sábado, 10 de março de 2018

Função difícil... O Desapego


         Resultado de imagem para desapego

    A Umbanda é uma maravilhosa religião que nos mostra tantos caminhos para melhorarmos como pessoa e como espírito, e ela também coloca em nosso entendimento que devemos tentar mudar sempre para podermos seguir por um caminho mais iluminado, naquilo que Deus deseja nos passar através de seus Anjos, Anjos como os Orixás e as Entidades de Luz.

    Um desses grandes ensinamentos da Umbanda é o desapego, e ela, a Umbanda, que nos mostra que devemos refletir muito antes de levarmos ao extremo as falas como: "Isso é meu. Eu faço. Eu sou. Eu tenho. Eu sei. Eu quero." Pois além dessas frases nos colocarem como apegados as coisas normalmente inúteis para nossa evolução espiritual, ainda nos torna extremamente prepotentes.

    Sabemos que nós seres humanos somos falhos, sabemos que temos muitos erros, vícios, atos e ações que vão a desencontro com o que deveríamos estabelecer em nossas vidas para podermos ter uma evolução verdadeira, porém deixamos nos levar por esses erros sem muitas vezes nem tentarmos acertar, talvez por receio de perdermos alguma coisa que acreditamos ser importante para nós, e ai que entra a palavra "desapego".

    Temos que entender que necessitamos aprender a lição do desapego, pois como sabemos a matéria é transitória, passa como um sopro de vento; sabemos que somos apenas grãos de areia, e mais dia ou menos dia esse grão se vai com o vento, pois assim é a natureza: nascemos, vivemos e desencarnamos, não há como fugir disso.

    Portanto devemos viver de acordo com a frase espiritualista, que é: "Viva no mundo, mas não seja dele", ou seja, devemos nos focar em nossa postura, em nossas ações e não em que valor temos em um banco, ou que automóvel temos, ou mesmo ainda nas roupas que vestimos.

Imagem relacionada

    Ao deixarmos bens materiais, pessoais, ou qualquer tipo de apego em coisas supérfluas que envolve nossa vida ser maior que a nossa caridade, ao nosso apego a uma verdadeira causa do bem, sem as dores e agonias da melancolia de deixarmos certas coisas para trás.

    Devemos entender que qualquer caminho espiritual está, e deverá alicerçado pela pedra base do desapego, e certamente a Umbanda não é diferente, pois sendo uma religião da humildade, da caridade, e do amor, o desapego é uma linha benéfica a seguir para assim podermos chegar rumo aos braços de Deus nosso Pai Maior.

    A Religião de Umbanda nunca condenará um filho por estar na busca da tranquilidade e estabilidade de vida pessoal e familiar, porém devemos entender que temos que nos manter limitados nessa caminhada, para que sim possamos ter a tranquilidade, mas não devemos colocar essa busca de tranquilidade acima de nossas convicções espirituais e religiosas.

    Essa busca também deve ser colocada nas perdas pessoais, devemos saber que temos que nos desapegar daqueles que já cumpriram seu tempo nessa encarnação, pois ela deve ser uma chama devoradora do valor exacerbado dado a tudo isso. Deve ser como um vento amoroso a lhe mostrar que pessoas vêm e vão, nascem e morrem na carne, mas em espírito e consciência são eternos e nada pode matá-los. Que nada levamos desse mundo, a não ser os tesouros do coração.

    Não se sinta culpado em sentir saudades, porém a saudade deve ser dos bons momentos com nossos entes amados, e não ficarmos regrando sofrimentos eternizados pela perda.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, meme e texto

    Dentro das Giras de Umbanda, isso é uma das coisas mais básicas que uma Entidade de Luz nos passa, porém é uma das coisas mais importantes dentro da religião de Umbanda.

