domingo, 15 de março de 2020

Entidades do Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê (TUPOM): Linha das Ibeijadas


Resultado de imagem para ibeijada

    Dando continuidade aos textos que se referem às características das Entidades de Luz trabalhadoras do Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê (TUPOM), para tentarmos passar aos amigos o modo de trabalho de cada uma dessas divindades, demonstrando o nosso carinho, e assim frisar a cada um dos leitores que temos o prazer e a benção de reconhecer todas essas Entidades de Luz, independente da linha, irradiação, modo de trabalho, e assim poder passar a cada um de vós, a magnitude desses Anjos de Deus, demonstrando cada gesto, cada sorriso, cada palavra, fazendo assim jus a benevolência e o amor caridoso desses seres de luz.

    Em outras postagens falamos um pouco de nossos Caboclos e Caboclas, das belas Pombos Giras, dos amados Pretos e Pretas velhas, dos graciosos Ciganos e Ciganas, dos nossos Guardiões Exus, dos nossos amigos da estrada, os Malandros e Malandras, e dos nossos poderosos Boiadeiros do nosso amado Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê, no qual segue os links abaixo:















    No texto de hoje falaremos um pouco de nossas amadas e maravilhosas Ibeijadas, as doces crianças da nossa Umbanda, que em nossa casa tem os seguintes nomes de trabalho:

Cosmezinho de Oxum.
Joãozinho das Matas.
Pedrinho de Xangô.
Rosinha de Omulú.
Joaninha das Almas.
Mariazinha Sereia do Mar.
Joãozinho de Xangô.
Zezinho da Praia.
Juquinha das Almas.
Mariazinha da Praia.
Aninha Estrelinha do Mar.


    E agora vamos falar resumidamente de cada um deles, seu modo de trabalho, seu atendimento aos consulentes, e suas principais características como Entidade de Luz trabalhadora pela e para a espiritualidade.

COSMEZINHO DE OXUM: Assim como o chamado de seu nome já diz, o nosso sapeca Cosmezinho vem na irradiação da Orixá Oxum, muito amável, amigo de todos, conselheiro supremo, brincalhão, adora seu guaraná ou água com açúcar, se encanta com musicas de ciranda e adora dançar.

    Seus trabalhos agem sobre todas as benevolências, um poderoso protetor das crianças, tem por finalidade auxiliar as aberturas de caminhos para empregos, e objetivos que estejam dentro das regras da Umbanda.

    Por muitas vezes ele para como se estivesse em profundo transe, e de repente sai brincando e pulando, e nessa ação ele está tirando todas as cargas negativas do consulente ou do ambiente.

    Tem a permissão das Entidades mais velhas para que possa fazer
Correntes, e isso o deixa bastante feliz, e então se concentra e trabalha intensamente junto a sua Falange.

    Seus trabalhinhos se consiste em muita água, açúcar e algumas velas azuis.

    É extremamente verdadeiro e honesto nas palavras, e por muitas vezes seu modo de falar as coisas de um modo infantil porém muito direto, assusta as pessoas.

    Não admite nenhum tipo de pedido que vá em desacordo com as leis e regras da Umbanda, muito menos contra as regras da casa que trabalha, e jamais parará para ouvir um consulente que venha com pedidos assim,

    E assim se dá o término do resumo das características do sapeca, brincalhão e sorridente, Cosmezinho de Oxum.

JOÃOZINHO DAS MATAS: O nosso querido indiozinho Joãozinho das Matas vem na irradiação do Orixá Oxossi, e assim sendo esse Erê tem um diferencial da maioria dos Erês, ele não é muito de falar, de brincar, ou de fazer peraltices, pois tem um estilo próprio, um pequeno guerreiro das matas, e tem o sonho de crescer e ser um poderoso cacique, assim como o seu protetor o Caboclo Sete Luas.

    Como um bom guerreiro, esse menininho não se amedronta com as lutas que tem que enfrentar, e assim sendo é um ótimo combatente contra os espíritos de baixo teor de espiritualidade, que por hora ou outra tentam obsediar as crianças e idosos.

    Esse Erê não gosta de balas e doces, ele fica muito feliz quando lhe oferecem frutas diversas, e se farta de verdade com todo prazer.

    Conhecedor de raízes e ervas, ele sabe trabalhar intensamente no combate de males do corpo físico e espiritual, e assim sempre faz seus trabalhinhos, com muitas ervas, raízes, água, mel e velas verdes.

    E assim se dá o término do resumo das características do pequeno guerreiro das matas, o gracioso Erê Joãozinho das Matas.

PEDRINHO DE XANGÔ: O nosso pequenininho Pedrinho de Xangô, assim como seu nome já diz, vem da irradiação do Orixá Xangô, e assim sendo ele pode ser o menorzinho da turma da TUPOM, porém é uma pedreira em seus trabalhos e força.

