domingo, 7 de fevereiro de 2021

A HIERARQUIA NA UMBANDA

 


    Como já sabemos a religião de Umbanda prega as leis da caridade, do amor, da dedicação, do auxilio ao próximo, assim como Jesus determinou, e além dessas leis, a Umbanda também prega que deve ser respeitado acima de qualquer dogma, de qualquer casa, ou de qualquer opinião de líderes religiosos, o nosso livre arbítrio.

    Sendo assim quando somos de uma casa de Umbanda devemos colocar em nossa mente que o nosso livre arbítrio é a parte mais importante para nós mesmos para seguirmos um caminho espiritualista, da mesma forma que devemos fazer em nosso dia a dia.

    Só assim temos a capacidade moral, pessoal, psicológica e principalmente espiritual de seguirmos o caminho determinado a nós mesmos, sem ter desculpas, engrandecer ou culpar nossos semelhantes por fatos que podem ser certos ou errados nessa nossa caminhada rumo a nossa evolução espiritual.

    Sendo explicado esse ponto do livre arbítrio na visão da religião umbandista, podemos ficar com algumas perguntas em nossa mente.

    Por que então que uma religião que prega respeitar o livre arbítrio tem junto a seus filhos a divisão da hierarquia?

    Por que colocarmos uma nomenclatura para demonstrar graus nessa hierarquia diferenciando um filho da casa de outro filho, sendo que todos estão ali por seu livre arbítrio, e com as mesmas intenções de caridade a seu próximo?

    Será que essa hierarquia não trará certo grau de militarismo para dentro do terreiro, onde o mais graduado inibe o livre arbítrio do menos graduado?

    As respostas podem ser várias, porém essa possível inibição do livre arbítrio de um filho de um terreiro de Umbanda feito por outro que tenha uma hierarquia maior dentro da casa, também é um livre arbítrio, o livre arbítrio da compreensão de que essa hierarquia é apenas para dividir as tarefas e as responsabilidades dos filhos dentro do terreiro, além de demonstrar o que é desejado pelo responsável, pelo Mentor e pelas as Entidades daquela casa, para o filho em questão.

    Portanto essa hierarquia deve ser conduzida por uma Entidade de Luz da casa, sendo ela Mentora ou não, para que assim os vícios de sentimentos humanos não tragam constrangimentos ao filho que tenha um grau hierárquico menor, fazendo com que um filho que não esteja preparado espiritualmente e psicologicamente, receber a função de ter um poder hierárquico maior, e abusar dessa confiança nele colocada.

    Sendo assim, quando se é dividido hierarquicamente responsabilidades do terreiro dentre os filhos da casa, as Entidades de Luz sabem exatamente quem as merece, quem está preparado para recebê-las, quem é digno, quem utilizará esse poder hierárquico para trazer luz para a casa e para os médiuns dessa casa, além de ter um desenvolvimento mediúnico e espiritual compatível com seu lugar dentro dessa hierarquia.

 

    Abaixo colocarei algumas nomenclaturas que seguem a hierarquia dentro da Umbanda, sendo que algumas dessas vem do Candomblé, e uma boa parte de médiuns de Umbanda nunca ouviram falar, porém em alguns terreiros esses termos são utilizados para diferenciar os médiuns e suas responsabilidades.

    Estaremos colocando as hierarquias de uma forma crescente, ou seja, da menor para a maior, dentro do tempo de terreiro, da responsabilidade de cada um, do grau de desenvolvimento mediúnico e espiritual de cada um e dentro das recomendações dadas pelas Entidades de Luz e os Mentores da casa.

 

- ABIÃ: Também chamado em algumas casas de Noviço ou Noviça, essas nomenclaturas são dadas para aquelas pessoas que iniciam frequentando o terreiro primeiramente como assistente, e tem na maioria das vezes o desejo de ingressar na religião de Umbanda, pode ser dado essa nomenclatura tanto para os filhos, quanto para as filhas que estão com intenção de fazerem parte da casa.

    Essas pessoas frequentam regularmente as Giras e sessões, e elas não são iniciadas dentro do terreiro ainda, normalmente vem como consulentes por algum motivo particular se interessam em demasia pela religião, se tornam fiéis e dessa maneira viram assistentes, porém sem serem iniciados na religião e nem no terreiro.

