sexta-feira, 30 de dezembro de 2016 41 comentários

A Importância de uma boa Corrente para a Gira de Umbanda

     




    Para o umbandista não há nada melhor do que estar em uma Gira,
pois nela sabemos que teremos nosso desenvolvimento mediúnico, nosso
desenvolvimento espiritual e assim estaremos buscando a evolução que
tanto desejamos.

    Mas para estarmos em uma Gira, e para que nossos erros de humano
não atrapalhem o caminhar de todo trabalho espiritual, devemos nos
manter em corrente, e essa corrente deverá ser intensa, sem tropeços,
sem nossos erros do dia a dia, sem os vícios, sem maus sentimentos,
sem vaidade, sem estar com pensamentos ligados a coisas alheias a
Gira.

    Devemos entender que a parte fundamental de uma boa corrente é a
concentração, devemos nos concentrar e buscar todas as energias boas
do ambiente, e essa colocação deve ser não somente para os médiuns
trabalhadores da casa, mas para todas as pessoas envolvidas ali
naquele momento, como a assistência, consulentes, ou mesmo pelos
visitantes curiosos. Isso é fundamental para o bom desenvolvimento dos
trabalhos da casa, e claro também para manter a boa vibração das
energias do ambiente.

    Certamente muitas pessoas que frequentam terreiros de Umbanda já
ouviram falar a seguinte frase:  vindas dos Zeladores, pais e mães
pequenos da casa: "Olha a corrente irmãos, vamos concentrar". E será
que todos os envolvidos no trabalho, sendo filhos da casa ou
consulentes, sabem realmente o que significa essa frase?

    Na realidade quando um Zelador, sendo esse Zelador bem preparado,
chama a atenção para a corrente, certamente é porque ele sentiu uma
diminuição na energia do ambiente, essa energia espiritual vem através
dos bons fluídos emanados pelos sentimentos, pensamentos e
concentração, que devem ser mantidos pelos médiuns de uma forma
elevada, para manter os trabalhos em um nível elevado, e assim
auxiliar toda a casa, e claro ter uma auto preservação.

    Em uma Gira devemos estar ligados por um mesmo ideal, esse ideal é
o amor, a paz e a caridade, dentro da Umbanda isso é a base de tudo.

    Criada essa ligação espiritual através de uma concentração
constante e limpa, teremos a possibilidade de nos mantermos em união e
assim as boas energias serão atraídas para o ambiente, e assim o
trabalho de caridade flui, pois todas essas energias somadas atuam em
todo o grupo (médiuns e consulentes), e com a sua força já iniciam uma
atuação do bem, trazendo auxilio aos que necessitam, desde que essas
pessoas estejam em estado de recepção, em concentração no ritual, e
claro ansiando em receber o bem.

    Um detalhe a ser colocado, é que se a corrente estiver em estágio
abaixo do esperado, ou chamada corrente fraca, as pessoas com
pensamentos confusos, dispersos, distraídos, ou com maus pensamentos,
então um caos poderá se implantar, podendo ocorrer ataques de
entidades inferiores que sempre esperam uma oportunidade para
atrapalharem os trabalhos e até fazerem o mal as pessoas ali
presentes. Por esse motivo que devemos estar muito atentos com nossos
sentimentos e pensamentos dentro de uma Gira.

    É de extrema responsabilidade de todos a ideia de não quebrar a
corrente mediúnica, todos temos que ter a conscientização que devemos
buscar sempre o objetivo principal além do ritualismo, que seria a
coesão e a uniformidade da corrente, e assim manter a sustentação
vibratória através da mediunidade.

    Sabemos que quando ocorre uma quebra de corrente é porque alguns
componentes dos trabalhos estavam desconcentrados. E também em alguns
casos no qual o médium se encontra com problemas e fatos externos, que
faz com que ele tenha interferências espirituais que influencia
negativamente sua concentração, esse médium deve ser afastado da
corrente provisoriamente, para que assim possa ser atendido
espiritualmente, e obter tempo necessário para refletir sobre seus
atos, ações e logicamente sobre seu estado mental, para que assim
possa mudar sua condição emocional e psicológica que por ventura está
lhe atrapalhando como trabalhador mediúnico de uma sagrada corrente.

    Para algumas pessoas frequentadoras das Giras e Correntes é tudo
muito simples, porém para outras é um verdadeiro nervosismo, o medo de
fazer algo errado, de quebrar a Gira, de trazer espíritos sem luz para
dentro dos trabalhos, fazem dessas pessoas alvos mais fáceis, pois
certamente obsessores prestam muita atenção nessas personalidades mais
fracas, pessoas que tem maus sentimentos, pensamentos mesquinhos.
invejosos, enfim, os que trazem vícios destruidores para dentro dos
trabalhos.

    Sempre é recomendado a seguinte maneira de  se por para sermos
bons trabalhadores mediúnicos:

    Em um dia de Gira devemos nos preparar antes mesmo de chegarmos no
terreiro. Devemos seguir algumas recomendações, que certamente trará
grande ajuda a nossa concentração e nosso trabalho, assim como essas
descritas abaixo:

1º Devemos ter na consciência a alimentação, preferencialmente
sem carnes vermelhas, ou muita quantidade de comida antes da Gira.

2º A limpeza de aura e corpo é essencial, podendo ser com um banho de
ervas recomendada pelo Mentor da casa.

3º Evitar contatos íntimos 24 horas antes, e 24 horas após a Gira.

4º Evitar debates e discursões. Se não tem algo de bom a falar, melhor
coisa é o silêncio.

5º Manter, no caso de médiuns, suas roupas sempre limpas, a sujeira
eleva as energias dos Kiumbas e Zombeteiros.

    Já dentro do terreiro, evitar as conversas desnecessárias, conversa
do dia a dia, reclamações, amarguras, amarguras alheias, ficar
observando roupas de um ou de outro, comentários maldosos.

    Tente buscar desde a sua entrada no terreiro captar as forças que
ali existem, e que foram criadas pela luz intensa das Entidades
divinas.

    E para que consiga captar essas energias devemos sempre evitar as
conversas desnecessárias, a introspecção, a observação de seus
próprios pensamentos ao invés de ficar observando o comportamento
alheio, pois mesmo que esses sejam seus irmãos de corrente, quem tem
como obrigação de observar isso é o Zelador de Santo auxiliado pelo
Pai e Mãe pequenos, e devem fazer essa observação para saber se esses
irmãos estão trabalhando de acordo com a pretensão da casa, ou seja,
do Terreiro e de suas Entidades de Luz.

    É recomendado nesse momento de introspecção o médium ficar de
olhos fechados, para que assim possa ir sentindo, não o que ocorre em
sua volta de uma forma física, mas sim sentir as forças espirituais,
que da mesma forma está também lhe rodeando.

    Devemos estar relaxados o máximo possível, para que assim possamos
expandir nossa aura em volta de nosso corpo, e assim a sensibilidade
para outros planos seja muito mais facilitada.

    Nesse momento já podemos tentar buscar um contato com nossas
Entidades protetoras, ainda que sem incorporação, claro, e isso deve
ser feito através de orações, e dessa forma essas Entidades chegarão
até a Coroa do médium, para que fiquem bem próximas por todo tempo da
Gira.

    Devemos manter a corrente firme e dessa forma podermos usar as
energias do terreiro com a finalidade de melhora dos dons que
obtemos, porém muitos médiuns não são estimulados a essa troca de
energia, e nem imaginam que essa maravilhosa força cedida pelos
terreiros facilitam o intercâmbio entre o médium e o mundo astral que
cobrem as casas de Umbanda e todas as Entidades de Luz que ali estão
para trazer a paz, o amor e a caridade.

    Ao iniciar se deve manter em estado de relaxamento mental,
tentando buscar a essência de cada ponto cantado, tente levar para sua
mente o que esses pontos dizem, pois eles tem como objetivo desviar a
mente dos médiuns dos problemas que os envolvem no dia a dia, e assim
fazer que se concentrem suas mentes nos rituais que virão a seguir,
pois as letras dos pontos cantados nos induzem a imaginar imagens de
Entidades, de lugares e situações que fortalecem a nossa fé e crenças,
sendo assim nos dão a certeza de estarmos assistidos por nossos
protetores espirituais, e com isso nossas mentes estarão sempre
ocupadas com pensamentos e mentalizações positivas, evitando se deixar
levar pelos problemas, pelo cotidiano, por pensamentos negativos.

    Dessa forma sua mente estará trabalhando em favor das energias
positivas que vão agir sobre a própria mente, o corpo físico, e
logicamente sobre o estado psíquico. E isso acontecendo, certamente sua
aura estará muito mais relaxada, expandida, e consequentemente mais
propenso a sensibilidade, fazendo com que as incorporações se torne
facilitadas, menos traumáticas e muito mais segura.

    Com todo esse preparo para não quebrar a corrente, e com sua mente
voltada a criação de imagens de teor positivo, e com a proteção das
Entidades de Luz, que já captamos anteriormente, os espíritos sem luz,
os obsessores, terão extrema dificuldade de adentrar na coroa do
médium, tornando assim a Gira e a corrente extremamente segura.

    O médium nunca deve se esquecer de ter assiduidade e compromisso
com sua casa, ter caridade em seu coração, amor e fé em sua mente e
espírito, e saber que a Umbanda é uma prática que deve ser vivenciada
no dia-a-dia, e não apenas no terreiro.

    Uma das regras básicas da umbanda para se manter a corrente firme
é que a mediunidade não deve ser vista ou vivenciada vaidosamente como
um dom ou poder maior concedido ao médium, mas sim como um compromisso
e uma oportunidade que lhe foi dada para resgate cármico e expiação de
faltas pregressas antes mesmo da pessoa reencarnar. Por isso não deve
ser encarada como um fardo ou como uma forma de ganhar dinheiro, mas
como uma oportunidade valiosa para praticar o bem e a caridade.

    Mediunidade é coisa séria e participar de uma corrente mediúnica,
mais ainda, é preciso que entendam seus deveres e obrigações e faça
cada um a sua parte, e que sejamos conscientes de que nem todos somos
médiuns de incorporação, e não é porque não estamos trabalhando
incorporados que não devemos ser atentos aos deveres que nos competem.

    Finalizando, devemos ter a consciência de que se formos médiuns
trabalhadores de uma casa, muitos consulentes ali estarão em busca de
auxílio, e se não estivermos em condição de manter a corrente firme,
esses consulente podem sair dali com mais cargas negativa do que
quando chegaram, da mesma forma também nossos irmãos de corrente e
logicamente nós mesmos.

    Por esse motivo é tão importante um bom preparo antes das Giras, e
mais importante ainda o controle emocional, o controlar sentimentos e
vícios, o pensar e o agir dentro dos terreiros, antes e depois das
Giras e Correntes.


    Que Deus, Oxalá, todos os Orixás e todas as Entidades de Luz nos ajudem a manter firme a corrente, a Gira, a caridade. 

Amém!

Carlos de Ogum



terça-feira, 20 de dezembro de 2016 55 comentários

Mensagem para o fim de ano de 2016 - por Carlos de Ogum

   

    Amado e poderoso Deus, Pai Supremo de todos Orixás e todas
Entidades de Luz. Senhor absoluto de todo o universo, protetor divino
de todos nós.

    Estamos findando mais uma etapa de nossas vidas. Mais um ano que
se vai. Mais uma era que se passa.

    E com a passagem desse ciclo, venho mais uma vez humildemente a
teus pés agradecer por mais esse obstáculo vencido.

