sábado, 10 de abril de 2021 81 comentários

ENTENDENDO O QUE SÃO CHAKRAS (2ª parte)



Nesse texto seguiremos com a segunda parte de nossa colocação sobre o que são Chakras e como eles são representados, buscando explicar o que é; o que está relacionado, como pode auxiliar e claro como pode prejudicar as pessoas quando esses Chakras estão com mau funcionamento.

 

    A 1ª parte em que expressamos o que vem a ser os Chakras pode ser encontrado através desse link abaixo:

 

ENTENDENDO O QUE SÃO CHAKRAS (1ª parte)

 

    Agora dando segmento, vamos iniciar esse texto falando de cada um dos sete Chakras principais, demonstrando suas cores predominantes, a que parte do corpo ele está ligado, a que ele se relaciona, onde atua, o que pode prejudicar caso não estiver fortalecido, qual seu elemento, e claro qual o Orixá ou Orixás que estão ligados a ele.

 

    Abaixo para relembrarmos vamos ver quais os sete Chakras principais, e logo falaremos de cada um deles.

 

 

- Chakra Fundamental ou Básico.

- Chakra Sacro ou Umbilical.

- Chakra Solar ou Esplênico.

- Chakra Cardíaco.

- Chakra Laríngeo.

- Chakra Frontal.

- Chakra Coronário.

 

    Agora falaremos um pouco de cada um desses Chakras:

 

- CHAKRA FUNDAMENTAL OU BÁSICO:

 

ONDE SE LOCALIZA NO CORPO: Se localiza na base da espinha dorsal.

 

ELE ESTÁ RELACIONADO: Aos Órgãos reprodutores.

 

É RESPONSÁVEL: Pela base de nossa energia física.

 

ONDE ATUA: Atua em toda área genital, no cóccix e também em toda área

reprodutora e urinária.

 

EM CASO DE DESEQUILÍBRIO: Pode acirrar o desejo sexual de uma forma não saudável, também pode nos deixar com falta de vigor, sem motivação para viver, com falta de compreensão da realidade, sonolência, apatia, depressão, desmotivação, problemas de coluna, dores lombares, problemas de útero e intestino.

 

A QUE ELE ESTÁ LIGADO: A materialidade.

 

QUAL SEU ELEMENTO: Terra.

 

ORIXÁS LIGADOS AO CHAKRA PARA PROCESSO DE CURA: Obaluaiê e Nanã Buruquê.

 

FUNÇÃO: Tem ligação com a criatividade e a vitalidade. As funções principais do Chakra Básico são sexualidade, vitalidade e criatividade.

 

Ele corresponde à nossa autoestima, à energia sexual e à expressão do "eu" através da sexualidade e/ou criatividade, além de todos nossos instintos básicos.

 

É no centro energético do bem-estar físico, do prazer e da realização que se percebem as mágoas, sentimentos de culpa e medo (pecado).

 

COR: Vermelho.

 

SINTOMAS DE DESEQUILÍBRIO DO CHAKRA: Quando este Chakra está em desequilíbrio pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir.

 

    Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver, alcançar outros patamares, enfrentar desafios e viver o presente.

 

 

- CHAKRA SACRO OU UMBILICAL:

 

ONDE SE LOCALIZA NO CORPO: Se localiza abaixo da região do umbigo e tem natureza rudimentar.

 

ESTÁ RELACIONADO AO: aparelho reprodutor, aparelho digestivo,

 

RESPONSÁVEL POR: Assimilação dos alimentos ingeridos e pelo bom funcionamento do aparelho digestivo e reposição de fluídos na estrutura física, além de administrar todo funcionamento do aparelho reprodutor, tanto masculino quanto feminino.

 

ONDE ATUA: Estômago. intestino delgado, duodeno, pâncreas, fígado, vesícula biliar, ovários e testículos.

 

EM CASO DE DESEQUILÍBRIO: Estando em desequilíbrio pode causar depressões, excessos de mágoas, problemas emocionais, tensões, inseguranças, instintos reprimidos, além de fantasias sexuais exageradas e dependências.

