quinta-feira, 20 de julho de 2017

Pequeno Dicionário de Umbanda. 3ª Parte - Letra: M à Letra: Z

                                  

 Estamos finalizando nosso pequeno dicionário de Umbanda, essa é a terceira parte, e esperamos que todos apreciem a leitura.

    Lembramos que a primeira parte do dicionário foi postada no dia 30/06/2017, e a segunda parte foi postada no dia 10/07/2017, e abaixo anexamos os links no qual nos levam diretamente a elas.




    Agora vamos a terceira e última parte de nosso dicionário de Umbanda.

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*LETRA M*

MACAIA: Folhas sagradas. Também é o local onde se reúnem os filhos do
terreiro para trabalho na mata.

MACAIO:  Coisa ruim e sem nenhum valor.

MACUMBA: Termo antigo que se denominava aos cultos dos escravos nas
senzalas, Candomblé. Depois esse termo passou a ser vulgar e tornou-se
como feitiço ou culto de feiticeiros. Árvore da região africana.
Instrumento musical.

MACUMBADO: enfeitiçado.

MADRINHA: o mesmo que mãe de santo. Também utilizado para designar o
apadrinhamento através do batismo, no filho de Umbanda.

MÃE de SANTO: Médium feminino chefe ou dirigente de terreiro,
Madrinha, Babá.

MÃE D´ÁGUA: Iemanjá.

MÃE PEQUENA: Médium feminina desenvolvida e que substitui a Mãe de Santo. Auxiliar das iniciadas durante o seu desenvolvimento mediúnico.

MALEME ou MALEIME: Pedido de perdão, de socorro, de clemência, de auxílio ou ajuda, de misericórdia. Podem vir em forma de cânticos ou preces pedindo perdão.

MANDINGA: Feitiço negativo, encantamento, também praga rogada em voz alta.

MANIFESTAÇÃO: Quando o corpo do médium é tomado por um Guia. Conhecido também como transe mediúnico, incorporação.

MARAFA ou MARAFO: Aguardente, cachaça.

MATÉRIA: Corpo físico.

MAU OLHADO: Quebranto, feitiço. Doença ou mal estar causado por um olhar mau, invejado.

MÉDIUM: pessoa que possui faculdade mediúnica. Tarefa ou missão específica no trabalho da caridade servindo de instrumento na comunicação com os Espíritos ou Plano Espiritual.

MEISINHA: Despacho, mandinga, trabalho.

MESA BRANCA: Trabalhos no terreiro quando há incorporação apenas de médicos e enfermeiras, normalmente em Giras de saúde. Também esse termo é usado nas sessões espíritas kardecistas, feitas ao redor de uma mesa, somente para Evangelização e comunicação passiva espiritual.

MIRONGA: Segredos, mistérios,..

MISTIFICAÇÃO: É o mais importante dos casos do falso espiritismo, pois constitui um recurso muito empregado por falsos médiuns, ou pessoas de má fé, má fé, com a finalidade de auferirem vantagens pecuniárias e aumentarem sua fama e sua vaidade.

MOILA: Vela.

MOJUBÁ: Saudação a Exú ou Pombo Gira.

MORADA DE EGUN: Local onde estão habitando vários eGuns e espíritos das sombras, onde com o passar do tempo, formam-se verdadeiros Impérios das Trevas.

MUCAMBA: O mesmo que Cambono.

MUCOIÔ: Pedido de Benção.

MUCOIÔ ZAMBI: abençoando o pedido de benção. Ex: Se diz: Mucoiô. Se responde: Mucoiô Zambi. Ou seja: A sua benção. resposta: Deus te abençoe.

MUCUNÃ: Cabelo.

MUZAMBÊ: Forte, vigoroso.

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*LETRA N*

NADABULÊ: Dormir.

NAGÔ: Nome dado aos escravos originários do Sudão, na África.

NANÃ BURUQUÊ: Orixá feminino senhora das águas e da maturidade. Força da natureza: Pântanos.

NIFÉ: Fé, crença na lingua Iorubá.

NOMINA: Oração que é guardada num saquinho e pendurada no pescoço como amuleto para proteção. Patuá.

NURIMBA: Bondade, amor e caridade.

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*LETRA O*

OBALUAIÊ/OMULÚ: Orixá masculino senhor das doenças e da cura. Força da natureza: A terra, o solo.

OBASSABÁ: O mesmo que abençoar, benzer.

OBASSALÉA: O mesmo que obassabá.