    Os filhos que levam a nomenclatura de Abiã tem como responsabilidade pequenas tarefas no terreiro

- COTA: Seria a mesma coisa que Abiã ou Noviça, porém apenas as mulheres recebem esse nome em alguns terreiros. Assim como o Abiã as suas responsabilidades são pequenas tarefas determinadas pela Yalorixá ou pelo Babalorixá da casa. Elas também não são iniciadas na religião, e são vistas como assistentes.

- CAMBONO: Apesar de estar em uma condição hierárquica menor, o Cambono ou Cambone, é um personagem muito importante dentro de qualquer terreiro de Umbanda, ele é um grande ajudante anônimo dentro de todas as Giras, tem várias responsabilidades, mesmo que essas sejam mais modestas, um trabalhador sem igual, em que as Entidades de Luz podem confiar em sua descrição junto a qualquer consulta feita. Ele pode ser tanto do sexo feminino quanto masculino, e em muitas vezes uma Entidade de Luz só permite que o mesmo Cambono trabalhe junto a ela, pois tem afinidade e confiança extrema nesse nobre personagem.

    Lembrando que a maioria dos Cambonos ao fazerem sua iniciação deixam de ser Cambonos.

 

- YAÔ: São os filhos ou filhas de santo, pessoas iniciadas na religião de Umbanda, e tem o propósito de se manter dentro do terreiro para aprendizagem, trabalhos e auxílios nas Giras da casa. Esses podem ser considerados os verdadeiros e únicos filhos e filhas de santo.

    Poderá esse filho ou filha, dentro da determinação das Entidades de Luz, dentro do livre arbítrio desse filho ou filha, dentro das regras do terreiro em questão e dentro das leis umbandistas, quem poderá tomar conta desse terreiro futuramente ou fundar o seu próprio.

- YABACÊ: Ela é responsável pela preparação das comidas ritualísticas do terreiro, conhecida também como "cozinheira de santo", porém são pouquíssimos os terreiros que tem essa função em destaque, pelo modo diferenciado de oferendas feitas na Umbanda.

- YATABEXÊ: Na maioria dos terreiros esse nome é desconhecido, pois chamam essa função de Ogã, e ele é o solista da casa, tem a responsabilidade de cantar para todas as Entidades de Luz que se apresentam no terreiro naquele Xirê (cerimônia). E essa apresentação deve ser feita juntamente com os Ogãs Alabês.

- OGÃ ALABÊ: Eles são os responsáveis pelo toque nos atabaques, auxiliam nas cantigas, e firmam a corimba para as vibrações necessárias para as incorporações nos médiuns desenvolvidos para receberem as Entidades de luz.

- DAGÃ: É a filha com maior tempo nas obrigações do terreiro, é que auxilia e ensina os filhos mais novos todas as obrigações, regras e leis do terreiro segundo as determinações das Entidades de Luz, do Babalorixá ou Yalorixá. Tem como uma das responsabilidades principais o firmamento da Tronqueira quando assim é determinada pelos responsáveis do terreiro, também pode auxiliar nas cantigas solistas, na defumação, no cruzamento da casa, além de supervisionar os trabalhos de Cambonos.

    A Dagã só receberá esse título após completar 7 anos de aprendizagem dos conceitos umbandistas e das regras gerais da casa e da Umbanda, e isso se for determinado pelas Entidades de Luz e com o aval do Babalorixá ou Yalorixá.

    Quando se tem Giras de linha de esquerda anteriores do da direita, a Dagã também tem a função de solicitar a partida dos Exús antes do próximo culto, para que assim se possa dar andamento aos trabalhos.

- EBÂMI ou EBAMÍ: É o filho com maior tempo nas obrigações do terreiro, tendo as mesmas funções e obrigações da Dagã, inclusive a solicitação da partida de Exú quando se está se findando uma Gira de Esquerda e iniciando uma de direita.

    Uma observação importante é que o Ebâmi ou Ebamí é o mesmo nível da Dagã, a diferença é que Ebâmi ou Ebamí é nomenclatura para o sexo masculino e Dagã é para o sexo feminino.

- APETEBI: Mulher que obrigatoriamente deverá ter Oxum como Mãe e regente de sua Coroa, preparada após 7 anos de terreiro para ser a única mulher que poderá jogar os Búzios. Em terreiros de Umbanda a Apetebi é uma raridade, normalmente só os homens tem a função de abrir o Ifá.

