sexta-feira, 10 de maio de 2019

Entidades do Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê (TUPOM): Linha dos Pretos Velhos e Pretas Velhas

     


   
Retornando com os textos no qual falamos das Entidades trabalhadoras do Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê (TUPOM), tentando demonstrar aos nossos leitores o quanto é maravilhoso o modo de trabalho, o jeito e o carinho dessas  Entidades de Luz, e claro, mostrar também as referências dessas Entidades, que para nós são como se fossem parte de uma grande família, na qual temos a grande sorte de fazer parte.

    E como já dissemos, o nosso carinho e nosso convívio e tão grandioso com as Entidades de Luz de nosso terreiro, que ao incorporarem em nossos Médiuns, temos a plena certeza de qual Entidade que está se apresentando ali naquele momento, nos fazendo sempre ficar emocionados e extremamente felizes a cada dia de Gira.

    Em outras postagens falamos dos Caboclos e Caboclas, e também das belas Pombos Giras, no qual anexamos os links abaixo.






    No texto de hoje falaremos dos amados, caridosos, humildes vovôs e vovós da nossa Umbanda, os tão graciosos e cheio de fé, Pretos e Pretas Velhas.

    Friso que a Umbanda não seria a mesma sem a presença dessas lindíssimas Entidades de Luz, nos orientando, nos abençoando, nos mostrando toda sua fé e seu carinho.


    E em nosso terreiro temos o prazer de estarmos com as seguintes Entidades dessa linha:

Vovô Rei Congo das Almas.
Vovô Benedito da Calunga.
Pai Antero da Encruzilhada.
Vovó Cambinda das Almas.
Vovó Joaquina.
Pai Cipriano.
Vovô Chico.
Pai José.
Vovô Joaquim.
Vovó Anita.
Pai Isidoro.
Vovó Maria Conga.
Pai Antonio das Almas.
Vovó Benedita das Almas.
Pai Casemiro.

    E assim daremos início aos nossos textos.

VOVÔ REI CONGO DAS ALMAS: O vovô Rei Congo vem da irradiação da Orixá Oxum, e é ele o Mentor do Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê, trabalhando em incorporação com o Zelador da casa.

    Rei Congo é extremamente sereno e da mesma forma humilde. Tem nas palavras e gestos a segurança da caridade, das lições, das demonstrações de caminhos abertos, e quem ouvi-lo com inteligência, certamente entenderá qual o caminho a seguir, independente da situação difícil que esteja passando.

    Dentro do terreiro é extremamente respeitado, não só pelos médiuns, mas por todas as Entidades de Luz trabalhadoras ou não da casa.

    Esse divino vovô é quem dita as regras de nosso terreiro, determina as aberturas e fechamentos de Giras, coordena as Correntes Espirituais, determina também as Entidades que ficarão responsáveis pelo trabalho do dia, mostra os erros e acertos dos médiuns, enfim, é ele quem está de frente em todo processo dos trabalhos, atos, ações, desde o dia anterior as Giras, nas imantações dos nomes as Correntes até o fechar de todos os trabalhos necessários para se findar a Gira com todo amor e tranquilidade.

    Rei Congo no terreiro tem seu jeito peculiar de ser, não senta em toco, se sentando no chão de pernas cruzadas, seu tom de voz é sereno e bem baixinho. Tem suas bençãos firmadas em seu terço, que utiliza para quase tudo, entre rezas, passes, limpezas de aura, descarregos, desobsessões, curas de dores, afastamento de espíritos trevosos, entre uma infinidade de coisas.

    Rei Congo é um ótimo ouvinte, escuta tudo que o consulente lhe diz, com muita atenção, reflexão extrema, e analisando cada palavra e gesto desse consulente.

    Após tudo ser dito, Rei Congo vem com suas palavras sábias, seus gestos de carinho, suas lições sem igual, um verdadeiro líder, e assim faz o consulente caminhar para a resolução de seus problemas, e se esses problemas não forem realmente um problema, ele tenta passar uma verdadeira lição de vida, de espiritualidade, de amor, para que esse consulente busque entender onde está o erro.

    Especialista em encaminhamentos, ele está sempre em torno de todos os trabalhos da casa, que tem como missão maior o despertar do entendimento de todos os desencarnados para que assim seja feito o encaminhamento desses irmãos que tem dificuldades em seguir o caminho de pós morte.