    Agradecer meu Sagrado Pai, por todas as bençãos recebidas por ti
esse ano.

    Agradeço Pai por um novo raiar do dia, que nos da esperanças para
lutarmos, por tentar buscar a evolução e, quem sabe um dia, sermos
melhores seres, para assim podermos ser dignos de ser filhos do Senhor
meu Deus.

    Agradeço Senhor pela noite estrelada que iluminou e velou nosso
sono, nos fazendo descansar o corpo, a mente e o espírito.

    Agradeço também, meu Pai, o perfume das flores, o brilho do Sol, a
Lua que encanta, as chuvas que nos trazem água, pelos ventos que nos
refrescaram, pelas águas que mataram nossa sede e pelo pão de cada
dia.

    Devo abaixar a minha cabeça, Senhor e, de joelhos, agradecer
profundamente todas as dores que passei, que me mostraram grandes
lições e ensinamentos nesse ano.

    Agradeço pelas pedras em meu caminho, pedras que aprendi a desviar
e me manter firme rumo a evolução.

    Agradeço pelas lágrimas que perdi intensamente, fazendo assim
lavar minha alma e meus pecados.

    Agradeço pelos pedidos aceitos, e principalmente pelos não aceitos
por ti. Pois foram esses que me mostraram que devia tomar outros
caminhos para crescer espiritualmente, entendendo que não era do meu
merecimento recebê-los.

    Agradeço, Pai Divino, pelos inimigos que afastasse de mim, e pela
aproximação dos amigos de luz.

    Agradeço cada palavra que enviaste através das Entidades de Luz,
para que eu servisse de mensageiro e assim pudesse levar um pouco de
esperança a todos irmãos que nos procuravam.

    Agradeço, meu Pai, o retorno de cada irmão em agradecimento a essas
Entidades maravilhosas, que por todo ano levaram caridade a todos nós.

    Agradeço a cada obrigado, a cada lágrima de emoção, a cada notícia
de nascimento das criancinhas desenganadas pelos doutores de terra, e
que vieram ao mundo com saúde, após um longo trabalho de interseção de
nossas amadas Entidades de Luz junto a ti, fazendo com isso que minha
alma brilhasse e me dando forças para continuar, pois a cada lágrima
emocionada que deixava rolar, era a certeza de que nosso trabalho dava
frutos maravilhosos.

    A Deus, nosso Pai Maior, aos Orixás e todas as Entidades de Luz,
ofereço tudo que fiz nesse ano.

    Todas as coisas que pude construir, todas as coisas que por minhas
mãos passaram, todos os trabalhos de caridade realizados, todas as
palavras ditas, toda a luz na escuridão, todas as esperanças cedidas,
todas as perguntas respondidas.



    Amado Deus,
nesse momento lhe entrego todos os irmãos que junto a mim buscaram
fazer a caridade.

    Entrego-lhe também todos os amigos que nasceram por todo esse ano,
juntamente com os antigos, pedindo proteção e compreensão a todos.

    Entrego-lhe, Senhor, todos os amigos que estão pertinho de mim, mas
também quero lhe entregar os que estão distantes, mas mesmo assim
mostram o carinho, a atenção e o amor que emana em seus corações.

    Peço sua proteção, Senhor, para todos que me estenderam as mãos nas
minhas fraquezas, e peço por todos que um dia buscaram minhas mãos
para se erguer.

    Agradeço, meu Pai, a sua intervenção a cada instante que me sentia
perdido, sem rumo, sem esperança, sem fé, sem saída.

    Pai amado, sei que agradecer é algo divino, porém me vejo na
obrigação de continuar de joelhos, e assim lhe pedir perdão.

    Perdão pelas palavras mal ditas,
pelo tempo desperdiçado com coisas inúteis,
pelas coisas supérfluas que me fizeram ter gastos desnecessários,
pela minha falta de compreensão com fatos que na minha visão falha,
eram irrelevantes,
pela falta de paciência constante,
pela oração mal feita, ou pela oração não feita no momento correto,
pela falta de palavra a um irmão em um momento que eu achei que meus
problemas eram maiores,
perdão por eu ter pedido mais que meu merecimento, e não ter
agradecido o suficiente por algo que recebi,
perdão pelas reclamações desnecessárias,
perdão pelo mal humor que me consome,
perdão por não colocar em prática todos os dias a missão de rezar por
um irmão necessitado,
perdão por eu sentar a mesa e fazer minhas refeições e esquecer que
temos irmãos sofrendo com a fome,
perdão, Senhor, por cada instante que errei, no falar, agir, pensar.

    Deus, poderoso Deus,
a ti entrego a minha vida e meu caminhar no novo ano.

    Ano esse que não sabemos como será seu andamento, não sabemos como
será para nós, e nem sabemos se vamos vê-lo terminar.

    Peço forças, Senhor, para atravessar esse novo ciclo, com luz, com
esperanças, com paz, com amor.

    Que me mostre o momento certo da oração, o instante propicio da
palavra, o segundo melhor para sorrir ou chorar.

    Peço, Pai, que me conceda a sabedoria de poder ultrapassar os
obstáculos, de falar sem magoar, de rezar com fé, de espalhar a
esperança, de disseminar o amor, de ajoelhar para lhe agradecer.

    Então, nesse momento, Deus amado, venho pedir-lhe, porém já lhe
agradecendo, pedir para mim, minha família e todos amigos de coração,
de luz.

    Peço amor e paz
lágrimas só de felicidade,
prudência e sabedoria,
lucidez e fortaleza,
bondade e caridade,
a luz e a bondade,
que fechem nossos ouvidos para a falsidade,
nossas bocas sejam fechadas para as palavras mentirosas ou egoístas,
que sejamos luz para a escuridão
a quem busca um caminho, sejamos estradas abertas
a quem está em desespero, sejamos paz
a quem perdeu a fé, sejamos esperanças.

    A mim principalmente que seja feito assim por todo ano, para que
eu possa levar seu nome, sua luz, sua esperança a todos os irmãos. e
assim poder criar uma corrente de paz, caridade, fé, amor e
fraternidade.

    Amado Deus, Orixás e Entidades de Luz,
a todos que leem essa mensagem, que vossas almas se encham de
sabedoria, amor e paz, para que possamos juntar cada elo dessa
corrente de caridade, fazendo-a crescer por todo novo ano, pela vida,
pela eternidade.

    Feliz ano novo a todos nós, de todas as raças, de todos os
gêneros, de todas as classes sociais, de todas as religiões.

    Que nosso Mestre Deus, Pai Oxalá, Pai Ogum, Pai Xangô, Pai Oxossi,
Pai Obaluaiê/Omulú, Mãe Oxum, Mãe Iansã, Mãe Iemanjá, Mãe Nanã Buruquê
e todas as Entidades de Luz, abençoem a todos, não só nesse novo ano,
mas também por toda a eternidade.

    E para finalizar gostaria de fazer um agradecimento especial a
todas as Entidades trabalhadoras do Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê,
destacando os Mentores: Vovó Joaquina, Pai José, Cabocla Janaína, e o
meu maravilhoso e divino Mentor Vovô Rei Congo, que acompanhado Gira
a Gira incansavelmente, pelos Pretos Velhos Pai Antero e Vovô
Benedito, fazem com que toda a caridade chegue a quem realmente
necessita.

Obrigado, meus amados!


Que assim seja !


Carlos de Ogum



sábado, 10 de dezembro de 2016 33 comentários

Falando sobre o Gongá

                     


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    Essa noite tive um sonho,
sonho de luz e de amor,
e nele eu sempre proponho,
no meu Gongá colocar uma linda flor.

    Essa flor é para os Orixás,
e todas as Entidades de Luz,
são eles que iluminam os Gongás,
trazendo sempre a caridade do menino Jesus.

    Velas vou acender para iluminar,
esse altar tão sagrado para Umbanda,
e ele certamente vai nos abençoar,
retirando de nós toda a demanda.

    Nesse altar sagrado bato cabeça,
saudando a todos que nele está,
com fé e amor agora enalteça,
esse altar divino que é o nosso Gongá.
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    Nós umbandistas temos um local dentro de nossos templos, casas ou
terreiros no qual respeitamos muito, e claro, amamos aquele local como
um pedacinho de nossa residência.

    Esse local tem o nome de Gongá, ou também chamado em alguns
terreiros como Congá, Jacutá, ou mesmo altar.

    A palavra Gongá vem de origem Bantú, e por um modo um tanto
errôneo linguístico se transforma em "congár" ou "congal", e é a
representação do altar umbandista.

    A palavra altar vem do latim "altus", ou seja, alto, elevado,
dando significado exatamente a ideia de ligação entre o ser humano e o
Pai Maior, e onde poderemos fazer nossas orações, homenagens,
e demonstrar nossa fé.

    Como sabemos a Umbanda é uma religião sincrética, e como já vimos
em algumas histórias, os negros escravizados era catequizados e
obrigados a se converter ao catolicismo por seus senhores, e por esse
motivo nasceu a associação do panteão africano aos santos católicos,
como forma de cultuarem seus Orixás através das imagens católicas sem
assim não criarem problemas com seus senhores.

    Portanto o Gongá, era um altar católico com os assentamentos e
firmamentos escondidos por baixo.

    Dessa forma eram cultuados os Orixás tendo as imagens de Santos
católicos, e isso se interligou de uma forma grandiosa, que hoje a
maioria dos Gongás tem suas imagens católicas, não por obrigação, mas
sim pela devoção, contudo sempre visto com a nomenclatura do Orixá,
como exemplo disso podemos falar do Orixá Ogum, sincretizado por São
Jorge, Santo guerreiro dos católicos, ou mesmo a Orixá Oxum,
sincretizada por Nossa Senhora da Conceição, ou mesmo ainda o Orixá
Oxalá, que por ser considerado o Pai dos Orixás é sincretizado com
Jesus Cristo, assim como todos os outros Orixás tem a sua
sincretização.

    A todos que já participaram de uma Gira de Umbanda, seja como
trabalhador de um terreiro, ou mesmo apenas como consulente ou
assistente, já pôde observar o conteúdo que temos em nossos Gongás,
pois nele podemos encontrar uma grande variedade de objetos, assim
como estátuas de Santos católicos, de Caboclos, de Pretos Velhos, de
Boiadeiros, de Erês, Ciganos, de Orixás, quartinhas, velas de diversas
cores, pedras/Otás, pontos riscados, flores, objetos do ritual das
Entidades de Luz, que seguem a mesma imantação do Gongá.

    Muitas pessoas sem informação e sem entendimento costumam dizer
que o Gongá umbandista é apenas um local de idolatria e fetiches sem
necessidade, porém essas pessoas não entendem que no Gongá está a
"ponte" entre o médium e a força superior, ou seja, uma das ligações
entre o terreno e o espiritual, e que sem ele essa ligação poderia se
tornar um tanto perigosa, pois serve para o firmamento e segurança do
terreiro, afim de não deixar aberturas a espíritos sem luz tomarem
conta de uma Gira, na qual certamente seria prejudicial aos médiuns,
Zeladores e consulentes.

    O Gongá tem como preceito o funcionamento de um ponto de
referência para qual são direcionadas as ondas e cargas energéticas
em forma de preces, rogativas, agradecimentos, meditações, entre
muitas outras formas de energizar sua fé.

