quinta-feira, 30 de maio de 2019 34 comentários

Mediunidade em 10 Lições (Umbanda)


Resultado de imagem para mediunidade

    Na Umbanda, a religião que mais se ativa e se utiliza a mediunidade, sempre ouvimos falar sobre o desenvolvimento mediúnico, e esse desenvolvimento deve ser feito com a melhora de cada um de nós, e muitas vezes devemos seguir caminhos, que a princípio nos parece extremamente difícil, por sermos seres humanos falhos, e vivermos de acordo com as nossas próprias convicções, ou convicções que nos parecem as mais coerentes, ou mesmo facilitadas.

    Mas será que é dessa forma que devemos agir para iniciarmos o nosso desenvolvimento mediúnico?

    Sempre é dito a quem se propõe a ser umbandista que o desenvolvimento, chamado de "desenvolvimento mediúnico e espiritual" por Zeladores e responsáveis pela Umbanda, se deve ser iniciado com a presença de um médium não desenvolvido em um terreiro, e essa é a forma correta dessa iniciação, porém devemos entender que o desenvolvimento não é apenas isso, pois para sermos realmente médiuns desenvolvidos corretamente, devemos nos desenvolver internamente, desenvolver nossas atitudes, nossos atos, nossos pensamentos, nossas ações, nossa vida.

    Sendo assim temos que não só estarmos em um terreiro para fazer o desenvolvimento mediúnico, mas temos que estar em um caminho verdadeiro no que chamamos de "ligação pessoal com o mundo da
caridade", e para isso vamos buscar entender as lições dadas dentro da espiritualidade, e essas lições foram dadas ´´pelo espírito de André Luiz, com Psicografia de Francisco Cândido Xavier, chamada de
"DECÁLOGO PARA MÉDIUNS" (Livro: O Espírito da Verdade. Lição nº 05. Pagina 22), frisando que os comentários foram feitos por Carlos de
Ogum, autor desse texto.


*******************************************************************

1- "Rende culto ao dever."

"Não há fé construtiva onde falta respeito ao cumprimento das próprias obrigações (André Luiz)."

    Vamos analisar friamente essa lição. Como poderemos demonstrar nossa fé, estando nós negligentes com as nossas obrigações, como poderemos estar demonstrando a coerência da fé na qual dizemos crer, se aquilo que nos foi imposto, seja por missão ou por obrigação, nós deixamos de lado, esperando ser esquecido, sem ao menos tentarmos fazê-lo, assim sendo não somos capazes de ao menos respeitar as nossas obrigações, como poderemos fazer que alguém respeite a nossa fé, pois certamente nem nós mesmos estamos a respeitando, tornando-se assim a dita "hipocrisia religiosa".

*******************************************************************

2 - "Trabalha espontaneamente."

"A mediunidade é um arado divino que o óxido da preguiça enferruja e destrói (André Luiz)."

    Sabemos que a ociosidade é um vício terrível para a destruição da evolução, porém é um vício muito pior para a mediunidade de quem está tentando buscar o verdadeiro desenvolvimento mediúnico e espiritual.
Não devemos nos entregar a preguiça de forma alguma, pois ela nos consome energia muito mais do que quando buscamos o caminho do
trabalho árduo. Sendo assim a ociosidade deve ser banida da vida daquele que deseja verdadeiramente investir em sua mediunidade, e assim fazer a caridade espiritual a quem necessita.

*******************************************************************

3 - "Não te creias maior ou menor."

"Como as árvores frutíferas, espalhadas no solo, cada talento mediúnico tem a sua utilidade e a sua expressão (André Luiz)."

    Muito se vê em terreiros, centros, templos de Umbanda, alguns médiuns tentando se mostrar muito especiais, dizendo que essa ou aquela Entidade de Luz que diz estar em sua Coroa, é melhor ou mais poderosa da Gira. E essa colocação faz com que alguns médiuns se achem inferiores a esses médiuns ditos poderosos. Contudo devemos entender que não há esse ou aquele médium superior ou inferior dentro de uma casa de Umbanda, pois todos tem suas funções, suas responsabilidades, seu modo de trabalho, sua missão, e todos, sem tirar nem por, são apenas médiuns, independente de qual Entidade carregar na Coroa, independente de qual tipo de trabalho faça, independente de ser um Zelador ou um Cambono, todos tem seu valor, e devem ser vistos sempre da mesma forma, ou seja, trabalhadores pela e para a caridade. Portanto para estarmos dentro de uma racionalidade mediúnica espiritual, devemos respeitar a todos que fazem parte da corrente, e nunca tentarmos nos sobrepor aos nossos companheiros de trabalho espiritual.