OBATALÁ: Céu. Abóbada celeste. Deus. Orixá da paz que foi delegado para iniciar a criação do mundo.

OBÉ: Faca.

OBECURUZU: Tesoura.

OBEXIRÊ: Navalha.

OBI: Fruto africano utilizado em diversos rituais.

OBRIGAÇÕES: Festas em homenagem aos Guias ou Orixás. São também as determinações feitas aos médiuns ou consulentes pelos Guias com o objetivo de auxilio ou como parte de um ritual do desenvolvimento

OBSEDIAR: Perseguir. Ação pela qual os espíritos perturbados que prejudicam as pessoas levando a situações de doenças, loucura, miséria, etc.

OBSESSOR: Espírito perturbador ou zombeteiro que prejudica as pessoas
em várias partes da vida.

ODARA: O mesmo que bom.

ODÉ: Oxossi. Oxossi mais velho. O que caça bem, bom caçador.

ODOIÁ: Saudação a Iemanjá.

ODOCIABA: Saudação a Iemanjá.

ODU: Destino.

OFÃ: Médium responsável pela colheita e seleção das ervas nos rituais.

OFÁ: Símbolo de Oxossi, o mesmo que arco e flecha.

OGÃ: Auxiliar nas sessões do terreiro. Ogã pode ser um protetor de Terreiro ou como um Chefe da Curimba. Ambos tem o mesmo grau hierárquico. Título honorífico conferido, seja pelo chefe do terreiro, seja pelo sacerdote incorporado, aos beneméritos da casa de santo, que contribuam com sua riqueza, prestígio e poder, para a proteção e o bom andamento da casa.

OGUM NHÊ: saudação a Ogum.

OGUM: Orixá masculino senhor da guerra e da paz. força da natureza: Minério de ferro.

OIÁ: Outro nome dado a Iansã.

OIM: Mel.

OJÁ: Pano utilizado pelas baianas para cobrir o peito. Pano também utilizado para vestir os atabaques.

OKÊ: Saudação aos Caboclos. Diz-se assim : Okê Caboclo! Okê Oxossi.

OKÊ ARÔ OXOSSI: saudação a Oxossi.

OLHO GRANDE: Mau Olhado, inveja, malefício, quebranto.

OLHO DE BOI: Semente de Tucumã, gozando de propriedades protetoras
contra cargas negativas como feitiços, mau-olhado, inveja. Tem muitas
utilidades no terreiro, desde patuás até guias.

OLÓ: Ir embora, partir. Ex: Caboclo vai Oló.

OLORUM: Deus Supremo.

OMOLOCÔ: Culto de origem angolense.

ONI: Saudação as Ibeijadas, Erês, Crianças de Umbanda.

OPCHÁ: Saudação aos Ciganos.

OPELÊ DE IFÁ: Rosário deito de pequenos búzios e que é utilizado para ler o futuro.

ORAÇÃO FORTE: Patuá que consiste em uma oração escrita em pequeno pedaço de papel, que a pessoa preserva em seu poder, quer guardado no bolso, ou bolso, ou dentro de um pano em forma de saquinho pendurado no pescoço a fim de proteger-se ou livrá-la de todos os males.

ORI BA BÁA: Saudação aos Ciganos.

ORI: Cabeça.

ORIXÁ: Divindades africanas que representam as forças do Universo Infinito. Espirito puro. Santo. Termo usado para denominar uma Divindade criada por Olorum/ Deus. Um Orixá JAMAIS incorpora nos médiuns. Exemplo: Oxalá Jesus) jamais irá incorporar em terreiro algum, assim como os demais.

ORIXÁ DE CABEÇA ou DE COROA: Termo usado para determinar o Santo de cabeça, Pai de Ori, ou Orixá que rege a cabeça de um determinado filho de Umbanda.

ORIXÁ DE FRENTE: O mesmo que Orixá de Cabeça.

ORIXÁS CRUZADOS: Termo usado para determinar uma entidade que pertence a corrente de duas linhas.

ORUM: Sol.

OTÁ: pedra ritual, elemento e objeto sagrado e secreto do culto.

OXAGUIÃ: Oxalá na forma jovem.

OXALÁ: Pai de todos os Orixás. Reina no céu e na terra. Força da
natureza: Sol.

OXALUFÃ: Oxalá na forma idosa.

OXOSSI: Orixá masculino senhor das matas, ervas e raízes. Força da
natureza: Florestas.

OXUM: Orixá feminino senhora das cachoeiras e rios. Força da natureza:
Rios e cachoeiras.

