sábado, 24 de julho de 2021

AMIGO EXÚ, ELE CAMINHOU COMIGO

 



 

Tenho um amigo fiel,

que pelas noites me acompanha e me protege,

sua força me encanta e me encoraja,

sua luz ilumina meus passos na escuridão.

 

Ele transita comigo por todas as encruzilhadas pelas quais passos e que já passei,

ao meu lado, foi, e é amigo e conselheiro,

em minha frente, um escudo de força suprema,

em minhas costas, poderoso protetor,

ouviu o que meus ouvidos não conseguiram ouvir,

respondeu o que minha boca não poderia responder,

com uma força vigorosa, dentro do meu merecimento, me livrou dos males da noite,

buscou me livrar do veneno das línguas venenosas,

do julgo de quem carrega tantos erros quanto eu,

me fez despertar de meus pesadelos,

me guiou pelo caminho do trabalho e da conquista,

não me pediu marafo,

não me pediu vela,

não exigiu fumo,

não desejou nada,

para também ser amigo de meus amigos.

 

Buscou transformar o erro em acerto,

o acerto em nunca errar,

abateu com uma pedra,

o desatino de um destino que não me pertencia,

sempre foi minha companhia nos momentos de solidão, não me deixando chorar sozinho.

 

Extremamente rápido e certeiro,

buscou Oxalá quando me faltou paz,

clamou a Ogum o auxílio para todas as guerras enfrentadas,

avisou a Oxum que meu coração transformava-se em pedra,

mostrou a Xangô quando fui injustamente julgado,

chamou por Oxóssi quando me faltou o alimento,

pediu a Iemanjá que lavasse minha alma,

para equilibrar meu Ori chamou por Iansã quando me viu beirando o abismo,

solicitou saúde a Obaluaiê quando se deparou com minha doença,

se ajoelhou aos pés de Nanã quando eu sofria pela solidão,

buscou entendimento com Omulú quando eu chorava por uma perda,

junto com os Pretos Velhos luta contra meus obsessores,

no reino dos Caboclos buscou caminhos pelo meu descarrego,

em trabalho com os Malandros me protegeu nas estradas da vida,

se juntando com os Boiadeiros me livrou dos Eguns,

com a força dos Ciganos me devolveu a sorte boa,

em trabalhos com os Erês me abriu portas para caminhos melhores,

com auxilio das Pombos Giras afastou de mim todos os Kiumbas.

 

Quando batem na minha cara, quem dá a outra face é Exú.

 

Saúdo a Energia impetuosa que transita em todos os espaços,

água nas estradas para esfriar os caminhos a serem percorridos,

ventos nas montanhas para mostrar o destino a ser tomado,

passos firmes e cabeça erguida,

segui com Exú, Sigo e Seguirei.

 

Quando tropeço, uma gargalhada ecoa no ar,

é Mestre Exú que vem chegando,

fazendo questão de me mostrar,

que ele está ali para me auxiliar,

e buscando assim me ensinar,

que o mundo dá muitas voltas,

para o tempo governar.

 

Salve todos os Exús, Laroiê, Exú é Mojubá!

 

(Postagem baseada em um texto de um autor desconhecido)

 

Carlos de Ogum

 

OBS.: Para quem deseja saber seus Orixás de Coroa ou seu Exú de frente através

dos Búzios, entrem em contato conosco através do endereço de e-mail:

 

contato.umbandayorima@gmail.com

 

    Passaremos todas as informações do que se faz necessário.

162 comentários:

Ana de Iemanjá disse...

Lindo demais!

Exu é força, vida e luz.

Salve nossos amados guardiões!
Laroyê 🎩🖤

Ana Clarinha disse...

Salve salve todos os Exus. Paizinho amado que lindo texto, e como ensina a gente tudo que pode ser um Exu. Lindamente bem colocado, uma luz verdadeira na escuridão. AMEI! Beijinhos de sua fã de sempre Clarinha.

Angélica Sampaio disse...

Lindo demais, saravá os Exús.