*******************************************************************

4 - "Não esperes recompensas no mundo."

"As dádivas do Senhor, como sejam o fulgor das estrelas e a carícia da fonte, o lume da prece e a bênção da coragem, não têm preço na Terra (André Luiz)."

    Muitas pessoas ditas umbandistas se adentram em terreiros, dizem fazer a caridade, demonstram estar com Entidades de Luz, e isso apenas para preencher a sua própria vaidade, ou fazer disso um modo de sobreviver economicamente, porém a Umbanda já diz, caridade é para ser feita com amor, e não com cobranças, nem para elevar seu ego. E assim sendo, devemos nos manter dentro da caridade sempre, sem esperar nada em troca naquilo que possamos auxiliar a quem necessita, pois estamos a serviço de Deus nessa encarnação, e assim devemos compreender que nossas recompensas virão das mãos dele.

*******************************************************************

5 - "Não centralizes a ação."

"Todos os companheiros são chamados a cooperar, no conjunto das boas obras, a fim de que se elejam à posição de escolhidos para tarefas mais altas (André Luiz)."

    O trabalho espiritual é árduo, porém não devemos nos esconder para não fazê-lo, muito menos escolher o que fazer, ou a quem fazer. Devemos estar aptos a todo e qualquer tipo de trabalho espiritual, todo e qualquer auxilio, seja para toda e qualquer pessoa, seja da mais abastada a mais humilde, de qualquer raça ou gênero, e somente assim teremos a verdadeira espiritualidade dentro de nós.

*******************************************************************

6 - "Não te encarceres na dúvida."

"Todo bem, muito antes de externar-se por intermédio desse ou daquele intérprete da verdade, procede, originariamente, de Deus (André Luiz)."

    Nós que amamos a Umbanda de uma forma grandiosa, temos uma
tristeza profunda no que se refere a idolatria de encarnados, e isso é pregado em diversas religiões, inclusive na própria Umbanda, feita por falsos Zeladores de Santo, que se acham acima do bem e do mal, e por muitas vezes impondo as suas próprias vontades e regras, esquecendo que somente Deus tem a verdade plena, e nunca daria a encarnados falhos como nós o poder de impor o caminho a nossos semelhantes. Portanto jamais deixe que um encarnado, independente de qual nomenclatura carregar, induza seja quem for, caminhar por caminhos que estejam fora da vontade e da verdade de Deus. Se estiveres em dúvida dos atos e ações de um líder religioso, seja ele de que dogma for, siga pela verdade divina, e não se deixe prender na sua dúvida ou no seu receio imposto pelas palavras desse ou daquele falso líder.

*******************************************************************

7 - "Estuda sempre."

"A luz do conhecimento armar-te-á o espírito contra as armadilhas da ignorância (André Luiz)."

Sabemos que dentro da espiritualidade temos vários caminhos para a verdadeira luz, porém sabemos também, assim como dissemos acima, que existe muitos falsos líderes religiosos que se utilizam do nome da Umbanda, assim como em outras religiões, apenas para induzir seus fieis em caminhos não tão iluminados, como pregar cobranças
desproporcionais, criar inimigos inexistentes, atacar se utilizando de preconceitos, induzir a trabalhos e entregas sem a mínima noção ou nexo, entre tantas coisas que mistificam e inventam por vontade própria. E para isso um médium deve estudar profundamente todas as
leis e regras espirituais, religiosas, umbandistas, para que assim não seja alvo desses falsos líderes religiosos, sejam eles por mistificação, ganância ou vaidade. Não devemos ser ignorantes para não nos deixar ser induzidos pelos verdadeiros ignorantes.

*******************************************************************

8 - "Não te irrites."

