sábado, 20 de julho de 2019

Entidades do Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê (TUPOM): Linha dos Malandros e Malandras


Imagem relacionada

    Voltando a falar das Entidades trabalhadoras do Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê (TUPOM), e assim sendo tentaremos passar a todos os amigos um pouco do modo de trabalho de cada uma dessas Entidades. E como já descrevemos também em outros textos, temos um apego maior com as Entidades trabalhadoras da casa que frequentamos rotineiramente, de tal forma que reconhecemos sem duvidas alguma, qual é a Entidade que se apresenta ali naquele momento, e que nos encantam extremamente a cada Gira.


    Em outras postagens falamos dos Caboclos e Caboclas, assim como das lindas Pombos Giras, dos amados Pretos e Pretas velhas de nosso Terreiro, dos graciosos Ciganos e Ciganas e dos nossos Guardiões, os Exus, nos quais segue os links abaixo:







    Nesse texto de hoje falaremos de nossos companheiros da madrugada, os que estão sempre atentos a nos proteger contra todos os males dos caminhos que estamos dispostos a percorrer, os nossos grandes amigos Malandros e Malandras, que buscam nos proteger através de consultas, desobsessões, descarregos, enfim, qualquer trabalho que seja necessário à presença dessas encantadoras Entidades de Luz.

    Em nosso terreiro temos o prazer de estarmos com as seguintes Entidades dessa linha:

Zé Pilintra das Almas.
Malandro Navalha.
Malandro Zé da Lapa.
Malandra Rosa da Estrada.
Malandra Rosinha da Estrada.
Malandro das Sete Estradas.
Malandra da Encruza
Zé Malandro da Encruza.

    E assim daremos início aos nossos textos.

ZÉ PILINTRA DAS Almas: Senhor Zé Pilintra das Almas vem na irradiação de Pai Ogum, é uma Entidade de Luz que encanta a todos os consulentes com seu carisma sem igual, suas palavras de luz, sua amizade para aqueles que são merecedores, sua fidelidade extrema.

    Muito astuto e sagaz, nunca deixa um consulente sem resposta, está sempre com um bom humor invejável, e tem um modo de se apresentar que nos encanta, pois parece um lorde em sua educação e dedicação em prol da caridade.

    Um conselheiro de primeira qualidade, e para aqueles consulentes que param para refletir seriamente no que por ele dito, certamente terá adquirido uma grande lição de vida, de vivencia, e principalmente uma grande lição espiritual.

    Um ótimo ouvinte, sempre reflexivo, tem uma sanidade extremosa para tudo e todos; sabe dizer as palavras certas nas horas corretas.

    Não aceita que tentem por algum motivo buscar o mal a um semelhante, condena a suprimição do livre arbítrio, lutador pelas causas familiares, e um apaixonado pelas histórias de superação.

    Senhor Zé Pilintra, com essa ginga de malandro boêmio, com o carisma de amigo de todos, com a sabedoria que adquiriu pelas andanças que fazia, com a infinita bondade de tentar ajudar a quem necessitava, tem a grande missão de estar nos terreiros distribuindo a caridade e ensinando a consulentes e médiuns que a maior vitória do ser é estar sempre na presença de Deus, nosso Pai Maior.

    Seus trabalhos se consistem em nos livrar dos males das doenças físicas, mentais e espirituais, especialista em quebra de magias negras, feitiçarias e bruxarias, desobsessões e descarregos, e quanto mais forte seja as cargas obsessivas, maior é a felicidade de seu Zé Pilintra em retirá-las.

    E assim se dá o término do resumo das características do chefe de todos os Malandros, senhor Zé Pilintra das Almas.

MALANDRO NAVALHA: O Senhor Malandro Navalha vem sempre em junção com senhor Zé Pilintra, companheiros de jornada e fiéis amigos, e assim sendo também vem na irradiação de Pai Ogum.

