Salve meus irmãos e irmãs de fé.
Mais um ciclo se aproxima, e com ele recebemos as forças e os axés dos Orixás que regerão o ano de 2026.
E como de costume é feito, o nosso amado Preto Velho Rei Congo, jogou seus búzios e nos revelou essa informação, sendo ela confirmada pelos queridos também Pretos Velhos, Pai Antero e Vovô Benedito da Calunga.
Portanto, agora estaremos repassando as informações divulgadas sobre as essências e vibrações dos Orixás que regerão o ano de 2026. Com gratidão no coração e a firmeza da espiritualidade, anunciamos que o Orixá que guiará os nossos caminhos neste novo ano será Ogum, o guerreiro da lei, senhor da tecnologia divina, do trabalho, da justiça e da coragem. A partir do meio do ano, será acompanhado por Oxóssi, o caçador sagrado, patrono da fartura, da sabedoria e da cura.
Que venha nosso guerreiro Ogum,: A Força que Abre Caminhos.
Ogum é aquele que luta por nós antes mesmo de pedirmos. Ele é o Orixá da estrada, do progresso e das conquistas através do esforço e da honra. Sua espada corta as amarras, sua lança limpa os caminhos. Em 2026, seremos chamados à ação, à disciplina e à organização. Não haverá espaço para hesitação.
É ano de batalhar por aquilo que acreditamos, de construir com as próprias mãos os nossos sonhos.
Para aqueles que estão em busca de recolocação profissional, crescimento nos estudos ou justiça diante de situações injustas, Ogum trará seu axé de vitória. Mas atenção: Ogum não tolera mentira nem preguiça. O ano exigirá retidão e compromisso com a verdade.
Que todos recebam o Axé de Ogum Megê, aquele que caminha conosco nas estradas da vida, abrindo os portões fechados com sua força e firmeza!
E no meado do ano Ogum terá junto a ele, Oxóssi: O Silêncio da Floresta e a Voz da Cura.
A partir do meado de 2026, sentiremos a chegada da energia de Oxóssi, trazendo equilíbrio, cura espiritual e expansão da consciência. Se Ogum nos impulsiona ao movimento e à conquista, Oxóssi nos convida à reflexão, ao contato com a natureza e à busca pelo conhecimento interior.
Oxóssi rege as forças das florestas, os caboclos que nos ensinam com sua sabedoria ancestral e nos curam com os remédios da terra. Será tempo de fortalecer a espiritualidade, ouvir os sinais do invisível e respeitar os ciclos da vida. Oxóssi também é senhor da fartura e da prosperidade: quem souber plantar com consciência, colherá em abundância.
Que possamos honrar o Caçador Divino com nossas atitudes, respeitando os reinos da natureza e buscando sempre o equilíbrio entre o fazer e o sentir.
Recomendação Espiritual para o Ano pelo Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê.
Banhos de proteção e força com espada de Ogum, arruda e alecrim logo no início do ano.
A partir de julho, fortalecer o axé de Oxóssi com uma doação de frutas a um necessitado, e fazer um banho de limpeza de aura com alecrim, guiné e arruda.
Evite confrontos desnecessários, mas não fuja da luta quando ela for justa.
Cuide do corpo e do espírito — o ano pede preparo físico e fortalecimento espiritual.
Que Ogum caminhe à frente de todos nós, cortando as demandas e abrindo os caminhos!
Que Oxóssi nos conceda fartura, equilíbrio e cura!
Com fé, amor e caridade, seguiremos firmes no axé da Umbanda!
Salve Ogum! Patacori Ogum!
Okê Arô Oxóssi!
Pai Carlos de Ogum
Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê – @umbandayorima