    Sabemos que os terreiros de Umbanda recebem várias e várias
pessoas dos mais diferentes degraus evolutivos, umas que dispensam
instrumentos materiais para conseguirem elevar seus pensamentos aos
altos planos invisíveis, porém outras tantas pessoas necessitam de
elos tangíveis de ligação para a concentração, afloramento e
direcionamento do teor mental das mesmas, por esse motivo também, a
grande importância do sagrado Gongá.

    Temos ainda no Gongá algo bem importante que é o quesito
sugestibilidade, luminosidade, vibração etc., estimula médiuns e assistentes a elevarem
seu padrão vibratório e a serem envolvidas por feixes cristalinos de
paz, amor, caridade e fraternidade, emanados pela Espiritualidade
Superior atuante.

    Sobre os assentamentos, imantações e firmamentos do Gongá, não
existe uma regra única a seguir, pois esse ponto vai de terreiro para
terreiro, sendo levado em questão as instruções ou dos Zeladores da
casa, ou das Entidades que comandam o terreiro. Os elementos sugeridos
vão conforme as energias que regem os Guias trabalhadores da casa, e a
única regra a ser levada sem esquecimento é que tais assentamentos e
firmamentos devem ser feitos, antes de qualquer tipo de trabalho
espiritual umbandista no terreiro.

    Também é através do Gongá que muitas pessoas que participam de uma
Gira de um determinado terreiro pela primeira vez, consegue através
dos elementos, imagens, firmamentos e cores de velas, identificar
imediatamente quais as forças que coordenam os trabalhos da casa.

    Normalmente em todos os Gongás, na parte central, em local mais
elevado, se faz uso da imagem de Jesus Cristo, sincretizado com o
Orixá Oxalá. Além do respeito ao Pai dos Orixás, essa imagem fica em
destaque pelo amor dos umbandistas ao filho de Deus, que também faz
com que os não umbandistas se sintam em comunhão, realizados, de
sentimentos puros ao depararem com a bela imagem de Jesus Cristo, de
braços abertos, como abraçando a todos que venham visitar os
terreiros, e os convidando a participarem dessa grande obra de
caridade que é a Umbanda.

    O Gongá é uma das partes mais importantes de um terreiro de
Umbanda, pois ele é um núcleo de força em atividade constante, agindo
como centro atrator, condensador, escoador, expansor, transformador, e
alimentador dos mais diferentes tipos de níveis de energia e
magnetismo.

    Vamos descrever cada um desses centros, para que possamos entender
melhor a função do Gongá nos terreiros.

Centro Atrator:

    Atrai para si todas as variedades de pensamentos que pairam sobre
o terreiro, numa contínua atividade magnético atratora de recepção de
ondas ou feixes mentais, quer positivos ou negativos.

Centro Condensador:

    É condensador, na medida em que tais ondas ou feixes mentais vão
se aglutinando ao seu redor, um complexo influxo de cargas negativas e
positivas, produto da psicoesfera dos presentes.

Centro escoador:

    É escoador, na proporção em que, funcionando como verdadeiro
fio terra (para raio) de miasmas e cargas magnético negativas, as
comprime e descarrega para a mãe terra, num potente fluxo
eletromagnético.

Centro expansor:

    É expansor porque, condensando as ondas ou feixes de pensamentos
positivos emanados pelo corpo mediúnico e pela assistência, os
potencializa e devolve para as pessoas presentes, num complexo e
eficaz fluxo e refluxo de eletromagnetismo positivo.

Centro transformador:

    É transformador porque, em alguns casos e sob certos limites,
funciona como reciclador de lixo astral, condensando-os, depurando-os
e os vertendo já filtrados ao ambiente de caridade.

Centro alimentador:

É alimentador pelo fato de ser um dos pontos do terreiro a receberem
continuamente uma variedade de fluidos astrais, que além de auxiliarem
na sustentação do trabalho da Casa, serão o combustível principal para
a atividade do Gongá (Núcleo de força).


    Devemos ter o entendimento que o Gongá não é um enfeite para
embelezar os terreiros, muito menos um aglomerado de símbolos e
objetos aleatórios que são colocados ali para sanar a vaidade de uns
ou os devaneios de outros, os Gongás estão ali em terreiros honestos e
sérios porque tem fundamento, tem uma razão de ser, pois assentados de
uma base sólida, lógica, racional, litúrgico magísticas, e sustentados
pelo Plano Astral, mantém a casa segura, firme, sem ter a chance de
ser atacada por espíritos sem luz, como Kiumbas, Eguns e Zombeteiros.


    Respeitem o Gongá como um local sagrado dentro dos terreiros, não
tentem inventar assentamentos, imantações ou firmamentos. O Gongá é
um ponto sagrado, não é um espelho para sua vaidade.

Reflita!

Salve nosso Gongá!


Pai Carlos de Ogum



quarta-feira, 30 de novembro de 2016 65 comentários

A HISTÓRIA DE PEDRINHO DE XANGÔ.


 
 A História de Pedrinho de Xangô.

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    No alto de uma pedreira,
vi de longe um Erê me chamar,
com um sorriso de criança faceira,
corri para a pedreira para com ele encontrar.

    Seus olhos brilhantes me encantaram,
seu sorriso infantil meu coração acelerou,
uma criança tão linda que Anjos anunciaram,
que Pedrinho de Xangô na Umbanda chegou.

    Trouxe paz, alegria e amor,
fazendo uma grande festa em nosso Gongá,
com brincadeiras doces em um jardim de flor,
chega Pedrinho com a benção de Oxalá.
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    Pedrinho de Xangô é um Erê, ou mesmo pode ser chamado de Ibeijada,
que tem como irradiação a força das pedreiras, montanhas e montes.

    Ele é uma criança que trabalha em prol da caridade nos terreiros
de Umbanda, trazendo com seu jeitinho doce da infantilidade o auxílio
aos necessitados que vão em busca de sua ajuda.

    Pedrinho de Xangô teve sua vida encarnada na região Sul do Brasil,
por volta dos meados do século XIX. Nascido de uma família de colonos
portugueses, seus pais trabalhavam nas plantações de uvas da região.

    Pedrinho teve uma curta passagem na vida terrena nessa
encarnação, com apenas dois anos e seis meses ele desencarnou e foi
para os braços de Pai Xangô, onde teve a condição de se tornar um anjo
desse Orixá, e junto a ele auxiliar nos trabalhos de caridade a quem
necessita.

    Quando encarnado, aliás desde o tempo que esteve no ventre de sua
mãe, uma jovem portuguesa muito devota das leis de Deus, Pedrinho já
era diferenciado, pois em várias oportunidades, com várias pessoas que
tinham fé, ele se demonstrou um anjo divino. E tudo isso começou
quando uma jovem que se encontrava grávida, de quase mesmo tempo da
mãe de Pedrinho de Xangô, teve uma queda e teve sintomas de perda do
feto, desesperada e chorando demais a jovem clamava a Deus para que
não abortasse seu filho, porém os doutores da época, ao examinarem a
jovem, disseram que seria inevitável esse fato, mandara-lhe repousar,
mas em poucas horas teria a perda de sua criança. A mãe de Pedrinho,
também grávida, foi acalentar a amiga, e nessa visita, com muita dor e
choro, a jovem com lágrimas nos olhos acaricia a barriga da mãe de
Pedrinho, pedindo a Deus que nada de ruim aconteça aquela criança,
pois ela já considerava o dela perdido.

    Ao acariciar o ventre da mãe de Pedrinho, uma forte luz entrou nos
aposentos da jovem, fazendo um brilho intenso sobre seu próprio
ventre. Aquela luz no instante que lhe tocou foi-lhe dando forças,
energias, as dores foram se acalmando, e o brutal sangramento fora
cessando.

    Após isso novamente foram em busca dos doutores da época, e
milagrosamente a criança no ventre de sua mãe estava sem problemas
algum.

    Todos daquele arraial acreditavam que o milagre tinha sido feito
pela mãe de Pedrinho, e essa assustada se fechou em seu casebre, pois
não acreditava que fora ela quem auxiliou a jovem grávida a não perder
sua criança.

    Os comentários aumentavam, e diante do casebre longas filas de
pessoas adoentadas se formavam, mas a mãe de Pedrinho não saia para
falar com toda aquela gente, por receio de algo acontecer com o filho
que trazia no ventre.

    Porém uma tarde, algo de inusitado aconteceu, quando a jovem
estava em suas orações, diante dela apareceu um homem, de idade bem
madura, com grandes barbas brancas, olhar carinhoso e sereno, mesmo
sem ela saber de onde viera esse homem, mesmo sabendo que ninguém se
encontrava ali até aquele momento, ela encantada pela força do bem que
o homem emanava no olhar, não teve receio, e ele sorriu para ela
dizendo:

    "Filha de Deus, não receie minha presença, sou apenas um ser que
chegou a ti para lhe passar essa pequena mensagem. Em seu ventre se
encontra um filho meu, um filho meu na espiritualidade, esse menino
foi quem curou a jovem que estava a perder um filho. Você tem alguns
meses ainda para fazer em seu ventre crescer essa criança, e eu venho
rogar a ti que siga o caminho da caridade. Lá fora estão muitas
pessoas em busca de uma ajuda, de uma luz, de uma cura. Rogo a ti que
deixe-as tocar em seu ventre, e assim será feito a vontade do Pai
Maior, que é levar a cura através da luz divina dessa criança que traz
consigo.

    Peço a ti que guarde essas pedras de minha casa, e toda vez que
for auxiliar um necessitado, esteja com elas em suas mãos, porém ao
nascer de seu filho, esses símbolos passarão a ele, e com eles ele
poderá durante o tempo que estiver encarnado, e todo tempo que estiver
na luz de uma divindade, utilizar para tirar os males de todos os
irmãos que buscarem essa ajuda com fé.

    Agora vá, leve as pedras de Xangô, e traga paz, saúde,
felicidade, amor a todos os que buscam esses caminhos."

    Com essas palavras o homem de olhar penetrante e sereno desaparece
na frente da mãe de `Pedrinho, e ela sorri acariciando seu próprio
ventre.

    Após esse dia ela vai em frente de seu casebre, e diz a todos que
recebeu uma missão de Deus, ela vai estar com todos necessitados que
estiverem ali e que tivessem a fé verdadeira no coração, porém não
seria ela a responsável pela caridade de cura, mas sim o seu filho
que ainda estava em seu ventre, e tinha a benção do Pai Maior para que
assim fosse feito todas as caridades.

    E desse dia até o dia do nascimento do menino Pedrinho, ela, a mãe
dele, recebia todos que a procuravam. Segurando as duas pedras dadas
a ela por Xangô, se aproximava dos solicitantes de cura, paz e amor,
encostava as pedras na cabeça das pessoas, enquanto essas tocavam em
seu ventre, recebendo uma grande carga de energia de luz fazendo com
que assim tivessem melhoras imediatas, retirando doenças, mágoas,
tristezas, ódio, e tudo que pudesse prejudicar aqueles irmãos que
solicitavam ajuda espiritual.

    O tempo passou e chegou o dia do menino Pedrinho ver a luz em sua
vida de encarnado, e sem dores para sua mãe ele veio ao mundo. Nascera
o menino de Xangô, com seu rostinho de anjo, com sua luz própria, com
seus dons de cura e proteção.

    Deitadinho em um berço improvisado por seu pai, a criança ficava
sempre iluminada por uma luz azulada, que hora tinha suas cores
modificadas pelas cores marrom e branco, continuava ali as orações das
pessoas que vinham em busca de auxílio espiritual. Ao lado da criança
as duas pedras presenteadas por Xangô, e claro sua mãe sempre buscando
proteger o filho das pessoas mais ansiosas por tocar na criança.