    E assim se dá o término do resumo das características do sereno, amado e caridoso Mentor, Vovô Rei Congo das Almas.

VOVÔ BENEDITO DA CALUNGA: O vovô Benedito da Calunga vem na irradiação do Orixá Xangô, e é um dos mais risonhos e amáveis vovôs do terreiro.

    O Vovô Benedito é um contador de histórias nato, e dificilmente deixa de relatar acontecimentos de sua vida de encarnado ao fazer um atendimento a um consulente, e isso não porque ele quer apenas contar histórias, mas em todas esses belos relatos, sempre tem uma lição a ser aprendida, um detalhe que devemos refletir para que possamos entender o que está passando conosco, e assim encontrarmos um caminho para a resolução daquele ou daqueles problemas.

    Vovô Benedito da Calunga é um defensor das crianças, tem uma ligação extrema com todas, faz de seu trabalho espiritual uma missão de proteção desses abençoados seres de Deus. Assim como ele mesmo diz.

    Seu trabalho além da proteção das crianças, tem uma força grandiosa na desobsessão, no entendimento e encaminhamento de espíritos perdidos, trevosos, entre todo seu trabalho de descarrego, cura e provedor da paz e tranquilidade, além de quebras de magias
negras.

    Seu modo de trabalho parece de uma criança, seu modo de demonstrar caminhos é de tal profundidade, que jamais deixamos os terreiros com dúvidas, pois ele está sempre disposto, com todo carinho, alegria e amor, nos ensinar como agirmos em situações diversas.

    Combate a depressão dos irmãos consulentes com suas experiências de vida, seu sorriso de criança levada, seu humor sem igual. Conhecedor de todas as ervas, raízes, plantas que curam, que podem ser utilizadas para banhos de descarregos e remédios diversos.

    O velho Benedito da Calunga é um Preto Velho caridoso, amável, mandingueiro, que nos da toda a atenção necessária, que nos faz ter esperanças, que nos mostra caminhos, que nos alegra em momentos de desespero, que nos ensina que a fé em Deus é o caminho.

    E assim se dá o término do resumo das características do brincalhão, amável e curador, Vovô Benedito da Calunga.

PAI ANTERO DA ENCRUZILHADA: Pai Antero da Encruzilhada vem na irradiação do Orixá Ogum, e como Ogum ele é um verdadeiro guerreiro, determinado, batalhador, forte e de poder sem igual.

    Sua forma de ser no trabalho é radical, poucas palavras, dizeres retos e diretos.

    Tem as respostas na ponta da lingua, e fala sem receio de ser mal interpretado. Não tem a pretensão de ser agradável, apenas fala o que tem que ser falado, e ouve somente o necessário para a consulta ou a corrente.

    Se um consulente por acaso vier com algum pedido sem noção, sem nexo, com intuito de desavenças, de amarrações, de prejudicar um semelhante, certamente esse consulente não voltará a se consultar como o nosso querido Pai Antero, pois esse consulente vai ouvir coisas que provavelmente não o agradará.

    Pai Antero da Encruzilhada traz consigo a força dos Boiadeiros, pois em sua vida de encarnado ele era um negro escravizado, porém Boiadeiro, e usa desses  conhecimentos  nos trabalhos de limpeza de espírito e de aura, descarregos, desobsessões, quebra de magias negras pesadas, afastamento de Kiumbas, Eguns e Zombeteiros.

    Carrega consigo um cajado mágico, e com ele faz todas as limpezas, as curas, as bençãos, descarregos, encaminhamentos, batalhas contra espíritos sem luz e trevosos.

    Especialista em quebra de trabalhos feitos pela Quimbanda em encruzas, cemitérios, ou em todo e qualquer local que se faz entregas com intuito da maldade.

    Um extraordinário Preto Velho em todos os pontos da espiritualidade, porém todo consulente deve prestar muita atenção
naquilo que deseja conversar com o nosso grande guerreiro contra as maldades.

    E assim se dá o término do resumo das características do guerreiro, batalhador, forte, poderoso e sincero, Pai Antero da Encruzilhada.

VOVÓ CAMBINDA DAS ALMAS: A Vovó Cambinda das Almas vem na irradiação da Orixá Oxum, e tem um jeito meigo, sereno e amável de ser.