OXUPÁ: Lua.

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*LETRA P*

PADÊ: Despacho para Exú no início das sessões ou festas, constando
alimentos, bebidas, velas, flores e outras oferendas, a fim de que os
mesmos afastem as perturbações nas cerimônias.

PADRINHO: Nome usado para designar o Pai de Santo, ou para nomear o
apadrinhador do batismo do filho de Umbanda. Pai de Santo, Chefe do
Terreiro.

PAI PEQUENO: Responsável pelo andamento do terreiro assim como a Mãe Pequena. Um dos prováveis substitutos do Pai de Santo caso necessário.

PAI DE SANTO: Zelador do Santo, Chefe de Gira, Chefe de Mesa, Chefe do Terreiro. Médium e conhecedor perfeito de todos os detalhes para o bom andamento de uma sessão. O maior responsável por uma Gira, pelas Correntes, pelo trabalho espiritual. O feitor das Coroas dos filhos de Santo.

PALINÓ: Cântico ou poema em louvor a Iemanjá.

PÃO BENTO: Pão ázimo ou qualquer outro tipo de pão, ao qual se dota de forças místicas. É utilizado em inúmeros trabalhos para diversas finalidades.

PARAMENTO: Roupas e objetos utilizados em cerimônias do ritual religioso.

PATACORI: Saudação a Ogum. Se diz: Patacori Ogum. Se responde: Ogum Nhê.

PATUÁ: Amuleto que é colocado num saquitel (pedaço de pano costurado em forma de saquinho) e é pendurado no pescoço, ou se prende na roupa de uso. Objetos cruzados ou consagrados pelas guia chefe, utilizado para proteger o assistido, contra forças maléficas e energias negativas. Ele pode ser feito de sementes, cruzes, orações, figas, etc.

PAVIO: O mesmo que vela.

PAXORÔ: Instrumento simbólico de Oxalá usado pelos Pais de Santo em trabalhos.

PEDRA DE RAIO: Meteorito, instrumento de Xangô , itá.

PEJI: Gongá, Altar ou Congar. Também pode ser o Rocó.

PEMBA: Espécie de giz em forma cônico arredondada, em diversas cores, como sejam : branco, vermelho, amarelo, rosa, roxo, azul, marrom, verde e preto, servindo para riscar pontos e outras determinações.

PEPELÊ: Local onde ficam os atabaques.

PEPEYÉ: Pato.

PEREGUM: Folha muito utilizada em rituais de descarrego.

PERNA DE CALÇA: Também chamado pelos Pretos Velhos de Perna de Carça. O mesmo que homem, marido, esposo, namorado.

PIPOCA: Comida de Omulú/Obaluaiê. Grão de milho arrebentado na areia quente para ser utilizado em descarrego. Descarrego de Pipoca.

PIRIGUAIA: Variedade de búzio.

PITO: cachimbo, charuto, cigarro de palha ou cigarro.

POMBO GIRA: O mesmo que exu Pomba Gira. Denominação de Pomba Gira em Congo.

PONTEIRO: Pequeno punhal ou também pode ser feito de metal, utilizado em cima do terreiro como para-raio” feito para proteção pelos Guardiões.

PONTO CANTADO: O mesmo que curimba, músicas cantadas com energia positiva, entusiasmo e cadência nos trabalhos e giras. Os pontos cantados na Umbanda são preces e a invocação das falanges e Linhas, chamando-as ao convívio das reuniões e no auxilio dos que buscam caridade.

PONTO DE ABERTURA: Ponto ou curimba cantado na abertura das giras.

PONTO DE CHAMADA: Curimba cantada para evocar as entidades da linha do Orixá correspondente.

PONTO DE DEFUMAÇÃO: Curimba feita para o momento de defumação dos filhos.

PONTO RISCADO: São identificação dos Guias. Cada Guia e cada Orixá tem seu ponto riscado. Os pontos são riscados com pemba. Mas o ponto não se resume apenas a identificação de um guia, linha, falange ou Orixá; ele pode fechar o corpo de um médium, pois a escrita sagrada se utiliza de magia para que qualquer espírito perturbado não se aproxime. Desenho cabalístico de figuras feito pela entidade para firmar o ponto com uma pemba, feito na firmeza da corrente do Orixá correspondente.

PORTEIRA: Entrada de terreiro o mesmo que Tronqueira.

POVO DE ENCRUZA: Guardiões/ Exús.

POVO DE RUA: O mesmo que Povo de Encruza, se engloba nos Exús e nos
Guardiões

PRECEITO: Determinação. Prescrição feita para ser cumprida pelos
fiéis.