- YAKEKERÊ: Na maioria dos terreiros de Umbanda a Yakekerê é chamada de "Mãe Pequena", porém a Mãe Pequena é uma função determinada pela Yalorixá ou pelo Babalorixá, enquanto a Yakekerê vem por determinação direta das Entidades de Luz, e essa é preparada dentro da aprendizagem das leis e regras tanto do terreiro quanto os da Umbanda. Ela, a Yakekerê após 21 anos de trabalhos no terreiro pode se tornar uma Yalorixá, pois ela é a substituta direta da chefe do terreiro.

    A filha que tem por determinação de se intitular Yakekerê tem a possibilidade do aceite ou não, porém ao aceitar essa função ela deverá entender que se tornará o braço direito da Yalorixá ou mesmo do Babalorixá, caso a casa não tenha um Babakekerê.

    A Yakekerê poderá abrir trabalhos, firmar Giras, fazer assentamentos, firmamentos, e se caso necessário ficar no lugar da Yalorixá ou do Babalorixá, na chefia da Gira, dentre abertura até o fechamento.

- BABAKEKERÊ: Conhecido na maioria dos terreiros de Umbanda como "Pai Pequeno", e da mesma forma que a Mãe Pequena, ele tem essa função determinada pelo Babalorixá ou pela Yalorixá, e o Babakekerê vem por determinação das Entidades de Luz.

    Assim como a Yakekerê, o Babakekerê também poderá se tornar um Babalorixá após seus 21 anos dentro da aprendizagem no terreiro.

    Portanto tanto o Babakekerê quanto a Yakekerê tem o mesmo nível dentro do terreiro, sendo quase a mesma coisa, a diferença está que o Babakekerê é uma nomenclatura para as pessoas de gênero masculino e a Yakekerê são para as pessoas de gênero feminino, e outra diferença é que o Babakekerê tem a possibilidade de conduzir o Ifá, ou seja, o jogo de Búzios.

- YALORIXÁ: Na maioria dos terreiros é conhecida também como "Mãe de Santo", é a maior autoridade feminina dentro de um terreiro de Umbanda. Responsável pelos trabalhos espirituais, pelo desenvolvimento mediúnico e espiritual dos filhos, aberturas e fechamentos de Giras, pelos trabalhos administrativos de uma casa.

- BABALORIXÁ: Conhecido na maioria dos terreiros como "Pai de Santo", ele é a segunda maior autoridade encarnada dentro da Umbanda, exerce toda e qualquer função dentro do terreiro, deverá ser respeitado como líder da casa, grande conhecedor de trabalhos espirituais, tem todas as possibilidades de determinar níveis hierárquicos a todos os filhos do terreiro, grande conhecedor do desenvolvimento mediúnico, espiritual ou pessoal, de todos os frequentadores das Correntes e Giras, tem a sabedoria espiritual para conduzir os Ogãs, solistas, Cambonos, Ebâmis, Dagãs, entre outros.

    Está preparado para verificação de Pontos Riscados de todas as Entidades, determinar os erros e acertos desse ponto para ver a preparação do médium, fazer todo e qualquer tipo de firmamento, assentamento, descarregos, desobsessões, entre outros tipos de trabalhos especiais possíveis no terreiro.

    O Babalorixá pode fazer batizados, casamentos, extremunções, tanto dentro do terreiro quanto fora dele, além de poder abrir o um jogo de Búzios, pois ele é um grande conhecedor do Ifá.

- BABALAÔ: É o Babalorixá após 21 anos de feitura, a maior autoridade encarnada dentro da Umbanda, o grande conhecedor de todas as regras, leis, atos, ações, ensinamentos, assentamentos, firmamentos, o grande desvendador de todas as dúvidas de todos os filhos de Umbanda, o que deverá ter todas as respostas a qualquer pergunta ou questionamento espiritual.

    Grande conhecedor de todas e quaisquer funções da Umbanda, ele está preparado para qualquer situação espiritual, desde um simples passe (mesmo não estando incorporado), até uma busca de espíritos perdidos nas profundezas da Quimbanda (eterna desavença da Umbanda) caso necessário.