    Essa vovó não é especificamente uma Entidade de nossa casa, porém sempre que se é necessário o trabalho dela, ela está presente.

    Tem a habilidade em trabalhos de cura, de encaminhamento, de se fazer o entendimento, tem o poder da oração e todos se sentem leves espiritualmente quando recebem um passe dessa vovó.

    Suas bençãos especiais tem o poder de tirar quebranto, cura de espinhelas, encostos, torções, machucaduras diversas, cobreiros, aranheiros, vento virado em crianças.

    Meiga ao falar com seus consulentes, muitas vezes nos sentimos ao lado de nossa avó carnal, e nem vemos o tempo passar quando nos consultamos com ela.

    E assim se dá o término do resumo das características da meiga, serena e amável, Vovó Cambinda das Almas.

VOVÓ JOAQUINA: A linda Vovó Joaquina vem na irradiação da Orixá Nanã Buruquê, tendo ela muitas características dessa Orixá.

    Também conhecida como vovó Feiticeira, pois em sua vida de encarnada era uma das melhores rezadeiras que se encontrava na região, grande conhecedora das ervas, raízes, e tudo mais que era necessário para fazer uma benzedura, ela era procurada sempre por todo povo negro e branco dos arredores para sanar males diversos.

    Em seus trabalhos no terreiro além de toda a sabedoria em curas através de passes, bençãos, ervas, e suas magias de vovó da Umbanda, a Vovó Joaquina é uma verdadeira especialista em descarregos pesados, desobsessões, limpeza de espírito e de aura, rezas de quebranto, de espinhelas, contra a inveja, contra o olho grande, enfim, uma infinidade de coisas.

    Atua em nossas Correntes Espirituais de uma forma bem próxima, estando ela sempre auxiliando os Pretos Velhos do Zelador da casa.

    De voz meiga e um tanto cansada, demonstrando realmente o peso da idade de encarnada que tinha, ela responde todos e tudo dentro do tempo dela, sem correrias, sem gestos bruscos, apenas com seu carinho e sua caridade sem igual.

    Nas consultas gosta de ouvir atentamente seus consulentes, prestando atenção a cada detalhe do relato, para assim, após tomar um bom gole de café ou de sua água fresca, responder, de acordo com o merecimento de cada um.

    Uma verdadeira avó, aquela que todos desejam estar sentado a conversar, sentindo uma imensa vontade de ficar ali eternamente para ouvir os conselhos, as preces, a atenção dessa que tem, assim como Nanã Buruquê, o poder de nos fazer sentirmos voltar a ser crianças, e assim desejamos firmemente, apenas para que a doce Vovô Joaquina nos embale em seus braços carinhosos.

    E assim se dá o término do resumo das características da divina, amável e serena, Vovó Joaquina.

PAI CIPRIANO:  O nosso poderoso Pai Cipriano vem na irradiação do Orixá Omulú, sendo assim todos os seus trabalhos é ligado diretamente a Calunga Pequena.

    Pai Cipriano é um vovô diferente, ele tem uma ligação extrema com as magias africanas, e sendo assim é um especialista grandioso nos fatos obscuros da vida, ou seja, tudo ligado as ditas "bruxarias",
porém ele se utiliza desses conhecimentos apenas para fazer o bem e a caridade, não aceitando de forma alguma que esses conhecimentos ultrapassem o bom senso e as regras da religião de Umbanda.

Esse Preto Velho tão misterioso, ficou muito conhecido por retirar espíritos sem luz, pelas curas que fazia, e no acalmar as dores com suas benzeduras, além de ser um dos mais entendidos sobre ervas e suas benevolências.

    Uma característica desse Preto Velho é chegar no terreiro de joelhos, ou arrastando uma das pernas ou mesmo as duas, e isso tem um motivo que faz parte de sua história na vida terrena.

    Em nossa casa ele optou a seguir o caminho de limpeza, de quebra de magia negra, de trabalhos feitos em Calungas, de desobsessão, portanto raramente dá consultas, porém sempre que é necessário
trabalhos de quebra dessas magias, ele está lá, mesmo sem conversar com o consulente que está enfeitiçado , amarrado, obsediado, ou qualquer fato que demonstre magia negra.