PUXAR O PONTO: Iniciar a curimba.

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*LETRA Q*

QUARÔ: Flor chamada Resedá, possuidora de notáveis virtudes mágicas e grandemente empregada em banhos e defumações.

QUARTINHA: Vaso pequeno de barro OU PORCELANA, utilizado para colocar água de descarrego do ambiente. Servindo também para o firmamento de Anjos de Guarda, firmamentos e assentamentos do terreiro.

QUEBRA DE QUIZILA: Quebra de demanda.

QUEBRANTO: Mau olhado, feitiço, coisa feita. Normalmente atinge mais crianças pagãs, mas pode atingir também crianças batizadas e adultos. O quebranto é cortado com benzimento.

QUEBRAR DEMANDA: O mesmo que Quebrar as forças, ou Quebrar Demanda, ou seja anular, desmanchar o efeito de um trabalho para prejudicar ou perturbar uma pessoa. Neutralizar, desmanchar maus feitiços feitos pelas trevas. Somente com o respaldo do Guardiões uma demanda pode ser quebrada. Somente os guardiões tem o poder de neutralizar as forças

QUEBRAR PRECEITO: Desrespeitar as regras e hábitos estabelecidos no ritual do desenvolvimento ou dos trabalhos.

QUIMBANDA ou QUIBANDA: No termo, significa KIM gênio do mal (para BANDA lado), ou seja, Kimbanda ou Kibanda significa o Lado do Mal. Também conhecida como magia negra, trabalhos e feitiços feitos pelas trevas para fazer o mal e sacrifícios de animais.

QUIUMBA: Espírito obsessor e perturbador. Zombeteiro.

QUIZILA: Estado em que o filho de santo se encontra totalmente
irradiado por um determinado Zombeteiro, que acaba por “encobrir” a
irradiação do Orixá de Ori verdadeiro que rege a cabeça do filho.
Termo usado também para Briga, maledicência, fofoca.

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*LETRA R*

RABO DE SAIA: Termo designado às mulheres.

RAÚRA: O mesmo que Cambono. Auxiliar nos trabalhos do terreiro.

RECEBER O SANTO: Incorporar. Entrar em estado de transe com a Entidade de Luz.

REDENTOR: Jesus Cristo.

REINOS: Uma das divisões dos mundos espirituais. Domínios dos Orixás. Alguns exemplos : Juremá, Pedreiras, Fundo do Mar, Humaitá, etc.

RESPONSO: Oração em latim para determinado santo para se conseguir uma graça.

RITUAL: Equivalente a raspagem de cabeça no Candomblé.. Trabalhos rotineiros na Umbanda.

ROÇA: Terreiro, Centro, Tenda.

ROCÓ ou PEJI: Quarto onde ficam os assentamentos, ou seja, local da personificação dos Orixás onde são guardados seus símbolos e colocados suas oferendas. Funciona como uma espécie de santuário.

RODA DE FOGO: O mesmo que fundanga, feito com pólvora somente pelos Guardiões.

RUM: O maior dos Atabaques.

RUMPI: O Atabaque de tamanho médio.

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*LETRA S*

SACUDIMENTO: Ato de realizar limpeza, lavagem e varredura do terreiro e em seus filhos. Descarrego poderoso.

SAÍDA de IAÔ: Cerimônia de iniciação do filho de santo no Candomblé ou no culto Omolocô.

SAL GROSSO: Empregado sob diversas modalidades nos terreiros, principalmente como banho de descarrego. Ou como descarrego do local com um copo de água e sal atrás da porta.

SALUBA: Saudação a Nanã.

SALVE O POVO DA BAHIA: Saudação aos Baianos.

SANTERIA: Nome da religião na América Latina. Religião irmã do
Candomblé.

SARAVÁ: Saudação umbandista que corresponde a: Salve! Viva!

SEREIA DO MAR: Janaína, princesa d´água. Pode representar também como Iemanjá dentro de um contexto. Entidade da linha dos Encantados, vindas na irradiação das águas, podendo ser de Iemanjá ou Oxum, ou seja dos mares ou rios.

SESSÃO ESPIRITUAL: O mesmo que sessão de Umbanda, trabalho espiritual iniciado no terreiro pelos nossos amigos benfeitores.

SINCRETISMO: Fenômeno de identificação dos orixás com os Santos Católicos.

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*LETRA T*

TARIMBA: Cama.

TAUARI: Cigarro de palha.

