segunda-feira, 10 de julho de 2017

Pequeno Dicionário de Umbanda. 2ª Parte - Letra: D a Letra: L



    Estamos dando continuidade ao nosso pequeno dicionário de Umbanda,
essa é a segunda parte, e esperamos que todos apreciem a leitura.

    Lembramos que a primeira parte do dicionário foi postada no dia 30/06/2017 e a terceira no dia 20/07/2017; e os links abaixo nos levam a elas.


    Agora vamos a segunda parte de nosso dicionário da Umbanda.
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*LETRA D*

DANDÁ: Vegetal, espécie de capim, que exala um odor, muito usado em
trabalhos, como banho e defumações em ritual de Umbanda.

DANDALUNDA: Outro nome dado a Janaína, Iemanjá, ou Mãe Dandá.

DAR COMIDA AO SANTO: Quer dizer o oferecimento de alimentos aos
orixás. Dentro da Umbanda se faz o preparo da comida referente a cada
Orixá, e após o ritual não se despreza os alimentos, pois são
distribuídos aos filhos da casa e muitas vezes a assistência.

DAR FIRMEZA AO TERREIRO: É o gesto de defumar as pessoas, firmar a
curimba, elevar o pensamento em Prece ao Alto, firmar o Gongá, riscar
ponto. São feitas sempre antes de iniciar as giras para impedir o
acesso de espíritos trevosos e obsessores.

DAR PASSAGEM: Ato que o médium faz para deixar que a entidade
incorpore. Da mesma forma a troca de uma Entidade de Luz para outra na
Coroa do Médium sem que haja a desincorporação.

DAR PASSE: Feito pelos médiuns incorporados ou não. Tem a finalidade
fluídica de renovar as energias do assistido, afastando más
influências, invejas. e todo tipo de baixa espiritualidade.

DEBURÚ ou DEBORÔ: O mesmo que pipoca.

DECÁ: Bracelete ritual que o filho de santo recebe após sete anos de
sua primeira saída da camarinha, isso no Candomblé.

DEFUMADOR: Composto de essências aromáticas, folhas e cascas, usado
ritualmente em limpezas, descarregos e formas terapêuticas.

DÊLLOGUN: Guia de pedras transpassadas em trança, que somente pode ser
utilizado pelos sacerdotes, chefes, e pelo comando do terreiro.

DEMANDA ou DEMANDADO: termo utilizado para designar um indivíduo que
sofre um feitiço ou ataque espiritual das trevas, através da magia
negra elaborada por um encarnado ou desencarnado que tem a baixa
espiritualidade.

DESCARGA: o mesmo que limpeza astral ou material, feita através de
banhos, passes, fundanga ou defumação para limpar a o perispírito do
assistido.

DESCARREGAR: livrar o assistido de vibrações maléficas, negativas ou
trevosas.

DESCARREGO: Limpeza de aura, espírito e corpo físico feito através de
passes, banhos ou defumações.

DESCER: O mesmo que incorporar a entidade.

DESCIDA: quando as Entidades Espirituais vão incorporar no médium

DESENCARNAR: deixar a carne, falecer, morrer.

DESENVOLVIMENTO: destina-se ao iniciante no desenvolvimento das
faculdades mediúnicas de incorporação. O preparo do médium para ativar
sua capacidade mediúnica.

DESMACHE: Espécie de muleta usada em alguns terreiros como instrumento
de Xangô

DESMANCHAR TRABALHOS: É tornar livre uma pessoa dos efeitos de
trabalho de enfeitiçamento, como também beneficiar alguém que tenha
sido vítima de magia negra.

DESOBSESSÃO: Retirada de obsessores através de trabalhos de descarrego
e limpezas. Encaminhamento de Eguns.

DESPACHAR: Entregar ao Orixá o que é do Orixá. Despachar também é um
termo usado para tudo que é sagrado, seja comida de santo, seja
qualquer objeto. É deixar em um determinado local os restos de
oferenda e materiais magísticos, orientado pela entidade chefe.

DESPACHO: Trabalho utilizado com materiais magísticos, orientado e
comandado pela Entidade em questão. Muito utilizado para anular um
trabalho, desmanchar magia negra.

DIA DE OBRIGAÇÃO: É o dia de sessão quando os médiuns e os consulentes
observam certos atos do ritual umbandista e cumprem tudo quanto lhes é
determinados pelos Guias e Entidades de Luz.