"Cultiva a caridade e a brandura, a compreensão e a tolerância, porque os mensageiros do amor encontram dificuldade enorme para se exprimirem com segurança através de um coração conservado em vinagre (André Luiz)."

    Nós, trabalhadores pela e para a caridade, temos que ter a ciência de que estamos lidando com seres divinos, de luz, superiores, amáveis, caridosos ao extremo, e que para que possamos estar em união com essas forças divinas, temos que nos portar com tranquilidade, sensatez, serenidade e calma extrema. Devemos saber relevar os erros alheios, os ataques para conosco, não deixando a irritabilidade tomar conta de nosso ser, para que assim estejamos aptos minimamente a ter a benção de termos essas maravilhosas Entidades de Luz nos agraciando com suas mensagens de caminhos iluminados para chegarmos aos braços de Deus.

*******************************************************************

9 - "Desculpa incessantemente."

"O ácido da crítica não te piora a realidade, a praga do elogio não te altera o modo justo de ser, e, ainda mesmo que te categorizem à conta de mistificador ou embusteiro, esquece a ofensa com que te espanquem o rosto, e, guardando o tesouro da consciência limpa, segue adiante, na certeza de que cada criatura percebe a vida do ponto de vista em que se coloca (André Luiz)."

    Assim como dissemos acima, a irritabilidade nos deixa inaptos ao bom trabalho junto as Entidades de Luz, portanto o médium deve estar ciente de que essa irritabilidade pode crescer caso deixemos ser levados pelas falsas criticas, e assim sendo devemos perdoar infinitamente, para que possamos manter nosso coração puro, nossa mente sem aberturas para a obsessão, e nossa mediunidade intocável para que possamos ter a sagrada benção de podermos trabalhar para as Entidades de Luz e assim trazermos a caridade delas a quem desejar e necessitar.

*******************************************************************

10 - "Não temas perseguidores."

"Lembra-te da humildade do Cristo e recorda que, ainda Ele, anjo em forma de homem, estava cercado de adversários gratuitos e de verdugos cruéis, quando escreveu na cruz, com suor e lágrimas, o divino poema da eterna ressurreição (André Luiz)."

    Nós, umbandistas sabemos que somos perseguidos de uma forma cruel e sem limites, e isso tanto por encarnados quanto por desencarnados.
    Por encarnados, pelos pregadores dos preconceitos religiosos, que induzem seus fieis ao ódio, ao desamor, a intolerância sem limites, e isso pelo simples fato de criar um inimigo inexistente, para que assim façam falsas pregações, e dentro dessas pregações clamam pelo nome do "demônio" a cada minuto, criando uma histeria coletiva dentre seus fieis, e claro com um único objetivo, tirar forçadamente desses fieis quantias em dinheiro, como dízimos, ofertas, e tudo mais que puder interessar a esses líderes hipócritas e gananciosos.
    Pelos desencarnados, pelos espíritos trevosos, sem luz, como
Kiumbas, Eguns e Zombeteiros, que se energizam dos ataques a médiuns iluminados com o dom da caridade, e que desejam trabalhar verdadeiramente pela e para a Umbanda.
    Nós, médiuns trabalhadores da Umbanda, devemos não ter receios
desses atacantes, tanto desencarnados quanto encarnados, nunca devemos deixar nossa missão, pois Deus assim nos confiou ela. E para nossos atacantes encarnados, rezemos por eles, e para desencarnados, buscaremos auxilio para que tenham o entendimento, o encaminhamento, o resgate, o tratamento necessário, o ensinamento, e claro a evolução.
    E assim com esse decágono nos ensinado por André Luiz, e psicografado por Francisco Cândido Xavier, deveremos buscar uma reflexão lógica, para que possamos não ser apenas médiuns, mas médiuns preparados, desenvolvidos, verdadeiros, para podermos levar as mensagens das Entidades de Luz, em nome de Deus nosso Pai Maior.

    Salve a verdadeira mediunidade, e todas as lições que aprendemos com ela!

