terça-feira, 30 de abril de 2019 51 comentários

Os Pontos Riscados dos Pretos Velhos e Suas Referências




    Todos nos umbandistas, frequentadores de terreiros, ou
simplesmente simpatizantes da Religião de Umbanda, já puderam observar
Entidades de Luz riscando seu ponto.

    O ponto riscado é a assinatura de qualquer Entidade presente ao
terreiro, e essa assinatura é feita após o médium passar por uma fase
inicial, conhecida como "desenvolvimento mediúnico", e riscar o ponto
seria como uma prova de que o médium estaria preparado para trazer em
sua Coroa (cabeça), uma Entidade de Luz determinada a fazer seu
trabalho de caridade através desse médium.

    Em muitos terreiros, o médium só está autorizado a atendimento a
consulentes, após essa etapa, coisa que considero muito acertado, isso
para não deixar médiuns vaidosos, não desenvolvidos, mistificadores,
dizerem que está com uma Entidade de Luz, sendo que não estão.

    Para relembrarmos um pequeno trecho que já fizemos em uma
postagem que falava exclusivamente de pontos riscados em geral,
coloco-o abaixo, para entendimento:

"Os Pontos Riscados são extensos códigos registrados, firmados e
sediados no plano espiritual, e cada um deles tem sua função
específica.
Normalmente somente os Pais de Santos, realmente preparados, ou a
Entidade firmada que sabem identificar com certeza e segurança, qual a
Entidade de Luz riscou o ponto, da mesma forma em dizer com segurança
qual Falangeiro de Orixá está na incorporação no momento a trabalho da
caridade.
Através do Ponto Riscado se pode dizer e confirmar a identificação
da Falange da Entidade, também seus poderes e suas atividades.
Cada linha e traço tem seu significado e muita importância no
Ponto Riscado pela Entidade, portanto não se pode ser riscado por
alguém  não preparado, sem conhecimento devido, ou por alguém que não
seja a Entidade de Luz atuante. Caso não for dessa forma, o que será
feito não passará de apenas riscos e rabiscos, sem a menor
importância para as regras da Religião de Umbanda, a segurança de
suas Giras, e a demonstração de suas Entidades."

Referências do texto: Entendendo o Que São Pontos Riscados na Umbanda.


    Sabendo da importância dos pontos riscados, vamos resumidamente
falar de alguns símbolos utilizados nos pontos das Entidades de Luz.

    E nessa primeira postagem vamos falar dos pontos riscados dos
nossos amados, humildes e caridosos Pretos e Pretas Velhas.

    Cada símbolo representa um dizer específico para a Entidade que a
riscou em seu ponto, podendo assim um símbolo igual ao outro, porém
em pontos diferentes e de diferentes Entidades, não significar a mesma
coisa, sendo assim vamos falar de uma forma menos detalhada, pois
seria leviandade pregar que tal símbolo significasse a mesma coisa
sempre, independente da Entidade de Luz que tenha riscado o ponto.

    Vendo assim, vamos falar de um modo bem superficial o significado
básico de cada um desses símbolos.

                  SÍMBOLOS E EXPLICAÇÕES RESUMIDAS

DESENHO DA LETRA Y: Símbolo usado por um Preto Velho, normalmente o
Mentor da Coroa de um Médium. Significa sempre a possibilidade do uso
do livre arbítrio (uma entrada e duas saídas), demonstrando que
caminhos tem opções para a evolução.

FOLHAS OU PLANTAS: Símbolo muito utilizado pelos Pretos Velhos ligados
pela linha e irradiação de Oxossi. Demonstra a sabedoria e o poder da
cura através das ervas, plantas, folhas e raízes.

CRUZ: Significa a ascensão do Preto Velho até o reino de Pai Oxalá.
Nesse símbolo a representatividade da força e da luz dessas Entidades
de Luz está demonstrada na quantidade de cruzes que ela risca em seu
ponto.

    A irradiação de Pai Oxalá está em todas as linhas e Entidades,
independente qual seja a vibração ou irradiação consistente nela, por
esse motivo é bem comum o uso das cruzes nos pontos riscados dos
Pretos Velhos. As cruzes podem significar também em alguns casos, a
demonstração do símbolo da escravatura,

CRUZEIRO DAS ALMAS: O cruzeiro das Almas é diferente da formação das
cruzes, e essa diferença se faz na base do cruzeiro, no qual a cruz
não tem essa base.

