Como já dissemos em outros
textos, na Umbanda sabemos que temos nossos Orixás de Coroa e que para sabermos
quais são esses Orixás devemos buscar um jogo de Búzios com um jogador
preparado e honesto; assim teremos a certeza sobre esse fato. Nada de adivinhações,
nada de datas de nascimento e nada dessas invenções feitas por ai, apenas o
tradicional e verdadeiro jogo de Búzios pode dar essa resposta.
E como já foi dito também,
nossa Coroa forma um triângulo; em cada vértice desse triângulo temos um Orixá
e logicamente são três, sendo eles o Pai de Coroa, a Mãe de Coroa e o Terceiro
Santo.
Como já fizemos anteriormente,
vamos nos apegar somente no Pai e Mãe de Coroa e vermos como os dois vibrando
juntos podem formar ou mexer com a personalidade de um filho.
Hoje pegaremos um médium com
Omulú como Pai e Nanã Buruquê como Mãe; assim vamos buscar entender a Coroa
desse filho tendo esses dois Orixás, frisando que não levaremos em conta o
Terceiro Santo, pois se fôssemos levar tudo ficaria ainda mais complexo.
Primeiro falaremos apenas das
características dos filhos de Omulú
Ao senhor da doença é relacionado
um arquétipo psicológico derivado de sua postura na dança: se nela
Omulú/Obaluaiê esconde dos espectadores suas chagas, não deixa de mostrar,
pelos sofrimentos implícitos em sua postura, a desgraça que o abate. No
comportamento do dia-a-dia, tal tendência se revela através de um caráter
tipicamente masoquista.
Arquetipicamente, lega a seus
filhos tendências ao masoquismo e à auto punição, um austero código de conduta
e possíveis problemas com os membros inferiores, em geral, ou pequenos outros
defeitos físicos.
A definição dos filhos de
Omulú como pessoas é que eles são incapazes de se sentirem satisfeitos quando a
vida corre tranquila para eles. Podem até atingir situações materiais e
rejeitar, um belo dia, todas essas vantagens por causa de certos escrúpulos
imaginários. São pessoas que, em certos casos, se sentem capazes de se
consagrar ao bem-estar dos outros, fazendo completa abstração de seus próprios interesses
e necessidades vitais.
No Candomblé como na Umbanda,
tal interpretação pode ser demais restritiva. A marca mais forte de Omulú/Obaluaiê
não é a exibição de seu sofrimento, mas o convívio com ele. Ele se manifesta
numa tendência auto-punitiva muito forte, que tanto pode revelar-se como uma grande
capacidade de somatização de problemas psicológicos (isto é, a transformação de
traumas emocionais em doenças físicas reais), como numa elaboração de rígidos
conceitos morais que afastam seus filhos de santo do cotidiano, das outras
pessoas em geral e principalmente dos prazeres. Sua insatisfação é básica,
portanto, não se reservaria contra a vida, mas sim contra si próprio, uma vez
que ele foi estigmatizado pela marca da doença, já em si uma punição.
Em outra forma de extravasar
seu arquétipo, um filho do Orixá menos negativista, pode apegar-se ao mundo
material de forma sôfrega, como se todos estivessem perigosamente contra ele,
como se todas as riquezas lhe fossem negadas, gerando um comportamento
obsessivo em torno da necessidade de enriquecer e ascender socialmente. Mesmo
assim, um certo toque do recolhimento e da auto-punição de Omulú/Obaluaiê serão
visíveis em seus casamentos: não raro se apaixonam por figuras extrovertidas e
sensuais.
Os filhos de Omulú são
solitários. Mesmo tendo um grande círculo de amizades, frequentando o mundo social,
seu comportamento seria superficialmente aberto e intimamente fechado, mantendo
um relacionamento superficial com o mundo e guardando sua intimidade para si
próprio. O filho do Orixá oculta sua individualidade com uma máscara de
austeridade, mantendo até uma aura de respeito e de imposição, de certo medo
aos outros. Pela experiência inerente a um Orixá velho, são pessoas irônicas.
Seus comentários porém não são prolixos e superficiais, mas secos e diretos, o
que colabora para a imagem de terrível que forma de si próprio.
Entretanto, podem ser
humildes, simpáticos e caridosos. Assim é que na Umbanda este Orixá toma a
personalidade da caridade na cura das doenças, sendo considerado o "Orixá
da Saúde".
O tipo psicológico dos filhos
de Omulú é fechado, desajeitado, rústico, desprovido de elegância ou de charme.
Pode ser um doente marcado pela varíola ou por alguma doença de pele e é
frequentemente hipocondríaco. Tem considerável força de resistência e é capaz
de prolongados esforços. Geralmente é um pessimista, com tendências autodestrutivas
que o prejudicam na vida. Amargo, melancólico, torna-se solitário. Mas quando
tem seus objetivos determinados, é combativo e obstinado em alcançar suas
metas. Quando desiludido, reprime suas ambições, adotando uma vida de
humildade, de pobreza voluntária, de mortificação.
É lento, porém perseverante. Firme
como uma rocha. Falta-lhe espontaneidade e capacidade de adaptação, e por isso
não aceita mudanças. É vingativo, cruel e impiedoso quando ofendido ou
humilhado.