Carlos de Ogum
segunda-feira, 20 de maio de 2019 40 comentários

Entidades do Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê (TUPOM): Linha dos Ciganos e Ciganas


Resultado de imagem para ciganos da umbanda

    Hoje seguiremos com os textos que se referem as características das Entidades de Luz trabalhadoras do Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê(TUPOM), para tentarmos passar aos amigos leitores o modo de trabalho de cada uma dessas divindades, e dessa forma demonstrar nosso carinho absoluto a elas, de tal forma que nós que temos contatos semanalmente com esses Anjos de Deus, sabermos reconhecer as diferenças de cada Entidade, de cada gesto, de cada sorriso, de cada palavra, fazendo assim podermos com toda a certeza diferenciar e demonstrar a todos que não tem esse contato tão frequente.

    Em outras postagens falamos dos Caboclos e Caboclas, já falamos das lindas Pombos Giras, e dos amados Pretos e Pretas velhas de nosso Terreiro, no qual segue os links abaixo:







    No texto de hoje falaremos um pouco dos nossos amigos e amigas protegidos da linda Santa Sara Kali, o nosso maravilhoso Povo Cigano.

    Em nosso terreiro temos o prazer de estarmos com as seguintes Entidades dessa linha:

* Cigano Mestre.
* Cigano de Aruanda.
* Cigano Boiadeiro.
* Cigano Baltazar.
* Cigana Rosa.
* Cigana Magdalena.
* Cigana Sara Menina

    E assim daremos início aos nossos textos.

CIGANO MESTRE: O Cigano Mestre é o líder dos trabalhos dessa linha no terreiro, foi chefe de seu clã quando encarnado, e após ter obtido a benção de ser uma Entidade de Luz em nome de Deus, ele continuou a ser o grande mestre para todos que o seguia.

    Não menciona seu nome verdadeiro, pois os grandes líderes ciganos não expressavam seus nomes a quem não fosse de sua tribo, e assim dentro da espiritualidade ficou conhecido como "O Cigano Mestre".

    Grande quebrador de magias negras e de feitiçarias, dominador de Eguns, Kiumbas e Zombeteiros, ele está sempre a frente quando se faz necessário esses trabalhos de desobsessão.

    Especialista em carteado, vidência através da borra de café,
observador de almas perdidas, mesmo encarnadas, assim é o trabalho desse Cigano poderoso.

    Suas palavras pausadas, calmas, serenas, ditas no momento certo, para a pessoa correta, faz com que seus consulentes se sintam extremamente tranquilos, em paz, e esperançosos.

    Tem o domínio de qualquer situação dentro e fora do terreiro, não se faz de rogado quando necessita falar algo, suas consultas são bem expressadas, reflexivas, bem orientadas, não deixando o consulente sem uma resposta, ou confuso sem entender o porque de cada acontecimento.

    Seu poder sobre a vidência na busca de resposta em seu carteado é surpreendente, porém quando o destino está colocado de uma forma na qual algumas lições da vida são dadas de maneira a deixar o consulente crer que está sobre o efeito de magia negra, e na verdade não é, sendo apenas o destino daquele consulente a viver certo tipo de situação para seu crescimento e sua evolução, o Cigano Mestre não revela o futuro, para que assim não seja quebrado o valor do ensinamento.

    E assim se dá o término do resumo das características do grande
líder desse povo lindo, o poderoso Cigano Mestre.

CIGANO DE ARUANDA: O Cigano de Aruanda é uma Entidade muito forte,
porém muito serena. Tem em seu jeito de falar, de demonstrar seu carinho pelos seus filhos, uma forma muito intensa.

    Seu olhar penetrante, seu modo harmonioso nos diálogos, seu jeito tranquilo no andar, traz aos consulentes uma paz sem igual.

    Porém por trás de todo esse carisma há um grande batalhador, um
lutador nato contra a magia negra, contra os espíritos endurecidos, um excelente encaminhador de obsessores.

    Suas consultas se iniciam com a busca de algum tipo de obsessão no consulente, e se houver ele já diz e retira, caso não há ele deixa seu consulente a vontade em contar tudo e deixar o coração tranquilo, e se for algo que possa auxiliar dentro das regras da Umbanda, ele o faz, caso contrário ele explica calmamente o porque não será da maneira que o consulente deseja, e recomenda esse consulente a refletir sobre tudo dito e ouvido.

    E assim se dá o término do resumo das características do
carismático e sereno, nosso amigo Cigano de Aruanda.

