Estamos dando continuidade ao nosso pequeno
dicionário de Umbanda,
essa é
a segunda parte, e esperamos que todos apreciem a leitura.
Lembramos que a primeira parte do
dicionário foi postada no dia 30/06/2017 e a terceira no dia 20/07/2017; e os links abaixo nos levam a elas.
Agora vamos a segunda parte de nosso
dicionário da Umbanda.
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*LETRA D*
DANDÁ: Vegetal, espécie de capim, que
exala um odor, muito usado em
trabalhos,
como banho e defumações em ritual de Umbanda.
DANDALUNDA: Outro nome dado a Janaína,
Iemanjá, ou Mãe Dandá.
DAR COMIDA AO SANTO: Quer dizer o
oferecimento de alimentos aos
orixás.
Dentro da Umbanda se faz o preparo da comida referente a cada
Orixá,
e após o ritual não se despreza os alimentos, pois são
distribuídos
aos filhos da casa e muitas vezes a assistência.
DAR FIRMEZA AO TERREIRO: É o gesto de
defumar as pessoas, firmar a
curimba,
elevar o pensamento em Prece ao Alto, firmar o Gongá, riscar
ponto.
São feitas sempre antes de iniciar as giras para impedir o
acesso de espíritos trevosos e obsessores.
DAR PASSAGEM: Ato que o médium faz para
deixar que a entidade
incorpore.
Da mesma forma a troca de uma Entidade de Luz para outra na
Coroa
do Médium sem que haja a desincorporação.
DAR PASSE: Feito pelos médiuns
incorporados ou não. Tem a finalidade
fluídica
de renovar as energias do assistido, afastando más
influências,
invejas. e todo tipo de baixa espiritualidade.
DEBURÚ ou DEBORÔ: O mesmo que pipoca.
DECÁ: Bracelete ritual que o filho de
santo recebe após sete anos de
sua
primeira saída da camarinha, isso no Candomblé.
DEFUMADOR: Composto de essências
aromáticas, folhas e cascas, usado
ritualmente
em limpezas, descarregos e formas terapêuticas.
DÊLLOGUN: Guia de pedras transpassadas
em trança, que somente pode ser
utilizado
pelos sacerdotes, chefes, e pelo comando do terreiro.
DEMANDA ou DEMANDADO: termo utilizado
para designar um indivíduo que
sofre
um feitiço ou ataque espiritual das trevas, através da magia
negra
elaborada por um encarnado ou desencarnado que tem a baixa
espiritualidade.
DESCARGA: o mesmo que limpeza astral ou
material, feita através de
banhos,
passes, fundanga ou defumação para limpar a o perispírito do
assistido.
DESCARREGAR: livrar o assistido de
vibrações maléficas, negativas ou
trevosas.
DESCARREGO: Limpeza de aura, espírito e
corpo físico feito através de
passes,
banhos ou defumações.
DESCER: O mesmo que incorporar a
entidade.
DESCIDA: quando as Entidades
Espirituais vão incorporar no médium
DESENCARNAR: deixar a carne, falecer, morrer.
DESENVOLVIMENTO: destina-se ao
iniciante no desenvolvimento das
faculdades
mediúnicas de incorporação. O preparo do médium para ativar
sua
capacidade mediúnica.
DESMACHE: Espécie de muleta usada em
alguns terreiros como instrumento
de
Xangô
DESMANCHAR TRABALHOS: É tornar livre
uma pessoa dos efeitos de
trabalho
de enfeitiçamento, como também beneficiar alguém que tenha
sido
vítima de magia negra.
DESOBSESSÃO: Retirada de obsessores
através de trabalhos de descarrego
e
limpezas. Encaminhamento de Eguns.
DESPACHAR: Entregar ao Orixá o que é do
Orixá. Despachar também é um
termo
usado para tudo que é sagrado, seja comida de santo, seja
qualquer
objeto. É deixar em um determinado local os restos de
oferenda
e materiais magísticos, orientado pela entidade chefe.
DESPACHO: Trabalho utilizado com
materiais magísticos, orientado e
comandado
pela Entidade em questão. Muito utilizado para anular um
trabalho,
desmanchar magia negra.
DIA DE OBRIGAÇÃO: É o dia de sessão
quando os médiuns e os consulentes
observam
certos atos do ritual umbandista e cumprem tudo quanto lhes é
determinados
pelos Guias e Entidades de Luz.
DILONGA: Prato que representa um dos
utensílios de Ogum.
DOBALÊ: É assim chamada a saudação dos
médiuns que possuem guias
femininos.