Anônimo disse...

Salve seu Exu.

Anônimo disse...

Muito bom este post.

Quitéria J. disse...

Laroiê Exú, salve todos os Exus, salve todas as Pombo giras.

Anônimo disse...

Boa noite pra quem é de boa noite!

Windy disse...

Pai Carlos parabéns pelo texto.

Talita Medeiros disse...

O texto está ótimo muito esclarecedor.

Anônimo disse...

Lindo post!!! Muito esclarecedor!!!

Anônimo disse...

Laroyê Exú, Salve as Moças!! Salve a Malandragem!!!

Edna Campos disse...

MUITO BOM GOSTEI demais.

Rosalina Figueira disse...

Saravá essas Entidades que nos guardam de todo mal. Laroie.

Thais Mendes disse...

Pai Carlos de Ogum amei esse texto eu amo os Exus.

Yara Marques disse...

Muito bom entender sobre Exus e Pombo Giras. Laroie

Simone Dutra disse...

Laroiê todos os Exus e Pombo Giras. Saravá especial a seu Sete

Gabrielle disse...

Adorei esse post, muito se falam de exus mas sempre algo de ruim.

Hamellyn Rafard disse...

Maravilhosa essa colocação sobre os Exús. Realmente uma lição. Laroie.

Anônimo disse...

Laroiê Exú grandes entidades de luz.

Jaqueline Damas disse...

Saravá nossos guardiões. Laroie laroie

Anônimo disse...

Laroie todos Exus e Pombas Giras. Sarava meus guardioes

Joelma Garcia disse...

Saravá. Gosto muito dessas Entidades. Bom saber mais sobre elas.

Anônimo disse...

Saravá. Gosto muito dessas Entidades. Bom saber mais sobre elas.

Anônimo disse...

Salve nosso Povo de Rua. Saravá.

Anônimo disse...

Que os Exus caminhem sempre ao meu lado.

Anônimo disse...

Laroiê Exus.

Anônimo disse...

Salve todos os Exus.

Talita Farad disse...

Adorei o texo. Os Exus são amigos fieis, e estão sempre conosco. Laroie.t

Anônimo disse...

Laruie Exu. Salve todos os Exus e pomba giras.

Paula Fonseca disse...

Laroie aos compadres e as comadres

Anônimo disse...

Laroie povo lindo

Anônimo disse...

Laroie todo povo de esquerda sarava

Anônimo disse...

Laroie Exu e Pombo Gira e mojuba

Anônimo disse...

Laroie Exus e Pombo Giras.

Anônimo disse...

Laroiê povo da esquerda.

Anônimo disse...

Laroiê todo povo de Rua.

José. disse...

Laroie todos os Exus e todas as Pombas Giras. Saravá

Anônimo disse...

Amigo Exu, lindooooo.

Anônimo disse...

Laroiê Exú.

silvana Montes disse...

Exú e Pomba Gira são caminhos para a paz e felicidade. Laroiê

Anônimo disse...

Salve os Exús. Salve seu Tiriri

Graciane Brandão disse...

Amo essa falange. Laroiê os Exús e Pombos Giras

Dalila Romas disse...

Salve esse povo lindo. Amo demais.

Anônimo disse...

Laroie.

Nádia Silva disse...

Laroie Exus

Anônimo disse...

Salve todos Exús da Umbanda. Exu e Mojubá

Anônimo disse...

Povo lindo da Umbanda. Laroie

Lisandra Meneses disse...

Para mim é uma honra participar das giras de esquerda. amo de verdade.

Anônimo disse...

Salve todo o povo guardião.

José Medeiros disse...

Salve todos Exus e Pombo Giras, salve seu Caveira.

Gabriel Miranda disse...

Salve, lindo demais ter um Exu amigo, eu amo essa falange. Laroiê.

Anônimo disse...

Laroie seu Tranca ruas

Anônimo disse...

Laroiê Exus.

Lídia Pontes disse...

Muito bom saber dos Exus e pombas giras. sarava

Anônimo disse...