    Ele é extremamente sincero, falando sempre tudo que o consulente procura, busca e merece ouvir. Não tem meias palavras, e sempre se expressa dessa forma, independente se essas palavras vão em desacordo com que o consulente acredita.

    A sinceridade dele chega a ser dolorida, e isso faz com que algumas pessoas temam em manter uma conversa com essa nobre Entidade de Luz.

    Não suporta mentiras, protege acima de tudo todos os seus filhos, abomina a hipocrisia, não consegue se calar diante das injustiças, das falsidades, das mistificações, das injurias, enfim, tudo que vai em desencontro com as leis da Umbanda ele busca demonstrar as verdades.

    Seu modo de falar gingado, suas colocações realistas, seu sorriso muitas vezes sarcástico, nos dá duas impressões sobre ele, o de ser o amigo de todas as horas, e o de ser o causador de nossos receios, quando assim fizemos por merecer.

    Um curador nato, tem o dom de cicatrizar feridas, de retirar dores físicas e espirituais, utilizando sua navalha afiada.

    Tem longa experiência em descarregos, quebra de magias negras e desobsessão, e faz esse trabalho com muita simplicidade, conversando normalmente com seus consulentes enquanto faz toda essa limpeza, muitas vezes se utiliza de sua navalha, em outras vezes canta e sorri, como se nada estivesse acontecendo, porém estaria ele em um trabalho árduo, sem que seus consulentes percebam a gravidade do caso.

    Senhor Malandro Navalha prega sempre aos seus consulentes que Umbanda não é para fazer o mal aos semelhantes, não é para destruir lares, não é para fazer amarrações. Ela está presente em nossas vidas para nos religar a Zambi, nosso Pai Maior. E aqueles que forem ao encontro de nosso Malandro Navalha para pedir o contrário, tentará ser demonstrado o erro que estão cometendo, e se mesmo assim não aprenderem com o ensinamento do amor, poderá ter uma lição constituída na dor.

    E assim se dá o término do resumo das características do senhor da cura através da navalha sagrada, o senhor Malandro Navalha.

MALANDRO ZÉ DA LAPA: Senhor Malandro Zé da Lapa vem na irradiação de Pai Omulú, e assim sendo é uma Entidade voltada à limpeza dos terreiros, casas, templos, médiuns que estejam sendo tomados por espíritos trevosos, como Kiumbas, Eguns e Zombeteiros.

    Traz nas mãos sua bengala sagrada, e com ela faz a limpeza desses ambientes e pessoas, nunca deixando nenhuma dessas cargas escaparem de serem retiradas do local.

    Esse Malandro não é de muita conversa, e em suas consultas só fala o extremamente necessário, deixando assim o consulente à vontade a falar com clareza todos os problemas que o aflige.

    Tem grande habilidade em combate nos descarregos e desobsessões, faz parte da Falange que busca das profundezas os espíritos desencarnados que foram escravizados por Kiumbas, e com sua sagacidade e sua força elevada na fé, consegue trazer para si esses espíritos, e fazendo-os compreender o desencarne, para assim auxiliar juntamente a Pai Omulú e sua Falange um futuro encaminhamento.

    A conversa com o Malandro Zé da Lapa sempre é muito proveitosa, pois sempre são abertas um grande leque de possibilidades ao consulente, fazendo assim que ele reflita muito bem e ache uma saída, aos seus problemas por ele próprio.

    E assim se dá o término do resumo das características do grande encaminhador de desencarnados, o senhor Malandro Zé da Lapa.

MALANDRA ROSA DA ESTRADA: A Malandra Rosa da Estrada vem na irradiação de uma junção entre o Orixá Omulú e a Orixá Iansã, fazendo assim que ela tenha um trabalho voltado principalmente a combate de Eguns e todos os espíritos trevosos que possam estar atrapalhando a caminhada de um de seus consulentes.