Essencialmente viril, por ser
Orixá fundamentalmente masculino, falta-lhe um toque de sedução e sobra apenas
um brutal solteirão. Fenômeno semelhante parece ocorrer no caso de Nanã: quanto
mais poderosa e mais acentuada é a feminilidade, mais perigosa ela se torna e,
paradoxalmente, perde a sedução.
Agora falaremos das
características dos filhos de Nanã Buruquê.
Uma pessoa que tenha Nanã
como Orixá de cabeça, pode levar em conta principalmente a figura da avó:
carinhosa às vezes até em excesso, levando o conceito de mãe ao exagero, mas
também ranzinza, preocupada com detalhes, com forte tendência a sair censurando
os outros. Não tem muito senso de humor, o que a faz valorizar demais pequenos
incidentes e transformar pequenos problemas em grandes dramas. Ao mesmo tempo,
tem uma grande capacidade de compreensão do ser humano, como se fosse muito
mais velha do que sua própria existência. Por causa desse fator, o perdão aos
que erram e o consolo para quem está sofrendo é uma habilidade natural. Nanã,
através de seus filhos de santo, vive voltada para a comunidade, sempre
tentando realizar as vontades e necessidades dos outros.
Às vezes, porém, exige
atenção e respeito que julga devido, mas não obtido dos que a cercam. Não
consegue entender como as pessoas cometem certos enganos triviais, como optam
por certas saídas que para um filho de Nanã são evidentemente inadequadas. É o
tipo de pessoa que não consegue compreender direito as opiniões alheias, nem
aceitar que nem todos pensem da mesma forma que ela.
Suas reações bem equilibradas
e a pertinência das decisões, mantém-nos sempre no caminho da sabedoria e da
justiça.
Todos esses dados indicam
também serem os filhos de Nanã, um pouco mais conservadores que o restante da
sociedade, desejarem a volta de situações do passado, modos de vida que já se
foram. Querem um mundo previsível, estável ou até voltando para trás: são
aqueles que reclamam das viagens espaciais, dos novos costumes, da nova moralidade,
etc.
Quanto a dados físicos, são
pessoas que envelhecem rapidamente em alguns casos, aparentando mais idade do
que realmente têm, com exceção as que tenham também Oxum ou Iansã na coroa.
Os filhos de Nanã são calmos
e benevolentes, agindo sempre com dignidade e gentileza. São pessoas lentas no
exercício de seus afazeres, julgando haver tempo para tudo, como se o dia fosse
durar uma eternidade. Muito afeiçoadas às crianças, educam-nas com ternura e excesso
de mansidão, possuindo tendência a se comportar com a indulgência das avós.
Suas reações bem equilibradas e a pertinência de suas decisões mantêm-nas
sempre no caminho da sabedoria e da justiça, com segurança e majestade.
O tipo psicológico dos filhos
de Nanã é introvertido e calmo. Seu temperamento é severo e austero. Rabugento,
é mais temido do que amado. Não tem
maiores atrativos e é muito afastado da sexualidade. Por medo de amar e de ser abandonado
e sofrer, ele dedica sua vida ao trabalho, à vocação, à ambição social.
E agora vamos resumir as
características do filho que tem Omulú e Nanã Buruquê juntos como Pai e Mãe de
Coroa.
Como ambos os Orixás são ditos
idosos, o filho que tenha esses dois na coroa, tem uma personalidade mais
levada aos acontecimentos do passado.
Tendem a ser ligados extremamente
a família e cuidam de seus entes como se fosse uma leoa com seus filhotes.
Seu humor é levado a ser até um
pouco ranzinza, não gosta de lugares de multidão, de lugares com barulho
excessivo, ou mesmo lugares que tenham uma dita alegria sem nexo.
Se irrita facilmente e tem um
ciúme excessivo de suas coisas do dia a dia, como casa, apetrechos, roupas,
utensílios, ao ponto de ser radical sobre esse fato.
Não tolera a arrogância, a
traição, a fraqueza de personalidade, os dissabores de terceiros, a falsidade,
a intolerância, o preconceito, enfim, tudo que possa levar um ser menosprezar o
outro.
Porém tem o defeito do
menosprezo nele própria e o faz sem que ao menos perceba. A crítica é um grande
dissabor dos filhos de Omulú e Nanã Buruquê, pois esses acreditam que
criticando possam estar auxiliando a outra pessoa a crescer na caminhada da
vida, porém ao fazer essas críticas se tornam extremamente intolerantes.
Os filhos de Omulú e Nanã não
tem um humor apurado, e por esse motivo muitas vezes não compreendem o que lhes
foi dito, fazendo do fato um cavalo de batalha, sem nenhuma noção e sem nenhum
nexo.
Esses filhos tendem a
envelhecer bem antes da hora, demonstrando um físico bem mais envelhecido do
que a realidade da idade que tenha, frisando que esse fato só não se daria se o
filho tivesse como terceiro Santo Oxossi, Ogum, Iansã ou Oxum, porém a idade
mental ainda assim continuaria idosa, ou seja, teria pensamentos, gestos, ações
de uma pessoa mais velha do que realmente seria da idade cronológica.