DILONGA: Prato que representa um dos utensílios de Ogum.

DOBALÊ: É assim chamada a saudação dos médiuns que possuem guias
femininos.

DOLOGUM ou DILOGUM: Guia com 16 fios.

DOUM: Terceiro santo da linha das crianças; é a pequena imagem que fica entre São Cosme e São Damião.
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*LETRA E*

EBAME ou EBAMI: Filha de Santo com mais de 7 anos.

EBI: Serpente que é representada por um ferro retorcido, fazendo parte
da ferramenta de Xangô, colocada junto com o machado.

EBIANGÔ: Planta muito usada pelos negros em amuletos e que é tida como
portadora de virtudes mágicas, como por exemplo, afastar espíritos
maléficos.

EBIRI: Símbolo de Oxumaré.

EBÔ: Despacho. Presente para Exu. Oferta que se oferece em encruzilhadas
ou em qualquer outro local.

EBÓ: Líquido com vários vegetais não fermentados, sendo preparado para
diversos casos: Banhos, banhos para a cabeça, limpeza de ambiente, etc..

EBOMIM: Designação do médium feminino quando conta mais de 7 anos
de desenvolvimento.

EDU: O mesmo que carvão.

EFUM: Farinha de mandioca.

EGUN: Espíritos desencarnados. Também podendo ser visto como Espíritos
trevosos, maledicentes, vampirizadores.

EGUNGUN: Materialização de encarnados. Aparição. Evocação de Ancestrais
e Espíritos Protetores.

EJÁ: Peixe.

EKÊ: Fingimento, mentira.

EQUÉDE ou EKEDI: São as auxiliares femininas das Mães Pequenas. As
Ekedis não incorporam, mas tem autoridade sobre as Entidades como uma
Mãe Pequena.

EKU: O mesmo que morte.

ELEDÁ: Anjo da Guarda.

ELEGBÁ: Espírito Maléfico.

ENCANTADO: Ser que não morreu, foi arrebatada.

ENCARNAÇÃO: Oportunidade de habitar novamente a Terra, tendo como
vestimenta terrestre, o corpo carnal, emprestado por Deus, para as novas
missões e expiações do espírito encarnante.

ENCOSTO: Espírito que consciente ou inconsciente, aproxima-se da pessoas
vivas, prejudicando em diversos setores da sua vida econômica, saúde,
pessoal e social. Um espírito inferior que se agrega ao encarnado,
sugando-lhe as energias, vampirizando-o.

ENCRUZA: O mesmo que encruzilhada.

ENCRUZAR: Ritual umbandista no início de um período ou sessão
consistindo em fazer uma cruz com a pemba na nuca, na palma da mão, na
testa do médium e na sola do pé. Isso fecharia o corpo do médium e
protegeria, fortificaria sua mediunidade e ajuda também a estabelecer
uma ligação mais firme com os Guias Espirituais.

ENDÁ: Diz-se a coroa imaterial que acompanha o médium em desenvolvimento
após a iniciação. Sinônimo de aura.

ENTIDADES: o mesmo que espíritos ou Guias.

EPARREI: saudação a Iansã.

EPÔ: Azeite de Dendê.

EPOJUMA: Azeite doce.

ERÊ: Entidades de Luz na forma de criança. Nome dado a corrente de Cosme
e Damião. As crianças de Umbanda.

ERÓ: Segredos e Ensinamentos revelados aos médiuns no terreiro em seu
desenvolvimento.

ERUEXIM: Rabo de cavalo, espécie de espanador usado por Iansã.

ESPIRITISMO DE LINHA: Designação dada a Umbanda e as sessões no
terreiro.

ESPIRITISMO DE MESA: Designação dada a Umbanda nas sessões de cura por médicos incorporados.

EXÊ UEPE BABÁ: Saudação a Oxalá.

EXÚ: Entidade de Luz da linha de esquerda que trabalha pela caridade em nome de Zambi.

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*LETRA F*

FALANGE: Significa a subdivisão de Linhas onde cada falange é composta
de um número incalculável de espíritos orientados por um Guia Chefe da
mesma. O mesmo que legião. Conjunto de espíritos de uma mesma faixa
vibracional, boa ou má.

FALANGEIRO: Chefe de falange. Guia Chefe.