TENDA: Centro, terreiro, casa de Umbanda..

TOCO: Vela.

TOMAR PASSE: Receber das Mãos dos médiuns em transe vibrações da
Entidade de Luz, as quais retiram do corpo da pessoa os males
provocados por vibrações negativas, provenientes de mau olhado,
encosto, castigo.

TRONQUEIRA: O mesmo que Porteira, Casa da Guarda, Casa de Exús.
Entrada de terreiro, onde se firma as proteções dos Exús.

TUIA: Pólvora.

TUMBA: Sepultura.

TUPI: Tribo indígena.

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*LETRA U*

UMBÓ: Cultuar.

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*LETRA V*

VUNGI: Orixás crianças (nação de Angola).

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*LETRA X*

XAMAM: Deus dos indígenas.

XANGÔ: Orixá masculino senhor da Justiça e da inteligência. Força da
natureza: Pedreiras.

XETRUÁ: Saudação aos Boiadeiros.

XETRUÊ: Saudação aos Boiadeiros.

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*LETRA Z*

ZAMBI: O mesmo que Deus.

ZIRI: Comida estragada.

ZULU: Tribo africana.

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    E assim terminamos nosso dicionário de Umbanda, espero que todos
tenham apreciado essa bela curiosidade.

    Grande axé a todos os irmãos!

                                             
                                  

Carlos de Ogum

36 comentários:

  1. Fechei. Agora só encadernar. Muito muito obrigado pai.

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  2. Maravilha. vou ler os anteriores

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  3. Agora já posso começar a falar umbandês. Parabens.

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  4. Muito boa essas lições de Umbanda e suas palavras.

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  5. Maravilhoso demais poder entender as palavras de Umbanda

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  6. Salve umbandistas. Muito bom esse novo conhecimento. Obrigado ao senhor
    Carlos. Abraços e axé

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  7. Saravá. Gostaria de dar os parabéns por essa ideia maravilhosa, de
    mostrar os termos de Umbanda a todos. Obrigado

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  8. Muito bem colocado e explicativo. Adorei esse dicionário.

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  9. Amigo Carlos de Ogum, gostaria de lhe pedir autorização para poder
    colocar esse dicionário em um livro que estou escrevendo. Aguardo sua
    resposta.

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  10. Informações assim são pouco divulgadas. Uma pena. Agradeço em meu nome e
    em nome de meus irmãos de terreiro por essa bela postagem. Saravá.

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  11. Maravilha pai. Como prometido todos dentro da data. Abenção.

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  12. Estou encantada. Mas nem sei se estou falando certo as palavras. Muito
    dificilzinho. Beijos.

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  13. Acabei de ler todos. Amei amei amei. Gostaria muito de conversar com
    você Pai, se puder me passar seu contato ficaria grata. Salve.

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  14. Estava procurando um dicionário de italiano no google, e esse
    dicionário me chamou muita atenção. Li e agora estou doida para ver os
    anteriores. Uma bela obra. Obrigado.

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  15. Poderia fazer palestras ensinando a falar tudo isso pai, eu estaria
    lá.

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  16. Meu pai Carlos de Ogum, antes de tudo agradeço por mais essa parte do
    dicionário, e gostaria de agradecer também os conselhos que me deu.
    Realmente o senhor é especial.

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  17. Vou reler todos. Tentar decorar algumas palavras. Estou amando.

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  18. Vou reler todos. Tentar decorar algumas palavras. Estou amando.

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  19. Ben~ça e luz. O dicionário ficou otimo pai. Axé

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  20. Saravá e axé pai. Muito interessante o dicionário. Obrigado.

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  21. Eu adorei essa terceira parte. tinha algumas palavras que já ouvi mas
    nunca entendi o que era. Muito massa.

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  22. Abençoada seja a Umbanda. Essas palavras dão uma luz maior a nós que
    amamos essa religião.

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  23. Muito importante essa divulgação. O saber é maravilhoso.

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  24. Estou aqui treinando com minha irmã Nanda. Acho que estamos
    aprendendo. Beijos meu e da Nanda.

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  25. Caro Alexandre, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail umbanda.yorima.rj@gmail.com para conversamos sobre qual tipo de livro se trata.

    Axé!

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  26. Cara Karen, nosso e-mail é: umbanda.yorima.rj@gmail.com

    Axé!

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  27. Muito bom dicionário. Ja tenho os 3. Agradeço Axé. Maria do Carmo

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  28. Explendido texto. Sacrificios não cabe na Umbanda.

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