    Toda a manifestação de espíritos sem luz, trevosos, Eguns, Kiumbas e Zombeteiros, serão devidamente eliminadas pela força de Pai Cipriano, e ele jamais deixa um irmão que procurou o terreiro sair com essas cargas obsessivas.

    E assim se dá o término do resumo das características do poderoso, místico e misterioso, Vovô Cipriano.

VOVÔ CHICO: O tranquilo Vovô Chico vem na irradiação do Orixá
Omulú, e tem os segredos da terra sagrada para fazer as curas e
limpezas.

    Ele tem como ponto forte escutar os problemas de seus consulentes com uma grandiosa paciência, podendo o consulente falar, desabafar, reclamar, chorar por horas, sem que ele corte a sua fala, apenas ouvindo, pitando seu cachimbo de fumo seco e folhas de alecrim. E volte e meia dando uma baforada com sua "fumacinha mágica" sobre o Ori de seu consulente, para lhe acalmar, tranquilizar ou apenas fazer uma limpeza de aura ou espírito.

    Após esses gestos, ele conversa calmamente, expressando tudo que o consulente precisa ouvir, deixando sempre uma reflexão a ser vista e entendida.

    Trabalha com descarregos, passes, desobsessão, limpeza de aura, sacudimento, cura através de ervas, banhos e defumadores.

    Sempre disposto a auxiliar a todos, e sempre muito sereno nas palavras, esse é nosso amado Vovô Chico.

    E assim se dá o término do resumo das características do bondoso, calmo e divino, Vovô Chico.

PAI JOSÉ: O alegre Pai José vem na irradiação do Orixá Oxossi, e sendo assim ele é um grande especialista em ervas, folhas, flores, raízes e tudo mais que se possa ser utilizado nas curas e que venha das matas e florestas.

    Conhecido como grande mandingueiro, afilhado do místico e sem igual Pai Cipriano, Pai José traz consigo todos os ensinamentos passados pelo velho Cipriano, desde as magias, curas, combates contra Kiumbas, Eguns e Zombeteiros, para assim poder fazer a caridade dentro do terreiro.

    Seus consulentes devem conversar com ele em tom firme, decidido, pois se um consulente chegar demonstrando fraqueza, Pai José antes de consultá-lo vai mostrar que a obsessão, a depressão, os caminhos
fechados devem ser combatidos com força e fé, e se o consulente chegar de cabeça baixa estará demonstrando falta de fé.

    De voz firme e bem decidido, Pai José faz seus trabalhos de limpeza e de tudo mais que for necessário e de merecimento do consulente.

    Sendo Pai José um discípulo direto de Pai Cipriano, ele sabe tudo e mais um pouco sobre espíritos sem luz, e nunca deixa um ser da escuridão decidir nada sobre a vida do consulente.

    Gosta de criar defumadores, principalmente contra obsessores e para descarregos de residências, especialistas em banhos de limpezas de aura, espírito e corpo físico.

    E assim se dá o término do resumo das características do simpático, risonho e amável, Pai José.

VOVÔ JOAQUIM: O divino Vovô Joaquim vem na irradiação do Orixá Oxossi, e assim sendo demonstra toda a força do céu e da terra, assim como das matas e florestas.

    Vô Joaquim é um Preto Velho caridoso, extremamente bondoso e
humilde, com sua fala mansa e cheia de ternura, que trabalha em prol da caridade no Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê, curando os enfermos, trazendo luz nos caminhos escuros, ensinando a humildade a seus filhos e demonstrando o valor da fé.

    O Preto Velho Vô Joaquim tem uma grande importância em nossos
trabalhos, pois ele é considerado um dos mais idosos entre todos os
trabalhadores da linha e falange dos Pretos Velhos, fazendo assim ser
extremamente respeitado por todas as linhas.

    Ele que coordena os trabalhadores que chegam no terreiro com a
irradiação de Pai Oxossi, e determina cada tipo e forma de atendimento.

    Vovô Joaquim tem uma grande experiência com ervas, e delas faz
seus trabalhos de benzeduras, limpezas, descarregos, desobsessão, curas tanto do corpo físico como do espírito.

