feito
somente pelo Zelador do
terreiro ou Mentor da casa.
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*LETRA C*
CABAÇA: Vaso
feito do fruto maduro do cabaceiro depois de esvaziado o
miolo. Utilizado também como
moringa para água.
CABAIA:
Assim é denominado uma túnica de mangas largas utilizada por
médiuns e Cambonos.
CABEÇA MAIOR:
Pessoa de alta hierarquia no terreiro.
CABEÇA FEITA:
Denominação do médium desenvolvido e que já foi cruzado
no terreiro, tendo já definido
seu Orixá de cabeça. Médium que já
passou pelo ritual do amaci.
CAIR NO SANTO:
Transe mediúnico de quem ainda não está preparado para incorporar.
CALIFÃ:
Prato ritualístico com 4 búzios, onde se pede a confirmação
aos Orixás em certos rituais.
CALUNGA GRANDE: Oceano, mar.
CALUNGA PEQUENA: Cemitério, Campo Santo.
CAMBONO ou CAMBONE: Auxiliar de Médiuns de Incorporação e o Servidor
dos Orixás e Entidades de Luz.
CAMOLETE:
Lenço branco de tamanho grande colocado na cabeça dos
médiuns durante alguns rituais.
CAMUCITÊ:
Nome dado ao Gongá, ou Altar, ou congar, ou pegi.
CAMUTUÊ: cabeça
do indivíduo.
CANJIRA ou CANDJIRA: Lugar onde são realizados algumas danças
religiosas.
CANZUÁ ou CAZUÁ de QUIMBÉ: Terreiro, casa, tenda espiritual.
CAÔ:
Saudação de Xangô. O mesmo que: Salve! Viva!
CAÔ CABECILE XANGÔ: saudação a Xangô.
CAPANGUEIRO:
termo utilizado para designar os companheiros.
CARMA: É a
consequência de vidas passadas, as quais dirigem a presente
e organizam as futuras
encarnações.
CARREGADO:
termo utilizado para denominar a pessoa que esta com má
influência, com energias
negativas, baixa vibração mental e
espiritual. A pessoa demonstra
prostração, desânimo, mal estar, medo.
CASA DAS ALMAS: Pequeno cômodo com velas e imagens de Obaluaiê, Omulú
e Pretos Velhos. Local
utilizado para fazer as orações e preces às
Almas.
CASA LIMPA:
Templo ou moradia livre de más influências e demandas.
CAZUÁ: Casa,
moradia ou Lar das pessoas.
CATIMBOZEIRO:
termo utilizado para chefe do catimbó.
CATULÁ:
Termo usado em sessão que significa anular um trabalho
maléfico.
CAVALO: O
mesmo que médium, pessoa que incorpora.
CAVARIS:
Conchas da África, búzios, instrumento pelo qual se faz as
consultas a Ifá.
CAVUNJE:
Moleque.
CENTRO:
Terreiro, tenda ou casa de Umbanda, cazuá.
CERA DOS TRÊS REINOS: São empregados para trabalhos de Umbanda
sagrada. São elas: 1ª Carnaúba,
sendo do Reino Vegetal. 2ª Abelha,
sendo do Reino Animal. 3ª
Parafina, sendo do Reino Mineral.
CHEFE DE CABEÇA: Entidade chefe do médium, guia protetor.
CHEFE DE FALANGE: Entidade espiritual chefe da corrente vibracional de
uma determinada linha.
CHEFE DE LEGIÃO: Entidade de grande escala evolutiva espiritual, que
descem nos templos
representando os Orixás de uma determinada linha ou
corrente vibratória. O mesmo
que Falangeiros.
CHEFE DE TERREIRO: O mesmo que dirigente espiritual.
COISA FEITA:
Quer dizer trabalho feito para levar o mal a alguém,
despacho maléfico, feitiço,
bruxaria, Magia negra.
COITÉ: Fruto
que partido ao meio, serve como recipiente para servir
bebidas as Entidades de Luz.
Hoje em dia se faz também com casca de
coco e se utiliza o mesmo nome.
COMPADRE:
utilizado por alguns terreiros para denominar os guardiões,
Exús ou o Povo da Legião da
Malandragem.
CONSULENTE:
Indivíduo que vai a um terreiro de Umbanda se consultar
com uma Entidade de Luz.
CONSULTA:
Termo utilizado no atendimento da entidade com o
necessitado.
CORPO FECHADO:
Nenhum espírito maléfico pode incorporar no médium, ou
nenhum espírito pode trazer o
mal à pessoa que tem o corpo fechado.