    Seu jeitinho doce infantil encanta a todos, sua voz meiga e amável ilumina os olhos de todos os consulentes, e assim fica impossível não se apaixonar por esse Erê, que corresponde a altura os carinhos a ele dispensados.

    Pedrinho tem a magia e poder das pedreiras, e com as pedras faz seus trabalhinhos de magia e de limpeza de aura, espírito e corpo físico.

    Ele sempre chega no terreiro já pedindo suas pedrinhas mágicas, e após recebê-las, faz um gesto de esfregar uma pedra na outra como se estivesse pegando as energias de Pai Xangô para fortalecer a si próprio e assim poder auxiliar a seus consulentes.

    Trabalha atendendo pedidos sobre a saúde das crianças, mulheres grávidas, auxilio para busca de empregos, além de descarrego com suas pedrinhas mágicas.

    Gosta demais de doces, balas, água com mel ou açúcar, ou mesmo guaraná, e fica muito feliz quando é recebido com esses mimos e com muito carinho.

    E assim se dá o término do resumo das características do poderoso, doce e risonho, o Erê Pedrinho de Xangô.

ROSINHA DE OMULÚ: A bela e sapeca Erê Rosinha de Omulú, assim como seu nome já bem diz, vem na irradiação do Orixá Omulú, e assim sendo essa menininha tem um grande trabalho e muito diferenciado dentro da Falange das Ibeijadas, ela tem a grande responsabilidade de encaminhamentos de espíritos endurecidos, descarregos, desobsessões e quebra de magias que envolvem toda a irradiação do Orixá Omulú.

    Tem grande apreço pelas crianças e idosos, e por eles trabalha intensamente.

    Seu trabalho tem por finalidade a proteção extrema, a cura de males do corpo físico e espiritual, além de ter a grande responsabilidade de junto às crianças proteger aos filhos e a própria casa de Umbanda.

    Aprecia demais as pipocas, e com elas faz vários trabalhinhos, fazendo assim que seus consulentes estejam sempre protegidos.

    Saltitante na hora da chegada, tanto assim também quando vai partir, deixa os consulentes intrigados com seus saltinhos, mas isso tem um porque, é o momento da limpeza do ambiente para sua chegada, assim como leva todas as cargas negativas na sua partida.

    E assim se dá o término do resumo das características da linda menina saltitante e sorridente, a Erê Rosinha de Omulú.

JOANINHA DAS ALMAS: A Erê Joaninha das Almas vem na irradiação da Orixá Oxum, e da Falange das Almas além da Falange das Ibeijadas.

    Tem como trabalho principal encaminhamento de espíritos endurecidos e obsessores que possam estar afligindo seus consulentes e protegidos.

    Trabalha com orações, ervas, velas e água, também em alguns casos pode utilizar a pemba branca ou rosa para cruzar e fechar o corpo de seus consulentes.

    Não é muito sapeca, é mais centrada e silenciosa do que a maioria das Ibeijadas, por vir da linha das Almas, assim como os Pretos Velhos, essa doce menininha está sempre buscando elevar a fé de seus consulentes com palavras doces e meigas.

    Gosta de todos os tipos de doces, e ainda toma café, mas não como os Pretos Velhos, pois ela aprecia que adoce o seu cafezinho com mel.

    Sempre que inicia uma consulta, ela costuma pegar nas mãos de seu consulente e pedi-lhe que faça a oração da Ave Maria, e assim dá continuidade a consulta.

    E assim se dá o término do resumo das características da amável e cheia de fé e luz, a Erê Joaninha das Almas.

MARIAZINHA SEREIA DO MAR: A bela Erê Mariazinha Sereia do Mar vem na irradiação da Orixá Iemanjá, e sendo assim é uma Erê extremamente ligada à família e as coisas infantis, assim como também as gestantes e todo processo até o parto.

    Sendo essa linda menina da Falange das Ibeijadas, assim como também é da Falange dos Encantados, por ser uma linda Sereia, e ter o domínio do mar e das águas salgadas.

    Seu modo doce de falar e de agir encanta a todos, ficando ela sempre com palavras tímidas, seus olhos baixos, demonstrando que realmente não é uma menina como a maioria das Erês que chegam falando brincando e saltitando. Ela demonstra uma quietude bastante grande, mas uma sabedoria extrema para lidar com todos os tipos de males a serem enfrentados pelos seus consulentes.

    Gosta muito de flores, e adora se enfeitar com elas, e com essas flores também faz a limpeza de aura dos seus consulentes, assim como os descarregos e a maioria de seus trabalhinhos.

    E assim se dá o término do resumo das características da encantadora menina sereia, a doce e tímida Erê Mariazinha Sereia do Mar.

