quinta-feira, 30 de maio de 2019

Mediunidade em 10 Lições (Umbanda)


Resultado de imagem para mediunidade

    Na Umbanda, a religião que mais se ativa e se utiliza a mediunidade, sempre ouvimos falar sobre o desenvolvimento mediúnico, e esse desenvolvimento deve ser feito com a melhora de cada um de nós, e muitas vezes devemos seguir caminhos, que a princípio nos parece extremamente difícil, por sermos seres humanos falhos, e vivermos de acordo com as nossas próprias convicções, ou convicções que nos parecem as mais coerentes, ou mesmo facilitadas.

    Mas será que é dessa forma que devemos agir para iniciarmos o nosso desenvolvimento mediúnico?

    Sempre é dito a quem se propõe a ser umbandista que o desenvolvimento, chamado de "desenvolvimento mediúnico e espiritual" por Zeladores e responsáveis pela Umbanda, se deve ser iniciado com a presença de um médium não desenvolvido em um terreiro, e essa é a forma correta dessa iniciação, porém devemos entender que o desenvolvimento não é apenas isso, pois para sermos realmente médiuns desenvolvidos corretamente, devemos nos desenvolver internamente, desenvolver nossas atitudes, nossos atos, nossos pensamentos, nossas ações, nossa vida.

    Sendo assim temos que não só estarmos em um terreiro para fazer o desenvolvimento mediúnico, mas temos que estar em um caminho verdadeiro no que chamamos de "ligação pessoal com o mundo da
caridade", e para isso vamos buscar entender as lições dadas dentro da espiritualidade, e essas lições foram dadas ´´pelo espírito de André Luiz, com Psicografia de Francisco Cândido Xavier, chamada de
"DECÁLOGO PARA MÉDIUNS" (Livro: O Espírito da Verdade. Lição nº 05. Pagina 22), frisando que os comentários foram feitos por Carlos de
Ogum, autor desse texto.


*******************************************************************

1- "Rende culto ao dever."

"Não há fé construtiva onde falta respeito ao cumprimento das próprias obrigações (André Luiz)."

    Vamos analisar friamente essa lição. Como poderemos demonstrar nossa fé, estando nós negligentes com as nossas obrigações, como poderemos estar demonstrando a coerência da fé na qual dizemos crer, se aquilo que nos foi imposto, seja por missão ou por obrigação, nós deixamos de lado, esperando ser esquecido, sem ao menos tentarmos fazê-lo, assim sendo não somos capazes de ao menos respeitar as nossas obrigações, como poderemos fazer que alguém respeite a nossa fé, pois certamente nem nós mesmos estamos a respeitando, tornando-se assim a dita "hipocrisia religiosa".

*******************************************************************

2 - "Trabalha espontaneamente."

"A mediunidade é um arado divino que o óxido da preguiça enferruja e destrói (André Luiz)."

    Sabemos que a ociosidade é um vício terrível para a destruição da evolução, porém é um vício muito pior para a mediunidade de quem está tentando buscar o verdadeiro desenvolvimento mediúnico e espiritual.
Não devemos nos entregar a preguiça de forma alguma, pois ela nos consome energia muito mais do que quando buscamos o caminho do
trabalho árduo. Sendo assim a ociosidade deve ser banida da vida daquele que deseja verdadeiramente investir em sua mediunidade, e assim fazer a caridade espiritual a quem necessita.

*******************************************************************

3 - "Não te creias maior ou menor."

"Como as árvores frutíferas, espalhadas no solo, cada talento mediúnico tem a sua utilidade e a sua expressão (André Luiz)."