Os filhos de Omulú e Nanã
prezam pelo silêncio, amam a natureza, a rotina, a vida familiar, se sentem
muito bem quando podem auxiliar terceiros, deseja ser útil de toda forma, tem
preocupações elevadas com seus filhos, são bons amigos, confidentes,
prestativos, são ótimos cozinheiros, excelentes cuidadores e oradores. Gostam
de explicar tudo de uma forma no qual acreditam que não ficará dúvidas, podendo
chegar ao ponto de se repetir demais, ou seja, um fato de pessoas idosas.
Finalizando, as pessoas que
tenham Omulú como pai e Nanã Buruquê como mãe, são pessoas muito boas para se
conviver, isso se a pessoa na qual conviverá com eles, tenham pulso forte,
honestidade, bom caráter, paciência e gosto pela vida familiar.
Salve os filhos de Omulú e
Nanã Buruquê!
Carlos de Ogum
40 comentários:
Abençoados sejam os filhos desses Orixás iluminados.
Atotô Omulu!
Saluba Nanã!
Adorei o texto!! Muito obrigada!! Sou uma filha de Omulu e Nanã e me achei no texto.
Paizinho querido, queria tanto saber quais são meus Orixás. E quando ler
um texto como esse e se for do meu pai e mãe de coroa, ficarei tão feliz
que nem sei se vou aguentar a emoção. Se bem que aguento sim, a mesma
emoção em ler todos seus textos ou tirar minhas dúvidas com você. Meu
professor de espiritualidade, adorei e agradeço todo dia por estar em
contato contigo. E aqui não tem ninguém mais fã do que eu heim.
Beijinhos da Clarinha <3
Maravilhosa lição. Obrigado por esclarecer.
Salve Nanã Buruquê e salve Omulú
Pessoas maravilhosas com Orixás divinos. Atotô e Saluba.
Sou filha de Nanã e Omulú, no qual foram me revelados através de um
jogo de buzios, e eu sou exatamente assim. Saluba Vovó, Atotô meu Pai.
Pessoas especiais, saravá Omulú e Nanã.
Lição linda de coroa de um médium, adorei demais.
Pai gostei muito do texto, e vou aguardar muito ansiosa o texto dos
filhos de Iemanjá e Ogum.
Saluba e Atotô. Salve os filhos de Omulú e Nanã.
Aprendi mais essa pai. Obrigado e parabéns.
Eu queria saber sobre a junção dos Orixás Nanã e Ogum, como seria um médium com esses Orixás ?
Adoro essas colocações especiais que pai Carlos faz. Amo esse blog.
Obrigado pelo texto dos filhos desses dois poderosos Orixás.
Queria muito saber as caracteristicas dos filhos de Xangô com Nanã.
Teremos?
Se eu pedir para fazer um texto dos filhos de Ogum com Iansã o senhor
faria pai? Agradeço desde já.
Atotô meu pai Omulú, Saluba minha mãe Nanã. Esse texto me descreveu.
Abençoado seja o Ori desses mediuns com esses dois poderes supremos.
Saluba e Atotô.
Saravá Umbandistas, e abraço fraternal a meus irmãos de coroa.
Ensinamento de muita sabedoria. Obrigado e axé.
Ter esses dois Orixás na coroa é uma grande be nção sou priveligiada.
Força divina de Omulú e Nanã a todos. Salve.
Força. Paz. Sabedoria. Vida. Inteligencia. Atotô. Saluba. Divino.
Amém.
So muita luz a esses filhos de Omulú e Nanã. Abençoe a todos meus
velhos.
Gostei pai, muito legal saber as caracteristicas desses médiuns,
pediria de Oxalá com Iemanjá.
Agradecida por esse texto, fui descrita completamente. Sua benção Pai
Carlos de Ogum.
Força. Luz. Sabedoria. Vovó. Poder. Coroa. Amor. Dedicação.
Felicidade. Amei. Saluba. atotô. Paz. Amém.
Muita luz em uma só coroa. Salve os filhos de Nanã e Omulú.
Saluba vovozinha Nanã Buruquê. Atotô meu velho Omulú Babá.
Pai Carlos por favorzinho faz de Oxum e Oxossi. Por favor por favor
por favor por favor. Beeeeeijos.
Meu pai e minha mãe. Adorei saber. Salve
Que lindo esse post amei. Saravá Omulú e Nanã
Muito eu, adorei saber mais essas caracteristicas.
Que aula bela pai. Obrigada.
Atotô meu pai,Salubá minha mãe.
Adorei,há muito estava procurando no terreiro que frequento só tem eu filha de nana e omolu
Tô pasmo com as "coincidências"...
Excelente texto, vocês poderiam falar dos filhos de Oxum com Omolu? Obrigada!
Pai Carlos, genial, foi feito meu jogo de buzios em sua casa e deu como Orixás Omulú e Nanã, e eu sou exatamente assim. Muito bom para mim me entender. Uma maravilha de texto. Beijos.
E uma pessoa com Oxalá e Nanã?
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