DOLOGUM ou DILOGUM: Guia com 16 fios.
DOUM: Terceiro santo da linha das
crianças; é a pequena imagem que fica entre São Cosme e São Damião.
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*LETRA E*
EBAME ou EBAMI: Filha de Santo com mais
de 7 anos.
EBI: Serpente que é representada por um
ferro retorcido, fazendo parte
da
ferramenta de Xangô, colocada junto com o machado.
EBIANGÔ: Planta muito usada pelos
negros em amuletos e que é tida como
portadora
de virtudes mágicas, como por exemplo, afastar espíritos
maléficos.
EBIRI: Símbolo de Oxumaré.
EBÔ: Despacho. Presente para Exu.
Oferta que se oferece em encruzilhadas
ou em
qualquer outro local.
EBÓ: Líquido com vários vegetais não
fermentados, sendo preparado para
diversos
casos: Banhos, banhos para a cabeça, limpeza de ambiente, etc..
EBOMIM: Designação do médium feminino
quando conta mais de 7 anos
de
desenvolvimento.
EDU: O mesmo que carvão.
EFUM: Farinha de mandioca.
EGUN: Espíritos desencarnados. Também
podendo ser visto como Espíritos
trevosos,
maledicentes, vampirizadores.
EGUNGUN: Materialização de encarnados.
Aparição. Evocação de Ancestrais
e Espíritos
Protetores.
EJÁ: Peixe.
EKÊ: Fingimento, mentira.
EQUÉDE ou EKEDI: São as auxiliares
femininas das Mães Pequenas. As
Ekedis
não incorporam, mas tem autoridade sobre as Entidades como uma
Mãe
Pequena.
EKU: O mesmo que morte.
ELEDÁ: Anjo da Guarda.
ELEGBÁ: Espírito Maléfico.
ENCANTADO: Ser que não morreu, foi
arrebatada.
ENCARNAÇÃO: Oportunidade de habitar
novamente a Terra, tendo como
vestimenta
terrestre, o corpo carnal, emprestado por Deus, para as novas
missões
e expiações do espírito encarnante.
ENCOSTO: Espírito que consciente ou
inconsciente, aproxima-se da pessoas
vivas,
prejudicando em diversos setores da sua vida econômica, saúde,
pessoal
e social. Um espírito inferior que se agrega ao encarnado,
sugando-lhe
as energias, vampirizando-o.
ENCRUZA: O mesmo que encruzilhada.
ENCRUZAR: Ritual umbandista no início
de um período ou sessão
consistindo
em fazer uma cruz com a pemba na nuca, na palma da mão, na
testa
do médium e na sola do pé. Isso fecharia o corpo do médium e
protegeria,
fortificaria sua mediunidade e ajuda também a estabelecer
uma
ligação mais firme com os Guias Espirituais.
ENDÁ: Diz-se a coroa imaterial que
acompanha o médium em desenvolvimento
após a
iniciação. Sinônimo de aura.
ENTIDADES: o mesmo que espíritos ou
Guias.
EPARREI: saudação a Iansã.
EPÔ: Azeite de Dendê.
EPOJUMA: Azeite doce.
ERÊ: Entidades de Luz na forma de
criança. Nome dado a corrente de Cosme
e
Damião. As crianças de Umbanda.
ERÓ: Segredos e Ensinamentos revelados
aos médiuns no terreiro em seu
desenvolvimento.
ERUEXIM: Rabo de cavalo, espécie de
espanador usado por Iansã.
ESPIRITISMO DE LINHA: Designação dada a
Umbanda e as sessões no
terreiro.
ESPIRITISMO DE MESA: Designação dada a
Umbanda nas sessões de cura por médicos incorporados.
EXÊ UEPE BABÁ: Saudação a Oxalá.
EXÚ: Entidade de Luz da linha de
esquerda que trabalha pela caridade em nome de Zambi.
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*LETRA F*
FALANGE: Significa a subdivisão de
Linhas onde cada falange é composta
de um
número incalculável de espíritos orientados por um Guia Chefe da
mesma.
O mesmo que legião. Conjunto de espíritos de uma mesma faixa
vibracional,
boa ou má.
FALANGEIRO: Chefe de falange. Guia
Chefe.
FAZER MESA: Abrir a sessão, abrir a
Gira.
FAZER OSSÊ: Cerimônia semanal que
consiste no oferecimento de alimento
ou
bebida preferida dos Orixás.
FECHAR A GIRA: Encerrar os trabalhos no
terreiro.