 

A QUE ELE ESTÁ LIGADO: Sexualidade e digestão.

 

QUAL SEU ELEMENTO: Água.

 

ORIXÁS LIGADOS AO CHAKRA PARA PROCESSO DE CURA: Xangô e Iansã.

 

FUNÇÃO: Força, vitalidade física e reprodução.

 

COR: Laranja.

 

SINTOMAS DE DESEQUILÍBRIO DO CHAKRA: Gastrites estomacais, nervoso excessivo, infertilidade, impotência, dores nas pernas e dores ao urinar.

 

 

- CHAKRA SOLAR OU ESPLÊNICO:

 

ONDE SE LOCALIZA NO CORPO: Próximo ao diafragma, entre o tórax e o abdómen.

 

ESTÁ RELACIONADO: A energia vital do ser humano.

 

RESPONSÁVEL PELA: Energia vital. Regula tanto a circulação e distribuição dos recursos vitais, quanto à reposição e formação de defesas orgânicas a partir do sangue.

 

ONDE ATUA: Aparelho digestivo e no metabolismo.

 

EM CASO DE DESEQUILÍBRIO: Tendo ausência de fortalecimento desse Chakra pode ocasionar excesso de medo, fobia, pavor, raiva excessiva e ódio.

 

A QUE ELE ESTÁ LIGADO: A vitalidade.

 

QUAL SEU ELEMENTO: Fogo.

 

ORIXÁ LIGADO AO CHAKRA PARA PROCESSO DE CURA: Ogum.

 

FUNÇÃO: Controle geral do sistema nervoso, do aparelho digestivo, do aparelho respiratório e dos vícios de sentimento.

 

COR: Amarelo.

 

SINTOMAS DE DESEQUILÍBRIO DO CHAKRA: Males do estômago, do intestino e fígado.

 

- CHAKRA CARDÍACO:

 

ONDE SE LOCALIZA NO CORPO: Região do coração.

 

ESTÁ RELACIONADO: Ao Coração (sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular).

 

A QUE ELE É RESPONSÁVEL: Por promover o equilíbrio e controlar a emotividade.

 

ONDE ATUA: Coração.

 

EM CASO DE DESEQUILÍBRIO: Instabilidade emocional, baixa alta estima, preocupações em excesso.

 

A QUE ELE ESTÁ LIGADO: Amor, paixão e emotividade.

 

QUAL SEU ELEMENTO: Ar.

 

ORIXÁS LIGADOS AO CHAKRA PARA PROCESSO DE CURA: Oxum e Oxóssi.

 

FUNÇÃO: Estimular o sistema imunológico, energizando o sangue e o corpo físico.

 

CORES: Rosado ou verde.

 

SINTOMAS DE DESEQUILÍBRIO DO CHAKRA: Problemas cardíacos e circulatórios, a pessoa que está com esse Chakra não fortalecido pode ter muitas dores nas pernas e muitas câimbras.

 

 

- CHAKRA LARÍNGEO:

 

ONDE SE LOCALIZA NO CORPO: Na altura da garganta.

 

ESTÁ RELACIONADO À: Cordas vocais, amídalas, ouvidos e traqueia.

 

A QUE ELE É RESPONSÁVEL: Pela saúde das áreas auditivas, fonéticas, respiratórias e de algumas glândulas endócrinas.

 

ONDE ATUA: Voz, respiração e garganta.

 

EM CASO DE DESEQUILÍBRIO: Inquietação, ansiedade, abalo do sistema nervoso e depressão.

 

A QUE ELE ESTÁ LIGADO: Comunicação, criatividade, conhecimento e honestidade.

 

QUAL SEU ELEMENTO: Ar.

 

ORIXÁS LIGADOS AO CHAKRA PARA PROCESSO DE CURA: Ibeiji, Iansã e Ogum.

 

FUNÇÃO: Controlar e sustentar atividades vitais e o pleno funcionamento das glândulas timo tireoide e paratireoide.