    Uma característica muito observada nessa Entidade de Luz é que ela só se apresenta em terreiros na qual tenha um outro médium que tenha na Coroa a Entidade Rosinha da Estrada, ou seja, a Entidade que em vida de encarnada era a irmã gêmea de Rosa da Estrada.

    Ela tem um trabalho em conjunto também com senhor Zé Pilintra, com senhor Malandro Navalha e com o senhor Malandro das Sete Estradas, fazendo assim com que o trabalho no terreiro vire uma corrente em prol da caridade, da paz, do amor e de caminhos abertos a todos aqueles que buscam auxílio.

    A Malandra Rosa da Estrada tem um modo de consultar um tanto peculiar, em algumas vezes ela ouve seu consulente com um olhar fixado nos olhos do mesmo, e em outras vezes ela se ajoelha, fica de olhar baixo, em uma concentração sem igual, refletindo cada palavra ouvida, e quando faz isso, ao término das palavras de seu consulente, ela se levanta rapidamente, anda em torno da pessoa que se consulta, para trás da mesma, fixa o olhar na nuca da pessoa, como se e estivesse observando algum tipo de energia que possa estar levando seu consulente a sofrer.

    Tem um trabalho muito ligado ao encaminhamento de desencarnados, e sua função como Entidade de Luz voltada a essa missão se faz juntamente com a força espiritual de sua irmã gêmea. Nos descarregos, desobsessões, quebra de magias, e tudo mais relacionado, também se utiliza desse auxílio.

    O médium que trabalha com essa Malandra, sente um repuxar no lado esquerdo do corpo, como se fosse jogado para frente, e também pode acontecer um andar inclinado para o mesmo lado, além de uma falta de sensibilidade no pé esquerdo.

    E assim se dá o término do resumo das características da caridosa e amável, Malandra Rosa da Estrada.

MALANDRA ROSINHA DA ESTRADA: Assim como a Malandra Rosa da Estrada, a Malandra Rosinha da Estrada, vem também na irradiação de Mãe Iansã e Pai Omulú, da mesma forma que sua irmã gêmea.

    Seu trabalho é muito parecido com o da irmã, ou seja, tem como missão o resgate e o encaminhamento de desencarnados, fazendo assim com que esses irmãos não sejam escravizados por Kiumbas, e nem tomados por Zombeteiros, para que não se tornem espíritos trevosos, prejudicando assim as pessoas próximos a eles, ou simplesmente as pessoas que se deixam ser levadas pelos vícios, principalmente os de sentimentos, assim como a inveja, o ciúme, a arrogância, o orgulho, enfim todos sentimentos que fazem os consulentes darem aberturas a esses obsessores.

    Por serem irmãs gêmeas, Rosa e Rosinha da Estrada tem um jeito praticamente igual no trabalho, às características delas são bastante parecidas, e muitas vezes quem não conhece o trabalho do terreiro mais profundamente, não consegue decifrar quem é quem.

    A Malandra Rosinha da Estrada tem um modo de fala mais áspero, um tanto mais rápido, e às vezes mostra um pouco menos de paciência em ouvir detalhes dos relatos de um consulente, como se ela tivesse a necessidade de estar sempre em ação, porém o restante de suas ações e atos é bem semelhante de sua irmã gêmea.

    Também dominadora de Eguns, ela faz seus descarregos, desobsessões, quebra de todo tipo de magia, voltada a esse grupo de espíritos sem luz, os afastando de seus consulentes, sem deixá-los retornar para obsediar novamente seus protegidos.

    E assim se dá o término do resumo das características da sagaz e caridosa, Malandra Rosinha da Estrada.

MALANDRO DAS SETE ESTRADAS: O senhor Malandro das Sete Estradas vem na irradiação de Pai Obaluaiê, tem grande força para auxílio em curas dos males físicos, mentais e espirituais.