FECHAR A SESSÃO: Encerrar as Giras e
trabalhos espirituais com cantos
e
orações e agradecimentos.
FECHAR A TRONQUEIRA: Ato de defumar e
cruzar a casa nos quatro cantos
do
terreiro evitando que espíritos perturbadores ou zombeteiros
atrapalhem
a sessão de Umbanda.
FEITIÇO: Magia elaborada, bruxaria,
magia negra.
FEITO: É o médium masculino
desenvolvido dentro do terreiro.
FEITO DE SANTO: Iniciação do
desenvolvimento de um médium.
FEITO NO SANTO: Médium que teve o
cerimonial de firmeza de cabeça por
haver
completado seu desenvolvimento mediúnico.
FILÁ: Capuz confeccionado com palha da
costa que cobre o Orixá
Obaluaiê.
FILHO DE FÉ: Denominação para adeptos
da Umbanda. Pessoa que esta no
terreiro.
FILHO OU FILHA DE SANTO: Médium que se
submeteu a doutrina e todo
ritual.
FILHO PEQUENO: Termo de parentesco
místico que se refere a um laço
interposto
pela iniciação entre um noviço e seu padrinho, gerando
obrigações
e deveres semelhantes aos do compadrio.
FIRMA: Pedra em formato cilíndrico
utilizada na confecção de uma guia.
FIRMAR A PORTEIRA: É a segurança para
os trabalhos da sessão que será
realizada.
Esse trabalho pode ser simbolizado por um ponto riscado na
tronqueira
ou uma vela acesa, isso dentro da determinação do Mentor e
as
regras da casa.
FIRMAR ANJO DE GUARDA: Fazer oração
para anjo de guarda, entrar numa
ligação
luminosa mental com seu anjo da guarda, pedindo a ele Luz,
Proteção
e Forças.
FIRMAR O PONTO: Concentração coletiva
que se consegue cantando um
ponto
puxado pelo Guia responsável pelos trabalhos. O Ponto Firmado
pode
ser apenas Firmar Ponto: cantar a curimba, cantar as músicas
referentes
a cada Orixá, com harmonia, entusiasmo e cadência.
Refere-se
também ao Ponto Riscado que é feito pela Entidade de Luz
como
prova de identidade.
FIRMAR TRONQUEIRA: Ato que somente pode
ser feito pelo sacerdote ou um
de seus
comandados que possua ligação direta com os Chefes espirituais
do
terreiro, para acender as velas da Tronqueira/ ou Casa.
FIRMAR: Ato de concentração.
FLUÍDOS: Emanações de energias
positivas ou negativas.
FUNDAMENTOS: Leis de rituais, ação e
atuação da Umbanda Sagrada.
FUNDANGA: Roda de Fogo, feita com
pólvora, regida somente pelos Exús
Guardiões,
Chefes do terreiro.
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*LETRA G*
GADJO: Indivíduo do sexo masculino que
não faz parte de nenhuma tribo
de
Ciganos. Homem sem sangue Cigano.
GANGA: O mesmo que Exús.
GANZÁ: Instrumento musical.
GARRAFADA: Remédio preparado por Pai ou
Mãe de Santo, o qual consiste
numa
maceração de vegetais em aguardente. A preparação dos
ingredientes
são puramente naturais.
GIRA: Corrente espiritual. Caminho.
GONGÁ: O mesmo que Altar, ou Pegi, ou
Congá, ou Congal. Local onde
ficam
as imagens e velas representando as Divindades e Orixás dentro
do
terreiro. Local sagrado..
GUIA: Fio de contas usados nos rituais
afro-brasileiros. Na maioria
das
vezes essas guias correspondem aos Orixás dos Filhos de Santo. São
confeccionadas
com Conta de miçangas ou de cristal ou mesmo de
porcelana,
da cor especial do Orixá ou Entidade Espiritual que
representa
e identifica. Pode também significar a própria Entidade de
Luz,
como por exemplo: Pretos Velhos, Caboclos, Ibeijadas, Boiadeiros,
Malandros,
Exús, etc.
GUINÉ: Folhas utilizadas nos rituais.
Ervas.
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*LETRA H*
HALO: Luminosidade que envolve um
espírito de grande elevação.
HEFE DE CABEÇA: É um dos nomes como é
designado o Guia Chefe do médium
de
terreiro que tenha sido desenvolvido e cruzado no mesmo.
HOMEM DAS ENCRUZILHADAS: Exú.
HOMEM DE RUA ou DAS ENCRUZILHADAS: Referência
ao Exú Guardião.