    Ele tem um modo de trabalho espiritual extremamente diferenciado de muitos Pretos Velhos, pois as suas ações são determinadas pelo seu próprio tempo, sendo ele bastante sereno, muitas vezes antes de falar algo ou fazer uma limpeza que seja necessária a um consulente, ele calmamente cachimba, olha a fumaça que se esvai no ar, olha em sua volta, cachimba novamente, sorri, da um longo e vagaroso gole no seu café sem açúcar ou no seu vinho moscatel, para serenamente olhando as palmas das mãos, faz as suas orações como se cochichasse com Zambi ou os Orixás, e sorrindo fala ou faz o que deve ser falado ou feito sem a menor pressa e sempre dentro de seu tempo e serenidade.

    Curador divino que através de ervas, raízes, frutos e sementes, faz seus medicamentos, compressas,, limpezas de corpo e espírito, macerando tudo que necessita para que o resultado sempre seja perfeito, dentro do problema e do merecimento do consulente.

    Seu trabalho também é muito importante nos descarregos e nas desobsessões, e ele quase sempre está presente nesses momentos do Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê.

    E assim se dá o término do resumo das características do sábio, inteligente e poderoso, Vovô Joaquim.

VOVÓ ANITA: A bela Vovó Anita vem na irradiação da Orixá Iemanjá, e assim sendo é uma verdadeira mãe de todos.

    Preta Velha especialista no conhecimento de ervas e frutas, e com elas a vovó Anita faz suas curas, com as ervas faz chás e juntando com as frutas faz compressas, doces mágicos, emplastros, e traz alivio imediato para quem sofre com dores do corpo físico e dores da alma.

    Vovó Anita nos trabalhos no terreiro junto a seus consulentes mostra ser forte, meiga, divinamente inteligente, e de uma humildade sem igual. Sendo assim ela conquista a todos deixando sempre a vontade seus consulentes, para que abram seus corações e falem tudo que esteja afligindo suas almas naquele momento.

    Benzedeira de todos os males, rezadeira nata, caridosa, e de um coração sem tamanho, a vovó Anita abraça e acomoda todos dentro de seu peito, como se fosse realmente uma mãe de todos que se encontrem perdidos ou desesperados.

    Seus passes faz com que os consulentes se sintam acariciados e amados, deixando todos tranquilos e reflexivos sobre as lições dadas pela sábia vovó Anita.

    E assim se dá o término do resumo das características da humilde, linda e maravilhosa, Vovó Anita.

PAI ISIDORO DO CONGO: O vovô guerreiro, Pai Isidoro, vem na irradiação do Orixá Ogum, sendo assim demonstra um ar jovial, forte, decidido e as vezes até um pouco radical.

    Em seus trabalhos no terreiro determina a boa conduta de todos, não admite erros e que consulentes busquem algo que vá contra as regras da Umbanda.

    Quando vai rezar um consulente, o faz segurando firmemente suas mãos, e de olhos penetrantes nos olhos desse consulente, dando cachimbadas e falando pausadamente em tons firmes, em busca de qualquer tipo de obsessor que venha estar ali encostado. Essas palavras do nosso Pai Isidoro além de serem firmes, são bem ditas e dialogadas, e muitas vezes o consulente acredita que Pai Isidoro esteja falando com ele, porém o velho está se referindo diretamente ao espírito sem luz, ao Kiumba, ao Egum ou ao Zombeteiro que possa estar atrapalhando a caminhada daquele filho.

    Para quem já trabalha como Cambono desse Preto Velho a algum tempo, só de ouvir o modo como ele leva o diálogo já entende que tipo de espírito que está atrapalhando a caminhada do consulente, pois ele fala de uma forma mais branda com um, de uma forma mais ríspida com outro, e assim fica, para o Cambono, esse entendimento.

    Pai Isidoro do Congo também tem uma conversa dessa forma, sendo apenas de um modo tranquilo e sereno, com as Entidades de Luz, que estejam vibrando na coroa de um filho no qual sua mediunidade esteja
aflorando de uma forma mais intensa, ou seja, caso uma Entidade de Luz esteja próxima da coroa de um filho, e esse filho vai até Pai Isidoro para tomar um passe, para ser rezado, Pai Isidoro não fala diretamente com o médium a princípio, ele vai logo falando com a Entidade de Luz que esteja próxima ao Ori do filho, e por muitas vezes deixando a pessoa muito curiosa, e isso deixa nosso Pai Isidoro dando alguns sorrisos, coisa que pouco faz.

