Dando continuidade aos textos
que se referem às características das Entidades de Luz trabalhadoras do
Terreiro de Umbanda Pai Ogum Megê (TUPOM), para tentarmos passar aos amigos o
modo de trabalho de cada uma dessas divindades, demonstrando o nosso carinho, e
assim frisar a cada um dos leitores que temos o prazer e a benção de reconhecer
todas essas Entidades de Luz, independente da linha, irradiação, modo de
trabalho, e assim poder passar a cada um de vós, a magnitude desses Anjos de
Deus, demonstrando cada gesto, cada sorriso, cada palavra, fazendo assim jus a benevolência
e o amor caridoso desses seres de luz.
Em outras postagens falamos um
pouco de nossos Caboclos e Caboclas, das belas Pombos Giras, dos amados Pretos
e Pretas velhas, dos graciosos Ciganos e Ciganas, dos nossos Guardiões Exus, e
de nossos amigos da estrada, os Malandros e Malandras de nosso amado Terreiro
de Umbanda Pai Ogum Megê, no qual segue os links abaixo:
No texto de hoje falaremos um
pouco dos nossos grandes guerreiros dos sertões, os poderosíssimos Boiadeiros,
que em nossa casa tem os seguintes nomes de trabalho:
Boiadeiro de Aruanda.
Boiadeiro Cigano.
Caboclo Boiadeiro do Sertão.
Boiadeiro da Jurema.
Boiadeiro Sete Laços.
Boiadeiro Zé do facão.
E agora vamos falar
resumidamente de cada um deles, seu modo de trabalho, seu atendimento aos
consulentes, e suas principais características como Entidade de Luz
trabalhadora pela e para a espiritualidade.
Antes gostaria de frisar que a
irradiação principal dos Boiadeiros vem da Orixá Iansã, fazendo assim que todas
essas Entidades tem o domínio absoluto nos trabalhos de encaminhamento de
espíritos endurecidos, trevosos, entre todos outros tipos de sofredores que necessitam
de entendimento para seguir na evolução espiritual, assim sendo vamos frisar em
cada um dos Boiadeiros a irradiação do Orixá no qual ele se apresenta ao
terreiro, sabendo-se que independente do Orixá em questão, sempre estará também
sendo vibrado pela Orixá Iansã.
BOIADEIRO DE ARUANDA: O Boiadeiro de Aruanda vem na irradiação do Orixá
Ogum, e sendo assim ele é chamado de Boiadeiro Guerreiro, grande protetor dos
desamparados.
Seu modo de ser é bem rígido,
sem muita conversa, extremamente forte, e de uma seriedade implacável.
Já em sua chegada demonstra
sua magnifica força, tanto espiritual quanto física, fazendo gestos de estar
laçando um touro e puxando para si, com um estrondoso e potente grito de
dominação.
Não há quem não se impressione
com sua chegada, chegando a ser até emocionante e extremamente vibrante para
todos que estejam dentro do terreiro.
Em suas consultas o Boiadeiro
de Aruanda, como já disse acima, é de poucas palavras, porém de olhar intenso e
penetrante, parecendo adentrar para dentro da alma do seu consulente, buscando
ali todas as cargas negativas que possam estar atrapalhando a caminhada desse consulente.
Trabalha em quebras de magia,
de pragas, trabalhos feitos pela Quimbanda, encaminhador de todos os tipos de
Kiumbas, Eguns e Zombeteiros, além de desobsessão e descarregos complicados.
Não admite nenhum tipo de
pedido que vá em desacordo com as leis e regras da Umbanda, muito menos contra
as regras da casa que trabalha, e jamais parará para ouvir um consulente que
venha com pedidos assim, e se for preciso falará bruscamente, com rispidez, e
agirá de uma forma como se estivesse tratando com algum animal xucro.
E assim se dá o término do
resumo das características do radical, poderoso e guerreiro, Boiadeiro de
Aruanda.
BOIADEIRO CIGANO: O Boiadeiro Cigano vem na irradiação do Orixá Xangô, assim
sendo esse Boiadeiro é muito diferente da maioria dos Boiadeiros conhecidos por
nós, pois ele é um tanto mais falante, sereno, tranquilidade extrema, usa das
palavras de uma forma contundente, que chega a encantar todos no terreiro.