 

CORES: Azul celeste ou azul claro.

 

SINTOMAS DE DESEQUILÍBRIO DO CHAKRA: Dores de garganta, dificuldade na respiração, gagueira, surdez e falta de concentração.

 

 

- CHAKRA FRONTAL:

 

ONDE SE LOCALIZA NO CORPO: Entre as sobrancelhas.

 

ESTÁ RELACIONADO À: Visão, intuição e modo de pensar e agir.

 

A QUE ELE É RESPONSÁVEL: Pelo funcionamento dos centros superiores intelectivos, assim como do sistema nervoso central.

 

ONDE ATUA: Cérebro, sistema nervoso central, olhos e ouvidos.

 

EM CASO DE DESEQUILÍBRIO: Perda de concentração, de intuição, raciocínio e inteligência.

 

A QUE ELE ESTÁ LIGADO: Intuição, reflexão e vidência através da mediunidade.

 

QUAL SEU ELEMENTO: Todos os elementos.

 

ORIXÁS LIGADOS AO CHAKRA PARA PROCESSO DE CURA: Iemanjá e Oxóssi.

 

FUNÇÃO: Aumento da capacidade visual através da vidência mediúnica (terceiro olho), aumento da capacidade de conhecimento.

 

CORES: Azul claro, azul índico ou branco.

 

SINTOMAS DE DESEQUILÍBRIO DO CHAKRA: Cefaleia, dores nos olhos, pesadelos constantes, estresse e depressão.

 

 

- CHAKRA CORONÁRIO:

 

ONDE SE LOCALIZA NO CORPO: Na parte central superior da cabeça.

 

ESTÁ RELACIONADO AO: Cérebro, exatidão de pensar e agir, ligação entre o universo e o ser humano.

 

A QUE ELE É RESPONSÁVEL: A nossa consciência, ao sistema nervoso central, a nossa fé e a nossa ligação à espiritualidade.

 

ONDE ATUA: Sistema nervoso central e em todas as bases cerebrais.

 

EM CASO DE DESEQUILÍBRIO: Pode causar alienação, confusão mental, depressão, falta de inspiração e de concentração.

 

A QUE ELE ESTÁ LIGADO: Nos liga com o plano espiritual. Através dele, captamos energias espirituais. É o centro de forças com maior potencial e radiação, designado para sediar a consciência do espírito.

 

QUAL SEU ELEMENTO: Ar.

 

ORIXÁ LIGADO AO CHAKRA PARA PROCESSO DE CURA: Oxalá.

 

FUNÇÃO: Vitalizar o cérebro e fazer a conexão com as forças divinas.

 

CORES: Violeta ou branco.

 

SINTOMAS DE DESEQUILÍBRIO DO CHAKRA: Cefaleias de grande grau, zunidos intensos nos ouvidos, falta de concentração e depressão extrema.

 

 

    Saber sobre os Chakras é de extrema importância a todos, porém para aqueles que fazem parte de uma rotina espiritualista umbandista em terreiros é de maior importância ainda, pois assim podem desenvolver melhor sua mediunidade, seu trabalho espiritual, para que assim possam atender melhor as Entidades de Luz, principalmente aquelas que vem para trabalhos voltados a cura.

 

 

    Que nossos Chakras sejam sempre fortalecidos pelos Orixás e pelas Entidades de Luz.

 

    Carlos de Ogum

 

OBS.: Para quem deseja saber seus Orixás de Coroa através dos Búzios, entrem em contato conosco através do endereço de e-mail:

 

 

contato.umbandayorima@gmail.com

 

    Passaremos todas as informações do que se faz necessário.

sábado, 13 de março de 2021 71 comentários

ENTENDENDO O QUE SÃO CHAKRAS (parte 1)

 



 

    Muitas vezes quando estamos em contato com pessoas ligadas ao espiritismo, a Umbanda, ou qualquer religião que tem o tema com teor espiritualista, ouvimos muito falarem o termo "Chakra". Pode ser em limpezas de aura, de corpo físico, mental, sendo em trabalhos de desobsessão, de descarrego, ou mesmo em um belo passe de limpeza, também ouvimos esse termo quando nos são recomendados banhos de fortalecimento, ou para retirar cargas obsessivas, enfim em muitas situações escutamos o termo "Chakra".