    Pai Isidoro se utiliza de 3 sementes chamadas de "Olho de boi" para serem jogadas de dentro de um "Coité" (casca de coco cortada ao meio, na qual os Pretos Velhos tomam suas bebidas), para verificar a sorte, os caminhos, os erros, os acertos, o passado, o futuro e a fé de cada consulente. Portanto se você tem algo a esconder, não peça a Pai Isidoro do Congo para jogar suas sementes, pois se ele ver algo, com toda certeza vai ser falado.

    E assim se dá o término do resumo das características do guerreiro, lutador contra o mal e poderoso, Pai Isidoro.

VOVÓ MARIA CONGA: A maravilhosa Vovó Maria Conga vem na irradiação da Orixá Oxum, assim como seu Pai o Vovô Rei Congo das Almas, porém tem um modo muito diferente de trabalho e de ser no terreiro.

    Ela é de poucas palavras, sempre com um ar sério, buscando sempre demonstrar as causas mais profundas dos problemas que são trazidos pelos consulentes, se faz de uma ótima ouvinte, analisando cada palavra dita.

    Uma explendorosa rezadeira, ligada diretamente as Santas Almas Benditas, tem o dom de tornar o entendimento e encaminhamento de desencarnados um tanto mais fácil.

    Não aceita espíritos trevosos tentando tumultuar a Gira, assim como não aceita que médiuns caiam nos erros da mistificação, da vaidade e do orgulho, e se isso acontecer ela chamará a atenção de quem quer que seja, e se for o próprio médium ela se afastará, até que o médium compreenda seu erro.

    Trabalha nas bençãos de crianças, afasta obsessores, faz descarregos, e entende grandiosamente tudo sobre as ervas, chás e
raízes.

    No atendimento ela é bem radical, se perceber uma má intenção do consulente, pede para ele se retirar da consulta, aconselhando-o que sente na assistência e reflita sobre o que veio fazer no terreiro.

    A velha Maria Conga tem um grande respeito pelo seu pai quando encarnada, e em muitos os casos gosta da opinião dele quando em trabalho de caridade. Fazendo assim que a corrente seja sempre firme e sem obstáculos no caminho.

    E assim se dá o término do resumo das características da bela e poderosa, Vovó Maria Conga.

PAI ANTONIO DAS ALMAS: O velho Pai Antonio vem na irradiação de Omulú/Obaluaiê, e sendo assim ele tem dois lados, o lado sereno e tranquilo da maturidade de Omulú, e o lado jovial e mais agitado de Obaluaiê.

    Podemos perceber isso de uma forma bem clara em suas consultas, pois ele é um grande ouvidor, se apegando aos detalhes contados por seus consulentes, porém quando vai falar suas recomendações ele se demonstra extremamente agitado, falando muito rápido, agitando as mãos, se mexendo pra lá e pra cá, e muitas vezes falando a mesma frase duas ou três vezes.

    Para aquele que não está acostumado com Pai Antonio, as vezes fica até sem entender o que ele deseja expressar, e por esse motivo se deve em todas as consultas ter um Cambono ágil  próximo a ele para esclarecer dúvidas dos consulentes.

    Está sempre com seu tercinho abençoado, e com ele dá os passes, as bençãos, os descarregos e as desobsessões a quem necessita.

    Quando um consulente fala sobre suas dúvidas com Pai Antonio, ele fica paradinho com seu Coité nas mãos, e volte e meia da uma golada no seu café com mel, captando todas as vontades, intenções, receios e tudo mais desse consulente, para aí sim começar a falar.

    Pai Antonio das Almas é especialista em curas físicas e espirituais, afasta espíritos trevosos, tem um grande conhecimento sobre ervas, e o poder das águas e da terra, e são esses elementos que utiliza para as curas físicas.

    Seu modo de trabalho é bem intenso, e assim ele espalha as bençãos, curas e passes em prol da caridade no terreiro.

    E assim se dá o término do resumo das características do divino rezador e curador, Pai Antonio das Almas.

VOVÓ BENEDITA DAS ALMAS: A risonha vovó Benedita vem na irradiação da Orixá Iemanjá, e assim como ela vovó Benedita tem um largo sorriso, uma serenidade divina, um carinho grandioso por todos seus filhos.