JOÃOZINHO DE XANGÔ: O Erê Joãozinho de Xangô, assim como o nome já diz, vem na irradiação de Pai Xangô, e ainda não esteve de modo presencial no terreiro para dar consultas a consulentes, apenas trabalhando nas firmezas da casa, e nos encaminhamentos necessários de sua força e luz. Assim sendo não poderemos falar muito intensamente desse amiguinho, apenas que ele trabalha juntamente com Pedrinho de Xangô nos trabalhos mais intensos, principalmente em favor das crianças adoentadas.

    E assim se dá o término do resumo das características do querido e místico Erê Joãozinho de Xangô.

ZEZINHO DA PRAIA: O nosso próximo amiguinho de Aruanda vem na irradiação da Orixá Iemanjá, e assim sendo ele é um doce e carinhoso protetor das crianças, família, idosos, grávidas, e todas as pessoas que buscam nele um auxílio para realizar seus objetivos.

    Extremamente amável, esse menininho jamais deixa de ouvir com atenção seus consulentes, e sempre tem uma resposta animadora, mesmo nos problemas que parecem insolúveis.

    Gosta de abraços e cafuné, assim como adora seus docinhos e guaraná.

    Quando chega no terreiro já abraça a primeira pessoa que esteja próximo a ele, e com um lindo sorriso no rosto, já anuncia seu nome e sua chegada.

    Trabalha com a força do mar, e em muitos de seus trabalhinhos gosta de usar a água salgada, areia do praia, além de algas.

    E assim se dá o término do resumo das características do nosso amiguinho apreciador de peixinhos, o queridíssimo Erê Zezinho da Praia.

JUQUINHA DAS ALMAS: Juquinha das Almas vem na Irradiação do Orixá Obaluaiê, e ainda não trabalha em incorporação em médiuns, ele trabalha em auxilio as outras Entidades de Luz nos descarregos, desobsessões, encaminhamentos e proteções ao terreiro.

    E assim se dá o término do resumo das características do amigável e iluminado Erê Juquinha das Almas.

MARIAZINHA DA PRAIA: A Erê Mariazinha da Praia vem na irradiação de Mãe Iemanjá, ela é bem vaidosa, gosta de flores e fitas nos cabelos, e com essas fitas e flores que faz também seus trabalhinhos, assim como também utiliza a areia da praia, a água do mar e as conchinhas.

    Mariazinha é uma linda menininha de olhar carinhoso, de sorriso tímido, de ar um tanto envergonhado, e a nossa amada criança de luz faz sempre o bem, tentando deixar seus consulentes mais esperançosos e felizes na caminhada da vida.

    Essa doce menininha chega no terreiro com um ar de criança mimada, chora, faz biquinho, mas logo fica com seu sorriso a mostra, adora seus docinhos e guloseimas, e está sempre disposta a auxiliar a quem necessita.

    Seus trabalhos são especiais às crianças e as grávidas, mas em todo tipo de ajuda ela está presente.

    E assim se dá o término do resumo das características da graciosa e tímida, a linda Erê Mariazinha da Praia.

ANINHA ESTRELINHA DO MAR: A Erê Aninha Estrelinha do Mar vem na irradiação da Orixá Iemanjá em conjunto com a Orixá Oxum e a Orixá Iansã, sendo assim essa linda menina dos mares tem diversas funções dentro do terreiro, e vem de formas diferente a cada irradiação que nela se apresente.

    Às vezes ela vem sorrindo e mais tranquila, em outras vezes ela já vem pulando e brincando, batendo palmas e até cantando, e tem vezes que ela chega sem nada falar, sem brincadeiras costumeiras, apenas chega olha em todo o terreiro e se vai.

    Seus trabalhos se consiste em familiares, saúde, desobsessão, limpeza de aura, abertura de caminhos, além de trabalhar diretamente no auxilio das crianças.

    E assim se dá o término do resumo das características da linda menina do mar a doce Erê Aninha Estrelinha do Mar.

    E assim terminamos esse texto que demonstra resumidamente o trabalho, a força, o modo de ser e de trabalho dos nossos lindos e encantadores Erês, as nossas crianças de luz, nossas amadas Ibeijadas.

Oni Ibeijada!



Carlos de Ogum

7 comentários:

Aninha de Iemanjá disse...

Abençoados sejam os Anjinhos de nosso terreiro.

Salve minhas pequenas Mariazinha da Praia e Aninha Estrelinha do Mar 💙

Oni Ibeijada!

Anônimo disse...

São lindos demais!! Somos muito abençoados!! Salve Ibeijada!! Salve todas as crianças do nosso terreiro de Pai Ogum Megê!! Priscila de Omolú

Ana Clarinha disse...

Lindo demais pai, amo as Ibeijadas. Meu carinho a elas e a você que tanto admiro. Beijinmhos da Clarinha.

Linhares disse...

Amei em conhecer essas lindas crianças

Rose disse...

Salve as crianças.

Marilia Pontes disse...

Uma bençao ter Entidades assim.

Maria Helena disse...

Amei demais todas essas criancinhas

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;