 

    Mas o que vem a ser esse termo? O que ele significa? O que abrange e como é que poderá nos ajudar ou atrapalhar em nosso dia a dia se caso conseguirmos o entendimento ou não do que seria esse termo?

 

    E assim tentaremos explicar o que é o que está relacionado, como pode auxiliar e claro como pode prejudicar as pessoas quando esses Chakras estão com mau funcionamento.

 

    Para dar segmento, vamos iniciar buscando entender o que são Chakras.

 

    Os ditos Chakras, são pontos de extrema importância em nosso corpo físico, pois eles são pontos de emissão e captação de energias do corpo entérico, distribuídos em pontos do corpo físico.

 

    Para entenderem a grande importância dos Chakras para nós seres humanos encarnados, devemos saber que eles, os Chakras, estão relacionados diretamente com os Orixás, principalmente em trabalhos de curas espirituais.

 

    E como os Chakras auxiliam nessas curas espirituais?

 

    Eles estão ligados pelo sistema nervoso e principalmente, pelo Centro Coronário. Estes pontos regulam o fluxo de energia vital e outras energias, que ajudam a manter a saúde do corpo.

 

    E como os Chakras podem não auxiliar uma pessoa?

 

    Na verdade não é o Chakra que pode atrapalhar a saúde física de alguém, o que faz isso é o mau funcionamento desse Chakra, pois esse mau funcionamento de um determinado Chakra pode provocar problemas nos órgãos aos quais são ligados, que não vão receber o fluxo vital adequado.

 

    Sendo assim devemos manter sempre nossos Chakras fortalecidos e saudáveis, para que possamos desfrutar de uma boa condição de nosso corpo físico, e dentro de nossa Umbanda Sagrada temos alguns métodos ligados as Entidades de Luz e a espiritualidade, como por exemplo, os passes magnéticos, os descarregos, as desobsessões, banhos de descarrego, de fortalecimento de corpo físico e Chakras, defumações, enfim, podendo ter vários métodos recomendados pelas Entidades de Luz, que agirão de acordo com cada consulente, cada tipo de Chakra a ser fortalecido, e cada caso específico.

 

    Nesses métodos espirituais citados acima, as energias e vibrações são direcionadas diretamente aos Chakras enfraquecidos, para que assim absorvam um fortalecimento e dessa forma levados para a cura desses pontos específicos do corpo.

 

    Os Chakras também são conhecidos como "rodas de luz", pontos iluminados em uma parte específica do corpo humano, ou seja, centros de energias que representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano, englobando as partes dos corpos físico, emocional, mental e energético de todos nós.

 

    Os principais Chakras do corpo humano são sete, e ficam localizados ao longo da coluna vertebral, e desses Chakras e emana uma luminosidade de diversas cores, e essas cores, segundo em algumas tradições, seguem as cores do arco-íris, e por serem considerados núcleos energéticos com essas luminosidades espetaculares, os Chakras podem ser vistos por médiuns clarividentes desenvolvidos, e essa forma de clarividência pode ser a partir da aura ou mesmo de pontos específicos no corpo humano.

 

    Para entendimento nós temos os Chakras principais e os Chakras secundários. Esses secundários se localizam nas palmas das mãos, nas plantas dos pés, nos ombros, etc. Porém nós vamos frisar e nos apegar apenas nos sete Chakras principais, pois esses estão ligados diretamente com nosso bem estar, e muitos de nossos problemas energéticos, e são eles que estão ligados diretamente com os Orixás, e neles que as Entidades de Luz fazem o fortalecimento com os métodos espiritualistas.

 

    E esses sete Chakras são:

 

- Chakra Fundamental ou Básico.

- Chakra Sacro ou Umbilical.