    E assim se passaram dois anos, e nesse período muitas curas
aconteceram, centenas de pessoas agradecidas ao menino de Xangô.

    Com seus dois anos, Pedrinho era uma criança excepcionalmente
esperta e inteligente, sabia  e entendia de tudo que se passava a seu
redor. Certo dia, em um passeio nas parreiras de uva com sua encantada
e orgulhosa mãe, Pedrinho se depara com o mesmo homem de olhar
penetrante e sereno, no qual sua mãe já conhecia dos tempos de
gravidez. Pedrinho sorridente, como se conhecesse o homem de longas
datas, corre a seu encontro, de bracinhos abertos, sem soltar suas
sagradas pedras, e ao chegar nele recebe um grande e afetuoso abraço.

    Com o menino no colo o homem vai de encontro a mãe da criança, o
coloca suavemente a seu lado, e os olha fixamente, dizendo em tom
sereno, porém com mais seriedade ainda.

    "Está chegando a hora de meu menino voltar a nossa casa. Oxalá já
deu ordens dele retornar a pedreira sagrada. Porém antes de partir
deverá cumprir sua última missão como encarnado. Um grave mal vai
atacar toda essa região, mas somente as crianças sofrerão desse mal.
Não está no tempo dessas crianças partirem, e isso fará que todas que
forem contagiadas por esse mal perderão a liberdade de andar. O mal
está solto. Mas por determinação do Pai Maior, todas as crianças que
tiverem recebido essa penitência dos espíritos sem luz, vão poder ter
sua cura concretizada, pelas mãos do meu menino e de suas pedras
sagradas. Serão muitos meses assim, e centenas de crianças virão em
busca de cura. Se elevarem a fé nas forças espirituais, todas as
crianças serão curadas. Porém ao final dessa missão uma delas partirá
para o reino divino dos Anjos de Deus.

    Vão, busquem auxiliar todos esses pequenos seres do senhor, façam
com que a fé entre eles e seus pais se estabeleçam, para que seja
derrotado todos os espíritos sem luz que trarão esses males.

    A você mulher, no momento certo Deus vai lhe dar a luz que merece,
por esse motivo aceite todo acontecido sem perder sua fé."

    E com um afago na cabeça de Pedrinho, o homem se vira e sai, indo
ao encontro de uma luz branca muito forte, e nela desaparece como por
encanto.

    Os olhos do menino brilharam juntamente com seu sorriso infantil,
ele se vira para sua mãe, e sorrindo lhe abraça, e logo em seguida sai
em uma tentativa desengonçada de correr, brincando com sua própria
infantilidade ao andar.


    Passaram-se sete dias após aquele encontro, e os ataques dos
espíritos da doença se concretizaram. Dezenas e dezenas de pequenos
seres, meninos e meninas, todos baseados na mesma idade, sofriam com
enormes ataques febris. Muitos deles já medicados pelos grandes
doutores da época, mas sem resultado algum. Pais e mães desesperados,
rezavam em grupos pedindo proteção aos seus pequenos. Famílias
inteiras destruídas pela tristeza de verem os sofrimentos de seus
pequenos entes.

    Em um certo momento desse desespero generalizado, uma jovem mãe de
uma linda menina que teria a mesma idade de Pedrinho, ao vê-la com
alguns sangramentos pelo corpo, lembrou-se do tempo de gestação,
lembrou-se da queda que teve nessa época, lembrou-se do milagre que
salvara sua menina, lembrou-se do pequeno Anjo de Deus que tinha o
nome de Pedrinho.

    Cheia de esperanças, a jovem pega sua filha ao colo, sai correndo
pelo arraial, indo ao encontro do menino e sua mãe. Chegando lá se
joga de joelhos aos pés dos dois, pedindo que salvassem sua criança,
em lágrimas intensas e soluçando.

    Pedrinho sorridente, que estava ao lado de sua mãe, vai ao
encontro a mulher desesperada, a olha com carinho e lhe da um grande
abraço, sem dizer uma só palavra. Com esse gesto a mulher se emociona
ainda mais, e juntamente a seu desespero intenso, fica sem ação e sem
palavras.

    Pedrinho, com seus passinhos infantis, adentra em sua pequena
choupana, e lá pega suas pedras sagradas. Retorna como se estivesse a
brincar com elas, olha fixamente para a menina que se encontrava no
colo da mãe, e sobre a cabeça e o tórax da criança ele passa as pedras
como se estivesse brincando.

    A jovem mãe, ainda ajoelhada, fecha os olhos e se fecha em
orações com tanta intensidade e fé, que não notou sua filha
entreabrindo os pequenos olhos azuis, e dando um largo sorriso ao
menino.

    Desse momento ela já se levantou, sem febre, sem dores, apenas
pedindo algum alimento a mãe, e essa chorava intensamente agradecendo
por mais uma vez ter recebido o milagre que vinha das mãos daquele
pequeno menino.

    A notícia se espalhou, e todos que tinham seus filhos adoentados
correram ao encontro de Pedrinho, e ele com todo carinho ia passando
e brincando com suas pedrinhas em cada criança.

    Nenhuma das crianças que Pedrinho abençoou com suas sagradas
pedras de Xangô, tiveram mais aquela doença.

    Crianças vinham de todos os lugares, todos os dias, a qualquer
hora. E Pedrinho como um pequeno guerreiro sempre estava ali, com seu
jeito infantil, e seu sorriso carinhoso.

    E assim se passaram 6 meses. Seis meses de intensas curas. E no
findar desse período, todo aquele mal foi aniquilado. Já não havia
mais o que temer.

    Um grande grupo de pessoas se aglomeravam diante da choupana da
família de Pedrinho, estavam ali para agradecer, rezar, presentear o
menino. Sua mãe feliz pela missão linda que seu filho cumpriu, foi ao
interior da choupana buscar o pequeno. Ao verificar ele deitado em sua
pequena cama improvisada, ela nota um olhar cansado do garoto,
respiração um tanto pesada, seu sorriso menos intenso. Ele a chama com
um gesto de sua pequena mão, ela se ajoelha ao lado de seu leito, ele
com um grande esforço ergue os braços e a abraça carinhosamente. Pede
a sua mãe as suas pedrinhas sagradas, e ao que ela as entrega, ele
sorri, cerra os olhos e adormece. Sua respiração vai se findando, seu
sorriso não existe mais, suas pequenas mãos soltam as pedrinhas sobre
seu corpo, corpo esse agora inerte. O menino Pedrinho desencarnou.

    Sua mãe chora copiosamente, chama pelo nome do filho, sem
resposta.

    Ela no desespero da perda de seu menino, no intenso rio de
lágrimas, sem entender o que está acontecendo, solta um enorme grito
de dor.

    As pessoas que estavam a espera do menino para agradecer, se
assustam com a intensidade do desespero da jovem mãe, adentram na
choupana, e entendem o acontecido.

    A dor e desespero foi generalizada, todos choravam intensamente o
desencarne do pequeno Anjo salvador.

    A mãe em desespero pega o menino nos braços, o abraça, chora, e
busca uma resposta. Uma resposta assim como todos que ali estavam
buscavam.

    E essa resposta veio.

    Veio em forma de uma luz brilhante que vinha do céu carregado de
tristeza. Essa luz rasgou as nuvens escuras, iluminando todo o
povoado. E dela saíram duas imagens divinas, uma do homem de barbas
brancas, outra do pequeno menino de Deus, Pedrinho de Xangô.

    Pedrinho se encontrava no colo do homem, sorridente, olhar
infantil, sapeca, divinamente iluminado por raios de luz azul e
fachos marrons.

    Seu sorriso era muito mais intenso e brilhante do que antes, seus
olhos irradiavam amor, paz e caridade. E em suas mãos as pequenas
pedras sagradas.

    O homem olhando o povo e a mãe de Pedrinho, disse com tom forte,
porém sereno.

    "Filhos e filhas de Deus, a missão desse pequeno nessa terra foi
cumprida. Agora sua missão é nas pedreiras de Aruanda. E lá ele vai
crescer em evolução para retornar a essa terra como uma Entidade de
Luz. O tempo que foi passado aqui era apenas para completar sua luz de
caridade. Ensinar a todos vocês o amor, a paz e a fé.

    A missão desse pequeno foi bem recebida por todos vocês. Vamos
erguer essa fé que aprenderam a ter. Vamos mostrar e demonstrar a
todos sem esperança que a fé não remove montanhas, mas faz crescer as
pedreiras, as pedreiras que servirão de escudo para vossa proteção.

    Clamem, rezem, mas agradeçam, agradeçam a fé que nasceu em seus
corações.

    A você mulher, não perdeste um filho, mas sim ganhou a
oportunidade de ser acolhida pela força do mar. Aguarde com
tranquilidade e muita fé. O que é seu virá."

    Dizendo isso o homem, com a criança ainda em seu colo, se vira e
caminha pelo facho de luz de encontro com o céu de Oxalá, e se vai.

    Todos se ajoelham, inclusive a mãe de Pedrinho. E diante daquela
imagem partindo, rezam, e agradecem a Deus por tudo.

    Sete dias se passaram, e em uma tarde, a mãe do menino Pedrinho
escuta uma voz doce e linda chamar seu nome. Ela curiosa vai de
encontro com a voz. Sai de sua choupana até que se depara com uma
linda pomba branca. A pomba traz em seu bico um pequeno ramo, e a
jovem ao ver o ramo se lembrou que era uma vegetação na qual seu
filho tinha costume de colher para brincar, quando iam juntos passear
pelas areias junto ao mar.

    A pomba levanta voo, pousa mais a frente, e a jovem curiosa a
segue. E novamente ela voa, e novamente pousa, como se brincasse com a
mãe de Pedrinho.

    E foi assim até chegarem diante do grande mar. E lá extasiada com
tudo aquilo, ela vê novamente a imagem de seu filho, dessa vez estando
ele sobre uma bela nuvem brilhante, estando a seu lado o homem de
barbas e uma linda mulher vestida de azul com detalhes em branco, que
da a mão a jovem, e diz:

    "Agora estais sobre minha proteção. Seu caminho agora é o mar. A
partir desse dia estarás ao lado de seu filho, serás minha Sereia,
serás minha Iabá."

    Com essas palavras a mulher traz com um raio de luz azulada a
jovem junto a si. Caminhando todos para o horizonte.

    E assim a mãe de Pedrinho de Xangô se tornou uma Iabá Sereia de
Iemanjá.

    Pedrinho trabalha com suas pedrinhas sagradas até hoje nos
terreiros de Umbanda, mas essa força sagrada só dar respostas em
pedidos a quem tem muita fé, e quem sabe demonstrar essa fé.

Salve o menino de Deus, salve Pedrinho de Xangô!

Pai Carlos de Ogum.
 

domingo, 20 de novembro de 2016 98 comentários

Orixá Regente do Ano de 2017

               


    Mais um ano que se finda, e com ele muitas coisas boas e ruins se
vão.

    Talvez no balanço desse ano de 2016 podemos verificar o quanto
podemos ter evoluído, ou não.

    Novos amigos, novos amores, novos rumos talvez aconteceram na vida
de cada um de nós.

    Aprendizagens que guardaremos pelo resto de nossas vidas, lições
que nos fizeram refletir. E assim o ano de 2016 se vai.

