Assim como já falamos dos
firmamentos, vamos agora falar sobre os assentamentos, e como já foi explicado
nos Gongares dos terreiros, casas, templos de Umbanda temos tanto os
firmamentos quanto os assentamentos.
Mas o que seriam esses
assentamentos, e o que eles representam?
O assentamento é uma força
extrema e assentada, enraizada, plantada, que ficará ali pelo tempo desejado
por quem assentou, ao contrário do firmamento, que ficará ali enquanto uma vela
estiver acesa, por exemplo, ao se findar essa vela o firmamento se finda.
O assentamento é uma base bem
estruturada e bem sustentada para dar força aos trabalhos espirituais,
normalmente o assentamento é à força de sustentação do templo de Umbanda, que
auxilia no recebimento de pessoas.
Nos terreiros estruturados se
faz uso normalmente de dois principais assentamentos, que são o assentamento do
Gongá e o assentamento da Tronqueira.
Esses dois pontos dos
terreiros são de extrema importância, pois a Tronqueira que fecha a entrada do
terreiro, afastando todo e qualquer tipo de espírito sem luz que possa ter a
intenção de atrapalhar os trabalhos, e o assentamento do Gongá é para que todos
os filhos tenham um apoio espiritual do dirigente da casa, fazendo assim um bom
trabalho junto as Entidades de Luz.
No Gongá se faz normalmente o
assentamento para o Orixá de frente do seu dirigente encarnado, Pai, Mãe de
Santo, responsável pela casa.
Na Tronqueira se faz os
assentamentos para o Exu ou Pombo Gira do dirigente da casa, ou seja, para os
Guardiões que acompanha esse Zelador.
O assentamento de um terreiro,
ou casa, ou templo de Umbanda pode ser feito com elementos da natureza na força
do Orixá ou da Entidade Mentora da casa, e normalmente será o mesmo que
indicará quando, como e com o que deverá ser feito esse assentamento.
Devemos entender que o
assentamento é a sustentação dos trabalhos de um terreiro, e não é fundamento, é sustentação ao trabalho da casa, o fundamento
é a teoria da religião de Umbanda.
Quando se recebe uma ordem de
montar um terreiro à primeira providência a ser tomada é assentar essa casa, ou
seja, fazer o fundamento particular daquela casa, dentro das regras e leis do
Orixá ou da Entidade Mentora do seu futuro Zelador.
Na maioria das vezes esses
assentamentos podem ser feitos por diversos elementos da natureza, porém um dos
mais utilizados é o Otá, ou seja, no idioma Nagô iorubá, significa pedra.
Devemos esclarecer que não se
deve pedir a terceiros que assentem o futuro terreiro, pois o correto é que o
Mentor do médium responsável diga como será feito esse assentamento.
Vejamos que se o médium tiver certa
insegurança para fazer esse assentamento, certamente ele não estará preparado
para dirigir uma casa de Umbanda. Seria recomendado aguardar o momento mais propicio,
pois o tempo trará mais firmeza e maturidade para tal missão, e assim não
trazer mazelas a terceiros, ou a si próprio.
Devemos entender também que
não se deve copiar um assentamento de alguma outra casa, pois muitos Zeladores
de Umbanda acreditam ter que acompanhar assentamentos mirabolantes, como por
exemplo, a de uma casa de Candomblé, que nada tem a ver com os assentamentos da
Umbanda, pois normalmente não tem nada de simplicidade, assim como e de praxe
na Umbanda, que busca a demonstrar humildade e simplicidade extrema.
Na Umbanda se diz que ninguém
assenta fora o que não está assentado dentro, essa é uma das grandes lições da
Umbanda no que se refere a assentamento, ou seja, devemos antes de tudo ter
amor, carinho, dedicação, caridade para com a Umbanda e a quem a procura, pois
o terreiro é exteriorização do que está dentro de você, ou seja, receber
pessoas, fatos, problemas alheios de assistentes, devemos recebê-los antes em
nossos corações. Portanto devemos mostrar em nossos assentamentos aquilo que
devemos mostrar caridosamente e humildemente a nossos assistentes, sendo assim
basta um assentamento simples, feito com muito amor, sem muitos elementos
naturais, mas com extrema quantidade de caridade, amor e carinho,
principalmente demonstrar toda a verdade no que está destinado a ser feito,
pois ali estará a sua verdade.
Faça com amor seu
assentamento, caso seja necessário um dia cumprir essa missão.
Salve a Umbanda, salve os
terreiros e seus assentamentos.
Carlos de Ogum
38 comentários:
É algo tão importante e ao mesmo tempo tão simples; uma pena que muitos terreiros não tem seu assentamento feito da maneira correta, com amor e simplicidade.
Axé!
Paizinho, agora está lindo, li sobre os firmamentos e agora li sobre os
assentamentos, entendi direitinho a diferença de um para o outro. E
novamente lhe agradeço imensamente pela linda aula. Beijinhos da
Clarinha.
Beleza de explicação.
Salve todos os acentamentos;
Muito boa a explanação
Salve os assentamentos.
Adorei a aula.
Belo texto.
Sarava os assentamentos
Uma aula de verdade, sarava.
Sem tirar nem por, uma verdadeira colocação de mestre.
Linda aula. Obrigada.
Amei as explanações. Saravá.
Divino. Axé;
Parabens pelo texto e toda a sua sabedoria pai.
Nota mil pai, grande ensinamento.
Adorei salve.
Bençãos pai, muito bem explicado. Salve os assentamentos.
Obrigada pela aulinha maravilhosa sobre assentamentos.
Sensacional, estive perguntando sobre isso no terreiro e disseram que
não poderiam dar informações. Nada entendi. Mas agradeço imensamente o
texto.
Parabens as explicações ficaram otimas.
Saravá os assentamentos.
Nota um milhão para todas essas aulas. Saravá
Obrigada pai pelo belo esclarecimento.
Muito bom pai, uma aula linda.
Muito bom obrigada
Salve os assentamentos de todas as casas.
Adorei a aula. Salve os assentamentos.
Parabens pela bela explicação. Saravá.
Salve os assentamentos.
Assentar uma casa é muito importante, obrigado pela aula.
Saravá pai, vou seguir na nossa casa. Salve Umbanda.
Sarava a Umbanda e seus assentamentos.
Muito bom, adorei os assentamentos e seu texto.
Casa firme tem que ter bom assentamento. Parabens.
Colocação perfeita. Salve.
Adoro essas aulas de Pai Carlos, me faz muito bem e mais firme na
umbanda.
Bela aula pai.
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