- Chakra Solar ou Esplênico.

- Chakra Cardíaco.

- Chakra Laríngeo.

- Chakra Frontal.

- Chakra Coronário.

 

 

    E será sobre a relação de cada um desses Chacras com o nosso corpo que falaremos em nosso próximo texto, além de demonstrar as cores predominantes de cada um, a que parte do corpo ele está ligado, a que ele se relaciona, onde atua, o que pode prejudicar caso não estiver fortalecido, qual seu elemento, e claro qual o Orixá ou Orixás que estão ligado a ele.

 

    Agora que já temos a compreensão da importância dos Chakras, basta que entendamos as suas funções e ligações, que serão demonstradas em nossa próxima postagem.

 

    Que nossos Chakras sejam sempre fortalecidos pelos Orixás e pelas Entidades de Luz.

 

    Carlos de Ogum

 

OBS.: Para quem deseja saber seus Orixás de Coroa através dos Búzios, entrem em contato conosco através do endereço de e-mail:

 

 

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domingo, 7 de fevereiro de 2021 208 comentários

A HIERARQUIA NA UMBANDA

 


    Como já sabemos a religião de Umbanda prega as leis da caridade, do amor, da dedicação, do auxilio ao próximo, assim como Jesus determinou, e além dessas leis, a Umbanda também prega que deve ser respeitado acima de qualquer dogma, de qualquer casa, ou de qualquer opinião de líderes religiosos, o nosso livre arbítrio.

    Sendo assim quando somos de uma casa de Umbanda devemos colocar em nossa mente que o nosso livre arbítrio é a parte mais importante para nós mesmos para seguirmos um caminho espiritualista, da mesma forma que devemos fazer em nosso dia a dia.

    Só assim temos a capacidade moral, pessoal, psicológica e principalmente espiritual de seguirmos o caminho determinado a nós mesmos, sem ter desculpas, engrandecer ou culpar nossos semelhantes por fatos que podem ser certos ou errados nessa nossa caminhada rumo a nossa evolução espiritual.

    Sendo explicado esse ponto do livre arbítrio na visão da religião umbandista, podemos ficar com algumas perguntas em nossa mente.

    Por que então que uma religião que prega respeitar o livre arbítrio tem junto a seus filhos a divisão da hierarquia?

    Por que colocarmos uma nomenclatura para demonstrar graus nessa hierarquia diferenciando um filho da casa de outro filho, sendo que todos estão ali por seu livre arbítrio, e com as mesmas intenções de caridade a seu próximo?

    Será que essa hierarquia não trará certo grau de militarismo para dentro do terreiro, onde o mais graduado inibe o livre arbítrio do menos graduado?

    As respostas podem ser várias, porém essa possível inibição do livre arbítrio de um filho de um terreiro de Umbanda feito por outro que tenha uma hierarquia maior dentro da casa, também é um livre arbítrio, o livre arbítrio da compreensão de que essa hierarquia é apenas para dividir as tarefas e as responsabilidades dos filhos dentro do terreiro, além de demonstrar o que é desejado pelo responsável, pelo Mentor e pelas as Entidades daquela casa, para o filho em questão.

    Portanto essa hierarquia deve ser conduzida por uma Entidade de Luz da casa, sendo ela Mentora ou não, para que assim os vícios de sentimentos humanos não tragam constrangimentos ao filho que tenha um grau hierárquico menor, fazendo com que um filho que não esteja preparado espiritualmente e psicologicamente, receber a função de ter um poder hierárquico maior, e abusar dessa confiança nele colocada.

    Sendo assim, quando se é dividido hierarquicamente responsabilidades do terreiro dentre os filhos da casa, as Entidades de Luz sabem exatamente quem as merece, quem está preparado para recebê-las, quem é digno, quem utilizará esse poder hierárquico para trazer luz para a casa e para os médiuns dessa casa, além de ter um desenvolvimento mediúnico e espiritual compatível com seu lugar dentro dessa hierarquia.