CIGANO BOIADEIRO: O Cigano Boiadeiro é um dos mais observados dentro da Gira do terreiro. Extremamente forte, rápido, de poucas palavras, e todo um jeito que chama muita atenção.

    Sua chegada na Gira é impossível não ser notada, seu modo de fala é um tanto ríspido, seus passos são fortes e ligeiros, fazendo com que quem vê ele pela primeira vez, possa se assustar um pouco.

    Entidade excelente para os trabalhos de limpeza do terreiro, em afastar Eguns, Kiumbas e Zombeteiros,

    Quando dá consulta ele o faz de maneira muito rápida, não espera ouvir muito o que o consulente tem de falar, principalmente o consulente que fala um fato e o repete na fala seguinte. Antes de
completar a fala, o Cigano Boiadeiro já o responde, pois logicamente já sabe do que se trata.

    Se um consulente buscar algo que seja contra as regras
umbandistas, esse Cigano simplesmente gira seu braço sobre a sua
própria cabeça, e como se atirando um laço, joga esse laço invisível sobre o consulente, dizendo a ele:

    "Você está preso em suas próprias más intenções, sente-se na
assistência, se desejar, e reflita sobre o que realmente você deseja e o que merece, assim que refletir retorne, se desejar."

    E já se vira de costas e sai, deixando o consulente aos cuidados do Cambono.

    Esse é o Cigano Boiadeiro, o que é sempre recomendado é que o
consulente chegue com o coração com amor, pois ele percebe todo tipo de maldade.

    E assim se dá o término do resumo das características do radical e poderoso, Cigano Boiadeiro.

CIGANA ROSA: Uma das mais belas e carismáticas Ciganas de nossa casa. Ela chega ao terreiro trazendo sua dança sedutora, linda como uma flor, porém se vê algo de errado, seja no terreiro, seja com os
médiuns, seja na assistência, ela sem demora mostra seus espinhos,
dando sempre uma bela lição para que erros não ocorram mais.

    Ela trabalha na Umbanda na linha do Oriente trazendo ensinamentos, paz, amor e caminhos abertos a quem lhe dedica uma oração com carinho e fé, e sendo assim ela está sempre disposta a ouvir tudo que o consulente deseja-lhe dizer.

    Protetora das crianças, principalmente as meninas, na qual a
Cigana Rosa sempre busca a demonstrar seu carinho e seus ensinamentos.

    No terreiro ela está sempre com uma rosa na mão ou no cabelo,
gosta de dançar, e quando roda parece hipnotizar a todos ao seu redor.

    Excelente no trabalho de limpeza de aura, deixando seus
consulentes leves como uma pluma.

    Tem a sabedoria da quiromancia, a vidência através da água, borra de café, pétalas de rosa, e tem toda a sabedoria e conhecimento das sete magias ciganas, fazendo com que essa ciganinha seja extremamente especial e muito conhecida por todos.

    Gosta muito de ouvir seus consulentes, e se esse trouxer uma rosa vermelha a ela, a abençoa, faz dela um patuá e devolve ao consulente para que seja guardado com ele, para sempre que precisar, pegue essa rosa, chame o nome da Cigana, e faça seu pedido, dentro das regras umbandistas, é claro.

    E assim se dá o término do resumo das características da sedutora, linda e dançarina, Cigana Rosa.

CIGANA MAGDALENA: A bela e mística Cigana Magdalena é uma grande
protetora dos jovens, principalmente as meninas que buscam ensinamentos para caminhar na luz da religiosidade umbandista.

    Especialista em todas as magias ciganas, em especial a
quiromancia, Magdalena traz a segurança, a esperança, a luz a quem
busca um caminho digno e deseja firmemente a evolução espiritual.

    Ela tem um sorriso meigo, e chega no terreiro como se fosse uma
pluma trazida pelos ventos, sua voz calma e tranquila faz com que os consulentes se sintam protegidos e muito bem cuidados.

    De coração sempre aberto, ela está sempre disposta a ouvir toda e qualquer tipo de lamentação e problema de seus consulentes, e após o tempo necessário para isso, ela da seu parecer, sua recomendação, sua lição, abrindo a mente e o coração de seus consulentes para terem um entendimento muito mais plausível de toda a situação dita.