Salve nossos amigos da noite

Thais Mendes disse...

Que todos os Exus caminhem comigo. Amo essas Entidades

Mária Santos Neves disse...

Amei o tetxo! Exu é luz! Nossos protetores!

Anônimo disse...

Laroie laroie povo lindo

Marcos Antonio disse...

Salve seu Exú Caveira salve todos os Exús e Pombas Giras

Rita de Cássia Fernandes disse...

Uma das grandes falanges da Umbanda, adoro todos.

Anônimo disse...

Saravá.

Anônimo disse...

Salve seu Caveira.

Anônimo disse...

Salve todos exus

Rafaela Madeira disse...

Laroie todos os Exus e Pombas Giras, laroie dona Maria Padilha e seu
Caveira

Anônimo disse...

Que legiao linda. Saravá

Anônimo disse...

Meu caminho sempre, salve exu.

Anônimo disse...

Salve Exus e moças da Umbanda

Anônimo disse...

Laroie laroie Exus e pombas giras

Anônimo disse...

Laroie exus e pombas giras salve Seu Tranca Ruas.

Anônimo disse...

Laroie povo de Rua, salve

Marcelo Oliveira disse...

Salve Exus e Pombas Giras

Anônimo disse...

Laroie Exu

Anônimo disse...

Laroie Exu

Rafael Lima disse...

Laroie todos Exus homens e mulheres.

Anônimo disse...

Laroie povo de Rua, salve todos os guardioes.

Anônimo disse...

Salve meu amigo Exu Tiriri.

Carlos Santos disse...

Salve Seu Tranca Ruas. Salve todos os Exus.

Juliete Tavares disse...

Um verdadeiro amigo, Exus sempre no meu caminho. Adoro

Anônimo disse...

Laroie Seu Tiriri.

Anônimo disse...

Laroie aos Exus

Anônimo disse...

Laroiê Mojubá senhores Exus.

Queirós Filho disse...

Excelente texto, salve os Exus.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto como sempre lindo.

Carlos Dantas disse...

Muito bela essa ´postagem. Os Exus são muita luz.

Anônimo disse...

Obrigado pelo belo texto.

Ana Cláudia disse...

Seu blog está cada dia melhor, você é nota mil, leio tudo que posta, nesse de
Umbanda e no de poemas. Você é 10.

Sheila Lima disse...

Muito interessante esse post, me deu até vontade de ir em uma gira de Exu hoje.

Anônimo disse...

Amo essa linha tão divinamente forte.

Anônimo disse...

Caro amigo Carlos, gostei muito desse texto. Parabéns.

Walter Silveira disse...

Aprendi muito sobre nossos irmãos Exus. Laroiê.

EWania Souza disse...

Nunca imaginei amar tanto uma Entidade, mas amo os Exus muuuuito.

Rafaela Dias disse...

Pai amei seu texto, você encanta toda hora.

Thereza Cardoso disse...

Um verdadeiro ensinamento sobre nossos amados Exús. Obrigado por tudo

Ylma Rosa disse...

amigo Carlos. Saravá os Exús, saravá Seu Tranca Ruas.

Ursula de Paula disse...

Uma legião divina de guardiões para nossa proteção. Laroie.

Isabel Cristina disse...

Salve todos os Exus e as lindas Pombas Giras.

Olívia Brito disse...

Maravilhoso de compreender que nunca estamos sozinhos salve os Exus.,

Paula Fonseca disse...

Muito fascinante. Amo os Exús.

Anônimo disse...

Maravilhoso texto. Axé

Anônimo disse...

Grande texto para entendermos os Exus que sao tao mal entendidos.

Unknown disse...

Laroiê Exu!! Devo demais aos Exus!! Salve sua força, salve sua energia e astúcia!! Lindo demais o texto!!

Anônimo disse...

Sensacional tema e texto.

Amélia Linhares disse...

Parabéns por esse texto. Me ajudou a entender melhor os Exus.

Anônimo disse...