    E agora estamos nos preparando para uma nova caminhada, novas
lições, novos rumos, novas alegrias, e possíveis decepções. Já nos
preparamos de uma maneira esperançosa para o novo ano que está para
chegar, para quem sabe possamos vencer todos os obstáculos, e
progredir ainda mais a nossa evolução espiritual.

    E como sempre acontece, muitos de nós ficamos interessados ou
apenas curiosos em saber qual será ou serão os Orixás que vão reger o
novo ano.


    E como de costume é feito, o nosso amado Preto Velho Rei Congo,
jogou seus búzios, e nos revelou essa informação, sendo ela confirmada
pelos queridos também Pretos Velhos, Pai Antero e Vovô Benedito da
Calunga.

    Portanto, agora estaremos repassando as informações divulgadas.



    No ano de 2017 o Orixá regente será o Senhor das matas e
florestas, nosso amado Pai Oxossi, que regerá intensamente por todo
ano, tendo como companhia a partir do mês de julho a força divina da
Senhora das cachoeiras, a bela Orixá Oxum.

    Resumindo, e respondendo a pergunta mais simplesmente, ao ser
perguntado qual Orixá vai reger o ano de 2017, podemos certamente
dizer Oxossi, que será o Orixá dominante desse ano.

    O ano de 2017 será um ano com passagem bem rápida, assim como a
velocidade de uma flecha, portanto para quem desejar vencer seus
obstáculos, chegar a um objetivo desejado, deverá ser ágil, perspicaz,
e não se deixar ser tomado pelo comodismo, pois ao piscar de olhos
poderá ficar para trás perdendo boas oportunidades.



    Esse ano é muito propício para estudos, e para aqueles que buscam
a instrução, e nessa instrução um futuro, deverá se manter dentro de
uma disciplina mais rígida, pois o ano de Oxossi condiz assim, entre a
disciplina e a ciência para alcançar a fartura, nele nasce a vontade
do entender, do saber e do crescer.

    Para os que estão estudando e o caminho do crescimento, para os
que desejam começar ou até mesmo retomar estudos é um maravilhoso ano
para isso.

    Em 2017 teremos muitas descobertas científicas, tanto na terra
quanto fora dela.

    Teremos grandes feitos na medicina, pois grandes descobertas serão
concretizadas, como genética, curas e vacinas, frisando que muitas
dessas descobertas podem minguar pela ganância do ser humano, fazendo
assim nascerem mas não crescerem.

    Oxossi é um Orixá jovem, líder, dinâmico, não aceita ser
contrariado ou mandado, e com isso muitas regiões de nosso planeta
terá uma continuidade grandiosa de quebras de tabus, em algumas
populações o anarquismo poderá ser colocado como palavra chave,
fazendo assim com que o povo fale mais alto e se torne mais forte que
seus governantes, demonstrando que será uma era de esclarecimentos e
renovação dos seres humanos.



    Com Oxum vindo no segundo semestre do ano, teremos um ano
agradável para união familiar, e também para mulheres que pretendem
engravidar.

    Devemos tomar cuidado com falsas paixões, ou paixões explosivas,
pois a vida estará mais exaltada esse ano, com isso muitas vezes a
emoção falará mais alto que a razão, podendo assim que tomemos
decisões errôneas para nosso futuro emocional.

    Em 2017 a natureza estará um tanto mais rebelde com o ser humano,
teremos muitas chuvas torrenciais, os mares estarão em alto defesa,
fazendo com que se entranhem em espaços maiores, tomando caminhos fora
de seu habitual.

    Com a influência da força de Oxossi, que tem como personalidade o
não aceitar ser comandado, e de Oxum que tem como personalidade a
união, teremos um ano balanceado entre a paz e a guerra, e daí parte o
grande ponto do ser humano, usar seu livre arbítrio para fazer sempre
o bem e deixar que a luz entre em nossas vidas para que possamos
terminar o ano ainda melhor, mesmo com a luta contra nossos erros que
fará a natureza se defender, e com isso poderemos ter grandes perdas,
devemos ser firmes em favor da paz para que não cresça mais um
obstáculo em nossa caminhada esse ano, ou seja a nossa própria
ganância, tanto do poder quanto em relação a bens.

    Muita atenção aos desmandos governamentais, onde poderemos ter em
todo o planeta ditadores escondidos sobre peles de cordeiro, fazendo
assim com que a miséria entre os povos aumente.

    A perda da paz está propícia em muitas partes do planeta, tendo o
medo crescente entre a humanidade.

    Em nossa terra, muitos poderosos podem cair, porém, isso dependerá
demais da força e união do povo junto a outros poderes, e a
recomendação seria deixarmos que nossa falsa alegria não nos leve a
perder o foco do objetivo de vencer os ditadores, corruptos, e
poderosos que legislam em causa própria. Portanto, em nossa terra
poderemos ter uma luz no final do túnel, contanto que nosso povo seja
firme, unido, lutador pelas causas populares. Sem isso, seremos apenas
um grupo de sem futuro dominados pelos gananciosos do poder.

    Que Deus abençoe nossa caminhada de união.

    Esperamos que todos os amigos entrem com muita fé nas vitórias
pessoais nesse próximo ano.

    Que Pai Oxossi e Mãe Oxum, assim como todos Orixás e todas as
Entidades de Luz nos protejam por todo ano de 2017.

    Que assim seja!




Carlos de Ogum

quinta-feira, 10 de novembro de 2016 60 comentários

O que é Sacudimento na Umbanda

               

    Na Umbanda existe alguns rituais que muitos Zeladores ou mesmo o
médium incorporado indicam, porém muitas vezes não explicam o que se
refere tal coisa.

Por muitas vezes fui procurado por consulentes para sanar tais duvidas
que ficaram após uma consulta com uma Entidade incorporada em um
médium qualquer em uma casa de Umbanda. Entre diversas dúvidas
demonstradas a que mais me chamou atenção foi o "Sacudimento" na
Umbanda, pois muitos Pais, Mães de Santo indicaram e já marcaram de
fazer em algum consulente, e não explicou o que era, então o amigo
consulente sai da casa um tanto apreensivo, desconfiado, e as vezes
até assustado.

    Por esse motivo hoje vamos falar de Sacudimento na Umbanda, tentar
esclarecer diversas dúvidas para que os amigos que nos acompanham no
blog, não mais tenham dúvidas ou receios quando à eles forem indicado
esse ritual.

    O sacudimento é uma limpeza espiritual feita de forma com que não
se deixe nada com a pessoa necessitada deste. Muitas casas
chamam de "a limpeza profunda", na qual tem uma enorme eficácia.

    O sacudimento é bem semelhante a um ebó completo, um grandioso
descarrego, que ao mesmo tempo é uma reorganização energética de
grande valia.

    O sacudimento pode ser feito em pessoas ou ambientes com muitas
cargas negativas, que normalmente já foi tentado outras maneiras de
limpeza, que não deram o resultado satisfatório.

    No sacudimento podem ser utilizados inúmeros materiais, tais como
ervas, frutas, verduras, flores, velas variadas, água do mar, do rio,
de cachoeira, sementes de vários tipos, podem ainda ser solicitados
algumas comidas de Orixás, e alguns ebós.

    Como é visto e percebido, não é um ritual fácil de ser feito, por
esse motivo somente o Pai ou Mãe de Santo deverá solicitar e indica ao consulente essa limpeza, pois o único modo de saber a necessidade
desse trabalho de energização e limpeza, e saber quais os tipos de
energias estão atrapalhando uma pessoa na Umbanda, é através de uma
consulta minuciosa feita com as Entidades de Luz de um Pai ou Mãe de
Santo, que irá ver qual a real necessidade, podendo ser indicado esse
ritual no próprio terreiro, ou nos ambientes da natureza, como as
praias, as matas, ou nas cachoeiras.

    Normalmente esses ritos são feitos em pessoas muito carregadas com
cargas de extrema negatividade, ou desenergizadas, que sofrem com
doenças físicas ou psíquicas. Esses rituais são feitos passando os
elementos recomendados pelo corpo da pessoa para que haja
uma transferência de energia do corpo e da aura para os elementos, e
assim ao ser feito e terminado o trabalho, as pessoas são beneficiadas
e tem uma melhora significativa em todos os sentidos, retirando de
seu caminho, de seu corpo, de seu espírito e de sua aura os espíritos
sem luz, como Kiumbas, Eguns, Zombeteiros, pode ser retirado também
maldições, feitiços, pragas, invejas, e todo tipo de carga negativa
que possa estar na vida dessa pessoa.

    O sacudimento, como podemos observar, é um procedimento muito
importante na Umbanda, e desde que nasceu a religião é feito pelos
antigos Pais de Santo, e que na realidade hoje é uma prática bem menos
vista.

    Em muitas casas a tradição segue uma regra de sacudimento que
descrevo abaixo, porém essa colocação descrita é apenas para ilustrar
nosso texto, pois cada caso é um caso, e se deve seguir as regras da
casa e do Zelador que solicitou esse sacudimento.

    Normalmente é feito uma roda de pemba, nas extremidades pode ser
feito um raio, uma estrela, ou uma cruz. No centro é feito a estrela
de cinco pontas, ou o que a Entidade responsável solicitar. Dentro das
marcações se deve colocar um elemento, ou seja, pode ser velas, coité
com água, pedras, ou o que for sugerido a ser feito. Normalmente, é
colocado quatro elementos, pois o quinto será a pessoa em questão a
receber o sacudimento. Dentro de terreiros que no centro tenha um
firmamento, é aconselhável fazer em cima dela, sendo fora do terreiro,
sempre se deve escolher um local apropriado, fazendo o círculo na
saída do mesmo. A frente para a direita. coloque três pedras maiores
que sejam de uma cachoeira, ou rio, ou pedreira.

    Quando é feito o sacudimento familiar, onde se encontram várias
pessoas que farão esse sacudimento, se deve ser feito uma por vez,
pois as outras não devem ver o que será feito por causa das más
energias.

    Quando estiver tudo preparado, se deve colocar a pessoa dentro da
roda de pemba, passar o buquê de folhas por todo o corpo da mesma, e
ao passar bater três vezes esse buquê ao chão fazendo a oração, ou as
frases devidamente instruída pela Entidade responsável.

    Normalmente a pessoa e conduzida pelas mãos a passar pelas pedras
que estão fora da roda de pemba. Isso para ser renovado as energias
boas do corpo, do espírito, da mente e da aura, pois ao serem
retiradas as energias ruins, podem deixar a pessoa um pouco
debilitada, pelo costume de estar com essas energias, porém ao ser
reabilitado as energias boas, tudo volta ao normal, sendo claro com
sentimentos bons, e não a força da carga negativa. Friso também que
todo esse ritual deve ser feito com a pessoa descalça, para que as
cargas negativas saiam pelas plantas dos pés, e na renovação, busquem
a força do terreiro e da terra.

    Diz a lenda que um sacudimento não deve ser feito
gratuitamente, porém é aconselhado a não cobrar quantias em espécie,
sempre é recomendado pedir algo para o terreiro, como velas, fumo,
defumadores, pembas, ou qualquer coisa dessa referência, sendo essa
com certeza a melhor maneira de cobrar por esse ritual. Claro que
também pode ser feito sem nenhuma cobrança, forma mais caridosa de
se pensar e agir, e a forma que eu recomendo com louvor, porém, só
frisei essa colocação da cobrança, para mostrar que os antigos Pajés
africanos faziam esse ritual, e recebiam galinhas, ovelhas, grãos
entre outras coisas, e faziam dessa forma para que as pessoas não
duvidarem do trabalho deles. Tradições estranhas, mas devemos
respeitar.