    Agora certamente se isso é passado com tanta firmeza dentro das Giras pelas Entidades de Luz, e o consulente não entender essa colocação e continuar apegado, ou a bens materiais, ou aos entes desencarnados, ou a qualquer coisa que possa o levar a distanciar-se da espiritualidade, esse consulente não está enxergando firmemente o tesouro espiritual ensinado a ele, certamente está ligado a outros supostos tesouros que não são ligados a espiritualidade.

    Quando conseguirmos ter essa liberdade do desapego, a Umbanda vai ser outra perante nossos olhos, pois duvidas não teremos mais, em nosso ser vai nascer um amor mais puro e verdadeiro, a caridade virá naturalmente, aquela sensação de cobrança sobre os trabalhos desaparecerá e simplesmente se beneficiará pela presença das Entidades de Luz, captando mais as mensagens dessas divindades, aproveitando muito melhor as lições dadas, sem o interesse extremo de estar na Umbanda para ganhar algo material. E aos olhos da espiritualidade, a Umbanda não terá uma troca a fazer com você, não está ali para te oferecer magias, amarrações, feitiçarias, assim como muitos consulentes imaginam, porém estará ali para completar seu ser, sua alma, seu espírito, com bondade, amor, paz, caridade, e paremos para refletir, que ai sim reside um maravilhoso milagre, pois junto com o desapego virá à verdadeira felicidade que nasce da verdadeira tranquilidade.

    Portanto reflita, se buscares a Umbanda para melhorar sua vida econômica através de um passe de mágica, ou desejar resolver seus problemas com um estalar de dedos, não se dando conta que você está apegado a bens materiais, a status, a pessoas, a falsos amores, a ganância, enfim, a tudo que o ser humano se apega como se fosse de seu direito, infelizmente tenho que dizer que esse não é o caminho para estar dentro da Umbanda, essa forma de pensamento nunca seria um caminho espiritual.

    Para finalizar gostaria de frisar que prosperidade tem muito mais a ver com desapego do que com dinheiro, temos que entender que só precisamos daquilo que nos traz a sobrevivência, quando nos apegamos a grandiosos valores econômicos, devemos lembrar que isso pode nos tornar escravos dessa necessidade, e sempre buscaremos mais e mais em um apego interminável, fazendo assim que soframos com nossa própria ganância.

    Devemos refletir também que o desapego deve ser colocado diante de outros fatos da vida, como por exemplo, em relacionamentos, nas idas e vindas da vida, perante a morte, pois aquele que realmente prega o desapego, não sofre intensamente, pois vive o presente, ele caminha com o tempo e o modo de vida real, sabendo seguir o fluxo da vida.

    Sabemos que a religião de Umbanda tem muito a nos oferecer, porém devemos ter olhos para ver essa verdadeira riqueza, olhos que vêem o os tesouros do espírito, e não só o material

    Tudo isso em relação ao desapego servirá, caso compreendido, para dar liberdade à pessoa, pois essa compreensão do desapego realmente vai nos tornar livres, livres para assumir as responsabilidades de tudo de bom para nós mesmos, levando tudo de mal que possa acontecer em sua vida a um entendimento muito melhor.

    Tudo isso pode parecer muito difícil, porém saber se utilizar bem do desapego é um maravilhoso passo para a auto-realização e a aproximação com a espiritualidade.

    Portanto vamos viver para termos o espírito em paz, vamos nos livrar dos excessos de apego aquilo que não nos leva a caminhos de liberdade espiritual, deixarmos de sermos apegados ao material, a matéria, a amores que já se foram, a pessoas que já cumpriram o tempo na terra nessa encarnação, frisando que se ficarmos apegados aos desencarnados, além de nós, estaremos atrasando a evolução de quem já partiu, e assim devemos entender que tudo que nos prende em nosso próprio egoísmo, certamente nos afasta de Deus.


Resultado de imagem para a vida é mais bela quando desapegamos

    Então vamos refletir profundamente nisso.

    Salve nossa Umbanda e salve o desapego!

Carlos de Ogum

37 comentários:

Aninha de Iemanjá disse...

Que texto!!!