    Por ser o Preto Velho um encaminhador de espíritos perdidos ou
trevosos, ele está ligado diretamente com o Orixá Omulú e com as
Santas Almas Benditas, e os Pretos Velhos que tem como missão esse
trabalho de encaminhamento acima de tudo, normalmente demonstra em seu
ponto riscado a sua eventual marca, ou seja fazendo em seu ponto o
Cruzeiro das Almas, mostrando sua ligação com Pai Omulú e Pai
Obaluaiê, e toda a magia que envolve o trabalho de encaminhamento.

    Em alguns casos o Cruzeiro não é riscado completamente, apenas são
riscados três degraus para assim fazer a demonstração das Santas Almas
do Cruzeiro.

CORAÇÃO: O símbolo do coração pode ser também utilizado pelos Pretos
Velhos, e nesse símbolo se demonstra a busca do amor fraterno, a
dedicação com o próximo, a caridade plena.

    Muito provável que o Preto Velho que se utilize desse símbolo em
seu ponto riscado, venha na irradiação ou de Oxum, ou de Iemanjá.

ESTRELA DE SEIS PONTAS: Demonstra a força da caridade e da Umbanda
sobre as forças obscuras. Normalmente junto a essa estrela vem a cruz,
na quantidade desejada pelo Preto Velho, ou o Cruzeiro das Almas.

CACHIMBO: Fazer um desenho de um cachimbo no ponto riscado, e a
demonstração de que a Entidade que está ali é um negro, um Preto
Velho.

SOL: Representa a vibração e a irradiação de Oxalá sobre a Entidade de
Luz. Também pode representar a energia masculina.

LUA: Demonstrativo da Irradiação de Pai Ogum sobre a Entidade de Luz.
Também pode representar a energia feminina, e a irradiação de Iemanjá
sobre o Guia em questão.

CHAVE: Demonstra as aberturas e fechamentos de caminhos. O uso do
livre arbítrio. Também pode representar a chave do mistério.

DOIS RISCOS ONDULADOS EM DIAGONAL: Representa a irradiação e vibração
de Mãe Iansã sobre a Entidade de Luz.

DOIS RISCOS ONDULADOS EM HORIZONTAL: Representa tanto a vibração e irradiação  de Mãe Iemanjá quanto a de Mãe Oxum sobre a Entidade de
Luz.

ESTRELA DE SETE PONTAS: Pode representar a irradiação de Oxalá
sobre aquela Entidade de Luz, podendo também ser a vibração e a
irradiação das sete linhas, mostrando nesse símbolo que tem o trabalho
nas sete vibrações, e a cada uma dessas linhas ou vibrações possui seu
respectivo mistério ou elemento.

RAMO DE PALMEIRA: Representa a irradiação de Nanã Buruquê sobre aquela
Entidade de Luz.

TRIÂNGULO DE LADOS IGUAIS: Representa dentro da linha dos Pretos
Velhos a fé extrema, a busca da perfeição, a força divina entre o Pai,
o Filho e o Espírito Santo, a Santíssima Trindade.

TRÊS ESTRELAS: Representa sempre as Almas e os Pretos Velhos.

MACHADO: Representa a irradiação de Xangô sobre aquela Entidade de
Luz.

    E assim falamos bem resumidamente dos símbolos que poderão estar
nos pontos riscados de nossos amados Pretos Velhos, frisando que esses
símbolos passados são apenas exemplos, portanto não se deve tentar
montar um ponto riscado em sua mente, tentando demonstrar a realidade
do ponto da Entidade que esteja em sua coroa, pois para ter certeza de
ter o ponto riscado correto, da Entidade de Luz em questão, deverá ter
o desenvolvimento mediúnico correto e muito bem firme e bem feito pelo
Zelador da casa na qual frequenta.

    Salve os Pretos Velhos!


Carlos de Ogum

sábado, 20 de abril de 2019 38 comentários

Umbanda Não é Apenas Uma Religião, Ela Também é Cultura!

 

    Nós umbandistas, amamos a nossa religião, temos orgulho em dizer
isso a todos, sabemos os preceitos desse divino dogma, tentamos seguir
no caminho ensinado pelas Entidades de Luz, buscamos ser caridosos,
compreendemos a vida após a morte, lutamos contra os obsessores e a
obsessão, fazemos nossas orações com fé, e assim determinamos nossa
ida aos braços de nosso Pai Maior, o nosso amado Deus.

    Porém creio que a maioria dos irmãos umbandistas só vejam a nossa
maravilhosa Umbanda apenas como Religião, como uma das mais lindas
religiões existentes, mas vamos olhar mais profundamente essa
divindade, veja que ela não só nos ensina fatos espirituais, se vermos
com bastante atenção teremos a satisfação de entender muito mais sobre
as lições espirituais, as materiais, e os fatos históricos, que a
Umbanda representa.