    Normalmente no final de cada consulta ela dá um terno abraço em
seus consulentes, e isso faz uma grandiosa limpeza de aura, de espírito e de corpo físico.

    Em suas palavras meigas ela consegue fazer todas as más intenções se afastarem, todas as desesperanças desaparecerem e todo ódio virar amor fraternal.

    Em sua partida do terreiro ela leva todas as cargas que lhe
compete, deixando o ambiente leve, agradável e harmonioso.

    E assim se dá o término do resumo das características da gentil, amável e graciosa, Cigana Magdalena.

CIGANA SARA MENINA: De personalidade extremamente forte, sem papas na língua, sem receio de demonstrar o que realmente vê em cada
consulente, essa é a Cigana Sara Menina.

    Elegante, de voz meiga porém firme, jeito de menina, força de
mulher, linda e vaidosa, Sara Menina vem ao terreiro para encantar a todos.

    Além de ser extremamente segura de si, de ser encantadora, de
demonstrar o dom das grandes magias ciganas, como a quiromancia por
exemplo, essa ciganinha tem o poder de elevar as esperanças de seus
consulentes, ao ponto de ao saírem do terreiro buscarem imediatamente o caminho dito por ela, para sanar algum problema que possa estar afetando a evolução desse consulente.

    Sara tem um olhar penetrante, porém infantil, que faz com que seja levada como uma princesa das Ciganas, e isso faz com que os
consulentes peguem uma grande confiança, e abram seu coração de uma
maneira extrema, de uma maneira tão profunda que nunca foi feito antes com qualquer pessoa do convívio desse consulente.

    E assim Sara Menina analisa cada palavra dita, cada gesto feito, cada ato desse consulente, para assim lhe dar o aval e as
recomendações. E essas recomendações vão de elogios a chamar a atenção firmemente do consulente, tudo dependerá da verdadeira intenção dele.

    Não venha pedir uma consulta com a Cigana Sara Menina se não for fatos de dentro das regras e leis da Umbanda, pois caso contrário ela não vai se rogar de falar firmemente seus erros e suas más intenções, seja quais forem, e doa a quem doer.

    Devota extremosa de Santa Sara Kali, normalmente recomenda seus
consulentes a oferecer uma vela branca ou de mel, a Santa, fazendo
suas orações, seus pedidos, suas lamentações e seus agradecimentos.

    E assim se dá o término do resumo das características da linda,
elegante, maravilhosa e divina, Cigana Sara Menina.


CIGANO BALTAZAR: Um dos mais fortes Ciganos do terreiro, tem o dom de ver o futuro através das pedras, do punhal entre as mãos, da borra de café.

    Seu jeito alegre, um pouco introvertido, porém muito desconfiado, faz com que esse Cigano seja uma Entidade de Luz muito chamativa por todos os assistentes do terreiro.

    Gosta muito da dança cigana, e em sua história dizem que ele era um excelente violinista, no qual ao adentrar em alguma tribo, logo encantava a todos com sua melodia cigana.

    Em suas consultas gosta de expressar o valor da vida, do amor e da paz, fazendo com que seus consulentes refletem bem sobre as intenções impostas, desejando sempre afastar desses o ódio, o rancor, o medo, e a guerra.

    Deseja firmemente que seus consulentes saiam do terreiro com um
largo sorriso, e para isso faz de tudo. Um especialista em magia cigana para bons negócios, saúde física e espiritual entre tantas
outras formas de ajuda.

    O Cigano Baltazar tem um magnetismo impressionante no olhar.
Através do olhar dentro do olhar ele pode lhe dizer muitas coisas, e saber muito sobre suas reais intenções.

    Ele não lê cartas, e sim, faz leitura com superfícies em pedras, como a hematita, a pedra do sangue e a obsidiana negra.

    E assim se dá o término do resumo das características do forte,
místico e elegante, Cigano Baltazar.

    E assim terminamos esse texto que resume um pouco a caridade, a
magia, a alegria e a grandeza dessas Entidades divinas, os nossos amados Ciganos e Ciganas do Oriente, que se apresentam de forma linda em nossa Umbanda Sagrada.

Optchá aos Ciganos e Ciganas de nosso querido Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê!

Carlos de Ogum
 
;