FAZER MESA: Abrir a sessão, abrir a Gira.

FAZER OSSÊ: Cerimônia semanal que consiste no oferecimento de alimento
ou bebida preferida dos Orixás.

FECHAR A GIRA: Encerrar os trabalhos no terreiro.

FECHAR A SESSÃO: Encerrar as Giras e trabalhos espirituais com cantos
e orações e agradecimentos.

FECHAR A TRONQUEIRA: Ato de defumar e cruzar a casa nos quatro cantos
do terreiro evitando que espíritos perturbadores ou zombeteiros
atrapalhem a sessão de Umbanda.

FEITIÇO: Magia elaborada, bruxaria, magia negra.

FEITO: É o médium masculino desenvolvido dentro do terreiro.

FEITO DE SANTO: Iniciação do desenvolvimento de um médium.

FEITO NO SANTO: Médium que teve o cerimonial de firmeza de cabeça por
haver completado seu desenvolvimento mediúnico.

FILÁ: Capuz confeccionado com palha da costa que cobre o Orixá
Obaluaiê.

FILHO DE FÉ: Denominação para adeptos da Umbanda. Pessoa que esta no
terreiro.

FILHO OU FILHA DE SANTO: Médium que se submeteu a doutrina e todo
ritual.

FILHO PEQUENO: Termo de parentesco místico que se refere a um laço
interposto pela iniciação entre um noviço e seu padrinho, gerando
obrigações e deveres semelhantes aos do compadrio.

FIRMA: Pedra em formato cilíndrico utilizada na confecção de uma guia.

FIRMAR A PORTEIRA: É a segurança para os trabalhos da sessão que será
realizada. Esse trabalho pode ser simbolizado por um ponto riscado na
tronqueira ou uma vela acesa, isso dentro da determinação do Mentor e
as regras da casa.

FIRMAR ANJO DE GUARDA: Fazer oração para anjo de guarda, entrar numa
ligação luminosa mental com seu anjo da guarda, pedindo a ele Luz,
Proteção e Forças.

FIRMAR O PONTO: Concentração coletiva que se consegue cantando um
ponto puxado pelo Guia responsável pelos trabalhos. O Ponto Firmado
pode ser apenas Firmar Ponto: cantar a curimba, cantar as músicas
referentes a cada Orixá, com harmonia, entusiasmo e cadência.
Refere-se também ao Ponto Riscado que é feito pela Entidade de Luz
como prova de identidade.

FIRMAR TRONQUEIRA: Ato que somente pode ser feito pelo sacerdote ou um
de seus comandados que possua ligação direta com os Chefes espirituais
do terreiro, para acender as velas da Tronqueira/ ou Casa.

FIRMAR: Ato de concentração.

FLUÍDOS: Emanações de energias positivas ou negativas.

FUNDAMENTOS: Leis de rituais, ação e atuação da Umbanda Sagrada.

FUNDANGA: Roda de Fogo, feita com pólvora, regida somente pelos Exús
Guardiões, Chefes do terreiro.

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*LETRA G*

GADJO: Indivíduo do sexo masculino que não faz parte de nenhuma tribo
de Ciganos. Homem sem sangue Cigano.

GANGA: O mesmo que Exús.

GANZÁ: Instrumento musical.

GARRAFADA: Remédio preparado por Pai ou Mãe de Santo, o qual consiste
numa maceração de vegetais em aguardente. A preparação dos
ingredientes são puramente naturais.

GIRA: Corrente espiritual. Caminho.

GONGÁ: O mesmo que Altar, ou Pegi, ou Congá, ou Congal. Local onde
ficam as imagens e velas representando as Divindades e Orixás dentro
do terreiro. Local sagrado..

GUIA: Fio de contas usados nos rituais afro-brasileiros. Na maioria
das vezes essas guias correspondem aos Orixás dos Filhos de Santo. São
confeccionadas com Conta de miçangas ou de cristal ou mesmo de
porcelana, da cor especial do Orixá ou Entidade Espiritual que
representa e identifica. Pode também significar a própria Entidade de
Luz, como por exemplo: Pretos Velhos, Caboclos, Ibeijadas, Boiadeiros,
Malandros, Exús, etc.

GUINÉ: Folhas utilizadas nos rituais. Ervas.

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*LETRA H*

HALO: Luminosidade que envolve um espírito de grande elevação.