    Sabemos que essa amada religião tem um pouco mais de um século,
porém estamos falando de um século de reconhecimento, mas como a
Umbanda tem a filosofia de nos ensinar através das Entidades de Luz, e
as Entidades de Luz já foram em alguma época seres encarnados, então
essas Entidades de Luz trazem consigo um extraordinário e relevante
montante de conhecimento sobre as histórias passadas, fazendo assim
que nós, seres dessa encarnação, possamos então aprender, compreender
e usufruir de todas essas maravilhosas e divinas lições e
ensinamentos.

    A Umbanda tem um teor cultural inimaginável, sua grandiosidade de
demonstração cultural é simplesmente fantástica, pois nela se tem uma
grandiosa junção de várias culturas, fazendo assim que, se o
umbandista desejar, se pode ver a religião como uma enorme
enciclopédia, demonstrando assim toda a sua cultura a ser estudada.

    Sabemos que a Umbanda é caracterizada uma religião essencialmente
brasileira, e que seu inicio foi dado com a junção de elementos
presentes em outras religiões, tais como o catolicismo e o
espiritismo, e também nessa junção está os riquíssimos elementos da
cultura indígena e também dos africanos, podendo assim demonstrar como
é grande a cultura embutida na religião de Umbanda.

    A Umbanda é uma religião que junta vários conceitos tanto
religiosos quanto filosóficos, e demonstra esses conceitos através de
lições e crenças, ensinadas pelas Entidades de Luz.

    Algumas dessas lições e crenças vem através das palavras humildes
dos amados Pretos Velhos, dos serenos Caboclos, da infantilidade dos
Erês, da sabedoria dos Boiadeiros, Malandros e Ciganos, e da vivência
dos centrados Exús e Pombos Giras.

    Essas lições e crenças na maioria das vezes e basicamente falando
são as seguintes:

    Crer na existência de um único Deus.

    Para o Umbandista nada e ninguém tem mais poder do que Deus, ele
é nosso Pai Maior, o que nos ensina a ensinar, nos ama para
aprendermos a amar, e nos é caridoso, para que assim a caridade
possamos aprender, a caridade que é o lema da Umbanda.

    Crer e respeitar as forças da Natureza.

    O umbandista crê e respeita a Natureza e suas forças, e essas
forças são intituladas como Orixás,

    A alma é imortal.

    Sabemos que muitos não acreditam na reencarnação, porém dentro da
Umbanda se crê e se busca sempre fazer o melhor quando encarnados,
para que possamos seguir o caminho para a reencarnação de uma forma
menos difícil, pois logicamente ao nosso ver e entender a alma é
imortal, e só deixamos de reencarnar quando já estamos totalmente
evoluídos, para seguirmos fazendo o bem a serviço de Deus Pai, como
anjos, Entidades de Luz, Irmãos de Luz, e assim espalhar a todos que
necessitam, ensinamentos e lições determinadas por nosso Pai Maior, e
assim claro, mostrar a cultura da nossa doce religião de Umbanda.

    A Lei de Causa e Efeito.

    Sabemos que essa é uma lei implacável para todos nós, pois devemos
entender que todo o bem feito, é bem recebido, e assim vice versa, e
isso é determinado pela justiça divina, além do carma de cada um de
nós.

    Valores Humanos e vícios pessoais.

    A cultura umbandista nos ensina que a séculos e séculos o ser
humano é dominado pelos maus vícios e maus sentimentos, e para isso
mudar, devemos buscar nos melhorar internamente, e claro que com a
cultura da Umbanda e o nosso livre arbítrio voltado para tal, há uma
grande possibilidade de conseguirmos, assim como também pregarmos os
bons valores humanos.

    Dentro dos vícios, as lições de Umbanda sempre buscam nos mostrar
que devemos a todo modo nos afastar dos que estão mais próximos a nós,
como o orgulho, o ciúme, o ódio, a promiscuidade, a prepotência, entre
outros.

    E sobre a prática básica dos valores humanos, podemos destacar
dentro da cultura da Umbanda, a caridade, a fraternidade e o respeito.