    Muito se vê em terreiros, centros, templos de Umbanda, alguns médiuns tentando se mostrar muito especiais, dizendo que essa ou aquela Entidade de Luz que diz estar em sua Coroa, é melhor ou mais poderosa da Gira. E essa colocação faz com que alguns médiuns se achem inferiores a esses médiuns ditos poderosos. Contudo devemos entender que não há esse ou aquele médium superior ou inferior dentro de uma casa de Umbanda, pois todos tem suas funções, suas responsabilidades, seu modo de trabalho, sua missão, e todos, sem tirar nem por, são apenas médiuns, independente de qual Entidade carregar na Coroa, independente de qual tipo de trabalho faça, independente de ser um Zelador ou um Cambono, todos tem seu valor, e devem ser vistos sempre da mesma forma, ou seja, trabalhadores pela e para a caridade. Portanto para estarmos dentro de uma racionalidade mediúnica espiritual, devemos respeitar a todos que fazem parte da corrente, e nunca tentarmos nos sobrepor aos nossos companheiros de trabalho espiritual.

*******************************************************************

4 - "Não esperes recompensas no mundo."

"As dádivas do Senhor, como sejam o fulgor das estrelas e a carícia da fonte, o lume da prece e a bênção da coragem, não têm preço na Terra (André Luiz)."

    Muitas pessoas ditas umbandistas se adentram em terreiros, dizem fazer a caridade, demonstram estar com Entidades de Luz, e isso apenas para preencher a sua própria vaidade, ou fazer disso um modo de sobreviver economicamente, porém a Umbanda já diz, caridade é para ser feita com amor, e não com cobranças, nem para elevar seu ego. E assim sendo, devemos nos manter dentro da caridade sempre, sem esperar nada em troca naquilo que possamos auxiliar a quem necessita, pois estamos a serviço de Deus nessa encarnação, e assim devemos compreender que nossas recompensas virão das mãos dele.

*******************************************************************

5 - "Não centralizes a ação."

"Todos os companheiros são chamados a cooperar, no conjunto das boas obras, a fim de que se elejam à posição de escolhidos para tarefas mais altas (André Luiz)."

    O trabalho espiritual é árduo, porém não devemos nos esconder para não fazê-lo, muito menos escolher o que fazer, ou a quem fazer. Devemos estar aptos a todo e qualquer tipo de trabalho espiritual, todo e qualquer auxilio, seja para toda e qualquer pessoa, seja da mais abastada a mais humilde, de qualquer raça ou gênero, e somente assim teremos a verdadeira espiritualidade dentro de nós.

*******************************************************************

6 - "Não te encarceres na dúvida."

"Todo bem, muito antes de externar-se por intermédio desse ou daquele intérprete da verdade, procede, originariamente, de Deus (André Luiz)."

    Nós que amamos a Umbanda de uma forma grandiosa, temos uma
tristeza profunda no que se refere a idolatria de encarnados, e isso é pregado em diversas religiões, inclusive na própria Umbanda, feita por falsos Zeladores de Santo, que se acham acima do bem e do mal, e por muitas vezes impondo as suas próprias vontades e regras, esquecendo que somente Deus tem a verdade plena, e nunca daria a encarnados falhos como nós o poder de impor o caminho a nossos semelhantes. Portanto jamais deixe que um encarnado, independente de qual nomenclatura carregar, induza seja quem for, caminhar por caminhos que estejam fora da vontade e da verdade de Deus. Se estiveres em dúvida dos atos e ações de um líder religioso, seja ele de que dogma for, siga pela verdade divina, e não se deixe prender na sua dúvida ou no seu receio imposto pelas palavras desse ou daquele falso líder.

*******************************************************************

7 - "Estuda sempre."

"A luz do conhecimento armar-te-á o espírito contra as armadilhas da ignorância (André Luiz)."