HUMAITÁ: É de origem indígena, do tupi
guarani e seu significado é:
Hu =
negro, ma = agora, itá = pedra.
PARA
NÓS UMBANDISTAS: HUMAITÁ é a morada de Ogum.
HUMULUCU: Comida Africana feita de
feijão fradinho, azeite de dendê e
diversos
temperos. Também conhecida como Omolocum.
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*LETRA I*
IÁ: O mesmo que Mãe.
IABÁ: Especialista no ritual,
encarregada do preparo das comidas de
santo,
banhos e macerados dos Orixás. Em algumas regiões Iabá
significa
a filha d'água, Sereia, ou encantada de Iemanjá.
IALORIXÁ: Sacerdote feminino, nome que
se dá a Mãe de Santo, dirigente
do
terreiro.
IANSÃ: Orixá feminino senhora dos
ventos e tempestades. Força da
natureza:
Raios e ventos.
IAÔ: Médium feminino no primeiro grau
de desenvolvimento do terreiro.
Termo
que designa o noviço após a fase ritual da reclusão iniciatória
IBEIJADA: Entidades de Luz na forma de
criança.
IBEIJI: Orixás gêmeos que representam
as crianças, Ibeijadas, Erês na
Umbanda.
IEMANJÁ: Orixá feminino, senhora dos
mares, praias e peixes. Força da
natureza:
Oceanos e água salgada.
IFÁ: Deus dos oráculos e da
adivinhação. Senhor do destino. Há quem
afirme
ser sua representação a cabaça envolvida por uma trama de fios
de
búzios, ou na peneira de palha.
IJEXÁ: Ritual africano. Os adeptos do
Ijexá temem os mortos e
apressam-se
em expulsá-los dos terreiros.
ILÊ: Casa de Candomblé.
INSABA: O mesmo que folhas.
IÓ: O mesmo que sal.
IORUBÁ: Negro africano que fala a linguagem
nagô.
IR PARA A RODA: Uma frase que traduz o
desenvolvimento da mediunidade
na
corrente.
ITÁ DE XANGÔ: Pedra caída junto com o
raio.
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*LETRA J*
JABONÃ: O mesmo que Mãe Pequena: Título
honorífico feminino que
corresponde
a segunda pessoa na ordem hierárquica de uma casa de
santo.
Seu equivalente masculino é Pai Pequeno. Diz-se também, mãe ou
JABONAN
Assim chamada a auxiliar da Babá.
JACULATÓRIA: Oração curta. Reza
resumida e fervorosa.
JACUTÁ: Denominação de altar. Casa do
santo.
JESUS: Sincretismo do Orixá Oxalá.
JIBONAN: Designação do fiscal de
trabalhos do terreiro.
JOLOFÔ: Coisa inútil ou pessoa tola.
JUREMA: Uma das Caboclas de Oxossi,
chefe de falange. Podendo ser
também
o nome do local onde todos os Caboclos ficam espiritualmente.
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*LETRA K*
KARDECISMO: Um dos pontos básicos em
que se fundamentam todas as
teorias
espiritualistas. Decodificação do Espiritismo por Alan Kardec,
de onde
originaria o nome Kardecismo.
KAURIS: Búzios, utilizados no jogo do
delogum. Outrora também serviram
de
dinheiro na África.
KIUMBA: Espírito maléfico e obsessor.
Espírito atrasado e sem nenhuma
luz.
Zombeteiro.
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*LETRA L*
LAÇAR O COBREIRO: Assim é chamada a
oração que se escreve com tinta em
volta
do "cobreiro" para fins curativos.
LÁGRIMAS DE NOSSA SENHORA: Além do
capim e da miçanga, assim também
são
conhecidas as contas de semente dessa planta para confecção de
terços,
guias e outros objetos.
LANCATÉ DE VOVÔ: É o mesmo nome por que
é conhecida a igreja Nosso
Senhor
do Bonfim, em Salvador Bahia.
LAROIÊ: Saudação aos Exús e Pombo
Giras, sempre devemos dizer assim:
Laroiê
Exús e Guardiões, Laroiê Pombo Gira ou Laroiê as Damas.
LAVAGEM DE CABEÇA: A lavagem de cabeça
é feita derramando-se o Amaci
(banho
preparado especialmente para essa cerimônia) sobre a cabeça do
médium
que está no término do desenvolvimento.
LÊ: O menor dos Atabaques.
LEBA ou LEBÁ: O mesmo que Exú.
LEBARA: Exú, no seu aspecto de Senhor
da Força.