Desapegar do material acho que não seja tão difícil para mim, o problema é desapego daqueles que eu amo.
O fato de não haver a morte do espírito no desencarne, é um alívio e esperança grandiosa do novo encontro com quem amamos, mas o aceite e entendimento quando se está nessa situação é algo bem complicado; porém, como os Vovôs dizem: "Se fosse fácil, não haveria evolução."
Espero, um dia, poder ter entendimento suficiente no desapego daqueles que partirem e que me são essenciais.

Axé!

Clarinha disse...

Paizinho muito, mas muito lindo esse texto. E tem que ter uma
compreensão grandiosa, pois é bem simples ao meu ver se desapegar de
coisas materiais, mas de algumas pessoas é algo terrivel. Eu tive que
aprender esse desapego na marra como você sabe, na partida de meu pai de
sangue, doeu bastante e não entendia o porque das coisas. Agora eu tenho
uma mínima noção. Mas mesmo assim eu tenho um apego muito grande com
quem amo. Um exemplo disso é você, que mesmo distante me cuida
espiritualmente, eu nem saberia o que fazer sem seus conselhos e
ensinamentos. Deus me livre ter que me afastar, nem quero imaginar.
Parabéns pelo belo texto. Beijinhos da Clarinha <3

Wandeléia Pontes disse...

Nossa mas o desapego é muito dificil mesmo. Estou passando isso nesse
momento. Axé

Edna Campos disse...

Ensinamento valioso. Parabéns pai.

Cristina disse...

Adorei seu texto. Uma lição de verdade.
q

Ricardinho disse...

Salve a Umbanda que nos ensina a buscar esse desapego. Saravá.

Taciane disse...

Não sei ainda ser desapegada. Me apego demais as minhas coisas
antigas, a familia, a amigos verdadeiros e falsos. Acho realmente que
devo aprender me desapegar.

Anônimo disse...

Eu sofro a 6 anos por uma perda familiar, não é apenas uma saudade, é
dor muita dor. Não consigo me desapegar. Preciso de ajuda.

Tábata Miranda disse...

Lição de luz. Parabéns, esse é o melhor blog de Umbanda que já li.
Acho o Carlos de Ogum uma luz na vida de todos. Um Gênio, parabéns de
coração.

Yara Santana disse...

Abençoado texto de muita clareza. Adorei. Saravá.

Anônimo disse...

Sem tirar nem por. Uma verdadeira lição a todos nós.

Sara Peçanha disse...

Lindo de se ler. Adorei muito esse texto. Beijão paizinho. Eu precisava
ler isso. Amo amo amo

Patricia Mourão disse...

Pai Carlos precisava muito falar com você meu querido, me encontro nesse
dilema e preciso de uma luz para realizar o desapego. Estou muito
aflita, e tenho total confiança em suas palavras de luz. Já me ajudou
tantas vezes, e agora nesse momento de dor e muita tristeza só lembro de
ti para me esclarecer algumas coisas. Esse texto veio na hora certa e da
pessoa certa. Obrigado desde já.

Ursula de PAULA disse...

Se desapegar é uma arte, isso muitas vezes é impossivel. Mas
precisamos muito. Salve seu texto belo Pai Carlos.

Andréa Galdino disse...

É árduo demais ter que se desapegar de alguém por exemplo,
principalmente quando perdemos esse alguém para a morte. Mas como
umbandistas sabemos da importância desse fato. Lição extraordinária.

Anônimo disse...

Dificil demais pai. Tenho tanto que aprender.

Silvana Duarte disse...

Desapeguei de tanta coisa inutil depois que conheci a Umbanda. Um
caminho muito melhor. Saravá

Gatinha do RJ disse...

Saravá pai Carlos. As vezes acho que você presente nas pessoas os males
que as afligem, e vem com esses textos maravilhosos. Pra mim foi uma
lição grandiosa.Precisava muito de ler algo assim nesse momento.

Helena Gaspar disse...

Ai como doi desapegar. Mas sabemos que é preciso. Seu texto é uma
luz.