Sabemos que dentro da espiritualidade temos vários caminhos para a verdadeira luz, porém sabemos também, assim como dissemos acima, que existe muitos falsos líderes religiosos que se utilizam do nome da Umbanda, assim como em outras religiões, apenas para induzir seus fieis em caminhos não tão iluminados, como pregar cobranças
desproporcionais, criar inimigos inexistentes, atacar se utilizando de preconceitos, induzir a trabalhos e entregas sem a mínima noção ou nexo, entre tantas coisas que mistificam e inventam por vontade própria. E para isso um médium deve estudar profundamente todas as
leis e regras espirituais, religiosas, umbandistas, para que assim não seja alvo desses falsos líderes religiosos, sejam eles por mistificação, ganância ou vaidade. Não devemos ser ignorantes para não nos deixar ser induzidos pelos verdadeiros ignorantes.

*******************************************************************

8 - "Não te irrites."

"Cultiva a caridade e a brandura, a compreensão e a tolerância, porque os mensageiros do amor encontram dificuldade enorme para se exprimirem com segurança através de um coração conservado em vinagre (André Luiz)."

    Nós, trabalhadores pela e para a caridade, temos que ter a ciência de que estamos lidando com seres divinos, de luz, superiores, amáveis, caridosos ao extremo, e que para que possamos estar em união com essas forças divinas, temos que nos portar com tranquilidade, sensatez, serenidade e calma extrema. Devemos saber relevar os erros alheios, os ataques para conosco, não deixando a irritabilidade tomar conta de nosso ser, para que assim estejamos aptos minimamente a ter a benção de termos essas maravilhosas Entidades de Luz nos agraciando com suas mensagens de caminhos iluminados para chegarmos aos braços de Deus.

*******************************************************************

9 - "Desculpa incessantemente."

"O ácido da crítica não te piora a realidade, a praga do elogio não te altera o modo justo de ser, e, ainda mesmo que te categorizem à conta de mistificador ou embusteiro, esquece a ofensa com que te espanquem o rosto, e, guardando o tesouro da consciência limpa, segue adiante, na certeza de que cada criatura percebe a vida do ponto de vista em que se coloca (André Luiz)."

    Assim como dissemos acima, a irritabilidade nos deixa inaptos ao bom trabalho junto as Entidades de Luz, portanto o médium deve estar ciente de que essa irritabilidade pode crescer caso deixemos ser levados pelas falsas criticas, e assim sendo devemos perdoar infinitamente, para que possamos manter nosso coração puro, nossa mente sem aberturas para a obsessão, e nossa mediunidade intocável para que possamos ter a sagrada benção de podermos trabalhar para as Entidades de Luz e assim trazermos a caridade delas a quem desejar e necessitar.

*******************************************************************

10 - "Não temas perseguidores."

"Lembra-te da humildade do Cristo e recorda que, ainda Ele, anjo em forma de homem, estava cercado de adversários gratuitos e de verdugos cruéis, quando escreveu na cruz, com suor e lágrimas, o divino poema da eterna ressurreição (André Luiz)."

    Nós, umbandistas sabemos que somos perseguidos de uma forma cruel e sem limites, e isso tanto por encarnados quanto por desencarnados.
    Por encarnados, pelos pregadores dos preconceitos religiosos, que induzem seus fieis ao ódio, ao desamor, a intolerância sem limites, e isso pelo simples fato de criar um inimigo inexistente, para que assim façam falsas pregações, e dentro dessas pregações clamam pelo nome do "demônio" a cada minuto, criando uma histeria coletiva dentre seus fieis, e claro com um único objetivo, tirar forçadamente desses fieis quantias em dinheiro, como dízimos, ofertas, e tudo mais que puder interessar a esses líderes hipócritas e gananciosos.
    Pelos desencarnados, pelos espíritos trevosos, sem luz, como
Kiumbas, Eguns e Zombeteiros, que se energizam dos ataques a médiuns iluminados com o dom da caridade, e que desejam trabalhar verdadeiramente pela e para a Umbanda.
    Nós, médiuns trabalhadores da Umbanda, devemos não ter receios
desses atacantes, tanto desencarnados quanto encarnados, nunca devemos deixar nossa missão, pois Deus assim nos confiou ela. E para nossos atacantes encarnados, rezemos por eles, e para desencarnados, buscaremos auxilio para que tenham o entendimento, o encaminhamento, o resgate, o tratamento necessário, o ensinamento, e claro a evolução.
    E assim com esse decágono nos ensinado por André Luiz, e psicografado por Francisco Cândido Xavier, deveremos buscar uma reflexão lógica, para que possamos não ser apenas médiuns, mas médiuns preparados, desenvolvidos, verdadeiros, para podermos levar as mensagens das Entidades de Luz, em nome de Deus nosso Pai Maior.