LEGIÃO: o mesmo que falange.
LEI DA UMBANDA: Fundamentos e
religiosidade, seguindo o evangelho e
ensinamentos
do mestre Oxalá.
LINHA: União das falanges, sendo que
cada um tem seu chefe. Faixa de
vibração
da falange de uma determinada corrente de um Orixá.
LINHA BRANCA: Linha de Guias que não
cruzam com a linha da esquerda.
LINHA CRUZADA: É quando se unem duas ou
mais linhas com o fim de
tornar
mais forte um trabalho no terreiro. Normalmente esse cruzamento
dá-se
com uma Entidade de Luz da direita com uma Entidade de Luz da
esquerda.
LINHA DAS ALMAS: Entidades da corrente
africana que irradiam na linha
dos
Pretos Velhos e Obaluaiê/Omulú.
LINHA DE CURA: corrente de entidades
que podem irradiar na linha de
Oxossi,
Obaluaiê, Pretos Velhos, Povo do Oriente, que trazem a função
e o
conhecimento da medicina, atuando no tratamento com ervas, banhos,
e
cirurgias espirituais ao assistido e necessitado.
LINHA
DO ORIENTE: Corrente de Entidades espirituais de características
e
afinidades com Povos do Oriente e Ciganos.
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Grande axé a todos os irmãos!
Carlos de Ogum
Estou adorando esse dicionário!
ResponderExcluirConhecimento nunca é demais.
Obrigada por esses ensinamentos, Padrinho <3
Axé!
Obaaa, o segundo, já imprimi o primeiro, como disse vou fazer um livro. Obrigado. Aguardando o terceiro.
ResponderExcluirMaravilhoso como o primeiro. Saravá.
ResponderExcluirNOSSA AGORA COMPRREENDI MELHOR AS COISAS , ADOREI ....
ResponderExcluirAdorei mais esse. Adianta o terceiro paizinhooooo.
ResponderExcluirAdorando demais. Aguardando o terceiro anciosa
ResponderExcluirSensacional aula de linguas de Umbanda
ResponderExcluirPai Carlos novamente mostrando lições da Umbanda. Adorei aprender as palavras. Vou treinar.
ResponderExcluirMaravilhoso. Uma verdadeira obra. Saravá.
ResponderExcluir
ResponderExcluirLindo amei. Obrigado.
Bela lição excelente postagem
ResponderExcluirManda o terceiro. Estou adorando aprender.
ResponderExcluirSaravá Carlos de Ogum. Gostei bastante de seu post, eu sou muito ligado
ResponderExcluirna aprendizagem. Estou estudando todas essas palavras. Grande abraço
Parabens um belo ensinamento. Paz a todos da Umbanda
ResponderExcluirSalve salve sempre as instruções doadas com carinho a quem deseja
ResponderExcluiraprender. Muito obrigado Pai Carlos, seu dicionário ficou maravilhoso.
Lindo. Adorei.
ResponderExcluirSaravá. Lições belas. Já estou falando umbandês.
ResponderExcluirObrigado Carlos. Esse dicionário vai ser muito importante para mim.
ResponderExcluirGostei pai. Esperando a proxima postagem. Saravá
ResponderExcluirMuito bom. Estou adorando esse dicionário.
ResponderExcluirA primeira parte eu li e reli, vou fazer o mesmo nessa. Estou amando.
ResponderExcluirBelezinha demais esse dicionario. Muito obrigado.
ResponderExcluirQUE BELO PRESENTE DE ANIVERSÁRIO ,GRATIDÃO.
ResponderExcluirUma lindeza de lição. Muito obrigado por compartilhar.
ResponderExcluirOpa pai que maravilha de dicionario. Adorei assim de montão
ResponderExcluirLindo de aprender. adotei como livro especial
ResponderExcluirMuito bom. Parabéns
ResponderExcluirBença pai muito bom o dicionário. Saravá.
ResponderExcluirVou encardernar quando tiver os 3. Adorei.
ResponderExcluirJa comecei a fazer meu livro, imprimi e encadernei. Estou adorando.
ResponderExcluirSalve pai, muito bom seu dicionário. Estou adorando.
ResponderExcluirSaravá a sua boa vontade em nos passar tantas palavras. Axé
ResponderExcluirMuito muito muito booooooooom.
ResponderExcluirPai Carlos gostaria de agradecer, passei o link a amigos de meu
ResponderExcluirterreiro e eles elogiaram muito.
Muito bom. Aprendi bastante
ResponderExcluirAdorei demais estou craque nas palavras
ResponderExcluir