 

    Abaixo colocarei algumas nomenclaturas que seguem a hierarquia dentro da Umbanda, sendo que algumas dessas vem do Candomblé, e uma boa parte de médiuns de Umbanda nunca ouviram falar, porém em alguns terreiros esses termos são utilizados para diferenciar os médiuns e suas responsabilidades.

    Estaremos colocando as hierarquias de uma forma crescente, ou seja, da menor para a maior, dentro do tempo de terreiro, da responsabilidade de cada um, do grau de desenvolvimento mediúnico e espiritual de cada um e dentro das recomendações dadas pelas Entidades de Luz e os Mentores da casa.

 

- ABIÃ: Também chamado em algumas casas de Noviço ou Noviça, essas nomenclaturas são dadas para aquelas pessoas que iniciam frequentando o terreiro primeiramente como assistente, e tem na maioria das vezes o desejo de ingressar na religião de Umbanda, pode ser dado essa nomenclatura tanto para os filhos, quanto para as filhas que estão com intenção de fazerem parte da casa.

    Essas pessoas frequentam regularmente as Giras e sessões, e elas não são iniciadas dentro do terreiro ainda, normalmente vem como consulentes por algum motivo particular se interessam em demasia pela religião, se tornam fiéis e dessa maneira viram assistentes, porém sem serem iniciados na religião e nem no terreiro.

    Os filhos que levam a nomenclatura de Abiã tem como responsabilidade pequenas tarefas no terreiro

- COTA: Seria a mesma coisa que Abiã ou Noviça, porém apenas as mulheres recebem esse nome em alguns terreiros. Assim como o Abiã as suas responsabilidades são pequenas tarefas determinadas pela Yalorixá ou pelo Babalorixá da casa. Elas também não são iniciadas na religião, e são vistas como assistentes.

- CAMBONO: Apesar de estar em uma condição hierárquica menor, o Cambono ou Cambone, é um personagem muito importante dentro de qualquer terreiro de Umbanda, ele é um grande ajudante anônimo dentro de todas as Giras, tem várias responsabilidades, mesmo que essas sejam mais modestas, um trabalhador sem igual, em que as Entidades de Luz podem confiar em sua descrição junto a qualquer consulta feita. Ele pode ser tanto do sexo feminino quanto masculino, e em muitas vezes uma Entidade de Luz só permite que o mesmo Cambono trabalhe junto a ela, pois tem afinidade e confiança extrema nesse nobre personagem.

    Lembrando que a maioria dos Cambonos ao fazerem sua iniciação deixam de ser Cambonos.

 

- YAÔ: São os filhos ou filhas de santo, pessoas iniciadas na religião de Umbanda, e tem o propósito de se manter dentro do terreiro para aprendizagem, trabalhos e auxílios nas Giras da casa. Esses podem ser considerados os verdadeiros e únicos filhos e filhas de santo.

    Poderá esse filho ou filha, dentro da determinação das Entidades de Luz, dentro do livre arbítrio desse filho ou filha, dentro das regras do terreiro em questão e dentro das leis umbandistas, quem poderá tomar conta desse terreiro futuramente ou fundar o seu próprio.

- YABACÊ: Ela é responsável pela preparação das comidas ritualísticas do terreiro, conhecida também como "cozinheira de santo", porém são pouquíssimos os terreiros que tem essa função em destaque, pelo modo diferenciado de oferendas feitas na Umbanda.

- YATABEXÊ: Na maioria dos terreiros esse nome é desconhecido, pois chamam essa função de Ogã, e ele é o solista da casa, tem a responsabilidade de cantar para todas as Entidades de Luz que se apresentam no terreiro naquele Xirê (cerimônia). E essa apresentação deve ser feita juntamente com os Ogãs Alabês.

- OGÃ ALABÊ: Eles são os responsáveis pelo toque nos atabaques, auxiliam nas cantigas, e firmam a corimba para as vibrações necessárias para as incorporações nos médiuns desenvolvidos para receberem as Entidades de luz.