Maitê Marinho disse...

Adorei sua colocação pai Carlos, sei que precisamos realmente
desapegar das coisas e das pessoas, sei que é dificil, mas se fosse
fácil não era para evolução. Lindo seu texto.

Vitória Resende disse...

Abençoado pai Carlos e suas lições de luz. Amo demais seu blog pai.
Espero que fique anos e anos postando belos textos para nossa evolução.

Morena Lima disse...

Gostei demais de suas ideias de evolução através do desapego. Devemos
aprender muito ainda. Beijos pai.

Anônimo disse...

Ensinamento de sabedoria e de luz. Adorei.

Zuzu Gatinha disse...

Os pretos velhos sempre pregam esse desapego pai, mas como é tão
dificil tirar isso de dentro de nós.

Senhorita X disse...

Doi muito desapegar né pai. Mas vamos tentando. Seu texto é luz pra
mim.

Julinha Princesa disse...

Adorei mais essa liçãozinha pai amado. Sempre mostrando caminhos.
Acho que você é um anjinho de verdade.

Lorena Esteves disse...

Quero muito estar com você pai, suas palavras são de tanta luz, e não
vejo você se engrandecendo por ai com vídeos, e buscando ovelhas
pagadoras de dizimos e ofertas para seu rebanho, apenas fala as verdades
da lei de Umbanda, e isso pra mim é tão lindo. Você é meu exemplo de
vida. Tenho muito mas muito amor por tudo que representa para a Umbanda.

Peninha disse...

Salve sua luz Carlos de Ogum. Me ensina desapegar de verdade, eu
sofro demais com isso.

Anônimo disse...

Querido amigo de luz, sua sabedoria me encanta, mesmo eu com meus 83
anos de idade e 70 de Umbanda fico extasiada com tudo que diz. O
desapego deveria ser ensinamento obrigatório para quem deseja seguir na
Umbanda, devemos entender que nada trazemos para essa vida e nada
levaremos dela, a não ser apenas a evolução que já tínhamos na
encarnação passada e a que devemos buscar nessa reencarnação. E seu
texto é lindo, inteligente, de um teor espiritual grandioso como a sua
espiritualidade. Agradeço por tanta dedicação a nossa religião,
mostrando que nós não somos melhores que as outras religiões, porém
somos diferenciados aos olhos de Deus. Que minha mãezinha Oxum o cubra
com seu manto e lave seu caminho com as águas da cachoeira. Tenho você
como meu netinho espiritual, uma alma sagrada que eu tive o prazer de
encontrar em nossa Umbanda. Fique na luz de Oxalá e na proteção de seu
Pai Ogum. Mãe Maria de Oxum.

Eduarda Moura disse...

Salve salve Pai Carlos de Ogum. Suas palavras são orvalho que deixa
as pétalas das rosas mais lindas. Parabéns. Você é um idolo para muitos
inclusive para mim, que me considero sua fã número 1.

Tayse Campos disse...

De onde vem tanta sabedoria espiritual pai? Você as vezes me espanta
com seus textos, quando achamos uma coisa e você vem com tanta sabedoria
e mostra que a Umbanda é outra coisa, ou seja algo muito maior do que
aquilo que muitos Zeladores pregam por ai. Você pai Carlos deveria dar
palestras para todos que amam a Umbanda.

Anônimo disse...

Oxente é muita luz para aprendermos ainda, caminho longo, mas
louvável. Parabéns.

Anônimo disse...

Salve Pai Carlos. Adorei seu texto. Muita paz a ti.

Anônimo disse...

Bom demais.

Anônimo disse...

Nem sei como tentar, fico muito apegada a tudo. Salve

Carlos de Ogum disse...

Cara Patrícia, estamos a disposição para o que necessitar. Entre em contato conosco por e-mail: umbanda.yorima.rj@gmail.com

Axé!

Anônimo disse...

Sensacional texto de magia nos corações de todos apegados a coisas que não nos levam a evolução. Amei

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;