HEFE DE CABEÇA: É um dos nomes como é designado o Guia Chefe do médium
de terreiro que tenha sido desenvolvido e cruzado no mesmo.

HOMEM DAS ENCRUZILHADAS: Exú.

HOMEM DE RUA ou DAS ENCRUZILHADAS: Referência ao Exú Guardião.

HUMAITÁ: É de origem indígena, do tupi guarani e seu significado é:
Hu = negro, ma = agora, itá = pedra.
PARA NÓS UMBANDISTAS: HUMAITÁ é a morada de Ogum.

HUMULUCU: Comida Africana feita de feijão fradinho, azeite de dendê e
diversos temperos. Também conhecida como Omolocum.

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*LETRA I*

IÁ: O mesmo que Mãe.

IABÁ: Especialista no ritual, encarregada do preparo das comidas de
santo, banhos e macerados dos Orixás. Em algumas regiões Iabá
significa a filha d'água, Sereia, ou encantada de Iemanjá.

IALORIXÁ: Sacerdote feminino, nome que se dá a Mãe de Santo, dirigente
do terreiro.

IANSÃ: Orixá feminino senhora dos ventos e tempestades. Força da
natureza: Raios e ventos.

IAÔ: Médium feminino no primeiro grau de desenvolvimento do terreiro.
Termo que designa o noviço após a fase ritual da reclusão iniciatória

IBEIJADA: Entidades de Luz na forma de criança.

IBEIJI: Orixás gêmeos que representam as crianças, Ibeijadas, Erês na
Umbanda.

IEMANJÁ: Orixá feminino, senhora dos mares, praias e peixes. Força da
natureza: Oceanos e água salgada.

IFÁ: Deus dos oráculos e da adivinhação. Senhor do destino. Há quem
afirme ser sua representação a cabaça envolvida por uma trama de fios
de búzios, ou na peneira de palha.

IJEXÁ: Ritual africano. Os adeptos do Ijexá temem os mortos e
apressam-se em expulsá-los dos terreiros.

ILÊ: Casa de Candomblé.

INSABA: O mesmo que folhas.

IÓ: O mesmo que sal.

IORUBÁ: Negro africano que fala a linguagem nagô.

IR PARA A RODA: Uma frase que traduz o desenvolvimento da mediunidade
na corrente.

ITÁ DE XANGÔ: Pedra caída junto com o raio.

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*LETRA J*

JABONÃ: O mesmo que Mãe Pequena: Título honorífico feminino que
corresponde a segunda pessoa na ordem hierárquica de uma casa de
santo. Seu equivalente masculino é Pai Pequeno. Diz-se também, mãe ou
JABONAN Assim chamada a auxiliar da Babá.

JACULATÓRIA: Oração curta. Reza resumida e fervorosa.

JACUTÁ: Denominação de altar. Casa do santo.

JESUS: Sincretismo do Orixá Oxalá.

JIBONAN: Designação do fiscal de trabalhos do terreiro.

JOLOFÔ: Coisa inútil ou pessoa tola.

JUREMA: Uma das Caboclas de Oxossi, chefe de falange. Podendo ser
também o nome do local onde todos os Caboclos ficam espiritualmente.

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*LETRA K*

KARDECISMO: Um dos pontos básicos em que se fundamentam todas as
teorias espiritualistas. Decodificação do Espiritismo por Alan Kardec,
de onde originaria o nome Kardecismo.

KAURIS: Búzios, utilizados no jogo do delogum. Outrora também serviram
de dinheiro na África.

KIUMBA: Espírito maléfico e obsessor. Espírito atrasado e sem nenhuma
luz. Zombeteiro.

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*LETRA L*

LAÇAR O COBREIRO: Assim é chamada a oração que se escreve com tinta em
volta do "cobreiro" para fins curativos.

LÁGRIMAS DE NOSSA SENHORA: Além do capim e da miçanga, assim também
são conhecidas as contas de semente dessa planta para confecção de
terços, guias e outros objetos.

LANCATÉ DE VOVÔ: É o mesmo nome por que é conhecida a igreja Nosso
Senhor do Bonfim, em Salvador Bahia.

LAROIÊ: Saudação aos Exús e Pombo Giras, sempre devemos dizer assim:
Laroiê Exús e Guardiões, Laroiê Pombo Gira ou Laroiê as Damas.