- DAGÃ: É a filha com maior tempo nas obrigações do terreiro, é que auxilia e ensina os filhos mais novos todas as obrigações, regras e leis do terreiro segundo as determinações das Entidades de Luz, do Babalorixá ou Yalorixá. Tem como uma das responsabilidades principais o firmamento da Tronqueira quando assim é determinada pelos responsáveis do terreiro, também pode auxiliar nas cantigas solistas, na defumação, no cruzamento da casa, além de supervisionar os trabalhos de Cambonos.

    A Dagã só receberá esse título após completar 7 anos de aprendizagem dos conceitos umbandistas e das regras gerais da casa e da Umbanda, e isso se for determinado pelas Entidades de Luz e com o aval do Babalorixá ou Yalorixá.

    Quando se tem Giras de linha de esquerda anteriores do da direita, a Dagã também tem a função de solicitar a partida dos Exús antes do próximo culto, para que assim se possa dar andamento aos trabalhos.

- EBÂMI ou EBAMÍ: É o filho com maior tempo nas obrigações do terreiro, tendo as mesmas funções e obrigações da Dagã, inclusive a solicitação da partida de Exú quando se está se findando uma Gira de Esquerda e iniciando uma de direita.

    Uma observação importante é que o Ebâmi ou Ebamí é o mesmo nível da Dagã, a diferença é que Ebâmi ou Ebamí é nomenclatura para o sexo masculino e Dagã é para o sexo feminino.

- APETEBI: Mulher que obrigatoriamente deverá ter Oxum como Mãe e regente de sua Coroa, preparada após 7 anos de terreiro para ser a única mulher que poderá jogar os Búzios. Em terreiros de Umbanda a Apetebi é uma raridade, normalmente só os homens tem a função de abrir o Ifá.

- YAKEKERÊ: Na maioria dos terreiros de Umbanda a Yakekerê é chamada de "Mãe Pequena", porém a Mãe Pequena é uma função determinada pela Yalorixá ou pelo Babalorixá, enquanto a Yakekerê vem por determinação direta das Entidades de Luz, e essa é preparada dentro da aprendizagem das leis e regras tanto do terreiro quanto os da Umbanda. Ela, a Yakekerê após 21 anos de trabalhos no terreiro pode se tornar uma Yalorixá, pois ela é a substituta direta da chefe do terreiro.

    A filha que tem por determinação de se intitular Yakekerê tem a possibilidade do aceite ou não, porém ao aceitar essa função ela deverá entender que se tornará o braço direito da Yalorixá ou mesmo do Babalorixá, caso a casa não tenha um Babakekerê.

    A Yakekerê poderá abrir trabalhos, firmar Giras, fazer assentamentos, firmamentos, e se caso necessário ficar no lugar da Yalorixá ou do Babalorixá, na chefia da Gira, dentre abertura até o fechamento.

- BABAKEKERÊ: Conhecido na maioria dos terreiros de Umbanda como "Pai Pequeno", e da mesma forma que a Mãe Pequena, ele tem essa função determinada pelo Babalorixá ou pela Yalorixá, e o Babakekerê vem por determinação das Entidades de Luz.

    Assim como a Yakekerê, o Babakekerê também poderá se tornar um Babalorixá após seus 21 anos dentro da aprendizagem no terreiro.

    Portanto tanto o Babakekerê quanto a Yakekerê tem o mesmo nível dentro do terreiro, sendo quase a mesma coisa, a diferença está que o Babakekerê é uma nomenclatura para as pessoas de gênero masculino e a Yakekerê são para as pessoas de gênero feminino, e outra diferença é que o Babakekerê tem a possibilidade de conduzir o Ifá, ou seja, o jogo de Búzios.

- YALORIXÁ: Na maioria dos terreiros é conhecida também como "Mãe de Santo", é a maior autoridade feminina dentro de um terreiro de Umbanda. Responsável pelos trabalhos espirituais, pelo desenvolvimento mediúnico e espiritual dos filhos, aberturas e fechamentos de Giras, pelos trabalhos administrativos de uma casa.