    Tem o Ifá como seu companheiro aliado, e dentre a busca de respostas para as questões das mais simples até as mais complexas, tem a possibilidade de ter essas respostas nas leituras de velas, na chama de fogueira, na brasa do carvão, na água, na borra da terra, entre outras diversas maneiras, cada uma dessas maneiras dentro do grau e tipo de mediunidade do Babalaô.

    O Babalaô como já dito anteriormente recebe essa nomenclatura após 21 anos de preparo como Babalorixá, e ele não tem a possibilidade do não aceite ao cargo e a função, assim como outros níveis hierárquicos dentro da Umbanda, pois essa determinação é feita exclusivamente pelas Entidades de Luz, pelos Falangeiros, por todas as linhas de trabalho umbandista e pelos Orixás, portanto quando se é determinado que um filho será Babalaô, essa determinação ultrapassa até o livre arbítrio, fato que é extremamente respeitado pela Umbanda.

    O Babalaô é o mais conhecedor de toda a religião umbandista, e após receber esse título deverá se entregar ao sacerdotismo de uma forma profunda e completa, isso porque são extremamente raros os verdadeiros Babalaôs.

    Dentro da Umbanda, quando um Babalorixá ou uma Yalorixá tiverem algum tipo de dúvida, desejarem fazer um Yaô, ou algum tipo de trabalho que esteja fora do alcance desse Babalorixá ou Yalorixá, eles recorrem ao Babalaô, mesmo sendo esse Babalaô de outro terreiro ou linha.

 

    E assim se finda as principais formas de hierarquia dentro da Umbanda, lembrando que nem todos os terreiros seguem esses preceitos, porém deveriam, para que assim as tradições umbandistas não se percam, e não fossem abertas tantas casas se dizendo umbandistas, com preceitos, atos, ações e ensinamentos fora das regras e leis da nossa sagrada Umbanda.

 

Carlos de Ogum 

 

Para quem deseja saber seus Orixás através do Ifá, entre em contato com o seguinte endereço de E-mail:

contato.umbandayorima@gmail.com

Por esse endereço de E-mail passaremos o que se faz necessário para todas as imantações e o Jogo de Búzios propriamente dito.

208 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 208   Recentes›   Mais recentes»
Aninha de Iemanjá disse...

Texto incrível que reforça ainda mais o quanto o Senhor, meu amado Padrinho, se dedica a Umbanda, procurando conhecer e transmitir esses conhecimentos aos outros.

Hierarquia com base na dedicação e sem duvidas na humildade de cada um, afinal, sem humildade não há crescimento espiritual na Umbanda.

Texto enriquecedor demais, obrigada por mais esse ensinamento!

Edna Gomes disse...

Belo texto e uma verdadeira lição

Ana Clarinha disse...

Maravilhoso texto e um lindo ensinamento do maior Babalorixá que conheci. Uma verdadeira forma de demonstrar as tradições de nossa amada Umbanda sem colocar a vaidade. Paizinho você é demais. Um orgulho dentro da religião. Salve e beijão da Clarinha

Abel Passos disse...

Muito boa suas explicações. Saravá.

Anônimo disse...

Parabens texto muito bom

Rosa Dalva Magalhães disse...

Adorei essa aula pai estou ficando afiadissima no terreiro

Simone Dutra disse...

Muito bom pai vou levar esse texto até meu terreiro e pedir a mãe para passar a todos la

Anônimo disse...

Que bela aula

Anônimo disse...

Agradeço pai por essas explicações maravilhosas. Saravá

Nair Cunha Fernandes disse...

Salve pai. Adorei esse texto.

Karen Dutra Ramos de Faria disse...

Adorei conhecer os niveis da hierarquia na Umbanda. Salve

Anônimo disse...

Otimo texto

Larissa disse...

Cada nome dificil né pai. Mas adorei conhecer.

Carla Marinho disse...

Sempre quis saber sobre hierarquia na Umbanda. Obrigado Pai Carlos.

Pamela Custodio disse...

Maravilhoso. Sempre nos ensinando cada vez mais. Axé !

Jaciara Franco disse...

Pai quero casar na Umbanda achei muito legal poder ser feito casamento pelo Babalorixá.

Anônimo disse...

Muito bom gostei muito mesmo parabéns

Anônimo disse...

Excelente texto, parabéns!

Sonia Maria Mattoso de Moura disse...

Uma aula. Obrigado Pai Carlos. Saravá

Anônimo disse...