    Seu diferencial é a alegria intensa que contagia qualquer pessoa dentro do terreiro, não há ninguém que consiga ficar triste com a presença dessa vovó por perto.

    Ela está sempre sorrindo, distribuindo felicidade, carinho, fazendo brincadeiras como uma criança.

    Ela busca dentro do ser do consulente aquela esperança que ninguém mais acreditava que teria, a felicidade escondida, o amor pela vida.

    Ela tem uma adoração pelas crianças, pelos idosos, pelas gestantes, e por tudo que ela considere que possa trazer felicidade as pessoas.

    Seu modo de trabalho é dizeres meigos, carinhosos, caridosos, e sempre com uma brincadeira para deixar os consulentes a vontade, esbanjando sorrisos.

    Tem o poder da cura, trabalha contra a tristeza plena, luta incansavelmente para retirar a depressão das pessoas, conhecedora das ervas, raízes e folhas, especialista em defumações para afastar maus espíritos, trabalha nas desobsessões e descarregos, de uma forma firme e intensa.

    Cuidadora do ventre feminino, protetora do útero, e está sempre ligada nas gestações difíceis, fazendo assim com que o período de gravidez seja bem acompanhado quando a gestante tem fé.

    E assim se dá o término do resumo das características da sorridente, simpática e brincalhona, vovó Benedita das Almas.

PAI CASEMIRO: O gracioso Preto Velho Pai Casemiro vem na irradiação da Orixá Oxum, e assim sendo ele tem um carinho extremo pelos seus consulentes.

    Seu modo de falar calmo e sereno, seus gestos lentos, graciosos, demonstrando amor supremo pela caridade, traz uma paz intensa a quem busca esse vovô para sanar dúvidas, curar dores do corpo e espírito, fazendo com que os consulentes consigam abrir o coração de uma forma verdadeira e intensa.

    As frases de Pai Casemiro, frases tais como: "Aceita o amor de Casemiro", faz com que seus consulentes lacrimejem, sintam-se
emocionados, com tamanha a dedicação desse Preto Velho.

    Um especialista em cuidar das pessoas desesperadas, das crianças, dos jovens que se perdem na própria sorte, esse amado vovô sabe colocar as palavras certas na hora correta, fazendo com que suas consultas sejam tão agradáveis que consulentes fiquem com vontade que elas nunca terminem.

    Descarregador nato, encaminhador de espíritos trevosos, trabalhador nas desobsessões, conhecedor das flores, e com elas faz suas curas, tratamentos e limpezas.

    Seus passes são de forma lenta, junto a eles sempre diz suas palavrinhas mágicas, para que o consulente saia do terreiro de uma forma agradável, descarregado e firmado.

    E assim se dá o término do resumo das características do calmo, tranquilo e benzedor, Pai Casemiro de Oxum.

    E assim terminamos esse texto que resume um pouco a caridade, o trabalho e a caminhada dessas encantadoras Entidades de Luz, os nossos caridosos, divinos e humildes Vovôs e Vovós, os nossos Pretos e Pretas Velhas da Umbanda.

    Salve todos os velhinhos e velhinhas do Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê.

Carlos de Ogum

49 comentários:

Aninha de Iemanjá disse...

Que coisa mais linda, Dindo, falar sobre os velhinhos e velhinhas de nosso amado terreiro 😍

Abençoados sejam nossos amados Pretos Velhos e Pretas Velhas, em especial os de minha coroa, Vovó Anita, Vovó Maria Conga, Vovó Benedita e Pai Casemiro ❤️

Eu Adorei as Almas!

Emanuele Rios disse...

Lindos demais os vovôs e vovós da Umbanda. Amo todos.

Anônimo disse...

Salve todos os pretos velhos, salve vô Benedito.

Tininha disse...

Salve esses velhos de luz, salve o TUPOM, salve Pai Carlos, salve a Umbanda.

Juliana Flor disse...

Salve essa linha linda do TUPOM. Salve todos os vovôs e vovós.

Hamelin Raffard disse...

Salve a vovó Benedita salve todos os pretos velhos do TUPOM

Anônimo disse...

Salve esses senhores e senhoras do TUPOM.

Anônimo disse...

Adorei as Almas

Anônimo disse...

Salve as almas lindas e os amaveis pretos velhos.