    Sua presença no terreiro é extremamente importante, pois ele retira os espíritos trevosos que disseminam as doenças, e que por muitas vezes adentram na casa através dos sentimentos obscuros de consulentes.

    Em junção com o senhor Zé Pilintra e com o senhor Malandro Navalha, o Malandro das Sete Estradas faz um trabalho voltado a descarregos, desobsessões, quebra de magias negras, principalmente as magias feitas na Calunga Pequena.

    Senhor Malandro das Sete Estradas é um Malandro muito falante, brincalhão, amigo, e defensor dos mais fracos, está ligado à caridade extrema, e sempre disposto a ajudar a quem nele confia e o busca.

    Gosta de chegar no terreiro dançando, tem um ar muito sereno, que faz demonstrar uma certa confiança, e assim os consulentes se entregam, abrindo o coração sem medo de relatar seus males e problemas, pois sabem que ele reina nas sete estradas, e assim sempre vai mostrar um caminho de luz para seguirmos.

    E assim se dá o término do resumo das características do carismático e dançarino, Senhor Malandro das Sete Estradas.

MALANDRA DA ENCRUZA: A Malandra da Encruza vem na irradiação da junção de Mãe Nanã Buruquê com Pai Omulú, fazendo com que ela trabalhe diretamente a limpeza do terreiro, retirando todo e qualquer espírito sem luz, independente da nomenclatura que leve, ou seja, Eguns, Kiumbas, Zombeteiros, Trevosos.

    Essa função lhe foi dada pela ligação extrema com os povos da Calunga Pequena e da Encruza, e com isso essa Malandra não faz atendimento a consulentes, apesar de estar sempre presente quando um dos consulentes necessita, e quando é atendido por outra Entidade de Luz, ou seja, a vibração dessa Malandra guerreira vai estar sempre auxiliando nos trabalhos de desobsessão, encaminhamento, resgate, limpeza, quebra de magias negras e que se demonstrem mais pesadas.

    E assim se dá o término do resumo das características da combatente dos seres das trevas, Malandra da Encruza.

ZÉ MALANDRO DA ENCRUZA: O senhor Zé Malandro da Encruza vem na junção da irradiação de Pai Omulú com a irradiação de Pai Ogum, fazendo assim que ele seja um grande guerreiro no combate a espíritos trevosos, Eguns, Zombeteiros e principalmente os tão temidos Kiumbas.

    Não costuma dar consultas, a não ser se for extremamente necessário.

    Chega no terreiro malandreando, fala somente o necessário, observa todos os cantos, sempre vai saudar a Casa das Almas e a Casa de Exú, mostra ao Zelador se caso ver algo errado, e malandreando se vai, sem muito alarde.

    Tem uma ligação muito grande com o Exú Tranca Ruas das Almas e com a Pombo Gira Maria Mulambo, e com eles ele faz seus trabalhos de quebra de magia negra, principalmente os feitos na Calunga Pequena, desobsessões, principalmente as que envolvem os sete obsessores das profundezas, e os descarregos em geral.

    Esse é um Malandro que não se adapta muito a roupagem na cor branca, preferindo utilizar a cor preta em suas vestes.

    E assim se dá o término do resumo das características do guerreiro contra obsessores, o senhor Zé Malandro da Encruza.

    E assim terminamos esse texto que resume um pouco a caridade, o trabalho e a caminhada dessas encantadoras Entidades de Luz, os nossos amigos e amigas fiéis, os Malandros e Malandras da legião de Umbanda.

    Salve todos os Malandros e Malandras de nosso querido Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê!

Carlos de Ogum

42 comentários:

Aninha de Iemanjá disse...

Coisa mais linda falar das nossas amadas Entidades, Dindo!

Salve minha amada Malandra Rosa da Estrada,
Salve todos os Malandros e Malandras ❤️

Axé!

Clarinha disse...

Paizinho, muito lindo tudo que explicou sobre a malandragem, essas Entidades são encantadoras. Beijinhos da Clarinha, te gosto muito.