Salve os Exús. Adoro esses temas. Laroie

Anônimo disse...

Postagem maravilhosa. Laroiê

Anônimo disse...

muito legal seu texto laroie

Heloisa Santos disse...

Laroie. Que texto lindo.

Anônimo disse...

Maravilhoso modo de falar de um amigo Exu.

Anônimo disse...

Muito bom texto.

Andressa Kalil disse...

Entendi muito mais os Exus agora. Obrigado

Anônimo disse...

Extremamente interessante esse texto. Laroie

Anônimo disse...

Laroiê Exús.

Vera Lúcia Ramos disse...

Amei muito esse texto, os Exus são luzes fenomenais, Entidades de primeira linha
que devemos ter respeito e estar sempre ao lado delas. Saravá Exus, saravá Pai
Carlos, saravá Umbanda.

Mariana Faria disse...

Obrigado pelo texto de luz.

Anônimo disse...

Salve o povo de rua.

Anônimo disse...

Laroiê Exus.

Anônimo disse...

Laroie exus e pombas giras

Maria da Penha Tavares disse...

Que postagem bela. Laroie os Exus

Anônimo disse...

Salve os Exus.

José Vieira disse...

Texto muito bem colocado dentro da linda falange que é a dos Exus.

Anônimo disse...

Laroie Exus Pombas Giras e Malandros. Salve

Paulinha Couto disse...

Aprendi demais. Salve

Anônimo disse...

Salve Exú e Pombo Gira

Anônimo disse...

Ótimo texto parabéns.

Bianca Valença disse...

Muita luz na linha de Exus.

Anônimo disse...

Saravá Exus.

Manoel Lima disse...

Saravá seu João Caveira. Salve todos os Exus.

Anônimo disse...

Saravá Exu.

Maicon Miranda disse...

Saravá seu sete Encruzilhadas e todos os Exus.

Anônimo disse...

Laroie

Anônimo disse...

Laroie

Anônimo disse...

Laroie seu Exu

Anônimo disse...

Lindo povo de ruas. Saravá

Anônimo disse...

Um amigo sem igual.

Anônimo disse...

Salve os Exus.

Anônimo disse...

Muita luz no caminho de quem tem um Exu ao lado.

Anônimo disse...

Salve todos exus amigos

Anônimo disse...

Salve seu Tranca Ruas

Patrícia Medeiros de Paula disse...

Lindo texto Pai Carlos você é um grande umbandista e um Zelador sem igual. Axé

Anônimo disse...

Saravaaaaaaa Exuuuuuu

Madalena Silva disse...

Salve seu sete encruzilhadas salve todos os amigos Exus

Anônimo disse...

Laroie seu Exu amigão.

Anônimo disse...

Salve todo povo da esquerda mojubba

Anônimo disse...

Amei saber um tantinho mais dos amigos Exus. Salve

Anônimo disse...

Salve

Anônimo disse...

Lindo demais, viva os exus.

Anônimo disse...

Salve todos Exus

Anônimo disse...

Lindissimo

Anônimo disse...

Salve todos os Exus, em especial seu Exu Mulambo.

Anônimo disse...

Laroie

Anônimo disse...

Salve seu Tranca salve os exus

Anônimo disse...

Salve salve salve todos os amigos Exus.

Pâmela Faro disse...

Lindo texto de lindas Entidades.

Anônimo disse...

Salve Exu

Anônimo disse...

Laroie Exú é Mojubá

Bárbara Benevides Mendonça disse...

Um amor de texto mostrando a verdadeira face dos Exus,lindo e merecido demais, parabéns Carlos de Ogum, esse me encantou muito.

Rafaela Medina disse...

Adorei Pai Carlos, Obrigada.

Anônimo disse...

Amei, salve os Exus.

Anônimo disse...

Salve os Exus

Anônimo disse...

Salve seu Tiriri, salve os Exus, salve as Pombas Giras.

Anônimo disse...

Laroie todos Exus.

Anônimo disse...

Salve os Exus

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;