LAVAGEM DE CABEÇA: A lavagem de cabeça é feita derramando-se o Amaci
(banho preparado especialmente para essa cerimônia) sobre a cabeça do
médium que está no término do desenvolvimento.

LÊ: O menor dos Atabaques.

LEBA ou LEBÁ: O mesmo que Exú.

LEBARA: Exú, no seu aspecto de Senhor da Força.

LEGIÃO: o mesmo que falange.

LEI DA UMBANDA: Fundamentos e religiosidade, seguindo o evangelho e
ensinamentos do mestre Oxalá.

LINHA: União das falanges, sendo que cada um tem seu chefe. Faixa de
vibração da falange de uma determinada corrente de um Orixá.

LINHA BRANCA: Linha de Guias que não cruzam com a linha da esquerda.

LINHA CRUZADA: É quando se unem duas ou mais linhas com o fim de
tornar mais forte um trabalho no terreiro. Normalmente esse cruzamento
dá-se com uma Entidade de Luz da direita com uma Entidade de Luz da
esquerda.

LINHA DAS ALMAS: Entidades da corrente africana que irradiam na linha
dos Pretos Velhos e Obaluaiê/Omulú.

LINHA DE CURA: corrente de entidades que podem irradiar na linha de
Oxossi, Obaluaiê, Pretos Velhos, Povo do Oriente, que trazem a função
e o conhecimento da medicina, atuando no tratamento com ervas, banhos,
e cirurgias espirituais ao assistido e necessitado.

LINHA DO ORIENTE: Corrente de Entidades espirituais de características
e afinidades com Povos do Oriente e Ciganos.

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Grande axé a todos os irmãos!





Carlos de Ogum

36 comentários:

  1. Estou adorando esse dicionário!
    Conhecimento nunca é demais.

    Obrigada por esses ensinamentos, Padrinho <3
    Axé!

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  2. Obaaa, o segundo, já imprimi o primeiro, como disse vou fazer um livro. Obrigado. Aguardando o terceiro.

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  3. NOSSA AGORA COMPRREENDI MELHOR AS COISAS , ADOREI ....

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  4. Adorei mais esse. Adianta o terceiro paizinhooooo.

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  5. Adorando demais. Aguardando o terceiro anciosa

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  6. Sensacional aula de linguas de Umbanda

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  7. Pai Carlos novamente mostrando lições da Umbanda. Adorei aprender as palavras. Vou treinar.

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  8. Maravilhoso. Uma verdadeira obra. Saravá.

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  9. Bela lição excelente postagem

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  10. Manda o terceiro. Estou adorando aprender.

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  11. Saravá Carlos de Ogum. Gostei bastante de seu post, eu sou muito ligado
    na aprendizagem. Estou estudando todas essas palavras. Grande abraço

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  12. Parabens um belo ensinamento. Paz a todos da Umbanda

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  13. Salve salve sempre as instruções doadas com carinho a quem deseja
    aprender. Muito obrigado Pai Carlos, seu dicionário ficou maravilhoso.

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  14. Saravá. Lições belas. Já estou falando umbandês.

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  15. Obrigado Carlos. Esse dicionário vai ser muito importante para mim.

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  16. Gostei pai. Esperando a proxima postagem. Saravá

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  17. Muito bom. Estou adorando esse dicionário.

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  18. A primeira parte eu li e reli, vou fazer o mesmo nessa. Estou amando.

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  19. Belezinha demais esse dicionario. Muito obrigado.

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  20. QUE BELO PRESENTE DE ANIVERSÁRIO ,GRATIDÃO.

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  21. Uma lindeza de lição. Muito obrigado por compartilhar.

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  22. Opa pai que maravilha de dicionario. Adorei assim de montão

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  23. Lindo de aprender. adotei como livro especial

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  24. Bença pai muito bom o dicionário. Saravá.

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  25. Vou encardernar quando tiver os 3. Adorei.

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  26. Ja comecei a fazer meu livro, imprimi e encadernei. Estou adorando.

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  27. Salve pai, muito bom seu dicionário. Estou adorando.

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  28. Saravá a sua boa vontade em nos passar tantas palavras. Axé

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  29. Muito muito muito booooooooom.

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  30. Pai Carlos gostaria de agradecer, passei o link a amigos de meu
    terreiro e eles elogiaram muito.

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  31. Adorei demais estou craque nas palavras

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