Anônimo disse...

Adorei as almas, adorei Pai Antero. Saravá todos os pretos velhos.

Bruna Valéria disse...

Quero conhecer sua casa e esses pretos velhos cheios de luz. Salve

Malu disse...

Muito bom texto adorei demais, salve esses vovôs e vovós.

Wagner Garcia disse...

Seu terreiro está florido Pai Carlos, parabéns.

Aleixa Franco disse...

Uma linda homenagem a essas entidades tão humildes e lindas. Salve.

Stefanie disse...

Quero conhecer todas, gostaria muito dessa oportunidade.

Fabiana Q. Freire disse...

Rei Congo é uma Entidade muito divina mesmo, bom saber que esse vovô é
Mentor de seu terreiro pai Carlos.

Jamile Porto disse...

Amei o jeitinho de cada uma delas, sempre é bom saber como são esses
anjos de Deus.

Anônimo disse...

Pai José olhe por mim, e que todos os vovozinhos nos protejam.

Dominique Ferr disse...

Lendo seu texto da mais vontade ainda em falar com esses velhinhos,
adorei todos.

Anônimo disse...

Salve todos os pretos velhos.

Anônimo disse...

Pai Carlos precisava tanto dos passes e chas desses vovôs. Adoro muito eles.

Anônimo disse...

Salve os pretos velhos do terreiro de umbanda pai ogum mege. Salve
salve

Anônimo disse...

Adorei as santas almas dos pretos velhos.

Anônimo disse...

Adorei as Almas.

Anônimo disse...

Salve os Pretos Velhos.

Anônimo disse...

Saravá e axé a todos os vovôs e vovós do TUPOM.

Roberta disse...

Muito lindo todos eles, saravá seus pretos velhos TUPOM.

Giulliana Baptista disse...

Que dizer dessas Entidades, são tão lindinhas que da vontade apertar. Amo vocês Pretinhos Velhos.

Manoel Sardinha disse...

Salve Pai Carlos. Da orgulho em saber que sua casa é tão florida. Paz a
ti e muitas bençãos.

Anônimo disse...

Uma benção para mim vó Joaquina, e todos dessa falange sem igual.

Bianca Odinne disse...

Adorei Maria Conga e toda a falange de pretos velhos do TUPOM.

Luna Flor disse...

Maravilhosos. Lindos. Humildes. DE Deus. Abençoados. Anjos. Sábios.
Iluminados. Benzedores. Carismáticos. Serenos. Fortes. Fieis. Amo.
Amém

Wanderleia disse...

Sensacional pai Carlos, agradeço demais pelas informações sobre os
Pretos velhos de sua casa.

Zuzu Gatinha disse...

Salve Pai José e muita luz a todos os velhos de sua casa pai Carlos.

Anônimo disse...

Meigos e lindos, o que mais falar. Amo os pretos velhos.

Anônimo disse...

Adorei as almas, e ter uma falange dessas é maravilhoso.

Sara Peçanha disse...

Quero ir a sua casa pai Carlos, preciso conhecer todas essas
divindades de pertinho.

Anônimo disse...

Saravá os Pretos velhos. Salve Rei Congo.

Rosely Prado disse...

Eu tenho um apreço muito grande por pai Cipriano, e a muito procuro
uma casa na qual tenha um médium que trabalhe com ele, uma pena que
vocês sejam do RJ pois eu sou de SC.

Ana Gracinha disse...

Abençoado seja a luz desses pretos velhos, que Deus ilumine sempre
muito a casa de vocês.

Anônimo disse...

Queria conversar com a vó Cambinda, como posso fazer?

Telma Sirqueira disse...

Adorei as Almas, salve Vô Chico e todos os pretos velhos.

Anônimo disse...

Uma bençao para mim meus velhinhos amados. Saravá.

Jenifer Garcia disse...

Santa luz divina de Deus, os Pretos velhos são lições a serem
seguidas.

Anônimo disse...

Adorei

Anônimo disse...

amo todos os velhinhos e velhinhas da Umbanda. Lindo eles.

Anônimo disse...

Lindas Entidades salve os vovôs e vovós.

Anônimo disse...

Adorei as Almas, salve todos os velhinhos do terreiro.

Joselanne Gomes disse...

Adorei as Almas desses velhinhos lindos.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;