    Normalmente as folhas para serem feitos os buquês de sacudimento,
são as de mangueira, de goiabeira, de aroeira, de eucalipto, de
mamona, entre outras.


    Para finalizar gostaria de expressar duas coisas:

Não é recomendado fazer o sacudimento sem uma verdadeira causa. Nem
todas as doenças são espirituais, devemos manter nossa mente limpa, compreender que devemos ter o acompanhamento de um profissional na área de saúde terrena. Nem tudo que nos acontece é causa de
feitiçaria, bruxaria, ou obsessores. Muitas coisas que passamos é para
nosso crescimento espiritual, é algo de nosso merecimento, de nosso
destino. Muitos erros que temos é o motivo de estarmos em situação
difícil, e isso nada mais é que nossa própria culpa, portanto devemos
saber dividir bem as coisas, antes de solicitarmos um sacudimento.

Muitos falsos Zeladores de Santo indicam sacudimentos sem nenhuma
necessidade, sem ter uma razão verdadeira, sem ter ao menos consultado
as indicações de uma Entidade de Luz, e isso é feito assim para que
possam de uma forma desonesta cobrar grandes valores a seus
consulentes, mostrando fatos inexistentes, apenas para amedrontar a
pessoa e assim chegar ao objetivo final, que é lesar essa pessoa
economicamente.

    Portanto, muito cuidado quando for indicado um sacudimento, observe
sempre as intenções de quem a recomendou, e claro, não deixe ser
induzido.

    E para aqueles que realmente necessitam de um sacudimento, que os
Orixás os abençoem e retirem todas as mazelas e sentimentos ruins.

Que assim seja!

Carlos de Ogum

domingo, 30 de outubro de 2016 40 comentários

Imagens na Umbanda

                                   
Em todas as casas de Umbanda temos uma bela visão que por muitas
vezes nos encanta, nos deixa um tanto mais perto da fé, nos deixa
emocionados, isso para quem ama realmente a Umbanda, essa visão é o
nosso sagrado Gongá ou Congá, como preferirem. E nesse sagrado local se
encontra diversas imagens, normalmente feitas em gesso, pintadas
minuciosamente, com detalhes e detalhes de cada Entidade de Luz, ou dos
Santos que tem o sincretismo com os Orixás da Umbanda.

    Normalmente essas imagens nos trazem uma paz linda, mesmo se você
apenas parar diante delas e fazer suas orações, suas lamentações, seus
pedidos. Nos parece que estão ali, como amigos apenas aguardando o
nossos momentos de desesperos, tristezas, alegrias, agradecimentos,
lamúrias, desabafos, para nos estender a mão e levar a luz de Deus ao
nosso encontro. Isso claro para quem tem fé.


    Mas muitas pessoas umbandistas ou não, tem certas dúvidas sobre as
imagens na Umbanda, e a mais colocada é uma pergunta bem direta:

    Será que esse apego com as imagens não se caracteriza idolatria?

    Realmente essa é uma grande dúvida entre os filhos de diversos
Terreiros de Umbanda, e também por esse ponto de vista que nós,
umbandistas somos muito criticados por seguidores de algumas religiões.

    Vamos deixar bem frisado, de uma maneira bem entendível para todas
essas pessoas julgadoras e intolerantes que os umbandistas não adoram
imagens, pois sabemos perfeitamente que são apenas objetos
confeccionados por mãos de artesãos ou por fabricantes de artigos
religiosos. Para quem não sabe, "idolatrar" significa o reconhecimento
em uma imagem a própria divindade, atribuindo a mesma poderes
sobrenaturais, como se fosse a divindade do próprio Deus, o nosso
amado Pai Maior.

    Nenhum umbandista verdadeiro, esclarecido e com inteligência
suficiente acredita que uma imagem, seja ela do material que for
confeccionada, do tamanho que tiver, ou da Entidade ou Orixá que for,
possa ter um poder sobrenatural para idolatria, ou possa ter vida
própria, ou qualquer coisa parecida, que possa fazer assim com que se
demonstre maior que Deus. Isso na mente de um umbandista minimamente
coerente não existe.

    O umbandista mantém essas imagens em seus Gongás ou altares é por
um grande respeito, carinho, e uma fonte de inspiração para se
concentrarem para entrar em sintonia com a vibração necessária no
momento da incorporação, junto aos Orixás e as Entidades de Luz. Tudo
muito longe de ser uma idolatria.

    No atual estágio evolutivo em que o ser humano se encontra, é
extremamente difícil para ele se abstrair totalmente do seus
pensamentos, de suas preocupações, de seus sentimentos, precisando ele
de modelos materiais que lhe ajudem a concentração para, enfim,
plasmar no campo mental as suas manifestações de fé.

    As imagens, que podemos considerar bastantes imprecisas, conforme
relatos de inúmeros médiuns videntes, mas mesmo assim, atingem de
certa forma esse objetivo, ajudando os médiuns de incorporação a
contactar seus Mentores durante os trabalhos espirituais, ou mesmo no
ato de fazer uma simples oração, quando se eleva toda sua fé a imagem
desejada, para que essa força possa encaminhar seu pedidos,
agradecimentos, lamúrias, desabafos ao Pai Maior, nosso amado Deus. E
claro que isso não ocorre somente na Umbanda, podemos perceber esse
fato também no catolicismo, no budismo, no hinduísmo e até mesmo no
Kardecismo, pois é sabido que muitos centros mantém nas paredes
imagens ou retratos de Jesus, Bezerra de Meneses, Chico Xavier, André
Luiz, e muitos outros personagens. E não seriam essas gravuras também
imagens referentes a religiosidade?


    Todas as imagens são importantes em uma casa de Umbanda, devemos
mantê-las cada uma em seu local, manter o respeito, e ter nelas a
devoção desejada, sem a idolatria. Devemos entender que são imagens de
representação de Anjos de Deus, e que é o próprio Deus que tem o poder
supremo sobre tudo e todos, inclusive sobre seus Anjos, que se
representam em forma de algumas imagens.

    Infelizmente muitas pessoas sem informação, sem entendimento, sem
noção de que pode ser a luz de um Orixá ou uma Entidade de Luz, faz a
confecção dessas imagens de uma forma totalmente inadequada e
equivocada, como por exemplo algumas imagens de representação de
nossos amados Exús e Pombo Giras, nas quais essas imagens são
imaginadas e confeccionadas com chifres, pés de bode, cauda, dentes
afiados, e o pior de tudo, muitas delas são feitas desnudas,
demonstrando total falta de respeito com um ser evoluído, tão evoluído
ao ponto de chegar a ser uma Entidade.

    E para piorar toda essa colocação, infelizmente muitos Zeladores
de Santo fazem seus Gongás, suas firmezas, seus assentamentos, com
imagens desse tipo, fazendo assim uma falsa visão sobre essas
Entidades.

    Não existe esse tipo de personagem maquiavélico ou promíscuo em
nenhuma legião de Entidades de Luz, essas imagens são criadas pela
mente doentia dos seres humanos, e que dão ênfase aos ataques
intolerantes daqueles que desejam que a Umbanda seja vista como magia
negra, para que assim possam amedrontar seus fiéis e fazer desse ponto
uma falsa colocação de proteção, sobre algo que não existe claro, e
dessa forma fazer com que esses fiéis paguem quantias em dinheiro para
o próprio bem estar dos falsos líderes que pregam más palavras contra
a Umbanda.

    Portanto em casas que notarem imagens nuas, ou com modo
promíscuo, ou mesmo "satanizados", no qual o Zelador prega que essa é
a verdadeira face dessas Entidades nas quais se utilizam o nome de
Entidades de Luz, a melhor coisa a fazer é se afastar, pois esse
Zelador, é um falso Pai ou Mãe de Santo, assim como os falsos líderes
de outras religiões.

    Respeite as imagens da Umbanda, respeite os assentamentos, os
firmamentos, respeite as Entidades de Luz, respeitem os Gongás, e
respeitem a si mesmos.

    Que Deus abençoe a todos, e perdoem a essas pessoas com total
falta de bom senso, que imaginam nossas amadas Entidades de Luz de uma
forma totalmente distorcida.

Carlos de Ogum.



                                     

                                           
quinta-feira, 20 de outubro de 2016 40 comentários

Lições dadas, lições compreendidas. (Por Aninha de Iemanjá)




    O êxtase da felicidade para um semeador é o momento da colheita dos
frutos. Nada melhor em saber que após arar a terra, plantar a semente,
regá-la, vê-la brotar, crescer, e finalmente observar os frutos
nascerem, crescerem, e assim podermos colhê-los. E assim é da mesma
forma quando pregamos algo que cremos dentro de uma religião, e essa
ideia e refletida entre todos que buscam o melhor caminho de
entendimento para que seja levado com seriedade aquela doutrina que
tanto amamos.

    Por esse motivo, após a mensagem de meu amado Mentor, Vovô Rei
Congo, que foi postado nesse blog no dia 30/09/2016, e minha reflexão e
meu entendimento que fora postado no dia 10/10/2016, temos hoje mais um
fruto dessas sementes reflexivas. E por isso estamos postando o texto de
minha amada afilhada Aninha de Iemanjá, para demonstrar como é
gratificante semear a Umbanda de uma forma correta e honesta, pois
devemos tirar essa ideia pregada por falsos umbandistas, falsos líderes
de outras religiões que tentam depreciar a nossa divina Umbanda.

    Agora vamos a nossa semente plantada que com sua reflexão e suas
palavras expôs a sua opinião. Antes do texto de nossa querida Aninha de
Iemanjá, gostaria de frisar que esse texto vai representar as dezenas e
dezenas de pessoas que entenderam a mensagem de meu Mentor, que
comentaram no blog, e se manifestaram de alguma forma. Muito obrigado a
todos.

Pai Carlos de Ogum.


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Semente frutificada

Texto de Aninha de Iemanjá.

    A Umbanda não vai trazer o seu amor de volta!

Não vai amarrar alguém à você simplesmente porque você deseja isso.

    Pois a Umbanda não mexe com o livre arbítrio de ninguém. E você
precisa aprender o que é o VERDADEIRO AMOR se amando para depois poder
amar alguém.

    A Umbanda não vai te deixar rico financeiramente, pois o material
não é do divino e você não o levará após o desencarne. Ela, se for de
sua vontade e perseverança, te deixará afortunado de Luz e evolução que
é o que mais vale aos olhos do Pai.

    A Umbanda e nem as Entidades de Luz lhe cobrarão por um passe, por
um trabalho de saúde, ou por um conselho. Quem cobra isso são médiuns de
má índole que não lhe ajudaram em absolutamente NADA e apenas sugaram
seus bens.

    As Entidades de Luz da Umbanda não são aquelas COISAS que vocês veem
nas Igrejas onde SERES HUMANOS DE MAU CARÁTER que precisam arrumar um
inimigo para combater, armam aquele TEATRO todo para DIFAMAR a religião
alheia.