- BABALORIXÁ: Conhecido na maioria dos terreiros como "Pai de Santo", ele é a segunda maior autoridade encarnada dentro da Umbanda, exerce toda e qualquer função dentro do terreiro, deverá ser respeitado como líder da casa, grande conhecedor de trabalhos espirituais, tem todas as possibilidades de determinar níveis hierárquicos a todos os filhos do terreiro, grande conhecedor do desenvolvimento mediúnico, espiritual ou pessoal, de todos os frequentadores das Correntes e Giras, tem a sabedoria espiritual para conduzir os Ogãs, solistas, Cambonos, Ebâmis, Dagãs, entre outros.

    Está preparado para verificação de Pontos Riscados de todas as Entidades, determinar os erros e acertos desse ponto para ver a preparação do médium, fazer todo e qualquer tipo de firmamento, assentamento, descarregos, desobsessões, entre outros tipos de trabalhos especiais possíveis no terreiro.

    O Babalorixá pode fazer batizados, casamentos, extremunções, tanto dentro do terreiro quanto fora dele, além de poder abrir o um jogo de Búzios, pois ele é um grande conhecedor do Ifá.

- BABALAÔ: É o Babalorixá após 21 anos de feitura, a maior autoridade encarnada dentro da Umbanda, o grande conhecedor de todas as regras, leis, atos, ações, ensinamentos, assentamentos, firmamentos, o grande desvendador de todas as dúvidas de todos os filhos de Umbanda, o que deverá ter todas as respostas a qualquer pergunta ou questionamento espiritual.

    Grande conhecedor de todas e quaisquer funções da Umbanda, ele está preparado para qualquer situação espiritual, desde um simples passe (mesmo não estando incorporado), até uma busca de espíritos perdidos nas profundezas da Quimbanda (eterna desavença da Umbanda) caso necessário.

    Tem o Ifá como seu companheiro aliado, e dentre a busca de respostas para as questões das mais simples até as mais complexas, tem a possibilidade de ter essas respostas nas leituras de velas, na chama de fogueira, na brasa do carvão, na água, na borra da terra, entre outras diversas maneiras, cada uma dessas maneiras dentro do grau e tipo de mediunidade do Babalaô.

    O Babalaô como já dito anteriormente recebe essa nomenclatura após 21 anos de preparo como Babalorixá, e ele não tem a possibilidade do não aceite ao cargo e a função, assim como outros níveis hierárquicos dentro da Umbanda, pois essa determinação é feita exclusivamente pelas Entidades de Luz, pelos Falangeiros, por todas as linhas de trabalho umbandista e pelos Orixás, portanto quando se é determinado que um filho será Babalaô, essa determinação ultrapassa até o livre arbítrio, fato que é extremamente respeitado pela Umbanda.

    O Babalaô é o mais conhecedor de toda a religião umbandista, e após receber esse título deverá se entregar ao sacerdotismo de uma forma profunda e completa, isso porque são extremamente raros os verdadeiros Babalaôs.

    Dentro da Umbanda, quando um Babalorixá ou uma Yalorixá tiverem algum tipo de dúvida, desejarem fazer um Yaô, ou algum tipo de trabalho que esteja fora do alcance desse Babalorixá ou Yalorixá, eles recorrem ao Babalaô, mesmo sendo esse Babalaô de outro terreiro ou linha.

 

    E assim se finda as principais formas de hierarquia dentro da Umbanda, lembrando que nem todos os terreiros seguem esses preceitos, porém deveriam, para que assim as tradições umbandistas não se percam, e não fossem abertas tantas casas se dizendo umbandistas, com preceitos, atos, ações e ensinamentos fora das regras e leis da nossa sagrada Umbanda.

 

Carlos de Ogum 

 

Para quem deseja saber seus Orixás através do Ifá, entre em contato com o seguinte endereço de E-mail:

contato.umbandayorima@gmail.com

Por esse endereço de E-mail passaremos o que se faz necessário para todas as imantações e o Jogo de Búzios propriamente dito.

 
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