Belo ensinamento

Anônimo disse...

Sempre quis saber sobre esse tema, obrigada

Anônimo disse...

Gostei Pai. Obrigado.

Anônimo disse...

Aprendi um monte com esse texto. Saravá.

Anônimo disse...

Salve a hierarquia bem feita. Saravá

Anônimo disse...

Adorei entender sobre a hierarquia na umbanda salve

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto.

João Mendes disse...

Excelente, em nosso terreiro as pessoas não entendem pra que a hierarquia, vou levar esse texto la e tentar mostrar que não é vaidade e sim responsabilidade. Parabéns de verdade.

Ju Silveira disse...

Bem importante a hierarquia na Umbanda. Eu nunca tinha entendido bem para que
servia. Valeuuu Paizinho.

Adriana Nunes disse...

Saravá irmão Carlos, muito bem colocado seu texto parabéns.

Anônimo disse...

Texto demais de importante. Muito bom mesmo.

Matheus Couto disse...

Parabéns e obrigado por passar esse conhecimento. Axé.

Julio Francisco disse...

Saravá nossa lei da Umbanda. Adorei saber mais.

Simone Paiva disse...

As leis da Umbanda para mim e muito importante. Parabéns.

Mauricio Peçanha disse...

Sou o canbono e gosto muito da minha função, agradeço a colocação dos
cambonos na hierarquia e ter nos elevado tanto. Um axé.

Anônimo disse...

Maravilha de informações. Saravá.

Anônimo disse...

Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiii!!!!! Axé e beijos pai.

Ricardinho da Umbanda disse...

Pai, achei de grande valia seu texto. Gostaria de agradecer por tantas
informações. Estou iniciando na Umbanda e seus textos estão me ajudando
muito. Esse eu precisava saber. Muito obrigado mesmo. Axé.

Rosa Gadelha disse...

Pai adorei mais esse texto de muita lição. Axé.

Gracinha disse...

Pai Carlos obrigada pelo texto de luz e lições.

Anônimo disse...

Adorei entender sobre a hierarquia na Umbanda

Anônimo disse...

Adorei essa aula pai.

Liliane Resende Cunha de Faria disse...

Pai Carlos muito bom seu texto, parabéns

Anônimo disse...

Muito bem colocado esse texto a hierarquia e bem importante

Anônimo disse...

Salve a hierarquia da Umbanda.

Lorrayne Lima disse...

Pai Carlos, eu adorei cada linha desse texto, me deucondição de entender fatos que antes não tinha entendido. Você é nota mil

Anônimo disse...

Beleza de post uma aula. valeu axé

Anônimo disse...

Salve a hierarquia da Umbanda.

Anônimo disse...

Entendidoo obrigadoo

Maria Helena Samuel disse...

Obrigado senhor Pai Carlos de Ogum. São textos assim que busco para
passar a meus irmãos de Umbanda. Alias todos textos de seu blog são
maravilhosos. Saravá e Mucoiô.

Maria do Carmo Zanatta disse...

Salve, gostei muito de seu texto Carlos. Obrigado por compartilhar.

Joana de Paula disse...

Parabéns pelo texto Carlos. De muita valia e bom para entendermos.

Anônimo disse...

Bom demais. Saravá.

Anônimo disse...

Interessante demais seu texto. Parabens.

Anônimo disse...

Belo texto. Obrigado

Anônimo disse...

Um texto de ensinamento prático. Muito bom

Gilson Moura disse...

Parabéns pelo texto. Adorei saber mais sobre hierarquia na Umbanda. Saravá e
axé.

Ursula de PAULA disse...

Salve Pai Carlos. Mais um texto nos falando sobre as coisas da
Umbanda. Obrigado e saravá.

Pai Roberto de Xangô disse...

Mutumbá Carlos. Gosto muito de seu blog, sempre tem textos
interessantes e muito verdadeiro. Saravá.

Suzaninha Carioca disse...

Gostei Pai, obrigado por esse texto e essa nova aulinha. Saravá.

Manoela Vieira disse...

Pai Carlos novamente nos presenteando com mais um lindo texto de
exttrema valia.

Jaqueline Dutra disse...

Amo demais um bom texto como esse, nos auxilia a entender tantas coisas
na Umbanda.

Maria Clara disse...

Adorei valeu por esse texto nota miiiiiiiiil

Anônimo disse...