Apesar de Boiadeiro, de saber
lidar com a força, ele prefere a inteligência para lidar com as coisas
obscuras, trazendo para suas consultas muita reflexão, entendimento e
serenidade.
De palavras mansas, de sorriso
largo, de entendimento supremo, o Boiadeiro Cigano traz uma confiança extrema a
quem lhe procura para desabafar suas mágoas, abrir o coração, buscar soluções
para a falta de esperança.
Em sua chegada aos terreiros,
normalmente chega com danças do sertão, ou às vezes estalando seu chicote, com
seu sorriso contagiante ele determina sua chegada para encantar todos os
presentes no terreiro.
Mesmo sendo um tanto mais
reflexivo do que a maioria dos Boiadeiros, o Boiadeiro Cigano tem seu momento
rígido também, pois não aceita pedidos que estejam fora das leis da Umbanda, e
isso ele deixa bem claro, em uma conversa civilizada com o consulente, porém se
esse consulente insistir, a sua calma e serenidade se transformam em uma forma
rude de responder o porquê não trabalha dessa forma, ou seja, fora das leis da
Umbanda.
Tem um poder da força dos
Boiadeiros junto com os dons mágicos dos Ciganos, fazendo com que esse
Boiadeiro se torne especialista em quebra de qualquer tipo de magia ou
feitiçaria, sendo também especialista em descarrego e desobsessão pesada.
E assim se dá o término do
resumo das características do místico e mágico, Boiadeiro Cigano.
CABOCLO BOIADEIRO DO SERTÃO: O Caboclo Boiadeiro do Sertão vem na junção
do Orixá Omulú e da Orixá Nanã Buruquê, fazendo com que tenha uma incorporação
pesada, porém muito forte.
Seu modo de chegada ao
terreiro é de um jeito bem bruto, trazendo uma energia suprema que pode deixar
o médium que o recebe, sendo esse médium consciente ou semiconsciente, bastante
abalado, às vezes um tanto perdido ao desincorporar.
A força na qual ele chega não
vem da dita idade cronológica, mas sim de toda a experiência contida na junção
desses dois Orixás.
Somando tudo isso a força da
primeira irradiação de todos os Boiadeiros, que é da Orixá Iansã, temos no
Caboclo Boiadeiro do Sertão um dos mais poderosos Boiadeiros para descarregos, desobsessões,
encaminhamentos de Kiumbas, Eguns, Trevosos, Zombeteiros, sofredores,
endurecidos, ou qualquer outro tipo de espírito que se encontre perdido.
Em casos raros no qual esse
Boiadeiro dá consultas, ele prefere ficar distante do centro do terreiro,
normalmente em um canto isolado, apenas com o consulente e seu Cambono, porém
suas consultas são raras, pois ele tem como missão assegurar o bom andamento
das Giras e Correntes, e assim fica na guarda do terreiro.
E assim se dá o término do
resumo das características do poderoso guardião dos terreiros, o Caboclo
Boiadeiro do Sertão.
BOIADEIRO DA JUREMA: O Boiadeiro da Jurema vem na irradiação do Orixá Oxossi
com a junção do Orixá Omulú, e sendo assim é um excelente cuidador do corpo
físico, mental e espiritual.
Tem na sua essência o dom das
ervas, raízes, folhas, frutas, além de um grande conhecedor dos poderes
curativos da terra propriamente dita.
Em suas chegadas ao terreiro,
chega com uma mistura do som dos Caboclos com o grito dos Boiadeiros, fazendo
assim que seja um som lindo de se ouvir e extremamente encantador, e que traz a
esse Boiadeiro uma identidade única de ser.
Trabalha principalmente em prol
da cura dos males físicos, e para isso se utiliza do poder das ervas e todas as
forças da natureza, e por esse motivo muitas pessoas o confundem com um Caboclo
de Oxossi, contudo em seus gestos fortes e um tanto ríspidos ele demonstra claramente
a sua linha, ou seja, de um Boiadeiro.
Nas consultas prefere que seja
procurado apenas para as limpezas do corpo físico, mental e espiritual, não
levando muito em conta problemas do dia a dia, nos quais muitos consulentes
tentam buscar respostas, como de relacionamentos, portas fechadas, entre
outros.