CORREDOR DE GIRAS: Frequentador que passa por vários terreiros, sem
ter firmado compromisso
espiritual com nenhum deles.
CREDO EM CRUZ:
Interjeição que traduz espanto, admiração e repulsa.
CURIÁ: Beber
marafo.
CURIAU:
Comida de Santo, despacho.
CURIMBA:
Conjunto de instrumentos musicais do terreiro. Os
instrumentos que compõe uma
curimba podem ser Atabaques, tambor,
agogôs, chocalhos, também pode
se chamar de Curimba os pontos cantados
na umbanda.
CURIMBEIRO:
Médium que “puxa” os pontos durante os trabalhos das
giras.
CURUMIM:
Pequeno Índio. Pequeno guerreiro.
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Grande axé a todos os irmãos!
Carlos de Ogum
Adorei demais essa postagem, estou aguardando as outras partes, uma maravilha. Obrigado
ResponderExcluirMuito bom,textos assim nos ajudam a conhecer um pouco de certos termos ou até mesmo conhecer outros termos utilizados para coisas que temos outros termos devido as diferenças das casas. Adoro essas iniciativas!!! Umbanda é estudo sim!
ResponderExcluirIsso sim que é empenho de um pai de santo. nos ensinar dessa forma é
ResponderExcluirmaravilhoso. Parabéns.
Ansiosa para ter as partes 2 e 3. Maravilha de postagem.
ResponderExcluirMuito bom pai. Adorei o dicionário. Aguardando as outras partes com
ResponderExcluirmuita ansiedade.
Texto divino. Adoro aprender coisas novas. Beijinhos pai.
ResponderExcluirAi pai me mata de curiosidade. Quero muito saber todo dicionário.
ResponderExcluirManda pra nós. Axé
Divinamente bem explicado. Adorei e aguardando as próximas. Saravá.
ResponderExcluirUma bela aula pai. Muito obrigado.
ResponderExcluirAmei pai. Está guardadinho para juntar com as outras partes. Adoro tudo que você escreve e posta, ainda vamos conversar pessoalmente. Tenho muita vontade. Axé Pai
ResponderExcluirMuito bom parabéns e axé
ResponderExcluirooooottiiiiiimooooo teeeextooooo. Ameiiii aprender tudo isso.
ResponderExcluirMuito bom pai Carlos. Um novo ensinamento de Umbanda. O senhor é
ResponderExcluirrealmente uma luz para todos.
Parabéns muito bom o dicionário.
ResponderExcluirEspetacular esse texto. Adorei demais, doidinha para ter as outras
ResponderExcluirpartes.
Belo texto. Salve a Umbanda.
ResponderExcluirMuitas palavras novas para aprender. Estamos ai para ficarmos afiados
ResponderExcluirnas falas da Umbanda.
Bença pai. Adorei o dicionário. Estou aprendendo.
ResponderExcluirSaravá, aula nota mil.
ResponderExcluirDepois de postar todos vou fazer um livro de cabeceira com esse
ResponderExcluirdicionário. Adorei demais.
Ensinamento divido, Padrinho.
ResponderExcluirSão tantas coisas e nomes para aprender.
Aguardo ansiosa a segunda parte.
Axé!
Salve pai, ou melhor, salve meu professor. Assim viro uma umbandista
ResponderExcluirde verdade. Salve.
Muito bem selecionado as palavras. Parabéns. Juntar todas elas em um
ResponderExcluirdicionário foi uma otima ideia. Parabens.
Saravá e muita paz Carlos de Ogum. Obrigado por esse ensinamento.
ResponderExcluirAguardando as outras partes com ansiedade e carinho. Axé
Gostei demais pai Carlos. Certamente ajudará a nós leigos a entender
ResponderExcluirmelhor os terreiros
Parabéns pai. Ensinamento de primeira. Saravá.
ResponderExcluirExcelentes lições. Muito obrigado, adoro tirar as duvidas.
ResponderExcluirMuito bom dicionário. Nos mande as outras partes por favor.
ResponderExcluirJá lendo sem parar vou para a segunda parte agora. Adorando muito. Axé pai
ResponderExcluirOtimo texto. Parabéns
ResponderExcluirAdorei adorei adorei. Ja vou para o segundo.
ResponderExcluirMuito bom pai vamos que vamos aprender a linguagem da Umbanda
ResponderExcluirAdorei demaiiiis. Salve
ResponderExcluir