Maravilha de post. Saravá e muntumbá

Anônimo disse...

Adorei essas informaçoes; Sarava

Anônimo disse...

Parabens um texto otimo

Anônimo disse...

Salve Oxalá. Salve a hierarquia na Umbanda

Anônimo disse...

Belo texto sobre hierarquia na Umbanda

Marcos Antonio da Costa e Silva disse...

Boa tarde Pai Carlos!
Muito interessante seu texto!

Beatriz Camacho disse...

Muito obrigada por compartilhar esse texto tão importante e necessário.
Grande axé

Pedro Filho disse...

Gostei muito do texto uma aula.
Parabéns

Murilo Ramires disse...

Muito bem coolocado sua indagação. Parabéns de todos nós umbamdistas

Anônimo disse...

Pai sou Ogã e me senti muito honrado com esse texto. Obrigado.

Adélia França de Amorim Cardoso disse...

Maravilhosa aula;. Salve a Umbanda.

Fátima Regina disse...

Amei demais esse texto. Amo seu blog, saravá.

Anônimo disse...

Que a luz de Ogum proteja sempre todos os níveis dentro do terreiro.

Anônimo disse...

Belissima aula. Sarava

Anônimo disse...

Lindo Texto!
Salve a presença e o trabalho correto da Umbanda.

Anônimo disse...

Salve todos os trabalhadores de todos os terreiros.

Anônimo disse...

Excelente lição. Muito bom para nós umbandistas.

Roberto Carlos Pacheco disse...

Um dos maiores simbolos da Umbanda, a humildade mesmo com diferença na
hierarquia. Lindo texto.

Anônimo disse...

Maravilhoso texto

Anônimo disse...

Salve a Umbanda Pai.

José Silva disse...

Que Oxalá abençoe a todos trabalhadores.

Lissandra Vasconcellos disse...

Obrigado por lembrar desses médiuns maravilhosos, em que a Umbanda
não seria a mesma coisa sem eles, desde a assistencia até o Babalaô, são
todos divinos.

[] Pai Jonas de Obaluaiê disse...

Que Ogum eleve todos os filhos da casa. E que nunca deixemos os
obsessores nunca atrapalharem essa bela e ardua caminhada.

Jussara Pinho disse...

Saravá Umbanda querida, saravá os filhos que respeitam a hierarquia.

João Mendes disse...

Uma benção a todos irmãos de todos niveis de hierarquia.

Marcelle do Couto Dias disse...

Texto mais que demais. Axé

Ana Maria Resende disse...

Amo esse blog, nos ensina muita coisa.

Carlos Mendes disse...

Saravá a todos os Umbandistas. Bençãos a todos.

Anônimo disse...

Salve a hierarquia

Anônimo disse...

Muito bem colocado

Anônimo disse...

Lindo falar da Umbanda assim. Amo vocês.

Anônimo disse...

Salve sua casa pai, salve seus filhos

Telma Costa disse...

Um texto de grande valor que demonstra o respeito a esses médiuns
benditos.

Anônimo disse...

Salve a Umbanda e a suas leis.

Renatinha G. disse...

Linda e merecida homenagem aos filhos da Umbanda.

Vera Carvalho disse...

Uma belezura de texto; Salve todos os umbandistas.

Paulo de Odé disse...

Saravá Pai Carlos. Sou Babakekerê em uma casa a 18 anos e adorei a suas
colocações. Parabéns.

Heloisa Santos disse...

Queria muito ser cambona de uma casa daqui mas ainda nao deixaram eu entrar

Anônimo disse...

Aula bela Muito obrigado. Mucoiô.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto. Axé e saravá.

Anônimo disse...

Salve a Umbanda.

Anônimo disse...

Saravá os umbandistas e Cambonos de minha casa.

Anônimo disse...

Salve a Umbanda.

Anônimo disse...

Salve as leis.

Zé Canedo disse...

Tenho certeza que todos os umbandistas que lerem esse texto vão se
sentir homenageados e respeitados. Parabéns pai Carlos.
Muntumbá.

Anônimo disse...

Adorei sarava

Fabiana Ferreira disse...

Uma das mais importantes tarefas dentro do terreiro, e saber respeitar
seus semelhantes e a hierarquia.
Parabéns ao autor.

Anônimo disse...

Lindo demais pai. Salve todos os filhos da Umbanda.