Em sessões de limpeza de aura,
de espírito, descarregos, desobsessões, encaminhamentos diversos, ele está
sempre à frente, independente se essas cargas venham das magias negras, ou de obsessores
como Kiumbas e Zombeteiros, pois as forças das florestas juntamente com o da
Calunga Pequena, o faz apto e poderoso para tais missões.
E assim se dá o término do
resumo das características do poderoso príncipe das florestas, o Boiadeiro da
Jurema.
BOIADEIRO SETE LAÇOS: O Boiadeiro Sete Laços vem na irradiação do Orixá Ogum, e com ele vem sete Falangeiros desse Orixá, e assim sendo esse
Boiadeiro trabalha abrindo ou fechando as sete aberturas dadas, tanto para o
bem quanto para o mal, ou seja, ele trabalha trazendo a proteção das sete
linhas, e fecha as portas aos sete obsessores, fazendo assim uma proteção
preciosa a quem necessita e merece.
Sua chegada ao terreiro é de
modo intenso, girando sobre sua cabeça seu laço sagrado, e nessa chegada, se
observar algum filho da casa, ou então um consulente com alguma carga excessiva
que possa atrapalhar o andamento da Gira, ele faz menção de laçar esse médium
ou consulente, trazendo para si todas as cargas obsessivas, e assim dando continuidade
a tranquilidade dos trabalhos.
Especialista em quebra de
magias que envolvem encruzilhadas ou Calungas, feitiçarias de todos os tipos,
desobsessões e descarregos que necessitem de uma grande força para serem feitos.
Nas suas consultas ele fala
bastante, gesticula abruptamente, não fica parado em um só lugar, muitas vezes
vai até a frente do Gongá, fala algumas palavras e retorna ao seu consulente
com as palavras certas para aquela questão ou momento.
Como todas as Entidades de
Luz, não aceita pedidos que quebrem as regras da Umbanda, e se por acaso algum
consulente vier com esse tipo de questão, ele faz menção de amordaçar a boca
desse consulente, demonstrando que deseja que se cale, para não ter que ser
ríspido, normalmente o Cambono sabe desse modo de agir do Boiadeiro Sete Laços,
e explica calmamente ao consulente desavisado.
E assim se dá o término do
resumo das características do implacável e determinado, Boiadeiro Sete Laços.
BOIADEIRO ZÉ DO FACÃO: O Boiadeiro Zé do Facão vem na irradiação do Orixá Obaluaiê com a junção do Orixá Oxossi, e assim sendo é um dos trabalhadores
em prol da saúde física além da espiritual.
Seu modo de trabalho é sempre
voltado à busca, resgate, fazer o entendimento, e o encaminhamento de espíritos
sofredores, endurecidos e revoltados.
Com a menção de ter um facão
nas mãos, ele faz gestos de corte, além de demonstrar um poderoso chicote
espiritual, no qual corta todos os obsessores de seus consulentes e protegidos,
além de afastá-los.
Em sua chegada ao terreiro ele
roda a mão direita sobre a cabeça como se rodasse um facão, e em certo momento
ele se agacha passando o facão no chão e dando seu característico grito de
ataque, fazendo assim que todos os presentes se arrepiem e se emocionem.
Em suas consultas gosta de
esclarecimentos francos e diretos, não gosta de meias palavras, e não atende
nenhum consulente que venha pedir o mal de algum semelhante, ou que tenham em
mente pedidos fora do contesto e das regras da religião de Umbanda.
Em descarregos e desobsessões,
assim como trabalho de quebra de magias negras, feitiçarias, pragas, intenções
obscuras, ele tem sempre nas mãos seu poderoso facão, que pode ser tanto
espiritual, ou mesmo material, no qual passa no corpo de seus consulentes
retirando todas as cargas negativas, todas as mazelas e demandas.
E assim se dá o término do
resumo das características do cortador de demandas, o poderoso Boiadeiro Zé do
Facão.
E assim terminamos esse texto
que demonstra resumidamente o trabalho, a força, o modo de ser desses poderosos
amigos dos sertões, os nossos grandiosos Boiadeiros da Umbanda.
Xetro Marrumbaxêtro amigos Boiadeiros!
Carlos de Ogum