    A Umbanda trabalha para a CARIDADE, a Umbanda tem Deus como o
salvador de todos e acima de qualquer um. Mas a Umbanda tem a
consciência que Deus, com sua benevolência, criou os Orixás, que são,
olhem só vocês, FORÇAS DA NATUREZA, tudo aquilo que VERDADEIRAMENTE foi
feito pelo Pai Maior. E também permitiu que aqueles que com muita FÉ e
CARIDADE conseguiram evoluir ainda quando encarnados, voltassem à essa
terra, como ESPIRITOS DE LUZ, para auxiliar à nós, seres humanos
extremamente falhos, que muitas vezes não sabem o significado da palavra
gratidão.

    Eu, como um ser falho também, que está em busca de evolução, fico
extremamente indignada e triste com tanta coisa distorcida que
transmitem sobre a Umbanda, que é uma religião e deve ser respeitada
como tal.

    E sinto muito mais isso ao ver que, muitas vezes, esse conceito todo
sobre esse dogma é transmitido por aqueles que se dizem umbandistas, mas
na verdade não passam de mistificadores, vaidosos, gananciosos, que não
tem sequer uma gota de conhecimento do que essa Religião verdadeiramente
ensina.

    É a falácia de muitos querendo encobrir os próprios erros colocando
a culpa no Orixá de coroa, na Entidade que está ali para lhe proteger,
se você permitir, claro, com seu livre arbítrio, e não para te colocar em
brigas, no mundo obscuro dos vícios em bebidas alcoólicas, drogas,
promiscuidade e tantos outros do qual, repito novamente, SEU LIVRE
ARBÍTRIO o colocou.

    A Umbanda é luz para quem deseja ser iluminado, a Umbanda é escola
da caridade, da humildade, do respeito ao próximo, da evolução. Tenham
mais respeito pelo seu corpo, pelo seu perispírito, pelo seu espírito,
por aqueles que lhe protegem, pela sua religião. E mesmo que você não
tenha religião, nem fé, tenha respeito, empatia.

Axé!

Aninha de Iemanjá
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Parabéns Aninha. Lições dadas, lições compreendidas!
(Carlos de Ogum. Seu padrinho orgulhoso.)



segunda-feira, 10 de outubro de 2016 88 comentários

Pedidos Incoerentes na Umbanda e suas Consequências

     


    Após recebermos a mensagem de meu Mentor amado, Vovô Rei Congo, na qual foi postado no dia 30/09/2016 nesse blog, e que falava sobre algumas visões e pedidos sem nexo de muitos consulentes mal informados sobre o que seria Umbanda, seus Orixás e suas Entidades de Luz,
resolvemos fazer algumas colocações sobre o mesmo tema, porém
mostrando com um olhar mais humano e imperfeito do que do olhar de uma
Entidade divina de luz, que tem a compreensão, a serenidade, o carinho
e o amor espiritual muito mais elevado que o nosso.

    Sabemos que a maioria dos consulentes que frequentam a Umbanda,
tem uma visão distorcida sobre a religião, claro que tem exceções,
porém não é difícil de ver em praticamente todas as Giras, em todas as
casas ou terreiros, um consulente com más intenções, desejando algo
fora de seu merecimento, desejando um amor amarrado, desejando fazer
oferendas para forçar algo que não está em seu caminho, enfim, são
tantas coisas e pedidos desconexos, e que devemos entender que esse
tipo de coisa não faz parte da Umbanda, mas sim de feitiçarias,
bruxarias e magias negras.

    Infelizmente além de consulentes desavisados e mal informados,
temos muitos médiuns, entre eles muitos Zeladores de Santo que induzem
à esses consulentes a acreditarem que a Umbanda possa se sujar com
esses tipos de pedidos, porém essas pessoas se utilizam do nome da
religião de Umbanda para mentirem, induzirem, enganarem, seja por
vaidade, por interesses próprios, por ignorância, por falta de
entendimento religioso, ou por qualquer razão aparente que levem essas
pessoas sem noção e bom senso, inventarem tais coisas, simplesmente
para enganar um consulente, que tem muito menos bom senso ainda, e vem
a um sagrado terreiro de Umbanda prestar o papel de um ser, que
provavelmente esteja sofrendo de idiotia, seja essa idiotia aguda ou
mesmo crônica.

    É inconcebível crer que uma pessoa inteligente, centrada e sensata
possa acreditar que uma Entidade de Luz, que já esteve um dia
encarnada nessa terra, que superou seus defeitos, que lutou contra
seus erros, que iluminou seus sentimentos, ao ponto de serem
agraciados com a benção de Deus a se tornarem uma Entidade
trabalhadora em prol da caridade, possam buscar a fazer algo contra o
livre arbítrio de outra pessoa, de atrapalhar a caminhada de um
semelhante, de tirar algo de alguém, de retirar a vida de um filho de
Deus, de obrigar um ser a ficar com outro ser através de
amarrações, simplesmente porque um consulente sem amor próprio, sem
noção, sem humildade e sem vergonha na cara deseja?


    Logicamente que não!

    Nenhuma Entidade de Luz ia prestar esse papel obscuro, nenhuma
Entidade de Luz ia se vender por charutos, marafo, materiais
orgânicos, ou qualquer tipo de coisa que esses falsos umbandistas
pregam para ser feito indo contra a caridade, o amor e o livre
arbítrio.

    Logicamente que sabemos que existem vários tipos de ritos,
variações, doutrinas, formas ou fundamentos inerentes a cada
seguimento umbandista. Porém, mesmo dentro dessas variações diversas,
existem fatos e sentimentos constantes que provocam à todos os
instantes o pensar amargo, mesquinho, vaidoso, não só entre os médiuns
de uma casa, mas também entre os Zeladores ou Sacerdotes, além de
virem também dos consulentes e assistentes, e principalmente dos
filhos da casa menos dedicados, rebeldes ou descompromissados com a
religião.

    Essas incoerências provocam verdadeiras revoluções na cabeça dos
médiuns mais dedicados, mais responsáveis e compromissados que veem
seus guias e a si mesmos sendo usados no ardil da caridade, em que os
consulentes pedem mundos e fundos, das coisas mais banais as mais
absurdas e sórdidas.

    Mas sabemos que nada ocorre por acaso, tudo tem uma razão e um
motivo de ser, e muitas vezes devemos pegar esses erros banais como
lições para nossa evolução.

    Devamos entender que essa busca e pedidos de consulentes em
Terreiros, tipos como amarrações, homens, mulheres, amor, emprego,
rivalidades no trabalho, adiantar processos diversos na justiça,
afastar o filho(a) de um amor inconveniente (aos olhos dos pais),
saber sexo de bebê, se vai engravidar, se o marido (ou mulher) está
traindo, Pombo Gira de frente atrapalhando a vida, demandas que não
existem (só na cabeça da própria pessoa, principalmente vindas de
sogra, vizinha, parente ou conhecido próximo), que a vida não anda
porque tem alguma coisa espiritual (foi em algum local e disseram), e
tantas outras que nada têm referência à religião, mas sim a um estado
de conflitos da própria pessoa.

    A maioria das pessoas que procuram um Terreiro de Umbanda, não
veem ali como um local sagrado e religioso, pois em suas mentes não
sabem definir o que seja um problema espiritual ou problema material.
Colocam tudo em termos de solicitar ao espiritual, seja lá o que for,
seja para as Entidades de Luz, seja para os Orixás. E com isso criam
um ciclo vicioso de trocas, na qual os erros desses modos de agir
caiam, uma parte sobre os consulentes, e outra parte nas casas que
assim procedem dando margem e ênfase a esses pedidos sem nexo,
construindo uma falsa imagem da Umbanda como "faz tudo", imediatismo,
magia, adivinhação ou feitiçaria, e sempre a base de alguma troca,
pois os falsos umbandistas, os mistificadores, os líderes desonestos,
fazem esses supostos trabalhos com a intenção apenas de receberem
vantagens financeiras ou barganhas para eles próprios.

    A Umbanda nada cobra pela sua caridade, os trabalhos feitos dentro da religião, para trazer a paz, saúde, harmonia, abertura de caminhos, entre outras coisas aceitáveis, não são baseados em vantagens financeiras ou barganhas, pois os verdadeiros umbandistas, os que
respeitam a religião, seus Orixás e suas Entidades de Luz, auxiliam
nos trabalhos aos consulentes, sendo esse auxilio algo que não agridam
as regras da religião, sem cobrarem nada por isso, a não ser a fé de
cada um.

    No entanto infelizmente a assistência e os consulentes tem uma
visão bastante deturpada da religião umbandista, pois por muitas vezes
quando se é explicado que a casa ou os médiuns não cobram nada pelo
auxilio oferecido, em nome de Deus, dos Orixás e das Entidades de Luz,
esses consulentes, por já terem participado de outras casas, nas quais
os Zeladores, médiuns ou Sacerdotes desonestos, se utilizam dessa
cobrança financeira, esses consulentes se tornam dependentes morais
desse tipo de colocação ou ação, e veem as Entidades de Luz ou os
médiuns como muletas que vão sempre os apoiarem, deixando assim de
terem iniciativa e saírem para buscarem seus merecimentos.

    Quando isso ocorre, quando se deixa o livre arbítrio de lado,
quando tentam conseguir tudo que acham que merecem por intermédio de
trocas, quando só vão a uma casa, mesmo as honestas, apenas para pedir
e pedir, as coisas já não são aceitas. Normalmente quando isso
acontece os consulentes, ou se decepciona com a Umbanda e acabam
procurando uma outra religião para ser pedinte, e é o que está
acontecendo extremamente hoje em dia, podendo também procurarem um
outro terreiro que possa suprir as suas necessidades e os seus vícios
de pedir tudo e qualquer coisa.

    Quando essas pessoas vão a um local que não tem uma visão de
materialidade, mas de espiritualidade, onde os médiuns, os Zeladores
dirigente estão voltados ao espiritual, sendo o material colocado em
seu devido local, oriundo da própria busca das pessoas, em que esse
espiritual pode auxiliar, mas não resolver, dar aquilo que a pessoa
vai ali pedir, existe um grande impacto.

    Algumas casas se dão ao trabalho que colocar nos quadros de aviso
ou, antes das giras, o Zelador ou um médium ali o representando, diz
as pessoas da assistência sobre a postura da casa e sua ordem de
funcionamento, e que ali não se faz trabalhos para isso ou aquilo, não
trás ninguém ou amarra alguém. Só que, mesmo com os avisos (escritos
e/ou verbais), esses assistentes que já adquiriram o vício do pedir
e/ou pagar para ter, vão as Entidades, e ali despejam suas necessidades
materiais, psicológicas e sociais diversas.

    Muitos médiuns ou pela consciência de suas incorporações, ou pelo
recado deixado aos Cambonos pelas Entidades, ficam muito decepcionados
com essas situações. Isso não só pelos pedidos, mas também pela reação
dos consulentes quando a Entidade de Luz se nega a realizar o pedido,
seja através de um simples não faço, ou aqui não se faz isso, ou de
uma bronca pelo que lhe foi solicitado dizendo que ali não é local.
Muitos consulentes saem falando mal das Entidades, e a casa: que é
fraca, que é um absurdo não prestar a caridade (que eles querem), que
em todos os locais que foram fizeram trabalhos e outras coisas das
mais absurdas possíveis, simplesmente porque ali não encontraram
terreno fértil as suas necessidades.

    O interessante disso tudo é que, mesmo não sendo tarefa principal
das Entidades de luz resolverem os problemas materiais, psicológicos
ou sociais, elas tentam orientar, mostrar caminhos, mostrar outras
perspectivas, formas e mudanças de postura, comportamento, maneira de
pensar e até de buscar uma religiosidade necessária a essas pessoas
sem noção, que acreditam que a Umbanda em um estalar de dedos ai mudar
o destino daquele que nada faz para obter o merecimento em receber uma
graça de Deus.