Anônimo disse...

Salve todos os umbandistas

Fabiano Dutra disse...

Otimo texto para aprendermos varias coisas na Ummbanda

Anônimo disse...

Salve a Umbanda e sua hierarquia.

Anônimo disse...

Muito bem colocado.

Jaqueline Aguiar disse...

Bom termos aula assim. Obrigada pai.

Tony Resende disse...

Muito bem colocado esse tema. Saravá.

Carol Frias disse...

Salve os Umbandistas

Anônimo disse...

Salve a Umbanda

Anônimo disse...

Bela aula. Axé

Janete Motta disse...

Salve todos os umbandistas de luz e de amor pela Umbanda.

Simone F. disse...

Salve pai, adorei entender sobre a hierarquia na Umbanda

Anônimo disse...

Divino texto. Saravá

Gabriel Luís disse...

Maravilhosa homenagem aos umbandistas. Salve

Regina Lima disse...

Lindo texto os umbandistas merecem. Salve

Anônimo disse...

Salve Umbandistas

Silvana Noronha disse...

Adorei os nomes, queria ter a nomenclatura de Dagã, amei.

César Garcia disse...

Obrigado pelo texto, sou de umbanda e um grande estudioso adoro seu blog e tenho muita vontade de conhecer vc pessoalmente. Um verdadeiro professor de umbanda. Saravá e mucoiô

Paulo Sérgio disse...

Lindo ensinamento, eu estou em terreiros a 30 anos e nunca me ensinaram algo assim. Muito Obrigado.

Rita Faisão disse...

Saravá umbandistas.

Hamellyn Rafard disse...

Um abração Pai Carlos, adoramos o texto aqui.

Anônimo disse...

Salve

Edmar Trevo disse...

Gostei bastante de todas essas informações mega importantes para quem deseja levar a Umbanda a sério. Parabéns e muito obrigado pelo texto.

Anônimo disse...

Salve todos que fazem parte de um bom terreiro. Saravá.

Janette Gomes disse...

A hierarquia é o que nos move!
Lindo texto, ótima explicação.

Anônimo disse...

A hierarquia é individual... Uma mola para nossas vidas.
Interessante o texto.

Anônimo disse...

Salve Pai Carlos. Lindo texto sobre a hierarquia.

Anônimo disse...

Bom demais esse texto Pai. Axé

Yara Jully disse...

Maravilhoso texto mostrando a hierarquia

Marilda Gama disse...

Adorei Pai boa lição em tudo descrito

Laura Gonçalves disse...

Uma lição Pai, obrigado por me mostrar o caminho.

Sabrina Alvarenga disse...

Querido Pai Carlos, como sempre uma luz na vida de todos. Estava hoje
buscando mais ensinamentos e abri seu blog e me deparo com esse texto
divino
O senhor é realmente uma luz a todos que buscam um caminho
benção amado pai Carlos.

Cássia Silveira disse...

Saravá Pai, precisava mesmo desse texto. Salve.

Anônimo disse...

Salve a Umbanda e seus filhos

Anônimo disse...

Que Deus abençoe a hierarquia na sagrada Umbanda

Tadeu Miranda disse...

Amei seu texto amigo. Parabéns.

Paola Dias disse...

Sua inteligencia espiritual contagia pai Carlos. Muito obrigada

Milene Pires disse...

Parabéns pelo texto Pai Carlos, uma luz na vida de quem precisa de
aprender mais.

Vera Carvalho disse...

Abençoado aos filhos que levam a Umbanda a sério.
Obrigado meu irmão de Umbanda por escrever
essas linhas tão importantes na vida de todos.

Anônimo disse...

Salve Pai otimo texto.

Fabricio disse...

Obrigado Carlos, sempre postando coisas maravilhosas e uteis.

Jurema de Iansã disse...

Maravilha seu texto sobre a hierarquia. Gratificante ler coisas assim.

Jamille Couto disse...

Salve nossa hierarquia

Reinaldo Mereles disse...

Salve os terreiros de Umbanda que usam as leis corretas.

Margarida disse...

A hierarquia é o caminho das coisas certas. Otimo texto.

Margarida disse...

Abençoado seja as pessoas que tem a Umbanda no coração e levam ela a
sério. Parabéns.

Baiana Lua disse...