    Salve a verdadeira mediunidade, e todas as lições que aprendemos com ela!

Carlos de Ogum

34 comentários:

Aninha de Iemanjá disse...

É sempre bom frisar sobre mediunidade e tudo que ela acarreta.

Muito obrigada por sempre nos transmitir seus conhecimentos, meu Padrinho amado 💙

Clarinha disse...

Paizinho Carlos, essas lições sobre mediunidade são maravilhosas. Amei
em ter mais uma aula com você, e estou me tornando uma verdadeira
médium, assim como você me ensina a cada dia. Temos que buscar melhorar
a cada dia, e suas dicas, lições, e claro seu carinho e amizade ajudam
extremamente, eu não ia conseguir sem ter você me mostrando os caminhos
verdadeiros da Umbanda e da mediunidade. Agradeço muito muito muito. De
sua sempre maior fã, beijinhos da Clarinha.

Anônimo disse...

Belas liçoes pai Carlos.

Anônimo disse...

Adorei esses entendimentos sobre a mediunidade.

Anônimo disse...

Maravilhoso texto. Muito bom mesmo. Axé.

Anônimo disse...

Lições válidas e excelentes. Parabéns.

Queirós disse...

Agradeço por tão belas lições. Saravá e paz.

Karen Tamandaré disse...

Um texto maravilhoso, suas explicações sobre as colocações do espírito
André Luiz foram divinas. Meus parabéns de coração.

Anônimo disse...

Colocação explendida para esse texto divino. Axé

Jenifer Garcia disse...

Sensacionais lições; Salve a Umbanda.

Rosely Prado disse...

Sem tirar nem por, foi impecável. Luz a ti pai Carlos.

Rosangela Maria Padilha disse...

Que entendimento divino pai, lindo de se ler.

Anônimo disse...

Belas lições. Obrigada.

Anônimo disse...

Otimo texto. Saravá a Umbanda de Deus.

Anônimo disse...

Muita força de vontade para caminharmos assim, amo a umbanda.

João Maceiió disse...

Saravá e axé bela luz de umbanda

Laurinha disse...

Muitas palavras que formaram belas frases. Amei demais.

Anônimo disse...

Maravilhoso

Anônimo disse...

Divino pai Carlos. Obrigada pelo belo texto.

Anônimo disse...

Adorei o texto.

Anônimo disse...

Salve a Umbanda.

Anônimo disse...

Aulas assim deveriam ser dadas em todos os terreiros. Salve.

Anônimo disse...

Lindo demais. Saravá.

Anônimo disse...

Adorei esses ensinamentos. Salve meu pai.

Emanuele Rios disse...

Mediunidade com lições dessas fivcam muito mais faceis de se entender. Obrigada.

Helena Gaspar disse...

Salve a nossa Umbanda, salve a mediunidade bem colocada e ensinada.

Hanna Meira disse...

Salve todos os Umbandistas, agradeço por tão belas aulas de mediunidade.

Sara Peçanha disse...

André Luiz era uma boa alma, mas Pai Carlos é demais. Salve meu pai amado.

Anônimo disse...

Lindo demais, salve a Umbanda.

Jenifer Garcia disse...

Lindas lições. Uma aula de categoria mega umbandista.

Anônimo disse...

10 lições que valem para a vida toda. Parabens.

Anônimo disse...

Aula linda.

Anônimo disse...

Belo texto

FElipe disse...

Obrigado por nos repassar este saber divino. Axé !

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;