    Porém mesmo tendo uma orientação e uma ajuda, que não foi a que
queriam, mas a que necessitavam, muitos consulentes não ficam
satisfeitos e, alguns, até decepcionados e raivosos, falando mal da
casa, do médium, e até da própria Entidade, simplesmente porque muitos
desses consulentes só desejam ouvir coisas que lhe agradem, coisas que
só deve ser bom pra eles, independente se vai ter que prejudicar outra
pessoa, com suas mesquinharias, suas invejas, seus orgulhos, seu
falso amor.

    Para não generalizar nossos amigos consulentes, podemos afirmar
que uma grande parte deles ficam admirados em encontrar muitas vezes,
soluções simples e derradeiras para as suas vidas ou para seus
problemas, mesmo sabendo que não se trata de algo espiritual, esses
consulentes entendem que a Entidade de Luz se colocou a auxiliá-los em
outras questões, sapientes que os passos, a mudança, as ações e a
busca ou modificações de suas vidas, são unicamente responsabilidades
deles mesmos.

    Esses amigos coerentes são conscientizados que um descarrego, um
passe, um banho, ou até mesmo um trabalho (quando é necessário e
prioritário) não vai resolver seus problemas, mas vai lhes permitir
uma melhora, uma harmonia, uma melhor visão sobre as coisas e sobre
suas vidas& que não há milagres gratuitos pelo simples pedir, mas que,
se os milagres acontecem, é por algum merecimento o indivíduo
conseguiu, e isso não ocorre porque o Guia assim o quis, nem porque o
Orixá assim o quis, mas sim porque outros fatores ali se mostraram
relevantes para que aquela graça fosse alcançada. E, aí sim, a
interferência das Entidades de Luz e Orixás foi permitida na ajuda
aquela pessoa.

    Eu como Zelador de Santo, responsável por uma casa de Umbanda, e
que tenta passar o que é realmente Umbanda para todos, gostaria de
frisar algo bem importante, e que certamente vai deixar muitos
consulentes decepcionados, e muitos falsos Zeladores que usam o nome
da Umbanda para ganhos financeiros e trocas sem nexo ou noção, um
tanto rancorosos com minha colocação, porém preciso dizer algo que
iria ajudar muito aos desavisados e ignorantes, que são convencidos em
acreditar que tudo é espiritual e tudo pode ser resolvido por meio de
trocas e barganhas, financeiras ou não. Se essa informação fosse
melhor divulgada muitos saberiam que esses atos não são e nem cabem a
Umbanda, mesmo com toda a sua diversidade e pluralidade religiosa,
pois não é propósito da religião de Umbanda o lucro financeiro, a dependência/ignorância religiosa ou a resolução de qualquer problema a base de trabalhos para tudo e qualquer coisa.

    Quando realmente existe a necessidade de se fazer um trabalho numa
casa de Umbanda, sempre existe um motivo e explicação para o mesmo. O
grande propósito da Umbanda, imerso em todas as suas tradições,
variando em formas e não em essência, é contribuir e ajudar no
crescimento espiritual, moral e até material das pessoas, numa
elevação de consciência contínua, também chamada de evolução, que é a
parte principal de tudo. E uma humanização do ser humano envolto a um
divino (Deus, Orixás e Guias), em uma fé consciente e coerente, que
transporte para o meio social o respeito e a dignidade que uns devem
ter para com os outros, pois somos todos iguais perante a Deus nosso
Pai Maior.

    Devemos entender muito bem que as Entidades de Luz e os Orixás não
são nossos serviçais, e também temos que ter a compreensão de que
muitos de nossos problemas vem de origem cármica, portanto não podem
ser resolvidos rapidamente, como desejamos, pois sempre é exigido um
tempo para sua espiação.

    Portanto não adianta a ansiedade, a cobrança descabida, bater pé
ou reclamar com as Entidades de Luz desejando uma solução
imediata. Lembremos que nenhuma Entidade, Guia ou qualquer enviado dos
Orixás se apresentam em Terreiro algum para resolver nossos problemas
materiais. Tudo tem seu tempo e sua hora dentro do merecimento de cada
um. Portanto devemos pedir resignação e força para enfrentar as nossas
dificuldades e principalmente auxílio para sermos merecedores da graça
que buscamos.

    Então é fundamental que se compreenda que um terreiro de Umbanda não é uma tenda de milagres, onde chegamos e em um passe de mágica todos nossos problemas materiais serão resolvidos.

    Uma casa de Umbanda é uma das casas de Deus, e lá devemos ver a
Umbanda como uma religião, e que através de nossa fé e nossas orações,
recarregaremos as energias perdidas, e lá renovamos nossa fé em Zambi
(Deus), e através da caridade pura evoluímos como seres humanos,
alcançando a serenidade para vencermos os obstáculos de nosso dia a
dia.

    A falta de coerência de alguns consulentes é de assustar, posso
descrever aqui alguns pedidos sem noção nenhuma que algumas pessoas
tem a petulância de fazer em um Terreiro de Umbanda, aos Guias
trabalhadores, desrespeitando totalmente a religião e todos os
envolvidos seriamente com ela.

    Dentre esses "pedidos sem noção", já me deparei com pessoas
pedindo aos Exús que um suposto inimigo desse consulente fique doente,
que morra, que sofra, ou pedir a uma Pombo Gira que acabe com um
casamento apenas e tão somente para que aquela pessoa
solicitante tenha uma relação carnal ou até mesmo afetiva com um
membro do casal citado no casamento, ou mesmo quando é pedido para que
uma pessoa seja amarrada emocionalmente ao solicitante, simplesmente
porque esse solicitante acredita que deve ter aquela pessoa para si,
enfim, são tantos desatinos pedidos por consulentes mesquinhos,
invejosos, sem amor próprio que as Entidades de Luz, por muitas vezes
tentam mostrar o caminho a ser tomado, que não é dessa maneira que
receberemos nossos merecimentos,  e se o consulente não entender, se
ficar indignado, e se insistir nesses desatinos com a Entidade,
simplesmente é pedido para se retirar da casa de caridade, pois
nenhuma Entidade de Umbanda faz o mal, nenhuma Entidade vai aceitar as vontades mesquinhas e incoerentes de um consulente sem noção do que é a verdadeira Umbanda, a Umbanda de Deus, dos Orixás, das Entidades de Luz, e principalmente da caridade.

    Temos que ter em mente que desejos humanos não vogam nada para que
aconteça o mal a um semelhante, principalmente dentro de um Terreiro
de Umbanda, pois nossa religião é caridade pura!

    Lembremos que as Entidades de Umbanda, da legítima Umbanda, não
desses rituais de magia negra em que os falsos, desonestos e
enganadores tentam colocar como Umbanda; nossas Entidades da Umbanda
são incorruptíveis. Não são compradas por coisas materiais, muito
menos de repente, mudam sua moral e sua conduta apenas porque ganharam
coisas materiais ou então porque seu médium ganhou algum tipo de
agrado.

    Nós, seres humanos imperfeitos, ainda não temos as condições de
avaliar e entender totalmente se nossos pedidos são ou não são pedidos
justos ou não, pois normalmente estamos relacionados de alguma forma aos mesmos.

    Sempre temos um interesse de que aquilo aconteça. Não temos o
olhar exterior, o olhar externo, um olhar verdadeiro sem interesses
pessoais, um olhar sem mesquinharia, sem inveja, sem rancor.

    Porém as Entidades de Luz tem este olhar porque sabem de coisas que as vezes escondemos das outras pessoas, sabem de nossos reais interesses e o principal, sabem o que seria melhor para nós ou não.

    Além de terem este olhar frio, do que é realmente justo e
necessário para nossa vida, sabem avaliar com isenção o que é justo em
nossos pedidos ou não.

    Outro aspecto que é avaliado em nossos pedidos sempre é se aquilo
que pedimos é realmente necessário à nossas vidas ou se fará bem à
nós. Se nos será útil ou não. Às vezes pedimos uma coisa que não está errada, até que é um pedido justo, porém, no fundo não será uma boa opção para nossas vidas, então não acontece.Isto pela intervenção das Entidades que sempre querem o melhor para nós e nos afastam de más escolhas.

    Até este momento vimos que nosso pedido deve ser algo
correto, que não vai prejudicar outrem, que seja justo aos olhos das
Entidades e que vão nos trazer coisas boas pela avaliação dos Guias. Além disso podemos acrescentar outro fator: nosso merecimento.Podemos até estar pedindo algo correto, ético, que seja justo e até nos fará bem, mas se não tivermos o merecimento não receberemos a graça.

    Portanto, amigo consulente desinformado, não adianta se achar
merecedor de um auxílio, de uma ajuda, de uma graça ou de uma benção
por parte do plano espiritual, se esse seu pedido for de atrapalhar a
vida de um semelhante, de forçar um amor criado em uma mente doentia,
de tentar desestruturar e fechar os caminhos de um irmão, ou qualquer
tipo de coisa que seja considerado ruim para alguém, independente de
quem for.

    Aquela pessoa que vive por si e para si, buscando a
espiritualidade para seus bens próprios, e acha que o Terreiro é uma
catapulta para seus interesses sociais e materiais, estão muito
enganados, pois devemos entrar em um Terreiro para doar caridade, e
não cobrar algo que venha de nossos péssimos sentimentos de humanos
não evoluídos.

    Se caso estiver em um Terreiro de Umbanda, e um Zelador ou Médium
disser que faz isso ou aquilo conforme a vontade do consulente
mesquinho, pode ter certeza que ali não há uma Entidade de Luz, é
apenas uma pessoa não desenvolvida mediunicamente e nem
espiritualmente, que, ou está tentando arrecadar bens econômicos para
si próprio, ou está tomado pela vaidade, ou está mistificando, ou está
induzido por espíritos Zombeteiros. Nesse caso coloque os dois pés pra
fora dessa casa, pois ali, pode usar o nome Umbanda, mas certamente
não é.

    Temos sempre que refletir para entendermos que ao pedirmos algo à
uma Entidade, este pedido passa pelo crivo do que é certo ou errado,
numa visão bem mais ampla do que a moral católica vigente. Também
passa pela avaliação se é justo, aos olhos das Entidades de Luz. Temos
que entender que devemos ser merecedores desta graça, e se mesmo que
sejamos merecedores da graça aos olhos das Entidades, mesmo que o que
estivermos pedindo seja justo e correto, acima de tudo isso, das
avaliações das Entidades e do desejo delas de nos ajudar existe a
vontade de Deus, que é Inteligência suprema do Universo, causa primaria
de todas as coisas. Esta inteligência é onipotente. Está acima das
Entidades, dos Orixás, dos Santos e principalmente de nossa vontade.

    Finalizando, reflita muito bem ao levar seus pedidos à um
Terreiro de Umbanda, pois se forem maus pedidos, pedidos mesquinhos,
pedidos sem noção, certamente não serão atendidos, podendo você ainda
ao sair do Terreiro, captar pelas ruas, com seus maus pensamentos,
espíritos sem luz, como Kiumbas, Eguns e Zombeteiros, fazendo com que
sua mente e sua alma se tornem piores do que já eram ao imaginarem que
poderiam se utilizar da Umbanda para seus atos mesquinhos.

    Reflitam!


Pai Carlos de Ogum

 
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