    Como já sabemos, a Umbanda nasceu no Rio de Janeiro, através do
médium Zélio Fernendino de Moraes, que executava seus trabalhos na
Federação Espírita desse mesmo estado, e em determinado momento
incorporou uma Entidade de Luz, de nome Caboclo das Sete
Encruzilhadas, e mesmo hostilizado por todos os presentes, oficializou
a nova religião, uma religião que traria ensinamentos, lições e
cultura a todos seus seguidores, e assim foi criada a Religião de
Umbanda, ou seja "para todas as bandas", sendo aberta a todos, sem
discriminação e onde todos seriam muito bem vindos.

    Para entendermos a Umbanda como cultura e não só como religião, a
melhor forma é sentarmos diante de um Preto Velho, ficarmos frente a
frente com Um Caboclo, ouvir atentamente todas as palavras de um Erê
ou de todas as Entidades de Luz, assimilar cada conselho, entrar e
absorver cada história de vida, sentir no tempo da vida encarnada da
Entidade de Luz, enfim, buscar em cada frase o ensinamento, a lição
que essa Entidade deseja nos passar, pois tudo isso é a cultura da
nossa amada religião de Umbanda.

Salve a Umbanda que nos faz crescer na espiritualidade e culturalmente!


Carlos de Ogum

quarta-feira, 10 de abril de 2019 35 comentários

POEMA SOBRE OS FALANGEIROS E IRRADIAÇÃO DE PAI OGUM (por Carlos de Ogum)


Ser filho de Ogum nos eleva a emoção,
e a trago no peito como uma linda medalha,
no peito que bate com força meu coração,
quando junto com Pai Ogum venço uma batalha.

E cá estou eu me entregando a essas proteções,
desde a entrada do terreiro ao centro do Gongá,
vindas de Pai Ogum através das Falanges e suas irradiações,
sendo sempre protegido pelo Guerreiro de Pai Oxalá.

Seu escudo retira todas as obsessões perversas,
todos os dragões são espantados por sua espada e sua lança,
com Pai Ogum sempre tenho proteções diversas,
deixando em meu caminho muita fé e esperança.

Tenho grande orgulho de ser filho teu,
e a teu lado ser um grande guerreiro,
sempre iluminado como o seu apogeu,
forte e poderoso como seu Falangeiro.

Cada um deles nos enche de emoção,
e em nosso templo nos faz saravar,
a cada nova presença uma luz no coração,
e agora desses Falangeiros vamos falar.

Com energia e fé essa Falange vem também do Humaitá,
e com os trabalhos de caridade nos enchem de emoção,
a cada Patacori, Ogum Nhê e saravá,
os Falangeiros de Ogum sempre nos estendendo a mão.

Com seu trabalho lindo e com a força da Calunga Pequena,
esse Falangeiro protege a mim e a você,
com a força das Almas sempre torna nossa noite mais serena,
vestindo vermelho e branco ele é Ogum Megê.

Sua luz vem do mar e da bela praia cintilante,
e na irradiação da linda rainha Iemanjá ele vem,
poderoso senhor de veste azul brilhante,
Ogum Beira Mar é o nome que esse Falangeiro tem.

Protetor das entradas de nossos terreiros,
esse Falangeiro tem uma grande missão,
trabalha junto com os Exús seus eternos companheiros,
Ogum de Ronda ou Naruê sempre combatendo a obsessão.

De longe dos montes floridos vem com sua banda,
abençoado pela força de Pai Ogum traz sua caridade,
com a irradiação de Pai Oxalá ele chega na Umbanda,
de branco e vermelho Ogum Matinata só nos dá felicidade.

Falangeiro da justiça que nos ilumina,
Xangô é o Orixá de sua irradiação,
é ele que executa a lei divina,
Ogum delê ou de Lei que tem essa nobre missão.

Das cachoeiras e rios ele acaba de chegar,
trazendo com ele as bençãos de nossa amada Mãe Oxum,
vibrando na Umbanda também com Ibeiji para saravar,
ele é Iara nosso guerreiro, mais um Falangeiro de nosso Pai Ogum.

Senhor poderoso guardião das entrada das matas,
reinando com Pai Oxossi que vibra sua irradiação,
mostrando os caminhos aos Caboclos e a tudo que faças,
seu Ogum Rompe Mato a ti entrego minha oração.

Agradeço a ti, Ogum meu grande Pai,
por sempre proteger a mim e também a meu terreiro,
me ensinando que filho de Umbanda nunca cai,
enviando esses soldados iluminados de nosso General Guerreiro.

A esses lutadores pela busca da paz,
entrego meu caminho e meu Gongá,
e do reino do Grande Pai Ogum eles nos traz,
a sempre bela e divina benção do amado Pai Oxalá.


Salve os Falangeiros de Pai Ogum!

Carlos de Ogum


 
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