Anônimo disse...

Salve os Malandros, salve toda a malandragem.

Giulliana Baptista disse...

Mestre Zé Pilintra com toda essa falange de malandros na sua casa, aiiii preciso fazer parte disso. Amoooooooooooo!

Natalia Correa disse...

Lindo demais pai Carlos, adoro essas Entidades.

Anônimo disse...

Salve todos os malandros. Salve seu Zé Pilintra.

Anônimo disse...

Salve as malandras que tanto amo, salve todos os malandros.

Anônimo disse...

Lindos malandros do TUPOM

Anônimo disse...

Salve seu Pilintra.

Rafaelle Saramago disse...

Lindas Entidades de luz, salve todos os Malandros e Malandras.

Xayena disse...

Saravá nossos amigos Malandros. Salve.

Laurinha disse...

Lindas Entidades maravilhosas e cheias de luz no terreiro de meu querido
Carlos de Ogum. É por isso que tenho um carinho enorme pela casa e pelo
pai de Santo, caminhos corretos e divinos.

Anônimo disse...

Obrigada pai por nos apresentar tão belas Entidades. Saravá

José Vieira disse...

Abençoa meu caminho e minha estrada amigos Malandros. Salve.

Anônimo disse...

Lindos demais salv os Malandros.

Dominique Ferr disse...

Salve seu Malandro da Navalha, salve todos os Malandros e Malandras.

Anônimo disse...

Adoro demais os Malandros, saravá.

Anônimo disse...

Linha linda, salve salve salve.

Anônimo disse...

Nunca falei com uma Malandra apenas com Malandros, gostaria demais.
Saravá.

Jenifer Garcia disse...

Adorei e deu muita vontade de estar em sua casa pai Carlos, para ter o
prazer de falar com todos esses Malandros e Malandras, além de poder
conhecer você. Beijos e axé.

Anônimo disse...

Saravá os Malandros e Malandras.

Anônimo disse...

Bom saber que tem uma casa que honra todas essas Entidades, são
maravilhosas.

Bruna Valéria disse...

Salve toda a malandragem, salve dona Malandra da estrada.

Marcelle Sardinha disse...

Guerreiros da malandragem, salve todos os reis da estrada.

Luna Flor disse...

Belos. Maravilhosos. Fortes. Espertos. Abençoados. Iluminados.
Excelentes. Companheiros. Divinos. Magníficos. Anjos. Amém.

Anônimo disse...

Salve a malandra da estrada, salve a malandragem.

Zuzu Gatinha disse...

Sua casa é florida por luz e força. Salve os Malandros, salve as
Malandras, salve o TUPOM.

Anônimo disse...

Quanta luz em um só lugar. Saravá sua casa.

Anônimo disse...

Mais que Entidades, são anjos do senhor Deus. salve a Malandragem.

Telma Sirqueira disse...

Saravá Seu Zé Pilintra e a Malandra Rosa da Estrada. Salve seu
terreiro.

Anônimo disse...

Suprema luz dos malandros em sua casa, salve.

Anônimo disse...

Saravá o TUPOM e seus Malandros.

Sara Peçanha disse...

Lindos demais. Salve meu amadinho pai Carlos, adoro esses textos que falam das Entidades de seu terreiro. Beijos mil.

Anônimo disse...

Malandragem linda da casa meu pai. Saravá

Anônimo disse...

Falange linda. Salve os Malandros.

Anônimo disse...

Salve os Malandros.

Anônimo disse...

Lindas Entidades da Malandragem.

Anônimo disse...

Salve a Malandragem

Telma disse...

Belos demais

Anônimo disse...

Belissimas Entidades de Luz.

Anônimo disse...

Salve os Malandros do Terreiro.

Fabiano Dutra disse...

Uma das mais lindas linhas da Umbanda. Salve os Malandros e Malandras.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;