Pai Carlos, seu texto foi muito bem colocado. Parabéns.

Anônimo disse...

Hierarquia pequena palavra de grandes caminhos. Salve nossa Umbanda

Pietra Santos disse...

Gosto muito de seus textos pai carlos. salve a umbanda e sua hierarquia.

Lionora Campos disse...

Um axé especial a todos os irmãos ligados na umbanda. Salve sua coroa Pai
Carlos. Lindo texto.

Maria Carolina Mendes disse...

Sensacional texto de muita inteligencia e humildade.

Jaqueline Pozzato disse...

Oieeeee Pai Carlos adorei seu texto. Muito obrigadinha.

Anônimo disse...

Amém a nossa Umbanda. Bença

Anônimo disse...

Parabens adorei

Bianca Zaro disse...

Salve pai. Salve a hierarquia salve a Umbanda

Anônimo disse...

Bom texto, uma aula.

Yara Marques disse...

Salve nossa Umbanda Sagrada. Lindo texto

Anônimo disse...

Saravá as forças e leis da umbanda

Pedro Silva disse...

Parabens uma verdadeira aula de Umbanda.

Carlos Alberto disse...

Salve pai. Muito bem explicado seu texto. Abraços.

Regina Santos disse...

Salve. Adorei esse texto e me trouxe ao caminho da umbanda, as vezes
esqueço de como ela é linda.

Renata Mourão disse...

Uma aula muito produtiva obrigada.

Ursula Marinho disse...

Parabens pai colocou a hierarquia de uma forma que não cause orgulho nos filhos.

Anônimo disse...

Salve pai. Salve a lei umbandista

Rafane Vieira disse...

Abençoe senhor a minha vida e eleve a sagrada Umbanda de Jesus.
Amados temos que elevar nossa Umbanda sim. Deus quer isso. Saravá a todos

Joselanne Gomes disse...

Lindo demais sarava a Umbanda.

Jade Meneses disse...

Gostei muito desse texto amigo Carlos de Ogum. Refleti bastante.

Ana Beatriz disse...

Pai Carlos, a alguns meses atras conversei com você sobre minha mãe de
Santo, e agora lendo esse tema vi que ela usa dessa hierarquia para
maltratar os filhos da casa, e como você colocou bem colocado que é
apenas um modo de divisão de tarefas no terreiro, notei que ela usa para
ser maior e tentar mostrar superioridade. Errado isso né pai, e assim
sendo queria muito mais muito mesmo ser filha de seu terreiro. Beijos e
parabéns por ser como é.

Anônimo disse...

Amo minha Umbanda. Axé.

Anônimo disse...

Saravá a umbanda religião que me ensinou a seguir no caminho correto.

Angélica Sampaio disse...

Que Oxalá o abençoe cada vez mais. Gratidão sempre, por todo
ensinamento e luz.
Se não fosse a Umbanda eu não seria ninguém.

Anônimo disse...

Maravilhoso demais esse texto. Fé sempre a todos nós

Anônimo disse...

Salve nossa Umbanda. Luz a todos.

Anônimo disse...

Muita luz e dicas boas nesse texto. Parabéns.

Anônimo disse...

Muito bem colocado o livre arbitrio e a humildade. parabens

Anônimo disse...

Texto inteligentissimo.

Anônimo disse...

Salve a Umbanda.

Anônimo disse...

Salve nossa amada e sagrada umbanda de luz.

Anônimo disse...

Belo ensinamento pai. Saravá

Anônimo disse...

Salve nossa querida religião de Umbanda que amo.

Gerlane Moura disse...

Salve a Umbanda pai.

Cileide Amaral disse...

Uma aula de umbanda. Paz ao senhor Pai.

Anônimo disse...

Muito bem colocado, todo lugar que se respeita a hierarquia as coisas funcionam. Parabens

Rafaela Garcia disse...

Obrigada por tão belo texto de ensinamentos.

Lais fonseca disse...

Sempre nos ensinando algo pai. Obrigada.

Anônimo disse...

Muita luz a todos filhos de umbanda

Anônimo disse...

Linda aula

Anônimo disse...

Uma bela aula de umbanda, saravá e paz a todos umbandistas.

Anônimo disse...

Parabens pelo texto axé

Anônimo disse...

Obrigado pela aula de Umbanda.

Anônimo disse...

Salve a hierarquia

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 208   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;